• Nenhum resultado encontrado

Concurso Público. Agente de Políticas Sociais/ Auxiliar de Saúde Bucal. Código: SSB09 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso Público. Agente de Políticas Sociais/ Auxiliar de Saúde Bucal. Código: SSB09 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Concurso Público

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4 horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas.

2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos a terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você poderá levar o seu caderno de questões faltando 1 (uma) hora para o término da Prova.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1 - Confira atentamente se este caderno de perguntas, que contém 50 questões objetivas, está completo.

2 - Confira se seus dados e o cargo e especialidade escolhido,

indicados no cartão de respostas, estão corretos. Se notar qualquer

divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

3 - Confira atentamente se o número que consta neste caderno de perguntas é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal ou ao Chefe de Local.

4 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado,

amassado, dobrado nem manchado.

5 - Para cada questão objetiva são apresentadas cinco alternativas de respostas, apenas uma das quais está correta. Você deve assinalar essa alternativa de modo contínuo e denso.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

Agente de Políticas Sociais/

Auxiliar de Saúde Bucal

AGENDA

l 30/01/2012, divulgação do gabarito da Prova objetiva:

http://concursos.biorio.org.br

l 02 e 03/02/2012, recursos contra formulação e conteúdos da Prova Objetiva na Internet: http://concursos. biorio.org.br

l 10/02/2012, divulgação do resultado da análise dos recursos da Prova Objetiva.

l 14/02/2012, divulgação do Resultado Final da Prova Objetiva.

l Informações: Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h Internet: http://concursos.biorio.org.br E-mail: varzeapaulista2011-2@biorio.org.br

Caderno: 2 Aplicação Manhã

(2)
(3)

AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

CADERNO 2

3

LÍNGUA PORTUGUESA

Texto

Por que não podemos ser mais inteligentes do que somos

A inteligência sempre foi uma característica essencial para a sobrevivência e a evolução dos seres humanos. Nossa capacidade de resolver problemas complexos, trabalhar de forma cooperativa e entender a passagem do tempo estão por trás do nosso sucesso de nossa espécie.

Mas se a inteligência é assim tão fundamental para a sobrevivência da espécie, por que não somos ainda mais inteligentes – ou seja, mais adaptados aos desafios representados pelo mundo – do que somos?

Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, descobriram que a equação não é assim tão simples. Eles concluíram que melhorias em funções cognitivas como a memória, a atenção e o raciocínio trariam uma piora do desempenho de outras. Para os cientistas, a ideia de um super-cérebro só seria possível na ficção científica.

Para chegar a essa conclusão, o psicólogo Thomas Hills, de Warwick, e Ralph Hertwig, da Universidade de Basel, analisaram estudos de vários tipos, entre eles pesquisas sobre a mente dos autistas e sobre os efeitos de remédios como a Ritalina, que aumentam a atenção.

Eles descobriram que, em geral, indivíduos com habilidades cognitivas muito elevadas – como pessoas que têm uma memória fotográfica, muito acima do normal – geralmente têm também algum tipo de transtorno, como autismo e problemas neurológicos associados ao crescimento cerebral. E mesmo os remédios que melhoram a atenção podem ter um efeito negativo: para quem não tem problema de foco e se medica na esperança de melhorar o desempenho nas tarefas cotidianas, o resultado pode ser exatamente o oposto.

Segundo Hills, o estudo sugere que há um limite para melhorar as funções cognitivas. Um exemplo simples é o uso de cafeína para aumentar a atenção. A pessoa pode até ficar mais alerta, mas seu nível de ansiedade pode aumentar e sua coordenação motora fina pode piorar.

A mensagem é que não dá para ter tudo ao mesmo tempo. Ir além em uma habilidade é, necessariamente, deixar outras para trás.

(http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2011/12/por-que-nao podemos ser-mais-inteligentes-do-que-somos.html - 08/12/2011)

1 - Em “... indivíduos com habilidades cognitivas muito elevadas...”, a palavra assinalada pode ser substituída pela seguinte expressão sem qualquer prejuízo do sentido original da frase: (A) de afeto; (B) de reação; (C) de inclusão; (D) de conhecimento; (E) de exclusão.

2 - A frase que responde corretamente a indagação lançada no título do texto — Por que não podemos ser mais

inteligentes do que somos — é a seguinte:

(A) “Ir além em uma habilidade é, necessariamente, deixar outras para trás.”

(B) “A inteligência sempre foi uma característica essencial para a sobrevivência e a evolução dos seres humanos.” (C) “... a ideia de um super-cérebro só seria possível na

ficção científica.”

(D) “...o uso de cafeína para aumentar a atenção.”

(E) “Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Inglaterra, descobriram que a equação não é assim tão simples.”

(4)

3 - Assinale a alternativa em que foram marcadas apenas palavras variáveis:

(A) “A mensagem é que não dá para ter tudo ao mesmo tempo.”

(B) “A mensagem é que não dá para ter tudo ao mesmo tempo.”

(C) “A mensagem é que não dá para ter tudo ao mesmo tempo.”

(D) “A mensagem é que não dá para ter tudo ao mesmo tempo.”

(E) “A mensagem é que não dá para ter tudo ao mesmo tempo.”

4 - Marque a alternativa em que foi corretamente destacado um adjetivo do fragmento “... o estudo sugere que há um limite para melhorar as funções cognitivas.”:

(A) cognitivas; (B) estudo; (C) limite; (D) melhorar; (E) funções.

5 - A correta classificação do período “Pesquisadores da

Universidade de Warwick, na Inglaterra, descobriram que a equação não é assim tão simples.” é a seguinte:

(A) período simples;

(B) período composto por subordinação; (C) oração absoluta;

(D) período composto por coordenação;

(E) período composto por coordenação e subordinação. 6 - Em “... sua coordenação motora fina pode piorar.”, o núcleo do sujeito é: (A) sua; (B) motora; (C) coordenação; (D) fina; (E) pode.

7 - “Há limites para melhorar as funções cognitivas.”. A frase que encerra a correta substituição do verbo haver, presente na oração, pelo verbo existir é a seguinte: (A) existe limites para melhorar as funções cognitivas; (B) existem limites para melhorar as funções cognitivas; (C) existia limites para melhorar as funções cognitivas; (D) existirá limites para melhorar as funções cognitivas; (E) existira limites para melhorar as funções cognitivas.

8 - “... na esperança de melhorar o desempenho nas tarefas cotidianas... ”. O vocábulo que apresenta uma antonímia da palavra “desempenho” é: (A) atividade; (B) atuação; (C) realização; (D) inatividade; (E) execução.

9 - O núcleo do predicado da oração Indivíduos com

habilidades cognitivas muito elevadas geralmente têm também algum tipo de transtorno é:

(A) também; (B) muito; (C) têm; (D) geralmente; (E) indivíduos.

10 - Com relação à linguagem utilizada ao longo de todo o texto, é absolutamente correto afirmar que há um predomínio:

(A) da conotação em relação à denotação, pois as palavras estão em seu sentido comum, dicionarizado;

(B) da denotação em relação à conotação, pois as palavras estão em seu sentido comum, dicionarizado;

(C) da denotação em relação à conotação, pois as palavras estão em seu sentido incomum, figurado;

(D) de ambas as formas, conotação e denotação, igualmente;

(E) da conotação em relação à denotação, pois as palavras estão em seu sentido comum, figurado.

(5)

AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

CADERNO 2

5

RACIOCÍNIO LÓGICO

11 - O capítulo 3 de um livro começa no início da página 123 e termina no final da página 202. Assim, esse capítulo ocupa a seguinte quantidade de páginas:

(A) 69; (B) 70; (C) 79; (D) 80; (E) 89.

12 - A Copa do Mundo de Vôlei 2011 reuniu 12 seleções nacionais e foi disputada no sistema de turno único, ou seja, cada seleção jogou exatamente uma vez com cada uma das outras. O número de partidas disputadas nessa Copa foi então igual a:

(A) 36; (B) 66; (C) 72; (D) 96; (E) 132.

13 - Numa cidade, para cada homem há duas mulheres. Assim, nessa cidade para cada trinta mulheres há a seguinte quantidade de homens:

(A) 15; (B) 20; (C) 25; (D) 30; (E) 60. 14 - Observe a sequência: 101, 124, 147, 170, ... . O próximo termo é o: (A) 191; (B) 193; (C) 195; (D) 201; (E) 204.

15 - Maria disse que “Dia de ir à feira não é dia de ir ao cinema, nem à praia, nem de tomar sorvete” Hoje Maria tomou sorvete. Então, se a afirmativa de Maria é verdadeira, concluímos que:

(A) Maria foi à praia e pode ter ido ao cinema; (B) Maria não foi à praia;

(C) Maria não foi à feira;

(D) Maria foi à praia e não foi à feira;

(E) Maria foi à praia, mas não ao cinema nem à feira.

16 - Observe a sequência de letras a seguir, obtida, de acordo com uma certa regra, a partir de nosso alfabeto: A E ? M Q U ...

A interrogação é corretamente substituída por: (A) H;

(B) I; (C) J; (D) K; (E) L.

17 - Quando faltavam cinco voltas para terminar uma sensacional corrida de automóveis, o piloto Felipe Mussa estava na sétima posição. Ele fez então manobras sensacionais e ultrapassou três adversários antes de a prova acabar, não tendo sido ultrapassado por ninguém. Felipe terminou então a corrida na seguinte posição: (A) 6º;

(B) 5º; (C) 4º; (D) 3º; (E) 2º.

18 - Marcos é mais pesado do que Alberto. Alberto é mais leve do que Bruno. Bruno é mais pesado do que Clovis, que é mais leve do que Alberto. Bruno é mais leve do que Marcos. Dos quatro, o que pesa menos e o que pesa mais são respectivamente:

(A) Clovis e Bruno; (B) Alberto e Marcos; (C) Alberto e Bruno; (D) Bruno e Alberto; (E) Clovis e Marcos.

19 - Se não é verdade que Alfredo é palmeirense ou casado então é verdade que Alfredo:

(A) não é palmeirense mas pode ser casado; (B) não é casado nem é palmeirense; (C) não é casado mas pode ser palmeirense; (D) é casado e é palmeirense;

(E) é palmeirense e não é casado.

20 - Se, num certo ano, o dia 22 de janeiro caiu num domingo, então o dia 18 de fevereiro caiu:

(A) num sábado; (B) num domingo; (C) numa segunda-feira; (D) numa terça-feira; (E) numa quarta-feira.

(6)

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

21 - As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde - SUS são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituição Federal, e obedecem ainda a certos princípios, dentre os quais encontramos:

(A) universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;

(B) parcialidade de assistência;

(C) desigualdade da assistência à saúde;

(D) restrição e desestímulo à participação da comunidade; (E) não informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde. 22 - Saúde do trabalhador é um conjunto de atividades que se destina à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, através de ações de vigilância:

(A) patrimonial e sanitária; (B) corporativa e patrimonial; (C) epidemiológica e corporativa; (D) epidemiológica e sanitária; (E) patrimonial e epidemiológica.

23 - As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único. Avalie se esse sistema é organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo.

II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. III - participação da comunidade.

Assinale a alternativa correta; (A) apenas a diretriz I está correta; (B) apenas a diretriz II está correta;

(C) apenas as diretrizes I e II estão corretas; (D) apenas as diretrizes II e III estão corretas; (E) as diretrizes I, II e III estão corretas.

24 - “A saúde é ______ de todos e ______ do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à _____ do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

(Artigo 200 da Constituição Federal)

As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:

(A) direito / dever / redução; (B) dever / dever / aumento; (C) direito / direito / redução; (D) direito / dever / aumento; (E) dever / dever / redução.

25 - Avalie se são direitos da pessoa portadora de transtorno mental:

I - Ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde. II - Ser tratada com humanidade.

III - Ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração.

IV - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária.

Estão corretos os direitos: (A) I e II, apenas;

(B) III e IV, apenas; (C) I, III e IV, apenas; (D) I, II e III, apenas; (E) I, II, III e IV.

26 - “O uso do álcool impõe às sociedades de todos os países uma carga global de agravos indesejáveis e extremamente dispendiosos, que acometem os indivíduos em todas os domínios de sua vida. ... A magnitude da questão é enorme, no contexto de saúde pública mundial. O diagnóstico e tratamento ______ da dependência ao álcool têm papel fundamental no prognóstico deste transtorno, o que se amplia em uma perspectiva global de prevenção e promoção da saúde, e se agrava ao constatarmos que, de uma forma geral, o despreparo significativo e ______ das pessoas que lidam diretamente com o problema, sejam elas usuários, familiares ou profissionais de saúde.”

(A Política do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas, MS, 2003) As lacunas são corretamente preenchidas respectivamente por:

(A) tardios / o pleno conhecimento; (B) precoces / a desinformação; (C) precoces / a autoridade;

(D) insuficientes / o pleno conhecimento; (E) insuficientes e tardios / a desinformação.

(7)

AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

CADERNO 2

7

27 - O Sistema Único de Saúde (SUS) conta, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: (A) a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde; (B) o Conselho de Saúde e a Câmara Municipal;

(C) a Organização Nacional de Saúde e a Conferência de Saúde;

(D) a Associação de Profissionais de Saúde e o Conselho de Saúde;

(E) a Organização Nacional de Saúde e a Associação de Profissionais de Saúde.

28 - Avalie se a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, dentre outros, os a seguir relacionados: I - A alimentação.

II - A moradia.

III - O saneamento básico. IV - A renda.

V - A educação. Estão corretos: (A) I e V, apenas; (B) II, III e IV, apenas; (C) I, II, III e IV, apenas; (D) II, III, IV e V, apenas; (E) I, II, III, IV e V.

29 - No trabalho em equipe o profissional NÃO deve ser: (A) cordial;

(B) solidário; (C) oportunista; (D) prestativo; (E) compreensivo.

30 - O campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS, inclui a execução de ações nos seguintes âmbitos, EXCETO:

(A) vigilância sanitária; (B) vigilância epidemiológica; (C) saúde do trabalhador;

(D) assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica; (E) aposentadoria do trabalhador.

CONHECIMENTOS

ESPECÍFICOS

31 - A cureta periodontal utilizada para raspagem subgengival da face mesial do elemento 36 é a:

(A) Gracey 7-8; (B) Gracey 11-12; (C) Gracey 13-14; (D) Gracey 5-6; (E) Mc Call 13-14.

32 - Na representação numérica da dentição permanente, o primeiro molar superior esquerdo e o incisivo central superior direito recebem respectivamente os números: (A) 36 e 11;

(B) 26 e 11; (C) 24 e 12; (D) 36 e 21; (E) 17 e 22.

33 - O cimento utilizado para cimentação provisória de uma coroa provisória é o:

(A) resinoso;

(B) de hidróxido de cálcio; (C) de fosfato de zinco; (D) de ionômero de vidro; (E) de óxido de zinco e eugenol.

34 - Os fórceps usados para exodontia dos elementos 15 e 18 são respectivamente: (A) 17 e 150; (B) 150 e 18L; (C) 18L e 18R; (D) 150 e 18R; (E) 151 e 17.

35 - Na dentição decídua o elemento 61 é o: (A) incisivo lateral superior esquerdo; (B) incisivo central inferior direito; (C) incisivo lateral superior direito; (D) primeiro molar superior esquerdo; (E) incisivo central superior esquerdo.

36 - Para a realização de restaurações de amálgama disto-oclusal (DO) deve-se utilizar:

(A) cunha e matriz; (B) alginato; (C) alavanca reta; (D) cimento cirúrgico; (E) sonda de Nabers.

(8)

37 - O seguinte material deve ser utilizado para instrumentação dos canais em endodontia:

(A) curetas Gracey; (B) limas;

(C) fórceps; (D) cinzel; (E) brunidor.

38 - Uma ação de prevenção da cárie interproximal é: (A) a realização de restauração interproximal do tipo

MOD;

(B) o consumo aumentado de carboidratos e açúcares; (C) a realização de coroa total em porcelana;

(D) o uso diário de fio dental;

(E) a utilização de pasta de dentes sem flúor.

39 - O método de esterilização de instrumentais cirúrgicos odontológicos é:

(A) autoclave;

(B) pastilha de formol; (C) luz ultravioleta;

(D) imersão em água fervente; (E) imersão em álcool.

40 - O seguinte material é utilizado para preenchimento e obturação final do canal em endodontia:

(A) cone de guta-percha; (B) pino de fibra de vidro; (C) cone de papel;

(D) pino metálico pré-fabricado; (E) resina fotopolimerizável.

41 - A doença infecto-contagiosa com maior risco de contaminação para a equipe odontológica durante uma perfuração acidental é a: (A) sífilis; (B) AIDS; (C) tuberculose; (D) actinomicose; (E) hepatite B.

42 - O dispositivo utilizado para o afastamento gengival durante um procedimento de moldagem para prótese-fixa é:

(A) a sonda milimetrada; (B) o fio retrator;

(C) a sonda exploradora; (D) o elástico de separação; (E) o fio dental.

43 - Um instrumental manual utilizado para remoção de tecido cariado é:

(A) a cureta de Lucas; (B) a espátula número 1; (C) a colher de dentina; (D) a espátula número 24; (E) o calcador.

44 - A seguinte substância é utilizada para o condicionamento de restaurações indiretas em porcelana pura antes da cimentação:

(A) adesivo dentinário; (B) ácido fosfórico a 37%; (C) ácido fluorídrico a 10%; (D) hidróxido de cálcio; (E) ionômero de vidro.

45 - Dos materiais abaixo, assinale o que é utilizado para moldagem com moldeiras:

(A) gesso;

(B) resina acrílica;

(C) pasta de hidróxido de cálcio; (D) silicone de adição;

(E) resina fotopolimerizável.

46 - O primeiro pré-molar superior normalmente apresenta: (A) 1 cúspide;

(B) 2 cúspides; (C) 3 cúspides; (D) 4 cúspides; (E) 5 cúspides.

47 - O dispositivo de proteção que precisa ser usado pelo paciente durante o exame radiográfico é o :

(A) abridor de boca; (B) avental de chumbo; (C) gorro;

(D) avental de cobre; (E) avental de borracha.

48 - Os seguintes equipamentos de proteção individual são indispensáveis para o cirurgião-dentista e para o auxiliar durante o atendimento clínico:

(A) luva e máscara, apenas; (B) luva, máscara e jaleco, apenas; (C) luva, máscara e gorro, apenas; (D) luva, máscara, gorro e jaleco, apenas;

(9)

AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL

CADERNO 2

9

49 - Os princípios específicos de assepsia e biossegurança para atendimento clínico no consultório dentário devem ser seguidos :

(A) principalmente nos pacientes portadores de HIV e hepatite;

(B) principalmente nos pacientes portadores tuberculose; (C) principalmente nos pacientes portadores de hepatite; (D) principalmente nos pacientes portadores tuberculose e

hepatite;

(E) em todos os pacientes.

50 - Durante a lavagem e secagem do instrumental odontológico usado pelo cirurgião-dentista durante o atendimento, o auxiliar deve:

(A) usar luva estéril;

(B) usar luva de borracha grossa; (C) usar luva de procedimento; (D) usar qualquer tipo de luva; (E) evitar a utilização de luva.

(10)

Referências

Documentos relacionados

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

As identidades devem ser descartáveis; uma identidade insatisfatória, ou não suficientemente satisfatória, ou uma identidade que denuncia a idade avançada, deve ser

(D) Rita não amava Dito e Paulo não amava

A) a sucessão deve obedecer às leis do Brasil, uma vez que o casamento foi realizado sob as leis brasileiras. B) a sucessão deve observar as leis do país do de cujus, independentes