• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE ACOLHIMENTO AOS INGRESSANTES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

____________________________________________________________________________________

PROGRAMA DE

ACOLHIMENTO AOS

INGRESSANTES

(2)

O Programa de Acolhimento aos ingressantes, é um evento de recepção aos novos alunos que ingressam na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. Os calouros são recepcionados pelo Serviço de Atendimento ao Estudante-SAE, coordenador de curso, e alguns professores, Comissão Própria de Avaliação - CPA dando-lhes as boas vindas. O programa tem por objetivo acolher e facilitar a adaptação do estudante ingressante ao novo ambiente, buscando a integração entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno colaborador, aluno-coordenação. Este tipo de assistência possibilita aos estudantes a construção de identidades pessoais e coletivas, fundamentais para o desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Neste momento também são apresentados os setores da faculdade e suas funções, os programas de atendimento aos discentes, e todos os serviços oferecidos pela IES. Essa atividade visa apresentar a rotina acadêmica aos alunos ingressantes.

Durante as palestras, são apresentados os setores da IES e suas funções, o informativo sobre o funcionamento dos cursos e das coordenações e apresentação do manual do discente.

Essa atividade visa apresentar a rotina acadêmica aos alunos, com a finalidade de facilitar sua trajetória na Instituição.

O programa também propõe acolher o aluno ingressante, nas suas especificidades oferecendo também Nivelamento, que contribui para a superação das lacunas herdadas do ensino em níveis anteriores e ajuda os alunos a realizar um curso superior de qualidade, sua principal meta é possibilitar oportunidades iguais para seus alunos, gerando um ambiente acadêmico mais justo e solidário e apoio psicopedagógico, que tem por finalidade zelar pelo bem estar e qualidade dos alunos e prevenir o bom desenvolvimento pessoal e social, visando assim o sucesso no desempenho acadêmico, tal atendimento tem como finalidade orientar e esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao seu curso, dificuldades de aprendizado, de relacionamento em sala de aula ou

(3)

____________________________________________________________________________________

JUSTIFICATIVA

As experiências durante o primeiro ano na universidade são muito importantes para a permanência no ensino superior e para o sucesso acadêmico dos estudantes, mesmo que aparentemente eles possam estar preparados, esses momentos de chegada a um novo universo é delicado para o jovem (PASCARELLA; TERENZINI, 2005; REASON; TERENZINI; DOMINGO, 2006; OLIVEIRA ET AL, 2010).

O modo como os alunos se integram ao contexto do ensino superior faz com que eles possam aproveitar melhor (ou não), as oportunidades oferecidas pela universidade, tanto para a sua formação profissional, quanto para o seu desenvolvimento psicossocial.

Estudantes que se integram acadêmico e socialmente desde o início do seu curso têm possivelmente mais chances de crescerem intelectual e pessoalmente do que aqueles que enfrentam mais dificuldades na transição à universidade (TEIXEIRA ET AL, 2008).

O Serviço de Atendimento ao Estudante-SAE, visando mediar de forma proveitosa os novos ingressantes desta IES, desenvolve o Projeto Acolhimento, com a pretensão de, além de orientações procedimentais comuns na rotina acadêmica como protocolar documentos, resgate de livros na biblioteca, intercorrências na área da saúde, postura em sala, liderança positiva, ética, democracia e outros encaminhamentos, deixando-o fora de sala por menos tempo.

OBJETIVOS

Geral: ambientar, dinamizar e operacionalizar o tempo do acadêmico da IES de forma prazerosa.

Especifico: instrumentalizar o acadêmico quanto a localização e funcionamento de cada setor da IES, orientar na elaboração de documentos e executar solicitações, protocolos, acionar órgãos externos, entre outros encaminhamentos.

(4)

As ações propostas são desenvolvidas na modalidade de ensino presencial, bem como na modalidade a distância, ao longo de três semanas, podendo estender-se para mais ações de forma coletiva e ou individual, seguindo um cronograma e em formatos diversos, dependendo da necessidade, como palestras, visitas orientadas, intervenções em sala de aula, escuta , treinamento e triagem de demandas para os setores competentes.

(5)

____________________________________________________________________________________

CRONOGRAMA DE AÇÕES

Primeira Semana Segunda Semana Terceira Semana Acolhimento: Palestra sobre os procedimentos institucionais, missão da instituição, serviços prestados à comunidade, localização e funcionamento dos principais setores, portal, distribuição de notas, processo de avaliação, direitos e deveres, divulgação do SAE, NED, Ouvidoria e CPA e os serviços de apoio psicopedagógico e psicológico.

Manutenção do acesso ao Portal: Visita as salas

para verificação de pendências ao acesso ao portal e atendimento individualizado dos alunos que necessitam de treinamento para operar a plataforma.

Avaliações institucionais no portal do aluno: Visita

à salas para versar sobre as avaliações institucionais como: avaliação docente e da instituição, bem como a avaliação do Núcleo de Estudos Dirigidos que servem como horas acadêmicas.

Boas-Vindas: Visita às

salas de aula para agradecer e parabenizar pela escolha pela Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni, informar números de contato do SAE e oferecer os serviços que ofertados pelo Programa de Atendimento ao Estudante.

Eleição dos líderes de sala: Visita as salas para

eleição de dois representantes de sala, que serão os porta-voz

das demandas e

explanação sobre liderança.

Gestão de Permanência:

Divulgação dos serviços prestados por este setor no que tange a regularização da vida acadêmica do aluno no âmbito pedagógico e ou administrativo.

(6)

RECURSOS:

Data Show, laboratório de informática, sala de atendimento, localizada no Núcleo Acadêmico, papel ofício, lápis, caneta, computador, caixas de som.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BELLODI, P. L. O programa tutores e a integração dos calouros na FMUSP. Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro-RJ, v .28, nº 3, p.204- 214. 2004.

DAUDT. I. N.; BOLBADILHA, C.; MACHADO, M. B. Um vínculo eterno: recepção aos calouros ufrgs 2010. Trabalho submetido ao XVII Prêmio Expocom 2010, na Categoria Publicidade e Propaganda, modalidade Publicidade em mídia

alternativa. 2010. Disponível em:

http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/expocom/EX20-0682-1.pdf. Acessado em: 15/06/2011.

OLIVEIRA, S.B.; SILVA, S.T.P.; CARVALHO, F.O.; VAZ, A.C.M.; MOURA, C.J. Recepção calourosa – 2010. Projeto de ensino desenvolvido pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal de Goiás, 2010. Disponível em: http://www.ufg.br/conpeex2010/.

PASCARELLA, E. T., & TERENZINI, E.T. How college affects students: A third decade of research.San Francisco: Jossey-Bass, v.2, 2005.

REASON, R. D., TERENZINI, P. T., & DOMINGO, R. J. First things first: Developing academic competence in the first year of college. Research in Higher Education, v.47, p.149-175, 2006.

SCHLEICH, A. L. R. Integração na educação superior e satisfação acadêmica de estudantes ingressantes e concluintes. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2006.

TEIXEIRA, M.A.P.; DIAS A.C.G.; WOTTRICH S.H.; OLIVEIRA, A.M. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). v.12, n. 1, p.5-202, 2008.

FONTE DE FINANCIAMENTO Bolsas dos petianos, financiadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/ MEC).

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Após retirar, da maré observada, o valor da maré teórica, aplicou-se uma linha de tendência aos dados resultantes, a qual representa a variação do nível médio das águas no

2. Assim, e competindo aos Serviços de Fiscalização no âmbito de análise interna ou externa o controlo da matéria colectável, determinada com base em declaração

Os estudos sobre diferenciais de salários são explicados por alguns fatores que revelam a existência da relação entre as características pessoais produtivas educação,

A substituição deste resíduo não só pode beneficiar na destinação do mesmo como na redução do consumo de recursos não renováveis, neste caso foi utilizado em lugar parcial