• Nenhum resultado encontrado

O R D E M D O S A R Q U I T E C T O S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O R D E M D O S A R Q U I T E C T O S"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

O R D E M D O S A R Q U I T E C T O S

GUIÃO DAS ALTERAÇÕES AO RIA (artigo a artigo)

Incluídas no projecto de Regulamento de Admissão aprovado na generalidade pelo CDN em 2 de Abril de 2004, com parecer favorável do CND de 27 de Março

(2)

Preâmbulo

1. No preâmbulo do diploma legal que aprova o Estatuto da Ordem dos Arquitectos (OA), o Decreto Lei n.º 176/98 de 3 de Julho, afirma-se que «o aumento significativo do número de licenciados em cursos de arquitectura e áreas afins e as exigências de elevação dos níveis de formação» impõem «uma clara separação entre os conceitos de título académico e título profissional».

De acordo com as disposições estatutárias, «só os arquitectos inscritos na Ordem podem, no território nacional, usar o título profissional de arquitecto e praticar os actos próprios da profissão» [número 1 do artigo 42.º do Decreto Lei n.º 176/98, de 3 de Julho], sendo atribuição da Ordem «admitir e certificar a inscrição dos arquitectos, bem como conceder o respectivo título profissional» [alínea b) do artigo 3.º do referido diploma].

As condições de admissão à Ordem dos Arquitectos aprovadas em 2000 tiveram em conta o contexto europeu e internacional, pautados, respectivamente, pela transposição para o Direito Português da Directiva do Conselho das Comunidades Europeias 85/384/CEE, de 10 de Junho de 1985 (efectuada pelo Decreto Lei n.º 14/90, de 8 de Janeiro) e pelos princípios definidos no «Acordo da UIA para a recomendação de regras profissionais internacionais do exercício da arquitectura (1996-1998)», adoptado como documento guia pela XXI.ª Assembleia Geral da UIA, Beijing, 27/29 de Junho de 1999.

2. Devido a este enquadramento, foi então adoptada, em diálogo com as Escolas e, no interior da OA, com os órgãos estatutariamente vinculados, uma opção favorável à realização de Provas de Admissão e de Estágios Profissionais, soluções admitidas pelo Estatuto. Foi a opção por uma via mais exigente, ainda que normal a nível internacional, face à necessidade de defender e prestigiar a atribuição do título profissional, e quem já o tem, e de atender à livre circulação de licenciados na União Europeia.

Da exigência de realização das referidas Provas foram dispensados os licenciados de cursos acreditados, sendo as linhas gerais do processo de acreditação já então contempladas no Regulamento.

A opção mais exigente através da realização de um Estágio profissional mínimo de um ano foi, também, equilibrada com a possibilidade de os licenciados apresentarem, em alternativa, um currículo mínimo de dois anos de

(3)

actividades no âmbito dos actos próprios da profissão estatutariamente definidos. Como complemento ao Estágio, o Regulamento previa a realização de acções formativas de âmbito essencialmente profissional.

Às Provas poderiam candidatar-se todos os licenciados de cursos reconhecidos pela OA como cumprindo os objectivos curriculares estipulados no artigo 3.º da Directiva 85/384/CEE, processo do qual estão dispensados naturalmente os cursos inscritos nesta Directiva e suas actualizações.

3. O RIA previa no art.º 1º que, no máximo até três anos após a sua entrada em vigor, deveria proceder-se a uma re-exame com base na experiência adquirida, do qual poderiam resultar propostas de alteração.

Essa avaliação foi desencadeada, por proposta do CNA e deliberação do CDN, em Outubro de 2003, estipulando-se um prazo até Fevereiro de 2004 para a sua realização. Ao longo deste prazo desenvolveu-se uma série de debates entre membros da OA, escolas, associações de estudantes e candidatos à admissão. Estes debates culminaram com a aprovação de um aditamento à Moção de Orientação Global no 2ºCongresso da OA, em Novembro de 2003, que se anexa.

4. Recolhidas as sugestões, críticas e comentários enviados por todas as partes envolvidas e tendo presente as deliberações do 2º Congresso, introduz-se um conjunto de alterações ao RIA, incluindo a própria designação, que deverá passar a ser “Regulamento de Admissão”. Estas alterações visam:

- definir com maior clareza o conjunto das competências de apreciação, decisão e recurso nos procedimentos de admissão, à luz do Estatuto da OA;

- garantir o comprimento por parte da OA das obrigações impostas pelo Código do Procedimento Administrativo ( Decreto-lei n.º 442/91, de 15 de Novembro, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-lei n.º 6/96, de 31 de Janeiro ), adiante designado por CPA;

- promover uma melhor adequação dos procedimentos de admissão aos objectivos e competências da OA, nomeadamente a necessidade de garantir a aptidão dos seus membros para a prática dos actos próprios da profissão, definidos no n.º 3 do art.º 42º do Estatuto. Adicionalmente, transfere-se a Prova de Admissão do início para o fim do Estágio, conforme orientação aprovada no 2.º Congresso. Estabelece-se ainda um prazo limite ( 2007) para a manutenção da actual dispensa de prova de admissão para os candidatos provenientes de cursos acreditados pela OA.

(4)

avaliado e revisto, a fim de se deliberar sobre a eventual manutenção, ou não, da desigualdade de direitos e tratamento entre licenciados provenientes de cursos reconhecidos e de cursos acreditados.

É finalmente introduzida a figura de Provedor do Estagiário, de acordo com a orientação nesse sentido dada pelo 2.º Congresso.

Proposta de alteração ao RIA, artigo a artigo

1. UAlterar a designação de RIA para Regulamento de Admissão.

2. UDefinições e abreviaturas:

(Manter o corpo do Artigo).

(Manter a definição de Inscrição).

(Manter a definição de Registo).

- (Alterar a definição Candidato a Membro Estagiário – substituir por): Candidato à admissão – titular de licenciatura ou diploma equivalente no domínio da arquitectura, reconhecido nos termos legais e do Estatuto da OA (adiante abreviadamente designado por Estatuto), que pretende a inscrição nos termos deste regulamento.

- (Eliminar a definição de Candidato a Membro Efectivo).

- (Manter a definição de Membro Estagiário).

- (Alterar a definição de Membro Efectivo – substituir por):

titular de licenciatura ou diploma equivalente no domínio da arquitectura, reconhecido nos termos legais e do Estatuto, inscrito e registado na Ordem.

- (Alterar a definição de Patrono – substituir por):

arquitecto com experiência profissional comprovada através de Resumo Curricular e com pelo menos cinco anos como Membro Efectivo da OA, ou de

(5)

organização congénere de outro Estado, que assume perante esta a orientação de Estágios, no máximo de cinco em simultâneo.

- (Manter a definição de Curso Reconhecido).

- (Alterar a definição de Curso Acreditado – substituir por):

licenciatura ou diploma equivalente no domínio da arquitectura cuja qualidade e excelência, quer ao nível da exigência do ensino, quer da docência, quer das condições de trabalho, foram certificadas pela OA.

- (Eliminar a definição de Prova de Admissão).

- (Aditar duas novas definições):

Sistema de provas e créditos – processo de avaliação a realizar e obter no decurso e/ou no final do estágio, ou em complemento da avaliação curricular, que permitam aferir da aptidão dos candidatos à admissão para os actos próprios (art.º 42.º do Estatuto) e o conhecimento do enquadramento legal e deontológico do exercício da actividade profissional. Do sistema de provas e créditos farão parte integrante:

a) relatório final de estágio, ou de avaliação curricular;

b) obtenção dos créditos obrigatórios e facultativos, através das acções de formação complementar;

c) realização de uma prova de admissão.

Formação Complementar de apoio à Admissão - conjunto de acções de formação organizadas pelos CDR´s, em colaboração com os CRA’s, a realizar no decurso do estágio, ou em complemento da avaliação curricular.

- (Manter a definição de Estágio).

- (Aditar uma nova definição):

Entidade de Acolhimento - pessoa singular, organização ou empresa, pública ou privada, de pequena, média ou grande dimensão, nacional ou de outro Estado, que, desenvolvendo actividades em domínios relacionados com os actos próprios da profissão de arquitecto (art.º 42.º do Estatuto), aceita

(6)

- (Alterar a definição de Avaliação Curricular – substituir por):

avaliação da experiência prática e profissional de um candidato à admissão, em alternativa à realização do Estágio.

- (Aditar uma nova definição):

Provedor do Estagiário - figura com estatuto independente dos órgãos sociais da OA, dotado de poderes que lhe permitam zelar pelo cumprimento das obrigações e garantir a eficácia dos direitos de patronos e estagiários.

- (Manter as abreviaturas).

- (Aditar uma nova abreviatura):

(7)

3. Articulado:

Artigo 1º (Objecto e campo de Aplicação):

- (n.º 1 - manter a actual redacção).

- (n.º 2 – alterar a redacção para):

as disposições regulamentares, contidas nos Anexos I a VII, sobre Tramitação, Estágios, Avaliação Curricular, Sistema de Provas e Créditos, Reconhecimento de Cursos, Acreditação de Cursos, Constituição e Competência de Júris e Comissões, fazem parte integrante deste regulamento.

- (n.º 3 – eliminar).

- (n.º 4 – passa a n.º 3 com a seguinte redacção):

caberá ao CDN, sob proposta do CNA, a aprovação de toda a documentação de apoio necessária à aplicação deste regulamento.

- (n.º 5 – passa a n.º 4 com a seguinte redacção):

no máximo até 2007, o CNA procederá ao re-exame deste regulamento, com base na experiência adquirida e, se necessário, apresentará ao CDN propostas de alteração.

Artigo 2º (Admissão de Membros Efectivos):

- (n.º 1 – alterar a redacção para):

sem prejuízo dos números 6 e 7 deste artigo, podem inscrever-se como membros efectivos os titulares de licenciatura ou diploma equivalente no domínio da arquitectura, reconhecido nos termos legais e do Estatuto.

(8)

(n.º 2 – alterar a redacção para):

sem prejuízo dos números 6 e 7 deste artigo, podem ainda inscrever-se na Ordem, para o efeito do exercício em Portugal da profissão de arquitecto, os nacionais de outros Estados membros da União Europeia quando titulares das habilitações académicas e profissionais requeridas legalmente para o exercício desta profissão no respectivo Estado de origem, de acordo com a Directiva n.º 85/384/CEE, do Conselho, e respectivo diploma de transposição (Decreto-Lei 14/90, de 8 de Janeiro).

- (n.º 3 – alterar a redacção para):

sem prejuízo dos números 6 e 7 deste artigo, os nacionais de Estados não pertencentes à União Europeia podem inscrever-se na Ordem, em condições de reciprocidade, desde que obtenham a equiparação do seu diploma nos termos da legislação em vigor.

(n.º 4 – eliminar).

(n.º 5 – eliminar).

- (aditar os novos números: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13):

- n.º 4 - a inscrição para admissão a membro da OA processa-se através de uma proposta apresentada pelo candidato à Secção Regional da sua área de residência.

- n.º 5 – a inscrição para admissão a membro da OA de candidatos com títulos académicos obtidos fora de Portugal processa-se através de proposta apresentada ao CDN.

- n.º 6 – aos candidatos à admissão à OA é exigida a realização de estágio, nos termos descritos no Anexo II deste regulamento, ou, em alternativa, a sujeição a uma avaliação curricular, nos termos descritos no Anexo III deste regulamento.

- n.º 7 – os candidatos à admissão à OA deverão sujeitar-se ao sistema de provas e créditos, nos termos descritos no Anexo IV deste regulamento. - n.º 8 - até à data limite de 2007, os candidatos à admissão provenientes de

cursos acreditados pela OA são dispensados da prova de admissão prevista no sistema de provas e créditos.

(9)

- n.º 9 – poderão ser dispensados da prova de admissão prevista no sistema de provas e créditos os candidatos à avaliação curricular nas condições referidas no número 9 do Anexo III (avaliação curricular).

- n.º 10 – os candidatos provenientes de outro Estado Membro da UE são dispensados da prova de admissão prevista no sistema de provas e créditos, desde que apresentem atestado comprovativo, emitido pela autoridade competente do Estado Membro de proveniência de que estão registados numa organização profissional congénere à OA.

- n.º 11 – os candidatos referidos no número 10 deste artigo são igualmente dispensados do estágio e da formação complementar de apoio previstos no Anexo II deste regulamento, desde que apresentem atestado comprovativo, emitido pela autoridade competente desse Estado, de que foi adquirida uma experiência prática equivalente à do estágio.

- n.º 12 – aos candidatos provenientes de Estados não pertencentes à UE pode ser aplicado o disposto nos n.º 10 e 11 do presente artigo, mediante avaliação curricular.

- n.º 13 – aos candidatos à admissão provenientes de outros Estados poderá ser exigida a obtenção de créditos relativos à formação profissional em matéria de legislação portuguesa.

U

Artigo 3º (Admissão de Membros Extraordinários):

(n.º 1 - manter a actual redacção). (n.º 2 - manter a actual redacção). (n.º 3 - manter a actual redacção).

(n.º 4 – alterar a redacção para):

a admissão de membros estagiários é competência dos CDR’s por proposta dos CRA´s.

(aditar um novo número 5):

(10)

Aditar um novo artigo com o número 4 (Competências e Recursos):

- n.º 1 – na apreciação de quaisquer requerimentos referentes ao processo de admissão à OA, nomeadamente na aceitação de planos de estágio e na avaliação de relatórios finais de estágio, e na aceitação de resumos de avaliação curricular e na avaliação de relatórios de avaliação curricular, serão cumpridos os princípios do Código do Procedimento Administrativo (Decreto-Lei 442/91 de 15 de Novembro, na redacção que lhe foi dada pelo Decreto-lei n.º 6/96, de 31 de Janeiro), nomeadamente os respeitantes ao suprimento de deficiências (artigo 76º), à audiência dos interessados (artigo 100º a 104º), e ao direito de informação (artigo 61º a 65º).

- n.º 2 – quando o órgão instrutor do procedimento não for competente para a decisão final, elaborará um relatório indicando o pedido do interessado, o resumo do conteúdo do procedimento e formulando uma proposta de decisão, com as razões de facto e de direito que a justificam.

- n.º 3 – nos termos do artigo 30º, 2, a) do Estatuto, compete aos CRA’s verificar que os candidatos à Ordem possuem as capacidades e os conhecimentos descritos no artigo 3º da Directiva n.º 85/384/CEE do Conselho.

- n.º 4 – nos termos do artigo 26º, h) do Estatuto, compete aos CDR’s admitir a inscrição de membros residentes na área da respectiva região.

- n.º 5 – nos termos do artigo 22º, 2, a) do Estatuto, compete ao CNA julgar os recursos em matéria de admissão dos CRA´s.

- n.º 6 – compete ao CDN ratificar os processos apreciados pelo CNA e deliberar sobre a admissão dos candidatos com títulos académicos obtidos fora de Portugal.

- n.º 7 – compete igualmente ao CDN deliberar sobre a inscrição temporária prevista no artigo 5º.

(11)

- n.º 8 – compete ao CDN homologar os resultados das provas de admissão, por proposta do CNA, baseada na avaliação efectuada pelos júris de avaliação.

- n.º 9 – nos termos do artigo 22º, c) do Estatuto, compete ao CDN, por proposta do CNA, definir critérios objectivos de dispensa de provas de admissão, a rever periodicamente, os quais se basearão nos currículos dos cursos, nos meios de ensino e nos métodos de avaliação.

- n.º 10 – cabe igualmente ao CNA propor, e ao CDN aprovar, a dispensa de provas de admissão, ou de obtenção, total ou parcial, dos créditos de acções de formação complementar, relativamente aos candidatos submetidos à avaliação curricular.

- n.º 11 – nos termos do artigo 16º, d) do Estatuto, compete ao CND decidir os recursos interpostos das deliberações dos CDR’s e do CDN.

- n.º 12 – a admissão de membros correspondentes e honorários é competência do CDN.

U

Artigo 4º (Inscrição temporária) – alterar o número do artigo para n.º 5:

(n.º 1 – alterar a redacção para):

para a simples prestação de serviços em Portugal, sem estabelecimento e por tempo limitado, será concedida pelo CDN uma inscrição temporária automática na OA a nacionais de outros Estados-membros da UE, desde que possuam diploma, certificado ou outro título abrangido pela Directiva 85/384/CEE e exerçam legalmente a actividade no país de origem.

(aditar um novo número 2 ):

a prestação de serviços é regida pelas disposições constantes dos artigos 22º e 23º da referida Directiva e pelo artigo 12º do Decreto –Lei 14/90 de 8 de Janeiro.

(12)

(aditar um novo número 3 ):

o disposto no numero 1 pode ser aplicado, sem carácter automático, a nacionais de outro Estado, designadamente dos países do alargamento europeu ou dos países pertencentes à CPLP, após apreciação, caso a caso, do respectivo pedido, e desde que haja reciprocidade.

(n.º 2 – passa a n.º 4 com a mesma redacção). (n.º 3 – eliminar).

(n.º 4 – eliminar).

U

Aditar um novo artigo com o número 6 (Provedor do Estagiário):

- n.º 1 – é criada a figura do Provedor do Estagiário, com estatuto independente dos órgãos sociais da OA, dotado de poderes que lhe permitam zelar pelo cumprimento das obrigações e garantir a eficácia dos direitos de patronos e estagiários.

- n.º 2 – o CND regulará, no prazo de 90 dias, os poderes, as atribuições e competências do Provedor de Estagiário, bem como o respectivo modo de designação.

U

Aditar um novo artigo com o número 7 (Pagamentos):U

- n.º 1 – os candidatos à admissão que pretendam inscrever-se como Membros Estagiários ficam sujeitos a pagamento de uma taxa de inscrição a definir anualmente pelo CDN, ouvidas as Secções Regionais, que inclui a frequência das acções de formação complementar de apoio. - n.º 2 – os Membros Estagiários estão dispensados do pagamento de

quotização anual, cabendo-lhes apenas o pagamento da taxa atrás referida.

- n.º 3 – os Membros Estagiários tem direito a um seguro profissional assegurado pela OA, durante 12 meses.

(13)

- n.º 4 - os candidatos à admissão que optem por se submeter à avaliação curricular ficam sujeitos a pagamento de uma taxa, a definir anualmente pelo CDN, ouvidas as Secções Regionais, que inclui a frequência das acções de formação complementar de apoio.

- n.º 5 – os candidatos à admissão que se inscrevam para a realização da prova de admissão ficam sujeitos ao pagamento de uma taxa, a definir anualmente pelo CDN, ouvidas as Secções Regionais.

- n.º 6 – A inscrição como Membro Efectivo implica o pagamento de uma taxa de inscrição, a definir anualmente pelo CDN.

- n.º 7 – os candidatos à inscrição temporária ficam sujeitos ao pagamento de uma taxa, a definir anualmente pelo CDN.

- n.º 8 – os cursos candidatos ao processo de reconhecimento pela OA ficam sujeitos ao pagamento de uma taxa, a definir anualmente pelo CDN.

- n.º 9 – os cursos candidatos ao processo de acreditação pela OA ficam sujeitos ao pagamento de uma taxa, a definir anualmente pelo CDN.

- n.º 10 – a apresentação de reclamações, pedidos de informação ou recursos não é passível de qualquer taxa ou pagamento.

Eliminar todo o artigo 5.º e substitui-lo pelo novo anexo I. - (n.º 1 do art.º 5º - manter com a mesma redacção). - (n.º 2 do art.º 5º - manter com a mesma redacção). - (n.º 3 – eliminar).

- (n.º 4 – eliminar). - (n.º 5 – eliminar). - (n.º 6 – eliminar). - (n.º 7 – eliminar).

- (aditar os novos números: 3, 4, 5 e 6)):

- n.º 3 - o acto da inscrição para admissão, os candidatos que pretendam inscrever-se como estagiários deverão apresentar uma proposta de estágio instruída nos termos do n.º 6 do Anexo II.

- n.º 4 - No acto da inscrição, os candidatos que pretendam submeter-se a avaliação curricular deverão apresentar o respectivo pedido, instruído nos termos do n.º 4 do anexo III.

(14)

- n.º 5 - Os CRA’s enviarão os processos individuais dos candidatos, cuja admissão a estágio propõem, para os CDR’s, que promoverão a sua aceitação, admissão e inscrição como Membros Estagiários.

- n.º 6 - Da eventual não admissão como Membros Estagiários cabe recurso, nos termos do art.º 4º deste Regulamento.

- (n.º 8 passa a n.º 7, com nova redacção).

Os CRA’s enviarão os processos individuais dos candidatos com licenciaturas obtidas no estrangeiro ou nacionais de outros Estados para o CDN, que os apreciará e sobre eles deliberará.

- (n.º 9 – passa a n.º 8, com nova redacção)

No caso de candidatos originários de Estados Membros da UE, a decisão sobre o pedido de admissão e inscrição deve ser comunicada aos interessados no prazo máximo de 90 dias, de acordo com o n.º 1 do art.º 11º do Decreto-lei 14/90, de 8 de Janeiro.

- (n.º 10 – eliminar). - (n.º 11 – eliminar). - (n.º 12 – eliminar). - (n.º 13 – eliminar).

- (aditar os novos números: 9, 10, 11 e 12)):

- n.º 9 - Cabe aos CDR’s, com o apoio dos CRA’s, a organização e realização da formação complementar de apoio, bem como da prova de admissão. - n.º 10 - Os candidatos aceites como Membros Estagiários deverão

inscrever-se nas acções de formação complementar e requerer a realização da prova de admissão, caso dela não estejam dispensados.

- n.º 11 - Os candidatos que optem por se submeter a avaliação curricular deverão igualmente inscrever-se nas acções de formação complementar e requerer a realização da prova de admissão, caso dela não estejam dispensados à partida. Poderão, no entanto, após a aprovação do respectivo relatório curricular, ser total ou parcialmente dispensados da formação complementar ou da prova, nas condições previstas no Anexo III.

- n.º 12 - Cabe aos CDR’s manter um registo actualizado de todos os Membros Estagiários da OA e emitir as certidões que nessa qualidade sejam requeridas.

(15)

Artigo 4º (Disposições Finais e Transitórias) – alterar o número do artigo para n.º 8:

- (n.º 1 – eliminar). - (n.º 2 .1 – eliminar). - (n.º 2.2 – eliminar).

- (aditar um novo número 1 ):

os processos de reconhecimento e acreditação de cursos, nos termos deste regulamento, terão como data limite 2007.

- (n.º 3 – manter com a mesma redacção).

- (n.º 4 – alterar a redacção para): este regulamento entra em vigor em ...

(16)

4. UAlterar o número do Anexo I (Provas de Admissão) – para IV e a epígrafe

para (Sistema de Provas e Créditos):

(aditar os novos números: 1, 2, 3, 4 e 5):

- n.º 1 – é implementado um sistema de provas e créditos a realizar e obter no decurso e/ou no final do estágio, ou em complemento da avaliação curricular, que permitam aferir da aptidão dos candidatos à admissão para os actos próprios (art.º 42.º do Estatuto), e o conhecimento do enquadramento legal e deontológico do exercício da actividade profissional.

− n.º 2 – do sistema de provas e créditos farão parte integrante: a) relatório final de estágio, ou de avaliação curricular;

b) obtenção dos créditos obrigatórios e facultativos, através das acções de formação complementar;

c) realização de uma prova de admissão.

− n.º 3 – o programa temático e o número mínimo de créditos a concretizar através das acções de formação complementar é definido anualmente pelo CDN, sob proposta do CNA.

n.º 4 - a organização e concretização das acções de formação complementar é da competência dos CDR’s , em colaboração com os CRA’s e deve ser calendarizada por forma a permitir a frequência dos créditos obrigatórios durante o período de estágio.

n.º 5 - a realização de estágios académicos pode dar direito à obtenção de créditos, mediante a avaliação do respectivo conteúdo nos termos a definir pelo CDN, por proposta do CNA.

(n.º 1 – passa a n.º 6 com a seguinte redacção).

com base no previsto no artigo 6.º do Estatuto, são estabelecidas no presente anexo as condições de realização de prova de admissão, exigível a candidatos de cursos reconhecidos, ou equivalentes.

(n.º 2 – passa a n.º 7 com a seguinte redacção):

a prova é requerida pelos candidatos, sendo a sua organização assegurada pelos CDR’s, em data proposta pelo CNA e acordada com os CRA´s.

(17)

(n.º 3 – passa a n.º 8 com a seguinte redacção):

a prova deverá garantir o respeito pelo princípio da equidade, pelo que será anónima, única e de carácter nacional. Deverá versar áreas de conhecimento relacionadas com o art.º 42.º do Estatuto (actos próprios) e o enquadramento legal e deontológico do exercício da actividade profissional.

(aditar um novo número 9):

haverá uma prova de recurso, à qual serão admitidos os candidatos que na primeira prova tenham obtido uma avaliação igual ou superior a 40% e inferior a 50%.

(n.º 4 – passa a n.º 10 com a seguinte redacção):

a elaboração da prova será incumbência de uma Comissão Nacional de Provas, constituída nos termos definidos no Anexo VII.

(n.º 5 – passa a n.º 11 com a seguinte redacção):

o conteúdo programático e o formato da prova será proposto anualmente pelo CNA e homologado pelo CDN, ouvidos os CRA. Este documento deve ser do conhecimento público, sendo a sua divulgação da responsabilidade dos CDR’s.

(aditar um novo número 12):

os critérios de avaliação da prova serão propostos anualmente pelo CNA e homologados pelo CDN, ouvidos os CRA. Este documento deve ser do conhecimento público, sendo a sua divulgação da responsabilidade dos CRA.

(n.º 6 – passa a n.º 13 com a seguinte redacção):

a prova será mantida secreta até à data e momento fixado para a realização da mesma.

(n.º 7 – passa a n.º 14 com a seguinte redacção):

a avaliação da prova será feita por Júris de Avaliação, constituídos de acordo com o previsto no Anexo VII.

(18)

(n.º 9 – passa a n.º 15 com a seguinte redacção):

a lista dos candidatos inscritos para a realização da prova será tornada pública pelos CRA no prazo mínimo de dez dias úteis antes da data fixada para a sua efectivação.

(aditar um novo número 16):

compete ao CDN homologar os resultados da prova de admissão, por proposta do CNA, baseada na avaliação efectuada pelos júris de avaliação.

(n.º 10 – passa a n.º 17 com a seguinte redacção):

os resultados da prova serão divulgados pelos respectivos CRA, sob a forma de Aprovado ou Não aprovado, dentro de um prazo máximo de vinte dias após a sua efectivação.

- (n.º 11 – eliminar).

- (aditar um novo número 18):

das decisões referentes à prova, caberá recurso nos termos do artigo 4º.

- (aditar um novo número 19):

- toda a tramitação da prova deverá obedecer ao artigo 4º.

(n.º 12 – eliminar).

(19)

Anexo II (Estágios):

- (n.º 1 – alterar a redacção para):

o estágio é um período destinado à aquisição de (i) experiência prática e (ii) formação profissional complementar necessária ao exercício da profissão, com a duração de um ano, contabilizado nos termos descritos no Manual de Estágio.

- (n.º 2 – alterar a redacção para):

o estágio é orientado por um Patrono, arquitecto com experiência profissional comprovada através de Resumo Curricular e com pelo menos cinco anos como Membro Efectivo da OA, ou de organização congénere de outro Estado, que assume perante esta a orientação de Estágios, no máximo de cinco em simultâneo.

- (n.º 3 – alterar a redacção para):

para além da experiência prática adquirida sob a orientação do Patrono, será também obrigatória a frequência de acções de formação complementar de apoio à admissão.

- (n.º 4 – alterar a redacção para):

a formação complementar versará domínios relacionados com a prática dos actos próprios da profissão (artigo 42º do Estatuto) e com o conhecimento do enquadramento legal e deontológico do exercício da actividade profissional.

- (n.º 5 – alterar a redacção para):

podem candidatar-se à realização de Estágio os candidatos a Membros Efectivos da OA previstos no artigo 2.º.

- (n.º 6 – alterar a redacção para):

para instruir o pedido de admissão a Estágio o candidato deve apresentar: a) Proposta de Estágio com os objectivos principais a alcançar;

(20)

c) Resumo Curricular do Patrono;

d) Condições de realização do Estágio acordadas com o Patrono ou Entidade de Acolhimento.

- (n.º 7 – alterar a redacção para):

a aceitação das propostas de estágio ficará a cargo dos CRA’s, que notificarão os candidatos caso seja necessário suprir qualquer deficiência processual.

- (n.º 8 – eliminar).

- (n.º 9 – passa a n.º 8 com a seguinte redacção):

os candidatos admitidos a Estágio passam à condição de Membros Estagiários por deliberação dos CDR’s, sob proposta dos CRA’s. Iniciam a contagem do período de estágio a partir da data prevista na respectiva proposta ou da data da sua aceitação, conforme a que ocorrer mais tarde.

- (n.º 10 – passa a n.º 9 com a seguinte redacção):

os CRA´s divulgarão anualmente a lista dos Membros Estagiários, da qual constará, para além do nome dos candidatos, o nome dos Patronos e as datas previstas para o início e a conclusão dos respectivos estágios.

- (n.º 11 – passa a n.º 10 com a seguinte redacção):

finalizado o período de Estágio, o candidato deverá apresentar, em data a fixar anualmente pelos CRA’s:

a) relatório final de estágio, elaborado segundo as regras do manual de estágio;

b) parecer final do Patrono;

c) parecer da Entidade de Acolhimento, se for distinta do Patrono;

d) certificado de obtenção dos créditos mínimos obrigatórios nas acções de formação complementar;

- (n.º 12 – passa a n.º 11 com a seguinte redacção):

a aceitação dos relatórios de estágio ficará a cargo dos respectivos CRA´s, que os apreciarão, podendo para o efeito ser coadjuvados por uma

(21)

Comissão de Apreciação, constituída de acordo com o especificado no Anexo VIII.

- (n.º 13 – passa a n.º 12 com a seguinte redacção):

os CRA´s proporão aos CDR’s a aprovação ou reprovação dos relatórios de estágio, fundamentando essa proposta na verificação do cumprimento dos objectivos do estágio e tendo em conta o parecer do patrono e, quando exista, da entidade de acolhimento, podendo, se for caso disso, solicitar a sua reformulação, no todo ou em parte.

- (n.º 14 – eliminar).

- (n.º 15 – eliminar).

- (aditar um novo número 13):

das decisões referentes ao processo de estágio, caberá recurso nos termos do artigo 4º.

- (n.º 16 – passa a n.º 14 com a seguinte redacção):

os candidatos cujos relatórios de estágio não tenham sido aprovados podem recandidatar-se a novo Estágio dentro do período de candidaturas anualmente estipulado para o efeito.

(n.º 17 – eliminar).

- (aditar um novo número 15):

toda a tramitação do processo de estágios deverá obedecer ao artigo 4º.

(22)

Anexo III (Avaliação Curricular):

− (n.º 1 – alterar a redacção para):

é estabelecido um sistema de avaliação curricular que consiste na avaliação da experiência prática e profissional de um candidato à admissão, em alternativa à realização do Estágio.

− (n.º 2 – alterar a redacção para):

podem candidatar-se à realização de avaliação curricular os candidatos a Membros Efectivos da OA previstos no artigo 2.º.

(n.º 3 – alterar a redacção para):

os candidatos à avaliação curricular terão de comprovar experiência profissional continuada de pelo menos dois anos, dentro das áreas definidas como actos próprios da profissão, nos termos do número 3 do artigo 42.º do Estatuto.

− (n.º 4 – alterar a redacção para):

− para instruir o pedido de admissão a avaliação curricular o candidato deve apresentar:

a) relatório curricular, incluindo resumo curricular e portfólio;

b) outros documentos que permitam a fácil compreensão da actividade profissional desenvolvida;

c) declaração da(s) entidade(s) de acolhimento.

- (n.º 5 – eliminar). - (n.º 6 – eliminar). - (n.º 7 – eliminar).

- (n.º 8 – passa a n.º 5 com a seguinte redacção):

a aceitação dos relatórios curriculares ficará a cargo dos respectivos CRA´s, que os apreciarão, podendo para o efeito ser coadjuvados por uma

(23)

Comissão de Apreciação, constituída de acordo com o especificado no Anexo VII.

- (n.º 9 – eliminar).

- (n.º 10 – passa a n.º 6 com a seguinte redacção):

os CRA´s proporão aos CDR’s a aprovação ou reprovação dos relatórios curriculares, fundamentando objectivamente essa proposta na documentação apresentada, tendo presente a definição dos actos próprios da profissão (artigo 42º do Estatuto).

− (aditar três novos números: 7 e 8):

n.º 7 – para além da avaliação curricular, será também obrigatória a

frequência de acções de formação complementar de apoio à admissão, salvo nos casos referidos no n.º 10 deste anexo.

n.º 8 – a formação complementar versará domínios relacionados com a prática

dos actos próprios da profissão (artigo 42º do Estatuto) e com o conhecimento do enquadramento legal e deontológico do exercício da actividade profissional.

− n.º 9 - os CRA´s poderão propor a dispensa total ou parcial da frequência das acções de formação complementar à admissão ou prova final, quando a apreciação dos relatórios curriculares assim o aconselhar. Esta proposta terá sempre de ser apreciada pelo CNA e deliberada pelo CDN.

(n.º 11 – eliminar). (n.º 12 – eliminar). (n.º 13 – eliminar).

- (n.º 14 passa a n.º 10 com a seguinte redacção):

das decisões referentes ao processo de avaliação curricular, caberá recurso nos termos do artigo 4º.

- (aditar um novo número 11):

(24)
(25)

Alterar o número do Anexo IV (Reconhecimento de Cursos) – para V:

− (n.º 1 – alterar a redacção para):

é estabelecido um processo de Reconhecimento de Cursos que consiste na verificação do cumprimento da Directiva 85/384/CEE no que diz respeito às condições mínimas da formação para que possa ser considerada no domínio da arquitectura.

− (aditar um novo número 2):

só aos detentores de licenciatura ou diploma equivalente atribuído por cursos no domínio da arquitectura será permitida a admissão a estágio.

− (n.º 2 – passa a n.º 3 com a mesma redacção).

− (n.º 3 – passa a n.º 4 com a mesma redacção).

− (n.º 4 – passa a n.º 5 com a seguinte redacção):

o reconhecimento de cursos será feito caso a caso, mediante pedido formulado pela Instituição responsável pelo curso em questão. O pedido deverá ser acompanhado da seguinte documentação:

a) documento legal comprovativo da aprovação oficial;

b) Curriculum do curso e programas detalhados das cadeiras, subscritos pelos professores responsáveis;

c) calendário escolar emanado pelo órgão competente;

d) lista dos docentes, incluindo Resumos Curriculares, e o seu tempo de presença efectiva na instituição, assim como a existência de eventuais vínculos com outras instituições de ensino.

(26)

− (n.º 5 – passa a n.º 6 com a seguinte redacção):

a avaliação dos cursos nos termos definidos no número 3 é da competência do CNA que, após a análise da documentação e realização de uma visita para verificação efectiva do cumprimento da Directiva 85/384/CEE, dará o seu parecer, reconhecendo ou não reconhecendo o curso em questão, parecer que será homologado pelo CDN.

- (n.º 6 – eliminar).

- (aditar dois novos números: 7 e 8):

- n.º 7 - o reconhecimento, ou não reconhecimento, será publicitado nos meios habituais de comunicação da OA e, se necessário, na comunicação social. O prazo do reconhecimento terminará sempre em 2007, excepto se houver interrupção do reconhecimento.

− n.º 8 - anualmente, os cursos reconhecidos deverão apresentar à OA o calendário escolar do respectivo ano, e qualquer alteração relativa à documentação de reconhecimento.

− (n.º 7 – passa a n.º 9 com a seguinte redacção):

perdem o direito ao reconhecimento, os cursos que não cumprirem o envio obrigatório da documentação referida no n.º 8.

- (aditar dois novos números: 10 e 11):

− n.º 10 - a interrupção do reconhecimento será também publicitada.

− n.º 11 - os processos de renovação do reconhecimento incidirão sobre a verificação da correcção ou não correcção dos aspectos menos positivos detectados anteriormente e sobre outros dados novos entretanto apresentados ou ocorridos.

(27)

− (n.º 8 – passa a n.º 12 com a seguinte redacção):

das decisões referentes ao processo de reconhecimento, caberá recurso nos termos do artigo 4º.

- (aditar dois novos números: 13 e 14):

- n.º 13 - toda a tramitação do processo de reconhecimento deverá obedecer ao artigo 4º.

- n.º 14 – a OA informará anualmente o MCES acerca dos cursos cujo reconhecimento foi recusado ou interrompido, afim de essa informação ser tida em conta na atribuição anual de vagas no ensino superior.

(28)

Alterar o número do Anexo V (Dispensa de Provas de Admissão) – para VI e a epígrafe para (Acreditação de Cursos):

− (n.º 1 – alterar a redacção para):

curso acreditado pela OA é a licenciatura ou diploma equivalente no domínio da arquitectura cuja qualidade e excelência, quer ao nível da exigência do ensino, quer da docência, quer das condições de trabalho, foram certificadas pela OA.

- (n.º 2 – alterar a redacção para):

são consideradas condições mínimas da formação, para candidatura a acreditação pela OA:

a) curso de nível universitário reconhecido oficialmente, com a duração mínima de 5 anos a tempo inteiro;

b) ter sido completado, pelo menos, um ciclo de licenciatura.

- (n.º 3 – alterar a redacção para):

Para além da duração do curso e do seu conteúdo programático, a apreciação para efeitos de acreditação será função de: (i) grau de exigência do ensino, (ii) nível de docência, (iii) condições de trabalho.

- (aditar um novo número 4):

a acreditação deve incidir sobretudo nos anos finais do curso, procurando a sua adequação às exigências crescentes de qualidade no exercício profissional. Deverão igualmente ser valorizadas, no processo de acreditação, experiências académicas enriquecedoras, como o estágio académico ou o trabalho final de curso.

(29)

- (aditar um novo número 6):

a acreditação, ou não acreditação, será publicitada nos meios habituais de comunicação da OA e, se necessário, na comunicação social. O prazo de acreditação terminará sempre em 2007, excepto se houver interrupção da acreditação.

- (n.º 5 – passa a n.º 7 - manter o corpo do artigo).

- (alínea a – alterar a redacção para):

constituição de uma Comissão de Acreditação, de acordo com os termos definidos no Anexo VII.

(alínea b – manter a actual redacção).

(alínea c – manter a actual redacção).

(alínea d – manter a actual redacção).

(alínea e– manter a actual redacção).

- (alínea f – alterar a redacção para):

comunicação à instituição candidata da decisão final de acreditação ou de não acreditação do curso em causa.

- (aditar um novo número 8):

o acesso a qualquer elemento processual do relatório de acreditação deverá ser facultado, ao abrigo do disposto nos artigos 61º a 65º, do Código do Procedimento Administrativo.

- (n.º 6 – passa a n.º 9 -.manter o corpo do artigo).

- (alínea a – manter a actual redacção).

(30)

- (alínea d – alterar a redacção para):

lista dos docentes, incluindo Resumos Curriculares, o seu tempo de presença efectiva na instituição, assim como a existência de eventuais vínculos com outras instituições de ensino.

(alínea e – manter a actual redacção).

(alínea f – alterar a redacção para):

enunciação e descrição das instalações e equipamentos atribuídos para o funcionamento do curso.

- (alínea g – alterar a redacção para):

listagem de publicações (de natureza teórica ou projectual) relevantes no domínio do curso, editadas ou publicadas por docentes ou discentes.

- (aditar três novas alíneas: h, i e j):

- alínea h) - calendário escolar emanado pelo órgão competente.

- alínea i) – extensão e características da biblioteca, a qual deve incluir, no mínimo, toda a bibliografia básica referenciada nos programas curriculares.

- alínea j) – actividades extracurriculares promovidas ou participadas pelo curso (exposições, seminários, conferências, visitas de estudo).

− (aditar dois novos números: 10 e 11):

− n.º 10 - anualmente, os cursos acreditados deverão apresentar à OA o calendário escolar do respectivo ano e qualquer alteração relativa à documentação de reconhecimento.

- n.º 11 – perdem o direito à acreditação os cursos que não cumprirem o envio obrigatório da documentação referida no n.º 10.

(31)

- (n.º 8 – passa a n.º 12 com a mesma redacção).

- (n.º 9 – eliminar).

- (aditar um novo número 13):

a interrupção da acreditação será também publicitada.

− (n.º 10 – passa a n.º 14 com a seguinte redacção):

das decisões referentes ao processo de acreditação, caberá recurso nos termos do artigo 4º.

- (aditar um novo número 15):

toda a tramitação do processo de acreditação deverá obedecer ao artigo 4º.

(32)

Alterar o número do Anexo VI (Competências e constituição de Júris de Avaliação) – para VII:

(n.º 1 – alterar a redacção para):

estabelecem-se regras para a constituição de Comissão Nacional de Acreditação, Comissão Nacional de Provas, Júris de Avaliação e Comissões de Apreciação, como resposta à necessidade estatutária de criar um sistema uniforme de admissão à OA, cujos níveis de exigência sejam idênticos em termos nacionais.

- (n.º 2– alterar a redacção para):

cabe à Comissão Nacional de Acreditação a apreciação de todos os aspectos que são objecto de análise num processo de Acreditação, tal como este se encontra definido no Anexo VI. A Comissão Nacional de Acreditação poderá constituir Grupos de Trabalho para apreciação individual de cada processo de Acreditação.

- (n.º 3– alterar a redacção para):

cabe à Comissão Nacional de Provas a elaboração da Prova de admissão, tal como se encontra definida no Anexo IV.

- (n.º 4– alterar a redacção para):

cabe aos Júris de Avaliação a apreciação e classificação da Prova de admissão realizada por candidatos a Membros da OA, nos termos definidos no Anexo IV.

- (n.º 5– alterar a redacção para):

cabe às Comissões de Apreciação apreciar os Relatórios de Estágio e os Relatórios Curriculares, incluindo se necessário a realização de audiência prévia dos candidatos antes da proposta final.

(33)

- (n.º 6– alterar a redacção para):

apenas Membros Efectivos com pelo menos cinco anos de inscrição na OA e arquitectos estrangeiros convidados poderão integrar a constituição dos Júris e Comissões referidos(as) neste anexo.

- (aditar um novo número 7):

a constituição dos Júris e Comissões Nacionais referidos(as) neste anexo será proposta pelo CNA, ouvidos os CRA, e homologada pelo CDN. Deverá incluir, pelo menos, um elemento proposto por cada CRA, sendo o presidente, que possui voto de qualidade, proposto pelo CNA.

(n.º 7 – eliminar). (n.º 8 – eliminar). (n.º 9 – eliminar). (n.º 10 – eliminar). (n.º 11 – eliminar).

- (aditar um novo número 8):

as Comissões de Apreciação serão constituídas por proposta dos CRA’s, com um número impar de elementos, e homologadas pelos CDR’s.

Eliminar o Anexo VI (Reclamações, Pedidos de Informação e Recursos) – dada a introdução do artigo 4.º (Competências e Recursos):

Referências

Documentos relacionados

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

descoberta de iSCSI: Quando um host do iSCSI cria uma sessão de descoberta de iSCSI e perguntas para todos os destinos de iscsi, o módulo ips retorna somente a lista de destinos

A finalidade deste trabalho foi contribuir com os debates acerca de processos privatizantes na política pública de saúde brasileira, colocando luz sobre dois

Foi fundada a 10 de janeiro de 1949, por um grupo de abnegados radioamadores, e já atingiu 64 anos de atividades, sempre procurando congregar os radioamadores

Doente 15 anos, sexo masculino, com queixas dolorosas de predomínio nocturno localizadas ao braço esquerdo; já tinha sido tratado na Ortopedia 2 anos antes, onde tinha feito

Segundo Laplanche, em um primeiro momento, momento esse considerado mítico, a pulsão de morte se volta para o próprio indivíduo, porém, não se constituindo, ainda, naquilo que

Sumita, que também é diretor-científico da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e um dos organizadores de uma recente publicação sobre o

Mas, a utilização de adaptadores funcionais no posto de trabalho ao computador também são medidas necessárias, como os apoios de monitores, cadeiras adequadas a estatura do