• Nenhum resultado encontrado

AGNRaaImprensa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGNRaaImprensa"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Universidade Autónoma de Lisboa

Luís de Camões

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

COMUNICAÇÃO E CULTURA

A GUARDA NACIONAL REPUBLICANA

E A IMPRENSA

(2)

Sumário

INTRODUÇÃO... 3

-1. ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO ESCRITA... 3

-2. A GNR E A RELAÇÃO COM A IMPRENSA... 6

CONCLUSÃO... 8

(3)

-INTRODUÇÃO

No presente trabalho propomo-nos fazer uma análise ao que na imprensa diária, a nível de Portugal continental, é publicado, em termos de notícias referentes à Guarda Nacional Republicana.

Este trabalho visa, assim, através da ferramenta do conhecimento do discurso narrativo e de tudo o que enforma a construção do trabalho dos media escritos, proceder-se a uma melhor análise, e com alguma meticulosidade, do caso português, e do tratamento que é conferido a uma determinada Instituição nacional, durante um certo período de tempo, tentando consequentemente perceber como, ao longo do tempo, e mercê do tipo de notícia que é publicada, a imprensa valoriza cada aspecto de per si.

Prosseguir-se-á com o estudo do caso e das suas implicações, quer no dia-a-dia da Instituição, quer no que se planeia internamente, visando um trabalho mais consentâneo com o que nos tempos actuais se exige, ou seja, a consubstanciação duma interligação muito mais estreita e o ser-se um actor e ao mesmo tempo, um especial interventor e fornecedor de conteúdos, para que a mensagem não seja deturpada pelo ruído que muitas vezes existe, ou, para que seja a realidade dos factos a que conste, e não uma concepção subjectiva e minimizadora de todo um trabalho profundo que se foi desenvolvendo e, por factores exógenos, dum contexto de compreensão global, se extraiam ilações contrárias aos objectivos que se almejam.

Finalizaremos, por uma breve afloração da utilidade e da possibilidade de aplicação de um trabalho como o aqui apresentado, para um quadro de referência, como é o das relações internacionais.

1. ANÁLISE DA PUBLICAÇÃO ESCRITA

Para um entendimento da escrita, não nos devemos cingir apenas ao facto daquilo que nos é dado ver e analisar, nos nossos quotidianos, mas devemos ir mais fundo, conhecer o âmago da questão. Na posse deste conhecimento, o entendimento da realidade, o pensar-se no sentido que o mundo faz, traduzir-se-á numa linguagem cujo poder e alcance transcendem muitas vezes a nossa capacidade de compreender o quanto somos influenciados e manietados no nosso julgamento e concepção.

Nesta concepção, o mundo e os sinais que nos são trazidos à percepção cognitiva vão moldar, se não mesmo toldar, toda uma capacidade de racionalizar, tomando-os como representação de algo que poderá não corresponder totalmente à verdade. Poderemos dizer que definem uma semiosfera, ou seja, transmitem-nos um perfil do real, que nos é definido pelo império dos signos. A semiosfera

(4)

opera sobre a realidade do mundo natural e do mundo dado, e também, sobre o mundo resultante da intervenção humana, o mundo construído.

Numa acepção dos conceitos da realidade, do real, da verdade, a realidade remete para o real como propriedade característica deste, não suscitando uma reflexão autónoma. E o real aparece-nos ligado à ideia de coisa, ou seja, o actual, o dado, que inclui toda a matéria de conhecimento e todas as modalidades de representação, e novamente, à ideia de coisa, mas sendo esta definida como algo lógico, permanente, dotado de certa autonomia.

É então que nos surge a narrativa jornalística, como algo cujo valor se aproxima da opinião justa ou da opinião verdadeira, consagrando-se como uma narrativa matricial do jornalismo. Se assim não for, deixa de ser uma espécie de comunicação. A narrativa jornalística tenta assumir-se como uma narrativa da realidade, onde se tenta assegurar a verdade dos factos, através do jornalista propriamente dito, o qual é um mediador, que ora assume a postura de narrador heterodiegético puro, isto é, em que as palavras por si escritas são como um acontecimento que se narra por si próprio, ora é um autor de epopeias, ou seja, o discurso só funciona como suporte do discurso directamente extraído, o qual vem sustentar a crença que os media informativos conseguem carrear para o imaginário populacional, tornando o que lá se escreve quase como uma verdade insofismável.

Para o jornalista, a actualidade passou a designar o regresso do que está em acto ao que está em potência, representando ao mesmo tempo uma libertação, o fim da dependência em relação ao acontecimento. A esta versão da actualidade atribui-se o poder de subverter a designada «agenda

seting». Tal como define Desgraupes, significa que na tematização, na cenarização, na modelização

da actualidade, os jornalistas passaram a entender-se a si próprios e a serem socialmente percepcionados como participando na construção social da realidade, ou, na instituição imaginária da sociedade, conforme nos diz Castoriadis1.

Os factos e acontecimentos passam a ser limiares de acesso a temas que os problematizam, a cenários que imaginam a sua tradução em universos possíveis, a futuríveis. Esta identidade, onde o protagonismo do comunicador, na sua função pragmática ganha terreno sobre a tradicional dimensão expressiva, significa também que há uma nova prática de sedimentação das fontes, no sentido de autolegitimação e de legitimação de outrem, com uma montagem da estrutura de aliados, absolutamente necessário para o «agenda setting» e para a tematização, o estabelecimento de novos e poderosos protocolos de comunicação, com toda uma enorme diversidade de interlocutores, como sejam as pessoas, os grupos, as organizações e as instituições, os quais se revêem no discurso jornalístico de forma diferenciada, quer em função da sua participação como fontes, quer como sujeitos ou como objectos ou destinatários.

(5)

Teremos agora de, e num outro campo, entender o que é a notícia. Esta, a notícia, estabelece um enunciado que fornece uma informação nova e de interesse geral sobre um qualquer acontecimento, entendível. Ela deve ser do interesse geral, e é este que a vai nortear, determinar o seu conteúdo. Este interesse geral pode ser definido pelo editor e confirmado ou desmentido pelos receptores na sua versão de mercado ou de opinião pública.

Tomando o exemplo extraordinariamente útil que nos é trazido à colação por Julian Harriss, Kelly Leiter e Stanley Johnson, na obra «The Complete Reporter: Fundamentals of News Gathering, Writting and Editing»2, definem o interesse geral aplicável ao acontecimento que vale uma notícia como sendo aquele que afecta ou muda as relações sociais, económicas, políticas, físicas ou outras, rompendo ou não, mostrando, alterando ou podendo alterar o status quo.

A forma, o enunciado, identificam um sujeito que praticou uma acção, e explicam em que é que ela consistiu, quando e onde teve lugar. Sugere o como e o porquê de ela ter sido praticada. Assim, o enunciado, tem a forma característica do «lead» de uma notícia, a qual mais não é do que a frase de abertura de uma narrativa noticiosa, e que tenta responder às questões do quem fez o quê, quando e onde, e de preferência, também, ao como e porquê.

Um outro aspecto que se nos afigura como essencial é a análise da identidade de um texto, ou seja, a sua autoria. O autor pode ser um sujeito individual, identificado ou absolutamente anónimo, como pode ser colectivo, dada a necessidade do acrescento de informação por um outro redactor, à reescrita para efeitos de homogeneização da linguagem, entre outros factores de índole redactorial.

É nesta simbiose de multiplicidade de variáveis que teremos de nos enquadrar e encontrar, posicionar, para obter uma compreensão sobre o que nos é dado conhecer, e assim, podermos inferir até que ponto a narrativa nos traz a uma realidade objectiva ou supletivamente subjectiva, em que o discurso narrativo se assume ora apenas como uma divagação teorética do autor, ou se consubstancia como o de uma heterodiegética objectiva e pura. Assim, o texto que nos lampeja a visão traduzirá o que queremos saber, o que nos querem fazer saber, ou é uma realidade ficcional, desprovida de sentido objectivo. A única finalidade, de nos entrosar na verdade dos factos, pelo interesse geral, de que o acontecimento se reveste, deverá ser o principal factor.

Com base neste conhecimento poderemos então partir para a análise dum trabalho de investigação sobre a forma como a imprensa, em Portugal, aborda a temática duma Instituição, e neste caso, a Guarda Nacional Republicana, Força de Segurança que diariamente exerce uma missão sobre a totalidade do território nacional, e mantém forças destacadas em algumas partes do mundo, as quais vêm sendo referidas pela sua excepcional capacidade de intervenção e de projecção da imagem do país além fronteiras.

(6)

2.

A GNR E A RELAÇÃO COM A IMPRENSA

Após termos analisado como se poderá compreender o trabalho jornalístico, e para o caso vertente, na sua concepção e construção escrita, vamos agora utilizar uma informação compilada no período de 19 a 30 de Maio, como uma amostra, entendida como significativa, de tudo o que se publica e na qual a Guarda Nacional Republicana é notícia. Os jornais diários utilizados como referência são o Correio da Manhã, o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, o Público e o 24 Horas.

Numa primeira fase, analisaremos o valor das notícias, quer das positivas, ou seja daquelas cuja redacção transmite para a opinião pública uma imagem positiva da instituição, quer das negativas e das neutras. Em anexo, constam as relações que serviram de base para a presente análise e que nos possibilitam olhar para as partes e conceber o todo. No âmbito deste trabalho não nos é possível fazer uma análise em toda a sua plenitude.

Na segunda fase, afloramos o valor da mancha gráfica, de como a notícia está estruturada, qual o espaço que ocupa e como se poderá traduzir o que dela se obtém, quer em termos de análise de público, quer para a instituição, e como tal interfere na capacidade de execução da missão ou de algum modo pode prejudicar o que se almeja.

No quadro abaixo é feita uma explanação da apreciação das notícias publicadas, e facilmente nos conseguimos aperceber que existe uma preponderância de notícias de carácter positivo. As neutras são as que se lhe seguem.

Cada notícia positiva representa, quer para a Instituição, quer para o público-alvo, um factor que permite manter ou melhorar toda uma opinião, um sentir, que para o caso vertente se liga

(7)

essencialmente com a sensação de segurança, da protecção do bem jurídico e material, mas o principal, para o comum do cidadão, é o que se liga ao factor emocional. O discurso produzido de forma positiva alia, para além do resultado obtido, uma forma de actuação que norteia o sentimento no sentido de fazer crer que efectivamente, apesar das situações ocorrerem e poderem representar aspectos negativos, dentro duma certa associalização dum determinado grupo ou franja social, existem entidades que velam para que os neófitos e todos aqueles que cometem actos contra a ordem estabelecida sejam sujeitos à respectiva responsabilidade, e culpabilizados, de acordo com as regras estabelecidas. Este discurso positivo, para a própria Instituição é muito importante, dado que lhe permite não só ver publicitados os seus esforços, no cumprimento duma missão que lhe é legalmente cometida, como socialmente exigida, numa demonstração de que o trabalho desenvolvido é reconhecido, e que os seus elementos encetam todos os esforços de forma eficiente e eficaz.

A notícia negativa, por sua vez, traz dois tipos de problemas. Por um lado, temos a transmissão para a opinião pública de algo que irá aumentar o sentimento de insegurança, e consequentemente, a descredibilização de todo um enorme trabalho e esforço diário que é prosseguido para o interesse público, no que à GNR tange. Por outro lado, a própria carga negativa leva a construir-se um imaginário, que respeita a uma realidade não tangível, tentando-se levar a que o alvo pense e aja de acordo com o que se quer transmitir, ou seja, uma ideia de que a situação é de tal forma pouco consentânea com a necessária segurança, que o medo, o generalizado sentimento de impotência que grassa no colectivo traz mais problemas à racional gestão do quotidiano e das situações.

A notícia neutra, apesar de necessária e muitas vezes ser desejável, torna-se pouco clarificadora, para a franja populacional que a recebe, não permitindo aquilatar-se se os trabalhos desenvolvidos permitem ou não um contributo para o aumento do sentimento de segurança, e muito significativamente, para a crença de que os responsáveis são culpabilizados e que tudo se faz para minimizar, no mínimo, os comportamentos tipicamente anti-sociais.

É nesta situação, dentro desta mancha gráfica, que o Gabinete de Relações Públicas da GNR tenta gerir, junto da Imprensa, o teor das notícias, sempre que possível, numa assunção clara da transmissão da mensagem positiva, de que se desenvolve um trabalho diário e profícuo, que todas as situações recebem a necessária atenção, e que a atipicidade é passível de resolução.

Mas, em toda esta consideração, a mancha gráfica é significativa no que nos permite inferir, sempre que a página ou páginas que ela ocupa, se liga a um discurso elaborado com teor negativo ou positivo, que são os fundamentais nesta análise. Deste modo, a publicação resumir-se a um espaço do género de 1/8 de página, ou inferior, quando negativa, e a positiva ser uma meia página ou superior, são aspectos essenciais de análise e de transmissão para a opinião pública do que se pretende incutir. É importante que toda a notícia possa ter uma mensagem positiva, ou seja, possa

(8)

com verdade fornecer à opinião pública uma clara imagem da realidade, alicerçada em factos concretos, desprovidos de todo o carácter negativo, apesar de muitas vezes essa poder ou dever ser a vontade do autor. Mas, tal como a experiência nos vem ensinando ao longo do tempo, e neste caso, os ensinamentos que o longo e sinuoso percurso discursivo e editorial nos vem trazendo à memória, os bons exemplos e os maus exemplos, sempre que bem explorados, e é aqui que reside o saber acumulado, a experiência, o profissionalismo, a «boa escola», devem ser bem trabalhados, quase se poderia dizer até se atingir o grau da excelência, alcandorando-nos assim à obtenção duma realidade, fornecida sem escamoteamento de dados, de factos, de situações, mas cuja mensagem seria entendida por todos, ou no mínimo pela maioria, e objectivamente, os resultados sociais e operacionais seriam muito mais bem conseguidos.

O Gabinete de Comunicação e Imagem duma Instituição como a GNR, nome pelo qual e em princípio era atribuído à antiga Repartição de Relações Públicas, representa uma aposta na interligação já aflorada, e no estreitar de laços comunicacionais, os quais serão uma aposta geracional no que o discurso narrativo elaborado duma forma assertiva, concreta e real, e lançando uma ponte de esperança para o futuro, poderá constituir-se como exemplo de «boas práticas», e mais uma vez, como em muitos outros âmbitos, o podermos demonstrar que a eficácia e as ideias que permitam a melhoria de todo o sistema dos media, o qual é absolutamente indissociável dos actores e interlocutores que coabitam dentro do mesmo espaço, poderá moderar o debate comunicacional e mudar a visão e a forma de encarar o mundo em que vivemos.

CONCLUSÃO

Conforme nos foi dado avaliar, a relação de intercomunicabilidade entre os órgãos de comunicação social e as instituições no mundo contemporâneo tem de ser uma realidade permanente, para que a avaliação do trabalho possa ser uma heterodiegética pura, e não uma narrativa parcelar e provida apenas dum sentido subjectivo, visando criar uma imagem distorcida da realidade, ou desconstruir a mesma, numa tentativa de construir um novo imaginário, o qual exista apenas dentro da realidade ficcional do autor.

As actuais instituições, com responsabilidade na construção duma imagem social dos nossos quotidianos, e mormente a Guarda Nacional Republicana, tiveram de saber adaptar-se e adaptar toda a sua estrutura e modus vivendi, para se entrosarem com naturalidade como actores, como interlocutores, fontes, para que as notícias que diariamente são publicadas sejam acontecimentos do interesse geral e que demonstrem com clareza como a sua projecção se prospectiva mimeticamente positiva.

(9)

Bibliografia

BEAUD, Michel − O DESEQUILÍBRIO DO MUNDO, da Terra, dos Homens e do

Capitalismo. Lisboa: Terramar, 2007. Título original: Le Basculement du Monde. ISBN

978-972-710-378-2.

BOURDIEU, Pierre − O Poder Simbólico. Oeiras: Difel, 2001. ISBN 972-29-0014-5.

MENDES, João Maria − Porquê tantas histórias, o lugar do ficcional na aventura humana. Apontamentos.

MENDES, João Maria − Modelos da narrativa. Apontamentos.

MOREIRA, Adriano − Ciência Política. 3.ª ed. Coimbra: Almedina, 2006. ISBN 972-40-2880-1.

SANTOS, Boaventura de Sousa − PELA MÃO DE ALICE, o social e o político na

pós-modernidade. 8.ª ed. Porto: Afrontamento, 2002. (Biblioteca das Ciências do Homem/Sociologia,

Epistemologia/18). ISBN 972-36-0330-6.

SANTOS, Boaventura de Sousa − A GRAMÁTICA DO TEMPO, para uma nova cultura

política. Porto: Afrontamento, 2006. (Biblioteca das Ciências do Homem/Sociologia,

(10)

ANEXOS

19 Maio 2008 Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Escutas telefónicas limitadas a Lisboa 1/3 pag 9 s s n negativa

Ladrões e carros têm de ir à GNR 1/8 pag 9 n s n positiva

Roubaram brasão da vila de Monsanto 1/8 pag 10 n s n neutra

Região da beira interior com menor criminalidade 1/4 pag 10 s n s positiva

Arranjou forma de os juntar 1/3 pag 11 s s n neutra

Namorados desaparecidos 1/4 pag 11 s s n neutra

GNR detém 42 condutores 4 linhas 13 n s n positiva

Diário de Notícias

só quero a minha filha de volta 1/4 pag 12 s s n neutra

Foi colhido por comboio a apanhar caracóis 1/4 pag 23 n s n neutra

Evadido da cadeia escapou algemado à PSP do Porto 1 pag 22 s n s positiva

Jornal de Notícias

Assaltos a residências disparam em Lisboa 1 pag 3 s n s neutra

Agressões acontecem mais ao fim-de-semana 1/3 pag 5 s n s neutra

Morreu electrocutado em cabina quando tentava furtar fio

de cobre 1 pag 11 s n s neutra

Romenos proibidos de sair do país 1/8 pag 12 n s n positiva

GNR apanha duo que roubava junto a escolas 1/3 pag 12 s s n positiva

Semana de assaltos preocupa autoridades 1/4 pag 13 s s n positiva

Público 24 Horas

Trio detido por roubos 1/4 pag 12 n s n positiva

(11)

20 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Casal e bebé sequestrados 1 pag 8 s n s positiva

Oito quilómetros em contra mão 1/3 pag 10 s s n positiva

Ladrões levam videovigilancia de gasolineira 1/8 pag 10 s s negativa

Furtava carros 6 linhas 10 n s positiva

Duplo homicida na cadeia 1/4 pag 11 s n s neutra

Quatro feridos em rixa 1/3 pag 12 s s n positiva

Fiscalização da PSP e GNR 5 linhas 13 n s neutra

Diário de Notícias

Delegados de saúde já recusaram confirmar óbitos 1 pag 10 s n s neutra

Jovens desaparecidos há uma semana regressam a casa

1/3 pag 13 s s neutra

GNR apanhou membro do gangue da Lapa 20 s s positiva

Detido homem suspeito de sequestro e agressão 1/4 pag 20 n s positiva

Estradas domingo com dois mortos 1/8 pag 20 n s positiva

Santarém entrou em contra mão 1/8 pag 20 n s positiva

Jornal de Notícias

Ladrões levam jipe a patrulha da GNR 1/4 pag 11 n s negativa

Suspeito de assaltar dezenas de viaturas 1/8 pag 12 n s positiva

Recém-nascido morto em eucaliptal 1/8 pag 12 n s neutra

Mulher conduzia em contra mão na A1 1/8 pag 12 n s positiva

GNR no encalço de duo assaltante 1/8 pag 12 s s neutra

Suspeitos de sequestro detidos 1/8 pag 12 n s positiva

Público 24 Horas

Gostavam de carros vistosos 1/2 pag 12 s n s positiva

Estrada perigosa 1/8 pag 14 n s positiva

(12)

21 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Saco de plástico com feto 1/8 pag 9 n s neutra

Lisboa vai ter mapa de sinistralidade 1/8 pag 10 s s neutra

Atropela idosa ao sair de marcha atrás 1/8 pag 10 n s neutra

Assassinada rainha do imobiliário 1 pag 12 s n s neutra

General usou escola para lanche 1/8 pag 13 s n s negativa

Diário de Notícias

Caso do milho transgenico com seis arguidos 1/4 pag 17 n s n neutra

Agente imobiliária vitima de homejacking 1/3 pag 23 s s neutra

Coimbra três roubos de cobre 1/8 pag 23 n s neutra

Amarante detidos por trafico de droga 1/8 pag 23 n s positiva

Distrito de Lisboa vai ter mapa de pontos negros 1/3 pag 24 s s neutra

Trocam notas e burlam idosos 1/4 pag 24 n s neutra

Jornal de Notícias

Empresário indignado protesta na rua contra assalto a

ópticas 1/2 pag 10 s s n neutra

Mulher assassinada à pancada dentro de casa 1/3 pag 11 n s neutra

Condenado por matar vizinho 1/4 pag 11 n s neutra

Assaltantes de alunos na prisão 1/8 pag 12 n s positiva

GNR chamada para falso furto 1/8 pag 12 n s positiva

Atropelamento fere criança com gravidade 1/4 pag 27 n s positiva

Colisão entre camiões no IC2 provocou três feridos 1/2 pag 27 s s neutra

Acidente na EN 224 provoca três feridos 1/3 pag 35 s s neutra

Público 24 Horas

Milho já fez 6 arguidos 1/4 pag 11 s s neutra

Assaltante trapalhão 1/8 pag 13 n s positiva

GNR à procura… de borregos 1/8 pag 14 n s neutra

(13)

22 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Mafra assaltou bomba 4 linhas 8 s s positiva

Burlões enganam idosos 1/2 pag 9 s s neutra

Um ano de furtos 6 linhas 10 n s neutra

Droga e armas 6 linhas 10 n s positiva

Carjacking sobe 1/2 pag 12 s s neutra

Rui Pereira em Portalegre 3 linhas 13 n s neutra

Já poucos querem ser policias 1/4 pag ultima página n s positiva

Diário de Notícias

Casal escapa a explosão premeditada de bilha de gás 1/3 pag 22 s s neutra

Tinha haxixe em casa 1/8 pag 23 n s positiva

Pescada pequena apreendida 1/8 pag 23 n s positiva

Apreendidas 218 mil doses de droga 1/8 pag 25 s s positiva

Jornal de Notícias

Policias pedem verbas pescadores paralisam 1/3 pag 1º pag n s neutra

Pesca vai paralisar a partir do dia 30 2 pag 4 5 s n s neutra

GNR recupera ouro furtado de residências 1/8 pag 10 n s positiva

GNR apreende 12 quilos de heroína 1/4 pag 12 s n s positiva

Público 24 Horas

(14)

23 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Sinistralidade - um morto 4 linhas 8 s s neutra

Falta de efectivos na GNR está a preocupar o Algarve 1/3 pag 10 s s negativa

Policiamento sem cortes 1/2 pag 11 s s neutra

Videovigilancia no combate a fogos 1 pag 12 s s positiva

215 em excesso de velocidade 1/8 pag 13 s s positiva

Diário de Notícias

MAI reforça verbas para combustível da PSP e GNR 1/4 pag 5 s s neutra

MAI em Portalegre 9 linhas 16 n s neutra

Rui Pereira assiste a jura de 1241 militares 1/8 pag 23 n s neutra

Jornal de Notícias

Galp recua no aumento e alega erro interno 1 pag 3 s s neutra

Seis anos e meio de prisão por furto em café 1/4 pag 12 n s positiva

Ladrões levaram cofre da câmara 1/4 pag 13 n s neutra

Suspeitos de assaltar bomba de gasolina 1/8 pag 13 n s positiva

Despiste de Santana causa cinco feridos 1/4 pag 24 n s neutra

Fortaleza à disposição de todos 1/2 pag 27 s s neutra

Público 24 Horas

Não vão por ai que gastam muita gasolina 2 pag 4 5 s n s negativo

Profs resgatam material furtado 1/8 pag 14 n s neutra

(15)

24 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Tondela - acusa 3,42 gr/l 4 linhas 10 s s neutra

Grupo leva Multibanco 1/4 pag 11 s s neutra

Governo garante dois mil policias 1/3 pag 12 s n s neutra

Traficantes caçados 1/8 pag 12 n s positiva

Alcoolizado aos tiros no interior do café 1/8 pag 12 n s positiva

Ia de moto com 3,79 gr/l 1/8 pag 13 n s positiva

Oito horas ferido e ao relento 1/2 pag 15 n s neutra

Diário de Notícias

GNR comanda policia da UE na Bósnia 1/4 pag 19 n s positiva

Marido diz-se chocado com a forma como foi informado 1/4 pag 22 n s neutra

Rui Pereira recruta novos efectivos para a GNR e PSP 1/8 pag 24 s s neutra

Detenção por tráfico de droga 1/8 pag 37 n s positiva

Passou a noite encarcerado no carro depois de despiste 1/3 pag 38 s s n neutra

Jornal de Notícias

Apanha boleia de amigo e morre após perseguição da PSP

na Feira 1/2 pag 11 s s negativa

Solitários armados assaltam bancos 1/4 pag 12 n s neutra

Brigada Fiscal apreende pescada 1/8 pag 13 n s positiva

Condutor escapou a voo de 200 metros na A25 1/2 pag 30 s s positiva

Público 24 Horas

Gato persa foi com os ladrões 1/4 pag 6 n s neutra

Estrada perigosa 1/8 pag 6 n s positiva

GNR deteve dois traficantes 1/8 pag 6 n s positiva

(16)

25 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Contrafacção na feira de Cerveira 1/4 pag 12 s s positiva

Caça a ladrões de tabaco 1 pag 13 s s positiva

GNR sem mortos 1/8 pag 15 n s neutra

Presos 2 com álcool 1/8 pag 15 n s positiva

PSP congelada 1/2 pag 37 s s neutra

Diário de Notícias

Sem coordenação 1/8 pag 9 n s negativa

Jornal de Notícias

Ladrões fogem após tiroteio com GNR 1/3 pag 12 s s positiva

Caso de mulher incendiada volta de novo a tribunal 1/3 pag 12 n s neutra

Cinco portugueses acusados de negociar uma tonelada de

haxixe 1/2 pag 13 s s positiva

Público 24 Horas

Estrada perigosa 1/8 pag 6 n s positiva

Assalto ao tabaco 1/2 pag 6 s s neutra

Queriam ir para Espanha 1/4 pag 7 n s positiva

(17)

26 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Aluga casa para roubar vizinhos 1/4 pag 10 n s positiva

Irmãos e as namoradas assaltam papelaria 1/4 pag 10 s s positiva

Policias feridos em perseguição 1/2 pag 11 s s positiva

Policias e juízes na catedral do sexo 1 pag 12 s s positiva

Duas mortes 1/8 pag 13 n s neutra

Dezasseis detido 1/8 pag 13 n s positiva

Sobrevivente com prognostico reservado 1/4 pag 13 s s neutra

Diário de Notícias

Casal ferido em colisão entre quatro viaturas 1/4 pag 23 n s neutra

Jornal de Notícias

Tentaram albaroar carro da GNR 1/2 pag 11 s s positiva

Mulheres vendidas a redes de prostituição vão ter

casa-abrigo 1 pag 12 s s neutra

INEM ia assistir a um parto mas teve acidente na EN1 1/2 pag 20 s s neutra

Furto ia parando junta de freguesia 1/8 pag ultima página n s positiva

Público

Quinze mil policias ficam a aguardar pelo

descongelamento dos escalões 1/3 pag 10 s s neutra

24 Horas

Idosa morta no ribeiro 1/4 pag 12 n s neutra

Estrada Perigosa 1/8 pag 14 n s positiva

(18)

27

Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Despiste em Espanha faz mais um morto 2 pag 6 7 s n s neutra

Distribuidor apanhado 1/8 pag 9 n s positiva

Quarteto armado rouba ourivesaria 1/4 pag 10 s s neutra

Agrediu a mulher 1/8 pag 10 n s positiva

Assaltou casa 1/8 pag 10 n s positiva

armas em casa 1/8 pag 10 n s positiva

Morte investigada 1/8 pag 10 n s neutra

Tinha haxixe 1/8 pag 10 n s positiva

Provedora morre 1/2 pag 12 s s neutra

Preso em Amarante 1/8 pag 13 n s positiva

Fórum on-line 1/4 pag 14 n s positiva

Diário de Notícias

Esfaqueou homem no peito e foi detido pela GNR 1/4 pag 24 n s positiva

Homem morre em despiste na EN118 1/8 pag 24 n s neutra

Provedora da Misericórdia e marido morrem em acidente 1/2 pag 25 s s neutra

Condutora perde o controlo de carro e choca com

autocarro 1/3 pag 25 s s neutra

Jornal de Notícias

Mais uma morte nas estradas galegas 1 1/3 pag 4 5 s s neutra

Encapuzados armados assaltaram ourivesaria 1/2 pag 6 s s neutra

Estudo propõe segurança privada nos tribunais 1/2 pag 10 s s neutra

Empresário ficou sem 15 mil euros 1/3 pag 13 n s neutra

Ex-arbitro acusa dirigentes de incentivar agressão 1/2 pag 14 s s n negativa

Jovem encontrado morto na rua 1/4 pag 14 n s neutra

Discussão acaba à facada 1/4 pag 14 n s positiva

Detido com 680 doses de haxixe 1/8 pag 14 n s positiva

Cinco acidentes fazem um morto e cinco feridos 1 pag 23 s s neutra

Acidentes na A1 e A3 1/8 pag 34 n s neutra

Público 24 Horas

(19)

Como Vale vive em Londres 1/2 pag 7 s s n neutra

Casal de idosos perde a vida em colisão 1/3 pag 8 n s neutra

Esfaqueado no peito 1/4 pag 14 n s positiva

Mais policia a prevenir 1/4 pag 15 n s neutra

Estrada perigosa 1/8 pag 16 n s positiva

Apanhado com droga 1/8 pag 16 n s positiva

10 quilos em ouro 1/4 pag 16 s s neutra

Ladrões desistem de Multibanco 1/4 pag 16 n s neutra

(20)

28 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

GNR de Sintra acusado de plantar arma em crime 1 linha 1ª pag-orelhainferior n s negativa

Tenente da GNR julgado por morte 1 pag 8 s s negativa

GNR apanha 1,5 toneladas de papoilas de ópio 1/4 p 9 s s positiva

Esfaqueado no abdómen em jardim 1/8 p 9 n s neutra

Saques bancários 5 linhas 10 n s neutra

Posse de droga 5 linhas 10 n s positiva

Frase 6 linhas 13 s s neutra

Conferência em Queluz 2 linhas 13 n s neutra

Honorarios sob investigação 1/2 pag 35 s s neutra

Diário de Notícias

Roubavam material das obras 1/8 pag 24 n s positiva

Detido por levar drogas 1/8 pag 24 n s positiva

Desavença familiar acaba com irmão a balear irmã 1/4 pag 25 n s positiva

Animadora de rádio agredida no trabalho 1/4 pag 26 n s positiva

Criminalidade violenta aumenta em Santarém 1/4 pag 26 n s negativa

GNR reforça vigilancia a camiões com gasoleo 1/4 pag 26 n s positiva

Jornal de Notícias

Dez mil papoilas no parque natural 1/2 pag 5 s s positiva

Carro ardeu à saida da Vasco da Gama 1/8 pag 26 s s neutra

MP volta investigar incendio 1/3 pag 35 n s positiva

Sucata gigante de Celeirós encerrada pela CCDR-N 1/2 pag 35 s s positiva

Público 24 Horas

Gravida agredida por dois jovens em rádio de Ancião 1/3 pag 8 n s positiva

(21)

29 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

PJ caça gang que ataca no Alentejo 1/4 pag 9 s s neutra

Baleou irmã durante discussão 1/8 pag 9 n s positiva

Brigada Fiscal apanha vinte mil DVD e CD piratas 1/4 pag 9 s s positiva

Ouvinte invade rádio à pancada 1/3 pag 10 s s positiva

GNR dispara mas ladrão não se assusta 1/4 pag 10 s s neutra

Flagrante delito 6 linhas 10 n s positiva

Detido com droga 4 linhas 10 n s positiva

Cobre furtado 4 linhas 10 n s neutra

Plantação de haxixe 4 linhas 10 n s positiva

Furtam veículo a capitão da GNR 1/3 pag 13 s s neutra

Tenente tem testemunha 1/4 pag 13 s s negativa

Carro da GNR explode 1/8 pag 13 s s neutra

Corrupção na GNR 6 linhas 13 n s neutra

Forum on-line - GNR julgado 1/4 pag 14 s s negativa

Tabaco fiscalizado 6 linhas 21 n s positiva

Diário de Notícias

GPS tramou receptador de viatura furtada 1/4 pag 22 n s positiva

GNR sem suspeitos para plantação de papoilas 1/3 pag 23 s s positiva

Assaltou CTT e fugiu de Opel 1/8 pag 24 n s neutra

Jornal de Notícias

GNR multa cafés que não cumprem a lei do tabaco

3 linhas

1ª pag- orelha

inferior n s positiva

Peças de ouro apreendidas em ourivesaria 1/4 pag 10 n s positiva

Apresentou bola de futebol para negar abusos sexuais 1/2 pag 10 s s positiva

Preso suspeito de uma dezena de assaltos 1/4 pag 10 n s positiva

Ladrão escapa de papelaria aos tiros da GNR 1/3 pag 11 s s neutra

GPS descobre carrinha furtada 1/4 pag 13 n s positiva

Ia com 4,23 g/l de alcool no sangue 1/8 pag 13 n s positiva

(22)

GNR visita 293 restaurantes e levanta 40 autos 1 pag 23 s s positiva

Viatura de emergencia sem médicos 1/2 pag 26 s s neutra

Público

Radares da Brigada de Transito avariados em cinco

distritos do país 1/3 pag 1ª pag - topo superior n s negativa

Radares da BT param por falta de manutenção 2 pag 2 3 s s negativa

Rui Pereira 1/4 pag ultima página s s neutra

24 Horas

Plantação de papoilas 1/4 pag 12 n s positiva

Esfaqueado na barriga 1/3 pag 12 s s neutra

Frio de sentimentos 1/2 pag 13 s s neutra

Casal arguido por pirataria 1/8 pag 14 n s positiva

GNR procura ovelhas furtadas 1/8 pag 14 n s neutra

Estrada perigosa 1/8 pag 14 n s positiva

(23)

30 Maio Análise de Imprensa

OCS Titulo de noticia Mancha Página Par Pagina Impar Fotografia P/B Cor Classificação

Correio da Manhã

Preso violador em serie 1 1/3 pag 6 7 s n s neutra

Alvaiázere - idosa procurada 4 linhas 8 s s neutra

Detidos com droga 5 linhas 10 n s positiva

Arma ilegal 4 linhas 10 n s positiva

Romeno assaltava 4 linhas 10 n s positiva

Carjacking dispara 70% 1/2 pag 11 s s neutra

Cada vez mais apanhados em excesso de velocidade 1/4 pag 11 s s positiva

Tinha plantação de cannabis 1/8 pag 13 s s positiva

Casal tinha várias drogas 1/8 pag 13 n s positiva

Computadores recuperados 1/8 pag 13 n s positiva

O Phaeton de Mourato 1/8 pag 37 s n s negativa

Ciclista da GNR salva menino inglês 1/4 pag ultima pagina n s positiva

Diário de Notícias

Bebé resiste a queda de segundo andar

tres linhas

1ª pag-orelha

inferior n s neutra

Judiciária deteve violador em série da Lousã 1/4 pag 14 n s neutra

Bebé de um ano sobrevive a queda de segundo andar 1 pag 25 s s neutra

Viseu capturados no IC1 faz tres feridos 1/8 pag 26 n s positiva

Azeitão detido por furto e carjacking 1/8 pag 26 n s positiva

Apanhados por caça furtiva 1/8 pag 26 n s positiva

Criança salva de afogamento 1/8 pag 26 n s positiva

Brigada de Trânsito tem radares avariados 1/4 pag 27 s s negativa

Jornal de Notícias

Vários radares da GNR estão inactivos 1/8 pag 9 n s negativa

PJ detém suspeito de violação de uma menor 1/3 pag 12 n s neutra

Roubo de tabaco não pára 1/2 pag 13 s s neutra

Dois detidos por caça ilegal ao javali 1/8 pag 14 n s positiva

(24)

Mãe e filho atropelados 1/8 pag 28 n s neutra

Ensaio clinico português revela sucesso em doentes

oncológicos 1/2 pag 45 s s neutra

Público 24 Horas

Elemento da GNR salva criança inglesa de morrer afogada 1/3 pag 6 s s positiva

GNR procura octogenária 1/8 pag 9 n s neutra

Mapa de crime 1/2 pag 12 n s positiva

Caça ao javali deu detenção 1/8 pag 13 n s positiva

Agredida em frente à GNR 1/4 pag 13 n s positiva

Tráfico de droga e heroina 1/8 pag 14 n s positiva

Estrada perigosa 1/8 pag 14 n s neutra

Violador em série 1/2 pag 14 s s neutra

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Foram feitas, ainda, aproximadamente 200 prospecções com trado para descrição dos solos em diferentes pontos da folha, além da consulta de seis perfis de solos descritos no

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Frondes fasciculadas, não adpressas ao substrato, levemente dimórficas; as estéreis com 16-27 cm de comprimento e 9,0-12 cm de largura; pecíolo com 6,0-10,0 cm de

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA