• Nenhum resultado encontrado

DECLARAÇÃO DE BENS E RENDAS Perguntas frequentes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DECLARAÇÃO DE BENS E RENDAS Perguntas frequentes"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DECLARAÇÃO DE BENS E RENDAS Perguntas frequentes

1) É obrigatória a apresentação da minha declaração de bens e rendas na Câmara?

Sim. De acordo com as Leis nº 8.429/92 e nº 8.730/93, o servidor público tem o dever de entregar, à Unidade de Pessoal do órgão ou entidade a que se vincule, sua Declaração Anual de Bens e Rendas/DBR. De acordo com a Instrução Normativa nº 67/2011-TCU, o servidor poderá entregar o Formulário de Autorização de Acesso aos Dados de Bens e Rendas das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física apresentados à Receita Federal, em substituição à entrega da Declaração de Bens e Rendas/DBR. A entrega do citado Formulário – a ser realizada uma única vez, em via impressa e assinada – dispensará o servidor da apresentação anual da DBR, bem como o desobrigará de tal providência por ocasião de eventual desligamento. Os locais para entrega do Formulário constam no próprio documento.

2) É obrigatória a apresentação do Formulário de Autorização de Acesso aos Dados de Bens e Rendas?

Não. O servidor não está obrigado a entregar o Formulário de Autorização de Acesso. Porém, nesse caso, estará obrigado a apresentar, junto à Câmara, todos os anos, sua DBR.

3) É necessário renovar a Autorização de Acesso todos os anos? Não. Não haverá necessidade de renovação anual da Autorização de Acesso, que é concedida uma única vez por meio da entrega do Formulário de Autorização de Acesso, em via impressa, preenchida e assinada.

4) A Autorização de Acesso poderá ser cancelada?

O servidor que desejar cancelar a Autorização de Acesso deverá formalizar requerimento a ser dirigido ao Departamento de Pessoal.

(2)

5) Quais são as vantagens de se entregar o Formulário de Autorização de Acesso?

A entrega do Formulário de Autorização de Acesso, prevista na Instrução Normativa nº 67/2011-TCU, acontece uma só vez, sem necessidade de renovação. Já a opção pela entrega da DBR obriga o servidor a apresentar, todos os anos, sua DBR (e respectivas retificações) à Câmara dos Deputados. 6) Fui exonerado. A Autorização de Acesso que entreguei perde

a validade?

A Autorização de Acesso, prevista na Instrução Normativa nº67/2011-TCU, perderá sua validade sobre os exercícios subsequentes ao que o servidor deixar de ocupar cargo, emprego ou função.

7) Sou Secretário Parlamentar e quero apresentar o Formulário de Autorização de Acesso. Como devo proceder?

O Secretário Parlamentar interessado deverá acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e clicar em Formulário de Autorização de Acesso à DIRPF, imprimir, preencher e assinar o documento. Após, o Formulário de Autorização de Acesso deverá ser entregue – em via impressa e assinada – na Câmara dos Deputados, Coordenação de Secretariado Parlamentar, Anexo IV, Térreo, Salas 91 e 98. 8) Sou ocupante de Cargo em Comissão de CNE e quero

apresentar o Formulário de Autorização de Acesso. Como devo proceder?

O ocupante de Cargo em Comissão de CNE deverá acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e clicar em Formulário de Autorização de Acesso à DIRPF, imprimir, preencher e assinar o documento. Após, o Formulário de Autorização de Acesso deverá ser entregue – em via impressa e assinada – na Câmara dos Deputados, Coordenação de Registro Funcional, Anexo I, 10º andar, Sala 1001.

9) Sou Servidor Efetivo e quero apresentar o Formulário de Autorização de Acesso. Como devo proceder?

(3)

O Servidor Efetivo interessado deverá acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e clicar em Formulário de Autorização de Acesso à DIRPF, imprimir, preencher e assinar o documento. Após, o Formulário de Autorização de Acesso deverá ser entregue – em via impressa e assinada – na Câmara dos Deputados, Coordenação de Registro Funcional, Anexo I, 10º andar, Sala 1007.

10) Posso entregar o Formulário de Autorização de Acesso em meio eletrônico?

Não. O Formulário de Autorização de Acesso só poderá ser entregue em via impressa (vide perguntas n. 7, 8 e 9).

11) O Formulário de Autorização de Acesso poderá ser assinado por terceiro, mediante apresentação de procuração? Não. O Formulário de Autorização de Acesso deve ser assinado pelo próprio servidor

12) Entreguei o Formulário de Autorização de Acesso e, depois disso, fui aposentado. A Autorização de Acesso perde a validade após a aposentadoria?

Sim. A Autorização de Acesso, prevista na Instrução Normativa nº 67/2011-TCU, perderá sua validade sobre os exercícios subsequentes ao que o servidor se aposentar. 13) Sou servidor aposentado e exerço cargo de Secretário

Parlamentar (ou CNE). Tenho que apresentar declaração anual de bens e rendas na Câmara?

Sim. O servidor deve acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e enviar os arquivos “.DEC” e “.REC” de sua declaração de imposto de renda. Caso prefira, poderá entregar o Formulário de Autorização de Acesso, em substituição à entrega da DBR (vide perguntas n. 1 e 2).

14) Sou servidor aposentado e não exerço qualquer cargo na Câmara. Tenho que apresentar declaração anual de bens e rendas na Câmara?

(4)

Não. O servidor aposentado está dispensado de apresentar anualmente a declaração de bens e renda na Câmara.

15) Sou isento. Tenho que apresentar declaração de isento na Câmara?

Sim. O servidor que se enquadre na condição de isento de apresentação da declaração de ajuste anual na Receita Federal deve acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e, no campo “Formas de entrega da sua declaração”, marcar a opção “Isentos junto à Receita Federal (informar dados solicitados)” e enviar sua declaração de bens e rendas. Caso prefira, poderá entregar o Formulário de Autorização de Acesso, em substituição à entrega da DBR (vide perguntas n. 1 e 2).

16) Sou Secretário Parlamentar exonerado. Preciso entregar minha declaração de bens e rendas na Câmara?

Sim. O Secretário Parlamentar exonerado deve acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e enviar sua declaração de bens e rendas.

17) Sou Secretário Parlamentar exonerado, mas já apresentei o Formulário de Autorização de Acesso. Preciso entregar minha DBR na Câmara?

Não. O Secretário Parlamentar exonerado que já apresentou o Formulário de Autorização de Acesso está dispensado de entregar a DBR.

18) Sou CNE exonerado. Preciso entregar minha declaração de bens e rendas na Câmara?

Sim. O ocupante de CNE que já tenha sido exonerado deve

acessar o endereço eletrônico

https://www2.camara.gov.br/edbr e enviar sua declaração de bens e rendas.

19) Sou CNE exonerado, mas já apresentei o Formulário de Autorização de Acesso. Preciso entregar minha DBR na Câmara?

Não. O CNE exonerado que já apresentou o Formulário de Autorização de Acesso está dispensado de entregar a DBR.

(5)

20) Já enviei meus arquivos “.DEC” e “.REC” e depois disso fui exonerado. Preciso atualizar minha declaração?

Sim. O servidor que já entregou a declaração de imposto de renda e, depois disso, foi exonerado, deverá acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr, marcar a opção “prossiga com a entrega”, preencher o formulário “Declaração de Bens e Rendas” e providenciar o envio eletrônico.

21) Já enviei meus arquivos “.DEC” e “.REC” e depois disso fui exonerado, porém já havia apresentado o Formulário de Autorização de Acesso. Preciso atualizar minha declaração? Não. A entrega do Formulário de Autorização de Acesso dispensa a atualização da declaração.

22) Tomei posse na Câmara no exercício passado. Tenho de apresentar minha declaração de bens e rendas na Câmara? Sim. O servidor que tomou posse no exercício passado, mesmo que em dezembro de 2014, está obrigado a apresentar a sua declaração de bens e rendas na Câmara ou o Formulário de Autorização de Acesso. Para entregar a DBR, o servidor deverá acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e enviar os arquivos “.DEC” e “.REC” de sua declaração de imposto de renda. Para entregar o Formulário de Autorização de Acesso, vide perguntas n. 7, 8, 9).

23) Tomei posse na Câmara no presente exercício. Tenho de apresentar minha declaração de bens e rendas na Câmara?

O servidor que tomou posse a partir de 1º de janeiro de 2015 não precisa apresentar sua declaração anual de bens e rendas junto à Câmara relativa ao exercício de 2015, uma vez que a declaração já foi apresentada com atualização até a data de posse. No entanto, o servidor pode apresentar o Formulário de Autorização de Acesso para ficar dispensado da entrega da DBR nos próximos exercícios, bem como por ocasião de eventual exoneração (vide pergunta n. 1).

(6)

24) Sou servidor requisitado de outro órgão. Tenho de apresentar minha declaração de bens e rendas na Câmara? Sim. O servidor requisitado de outro órgão que está em exercício na Câmara dos Deputados tem o dever de apresentar sua DBR ou, em alternativa, o Formulário de Autorização de Acesso nesta Casa.

25) Sou servidor efetivo da Câmara e estou cedido para outro órgão. Tenho de apresentar minha declaração de bens e rendas na Câmara?

Não. O servidor efetivo da Câmara em exercício em outro órgão não tem o dever de apresentar sua declaração de bens e rendas nesta Casa, mas sim junto ao órgão para o qual está cedido.

26) Posso enviar o Formulário de Autorização de Acesso via e-mail?

Não. O Formulário de Autorização de Acesso deverá ser entregue em via impressa, preenchida e assinada pelo servidor.

27) Posso enviar minha declaração via e-mail?

Não. A Câmara disponibiliza na internet o endereço https://www2.camara.gov.br/edbr para o envio eletrônico dos arquivos “.DEC” e “.REC”.

28) Para qual endereço eletrônico devo encaminhar minha declaração de bens e rendas?

O servidor deve acessar, na Internet, o site https://www2.camara.gov.br/edbr e enviar os arquivos “.DEC” e “.REC” de sua declaração de imposto de renda.

29) O que são os arquivos “.DEC” e “.REC”?

São os arquivos gerados na memória do computador quando a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física é enviada para a Receita Federal. Os arquivos ficam armazenados na memória do computador a partir do qual a remessa foi realizada. O arquivo “.DEC” diz respeito à DECLARAÇÃO do imposto de renda. O arquivo “.REC” diz respeito ao RECIBO de envio gerado pela Receita Federal. Para que a remessa seja realizada com sucesso, é necessário o envio dos 2 (dois) arquivos, conjuntamente.

30) Onde posso localizar, no meu computador, os arquivos “.DEC” e “.REC”?

(7)

O caminho padrão onde o programa da Receita Federal grava os arquivos contendo a declaração do imposto de renda (.DEC) e o recibo (.REC) é “Meu computador\Disco local (C:)\Arquivos de Programas RFB\IRPF2014\Transmitidas”. 31) Posso enviar o Formulário de Autorização de Acesso no

formato “PDF” ou “JPG”?

Não. O Formulário de Autorização de Acesso deverá ser entregue em via impressa, preenchida e assinada (vide pergunta n. 1).

32) Posso enviar minha declaração de bens e rendas no formato “PDF” ou “JPG”?

Não. O programa da Câmara não admite o envio de arquivos em formatos PDF ou outro formato qualquer. O único formato aceito é “.DEC” e “.REC”.

33) Sou casado(a). Tenho que enviar a declaração de bens e rendas do meu cônjuge?

Se o(a) servidor(a) é casado(a) e tem bens relacionados na declaração de seu cônjuge, torna-se obrigatória a remessa de 4 (quatro) arquivos: – “.DEC” e “.REC” - do(a) servidor(a); e – “.DEC” e “.REC” - do cônjuge.

34) Sou casado(a) e já apresentei o Formulário de Autorização de Acesso. Tenho que enviar a declaração de bens e rendas do meu cônjuge?

Não. A Câmara dos Deputados não exigirá a apresentação da DBR do cônjuge para os servidores que entregaram o Formulário de Autorização de Acesso.

35) Sou casado(a) e fiz minha declaração de bens e rendas em conjunto com meu cônjuge. Qual procedimento devo adotar?

O (a) servidor(a) deve acessar o endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/edbr e enviar os arquivos“ .DEC” e “.REC” de sua declaração conjunta de bens e rendas ou apresentar o Formulário de Autorização de Acesso constante no mesmo endereço eletrônico.

36) Posso entregar minha declaração de imposto de renda em papel?

Não. A Câmara disponibiliza na internet o endereço https://www2.camara.gov.br/edbr para o envio eletrônico dos arquivos “.DEC” e “.DEC”. Já a entrega do Formulário de

(8)

Autorização de Acesso dever ser realizada exclusivamente em papel (vide perguntas n. 7, 8 e 9).

37) O que é declaração retificadora?

A declaração retificadora é aquela entregue à Receita Federal com o fim de retificar dados anteriormente informados.

38) Já entreguei minha declaração na Câmara, mas fiz uma declaração retificadora junto à Receita. Devo enviar a retificadora para a Câmara?

Sim. Sempre que o servidor retificar seus dados junto à Receita Federal, deve encaminhar os arquivos “.DEC” e “.REC” da declaração retificadora para a Câmara dos

Deputados, acessando o site

https://www2.camara.gov.br/edbr. No entanto, estará dispensado dessa obrigação o servidor que já tiver apresentado o Formulário de Autorização de Acesso.

39) Entreguei minha declaração na Receita Federal e depois fiz uma Declaração Retificadora, mas ainda não entreguei na Câmara. Quais arquivos devo enviar?

O servidor que retificou seus dados junto à Receita Federal deverá enviar para a Câmara dos Deputados somente os arquivos “.DEC” e “.REC” da declaração retificadora. Para tanto, o servidor deverá acessar o site https://www2.camara.gov.br/edbr. A nova Declaração Retificadora substituirá automaticamente aquela enviada anteriormente. Já para aqueles que entregaram o Formulário de Autorização de Acesso não há necessidade de entrega da Declaração Retificadora.

40) Estou no exterior. Como posso enviar minha declaração para a Câmara?

O servidor que se encontra no exterior deve acessar o site https://www2.camara.gov.br/edbr e enviar os arquivos “.DEC” e “.REC”. Caso esteja no exterior e queira realizar a entrega do Formulário de Autorização de Acesso, somente será permitido o recebimento em via impressa (papel) e assinada pelo interessado.

(9)

41) O que é o comprovante de rendimentos?

O comprovante de rendimentos é o documento gerado pela fonte pagadora Câmara dos Deputados, com indicação dos rendimentos percebidos no exercício.

42) É preciso ter senha da Rede Câmara para acessar meu comprovante de rendimentos?

Sim. Para ter acesso ao comprovante de rendimentos, o servidor deve ter senha da Rede Câmara.

43) Não tenho senha da Rede Câmara. Como fazer para renovar a senha?

O Centro de Informática/CENIN é o órgão responsável pela emissão de senhas da Rede Câmara. Caso a senha tenha expirado, o usuário deverá contatar aquele Centro pelo telefone (61) 3216 3636 ou quem estiver no interior da Câmara dos Deputados pelo ramal 6-3636.

44) Estou no exterior. Como posso ter acesso ao meu comprovante de rendimentos?

O servidor que estiver no exterior poderá utilizar a senha pessoal de acesso à Rede Câmara para acessar seu comprovante de rendimentos.

45) Quero resgatar minha declaração do imposto de renda de outros exercícios. Como fazer?

O CENIN disponibiliza ao servidor acesso aos arquivos das declarações de imposto de renda dos exercícios anteriores entregues à Câmara - em meio virtual - por meio da senha pessoal de acesso à Rede Câmara. É bom lembrar que os arquivos ali constantes estão criptografados, isto é, em códigos específicos. Para acessar a declaração de outros exercícios, o servidor deverá: 1. Ter senha pessoal da Rede Câmara. Se o servidor não tiver senha, contatar o CENIN (vide pergunta 43); 2. Acessar o Portal CamaraNet > Gestão de Pessoas > Recuperação do Imposto de Renda; 3. Selecionar o ano (exercício) relativo aos arquivos da declaração do imposto de renda que deseja recuperar; 4.

(10)

Salvar os arquivos em seu computador (Atenção: nunca selecionar a opção “Abrir com”); e 5. Para abrir os arquivos salvos, o servidor terá de acessar o programa específico da Receita Federal para o exercício e restaurar a sua declaração (no programa da Receita Federal acessar ferramentas<cópia de segurança<restaurar).

46) Entreguei o Formulário de Autorização de Acesso em anos anteriores. Depois disso, será possível resgatar minha DBR pela Rede Câmara?

Somente será possível resgatar os arquivos eletrônicos entregues nos exercícios anteriores.

47) Servidor aposentado pode ter senha da Rede Câmara? Sim. Para tanto, o servidor aposentado deverá entrar em contato com o CENIN, pelo telefone (61) 3216 3636.

48) Servidor exonerado pode ter senha do Portal do Servidor?

Não. Porém, o servidor que possuía senha quando estava na ativa poderá utilizá-la até 1(um) ano após a data da exoneração. O CENIN está concluindo ferramenta para possibilitar ao servidor exonerado o recebimento de senha até o final do exercício subsequente ao do desligamento. Tal medida só alcançará os servidores que tiverem e-mail pessoal cadastrado junto ao Departamento de Pessoal.

49) Sou servidor da Câmara dos Deputados e quero cadastrar um e-mail pessoal junto ao Depes. O que devo fazer?

O servidor interessado deverá solicitar orientações nos seguintes telefones: a) Efetivos – (61) 3216 7220 b) CNE – (61) 3216 7241 c) Secretário Parlamentar – (61) 3216 7317. 50) Troquei meu e-mail pessoal e quero atualizá-lo junto ao

Depes. O que devo fazer?

O servidor interessado deverá solicitar orientações nos seguintes telefones: a) Efetivos – (61) 3216 7220, b) CNE – (61) 3216 7241, c) Secretário Parlamentar – (61) 3216 7317.

(11)

51) Servidor aposentado pode ter e-mail pessoal cadastrado?

Sim. Para fins de cadastro, obter orientação pelo telefone (61) 3216 7270.

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também