• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 18/2015 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 11 DE SETEMBRO DE (Contém 11 Folhas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 18/2015 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 11 DE SETEMBRO DE (Contém 11 Folhas)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 18/2015

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2015

(Contém 11 Folhas)

ESTIVERAM PRESENTES OS SEGUINTES MEMBROS:

VEREADOR – FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

VEREADORA – ELISABETE DO CARMO PACHECO TAVARES

VEREADOR – JOSÉ DUARTE BARBOSA CABECINHA

VEREADORA – SUSANA MARIA GOULART PEREIRA DA COSTA

FALTARAM OS SEGUINTES MEMBROS:

PRESIDENTE – CRISTINA DE FÁTIMA DA SILVA CALISTO DECQ MOTA

VEREADOR – MARCO PAULO DA SILVA TEIXEIRA

(2)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 18/2015

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2015

Aos onze dias do mês de setembro do ano dois mil e quinze, nesta cidade de Lagoa, na Sala de Reuniões do Edifício dos Paços do Concelho, realizou-se a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Lagoa, sob a Presidência do Exmo. Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Ventura Moniz, em substituição da Presidente da Câmara Municipal e com a presença dos Exmos. Senhores Vereadores: Elisabete do Carmo Pacheco Tavares, José Duarte Barbosa Cabecinha e Susana Maria Goulart Pereira da Costa.

Não compareceram à reunião a Senhora Presidente Cristina de Fátima Silva Calisto Decq Mota e os Senhores Vereadores Marco Paulo da Silva Teixeira e Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo.

Sendo a hora designada para o início dos trabalhos e verificando-se haver «quórum» para funcionamento do executivo, tendo os membros presentes ocupado os seus lugares, o Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente declarou aberta a reunião, pelas 09:00 horas.

A reunião foi secretariada por Maria da Estrela Aguiar, Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos.

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR:

O Senhor Vice-Presidente propôs à aprovação de todos os membros a ata da reunião ordinária de 28 de agosto de 2015.

A Câmara tomou conhecimento e a ata da referida reunião foi aprovada, por unanimidade, e será assinada pela Senhora Presidente e pela Técnica Superior do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos que secretariou a reunião.

(3)

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS:

O Senhor Vice-Presidente deu conhecimento à Câmara Municipal que justificou a falta da Senhora Presidente Cristina de Fátima Silva Calisto Decq Mota e dos Senhores Vereadores Marco Paulo da Silva Teixeira e Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo de acordo com a alínea c) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, competência que foi delegada em reunião de 28 de outubro de 2013.

A Câmara tomou conhecimento.

ANTES DA ORDEM DO DIA:

REPRESENTAÇÕES:

A Senhora Vereadora Elisabete Pacheco Tavares informou que participou, em representação da Câmara Municipal, nos seguintes eventos:

- Exposição do Concurso de Fotografia, no Posto de Turismo de Água de Pau, no passado dia 13 de agosto;

- Na Procissão em honra de Nossa Senhora dos Anjos, na Vila de Água de Pau, no passado dia 15 de agosto;

- Nas comemorações do 500.º Aniversário da elevação de Água de Pau a Vila, no passado dia 23 de agosto;

- Na comemoração dos 25 anos de existência do Restaurante Pérola do Oceano, na Vila de Água de Pau, no passado dia 1 de setembro;

- Na inauguração do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, no Tecnoparque da Cidade de Lagoa, no passado dia 4 de setembro;

- Na Palestra “Os docentes e o Sucesso Escolar” no Teatro Micaelense, na Cidade de Ponta Delgada, no passado dia 4 de setembro;

- Na Procissão em honra de Nossa Senhora das Necessidades, no Lugar da Atalhada, freguesia de Nossa Senhora do Rosário, no passado dia 6 de setembro.

A Câmara tomou conhecimento.

ORDEM DO DIA:

(4)

PONTO N.º 1 – INFORMAÇÃO DA PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE A ATIVIDADE CAMARÁRIA:

O Senhor Vice-Presidente apresentou a informação, sobre a atividade desenvolvida que abaixo se transcreve:

“VISITA ÀS FREGUESIAS

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa iniciou uma nova forma de proximidade com as populações. Assim, estará com a equipa operacional e a equipa técnica todas as semanas numa freguesia: ver rua a rua, local a local e com a ajuda das populações ver aquilo que há a melhorar e verificar de perto aquelas que são as preocupações da população, no sentido de reforçar a atenção naqueles problemas com que as pessoas de deparam diariamente. O anúncio foi feito, no âmbito das comemorações dos 500 anos da Vila de Água de Pau, onde frisou que essa é uma medida que vem numa lógica de que o bem mais pequeno é muitas vezes o mais essencial. Começou neste mês de setembro esta nova forma de aproximação que vai ser uma realidade até ao final do ano, esperando que muita coisa seja melhorada. Mais afirmou que, esse é o trabalho dos autarcas: saber ouvir, ajudar quando assim é possível e se justifique e explicar quando o sim der lugar ao não.

RECRIAÇÃO HISTÓRICA NA MERCEARIA CENTRAL – CASA TRADICIONAL

No âmbito do programa comemorativo do 500.º aniversário da elevação de Água de Pau a vila, a Mercearia Central - Casa Tradicional, gerida pela Câmara Municipal de Lagoa, acolheu uma recriação histórica realizada pela Associação Criativa e Promotora de Eventos Culturais “Os Quiridos”.

Esta iniciativa teve como intuito dinamizar o espaço, dando a conhecer aos presentes as vivências quotidianas do povo pauense, o estilo de vida da família Favela, antiga proprietária, e a história do comércio local existente no final do século XIX e inícios do século XX.

LAGOA INTEGRA A REDE DE CIDADE EDUCADORAS

A cidade de Lagoa integrou recentemente a Associação Internacional de Cidades Educadoras, tornando-se assim na segunda cidade açoriana a ingressar esta associação.

Segundo a Presidente da Câmara Municipal é uma mais-valia ingressar esta associação, pois através do desenvolvimento de vários projetos verificados nas áreas da promoção da leitura, educação ambiental, educação para a saúde, promoção do conhecimento da cultura local, inclusão social e a animação cultural, a edilidade tem demonstrado ativamente aos diferentes públicos a sua componente educativa e cultural em ambientes de educação não formal. Para além disso, o município possui vários serviços sediados que para além de trabalharem em

(5)

diversas vertentes, investem na educação não formal, como a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, Centro de Educação e Formação Ambiental (CEFAL), Centro Cultural da Caloura, Expolab, OVGA e rede de atl’s.

Desde maio, o município fundiu num mesmo setor a educação e a cultura, razão pela qual os projetos educativos de serviços, como os núcleos museológicos e a Casa da Cultura Carlos César, irão investir num trabalho neste sentido.

“WATER BLOB” NA ZONA BALNEAR DA LAGOA

No passado dia 30 de agosto, o Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa acolheu um evento que pretendeu juntar miúdos e graúdos num clima de boa disposição e alegria tão característica do verão.

Tratou-se de um “Water Blob”, um insuflável de nove metros, que consiste num trampolim em cima da água que funcionou no Complexo Municipal de Piscinas, numa atividade planeada e organizada pelo serviço de desporto e áreas balneares da Lagoa.

O “Water Blob” é uma atividade ao ar livre e aquática que consiste numa bolha parcialmente insuflada com ar, conhecida como trampolim de água. Assim, enquanto um dos participantes se encontra sentado numa extremidade do trampolim, outro salta para a extremidade oposta, o que faz com que o primeiro seja projetado no ar, até cair na água.

POSTO DE TURISMO DO MAR

O Posto de Turismo do Mar na Caloura tem-se revelado num equipamento turístico de elevada importância e de sucesso no apoio ao turista que visita o lugar da Caloura, em Água de Pau. Só no mês de agosto, o Posto de Turismo do Mar registou cerca de 800 visitas, sendo os visitantes de nacionalidades portuguesa, inglesa, espanhola, alemã e francesa, os que mais têm procurado este espaço. Trata-se de um equipamento que já conta com cerca de 2700 visitas, desde a sua abertura oficial, que aconteceu no dia 14 de abril.

Para o executivo da Câmara Municipal este novo equipamento turístico, veio complementar um espaço turístico no Concelho de Lagoa, como é a Zona da Caloura. Aliás a dinâmica turística daquela zona que apresenta uma grande afluência de turistas, uma vez que ali se encontram duas zonas balneares como seja o Porto da Caloura e a praia da Baixa d' Areia, entre outras pequenas zonas balneares igualmente atrativas, justificam um equipamento daquela natureza que ofereça informação turística do concelho, mas igualmente uma série de produtos relacionados com a atividades no mar, bem como um marchadising de tshirts, corta ventos, toalhas, guarda-sol, moderno que pode ser adquirido a um preço acessível.

(6)

NONAGON – PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SE SÃO MIGUEL

No passado dia 4 de setembro, foi inaugurado o NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, no Tecnoparque da Cidade de Lagoa.

Para a Presidente da Câmara Municipal este é um importante empreendimento que colocará a Lagoa no centro da atividade de base tecnológica e que contribuirá para captar novos investimentos, criar novas oportunidades de negócios e mais desenvolvimento. Pretende que este parque de ciência e tecnologia possa assegurar que a Lagoa ganhe um novo ânimo em termos empresariais e venha a ser um polo importante do mundo do conhecimento, ciência e tecnologia.

A cerimónia de inauguração deste celebre edifício na Lagoa, contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal que acompanhou o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, bem como o Vice presidente do Governo Regional, Sérgio Avila, o Secretário Regional do Mar Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu e ainda o Presidente do Conselho Administrativo do NONAGON, José António Cabral Vieira, no descerramento da placa inaugural do NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.

MOSTRA FOTOGRÁFICA “LAGOA DEBAIXO DE ÁGUA”

A exposição “Lagoa debaixo de água”, da autoria de Nelson Raposo, encontra-se patente em duas zonas balneares da cidade de Lagoa: Porto da Caloura e Complexo Municipal de Piscinas da Lagoa.

A mostra apresentada integra uma exposição realizada o ano passado pelo CEFAL, intitulada por “Lagoa debaixo e fora de água” constituída por duas vertentes: a pesca e a biodiversidade marinha. Este ano estão expostos dez registos fotográficos que divulgam e promovem a diversidade biológica do ecossistema marinho.

A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), tem vindo a desenvolver diversos projetos na área da educação e intervenção ambiental, com o intuito de sensibilizar para a proteção e conservação do meio-ambiente.”

A Câmara tomou conhecimento.

PONTO N.º 2 – PROPOSTA – ALTERAÇÃO DO AGENDAMENTO DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DA CÂMARA MUNICIPAL:

Sobre o assunto acima referenciado, o Senhor Vice-Presidente apresentou e colocou à votação a proposta, cujo teor abaixo se transcreve:

“Em reunião da Câmara Municipal, de 1 de abril de 2015, foi aprovado o agendamento das reuniões ordinárias do Órgão Executivo deste Município, para o ano de 2015.

(7)

Com o objetivo de uma melhor organização e funcionalidade dos serviços e de permitir uma preparação mais correta e atempada dos processos e documentos a serem presentes e analisados pelo respetivo Órgão Executivo, proponho:

- Nos termos do n.º 1 do artigo 40.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que as reuniões ordinárias da Câmara Municipal, que se realizavam às sextas-feiras, pelas 09:00 horas, passam a realizar-se às segundas-feiras, pelas 08:30 horas, nas atuais instalações da Câmara Municipal. As reuniões que coincidem com dia feriado ou de tolerância de ponto serão realizadas no primeiro dia útil imediatamente seguinte;

- Em conformidade com o disposto no n.º 2 do artigo 49.º do mesmo diploma, as últimas reuniões de cada mês serão públicas;

- A Câmara reunirá ordinariamente, em 2015: 28 de setembro; 12 e 26 de outubro; 9 e 23 de novembro; 7 e 21 de dezembro.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar a proposta apresentada, passando a Câmara Municipal a reunir

ordinariamente, no ano de 2015 em: 28 de setembro; 12 e 26 de outubro; 9 e 23 de novembro; 7 e 21 de dezembro, pelas 08:30 horas, nas instalações da Câmara Municipal;

2.º Dar a necessária publicidade à presente deliberação por afixação de editais em

lugares de estilo.

PONTO N.º 3 – VOTO DE CONGRATULAÇÃO – RESTAURANTE PÉROLA DO OCEANO:

O Senhor Vice-Presidente apresentou e colocou à votação o Voto de Congratulação, proposto pela Senhora Presidente da Câmara, ao Restaurante Pérola do Oceano que abaixo se transcreve:

“Considerando que o Restaurante Pérola do Oceano, localizado na Vila de Água de Pau, celebra 25 anos de existência, sendo uma referência do roteiro gastronómico lagoense e um ponto de paragem obrigatório do concelho;

Considerando que neste espaço se oferecem produtos da melhor qualidade regional, servindo a quem o visita típicos pratos regionais, confecionados de forma caseira e tradicional pela sua proprietária D. Georgina;

Considerando que este espaço gastronómico se diferencia pelo seu ambiente familiar e informal, onde todos se sentem bem, demonstrando vontade de voltar, por serem acolhidos com a simpatia contagiante e com a hospitalidade ímpar da sua proprietária, que é a única empregada do restaurante, quer a confecionar, quer a servir;

Considerando que na sua decoração tão particular, se destacam postais, fotografias e mensagens dos muitos turistas de todas as partes do mundo que aí vão, levando dessa forma o

(8)

nome da Lagoa além-fronteiras, pela qualidade gastronómica de excelência e por aquilo que melhor caracteriza o concelho de Lagoa: a arte de bem comer e de bem servir.

Proponho a aprovação de um Voto de Congratulação ao Restaurante Pérola do Oceano na pessoa da sua proprietária, D. Georgina, como reconhecimento pelo êxito e mérito gastronómico alcançado, ao longo de 25 anos de existência, assumindo-se como um espaço gastronómico de referência.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar o Voto de Congratulação ao Restaurante Pérola do Oceano na pessoa da sua

proprietária, D. Georgina Amélia da Silva, como reconhecimento pelo êxito e mérito gastronómico alcançado, ao longo de 25 anos de existência;

2.º Dar conhecimento do referido Voto de Congratulação à D. Georgina Amélia da Silva.

PONTO N.º 4 – RELATÓRIO FINAL – INSPEÇÃO ORDINÁRIA AO MUNICÍPIO DE LAGOA:

Pela Inspeção Regional da Administração Pública foi presente o ofício SAI-IRAP/2015/364 Proc.º 56.03/2014/6, de 24 de agosto de 2015, sobre a Inspeção Ordinária ao Município de Lagoa – Relatório Final que abaixo se transcreve:

“Em conformidade com o despacho de Sua Excelência o Vice-Presidente do Governo Regional, de 2015.08.21, proferido na sequência do Procedimento identificado em epígrafe, cumpre-me remeter a V. Exa. um DVD com o Relatório e Documentos, para adoção de medidas de melhoria propostas e que dessa adoção dê conhecimento à IRAP no prazo de 60 dias.”

O Senhor Vereador José Cabecinha expôs que deverá haver por parte da Câmara Municipal um maior cuidado para cumprir com o estabelecido em toda a legislação e principalmente com os princípios e regras do POCAL, porque depois todos os membros do Órgão Executivo são responsáveis.

Referiu ainda o Senhor Vereador José Cabecinha que há muitas situações que os Vereadores em Regime de não Permanência desconhecem e não sabe até que ponto podem ser chamados à responsabilidade. Salientou que este ano, aquando da apresentação da proposta das Opções do Plano e do Orçamento para 2016, estará mais atento, principalmente, em relação às rubricas “Outros”.

A Senhora Vereadora Elisabete Pacheco Tavares informou que segundo o Relatório Final, as três situações de eventuais responsabilidades financeiras são: não foram observadas as regras previsionais na elaboração do Orçamento de 2013, acredita ser uma não conformidade pontual e irrepetível; a autorização da realização de trabalho extraordinário que ultrapassou os limites legais, que em sua opinião, é uma não conformidade defensável; e a não arrecadação da receita do abastecimento público de água, que por ser a mais abrangente em tempo, valor e responsabilidades assume-se como sendo a mais preocupante.

(9)

Mais informou que em relação às dívidas das águas está a ser estudado o seu enquadramento legal e adaptação dos procedimentos internos relativos aos processos de execução fiscal, de modo a clarificarmos como vamos proceder no futuro, com vista a minimizar os prejuízos para o Município e para todos os membros deste Órgão Executivo.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Adotar as recomendações e medidas de melhoria propostas, no Relatório Final, sobre

a Inspeção Ordinária ao Município de Lagoa;

2.º Dar conhecimento à IRAP, no prazo de 60 dias, da adoção das recomendações e das

medidas de melhoria propostas.

UNIDADE ORGÂNICA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE CONTABILIDADE E PATRIMÓNIO:

PONTO N.º 5 – PEDIDO DE ADIANTAMENTO – JUNTA DE FREGUESIA DO CABOUCO:

Pela Junta de Freguesia do Cabouco foi presente o ofício n.º 131/2015, de 1 de setembro de 2015, solicitando o adiantamento da transferência da verba financeira do mês de outubro, com a do mês de setembro, por motivos de dificuldades de tesouraria.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Autorizar o adiantamento da transferência da verba financeira do mês de outubro, com

a do mês de setembro, à Junta de Freguesia do Cabouco;

2.º Dar conhecimento desta deliberação à Subunidade Orgânica de Contabilidade e à

Junta de Freguesia do Cabouco.

PONTO N.º 6 – PROPOSTA – ATRIBUIÇÃO DE APOIO FINANCEIRO A PARÓQUIA DO CONCELHO:

O Senhor Vice-Presidente apresentou e colocou à votação a proposta de atribuição de apoio financeiro à Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia, na freguesia do Cabouco que abaixo se transcreve:

“Considerando que, de acordo com o disposto na alínea u) do n.º 1 do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Câmara Municipal pode conceder subsídios a atividades de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra;

Considerando que, as Festas Religiosas das Paróquias do Concelho de Lagoa espelham a devoção religiosa do nosso povo e preservam traços importantes das nossas tradições;

(10)

Considerando que, as Festas Religiosas podem ser entendidas como uma manifestação cultural que tem passado entre gerações e que cabe preservar;

Considerando, a importância e dimensão destas festas no Concelho de Lagoa;

Considerando que, estas refletem o património histórico-cultural da nossa comunidade;

Considerando que são momentos por excelência para a confraternização da comunidade e para a promoção do Concelho de Lagoa;

Considerando que, assumem especial importância todas as atividades desenvolvidas pelas Paróquias, e que visem a ocupação útil dos tempos livres das crianças e jovens do concelho, a educação, a cultura, a formação cívica, a prática de hábitos de vida saudáveis, tais como a catequese, os encontros de jovens e demais atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade;

Propõe-se à Câmara Municipal que delibere atribuir para o ano de 2015 o seguinte apoio: - Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia, freguesia do Cabouco – 1.000,00 €.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar a atribuição do apoio, no valor de 1.000,00 € (mil euros), à Paróquia de Nossa

Senhora da Misericórdia, na freguesia do Cabouco;

2.º Dar conhecimento desta deliberação à Subunidade Orgânica de Contabilidade e à

Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia, na freguesia do Cabouco.

PONTO N.º 7 – PARECER DO FISCAL ÚNICO SOBRE A INFORMAÇÃO FINANCEIRA SEMESTRAL:

Pela Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda. – Marques da Cunha, Arlindo Duarte & Associados, foi presente o Parecer do Fiscal Único sobre a Informação Financeira do semestre findo, em 30 de junho de 2015, deste Município, incluída no Balanço e na Demonstração dos Resultados e nos Mapas de Execução Orçamental, a fim de ser submetido à Assembleia Municipal, de acordo com a alínea d) do n.º 2 do artigo 77.º da Lei n.º 73/2013, de 3 de setembro.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade, submeter o Parecer do Fiscal Único sobre a Informação Financeira Semestral à Assembleia Municipal, conforme previsto na alínea d) do n.º 2 do artigo 77.º da Lei n.º 73/2013, de 3 de setembro.

(11)

PONTO N.º 8 – RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA:

Foi presente o resumo diário da Tesouraria do dia 10 de setembro do ano em curso que apresenta um saldo de Operações Orçamentais de 454.729,19 € (quatrocentos e cinquenta e quatro mil setecentos e vinte e nove euros e dezanove cêntimos).

A Câmara tomou conhecimento.

ENCERRAMENTO:

Todos os assuntos foram aprovados em minuta, para efeitos de execução imediata, de acordo com o que dispõe o n.º 3 do artigo 57.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

E não havendo mais nada a tratar, sendo 09:30 horas, foi pelo Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal encerrada a presente reunião, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida foi aprovada e assinada nos termos da Lei.

E eu , Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos, a redigi, subscrevo e assino.

O VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

______________________________________ FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

Referências

Documentos relacionados

A autora defende que o descumprimento do prazo estabelecido no § 6º do art. 477 da CLT, sob a alegação de que não foi observado o prazo para o comparecimento à entidade sindical

7º, IV, da CF/88, impõe o seu provimento, para determinar a conversão do valor da indenização por danos morais, fixado em um salário-mínimo, em importância equivalente em

Conheço, pois, do recurso de revista. RETORNO À JORNADA INICIALMENTE CONTRATADA. sentença que julgou improcedente o pleito de pagamento de horas extraordinárias além da 6ª

Assim, dá-se provimento ao recurso, nos exatos termos acima lançados para determinar que a empresa de telefonia se abstenha de ofertar produtos e serviços para o

O hormônio TSH é o principal regulador da função tireoideana e leva à proliferação e diferen- ciação de tireócitos e captação de iodo 20. O TSH desencadeia suas ações

Há ainda relação estatística entre o motivo de aplicação da VMNI e a presença de Hipotensão arterial durante o tratamento (p<0,05), sendo esta mais comum em doentes

Em nossos resultados observamos esse acontecimento nos animais do grupo controle que apresentavam significativamente menos gordura retroperitoneal que os animais com sobrepeso e

(FA=adenoma folicular) exibiram marcação nuclear dos receptores de RXR e os carcinomas (PTC= carcinoma papilífero, FTC=carcinoma folicular, ATC= carcinoma anaplásico, MTC=