• Nenhum resultado encontrado

Conteúdos Exame Final. Exercícios Exame Final

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conteúdos Exame Final. Exercícios Exame Final"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Componente Curricular: EDUCAÇÃO RELIGIOSA Série: 3ª – ENSINO MÉDIO

Conteúdos – Exame Final 1. Campanha da fraternidade;

2. Relacionamento interpessoal; 3. Realidade social;

4. Solidariedade humana; 5. Práticas de espiritualidade.

6. As dimensões da pessoa humana; 7. Projeto de vida;

8. Projetos solidários; 9. Trajetória escolar; 10. Escolhas futuras;

11. Vida, um presente de Deus.

Exercícios – Exame Final

1. Campanha da Fraternidade 2016: “Casa comum, nossa responsabilidade”

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5,24).

A CF deste ano é ecumênica, ou seja, não está voltada só para os católicos e sim aberto aos que tem fé cristã. E, durante os 40 dias de quaresma foram debatidos os problemas ligados ao lema da campanha. Neste período e ao longo do ano, a igreja quer chamar a atenção das pessoas e das autoridades para as violações à natureza, a falta de saneamento básico que tem gerado muitos problemas, como a poluição dos rios, a contaminação do solo, etc.

Essa casa comum que está sendo ameaçada, é o nosso planta e, em meio a essa situação, a população sofre com a falta de água potável, falta de saneamento e coleta de lixo e assim a população fica a exposição de doenças.

Mas o que é saneamento básico? É um conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo... cuidados fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população.

A falta de saneamento básico leva a contaminação de várias doenças e também vai matando a natureza, por isso devemos cuidar e lutar para que haja uma mudança. Vivendo em um ambiente saudável, nos desenvolvemos e aprendemos mais e temos uma qualidade de vida bem melhor. Afinal, Deus criou tudo perfeito para que pudéssemos ter uma vida abundante.

a) Qual é o tema da C.F.? b) Qual é o lema da C.F.?

c) Por que dizemos que a C.F. é ecumênica?

d) O que compõe o saneamento básico de uma cidade?

e) Cite 3 (três) ações que você pode fazer para contribuir com o meio ambiente? f) Crie um cartaz que sensibilize a todos sobre a necessidade de um planeta melhor.

(2)

2. Leia as frases abaixo e marque C (correto) e E (errado) pensando no que vimos nos trabalhos apresentados pelos colegas (Campanha da Fraternidade) e no que devemos fazer para viver bem em grupo:

( ) Estudar em um local sujo e não fazer nada em relação a isso.

( ) Você está passando em frente a uma quadra de futebol e uma bola foi arremessada por cima do muro em sua direção, você pega a bola e a arremessa de volta à quadra.

( ) Estar no terminal de ônibus, ver alguém precisando de uma informação e não oferecer ajuda. ( ) Rir do meu colega que caiu no chão e não fazer nada para ajudar.

( ) Viver discutindo, brigando, não respeitando os semelhantes. ( ) Agir de maneira integra, correta, respeitando a todos.

( ) Praticar atos violentos, ofender idosos.

( ) Respeitar meus colegas enquanto apresentam seus trabalhos.

3. Leia com atenção: Minha máquina de escrever.

Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxssão dx uma txcla.

Há quarxnta x duas txclas qux funcionam bxm, mxnos uma x isto faz uma difxrxça muito grandx.

Ás vxzxs parxcx qux mxu grupo x como minha máquina dx xscrxvxr são iguais, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxvxriam.

Vocx dirá: Afinal sx sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x sxm dúvida não farxi difxrxnça à comunidadx.

Xntrxtanto, uma organização para podxr progrxdir xficixntxmxntx prxcisa da participação ativa dx todos os sxus componxntxs.

Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si próprio:

"Xu sou uma pxça muito importantx no grupo x mxus sxrviços são muito nxcxssários." O defeito foi sanado.

Agora a leitura é fácil, a mensagem é clara e positiva.

Sinta a diferença de uma SIMPLES TECLA: Identifique-se, integre-se, aja em prol de sua comunidade, de seu grupo e seja mais FELIZ E REALIZADO.

a) Por que um homem Só não é ninguém?

b) O que você entendeu por “trabalho em equipe”?

(3)

4. (ENEM 2013. Questão 25 – Azul) A charce abaixo revela uma critica aos meios de comunicação, em especial a internet, porque

5. (ENEM 2004. Questão 19 – Amarela) Leia e observe a tirinha:

A conversa entre Mafalda e seus amigos:

(a) Revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam concordar. (b) Desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito.

(c) Expressa o predomínio de uma forma de pensar e o entendimento entre posições divergentes. (d) Ilustra o entendimento e respeito entre as pessoas a partir do debate de ideias.

(e) Mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.

6. (ENEM 2005. Questão 56 – Amarela) Leia estes textos:

(a) questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.

(b) considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.

(c) enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. (d) descreve com precisão as sociedades

humanas no mundo globalizado.

(e) concebe a rede de computadores como o espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

(4)

A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos:

(a) Afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz. (b) Concordam que o desarmamento é inatingível. (c) Julgam que o sonho é um objetivo invencível.

(d) Tem visões diferentes sobre um possível mundo melhor. (e) Transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.

CIDADANIA, A FORÇA DA UNIÃO Cidadania e cidadão derivam da palavra cidade. Cidadania é uma prática coletiva. Cada cidade tem milhares ou milhões de habitantes, vivendo uns próximos dos outros, às vezes ocupando espaço mínimo, como acontece em um ônibus, por exemplo. Por isso, costumam ocorrer empurrões, pisões no pé, desrespeito ao silêncio, falta de solidariedade às pessoas necessitadas e até coisas piores, como assaltos.

Cidadania é a organização da convivência em todos os espaços: em casa, na escola, nas calçadas e parques, na praia, no shopping e em outros lugares.

Cidadania define nossos direitos e deveres. A cada direito corresponde um dever. Por exemplo:

 O direito à vida corresponde ao dever de protege-la;

 O direito ao silêncio corresponde ao dever de respeita-lo de acordo com o regulamento e a lei;

 O direito a educação corresponde ao dever de respeitar as leis de trânsito;

 O direito a uma cidade limpa corresponde ao dever de não jogar papéis e outros objetos nas ruas, praias e demais lugares públicos.

Quanto mais os cidadãos de uma cidade, estado ou país usufruírem de seus direitos e cumprirem seus deveres, mais felizes serão. Cidadania é a força do coletivo em benefício de todos.

A luta pelos direitos

As pessoas tem a tendência de aumentar seus direitos e diminuir seus deveres. Dai decorrem conflitos, brigas, corrupção, injustiças e morte. A história nos ensina que os direitos do cidadão, nunca foram dados por mera generosidade. Muitas pessoas lutaram e até deram a vida para que pudéssemos ter hoje os

(5)

direitos que estão assegurados pela Constituição, Código de Defesa do Consumidor, no Estatuto da Criança e Adolescente, na Declaração dos Direitos Humanos e em leis como a de proibição de crianças trabalharem antes dos 16 anos de idade (exceto na condição de aprendiz a partir dos 14 anos). No século XIX, por exemplo, crianças trabalhavam até 15 horas por dia e sem direito a férias.

Você deve estar pensando: “Sim, mas esses direitos são respeitados?”. Em nosso país, você sabe que muitos direitos não passam do papel. Mas não se deve desistir de lutar. O respeito aos direitos depende do esforço de cada um. Compete a nós trabalhar para que os direitos dos cidadãos se tornem realidade. Nosso compromisso vai de ações simples, como colaborar com a limpeza dos ambiente, até votar com responsabilidade naqueles que vão nos representar no governo da cidade, do estado e do país.

7. Com base no texto que você acabou de ler, complete as frases abaixo, na ordem de importância que cada ação tem para você.

a) Cidadania é _________________________________________________________________ b) Cidadania é _________________________________________________________________ c) Cidadania é _________________________________________________________________ d) Cidadania é _________________________________________________________________ e) Cidadania é _________________________________________________________________ f) Cidadania é _________________________________________________________________ g) Cidadania é _________________________________________________________________ h) Cidadania é _________________________________________________________________

8. (0,2 pontos) Pense na frase do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho:

“A fome é efeito e sintoma da ausência da cidadania.”

Agora circule 10 (dez) sintomas da falta de cidadania:

Pobreza Participação Desemprego Corrupção

Dignidade Solidariedade Democracia Preconceito Meninos de rua

Exclusão Exploração Desperdício Guerra Convivência Respeito Ética Trabalho Infantil

(6)

9. Leia a frase abaixo e após, responda as questões:

“Nota-se ausência de cidadania quando uma sociedade gera um menino de rua.”

(Gilberto Dimenstein)

a) Diante disso, avaliem o exercício da cidadania em nosso país. Será que ela está sendo praticada? Explique.

b) Existem meninos de rua na sua cidade? O que poderia ser feito por eles?

10. O ambiente harmonioso e pacífico entre os colegas na escola é dever de todos e de cada um. Pare, pense e elabore um pequeno texto (de 10 e 15 linhas) que respondam as perguntas abaixo:

 Há em sua turma apelidos ofensivos e preconceituosos?

 Há exclusão de colegas nas atividades grupais?

 Ocorrem comentários ofensivos sobre a aparência física?

 Há formação de “panelinhas”?

 Acontecem brincadeiras de mau gosto, causando constrangimento?

 Qual é sua atitude diante disso? Você participa? Cala e consente?

11. Sabendo que a cidadania previne a violência e que uma sociedade cidadã devolve aos excluídos condições de vida digna, leia as afirmativas abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falsa) para as frases que indicam o que uma sociedade solidária necessita:

( ) Agravamento da fome e da miséria. ( ) Relações internacionais justas.

( ) Conservação dos meios que prejudicam o meio ambiente.

( ) De um cultura de paz, passando pelo reconhecimento dos direitos de todos. ( ) Relações internacionais injustas.

( ) Cuidado com os grupos mais débeis.

( ) De um cultura de desrespeito, passando pelo desconhecimento dos direitos de todos. ( ) Superação da fome e da miséria.

( ) Correta administração dos bens públicos e honesta administração da injustiça. ( ) Conservação da integridade do meio ambiente.

(7)

12. (ENEM 2011 - QUESTÃO 27) Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças – o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão. (GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.)

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

(a) apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.

(b) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação. (c) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social. (d) interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica. (e) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

13. Como vimos em aula a palavra SAGRADO tem sua origem no latim e está ligada a religiosidade. Pode ser traduzido como algo que tem extrema importância e respeito por quem a pratica ou visualiza. SAGRADO pode ser um objeto, um lugar, uma pessoa ou até mesmo um animal, sendo assim, responda:

a) (0,05 pontos) O que é sagrado para você?

b) (0,1 pontos) Dê 2 (dois) exemplos de ELEMENTOS sagrados:

c) (0,1 pontos) Dê 2 (dois) exemplos de LUGARES sagrados:

d) (0,1 pontos) Dê 2 (dois) exemplos de ANIMAIS sagrados:

COMUNICAÇÃO E BOAS MANEIRAS

“Gente não vive sem gente!” Essa é uma grande verdade! Veja só de quantas pessoas dependemos desde que acordamos pela manhã até a chegada à escola.

Basta reparar em nosso café da manhã. Para tomar um leite quente e gostoso, coisa que parece tão simples, foi preciso: pessoas criarem e cuidarem da vaca, alguém tirar-lhe o leite, outros o transportarem, outros o colocarem na embalagem, alguém, com carinho, ferve-lo e coloca-lo na mesa para

(8)

nós. O café? Por quantas mãos passou! Foi plantado, foi tratado, colhido, secado, despolpado, beneficiado, torrado, moído e coado antes de chegar até nós. O mesmo acontece com o pão, desde o plantio do trigo até chegar à nossa mesa. Quanta gente trabalhou para nós!

Assim é com tudo: Com o que usamos. Nossas roupas, nossos livros e mais mil coisas que vocês mesmos irão descobrindo.

Já pensaram quantas pessoas colaboram conosco e nos ajudam todas as manhãs?

É legal demais a gente pensar que faz parte de um todo que é a humanidade! Nesse todo, temos a nossa parte de dar… São os nossos diretos e os nossos deveres.

Como somos todos irmãos, é justo que nos ajudemos uns aos outros, pelo menos cada qual cumprindo direitinho com as suas tarefas e obrigações. Por isso é tão importante a gente estudar bem e se preparar para o futuro, refletindo sobre o presente! Poderemos ser muito úteis à humanidade. Foi assim que os grandes inventores e os grandes homens se prepararam e usaram sua inteligência e seu preparo para o bem comum. (direito, dever).

Todos precisam de nós e nós precisamos de todos. Aí é que surge a necessidade de nos comunicarmos uns com os outros. Quanto melhor for a comunicação, mais fácil e agradável se torna a vida. Qual será o meio mais fácil, simples e natural de nos comunicarmos?

A fala, isto é, A PALAVRA. É muito importante, pois, cultivar o Dom da Palavra. Falando com clareza…. bem explicado… e o mais simples possível!!! Nada de ter medo de falar! Devemos falar todas as vezes que tivermos alguma coisa para dizer. Porém, sem se precipitar…e pensando no que vamos dizer.

Existe muita gente que exagera! Fala demais, aborrecendo todo o mundo!

Outros põem sua vida toda a público! E a da sua família também… contando tudo o que vivem fazendo fofocas e falando mal dos outros… que acham disso? Aí, entra uma coisa muito importante: o respeito por si mesmo e pelos outros. É também uma questão de critério. Mas …o que será esse negócio de Critério? Critério é uma crítica que cada um faz a si mesmo antes de falar ou de agir, para verificar se o que vai dizer ou fazer não irá prejudicar os outros ou a si mesmo.

Isso também se chama BOM SENSO, e ajuda incrivelmente as pessoas que possuem. Quem não o tiver muito desenvolvido poderá perfeitamente se exercitar e conseguir essa qualidade tão importante para todos: é só fazer uma parada antes de começar a falar para dar uma peneirada no que vai dizer (esse hábito pode ajudar muito).

Existem várias maneiras de nos comunicarmos: o olhar… o sorriso…a palavra falada… a palavra escrita… a mímica… os gestos… o canto… os jogos em comum… a expressão corporal… e muitas outras. Há também: televisão… cinema… rádio… teatro… circo… música… telefone… correio… a própria escola, além de muitos outros.

(9)

Tudo isso nos põe em contato com os nossos semelhantes e estabelece o intercâmbio entre os homens, unindo suas ideias.

Já imaginou, por exemplo, se fôssemos acreditar em tudo o que os anúncios dizem? Quanto exagero! Quanta mentira! A gente sabe perfeitamente que tudo aquilo é só para vender o produto. Mas não deixa de ser uma “tapeação” para cima de nós… E os programas de televisão? Podemos acreditar em tudo o que eles dizem? Achar certo tudo aquilo que vemos? Claro que não! É tão gostoso saber distinguir as coisas boas das coisas más… a verdade da mentira…É muito útil a gente saber analisar e julgar! Assim não se cai facilmente na conversa dos outros.

Cada um de nós é um ser livre! Ninguém pode nos obrigar a fazer uma coisa que achamos errada. A verdade é que, no fundo, todos admiram e respeitam aqueles que agem com lealdade, querendo acertar sempre!

14. Aproveitando a leitura:

a) Explique por que gente precisa de gente. b) Por que não podemos viver sozinhos?

c) Quais são nossos direitos na sociedade em que vivemos? d) Quais nossos deveres?

e) Qual é o meio mais fácil e natural de nos comunicarmos? f) Como cultivar o DOM DA PALAVRA?

g) Que é critério ou Bom Senso? h) É necessário saber ouvir. Por quê?

i) Por que é tão importante desenvolver o ESPÍRITO CRÍTICO? j) Qual a vantagem de sermos LIVRES?

Bons estudos! Confio no seu potencial!

Referências

Documentos relacionados

Cuando la luz de FALTA PAPEL (PAPER OUT) parpadee, presione el botón de ALIMENTACIÓN DE PAPEL (FEED) para activar la impresora... Nota sobre la luz indicadora de FALTA DE PAPEL

Onde são aplicados os requi- sitos recomendados para a produção de tubérculos-sementes como, por exem- plo, isolamento das lavouras, plantio de tubérculos-sementes de alta qualidade

Os tubérculos das cultivares e clones utilizados nesta pesquisa (Tabela 1), isentos de infecção pelo PVY, foram obtidos na Embrapa Clima Temperado, conforme tecnologia descrita

Verbos em presente do subjuntivo Gênero textual: carta. Verbos em Pretérito Imperfecto

UTILIZAR OS MÓDULOS TRABALHADOS EM AULA, LISTAS DE REVISÃO E DE REFORÇO DE EXERCÍCIOS (DISPONÍVEIS NO MOODLE), PROVAS E TRABALHOS RELIZADOS DURANTE O ANO LETIVO PARA

  SECÇÃO 12: INFORMAÇÃO ECOLÓGICA 

sobre o estado atual da Fronteira do Brasil por Duarte da Ponte Ribeiro’.. RIBEIRO, Duarte

Para entender as relações de poder entre o Estado, os grupos sociais e o reflexo que essa relação vai ocasionar na sociedade, foi utilizado o conceito de cultura política..