• Nenhum resultado encontrado

Boletim Informativo. Luiz Carlos Braga ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim Informativo. Luiz Carlos Braga ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

No dia 17 de março foi realizada a 10ª Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Maria Macia, na Associação dos Agrônomos de Campo Mourão.

O evento contou com a presença dos diretores, conselheiros, coopera-dos e colaboradores. Os resultacoopera-dos referente ao ano de 2016 foram aprovacoopera-dos e mostraram um crescimento de 18% no faturamento total, 30% no número de cooperados, e 18% no volume de abate.

Além da aprovação de contas do exercício 2016 e plano de gestão para 2017, foram eleitos novos Conselheiros fiscais assim representados:

CONSELHO FISCAL (2017/2018)

CONSELHEIROS EFETIVOS CONSELHEIROS SUPLENTES Fábio Henrique Camargo Blacardini Fritz Gadotti

Murilo Menin Roberto C. Mendes Araújo

Rui Aranha Figueiredo Mario Losso Kluber

Quando as instituições funcionam, o país ganha. Em se tratando da operação Carne Fraca, é o caso. Uma investigação séria que mostra ao país os seus nós, seus problemas. E é preciso, agora, que o judiciário haja rapidamente para dar a pena justa a quem cometeu os ilícitos. Uma coisa, entretanto, deve ser salientada. Há os que come-tem deslizes e devem ser punidos. E exiscome-tem os que agem dentro das normas. É preciso separar bem estas duas esferas, esses dois tipos de agentes. Quem cumpre a lei, com todas as suas necessárias exigências, não pode ser punido junto com quem não a cumpre. A Maria Macia sempre primou pela qualidade dos seus produtos. E isso não é, para nós, uma frase marqueteira. Isso faz parte da nossa história e foi o que nos levou ao lugar que ocupamos. Somos a favor de que instituições funcionem adequadamente e punam quem cometeu e comete crimes contra a população. É para o bem do país, da sociedade como um todo. Mas tais instituições, imprensa inclusa, não podem transfor-mar algo tão sério e tão importante em mero espetáculo. Ou seja, quem cumpre a lei, respeitando, entre muitas outras, as normas de higiene dos produtos, e contribui

cotidianamente para um país melhor, não deve pagar pelos que querem ganhar a qualquer preço. É preciso passar o Brasil a limpo, é certo. Contudo, é preciso igualmente respeitar aqueles que sempre agiram de acordo com as leis e sempre contribuíram para o que há de melhor em nosso país. A Maria Macia pretende continuar desse lado criativo e correto de um Brasil que é exemplo.

Luiz Carlos Braga

Publicação Trimestral - Maio 2017 / Ano 04 / N° 13

Boletim

(2)

A Maria Macia, em parceria com a empresa Tru-Test, realizou 3 palestras técnicas nos dias 16/02 e 11/04 em Campo Mourão e no dia 12/04 em Guarapuava, abordando o assunto: “ Cerca elétrica eficiente, barata e sem dor de cabeça” ministradas

pelo Médico Veterinário e Gerente Comercial Nacional Tru-Test Ernesto Coser Netto, onde os participantes puderam aprender sobre como projetar e instalar uma cerca elétrica em sua propriedade de maneira eficiente.

A 1ª Reunião Técnica de 2017 foi realizada no dia 17 de março após o encerramento da assembleia e contou com a presença de

coope-rados, parceiros e convidados.

O destaque do evento foi a palestra "Benchmarking: o que as fazendas mais lucrativas têm em comum", ministrada pelo Ms. Antonio Chacker El Memari Neto um dos mais requisitados palestrantes do meio pecuário que abordou assuntos sobre a gestão das propriedades rurais. De forma direta ele explicou como transformar fazendas usando

técnicas modernas de gestão.

A 21ª RT teve ainda a participação do presidente Luiz Carlos Braga tratando de assuntos diversos da Cooperativa e do Dr. Paulo Emilio Prohmann abordando novidades relacionadas às Compras em Conjunto e novos produtos. Também foram entregues novos atestados BPA e uma novidade que foi a premiação dos melhores abates de 2016, que serão destacados ainda nessa edição.

Preocupados com o episódio da “Carne Fraca” foi realizado no dia 31/03 em Guarapuava o treinamento de MRE/E-EB Materiais e Riscos Específicos, encefalopatia espongiforme bovina (mal da vaca louca) ministrado pelo Méd. Vet. Clóvis Bassani. O treinamento foi direcionado a equipe de colaborado-res e principalmente ao corpo técnico de veterinárias colaborado- responsá-veis Melissa e Renata. Contou com a participação de 25 funcio-nários do Frigorífico Vale do Jordão, que é prestador de serviços da Maria Macia, e 4 colaboradores da Cooperativa com o intuito de orientar sobre a remoção e destinação correta dos sub

produ-tos (encéfalo, olhos, tonsilas e amígdalas, medula espinhal e parte do intestino delgado), além de medidas preventivas adotadas pelo ministério da agricultura em proibir o uso de farinha de carnes e ossos na alimentação de ruminantes.

Conclui-se portanto que produtos de boa qualidade e um bom manejo da tecnologia podem reduzir gastos com manutenção e obter melhores resultados.

Treinamento em Guarapuava

Palestra técnica

(3)

Com o intuito de estar cada vez mais atenta às tendências de mercado, a Cooperativa Maria Macia foi convi-dada a conhecer as instalações do projeto Boutique da Carne

Siltomac. Localizada no município de São Carlos – SP, a

empre-sa é especializada na fabricação de equipamentos para utilização na agricultura e pecuária, em especial para alimen-tação animal.

No centro de eventos do Ribeirão Shopping em Ribeirão Preto - SP aconteceu de 04 a 07 de abril o “Encontro de Confinamento e Recriadores” da Scot Consultoria. Dois colaboradores do departamento técnico representaram a Maria Macia, o Méd. Vet. Victor Hugo e o Zootecnista Tomás Zanin.

O evento foi composto por uma sequência de análises e palestras técnicas do mercado de confinamento e de recria com os principais nomes da pecuária brasileira.

A proposta do evento foi oferecer informações de qualidade, reunir os princi-pais nomes do setor, em um ambiente descontraído para debater temas como: gestão, casos de sucesso, recria no cocho, custos, índices zootécnicos, nutrição, manejo de pastagem e mercado.

Nos dias 30 e 31/03 a Agropecuária Guapiara realizou o “Guapiara Brangus Road 2017” com a participação de dois colaboradores da Cooperativa Maria Macia: Tomás responsável técnico da região de Guarapuava e Vanderlei Bacil representante comercial de Curitiba.

Foram 2 dias de visitas nas propriedades da Agropecuária, a primeira Fazenda São Luiz, situada no município de Boa Ventura de São Roque com pales-tra do Dr. José Bento Ferraz Sterman – USP, e a segunda Fazenda Entre Rios situa-

Da esquerda para direita Tomás Zanin (Zootecnista Maria Macia), Alcides Torres (Diretor Fundador da Scot Consultoria) e Victor Hugo (Médico Veterinário Maria Macia)

Foi realizado nos dias 27 e 28 de abril no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu/SP, a sexta edição do Simpósio Internacional de Nutrição de Ruminantes.

Com o tema “Estratégias para otimização da pecuária intensiva no cenário econômico atual”, o evento teve como objetivo reunir pesquisadores em destaque na área de nutrição de ruminantes e áreas correlatas do Brasil e da América do Norte.

Representando a Cooperativa Maria Macia participaram do simpósio dois coloboradores do departamento técnico os veterinários Willian e Victor.

da no município de Laranjal.

O tema abordado foi uso de touros provados, cria e recria de animais para seleção genética, manejo sanitário, repro-dutivo e nutricional.

Dentre as atividades da empresa também está a criação de animais para a produção de cortes especiais. Abatendo uma média de 10.000 animais por ano, contam com sala de desossa própria, onde desossam todas as carcaças que dão origem aos cortes que são comercializados na Boutique da Carnes, localizada às margens da rodovia SP 215.

Estiveram representando a cooperativa durante a visita Hélio H. Santinoni (Gerente Comercial), Alexandre Roverso (Assistente Comercial) além dos Médicos Veterinários Clovis Bassani e Willian Alessi.

Simpósio Internacional de Nutrição de Ruminantes.

Visita Técnica Siltomac

Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria

Dia de Campo Agropecuária Guapiara

(4)

CURSO DE MANEJO RACIONAL

A Maria Macia em parceria com a Bayer promoveu nos dias 25 e 26 de abril o Curso de Manejo Racional de Bovinos de

Corte.

O curso foi ministrado pelo Dr. Adriano Gomes Pascoa, zootecnista da BEA Consultoria e Treinamento, e contou com 15

participantes.

O objetivo do curso é treinar e aperfeiçoar profissionais (pecuaristas, capatazes, vaqueiros, técnicos e demais interessa-dos) em boas práticas de manejo de bovinos de corte. A ênfase do curso está na utilização dos conhecimentos sobre o comporta-mento dos bovinos para a definição de estratégias de manejo, de forma a reduzir riscos de acidentes e de estresse decorrente do manejo. A adoção dessas práticas contribui para melhorar a interação com os bovinos, proporcionando: melhoria do bem-es-tar dos animais, melhores condições de trabalho, diminuição de perdas e maior produtividade.

Como resultado final obtém-se a melhora, ou manuten-ção em altos níveis, da eficiência produtiva e econômica na atividade pecuária.

“A nossa parceria com a Maria Macia,

remonta dos tempos em que a cooperativa ainda

era

um

embrião.

Muitos foram os negócios realizados como

comercialização de bezerros, projetos de

confina-mentos, rotação de pastagens e muita motivação

pela pecuária bem manejada.

O nascimento da cooperativa Maria Macia, veio coroar o trabalho bem feito, que em muitas

conver-sas passadas, ansiávamos que acontecesse. A premiar o animal de qualidade e principalmente remunerar o

produtor

de

maneira

mais

justa.

Através do cooperativismo, fomos muito beneficiados com a troca de informações, através de

pales-tras, dias de campo, do espetacular acessoramento técnico e com o competente suporte dado por seus

colaboradores.

Eu e toda a família Klüber, nos sentimos imensamente agradecidos, por participar desta organização,

que nos ajuda a produzir, não gado, mas carne de primeiríssima qualidade.

A Maria Macia, provou ser extremamente competente e eficiente, ganhando mercado dia a dia,

fornecendo um produto diferenciado com preços altamente competitivos.”

Parabéns a toda família Maria Macia da qual somos parte!

Mário klüber

(5)

CERTIFICAÇÃO BPA (BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS)

Foram certificadas mais 4 propriedades que se encontram em conformidade com o Programa Boas Práticas Agrope-cuárias (BPA) para gado de corte, fomentado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A Maria Macia têm como cooperadas as únicas propriedades certificadas no estado do Paraná, sendo ao todo 9. Os atestados foram entregues para as seguintes propriedades:

Fazenda São Jorge – Farol (Agropecuária Água Azul)

Fazenda Santa Rita – Janiópolis (Agropecuária Água Azul) Fazenda Monte Sião – Nova Olimpia (Antonio Olair magri)

Fazenda Moreira Salles – Moreira Sales (Moreira Salles Agropecuária Ltda.)

Pela primeira vez a cooperativa Maria Macia premiou os melhores abates do ano. O prêmio foi dividido nas categorias machos e fêmeas dos abates de Campo Mourão e Guarapuava, totalizando 12 premiações.

O ganhador de cada categoria levou para casa uma caixa de cortes Maria Macia. Desejamos que você seja o próximo ganhador!

EM FOCO

Machos

Agropecuária Água Azul Agropecuária Ipê Maria da G. Montans Braga

Fêmeas

Agropecuária Ipê Agropecuária Água Azul Ely Roberto Villegas

Machos Agropecuária Ipê

Maria da G. Montans Braga Agropecuária Água Azul

Fêmeas Agropecuária Ipê

Agropecuária Água Azul Maria da G. Montans Braga

1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar

Campo Mourão Guarapuava

PREMIAÇÃO MELHORES ABATES 2016

Visita Técnica ao Texas

Entre os dias 09 e 11 de abril foi ministrado o Curso de Curta Duração em Bovinos de Corte, promovido pela Texas Tech University, na cidade de Lubbock (Texas, EUA). O diretor secretário Dr. Paulo Emilio Prohmann participou do evento e fez o seguinte relato: “é incrível a estrutura para pesquisa que montaram, assim como os resultados que a equipe de professores da instituição vem obtendo. Eles estão muito avançados no estudo da carne de qualidade”. Após o curso, o diretor seguiu ainda para a cidade de San Antonio (Texas, EUA) onde participou do Simpósio PNC sobre nutrição de bovinos, entre os dias 13 e 14 de abril, sendo outra excelente oportunidade para atualizar os resultados das pesquisas mais recentes do setor.

(6)

Inicialmente com apenas uma mercearia na cidade de Foz do Iguaçu, o Ney supermercados teve a ideia de ampliar suas instalações no ano de 2004. Em parceria com seu irmão iniciou a construção do supermercado conforme a disponibilidade de caixa. No dia 12/10/2012, a construção estava finalizada e o supermercado foi inaugurado.

Após quase 5 anos as conquistas são diárias. Em 2013 firmamos parceria com a Cooperativa Maria Macia, devido qualidade de suas carnes e de seu atendimento. Essa parceria se mantém até os dias de hoje auxiliando a conquista de novos clientes e aumentando as receitas, gerando resultados positivos.

Parcerias demandam elevado compromisso entre compradores e fornecedores. Os compradores exigem qualidade, preço, tecnologia e cumprimento dos prazos e os fornecedores, a confança e o profssionalismo numa relação estável e rica.

Ney Supermercado

seleciona com o passar do tempo, indivíduos resistentes. Para evitar (ou minimizar) tais prejuízos, o corpo técnico da cooperativa Maria Macia indica todos os anos princípios ativos distintos e veículos com ações diferenciadas, rotacionando os produtos a serem utilizados. Desde 2012, já foram indicados para o controle efetivo: ivermectina, abamectina, levamisol, moxidectina, doramectina e sulfóxido de albendazole. Seguindo o mesmo raciocínio, indicaremos para o ano de 2017 o produto Cydectin (Moxidectina - Zoetis) a ser administrado em maio, na primeira campanha contra a febre Aftosa. Na segunda campanha, em novembro, indicaremos o produto Trucid (Doramectina – Bayer), que além de atuar em vermes auxilia no controle dos ectoparasitas. Lembrando que as categorias mais susceptíveis a estes parasitas são os animais

Vermifugações: atenção com os princípios ativos!

VALDINEIE SUAESPOSA ELISABETI

Valdiney Venson

PARCERIA QUE

DÁ CERTO

Visita Técnica ao Texas

Entre os dias 09 e 11 de abril foi ministrado o Curso de Curta Duração em Bovinos de Corte, promovido pela Texas Tech University, na cidade de Lubbock (Texas, EUA). O diretor secretário Dr. Paulo Emilio Prohmann participou do evento e fez o seguinte relato: “é incrível a estrutura para pesquisa que montaram, assim como os resultados que a equipe de professores da instituição vem obtendo. Eles estão muito avançados no estudo da carne de qualidade”. Após o curso, o diretor seguiu ainda para a cidade de San Antonio (Texas, EUA) onde participou do Simpósio PNC sobre nutrição de bovinos, entre os dias 13 e 14 de abril, sendo outra excelente oportunidade para atualizar os resultados das pesquisas mais recentes do setor.

A resistência dos vermes que acometem os bovinos aos produtos antiparasitários é um assunto preocupante e que a cada ano ganha mais importância em nossa atividade. Um dos principais motivos deste fenômeno é o uso contínuo dos mesmos princípios ativos, o que

Na busca constante por melhor atender os clientes e, com isso, garantir uma maior valorização na cotação da arroba aos cooperados, a Cooperativa Maria Macia apresentou durante a última Assembleia Geral Ordinária, no dia 17 de março, alterações nos padrões exigidos dos animais abatidos. O peso mínimo necessário ao abate foi alterado para 480 kg nos machos, permanecendo o mesmo preconizado anteriormente para as fêmeas (400 kg). O peso máximo passou para 650 kg nos machos, não tendo limitação para as fêmeas. Os outros itens (raça, acabamento e idade) não sofreram alterações. O material ilustrando os novos padrões será enviado por e-mail a todos os cooperados.

Novos Padrões Maria Macia

ESPAÇO TÉCNICO

(7)

Abaixo segue programação para os próximo meses de 2017.

Poderão ocorrer alterações, porém serão previamente comunicadas.

O aumento da produtividade de carne é um dos principais objetivos de uma propriedade que investe na criação de gado de corte. Para isso, é essencial ter alguns cuidados e o primeiro deles é com o melhoramento genético, que já passou a ser uma medida básica. Cuidar da genética animal irá refletir no volume e também na qualidade da produção.

O gado de corte precisa ter uma carcaça bem desenvolvida e características que atestem a superioridade do rebanho bovino. Uma das principais qualidades de um gado de corte melhorado é a precocidade animal que permite um desenvolvi-mento rápido e, portanto, aumenta o potencial produtivo e lucrativo.

Visando sempre a melhoria da qualidade dos animais e o resultado para o cooperado, a Maria Macia promoverá mais uma vez a campanha de semên que acontecerá no mês de julho.

O corpo técnico da Cooperativa estará reunido nas próximas semanas, avaliando os touros disponíveis no mercado, priorizando características como eficiência alimentar, desempenho e rendimento de carcaça. Em breve divulgaremos mais informações.

COMPRA DE SEMÊN

REPAGINAÇÃO DO SITE

O site é um dos instrumentos de comunicação, informação e publicidade mais eficiente que existe, por isso ele precisa ser acessível, agradável e funcional. Toda mudança estética como o esquema de cores, gráficos e tipografia precisa ser alinhado com a funcionalidade e facilidade de navegação.

Pensando nisso a Maria Macia lançou no dia 12 de maio o novo site que conta com conteúdo interativo e de fácil

acesso.

Acesse e confira: www.mariamacia.com.br

CALENDÁRIO PERMANENTE

2

0

1

7

MÊS

ATIVIDADE

JUNHO

JULHO

SETEMBRO

OUTUBRO

Evento cria - à confirmar

2ª Campanha insumos

Campanha de sêmen

Dia de campo - à confirmar

3ª Campanha insumos

Referências

Documentos relacionados

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo avaliar discentes da disciplina de Matemática Discreta nos conteúdos de lógica formal, teoria dos conjuntos e

Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do pH e da temperatura na substituição do metanol por água, na extração de antocianinas totais de glumas