• Nenhum resultado encontrado

Rótulo Ecológico para Eventos Sustentáveis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Rótulo Ecológico para Eventos Sustentáveis"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

SUMÁRIO 0 Introdução 1 Objetivo 2 Referências normativas 3 Definições 4 Siglas 5 Escopo 6 Critérios Técnicos

7 Descrição do processo de certificação

8 Descrição do processo de manutenção da certificação 9 Modificação nos critérios

Histórico das revisões

Revisão Data Descrição da alteração Observações

Preparação Verificação Aprovação

ABNT/CTC-20 Andreia Oliveira Guy Ladvocat

Comitê Técnico de Certificação – Grupo de Rotulagem Ambiental

Analista Técnico Gerente de Certificação de Sistemas de Gestão

(2)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

0 Introdução

O programa de Rotulagem Ambiental da ABNT foi desenvolvido para apoiar um esforço contínuo para melhorar e/ou manter a qualidade ambiental através da redução do consumo de energia e de materiais, bem como da minimização dos impactos de poluição gerados pela produção, utilização e disposição de produtos e serviços.

Este documento foi preparado com base em uma visão geral sobre a avaliação do ciclo de vida do produto, conforme estabelecido na norma ABNT NBR ISO 14024, para programas de rotulagem ambiental do tipo I, e em informações de especificações para produtos similares de outros programas de rotulagem ambiental desenvolvidos por outros membros do Global Ecolabelling Network (GEN).

1 Objetivo

Este Procedimento estabelece os requisitos para Eventos Sustentáveis, disponível no mercado Brasileiro, devem atender para obter a licença para uso da Marca ABNT de Qualidade Ambiental (Rótulo Ecológico ABNT).

2 Referências normativas

Os documentos relacionados a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem requisitos válidos para este procedimento. As edições indicadas estavam em vigor no momento desta publicação. Como os documentos estão sujeitos à revisão, recomenda-se àqueles que utilizem este procedimento, que verifiquem a conveniência de utilização de edições mais recentes dos documentos indicados.

- ABNT NBR ISO 14001:2004 - Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso.

- ABNT NBR ISO 14020:2002 - Rótulos e declarações ambientais - Princípios gerais.

- ABNT NBR ISO 14024:2004 - Rótulos e declarações ambientais - Rotulagem ambiental do tipo I - Princípios e procedimentos.

- ABNT NBR ISO 14040:2001 - Gestão ambiental - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. - ABNT NBR 10004:2004 - Resíduos Sólidos – Classificação

- ABNT NBR ISO 20121:2012 - Sistemas de Gestão para a Sustentabilidade em Eventos – Requisitos com orientações de uso

- PG-11 - Procedimento Geral da Marca ABNT - Qualidade Ambiental.

- PG-12 - Diretrizes para Elaboração dos Critérios da Marca ABNT- Qualidade Ambiental.

3 Definições

3.1 Programa de rotulagem ambiental do tipo I

Programa de terceira parte, voluntário, baseado em critérios múltiplos, que outorga uma licença que autoriza o uso de rótulos ambientais em produtos, indicando a preferência ambiental de um produto dentro de uma categoria de produto específica com base em considerações do ciclo de vida (ABNT NBR ISO 14024).

(3)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

3.2 Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

ACV considera os impactos ambientais ao longo da vida do produto (do berço ao túmulo) desde a extração de matérias-primas até a produção, uso e disposição final. As categorias gerais de impactos ambientais a considerar incluem o esgotamento de recursos, a saúde humana e as consequências ecológicas.

3.3 Organização

Pessoa ou grupo de pessoas que tem suas próprias funções com responsabilidades, autoridades e relações para alcançar seus objetivos. O conceito de organização inclui, porém não se limita a, um único comerciante, companhia, corporação, firma, empresa, autoridade, sociedade, caridade ou instituição, ou parte ou combinação destas, se incorporada ou não, pública ou privada.

3.4 Evento

Encontro durante um período de tempo e um local onde uma série de atividades é criada e/ou uma mensagem é comunicada. Podendo incluir, mas não se limitando a: eventos corporativos, esportivos, conhecimento, entretenimento.

3.5 Organizador do evento

Qualquer pessoa ou grupo envolvido com o planejamento de qualquer ou todos os aspectos do evento. 3.6 Ciclo de gestão de eventos

Compreende todas as fases desde a concepção e planejamento até as atividades de implementação, revisão e pós-evento.

3.7 Parte interessada

Pessoa ou organização que pode afetar, ser afetada ou se perceber afetada por uma decisão ou atividade.

3.8 Comunidade local

Pessoas que vivem na região do evento 3.9 Afiliados

Significa qualquer pessoa ou grupo comissionado pelos organizadores do evento para fornecer um produto ou serviço relacionado evento;

3.10 Não-afiliados

Significa qualquer pessoa ou grupo de pessoas, que venda ou forneça produtos, materiais ou serviços para o evento, mas cujos produtos/materiais/serviços (excluindo aquelas identificadas neste documento) não tenham sido expressamente solicitadas/organizados pelos organizadores do evento ou seus afiliados, por exemplo, fornecedores, expositores, patrocinadores, organizações sem fins lucrativos, etc;

4 Siglas

As siglas empregadas no texto deste Procedimento são as seguintes: - ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

(4)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

- ACV - Avaliação do ciclo de vida

- CT - Coordenação Técnica

- GSI - Gerência de Certificação de Sistemas - ISO - International Organization for Standardization - GEN - Global Ecolabelling Network

- FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

- IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - ABNT/CTC - Comitê Técnico de Certificação

- COV - Compostos Orgânicos Voláteis

5 Escopo

Este procedimento abrange qualquer tipo de evento em uma determinada localização geográfica previamente delimitada, incluindo, mas não se limitando a: conferências, reuniões, feiras, shows, festivais e eventos esportivos.

O escopo pode ser aplicado a apenas um evento, alguns eventos ou a todos os eventos organizados por uma empresa.

O escopo não se refere ao local, mas sim ao evento, devendo incluir: a fase de planejamento, pré-produção, execução/produção e desmontagem.

6 Critérios técnicos 6.1 Requisitos gerais

6.1.1 A organização deve determinar o escopo de abrangência do evento e determinar questões internas e externas que sejam relevantes a sua finalidade

6.1.2 A organização deve identificar os principais fornecedores de matérias primas e verificar implicações ambientais/sociais/econômicas do seu produto/serviço prestado. A organização pode demonstrar o atendimento a este requisito com contratos com empresas prestadoras de serviço e/ou fornecedores, recibos de serviços prestados, entre outras documentações relevantes.

6.2 Requisitos ambientais

6.2.1 Atendimento à legislação ambiental

A empresa organizadora do evento deve cumprir (ou exceder) a legislação e regulamentos ambientais aplicáveis, em nível federal, estadual e municipal, considerando inclusive, mas não se limitando a, aspectos relacionados às emissões, efluentes e resíduos, aplicáveis ao local de realização dos eventos. Sempre que for realizado um evento em uma jurisdição no exterior, os regulamentos ambientais daquela jurisdição se aplicam.

6.2.2 Gestão de materiais utilizados

a) Chapas de Madeira (madeirite, MDF, MDP)

As chapas de madeira utilizadas no evento devem possuir uma política de aquisição sustentável de madeira bem como um sistema que permita identificar e verificar a origem da madeira e seguir o seu percurso desde a floresta até a entrada na fábrica produtora de chapa de madeira.

(5)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

É necessário documentar a origem de toda a madeira. A organizadora do evento deve garantir que toda a madeira seja originada de fontes legais. A madeira não pode vir de áreas protegidas ou de áreas em relação às quais esteja em curso um processo oficial com vistas à sua designação como áreas protegidas, de florestas primárias ou de florestas de elevado valor de conservação definidas em processos nacionais, a menos que a sua aquisição seja claramente compatível com a regulamentação nacional em matéria de conservação.

A organizadora do evento pode evidenciar o atendimento a este item, apresentando:

 documentação da extração legal, fornecida pelos órgãos governamentais de licenciamento e fiscalização;

 certificação do manejo florestal ou cadeia de custódia emitido por organizações independentes, cujos padrões contemplem a verificação em campo e documental de que são legítimas as fontes de madeira e de outros produtos de origem florestal. São considerados critérios de legitimidade das fontes: legitimidade da extração, respeito aos direitos tradicionais e civis no manejo florestal, proteção de áreas de alto valor de conservação ameaçadas por atividades de manejo, não utilização de áreas de florestas naturais convertidas para agricultura ou reflorestamento.

a) É recomendável que a organizadora do evento forneça guardanapos que sejam feitos de tecidos ou de materiais recicláveis;

b) Todos os produtos de papel/papelão utilizados no evento (por exemplo, sinais, cartazes, folhetos, etc.) devem conter, pelo menos, 30% de material reciclado;

c) As lonas utilizadas no evento devem ser reaproveitadas;

d) Os utensílios para servir alimentos e/ou bebidas devem ser recicláveis ou reutilizáveis;

e) A empresa organizadora do evento deverá utilizar materiais recicláveis em todo o ciclo de vida do evento

f) Recomenda-se que a empresa organizadora do evento encaminhe os resíduos orgânicos para instalações que realizam compostagem

6.2.3 Restrição de substâncias perigosas

6.2.3.1 Todos os materiais impressos utilizados no evento (por exemplo, sinais, cartazes, folhetos, relatórios, etc.) devem ser impressos com tintas com restrição de metais pesados e à base de vegetais. 6.2.3.2 Recomenda-se que as placas de sinalização e banners não sejam fabricados com PVC (placas e banners fornecidos por não afiliados são excluídos).

6.2.3.3 No caso da organizadora do evento utilizar produtos perigosos ou prejudiciais ao meio ambiente, deve seguir as normas e legislação aplicáveis à saúde, segurança e meio ambiente. A FISPQ (Ficha de Informação do Produto Químico) deve estar próxima do produto químico eventualmente armazenado. 6.2.4 Gestão de resíduos

6.2.4.1 Os resíduos devem ser enviados para coleta seletiva, por meio de unidades de reciclagem licenciadas ou cooperativas de catadores de materiais reciclados que atendam à legislação vigente aos processos de reciclagem e aos profissionais envolvidos. Os seguintes materiais e seus derivados devem ser objeto de reciclagem: vidro, plástico, metal, papel, e outros passíveis de reciclagem.

6.2.4.2 Os equipamentos de informática que são utilizados nos eventos devem ser descartados de uma forma ambientalmente correta. Essas medidas podem incluir a reciclagem, devolução aos fornecedores dos equipamentos e/ou doação a organizações não governamentais que representem esforços locais de reciclagem municipal.

(6)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

6.2.4.3 Recipientes vazios de produtos químicos, lâmpadas, pilhas e baterias entre outros produtos considerados prejudiciais para o meio ambiente devem ser destinados para descarte controlado, segundo as normas do órgão ambiental competente.

6.2.5 Gestão de energia

6.2.5.1 A organizadora do evento deve priorizar o uso de equipamentos de iluminação (lâmpadas, refletores), ventilação e áudio visual de e artifícios de iluminação e ventilação naturais para otimizar o uso racional de energia.

6.2.5.2 A organizadora do evento deve adotar campanhas de conscientização de racionalização do uso de energia para participantes e fornecedores.

6.2.5.3 A energia utilizada no evento deve ter, pelo menos, 50% originada de fontes alternativas tais como: geradores com biocombustível, energia solar, energia eólica, entre outras. A organização deve identificar as fontes de energia utilizadas, as atividades que estão utilizando energia, estimar seu uso durante o evento e apresentar os dados para a ABNT, durante as auditorias.

6.2.6 Gestão de água

6.2.6.1 A organizadora do evento deve monitorar o índice de consumo de água por participante dos eventos e tomar ações para a redução do consumo. A organizadora deve informar anualmente à ABNT. Este requisito pode ser atendido separadamente para eventos fechados e abertos.

6.2.6.2 Recomenda-se que a organizadora do evento planeje e busque alternativas para o reuso da água durante o evento.

6.2.7 Gestão de Carbono

6.2.7.1 A empresa organizadora do evento deve realizar o inventário de emissões dos eventos, com base na metodologia do GHG Protocol, considerando os escopos 1 e 2, sendo recomendado a utilização também do escopo 3.

6.2.7.2 Os prestadores de serviço/participantes do evento devem ter a oportunidade de fazer doações que serão utilizadas para compensar o carbono relacionado ao evento. (Créditos de carbono devem ser comprados de um fornecedor que tenha certificação válida com uma organização independente de certificação de compensação de carbono).

6.2.7.3 Recomenda-se que a empresa organizadora do evento informe aos participantes sobre as formas de compensação de carbono, abrindo a possibilidade de participação na forma de compensação adotada.

A empresa organizadora do evento deve publicar abertamente estas informações relacionadas à neutralização de carbono.

6.2.8 Gestão de Transporte 6.2.8.1 Transportadoras

A organização deve priorizar os fornecedores que utilizem transportadoras qualificadas com base em critérios que incluam aspectos ambientais que considerem, no mínimo, o seguinte: controle de emissões, programa de manutenção periódica, documentação legal para transporte de produtos químicos (se necessário), licença ambiental (se necessário), certificado de regularidade, treinamentos periódicos aos funcionários e conformidade com CONTRAN (ANTT).

(7)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

6.2.8.2 Transporte de participantes

a) A empresa organizadora do evento deve informar, promover e facilitar os meios de transporte coletivo disponíveis para os participantes. Deve incentivar transportes alternativos como caminhada, bicicleta, carona entre outros.

b) A distância entre o transporte público e a entrada do evento deve ser de, no máximo, 0,5 km (por exemplo: ônibus, metrô).

6.3 Requisitos socioculturais 6.3.1 Comunidades locais

6.3.1.1 A organização deve engajar as comunidades locais que tenham como objetivo contribuir com o desenvolvimento das mesmas.

6.3.1.2 A empresa organizadora do evento deve, no planejamento do evento, levar em consideração a segurança, justiça social, comunidade local, direitos indígenas, questões culturais, acessibilidade, equidade, patrimônio e opções de religião (quando aplicável à realidade do evento) com a vizinhança nas proximidades do evento.

6.3.2 Segurança e Saúde

6.3.2.1 Na escolha do espaço do evento devem ser levadas em consideração questões relacionadas à segurança, mas não se limitando a: materiais diversos com potencial ignificante; saídas de emergência de acordo com a legislação vigente; extintores de incêndio.

6.3.2.2 Na escolha do espaço do evento deve ser levada em consideração a proximidade com hospitais, considerando inclusive a quantidade de ambulâncias em relação à quantidade de participantes do evento.

6.3.2.3 Durante o evento, o local deve ser policiado.

6.3.2.4 Deve ser demonstrada a conformidade com a legislação federal, estadual ou municipal relativa à Segurança e Saúde Ocupacional do trabalhador. Sempre que o organizador for de uma jurisdição no exterior, os regulamentos de não discriminação, segurança e saúde ocupacional e legislação trabalhista daquela jurisdição se aplicam.

6.3.3 Atendimento a regulamentos trabalhistas

6.3.1 A empresa organizadora do evento deve demonstrar que todos os empregados e terceirizados estão cobertos por uma situação trabalhista em conformidade com a legislação brasileira, seja pela CLT ou algum outro tipo de contrato de trabalho aceito legalmente.

6.4 Requisitos econômicos

6.4.1 A empresa organizadora do evento deve priorizar os fornecedores locais de serviços, materiais, alimentação, bebidas entre outros.

6.4.2 A empresa organizadora do evento deve priorizar as cooperativas/recicladoras/instituições próximas ao local do evento.

6.4.3 Pelo menos 10% (do custo) de todos os alimentos e bebidas fornecidos devem ser de origem local, o que significa que todos os ingredientes do produto devem ser produzidos a menos de 60 km do local do evento. (O custo total exclui alimentos/bebidas fornecidos pelos não-afiliados. Água e bebidas alcoólicas são excluídas dos cálculos);

(8)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

6.5. Sistema de Gestão A organização deve:

a) Estabelecer a identificação e engajamento com as partes interessadas sobre as questões identificadas e emergentes de desenvolvimento sustentável relativas ao seu papel na cadeia de valor dos eventos. A identificação das partes interessadas deve, sempre que aplicável, abranger: a empresa organizadora do evento; a proprietária do evento; a força de trabalho; os terceirizados; os fornecedores; a cadeia produtiva e a comunidade afetada pelo evento;

b) Estabelecer o escopo do sistema de sustentabilidade de eventos; c) Estabelecer seus principios em relação ao desenvolvimento sustentável;

d) Demonstrar liderança e compromisso em relação ao sistema de gestão de sustentabilidade em eventos;

e) Estabelecer uma política de desenvolvimento sustentável (levando em conta: a melhoria contínua, ser comunicada internamente e às partes interessadas, organização da cadeia produtiva, ciclo de gestão de eventos, necessidades de usuários finais);

f) Estabelecer autoridade e responsabilidade para funções relevantes da organização;

g) Estabelecer medidas para assegurar que: o sistema de gestão para sustentabilidade em eventos possa alcançar os resultados pretendidos, prevenir ou reduzir os efeitos indesejáveis e alcançar a melhoria contínua (tais como relatórios, reuniões periódicas de avaliação, etc); h) Identificar os aspectos ambientais tais como: utilização de recursos, escolha de materiais,

conservação de recursos, redução das emissões, preservação da biodiversiade e da natureza, emissão de poluentes no solo na água e no ar;

i) Estabelecer a relevância de cada um dos objetivos, metas e planos em relação a cada fornecedor, levando em consideração o desenvolvimento sustentável.

7 Descrição do processo de certificação 7.1 Documentação

A empresa organizadora do evento deve enviar para a ABNT a documentação abaixo relacionada para análise:

a) Especificação do escopo a ser certificado;

b) Cópia do Contrato Social registrado em Junta Comercial; c) Planta do(s) evento(s);

d) Planejamento do(s) evento(s) mensalmente(relatórios, entre outros); e) Cronograma de montagem e desmontagem do evento

f) Lista dos principais materiais utilizados no evento; g) Licenças Ambientais (quando aplicável);

h) Fluxograma esquemático do evento;

i) Fluxo de água, energia, resíduos, efluentes e emissões, no que se refere ao escopo objeto da certificação.

(9)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

7.2 Análise preliminar

A documentação será analisada pela ABNT quanto ao seu conteúdo e adequação, resolvendo-se junto à empresa organizadora do evento eventuais pendências.

7.3 Visita técnica

Após a aprovação da documentação apresentada, a ABNT fará uma visita técnica nas instalações da organização, com os seguintes objetivos:

a) Verificar o nível de preparação da empresa organizadora de eventos para a auditoria de certificação;

b) Avaliar a compreensão da empresa organizadora de eventos quanto aos critérios a serem atendidos para a obtenção da certificação;

c) Coletar informações necessárias em relação aos eventos da organização, aspectos legais e regulamentares;

d) Avaliar a alocação de recursos para a auditoria de certificação, bem como facilitar seu planejamento.

7.4 Auditoria de certificação

Uma vez eliminadas quaisquer dúvidas ou pendências da documentação, bem como solucionadas quaisquer observações apontadas na visita técnica, será realizada a auditoria de certificação, que deverá abranger os seguintes aspectos:

7.5 Avaliação do serviço

A ABNT irá avaliar na empresa organizadora de eventos se os serviços a serem certificados estão sendo elaborados de acordo com o apresentado, bem como a forma como o organizador de eventos controla seu processo de forma a assegurar o atendimento aos requisitos.

7.8 Concessão da certificação

Cumpridas as etapas anteriores, a CT emite um parecer conclusivo e encaminha o processo para análise do GSI. Caso o processo de certificação seja aprovado pelo GSI, a ABNT emitirá o Certificado da Marca ABNT de Qualidade Ambiental, que é a licença para o uso da marca no serviço (Rótulo Ecológico).

No caso de reprovação, as razões serão comunicadas à empresa organizadora do evento para que esta possa tomar as ações corretivas necessárias e retomar o processo de certificação. As ações corretivas, bem como as ações a serem tomadas para a retomada do processo de certificação devem ser acordadas com a ABNT.

8 Descrição do processo de manutenção da certificação

Após a concessão da Certificação, a ABNT deve realizar o controle para verificar se a empresa organizadora do evento mantém as condições técnico-organizacionais que deram origem à certificação. Esta verificação será realizada por meio de auditorias de manutenção.

8.1 Auditorias de manutenção

A manutenção da certificação será conduzida mediante a realização de auditorias de manutenção, com periodicidade mínima anual. A sede da organização deverá fazer parte do escopo de todas as auditorias de manutenção, além do acompanhamento de, pelo menos, 1 (um) evento.

(10)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

A manutenção da certificação deverá incluir também o acompanhamento de eventos promovidos pela organização ao longo de cada ano, seguindo a regra estabelecida abaixo, sendo, no mínimo, 1 (um) evento a cada 3 (três) meses:

y = √x (arredondado ao número inteiro acima) Onde: y = quantidade de eventos a serem acompanhados, por ano.

x = quantidade de eventos previstos para o período de um ano a contar da data da realização da auditoria de certificação ou da última auditoria de manutenção.

A organização certificada deverá informar à ABNT o planejamento anual de realização de eventos, bem como quaisquer alterações que venha a ocorrer durante o ano.

A critério da ABNT, a periodicidade de realização das auditorias de manutenção, bem como a quantidade de eventos a serem acompanhados para a manutenção da certificação pode ser alterada, em função dos seguintes fatores:

 Complexidade do evento;

 O tamanho dos eventos previstos;

 Quantidade de não-conformidades/observações identificadas nas últimas auditorias;

 Eventos com mais de 1 (um) organizador (entende-se por organizador do evento a entidade que gerencia e/ou produz todos ou alguns aspectos de um evento – o organizador do evento não é necessariamente o proprietário do evento - o proprietário do evento é a entidade que se encarrega do evento – o proprietário do evento pode ser o organizador do evento);

 Caso o evento ocorra em local aberto. 8.2 Avaliação dos serviços

A ABNT irá avaliar na empresa organizadora do evento se o serviço certificado continua sendo realizado de acordo com as especificações apresentadas.

8.3 Acordos de reconhecimento

Conforme estabelecido no item 15 do PG-11, o processo de manutenção da certificação poderá ser modificado conforme o conteúdo de eventuais acordos de cooperação ou de reconhecimento mútuo.

9 Modificações nos critérios

Se depois de concedida a Marca de Conformidade ABNT, ou durante o processo de concessão, ocorrerem mudanças nos critérios estabelecidos para a certificação do serviço, a ABNT deverá conceder um prazo que permita aos fabricantes certificados a adequação dos produtos aos requisitos modificados.

Referências

Documentos relacionados

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Inscrições na Biblioteca Municipal de Ourém ou através do n.º de tel. Organização: Município de Ourém, OurémViva e grupos de teatro de associações e escolas do

Deste modo, o adequado zoneamento e sua observância são fundamentais para a conciliação da preservação ou conservação de espécies, hábitats e paisagens dentre outras e

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A dose inicial recomendada de filgrastim é de 1,0 MUI (10 mcg)/kg/dia, por infusão intravenosa (foram utilizadas diversas durações: cerca de 30 minutos, 4 horas ou 24