• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 19/2016, de 13 de Junho de 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 19/2016, de 13 de Junho de 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº /"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 19/2016, de 13 de Junho de 2016

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA TUTORES PRESENCIAIS PROCESSO Nº 23355.002156/2016-85

O Diretor Geral do campus Barbacena do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, observadas as disposições da Resolução FNDE/CD N.º 36 de 13 de julho de 2009, Resolução CD/FNDE N.º 54 de 29 de outubro de 2009 e Resolução CD/FNDE N.º 18, de 16 de junho de 2010, regerá as disposições que integram o presente Edital, torna público que estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado ao preenchimento de 1 (uma) vaga para TUTOR PRESENCIAL no Curso Técnico em AGROPECUÁRIA na modalidade em Educação a Distância (EaD) no Polo descrito no Quadro 1.

1. DAS VAGAS DISPONÍVEIS

1.1. A vaga disponível para tutor presencial do Setor de Educação Aberta e a Distância (SEAD), com o seu respectivo curso e cidade polo está listada no Quadro 1, sendo a exigência mínima para a inscrição neste edital descrita no item 4.

Quadro 1: Cursos/Vagas disponíveis

Curso Nº Vagas Cidades Polo

Técnico em Agropecuária 1 Alfenas

* O número de vagas é condicionado à formação de turmas com no mínimo 50 alunos. A atuação do tutor aprovado no curso poderá ser ou não, de forma contínua.

2. DO REGIME DE TRABALHO E ATRIBUIÇÕES

2.1 A jornada de trabalho será de 20 (vinte) horas semanais de trabalho presencial, no polo de apoio presencial, distribuídas durante TODA a semana

(2)

(inclusive finais de semana), conforme cronograma a ser estabelecido pela coordenação do polo/curso ao qual o tutor estiver vinculado.

2.2. As principais atribuições do tutor presencial são:

I - Cumprir tarefas previamente estabelecidas pelos professores das disciplinas e pelas coordenações de curso e tutoria, constituídas, basicamente, de atendimento/suporte ao desenvolvimento de atividades propostas aos alunos do curso.

II - Participar de reuniões periódicas e eventuais, presenciais (no polo e/ou no Campus Barbacena, quando convocado) e/ou à distância (AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem), com a coordenação de curso, coordenação de tutoria ou professores;

III - Participar de cursos de capacitação oferecidos pelo Setor de Educação Aberta e a Distância (SEAD) do Campus de atuação;

IV – Auxiliar o professor no preparo de aulas e outras atividades didáticas presenciais;

V – Auxiliar a coordenação do polo na busca de oportunidades de estágio e de visitas técnicas;

VI - Sob a orientação da coordenação do polo de apoio presencial, desenvolver estratégias que visam à permanência do aluno no curso, evitando, assim, a evasão;

VII – Ter disponibilidade para atendimento aos alunos/professores e demais membros da equipe durante a semana e, inclusive, aos sábados e domingos;

VIII – possuir habilidade no uso de computadores no ambiente Windows e/ou Linux e facilidade de acesso aos recursos de conectividade à Internet (e-mail, chat, fórum, Ambiente Virtual de Aprendizagem e outras interfaces da comunicação Online;

IX - Manter regularidade de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

(3)

2.3 As despesas decorrentes de viagens ao Campus Barbacena para realização de cursos, participação em reuniões, entre outras, serão de inteira responsabilidade do tutor presencial selecionado.

3. DO BENEFICIO

3.1 O tutor presencial fará jus a uma bolsa de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) por mês, paga pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), conforme Resolução CD/FNDE n.º 18 de 16 de junho de 2010, sendo que este valor pode sofrer alterações, conforme determinações do referido órgão.

3.2 O desenvolvimento das atividades, por parte do tutor presencial selecionado, e o recebimento da bolsa não implicará em vínculo empregatício de qualquer natureza com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena ou com o FNDE.

4. DOS REQUISITOS MÍNIMOS EXIGIDOS

4.1 Poderão inscrever-se no processo de seleção de tutores presenciais os candidatos que preencham os seguintes requisitos:

a) Ter concluído o ensino médio e;

b) Ter experiência de, no mínimo, um ano de magistério em qualquer nível, comprovada por meio de documentos emitidos pela Instituição de Ensino na qual exerceu a atividade. Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

5. DAS INSCRIÇÕES

5.1 A inscrição deverá ser efetuada somente via Internet, conforme procedimentos a seguir especificados.

5.1.1 A inscrição deverá ser realizada no endereço eletrônico http://ead.barbacena.ifsudestemg.edu.br/, no período entre as 12 horas do dia 13 de Junho de 2016 às 12 horas do dia 23 de Junho de 2016 observado o horário oficial de Brasília/DF.

(4)

5.1.2 A comissão de seleção não se responsabilizará por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

5.2. Após efetuar sua inscrição conforme o item 5.1.1, o candidato deverá entregar a documentação comprobatória devidamente autenticada, em envelope lacrado, no endereço a seguir, de 08h às 11h e de 13h às 17h, no período de 13 de Junho de 2016 a 23 de Junho de 2016.

Endereço: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Barbacena Setor de Educação Aberta e a Distância (SEAD)

Assunto: Processo de Seleção de Tutores Presenciais

Curso: Técnico em ___________________ – Polo: _______________________ Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 Bairro São José CEP: 36205018 -Barbacena – MG.

5.2.1. A documentação comprobatória citada no item 5.2 também poderá ser encaminhada via sedex e com Aviso de Recebimento (AR), para o endereço citado no quadro acima, no período de 13 de Junho de 2016 a 23 Junho de 2016 sendo esta última, a data final para postagem do envelope com a referida documentação.

5.2.1.1 Somente será considerada a documentação comprobatória pelos correios, as que forem encaminhadas via sedex e com Aviso de Recebimento (AR), caso contrário, essa não será analisada e o candidato desclassificado.

5.3. A documentação comprobatória de que trata o item 5.2 será composta por cópias dos seguintes documentos:

I - Requerimento de inscrição, gerado no momento da inscrição online; II - Documento de identidade (serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de

(5)

Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997);

III - Comprovante de experiência de, no mínimo, um ano de magistério, por meio de declaração emitida pela Instituição de Ensino na qual exerceu a atividade. Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

IV - Comprovantes das titulações apresentadas, conforme descrito no Quadro 3 deste edital, a saber:

a) Comprovação de formação básica:

- Diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso acompanhada do respectivo histórico escolar, emitidos por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

- Certificado de conclusão de curso técnico emitido por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC.

b) Comprovação de formação complementar:

- Certificado ou declaração de conclusão de curso, acompanhada do respectivo histórico escolar, emitidos por Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC/CAPES do maior título a ser apresentado.

c) Experiência em magistério e Experiência em EAD:

- Comprovada por meio de documentos emitidos pela Instituição de Ensino na qual exerceu a atividade (o documento deve, obrigatoriamente, conter o dia, mês e ano de início e término da atividade). Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

(6)

- Comprovada por meio de documentos emitidos pela Instituição na qual exerceu as atividades profissionais (o documento deve, obrigatoriamente, conter o dia, mês e ano de início e término da atividade). Serão aceitos os seguintes documentos: certidões, declarações, contratos de trabalho, carteira de trabalho e certificados.

e) Cursos de formação na área de Educação a Distância, Cursos na área de Educação e Cursos na área pretendida:

- Comprovada por meio de documentos emitidos pela Instituição na qual realizou o curso (o documento deve, obrigatoriamente, conter o dia, mês e ano de início e término do curso). Serão aceitos os seguintes documentos: declarações e certificados.

5.4. Com exceção ao requerimento de inscrição, todas as cópias comprobatórias apresentadas deverão ser autenticadas.

5.4.1 Em nenhuma hipótese serão consideradas cópias de documentos que não atendam o item 5.4, a saber:

- Apresentação de documentos comprobatórios dos requisitos mínimos do item 4.1 (a e b) sem a devida autenticação: o candidato estará automaticamente eliminado do processo, e/ou;

- Apresentação de documentos comprobatórios de titulação (item 6.2.1 – Quadro 3) sem a devida autenticação: a pontuação atribuída ao mesmo será 0 (zero) pontos.

5.5. O cronograma do processo seletivo é o constante no Quadro 2, cujas datas deverão ser rigorosamente respeitadas, podendo ser alteradas no interesse e/ou necessidade da Administração.

(7)

Quadro 2: Cronograma

Eventos Datas

Período de inscrição. 13/06/2016 a 23/06/2016

Resultado da análise de títulos

(Resultado Provisório) 04/07/16

Recurso contra o resultado da

análise de títulos. 05/07/2016 e 06/07/2016

Divulgação do resultado final. 07/07/16

ATENÇÃO CANDIDATO: Esse cronograma é apenas um instrumento de orientação à sua

participação, podendo as datas ou os períodos informados não se confirmarem em razão de circunstâncias imprevisíveis. Por isso, recomendamos que acompanhe o Processo Seletivo pelo sítio do Campus EaD do IF Sudeste MG campus Barbacena, encontrado nos endereços eletrônicos (http://www.barbacena.ifsudestemg.edu.br/) e

(http://ead.barbacena.ifsudestemg.edu.br/).

6. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1. O processo seletivo para tutores presenciais obedecerá às disposições deste edital e será composto, unicamente, pela seguinte etapa: 6.2 – ANÁLISE DE TÍTULOS

6.2.1 A análise de títulos, de caráter classificatório, será realizada pela comissão de seleção. Os critérios de pontuação estão descritos no Quadro 3.

6.2.1.1 O candidato que não preencher os requisitos mínimos exigidos no item 4 deste edital será, automaticamente, desclassificado do processo de seleção.

Quadro 3 – Critério de pontuação para análise de títulos

Item Pontuação Ponderações Pontuação máxima Formação básica Graduação, conforme descrito no Quadro 3.1. 15 Cumulativos 20 Formação técnica, conforme descrito no Quadro 3.1. 5

(8)

Formação Complementar Doutorado na área pretendida 20 Não cumulativos – prevalecendo a maior titulação 20 Doutorado em qualquer área 16 Mestrado na área pretendida 16 Mestrado em qualquer área 10 Especialização na área pretendida ou Especialização em EAD 10 Graduação ou especialização em qualquer área 5 Experiência em Ensino à Distância Prática docente e/ou tutoria em EAD: 4 (quatro) pontos a cada 6 meses até 20 (vinte) pontos. 20 Cumulativos (Não serão pontuadas atividades paralelas*) 35 Cursos em Educação a Distância e/ou na área pretendida Cursos de formação, aperfeiçoamento qualificação e capacitação em EAD e/ou na área pretendida (3 pontos para cada 20 horas) até 10 pontos 10 Cursos em Educação Cursos de formação, aperfeiçoamento qualificação e capacitação em Educação (2 pontos para cada 20 horas) até 5 pontos 5 Experiência em magistério Experiência presencial em magistério em qualquer nível: 3 (três) pontos por 15 (Não serão pontuadas atividades paralelas*) 15

(9)

ano ou período completo de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias), até 15 (quinze) pontos. Experiência profissional Atuação profissional específica na área pretendida: 3 (três) pontos por ano ou período completo de 365 (trezentos e sessenta e cinco dias), até 10 (dez) pontos 10 (Não serão pontuadas atividades paralelas*) 10 Pontuação total 100

*Por atividades paralelas, entendam-se aquelas desenvolvidas simultaneamente. 6.2.1.2 A área de Formação Básica mencionada no Quadro 3 com seu respectivo curso está descrita no Quadro 3.1.

Quadro 3.1.

Curso escolhido para atuação da tutoria Formação Técnica em: Graduação em: Técnico em Agropecuária Curso Técnico de Nível Médio nas

áreas de Agronomia,

Zootecnia, Aropecuária

Agronomia, Zootecnia, Veterinária e Licenciatura em Ciências Agrícolas

6.3 O resultado provisório da análise de títulos, conforme informações e documentações apresentadas em envelope lacrado pelo candidato no ato da

inscrição, será divulgado no endereço eletrônico

http://ead.barbacena.ifsudestemg.edu.br/, após às 12 horas do dia 04/07/2016. 6.3.1 Os recursos quanto ao resultado da análise de títulos deverão ser entregues, pessoalmente ou por procurador (procuração simples), nos dias

(10)

05 e 06 de Julho de 2016, de 08h às 11h e de 13h às 17h, no seguinte endereço:

Endereço: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Barbacena Setor de Educação Aberta e a Distância - SEAD

Assunto: Recurso Processo de seleção de tutores

Curso: Técnico em ___________________ – Polo: ____________________ Rua Monsenhor José Augusto, nº 204 Bairro São José CEP: 36205018 -Barbacena – MG.

6.3.2. Para o recurso, deve-se usar o modelo de recurso disponível no ANEXO 1 deste Edital.

6.3.3. Para recursos contra a análise de títulos não serão analisados documentos enviados junto com o recurso que não tenham sido apresentados anteriormente no momento da inscrição.

6.3.4 NÃO SERÃO ANALISADOS RECURSOS ENVIADOS FORA DOS PADRÕES descritos nos itens 6.3.3; 6.3.4 e 6.3.5.

6.3.5 Caberá à comissão de seleção decidir pelo deferimento ou não dos recursos apresentados pelos candidatos. Dessa decisão não caberá recurso. 7. DA CLASSIFICAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1. A nota final do candidato variará de 0 (zero) a 100 (cem) pontos e será obtida após análise da documentação comprobatória protocolada pelo candidato conforme item 5.2 deste edital.

7.2 De acordo com a nota obtida, conforme critérios de pontuação estabelecidos no Quadro 3 deste edital, os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos.

(11)

1º) Maior pontuação no critério “EXPERIÊNCIA EM ENSINO A DISTÂNCIA” expresso nos critérios de pontuação (Quadro 3);

2º) Maior pontuação no critério “EXPERIÊNCIA EM MAGISTÉRIO” expresso nos critérios de pontuação (Quadro 3);

3º) Maior pontuação no critério “EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL” expresso nos critérios de pontuação (Quadro 3);

4º) Mais idoso, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de acordo com a Lei 10.741/2003;

7.4 No impedimento de qualquer um dos candidatos classificados convocados, os demais classificados serão convocados, seguindo a ordem de classificação expressa no item 7.2.

7.4.1 Na existência de vagas ociosas, oriundas da ausência de candidatos inscritos ou não-classificados, conforme interesse do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, poderá haver remanejamento de candidatos classificados para preenchimento das mesmas.

7.4.2 A classificação do candidato dentro do limite de vagas estabelecido no Quadro 1 deste Edital não implicará em convocação automática do mesmo. A efetiva convocação do candidato está condicionada à formação de turmas com, no mínimo, 50 alunos.

8. DOS RESULTADOS E HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 O resultado final será divulgado no endereço eletrônico http://ead.barbacena.ifsudestemg.edu.br/ após às 12horas do dia 07/07/2016.

8.2. O resultado final será homologado pelo Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais –

campus Barbacena, divulgado no endereço eletrônico:

(12)

9. DO ENCERRAMENTO DA ATIVIDADE DE TUTORIA

9.1 O candidato selecionado para exercer a função de tutor presencial poderá, a qualquer momento, solicitar o desligamento do programa de tutoria. Para isso, basta manifestar seu interesse através de declaração simples entregue no SEAD – Campus Barbacena.

9.2 Por força da legislação competente ou por encerramento das atividades do curso/polo de atuação ou evasão discente acentuada no curso/polo de atuação ou pelo baixo desempenho técnico e não-adaptabilidade do tutor na prática da tutoria ou pelo não cumprimento integral da jornada semanal de trabalho presencial (item 2.1 deste edital) ou pela ausência do tutor a 3 (três) reuniões ou demais atividades presenciais realizadas pela coordenação do SEAD durante o ano letivo, o tutor poderá, a qualquer momento, ser desligado do programa de tutoria.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1. Não serão aceitas inscrições fora do prazo previsto neste Edital. 10.2 É de total responsabilidade do candidato a veracidade de todas as informações apresentadas durante o processo.

10.3 A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos, ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências deste edital, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão sua contratação ou, se já contratado, em imediato desligamento do programa e devolução dos valores indevidamente recebidos. E, ainda, implicarão nas devidas sanções legais.

10.3.1 A comissão de seleção poderá, a qualquer momento, analisar a veracidade das documentações apresentadas no ato da inscrição.

(13)

10.4. Serão divulgados, sempre que necessário, editais, retificações, normas complementares e avisos oficiais sobre este Processo Seletivo no endereço eletrônico ead.barbacena.ifsudestemg.edu.br, cabendo ao candidato acompanhá-los.

10.5. Os candidatos aprovados deverão participar de treinamento com carga horária mínima de 04 (quatro) horas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, de caráter obrigatório. A data do treinamento será posteriormente definida pela Coordenação de Tutoria do SEAD.

10.6 Será vetado o pagamento de bolsas pelo Programa E-Tec Brasil ao participante com vinculação em outro programa de bolsa de estudo cujo pagamento tenha por base a Lei n°. 11.273/2006, conforme Resolução FNDE/CD 26/2006, art. 9°, parágrafo 4°.

10.7 Não haverá devolução de nenhum documento comprobatório utilizado para fins de inscrição neste processo seletivo.

10.8 É vetado ao candidato a tutor ser aluno e tutor do mesmo curso ao mesmo tempo.

10.9 O candidato a tutor presencial deverá, no ato da inscrição online, escolher o curso/polo pretendido (conforme vagas disponíveis no Quadro 1 deste edital).

10.10. O prazo de validade deste certame será de 12 (doze) meses e poderá ser prorrogado, conforme necessidade e interesse do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena, por igual período.

(14)

10.11. A efetivação da convocação dos aprovados estará condicionada à formação de turmas com 50 (cinquenta) alunos no curso pretendido.

10.12. Os candidatos aprovados receberão por e-mail as instruções necessárias para o ingresso na tutoria, como documentos a serem providenciados, sendo o prazo máximo de 3 (três) dias corridos, após o recebimento do e-mail, para manifestar interesse em assumir a vaga. Caso contrário, será chamado o próximo candidato classificado, quando houver.

10.13. Serão eliminados da seleção os candidatos que tenham sido desligados, nos últimos 12 (doze) meses, da função de tutoria (presencial ou à distância) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, por problemas no cumprimento de suas funções/atribuições, por insuficiência técnica, pedagógica e/ou disciplinar.

10.14. Os tutores poderão ser transferidos dentro do quadro de tutores do Setor de Educação Aberta e a Distância (SEAD) do Instituto Federal, de acordo com suas competências na tutoria e de forma a preencher as necessidades determinadas pelas coordenações.

10.15. Os tutores poderão atuar nas ações atendimento/suporte e desenvolvimento da EaD dentro do SEAD. Assim, os mesmos poderão além de atuar nas funções de atendimento aos alunos, assumir montagem de salas virtuais, auxiliar nas funções pedagógicas e estruturais, entre outras conforme orientação das coordenações.

10.16. O tutor aprovado neste edital poderá atuar também em outros cursos no mesmo polo, de acordo com as demandas do SEAD campus Barbacena.

(15)

10.17. Casos omissos serão julgados, fundamentalmente, pela comissão de seleção.

10.18. Quaisquer dúvidas sobre este edital, bem como sobre o preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo seguinte e-mail: tutoriasead.barbacena@ifsudestemg.edu.br.

Barbacena, 13 de Junho de 2016.

_____________________________________ José Alexandrino Filho

Diretor Geral

(16)

ANEXO 1 - Modelo de Recurso 1. Dados Pessoais:

Nome: __________________________________________ RG: ____________________________________________ E-mail: __________________________________________ 2. Dados do Processo Seletivo:

Edital n°: _____________ Tutoria Presencial Curso: _________________________________________ Polo: __________________________________________ 3. Justificativa: _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Serviços de Alojamento e Alimentação -1.313 Indústria de Produtos Mecânicos -1.545 Serviços Financeiros e Auxiliares -1.690 Serviços de Transporte, Correios e Auxiliares

Estruturação da operação de financiamento em regime de Project Finance Assessoria Financeira Estruturação e montagem de operação de financiamento aos accionistas 2009

Como pode ser observado, a resistência deste tipo de fluorelastômero a essa combinação de solventes sem a pós- cura não é muito boa, ficando o composto de referência (sem

No ano de 2008, acontece o XI Seminário Internacional de Praxiologia Motriz com o tema Educación Física y Valores na Facultad Ciencias de la Actividad Física y el

Formação profissional do trabalhador portuário : um factor capaz de influenciar favoràvelmente o "shipping turn-round" / Henrique das Neves Cabral.. - (Separata do Boletim

De acordo com a tese delineada por Richerson e Boyd, que ficou mais conhecida como teoria da dupla herança, a cultura é responsável não apenas por guiar o comportamento de indivíduos

Não, as fotografias de turma incluídas na exposição ao ar livre serão exclusivamente expostas como cartazes durante o período de duas semanas e não serão expostas novamente

(b) Para cada arranjo de palitos em ¯leiras, podemos escrever o n¶ umero de palitos em cada ¯leira no sistema bin¶ ario, e dispor esses n¶ umeros em uma coluna, alinhando seus