• Nenhum resultado encontrado

Protocolo dos Ensaios de Proficiência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo dos Ensaios de Proficiência"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Protocolo dos Ensaios de Proficiência

Área: Equipamentos Odonto Médico-Hospitalares

PEP 1:

Determinação de acidez ou alcalinidade

PEP 2:

Determinação de íons metálicos

PEP 3:

Determinação de oxidantes ou redutores

PEP 4:

Vazamento de Equipos de Infusão

PEP 5:

Vazão do fluído de infusão

PEP 6:

Avaliação de Lubrificante para Seringas Hipodérmicas

ASSOCIAÇÃO REDE DE METROLOGIA E ENSAIOS DO RIO GRANDE DO SUL AV. ASSIS BRASIL, 8787 - CEP 91140-001 PORTO ALEGRE - RS – BRASIL

FONE/FAX: (0XX51) 3347-8745 - CNPJ: 97.130.207/0001-12

(2)

Introdução e

Objetivos

Este Protocolo apresenta as atividades a serem realizadas em 6 Programas de Ensaio de Proficiência (PEP) em Equipamentos Odonto Médico Hospitalares da Rede Metrológica RS, sendo concebido com base nas normas ABNT ISO/IEC 17043 e ISO 13528.

Os PEP tem o propósito de:

 determinar o desempenho individual dos participantes para os ensaios propostos;

 propiciar subsídios aos participantes para a identificação e solução de problemas analíticos;

 identificar diferenças interlaboratoriais;

 agregar valor ao controle da qualidade dos participantes; e  fornecer confiança adicional aos clientes dos participantes.

Origem do

Projeto

Os PEP descritos neste documento fazem parte do projeto SIBRATEC coordenado pela FUNCATE e organizado pela Rede PRODSAUDE através de seus laboratórios participantes.

Coordenação

A Coordenação destes Ensaios de Proficiência será conduzida pela Rede Metrológica RS, com o devido apoio do Grupo técnico em do PRODSAÚDE na área Equipamentos Odonto Médico Hospitalares. Integrantes do Grupo Técnico:

Nome Entidade E-mail

Alexandra Schuh

LABELO/ PUCRS

alexandra.schuh@pucrs.br Carlos Bindé interlab.labelo@pucrs.br Filipe Albano

RMRS

qualidade@redemetrologica.com.br Marília Rodrigues interlab@redemetrologica.com.br

(3)

Qualificações

do provedor

Certificada ISO 9001 desde 1997, a Rede Metrológica RS passou em fevereiro de 2004 por auditoria na qual teve incluído no seu escopo de certificação o processo de provisão de programas de comparações interlaboratoriais e ensaios de proficiência. A Rede também é acreditada pela CGCRE do INMETRO como provedor PEP002.

Isso significa dizer que os ensaios de proficiência promovidos pela Rede Metrológica RS são realizados de acordo com um sistema da qualidade devidamente documentado e auditado. Esta ação pioneira é mais uma demonstração do compromisso assumido da Rede Metrológica RS para a melhoria contínua de seus processos, apoiando o aprimoramento da qualidade dos participantes.

A Rede Metrológica RS é uma das maiores provedoras da América do Sul de Ensaios de Proficiência, cadastrada no EPTIS (European Proficiency Testing Information System) desde novembro de 2006.

Participantes

O PEP de Equipamentos Odonto Médico Hospitalares da Rede Metrológica RS está aberto aos participantes da Rede PRODSAUDE e também para demais participantes de ensaios com atuação nesta área que desejarem participar, mediante preenchimento de uma ficha de inscrição on-line, disponível no site www.redemetrologica.com.br link Interlaboratorais.

Os participantes do PRODSAUDE estão isentos de taxas de inscrições e pagamentos. Os demais participantes interessados podem se inscrever e participar do PEP mediante pagamento da taxa indicada no final deste documento.

Os resultados serão tratados como confidenciais e cada laboratório receberá um código e senha para informar os dados do PEP.

Ao final do programa, serão fornecidos certificados de participação (via sistema automatizado) a todos os participantes.

(4)

Avaliação de

Desempenho e

teste de

homogeneidade

A avaliação de desempenho será conduzida com procedimentos estatísticos do provedor, embasados na norma ISSO 13528, que podem incluir uma ou mais técnicas citadas a seguir:

i. Erro Normalizado; ii. Z-score;

iii. Estimativa de D%; iv. Análise do CV%;

v. Uso de Testes estatísticos como: ANOVA, Teste-t, Kruska-Wallis, entre outros.

A definição sobre qual procedimento será usado, dentre os citados acima, refere-se à natureza dos dados recebidos e o número de participantes (n) de cada PEP.

No final da avaliação de desempenho os resultados dos laboratórios serão classificados como: Conformes ou Não conformes (quando forem dados qualitativos); Satisfatórios, Questionáveis ou Insatisfatórios (quando forem dados quantitativos).

A Rede Metrológica RS executa uma análise estatística com relação à homogeneidade, visando verificar se a variabilidade proveniente da eventual falta de homogeneidade das amostras não é significante perante a variabilidade total dos ensaios. Para estes PEP, a Rede Metrológica designará um laboratório que siga as diretrizes da norma ISO/IEC 17025, para a realização dos ensaios em questão. O laboratório selecionado foi o LABELO da PUCRS, acreditado pela CGCRE sob o Código CRL 0075. Não serão realizados testes de estabilidade, pois tecnicamente as amostras deste PEP não degradam suas propriedades ao longo do tempo.

Envio de

Resultados

Os dados serão enviados via site, onde foi desenvolvido um software para registro eletrônico dos resultados. Para ter acesso a este portal, cada participante receberá um nome de usuário

(5)

deverá entrar no site da Rede Metrológica RS www.redemetrologica.com.br/programainterlaboratorial e então recadastrar sua senha, visando manter a confidencialidade do processo.

O manual de instrução para utilização do portal de registros de resultados ou instruções de como utilizar o site está disponível no site www.redemetrologica.com.br link Documentos – RM 80.

Apelações,

Reclamações e

Falsificações.

Caso o participante desejar formalizar uma reclamação sobre o Ensaio de Proficiência deverá preencher o formulário FR 61 – Formulário para reclamação de cliente disponível no link “documentos” do site www.redemetrologica.com.br, este documento permite que os participantes apelem contra a avaliação do seu desempenho no programa de ensaios de proficiência. Após preenchimento o laboratório poderá enviar o documento para a sede da Rede Metrológica RS através do e-mail interlab@redemetrologica.com.br. Caso o participante apresente alguma perda ou dano nas amostras enviadas pelo provedor, o mesmo deve entrar em contato por email em até 5 dias úteis após o envio das amostras na data prevista neste documento. Se o dano ou perda forem responsabilidade do provedor e forem procedentes, novas amostras serão enviadas aos cuidados do responsável técnico inscrito na comparação.

Pode haver uma tendência entre alguns participantes a fornecer uma falsa impressão otimista sobre suas capacidades. Fraudes podem ocorrer de forma que dados verdadeiramente independentes não sejam apresentados. É fundamental que a participante analise criticamente seus resultados, verificando as informações nas instruções do programa e no site para envio de resultados. Embora seja recomendável que todas as medidas razoáveis sejam tomadas pelos coordenadores para prevenir fraudes, convém que os participantes sejam os responsáveis por evitá-las.

(6)

Amostras, Ensaios e Métodos dos PEP

PEP

Amostra

Descrição do Ensaio

Normas

01

Amostra de água

deionizada

(250mL) – 1 amostra.

Titulação para determinação de acidez ou alcalinidade .

Unidade: mL consumido na titulação.

Item 7.3 – NBR ISO 8536-4/2011 NBR ISO 1135-4/2014 NBR ISO 8536-8/2012 02

Determinação de íons metálicos por Espectrometria de emissão ótica ou método

equivalente – Metais: Bário, Cromo, Cobre, Chumbo, Estanho, Cádmio.

Unidade: mg do Metal/L.

03

Titulação para determinação de oxidantes ou redutores.

Unidade: mL consumido na titulação.

04

Equipo de infusão

(gravitacional) – 5 equipos.

Vazamento (verificação de furos). Unidade: Presença ou Ausência de Furos no

Equipo. Item 6.2 – NBR ISO 8536-4/2011 NBR ISO 8536-8/2012 05 Equipo de infusão (gravitacional) – 5 equipos.

Vazão do fluído de infusão.

Unidade: vazão medida em mL por 10min.

Item 6.10 – NBR ISO 8536-4/2011 NBR ISO 8536-8/2012 06 Seringas hipodérmicas

para uso único – 3 seringas

Lubrificante Unidade: mg/cm3

Item 8 – NBR ISO 7886-1

(7)

Relatórios

Será elaborado pela equipe da Rede Metrológica RS um Relatório da rodada do Ensaio de Proficiência, contendo informações como:

 identificação clara dos itens de ensaio, incluindo detalhes de preparação das amostras;

 participantes identificados apenas por códigos e seus resultados;

 procedimentos utilizados para a análise estatística dos dados e dados incluindo os desempenhos dos participantes;

 comentários sobre o desempenho dos participantes.

Este Relatório será enviado por e-mail para todos os participantes do Programa.

Taxa inscrições:

Os participantes do PRODSAUDE são isentos de pagamento de taxas dos PEP propostos neste protocolo.

Participantes que não fazem parte da Rede do PRODSAUDE podem participar dos PEP propostos neste documento mediante pagamento de uma taxa de R$ 990,00 por cada PEP proposto neste protocolo. Caso tenha interesse em participar de todos os 6 programas, o valor é de R$ 5.940,00.

A taxa de inscrição já inclui as despesas de transporte.

Dados para o depósito bancário: Banco do Brasil | Agência 0010-8 | Conta Corrente: 5023-7 | Código Identificador: digitar o “CNPJ da empresa participante” | Em nome de: Rede Metrológica RS.

Cronograma

Prazo Limite para inscrições: 30/03/2017 Preparo e envio das amostras: 26/04/2017

Prazo limite para envio dos resultados: 12/05/2017 Envio do Relatório aos participantes: até 15/06/2017

(8)

Referências

ABNT ISO/IEC 17043 – Avaliação da Conformidade – Requisitos Gerais para Ensaios de proficiência.

ABNT NBR ISO 9001 – Sistema de gestão da qualidade – Requisitos.

ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.

ISO 13528 – Statistical methods for use in proficiency testing by interlaboratory comparisons.

ISO 5725 – 5 – Accurancy (trueness and precision) of measurement methods ans results – Part 5: Alternative methods for the determination of the precision of a standard measurement method.

ISO 5725 – 6 – Accurancy (trueness and precision) of measurement methods ans results – Part 6:Use in practice of accuracy values.

ISO GUIDE 35 – Reference materials – General and statistical principles for certification.

ISO GUM – Guia para a Expressão da Incerteza de Medição. MONTGOMERY, D.C. (2004), Introdução ao controle estatístico da qualidade. LTC: Rio de Janeiro.

PROFICIENCY TESTING AUSTRALIA (PTA). Guide to Proficiency Testing Australia. Revised July, 2012.

RM 36 - Procedimento para realização de Ensaios de Proficiência. RM73 - Cartilha para Preparação de Amostras Sólidas

RM82 - Manual da Qualidade do Provedor de Ensaios de Proficiência

RM85 - Procedimento para Designação do Valor de Referencia e Calculo de Incerteza na área de Ensaios

Referências

Documentos relacionados

A comunicação interna na empresa é de fundamental importância. Através de uma boa comunicação interna, a empresa cria um melhor ambiente que automaticamente influencia

que guiam a reabilitação neuropsicológica, sendo alguns deles: o terapeuta precisa conhecer a experiência subjetiva do paciente em relação a sua patologia; o quadro

[r]

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

O valor da frequência gerada pelo artefato deve ser fornecido no padrão da tabela abaixo com duas casas decimais de exatidão, bem como o respectivo fator de abrangência e

B) VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é um exame treponêmico e de elevada sensibilidade para sífilis. No entanto, não podemos afastar a hipótese diagnóstica

No comando eletrônico RQC09ST, dispõe de um sistema de embreagem eletrônica regulável por Jumper, no qual fornece força suficiente para subida e descida do portão, mas se

Entre o roseiral e o parque, num lugar sombrio, solitário e verde, havia um pequeno jardim rodeado de árvores altíssimas que o cobriam com os seus ramos.. No