• Nenhum resultado encontrado

Lucy Previato Psicóloga CRP 06/

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lucy Previato Psicóloga CRP 06/"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

SÍNDROME DA ADOLESCÊNCIA NORMAL

Vamos conversar um pouco sobre Adolescência. Por que um pouco?

Pois o tema é bastante amplo, e o que vamos tratar aqui é a base para a compreensão dos desdobramentos sobre a Adolescência.

Então, o que significa a palavra: Síndrome?

De acordo com o dicionário, é um conjunto de sinais e sintomas observáveis em vários processos sem uma causa específica.

Sendo assim, a síndrome que vamos estudar trata-se de um conjunto de sinais e sintomas observados nos adolescentes de modo geral, e que são adequados e “normais”.

Podemos listar 10 sinais:

1. Busca de si e da identidade; 2. Tendência grupal;

3. Necessidade de fantasiar e de intelectualizar; 4. Crises religiosas;

5. Deslocamento temporal;

6. Evolução sexual, do autoerotismo até a heterossexualidade; 7. Atitude social reivindicatória;

8. Contradições sucessivas na conduta; 9. Separação progressiva dos pais;

(3)

1. Busca de si e da identidade:

Costumo dizer que a fase da adolescência é um estado de “terra de ninguém”, onde o indivíduo não é mais criança mas ainda não é adulto. Para certas coisas o adolescente escuta de seus adultos: “Por que está fazendo isso? Você não é mais criança!” - e para outras, “tá pensando que é gente?!”, diante disso, o adolescente recorre a situações que se apresentam mais favoráveis no momento, para buscar sua identidade, e uma delas é a uniformidade, procura se igualar com seus pares tentando construir uma nova consciência sobre si. Isso explica o fenômeno grupal. O grupo confere ao adolescente essa identidade “transitória”: sou do grupo dos góticos, ou, da turma que usa All Star, todos com a blusa amarrada na cintura, todo mundo com o cabelo azul, etc. Por essas e outras, você que tem um adolescente por perto, não se assuste! Ele só está buscando um equilíbrio e uma referência e o grupo de amigos tem um papel fundamental nesse momento, portanto, seja amigo dos amigos dele e não tente afastá-los, a não ser que seu adolescente (ou se você é o adolescente) esteja em risco.

Alerta! Se o seu adolescente não está inserido em um grupo de amigos,

verifique se ele está precisando de ajuda!

2. Tendência Grupal:

Agora parte da dependência que o adolescente tinha com sua família, ele transfere para o grupo, assim o grupo é extraordinariamente importante. O adolescente valoriza muito a opinião que o grupo tem sobre ele, e segue à risca as regras desse grupo. Busca a aprovação dos outros, pois na verdade ele está querendo a sua própria aprovação.

No início, os grupos são formados por pessoas do mesmo sexo e depois, com o amadurecimento, se aproximam de adolescentes do sexo oposto.

(4)

3. Necessidade de fantasiar e intelectualizar:

Trata-se de mecanismos de defesa frente às perdas. Perdas? Que perdas?

O adolescente enfrenta 3 grandes perdas, 3 grandes Lutos:

1) Perda do corpo infantil (ganha um novo corpo, que ocupa grande parte de seu foco);

2) Perda da identidade infantil;

3) Perda dos pais da infância, uma vez que os pais mudam de comportamento com eles quando deixam de ser crianças.

Essas perdas podem trazer sentimentos de depressão e de fracasso, o que os levam a refletir sobre a vida, sobre o mundo, as pessoas e tudo ao seu redor. Passam a questionar mais e desenvolvem seu senso crítico. Parecem estar no mundo da lua, divagando, desligados, e estão mesmo! Mas isso também faz parte do processo de adolescer, e nós adultos já passamos por isso!

4. Crises Religiosas:

Como o adolescente é muito intenso em tudo o que faz, pensa e sente, com a religião não seria diferente!

Ele pode se manifestar como um ateu intransigente ou um místico fervoroso, e pode oscilar entre essas duas posições demonstrando sua angústia diante da vida e da morte, uma vez que essa é uma questão sobre a qual o adolescente está refletindo também, inclusive com medo de perder seus pais. Entre outras coisas, a religião oferece uma idéia de continuidade da vida, e isso pode trazer algum alívio. Há também a necessidade de confrontar seus adultos, e fazer isso através da religião de seus pais é muito comum, e pode render sérios conflitos em casa. Mais

(5)

uma vez digo a você que tem adolescentes em seu convívio: Não se assuste e não se desespere! Vai passar! Se o adulto fizer a parte dele, é claro! Mas também dou uma dica importante: é na adolescência que ocorre o maior número de evasão das igrejas, portanto o líder espiritual dos adolescentes deve ser alguém muito bem preparado e empático, pois a tendência natural é que eles se afastem nesse período. Lembre-se: o adolescente é vulnerável e vive intensamente, tanto o que há de bom quanto o que há de ruim! E, além disso, têm a sensação de onipotência, e que nada vai atingi-los, portanto, podem se tornar presas fáceis para os perigos.

5. Deslocamento temporal:

O adolescente passa por um período de sincretismo misturando conceitos infantis e de adulto, onde o tempo passa a ser atemporal e funciona baseado em seu egocentrismo. Ele se desespera por não ter roupa para o baile de formatura que acontecerá daqui a um ano e meio, mas está supertranquilo e sem pressa nenhuma para estudar para a prova de amanhã, afinal “tem tempo ainda”! O tempo não existe, o importante é o fato! Tenta manejar o tempo de forma concreta e segundo os seus interesses.

6. Evolução sexual do auto-erotismo para a heterossexualidade:

Na infância o indivíduo vive o erotismo com seu próprio corpo, com manipulação e exploração, levando-o ao autoconhecimento. Não há ainda o interesse pelo corpo de outra pessoa. Na adolescência, a masturbação pode servir como uma descarga de tensão, negação onipotente da existência de outro sexo. Há outras formas de descarregar a tensão: roer unhas, morder os lábios, gagueiras, torcer o cabelo, palavrões, indiferença

(6)

pela limpeza etc.

Na medida em que vão se sentindo mais seguros, se aproximam gradativamente de seus pares, e a sensação de estar apaixonado é um dos componentes mais importantes da vida do adolescente, e ele vive essa paixão intensamente, podendo ou não evoluir para o amor maduro. Outra dica: Você adulto não se posicione contra o objeto da paixão de um adolescente, pois irás entrar em um forte combate! Use de sabedoria!

7. Atitude Social Reivindicatória:

É o comportamento opositor, aquele que muitos adultos denominam “aborrecente” e que, a meu ver, além desse termo ter uma conotação pejorativa e não ajudar em nada demonstra que esse adulto nunca leu sobre adolescência e se esqueceu de que já foi adolescente um dia.

Sim, o adolescente se opõe e confronta o adulto, projetando no mundo externo suas raivas, rejeições e condutas destrutivas, acha que o mundo mudou com ele e não ele, afinal as pessoas não têm mais uma atitude tolerante com ele, e nem acham graça nas coisas que ele fala e faz.

8. Contradições sucessivas em todas as manifestações de conduta:

Nada mais são que expressões de sua identidade: transitória e circunstancial. Hoje o adolescente se diz perdidamente apaixonado por alguém, amanhã ou não lembra mais da pessoa ou está com raiva dela. E essas contradições se manifestam em diversas áreas de sua vida atual. Sendo assim, quando seu adolescente afirmar que quer muito algo para hoje, espere pelo menos umas 12 horas para ver se ele não muda de opinião.

(7)

9. Separação progressiva dos pais:

Se as figuras parentais foram suficientemente adequadas essa separação progressiva acontecerá de forma tranqüila e fácil, uma vez que é algo natural e faz parte do nosso desenvolvimento. O adolescente estará se afastando dos pais para se inserir em outros grupos sociais. E muitas vezes, nesse momento quem entra em crise são os pais, que podem se sentir rejeitados, excluídos, feios, velhos, etc. Ei! Cuidado! A gente vê muito pai e mãe na meia idade se vestindo e se comportando como adolescente! Vale a pena elaborar essa separação progressiva para não se enganar e gerar sofrimento!

10. Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo:

Com tantas mudanças sociais, emocionais e físicas, como manter a estabilidade do humor não é mesmo?

Em um único dia o adolescente pode experimentar todos os sentimentos possíveis, e com muita intensidade, por exemplo, ele não estará triste, ele estará profundamente infeliz! E pior, incompreendido!

O humor nessa fase vai de um extremo a outro com muita facilidade, e o próprio adolescente fica sem entender o que está acontecendo. Por isso a importância de ajudá-lo a caminhar por esse período, orientando e auxiliando em seu autoconhecimento.

Quando os adultos facilitam o desenvolvimento do adolescente, ele pode evoluir de modo adequado e saudável, construindo uma vida adulta feliz e autoconfiante, e assim, seguir em frente em sua caminhada.

O adolescente é potencialmente bom, desde que seja acolhido e compreendido durante essa fase de transição. Precisa de limites e de repreensão, e ele próprio cobrará se não os tiver, mas também precisa de amor e de paciência, assim como todo mundo!

(8)

ADOLESCENTE

PAULO ROBERTO NUNES

Adolescente É gente boa demais, Topa qualquer parada, Dia sim e outro também. Carrega tijolo pra construção, Descarrega caminhão de areia.

Morre de rir, Fala alto, Come muito, Quer ser amigo E conversar horas a fio.

Pensa diferente. Tem jeito criativo,

Inventivo,

Quer logo fazer 18 anos. Sempre nos dá Aquele abraço de carinho, E dá pra gente muita alegria Quem conhece esse adolescente

Deseja ser gente, Sorrir, Ser feliz...

Gratidão!

Lucy Previato

Referências

Documentos relacionados

Não se deve subestimar a capacidade demolitória dessas inteligências de polaridades contrárias, pois seus interesses não são unicamente opor-se e sustentar dualidades ou

O modelo Booleano baseia-se na combinação de vários mapas binários, em cada posição x,y para produzir um mapa final, no qual a classe 1 indica áreas que

Interpelação Parlamentar ao Governo Regional: Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social Senhora

TITULARES DE CRÉDITOS ENQUADRADOS COMO MICRO EMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE. (Inciso IV

Aos empregados afastados do serviço por motivo de doença ou acidente do trabalho, a EMPRESA concederá, por um período de até 180 (cento e oitenta) dias, a complementação de

 análise de texto para distinção entre facto e opinião e entre argumento e conclusão;  avaliação de discursos tendo em conta a adequação à situação de comunicação;

Explorando as questões relativas às comunidades disciplinares e epistêmicas, o artigo de Tânia Beraldo e Ozerina Oliveira, “Comunidades Epistêmicas e desafios da

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas