• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

Estágio Profissionalizante | 6º ano

Mestrado Integrado em Medicina

2018/2019

Cláudia Alexandra da Silva Mendes

Nº 2013181 | Turma 3

Orientadora: Dra Rita Machado

Regente da Unidade Curricular: Professor Doutor Rui Maio

(2)

2

You can be whatever you want to be

There is inside you

All of the potential

To be whatever you want to be;

All of the energy

To do whatever you want to do.

Imagine yourself as you would like to be,

Doing what you want to do,

And each day, take one step

Towards your dream.

And though at times it may seem too

difficult to continue,

Hold on to your dream.

One morning you will awake to find

That you are the person you dreamed of,

Doing what you wanted to do,

Simply because you had the courage

To believe in your potential

And to hold on to your dream.

(3)

3

Índice

1. Introdução ... 4

2. Síntese das atividades ... 5

Cirurgia Geral ... 5

Medicina Interna ... 5

Saúde Mental ... 6

Medicina Geral e Familiar ... 7

Pediatria ... 7

Ginecologia e Obstetrícia ... 8

3. Descrição de Atividades Formativas e Extracurriculares ... 8

4. Reflexão Crítica ... 10

5. Anexos ... 12

Lista de anexos ... 12

A. Atividades Desenvolvidas ... 13

(4)

4

1. Introdução

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é o core da formação médica pré-graduada, a qual pretende pro-videnciar aos licenciados médicos conhecimentos, aptidões e atitudes profissionais nucleares que lhes per-mita exercer a profissão e aprender autonomamente ao longo da carreira médica[1]. Daqui, advém o sexto

ano, como ponte entre a formação pré-graduada e o início da profissão. Como ponte que é, permite-nos conectar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo dos anos prévios à prática clínica e tudo o que a mesma implica, sempre sob orientação por profissionais experientes.

Desta forma, os principais objetivos do ensino pré-graduado passam por (1) adquirir conhecimentos das ci-ências básicas e clínicas, de epidemiologia, de humanidade e de ética, (2) desenvolver atitudes e comporta-mentos profissionais essenciais ao exercício da prática clínica, (3) construir aptidões clínicas e procedicomporta-mentos práticos e, por fim mas não menos importante, (4) aptidões interpessoais de comunicação [1]. Paralelamente

a estes, e uma vez chegado o último ano do curso, eu própria determinei os meus objetivos pessoais, entre eles (1) colmatar os défices de conhecimento naquilo que são as bases da medicina; (2) trabalhar na minha capacidade de comunicação e exposição dos problemas, não só aos utentes como também às pessoas com quem trabalho; (3) reconhecer as minhas capacidades e limitações, chamar ajuda quando necessário e ajudar sempre que perceba que a minha ajuda poderá ser útil; e, por fim, (4) melhorar a minha capacidade de en-sino, não só em contexto de “sala de aula” como também em meio hospitalar;

O presente relatório é constituído pela enumeração dos objetivos deste ano curricular; por uma breve des-crição das atividades realizadas em cada um dos estágios parcelares e das atividades extracurriculares; por uma reflexão crítica, onde avalio o cumprimento ou não dos objetivos e teço considerações gerais sobre o sexto ano e o MIM; no fim, estão dispostos os anexos relevantes.

1Victorino R, Jollie C, McKim J. Licenciado Médico em Portugal. Core Graduates Learning Outcomes Project Lisboa: Faculdade de Medicina de Lisboa. 2005.

(5)

5

2. Síntese das atividades

Cirurgia Geral

Just because the process hurts, it doesn’t mean the results won’t be beautiful.

William Osler

Local: Hospital CUF Descobertas Regente: Prof. Dr. Rui Maio

Data: 10 de Setembro a 2 de Novembro de 2018 Tutor: Dr. Nuno Pinheiro

O meu estágio profissionalizante teve início com a rotação de Cirurgia Geral. Previamente, realizara um es-tágio no Hospital São Francisco Xavier (Centro Hospitalar Lisboa Ocidental – CHLO) e outro extracurricular no

University Medical Centre Maribor, na Eslovénia (anexo B.2.5).

Para além dos objetivos gerais definidos na ficha da Unidade Curricular (UC), também eu defini alguns obje-tivos pessoais, nomeadamente (1) participar em cirurgias; (2) reconhecer os diversos instrumentos e técnicas cirúrgicas; (3) melhorar a forma como seguro e trabalho com o material cirúrgico; (4) treinar o máximo de procedimentos cirúrgicos, nomeadamente suturas, colocação e remoção de agrafos; entre outros.

O estágio teve início com uma semana dedicada ao ensino teórico-prático, que decorreu nas instalações do Hospital Beatriz Ângelo (HBA). Nas 7 semanas seguintes, tive a oportunidade de acompanhar o Dr. Nuno Pinheiro na sua atividade clínica diária, incluindo consultas externas, bloco operatório, atendimento perma-nente, enfermaria e reuniões multidisciplinares; No anexo A.1 está disponível o cronograma de atividades deste estágio. Ao longo deste período tive a oportunidade de contactar com diversas patologias sobre as quais tinha apenas lido, nomeadamente do foro endocrinológico, o que foi de extrema utilidade para conso-lidar conhecimentos previamente adquiridos. Em resumo, assisti a um total de 141 consultas externas e a 60 intervenções cirúrgicas, sendo que participei como 1ª ou 2ª ajudante em 42 delas. No fim do período de estágio, apresentei o trabalho “Do Refluxo ao Tumor: a reviravolta Neuroendócrina” no mini-congresso que decorreu no HBA.

Medicina Interna

Medicine is a science of uncertainty and an art of probability.

William Osler

Local: HSFX, Serviço de Medicina III Regente: Prof. Dr. Fernando Nolasco

Data: 5 de Novembro de 2018 a 11 de Janeiro de 2019 Tutor: Dra. Susana Jesus

O segundo estágio do sexto ano decorreu no serviço III de Medicina Interna do HSFX. Em anos anteriores realizara o estágio de quarto ano também neste serviço e o de terceiro ano no Serviço de Medicina 3.4 do Hospital São José. Este ano, acompanhando a Dra Susana Jesus e os internos que com ela trabalhavam, pude participar nas mais diversas atividades, entre elas enfermaria, consultas externas, serviço de urgência, ses-sões clínicas e visitas médicas.

(6)

6

Como principais objetivos para este estágio defini (1) consolidação de conhecimentos adquiridos em anos anteriores; (2) aperfeiçoamento de competências clínicas; (3) desenvolvimento da capacidade de transmis-são de informação a outros profissionais de saúde e aos próprios doentes e familiares.

O trabalho da enfermaria foi a principal atividade deste estágio. Aqui, fui rapidamente integrada na equipa médica, ficando responsável pela observação diária de 1 a 3 doentes na enfermaria, elaboração dos seus registos clínicos, requisição e interpretação de meios complementares de diagnóstico e, por fim, participação na reunião de equipa que acontecia diariamente e onde se discutiam as várias hipóteses diagnósticas e se delineava o plano terapêutico. Paralelamente, tive ainda a oportunidade de contactar com a consulta externa (generalista e de doenças autoimunes) e com o serviço de urgência, onde também pude observar e praticar a abordagem clínica nos mais diversos quadros, em dois contextos completamente dispares. Ainda no con-texto deste estágio, apresentei uma sessão clínica intitulada “O doente que vem à consulta com Tosse Cró-nica”. No anexo A.2 está disponível o cronograma de atividades deste estágio.

Saúde Mental

Nós ficarmos bem não depende só dos médicos. Depende mais de nós.

Utente do Hospital de Dia, HFF

Local: HFF, Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatria Regente: Prof. Dr. Miguel Talina

Data: 21 de Janeiro a 15 de Fevereiro de 2019 Tutor: Dr. João Melo

Uma vez iniciado o segundo semestre, esse teve início com a rotação de Saúde mental, a qual realizei no Hospital de Dia do Hospital Fernando Fonseca (HFF). No quinto ano havia realizado o estágio de Psiquiatria numa Unidade Comunitária em Oeiras.

No início do estágio, defini como objetivos pessoais (1) consolidar os conhecimentos relativos às principais síndromes psiquiátricas, (2) identificar elementos patológicos na personalidade, comportamentos e relacio-namentos, (3) treinar a entrevista clínica em contexto de patologia psiquiátrica e (4) aperfeiçoar a capacidade de distinguir traços de personalidade de manifestações de doença psiquiátrica.

No decorrer das 4 semanas de estágio, acompanhando o Dr. João Melo e a restante equipa, tive a oportuni-dade de presenciar o dia-a-dia do serviço, nomeadamente (1) a leitura do conto, (2) os grupos psicoterapêu-ticos, (3) a divisão de tarefas para o “Bar do Serviço”, (4) as entrevistas de admissão, (5) as entrevistas de acompanhamento, (6) as sessões clínicas, (7) as reuniões com as equipas comunitárias e (8) a piscina e mo-vimento. Para além disto, também frequentei o serviço de urgência onde contactei com a apresentação aguda da patologia psiquiátrica. No anexo A.3 está disponível o plano de atividades do Hospital de Dia.

(7)

7

Medicina Geral e Familiar

An ounce of prevention is worth a pound of cure.

Benjamin Franklin

Local: USF Santo Condestável

Regente: Prof.ª Doutora Maria Isabel Santos

Data: 18 de Fevereiro a 15 de Março de 2019 Tutor: Prof.ª Doutora Teresa Ventura

Realizei o estágio de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde Funcional (USF) Santo Condestável, em Campo de Ourique, sob a tutela da Prof.ª Doutora Teresa Ventura. No ano anterior havia realizado o estágio na USF Venda Nova, na Amadora.

Como objetivos específicos para este estágio defini (1) compreender o papel do Médico de Família na comu-nidade em que se encontra inserido, (2) identificar e atuar sob fatores de risco e (3) adquirir competências que me permitam uma correta abordagem diagnóstica e terapêutica das patologias mais frequente nos dife-rentes meios.

Durante o período do estágio acompanhei a Prof.ª Dra Teresa Ventura e suas internas de formação específica nas suas atividades diárias, nomeadamente várias tipologias de consultas, reuniões de serviço, sessões clíni-cas e ainda consultas no domicílio. No decorrer das 4 semanas foi-me atribuída autonomia crescente, sendo que no fim acabei por ter a oportunidade de conduzir consultas diversas, propor planos de diagnóstico, te-rapêuticos e de gestão dos utentes, sempre com supervisão (direta, indireta ou à distância). Mais ainda, fui também incluída nas consultas no domicílio, tanto nas médicas (orientadas pela Prof.ª Dra Teresa Ventura) como nas de enfermagem, o que me possibilitou ter uma ideia muito mais abrangente daquele que é o papel da USF e seus profissionais de saúde na comunidade em que estão integrados. Por fim, fiquei também en-carregue da apresentação da Norma: “Implementação da Tabela Nacional de Funcionalidade no Adulto e Idoso” (Nº 001/2019) numa das sessões clínicas. No anexo A.4 está disponível o cronograma de atividades deste estágio.

Pediatria

Listen to your patient, he is telling you the diagnosis.

William Osler

Local: Hospital Dona Estefânia

Regente: Professor Doutor Luís Varandas

Data: 18 de Março a 12 de Abril de 2019 Tutor: Dra. Catarina Diamantino

Quase a finalizar o estágio profissionalizante, fiz então a rotação de Pediatria, no Hospital Dona Estefânia, sob a tutoria da Dra Catarina Diamantino. Previamente, havia realizado o estágio de Pediatria do quinto ano no Hospital São Francisco Xavier.

No início deste estágio, defini como principais objetivos (1) consolidar os conhecimentos relativos às princi-pais patologias da criança e adolescente e (2) as suas particularidades diagnósticas e terapêuticas.

No decorrer das 4 semanas de estágio acompanhei a Dra Catarina Diamantino na sua atividade clínica diária, que compreendia (1) serviço de urgência, (2) consulta externa (na área da endocrinologia), (3) reuniões de

(8)

8

passagem de doentes e (4) sessões clínicas. Mais ainda, foi-me também dada a oportunidade de assistir a outras tipologias de consultas, nomeadamente de imunoalergologia (Dra Ana Romeira), neurodesenvolvi-mento (Dra Patrícia Lopes) e pediatria geral (Dra Mafalda Paiva); foi também com a Dra Mafalda Paiva que passei uma manhã nas consultas no domicílio, que me permitiram assistir a uma realidade completamente diferente daquela hospitalar. Por fim, também passei um dia no serviço de cardiologia pediátrica. Como ele-mento adicional de avaliação apresentei o Case Report “Arranha-me se puderes - Bartonella henselae

Bloods-tream Infection in a Boy With Pediatric Acute-Onset Neuropsychiatric Syndrome”. No anexo A.5 está

dispo-nível o cronograma de atividades deste estágio.

Ginecologia e Obstetrícia

Cure sometimes, Treat often, Comfort always.

Hippocrates

Local: Hospital CUF Descobertas Regente: Prof. Dra. Teresinha Simões

Data: 22 de Abril a 17 de Maio de 2019 Tutor: Dra. Elisete Cortes

O meu último estágio parcelar teve lugar no serviço de Ginecologia do Hospital CUF Descobertas. Anterior-mente, realizara o estágio de Ginecologia e Obstetrícia do quarto ano no Hospital São Francisco Xavier. Para este estágio defini os seguintes objetivos: (1) consolidação do conhecimento relativo às principais pato-logias em ginecologia, seu diagnóstico e terapêutica; (2) revisão e aplicação dos conceitos base no que toca a prevenção em ginecologia; (3) treino do exame ginecológico e mamário; (4) vigilância da gravidez normal e reconhecimento de fatores de risco; (5) reconhecimento dos sinais e sintomas do trabalho de parto e modo de atuação.

No estágio de Ginecologia e Obstetrícia na CUF Descobertas, apesar de termos um tutor atribuído, temos a oportunidade de passar por praticamente todas as valências de que o serviço dispõe. Desta forma, acabei por acompanhar vários médicos do serviço nas mais diversas atividades, nomeadamente (1) serviço de aten-dimento permanente, (2) bloco de partos, (3) consultas externas das mais variadíssimas áreas, (4) exames especiais, (5) ecografia ginecológica e obstétrica, (6) bloco operatório e (7) reuniões clínicas. Por fim, fiquei também responsável pela apresentação do artigo “Maternal and newborn outcomes with elective induction

of labor at term”, publicado em Março do presente ano. No anexo A.6 está disponível o cronograma de

ati-vidades deste estágio.

3. Descrição de Atividades Formativas e Extracurriculares

Ao longo de todo o curso, e em particular durante o decorrer do estágio profissionalizante, procurei assistir a formações e envolver-me em projetos que, por um lado, complementassem o currículo do MIM e, por outro, completassem a minha formação enquanto futura profissional no mercado de trabalho.

(9)

9

Com isto em vista, no presente ano letivo assisti ao International Congress on Emergency 2019 (ICE – 2019) e realizei um workshop de soft skills “Comunicação Efetiva e Assertiva”. Já no fim do semestre, frequentei no workshop “Casos Clínicos Interativos de Urgências em Pediatria para MGF”.

Também no sentido de complementar a minha formação, realizei vários estágios clínicos extracurriculares ao longo do meu percurso académico. Comecei por frequentar um estágio de Enfermagem, no âmbito do programa PecliCUF, no fim do meu segundo ano. No ano seguinte, e com vista a perseguir alguns dos meus gostos, realizei outro PecliCUF, desta vez em Cirurgia Cardiotorácica e Anestesiologia. Posteriormente, ao longo do meu quinto ano, e também em forma de “perseguição do sonho”, realizei um estágio de Observação no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), onde fiz um total de 6 turnos em 3 valências diferentes. Ainda nesse ano letivo, entre Março e Abril de 2018, realizei, em conjunto com a minha colega Inês Monteiro, um estágio de duas semanas na ilha de São Tomé, cuja oportunidade adveio da vitória do Clinical Mind

Com-petition realizada durante o iMed Conference 9.0®. Por fim, no verão antes de iniciar o sexto ano do MIM,

frequentei um programa de Intercâmbio Clínico organizado pela International Federation of Medical

Stu-dents’ Associations (IFMSA) com a duração de quatro semanas, no Serviço de Cirurgia Geral do University Medical Center Maribor, na Eslovénia.

Uma vez que nos dias que correm a vida do médico já não se cinge à atividade hospitalar, tentei também enveredar noutras áreas, nomeadamente no ensino. Neste contexto, fui monitora da UC de Fisiologia du-rante os últimos 5 anos do curso, onde não só fui fortalecendo os meus conhecimentos desta ciência básica da medicina, como também dei os primeiros passos na minha função enquanto mentora, invariavelmente associada à profissão médica. Já no quinto ano do curso, juntei-me ao grupo Education Against Tabacco da NMS | FCM, onde realizei várias intervenções em escolas da região de lisboa. Neste último ano surgiu a oportunidade de integrar o grupo de alunos da MedSim Student. Neste contexto, colaborei como instrutora

nos cursos ABC do Trauma, incluídos no programa curricular da UC de Cirurgia Geral do 3º ano, e nos cursos TEAM, que integram o programa curricular do Estágio parcelar de Cirurgia Geral do 6º ano. Por fim,

frequen-tei o Curso Básico de Instrutores de Simulação Médica, coordenado pela Prof.ª Doutora Maria Teresa Neto e pelo Dr. Pedro Garcia, também no âmbito da MedSim Student; esse curso tem como principal objetivo munir os discentes de uma base pedagógica mais sólida, permitindo-lhes futuramente integrar diversas ini-ciativas educativas na área da simulação, assim como estimular a produção científica, nas áreas da Simulação e Educação Médica. Neste contexto, juntamente com os colegas Sofia Grilo (6º ano) e Bruno Silva (4º ano), e em colaboração com o Dr. José Luís Ferreira, estamos atualmente em vias de produzir um projeto de inves-tigação na área da Simulação Médica, que deverá ser colocado em prática num futuro breve.

Por fim, tentei também dedicar-me a outras áreas não tanto relacionadas com a medicina. Desta forma, integrei a Comissão Organizadora do iMed Conference 10.0®, onde fiquei responsável pelo desenvolvimento e organização de parte dos workshops do congresso.

(10)

10

4. Reflexão Crítica

Terminado o Estágio Profissionalizante e o último ano do MIM, chega a hora de fazer o balanço. Olhando para os objetivos gerais do ensino pré-graduado, posso dizer com bastante convicção que foram globalmente cumpridos. Ingressei no curso de Medicina na Faculdade de Ciências Médicas em 2013, o que corresponde ao terceiro ano da reforma curricular a que a instituição foi submetida. Sem sombra de dúvida que foi essa mesma reforma e todos os ajustes que foram sendo feitos, sempre com base no feedback de alunos e tutores, que mais contribuíram para que os meus colegas e eu iniciássemos a carreira médica com todas as aptidões necessárias para realizarmos esse trabalho com todo o brio e excelência que o mesmo implica. Relativamente aos objetivos pessoais que defini para este último ano, considero que também esses foram alcançados, não só através do estágio profissionalizante, mas também através de todas as atividades extracurriculares em que me envolvi.

Os estágios de Medicina Interna e Medicina Geral e Familiar destacaram-se pela autonomia, sempre super-visionada, que me foi concebida e pela integração como elemento ativo na equipa médica. Desta forma, consegui não só consolidar todas as vertentes das aptidões clínicas que um médico recém-formado deve ter, como também aprender a reconhecer as minhas limitações e pedir auxílio sempre que necessário; aqui, aper-feiçoei a minha capacidade de exposição de problemas, não só para com os restantes membros da equipa como também a outros profissionais de saúde. Mais ainda, o facto de ter doentes a meu encargo compeliu-me a trabalhar na minha capacidade de comunicação, para com eles e respetivos familiares.

Os restantes estágios pautaram-se mais pela componente observacional. Todavia, não me deixou de ser dada a oportunidade de treinar procedimentos específicos de cada especialidade. Na Cirurgia Geral, especialidade particularmente querida para mim, tive a oportunidade de praticar alguns procedimentos cirúrgicos e obser-var inúmeros outros. Aqui, foi constante a atenção dada ao meu ensino e ao desenvolver das minhas capaci-dades por parte dos médicos que me acompanharam, sempre moldada pelos meus interesses e objetivos futuros. Saúde Mental foi o estágio que ficou aquém das espectativas. Ficou a faltar o treino da entrevista clínica, o que se deveu, em grande parte, à complexidade dos quadros clínicos dos doentes internados em hospital de dia, que requeria uma abordagem por um profissional treinado. Mesmo assim, foi-me dada a oportunidade de colher uma história clínica, pelo que, apesar de tudo, considero esse objetivo parcialmente cumprido. Já a Pediatria, apesar de ser também uma área algo específica dentro da medicina, deu-me a oportunidade de observar e por em prática a abordagem a várias patologias mais comuns em idade pediá-trica e treinar a entrevista clínica em crianças das mais variadíssimas idades. Por fim, terminei o ano num serviço de Ginecologia e Obstetrícia de um hospital privado. Ou seja, estive numa especialidade que aborda uma parte muito íntima do corpo, num hospital onde a privacidade dos utentes é tida em particularmente atenção. E ao contrário do que tudo indicava, consegui ter a oportunidade de observar e eu própria realizar vários passos da abordagem a estas utentes. Mais do que isso, fiquei com uma noção muito abrangente

(11)

11

daquilo que é a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia e ainda adquiri competências que certamente farão de mim uma melhor clínica no futuro, independentemente da especialidade que eu venha a escolher. Como disse inicialmente, não foi só o estágio profissionalizante que me permitiu atingir os meus objetivos. As atividades extracurriculares também tiveram o seu papel. Com a participação em congressos e workshops e realização de estágios extracurriculares, pude estender e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo do MIM. O estágio de enfermagem foi o meu primeiro contacto com a prática clínica, onde me famili-arizei com o dia-a-dia hospitalar e, em particular, com uma classe tão importante na medicina como é a enfermagem. Uma vez iniciados os anos clínicos, rapidamente percebi que o meu futuro teria que passar pelo bloco operatório, e foi nesse sentido que optei por realizar o estágio de cirurgia cardiotorácica e

anes-tesiologia, numa tentativa de perceber de que lado da “barreira hematoencefálica” me deveria colocar.

Neste estágio e com o decorrer do curso, percebi que o meu lugar era numa especialidade cirúrgica, e rapi-damente me apercebi que mais do que cortar, gostava da área da emergência médica e do trauma. Daqui, parti então para a realização do estágio no INEM, que só veio a confirmar as minhas suspeitas. Para além de todas estas experiências em território nacional, tive ainda a oportunidade de realizar o estágio em São Tomé

e Príncipe e outro na Eslovénia, que mais do que me permitirem consolidar os conhecimentos previamente

adquiridos, deram-me a conhecer realidades e culturas completamente diferentes.

Outro dos meus objetivos passava pelo ensino; já Hipócrates dizia: “A partir de regras, lições e outros pro-cessos ensinarei o conhecimento global da medicina”. Neste sentido, tenho que agradecer à FCM e aos vários grupos a ela associados por nos permitirem a nós, alunos, enveredar por essa área. Desde a participação enquanto monitores de várias UCs, à colaboração em cursos da simulação, até à partilha de conhecimentos fora da faculdade, foram várias as vertentes do ensino em que me pude envolver e, por isso, considero que chego ao fim uma pessoa muito mais capaz.

Por fim, e porque o médico que só sabe medicina nem medicina sabe (Abel Salazar), é também importante destacar que nesta faculdade temos a oportunidade integrar projetos e atividades não diretamente relacio-nados com a medicina. No meu caso, isso passou sobretudo pela integração na comissão organizadora do iMed Conference 10.0®, na prática de voluntariado na casa dos animais de Lisboa e na integração na equipa de natação da Universidade Nova. Mais do que terem contribuído para o desenvolvimento de muitas outras capacidades, foram particularmente importantes para a manutenção da sanidade mental ao longo deste longo e árduo percurso.

Termino agradecendo a esta grande faculdade e a todos os que me acompanharam ao longo do meu cami-nho, por sempre terem acreditado em “todo o potencial dentro de mim” e por diariamente me incentivarem a “dar um passo em direção ao meu sonho”. Graças a todos eles, hoje torno-me na pessoa que sonhava ser há seis anos atrás: Mestre em Medicina.

(12)

12

5. Anexos

Lista de anexos

A. Atividades Desenvolvidas

A.1: Cronograma de Cirurgia

A.2: Cronograma de Medicina Interna A.3: Plano de atividades do Hospital de Dia A.4: Cronograma de Medicina Geral e Familiar A.5: Cronograma de Pediatria

A.6: Cronograma de Ginecologia e Obstetrícia

B. Atividades Extracurriculares

B.1: Congressos, Cursos e Workshops

B.1.1: Workshop de soft skills “Comunicação Efetiva e Assertiva” B.1.2: Casos Clínicos Interativos de Urgências em Pediatria para MGF

B.2: Estágios Clínicos extracurriculares

B.2.1: Enfermagem, PecliCUF

B.2.2: Cirurgia Cardiotorácica e Anestesiologia, PecliCUF B.2.3: Estágio de Observação no INEM

B.2.4: Estágio em São Tomé e Príncipe

B.2.5: Intercâmbio Clínico 2018 IFMSA - University Medical Center Maribor

B.3: Ensino

B.3.1: Colaboração na UC Fisiologia enquanto monitora voluntária B.3.2: Colaboração na Education Against Tabacco

B.3.3: Colaboração nos cursos ABC do Trauma e TEAM enquanto instrutora B.3.4: Curso Básico de Instrutores de Simulação Médica

B.4: Outros

B.4.1: Comissão Organizadora do iMed Conference 10.0® B.4.2: Voluntariado na Casa dos Animais de Lisboa

(13)

13

A. Atividades Desenvolvidas

Anexo A.1: Cronograma de Cirurgia

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom

Ensino teórico / teórico-prático 10/09 Aulas teóricas / Aulas teórico-prá-ticas HBA 11/09 Aulas teóricas / Aulas teórico-prá-ticas HBA 12/09 Aulas teóricas / Aulas teórico-prá-ticas HBA 13/09 Aulas teóricas / Aulas teórico-prá-ticas HBA 14/09 TEAM (curso prá-tico) 15/09 FDS 16/09 FDS Ensino prático 17/09 - Consulta - Reunião multi-disciplinar (RMD) 18/09 - Bloco Central 19/09 - Consulta 20/09 - Consulta - Bloco Central 21/09 - Consulta 22/09 FDS 23/09 - Bloco Central (FDS) 24/09 - Consulta - Reunião multi-disciplinar (RMD) 25/09 - Bloco Central 26/09 - Consulta 27/09 - Consulta - Bloco Central 28/09 - Consulta 29/09 FDS 30/09 FDS 1/10 - Consulta - Reunião multi-disciplinar (RMD) 2/10 - Bloco Central 03/10 - iMed Confe-rence 10.0® 4/10 - iMed Confe-rence 10.0® 5/10 -iMed Conference 10.0® (feriado) 6/10 -iMed Confe-rence 10.0® (FDS) 7/10 -iMed Confe-rence 10.0® (FDS) 8/10 - Curso ABC do trauma - 3º ano do MIM (como monitora) 9/10 - Bloco Central 10/10 - Bloco Central - Consulta 11/10 - Consulta - Bloco Central 12/10 - Bloco central HCIS - Bloco Central HCD 13/10 FDS 14/10 FDS 15/10 - Consulta - Reunião multi-disciplinar (RMD) 16/10 - Bloco Central 17/10 - Bloco Central - Consulta 18/10 - Consulta - Bloco Central 19/10 - Consulta 20/10 FDS 21/10 FDS 22/10 - Consulta - Reunião multi-disciplinar (RMD) - Cirurgia de Am-bulatório (UCA) - Bloco Central 23/10 - Bloco Central 24/10 - Bloco Central - Consulta 25/10 - Bloco Central 26/10 - Consulta 27/10 FDS 28/10 FDS 29/10 - Minicongresso (HBA) 30/10 - Bloco Central 31/10 - Consulta 1/11 (feriado) 2/11 - Consulta 3/11 FDS 4/11 FDS

(14)

14

Anexo A.2: Cronograma de Medicina Interna

FDS: Fim de semana; SU: Serviço de Urgência

Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom

05/11 - Apresentação - Sessão clínica 06/11 - Enfermaria - Consulta 07/11 - Enfermaria 08/11 - Enfermaria 09/11 - Sessão clínica - Enfermaria 10/11 - SU 11/11 FDS 12/11 - ABC do trauma - 3º ano do MIM (como monitora) 13/11 - Enfermaria - Consulta - SU 14/11 - Enfermaria - Seminário 15/11 - Visita médica - Enfermaria 16/11 - Sessão clínica - Enfermaria 17/11 FDS 18/11 FDS 19/11 - Sessão clínica - Enfermaria 20/11 - Enfermaria - Consulta - SU 21/11 - Enfermaria - Seminário 22/11 - Visita médica - Enfermaria 23/11 - Sessão clínica - Enfermaria 24/11 FDS 25/11 FDS 26/11 - Sessão clínica - Enfermaria 27/11 - Enfermaria - Consulta 28/11 - Enfermaria - Seminário 29/11 - Visita médica - Enfermaria 30/11 - Sessão clínica - Enfermaria 01/12 FDS 02/12 - SU 03/12 - Sessão clínica - Enfermaria 04/12 - Enfermaria - Aula TP - Consulta 05/12 - Enfermaria - Aula TP - Seminário 06/12 - Visita médica - Consulta de Do-enças Autoimu-nes 07/12 - Apresentação de trabalhos - Enfermaria 08/12 FDS 09/12 FDS 10/12 - Enfermaria 11/12 - Enfermaria - Consulta - SU 12/12 - Enfermaria - Seminário 13/12 - Visita médica - Enfermaria 14/12 - Apresentação de trabalhos - Enfermaria 15/12 FDS 16/12 FDS FÉRIAS ESCOLARES 02/01 - Enfermaria - Seminário 03/01 - Visita médica - Enfermaria 04/01 - Apresentação de trabalhos - Enfermaria 05/01 - SU 06/01 FDS 07/01 - Apresentação de trabalhos - Enfermaria - Aula TP 08/01 - Enfermaria - Aula TP - Consulta - SU 09/01 - Enfermaria - Aula TP 10/01 - Visita médica - Enfermaria 11/01 - Enfermaria 3/11 FDS 4/11 FDS

(15)

15

Anexo A.3: Plano de atividades do Hospital de Dia

Seg Ter Qua Qui Sex

09:00

09:45 Despertar Despertar Despertar Despertar Despertar

10:00 11:00 Porta Aberta Grupo de Leitura Porta Aberta Entre-vista de admissão Reunião do serviço Prepara-ção bar Porta Aberta Grupo Temá-tico Porta Aberta Discussão entre-vista Bar e Atelier 11:00 11:30 Escala de Tarefas Gestão Doméstica e Culinária Preparação Piscina Movimento 11:30 12:30 Grupo Psicoterapêutico Reunião equipas co-munitárias Piscina / Restaurante (terceira 5º feira de cada mês) 12:30 13:00 Discussão de Grupo Reunião da Equipa do Hospital de Dia Arruma-ção do bar 13:00

14:00 ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO ALMOÇO

14:15 15:30

Grupo ACE (Aprender Com a

ex-periência) Jornal Atividades criativas Apoio Individual Treino de Competências Sociais Apoio Indivi-dual Grupo Psicoeducativo 15:30

16:00 LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE LANCHE

Anexo A.4: Cronograma de Medicina Geral e Familiar

DEO: Diário do Exercício Orientado

Seg Ter Qua Qui Sex

18/02 - Consulta 19/02 - Consulta 20/02 - Consulta - Sessão clínica - Reunião de Serviço - Consulta 21/02 - Consulta 22/02 - Domicílio médico - Consulta 25/02 - Consulta 26/02 - Consulta 27/02 - Consulta - Sessão clínica - Reunião de Serviço - Consulta 28/02 - Consulta 01/03 - Domicílio médico - Consulta 04/03 - Consulta 05/03 - Consulta 06/03 - Consulta

- Sessão clínica – apre-sentação da Norma nº 001/2019 - Reunião de Serviço - Consulta 07/03 - Consulta 08/03 - Domicílio médico - Consulta 11/03 - Domicílio de enferma-gem 12/03 - Consulta 13/03 - Consulta - Sessão clínica - Reunião de Serviço - Consulta 14/03 - Consulta 15/03 - Discussão do DEO

(16)

16

Anexo A.5: Cronograma de Pediatria

Seg Ter Qua Qui Sex

18/03 - SU 19/03 - Preparação da histó-ria clínica 20/03 - Reunião de Serviço - Consulta de Endocri-nologia 21/03 - Reunião de Serviço - Consulta de Endocri-nologia - Sessão SOFIA - Consulta de Obesi-dade 22/03 - Reunião de Serviço - Consulta de Imuno-alergologia

Curso TEAM (6º ano do MIM) 25/03 - Reunião de Serviço - SU Aula de Fisiologia (1º ano do MIM) 26/03 - Reunião de Serviço - Consulta de Diabetes - Sessão clínica 27/03 - Reunião de Serviço - Consulta de Endocri-nologia - Aula de Imunoaler-gologia Aula de Fisiologia (1º ano do MIM) 28/03 - Reunião de Serviço - Consulta de Desen-volvimento - Sessão SOFIA 29/03 - Reunião de Serviço - Consulta de Diabetes - Workshop – Urgên-cias pediátricas 01/04 - SU Aula de Fisiologia (1º ano do MIM) 02/04 - Preparação da apre-sentação do trabalho final 03/04 - Reunião de Serviço - Consulta de Endocri-nologia Aula de Fisiologia (1º ano do MIM) 04/04 - Domicílios - Sessão SOFIA - Consulta de Obesi-dade 05/04 Congresso: ICE 2019 (Porto) 08/04 - Reunião de Serviço Consulta de Pediatria geral Aula de Fisiologia (1º ano do MIM) 09/04 - Consulta Pediatria Geral - Sessão clínica 10/04 - Cardiologia pediá-trica Aula de Fisiologia (1º ano do MIM) 11/04 - Apresentação do tra-balho final 12/04 - Reunião de Serviço - Consulta Pediatria Geral

SU: Serviço de Urgência; SOFIA: Sessões Clínicas para a Formação de Internos e Alunos da área da Pediatria Médica; TEAM: Trauma Evaluation and Management; MIM: Mestrado Integrado em Medicina; ICE 2019: International Congress

on Emergency 2019;

Anexo A.6: Cronograma de Ginecologia e Obstetrícia

Seg Ter Qua Qui Sex

22/04

- Urgência (Dra Elisete Cortes)

23/04

- Consulta (Dra Eugénia Chaveiro)

24/04

- Exames Especiais (Dra Helena Higgs)

25/04 Feriado

26/04

- RMD Senologia - Bloco Central (Dr. Rui Vi-ana)

29/04

- Urgência (Dra Eugénia Chaveiro)

30/04

- Bloco Central (Dr. Rui Viana)

01/05 Feriado

02/05

- RMD de Ginecologia - Ecografia (Dra Mariana Torgal)

03/05

- RMD Senologia - Consulta de Senologia

(Dra Maria Antónia Botte)

06/05

- Urgência (Dra Elisete Cortes) 07/05 - Consulta de Patologia Tromboembólica (Prof. Dr. Jorge Lima) 08/05 - Cirurgia de Ambulatório

(Dra Conceição Telhado)

09/05 - RMD de Ginecologia - MCDT’s (Dra Conceição Telhado) 10/05 - RMD Senologia - Ecografia (Dra Luciana Lobo Patrício)

13/05

- Urgência (Dra Elisete Cortes)

14/05

- Consulta (Dra Elisete Cortes)

15/05

- Consulta Obstetrícia e Alto Risco (Prof. Dr. Jorge Lima)

16/05

- RMD de Ginecologia - Bloco Central (Dr. João Colaço)

17/05

- Discussão do relatório fi-nal de estágio parcelar - Consulta (Dr. Rui Viana)

(17)

17

B. Atividades Extracurriculares

(18)

18

(19)

19

(20)

20

(21)

21

(22)

22

(23)

23

(24)

24

(25)

25

(26)

26

(27)

27

(28)

28

(29)

29

(30)

30

(31)

Referências

Documentos relacionados

Os alunos devem estar de pé, manter os pés afastados à largura dos ombros e com os braços em extensão ao longo do corpo, devem dar um passo em frente e flexionar o joelho

Ao fazer a correlação entre o recebimento ou não de tratamento odontológico antes e durante a RT e os fatores associados à qualidade de vida, obteve-se uma correlação positiva com

Yet, even though travellers do not consider the majority of the social benefits important when using Social Media, they only consider the information from Social

Así, refiere a Kant, dentro de la órbita crítica del socratismo y el platonismo: “La valentía y sabiduría enormes de Kant y Schopenhauer consiguieron la victoria

We genotyped individuals from 341 nuclear families, 258 of which were independent of the AGRE data set, with at least one child meeting criteria for autism by the ADI-R, and a

Between January and March 2018, the European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) disseminated an online survey to the 55 countries of Europe and Central Asia

Diante disso, o presente estudo tem como objetivo descrever oficinas de Educação Permanente em Saúde por meio da aplicação do Arco de Manguerez com foco na atenção