• Nenhum resultado encontrado

Alteração unilateral, suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alteração unilateral, suspensão e interrupção do Contrato de Trabalho"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Alteração unilateral, suspensão e interrupção do

Contrato de Trabalho

Fonte: Henrique Correia

Inicialmente, cumpre salientar que a alteração do contrato de trabalho pode ser efetivada, desde que: a) exista consentimento do empregado e b) tal alteração não acarrete prejuízos diretos ou indiretos ao mesmo.

Se ocorrer o descumprimento desses requisitos, via de regra, tal mudança será considerada como ​nula. ​Atenção para a OJ cobra na PGE-MT (2016 - FCC):

OJ-SDI1-244 PROFESSOR. REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA. POSSIBILIDADE (inserida em 20.06.2001)

A redução da carga horária do professor, em virtude da diminuição do número de alunos, ​não constitui alteração

contratual​, uma vez que não implica redução do valor da

hora-aula.

Agora, vejamos o tópico sobre a transferência de empregados, muito cobrado em provas. A transferência unilateral, em regra, é vedada; no entanto, poderá ocorrer em determinadas situações. Vejamos:

A) Empregados que exerçam cargos de confiança;

B) Empregados cujo contrato tenha como condição implícita ou explícita a necessidade de transferência;

C) Extinção do estabelecimento, que visa preservar o contrato de trabalho.

De acordo com o Artigo 469, parágrafo terceiro, CLT, a transferência deve possuir os seguintes requisitos para receber o adicional: a) ser provisória; b) Adicional de, no mínimo, 25%.

(2)

Tal adicional terá natureza remuneratória, refletindo nas demais verbas de natureza trabalhista. ​Cuidado! ​Não confunda com a ajuda de custo, que é suportada pelo empregador e possui natureza indenizatória.

Em relação à suspensão e interrupção contratual, as mesmas existem para dar concretude ao princípio da continuidade do contrato de trabalho, visto que existem situações onde mesmo não existindo a prestação de serviços, o vínculo empregatício fica mantido.

A interrupção do Contrato de trabalho ocorre quando não existe, provisoriamente, a prestação de serviços, mas é devido o pagamento de salário e ocorre a contagem do tempo de serviço.

Por outro lado, nas hipóteses de suspensão, não há o pagamento de salários e também não conta o tempo de serviço. Vejamos quadro didático sobre o tema:

Agora, vejamos as dicas específicas sobre o tema, retiradas de questões de concursos públicos:

1. Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.

INTERRUPÇÃO

INCLUI SALÁRIO E INCLUI CONTAGEM DE TEMPO DE SERVIÇO

SUSPENSÃO

(3)

2. Atenção: ​Aposentadoria por invalidez x plano de saúde​: Assegura-se o direito à manutenção de plano de saúde ou de assistência médica oferecido pela empresa ao empregado, não obstante suspenso o contrato de trabalho em virtude de auxílio doença acidentário ou de aposentadoria por invalidez.

2.1 A aposentadoria por invalidez é um exemplo de ​suspensão ​do contrato de trabalho.

2.2 (CESPE) Q: "A aposentadoria por invalidez é forma de rescisão contratual". R: Falso!

2.3 (Vunesp - 2019) A aposentadoria por invalidez acarreta a suspensão do contrato de trabalho e possibilita a liberação dos depósitos do fundo de garantia do tempo de serviço. Correto!

3. Para ocorrer transferência do empregado, deve ocorrer a real necessidade do serviço.

3.1 Empregado transferido, por ato unilateral do empregador, para local mais distante de sua residência, tem direito a suplemento salarial correspondente ao acréscimo da despesa de transporte.

3.2 É lícita a transferência quando ocorrer ​EXTINÇÃO ​do estabelecimento em que trabalhar o empregado.

3.3. Em caso de extinção do estabelecimento, é lícita a transferência do empregado, dado o princípio da continuidade da relação de emprego.

3.4 Novo entendimento do TST: 13/08/19 - O Banco do Brasil S.A. foi condenado pela Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao pagamento do adicional de transferência a um gerente geral que foi transferido quatro vezes nos últimos oito anos do contrato. Segundo a Turma, a sucessividade das transferências é evidência de sua natureza transitória.

4. O depósito FGTS é obrigatório nos casos de afastamento para prestação do serviço militar obrigatório e licença por acidente do trabalho. (CESPE): "No caso de

(4)

afastamento para prestação do serviço militar obrigatório ou licença por acidente do trabalho, os empregadores devem continuar a realizar o depósito correspondente a 8% da remuneração do empregado na conta vinculada do FGTS".

5. Atenção: Novidade legislativa: considera-se justificada a ausência do empregado por 1 dia por ano para acompanhar filho de até 6 anos em consulta médica e de até dois dias para acompanhar cônjuge ou companheira gestante em exames e consultas médicas.

6. ​Atenção​: Não se considera transferência quando o empregado não precise mudar seu domicílio.

7. Nos casos de aborto involuntário, ocorre interrupção do C.T. e a mulher tem direito a duas semanas de repouso.

8. Licença nojo é o período de interrupção do C.T. em virtude do falecimento de alguém. Via de regra, o prazo é de dois dias, conforme CLT.

9. O período em que o empregado estiver afastado por motivo de acidente de trabalho é computado como tempo de serviço para fins de indenização e estabilidade.

10. Os primeiros quinze dias do afastamento do empregado por doença são computados como tempo de serviço. Nesse caso, configura-se a interrupção do contrato de trabalho.

11. Pode o juiz assegurar à mulher em situação de violência doméstica e familiar a manutenção do vínculo trabalhista, constituindo tal hipótese suspensão do contrato de trabalho. A lei maria da penha assegura afastamento do trabalho por até 6 meses.

11.1 (DPU) Se uma mulher vítima de violência doméstica for afastada temporariamente do local de trabalho, pelo juízo competente, visando preservar a manutenção do vínculo trabalhista e resguardar sua integridade física e psicológica, essa situação configurará hipótese de suspensão do contrato de trabalho.

(5)

12. O Adicional de transferência é devido somente na ​transferência provisória​. 13. Caso um empregado se afaste do emprego devido à investidura em mandato eletivo e ao efetivo exercício desse mandato, essa hipótese não constituirá motivo para rescisão do contrato de trabalho por parte do empregador.

14. A falta injustificada é modalidade de suspensão do contrato de trabalho (CESPE - TRT 7ª).

15. Atenção! Nos termos do que dispõe o Precedente n.º 159 da Orientação Jurisprudencial da SDI, a alteração na data do pagamento dos salários, DENTRO DO PRAZO fixado no parágrafo único do art. 459 da CLT, não representa alteração contratual lesiva aos interesses do empregado.

16. A suspensão que ultrapassar o prazo de trinta dias consecutivos é considerada rescisão injusta do contrato de trabalho por culpa do empregador, portanto são devidas, ao empregado, as verbas rescisórias normais.

17. A greve é modalidade de ​SUSPENSÃO​ do contrato de trabalho.

18. A mulher terá direito a dois descansos especiais de meia hora cada um para amamentar seu filho, até que este complete 6 (seis) meses de idade.

19. A licença maternidade também é modalidade de interrupção do C.T. (Avaré-Prev Vunesp). Bem como a licença paternidade (CESPE). Isso ocorre porque continua recebendo a remuneração devida.

20. O descanso semanal remunerado é ​INTERRUPÇÃO CONTRATUAL​, tendo em vista que o mesmo é recebido.

21. A prisão provisória é modalidade de ​suspensão do Contrato de Trabalho. (PGM - Maricá);

22. ​Cuidado! O mandato de membro de comissão de representantes dos empregados não implica suspensão ou interrupção do contrato de trabalho,

(6)

devendo o empregado permanecer no exercício de suas funções. Alteração da nova reforma trabalhista.

23. De acordo com a CLT, ocorrendo motivo relevante de interesse para a segurança nacional, poderá a autoridade competente solicitar o afastamento do empregado do serviço ou do local de trabalho, sem que se configure a suspensão do contrato de trabalho (CRF-PR-2019).

24. Nova hipótese de interrupção contratual na CLT: Até 3 (três) dias, em cada ​12

(doze) meses de trabalho​, em caso de realização de exames preventivos de

câncer devidamente comprovada.

25. As férias são hipóteses de interrupção do contrato de trabalho e são computadas como tempo de serviço.

Súmulas sobre o tema:

29, 43, 155, 160, 118, 269 e 440, TST.

Bons Estudos! Equipe CTPGE

Referências

Documentos relacionados

• Pelos resultados, verificou-se diferença significativa entre resposta clínica completa para: mudança de RFP pré vs pós-QTN mama afetada e contralateral (maior frequência

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Uma das grandes preocupações de governos e autoridades ligadas ao meio ambiente tem sido a liberação excessiva de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, responsável, entre