• Nenhum resultado encontrado

Dimensões. Informação Errada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dimensões. Informação Errada"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Este guia foi elaborado pela equipa de screening do Portugal Spotters, no sentido de ajudar os sócios não só a compreender o motivo das suas rejeições mas também a melhorar as suas fotografias. Tenham sempre em atenção todos os pontos a seguir descritos quando fizerem upload de fotos para a nossa galeria! Tenham em atenção que mesmo seguindo à letra este guia, isso não é uma garantia que as fotografias virão a ser aceites. Seguem as razões de rejeição da nossa galeria. Aconselhamos a consultar um tutorial de tratamento de fotografias feito pelo Lino Borges, aqui.

Dimensões

A fotografia tem de ter o tamanho exacto de 1024x683 pixéis, isto para que a marca de água e a moldura do Portugalspotters preencha na perfeição a fotografia. É precisamente por este motivo que as fotografias também não devem conter qualquer tipo de marca de água ou assinatura, uma vez a galeria encarrega-se de a colocar.

Informação Errada

Igualmente importante é preencher os campos ao fazer upload de uma fotografia. Deve ter em atenção que insere a matrícula e a companhia correcta e que escolhe a galeria correcta. Se algum destes campos estiver errado, a fotografia será rejeitada.

Matrícula

No campo “Matrícula” deve inserir sempre e apenas uma matrícula. Se a fotografia conter uma formação de aeronaves deve colocar apenas uma matrícula, que corresponda a uma aeronave da formação. Se não tem a matrícula completa, insira um asterisco (*) no carácter que não sabe, por exemplo CS-TT* ou D-AB**.

Obstáculos

Imagens onde a aeronave esteja obstruída por escadas, relva, postes, árvores, etc, serão rejeitadas por este motivo. Tenha sempre o cuidado de mandar fotografias onde o avião não esteja obstruído. Pode haver obstáculos à volta do avião, mas nunca NO avião.

(2)

Distância

Esta rejeição acontece quando o avião está demasiado longe dos limites da fotografia, deixando assim muito espaço morto na imagem.

A melhor maneira de evitar esta rejeição é usar uma lente com maior distância focal ou fazer o crop mais próximo do avião, mas atenção, porque muitas vezes isso faz com que a fotografia perca bastante

(3)

Exemplo: A foto original, sem crop

(4)

Para este motivo de rejeição são aceites as mesmas excepções das fotografias que não estejam centradas. Desnivelada

Este problema é causado por não manter a câmara completamente nivelada ao tirar a fotografia e, aplica-se especialmente a imagens de aeronaves no chão. Para fotos de aeronaves em voo, onde o solo é visível (descolagens e aterragens em particular), a regra geral é que a máquina fotográfica deve estar ao nível do horizonte.

Um bom método para saber se a fotografia está nivelada é verificar as linhas verticais na foto (edifícios, postes, etc). Tente evitar o uso de referências verticais nas extremidades à esquerda ou à direita da foto, pois estas são muitas vezes sujeitas à distorção da lente. Em geral, estes problemas podem muitas vezes ser resolvidos com a rotação cuidadosa da imagem até que as referências verticais estejam mesmo verticais, e em seguida, cortar a imagem. Ao utilizar uma lente grande-angular, use as referências verticais no centro da foto.

(5)

A foto correctamente nivelada:

De notar que após o nivelamento a foto ficou com uma marca preta nos limites da fotografia. Para evitar esta situação, faça sempre o nivelamento da fotografia antes de fazer o crop da mesma.

Desfocada

Isto pode ser causado pelo facto de se tentar acompanhar um objecto em movimento rápido com velocidades baixas de disparo, ou por insuficiência de processamento de imagem.

Olhe atentamente para a fotografia original. Este problema pode em alguns casos ser corrigido com recurso a certos programas de edição fotográfica, como por exemplo o Photoshop, usando o Unsharp Mask, ou ferramentas Sharp.

(6)

Um bom exemplo de uma foto não totalmente focada devido à baixa velocidade de disparo:

(7)

De notar que apesar às vezes a fotografia fica melhor algumas partes, noutras pode ficar com excesso de Sharp, o que também pode resultar numa rejeição.

Também se pode obter uma rejeição por desfocagem quando a profundidade de campo é muito pequena. Geralmente, preferimos imagens que tenham uma profundidade de campo grande a menos que haja um motivo específico para que assim não seja.

Descentrada

A razão mais comum para esta rejeição é a fotografia ficar com muito "espaço vazio" num dos lados da aeronave. Em geral, o espaço vazio em cada lado da aeronave (tanto na horizontal como na vertical) deve ser igual.

Também pode receber esta rejeição quando corta uma ponta da asa, motor ou trem de aterragem. Nesta caso deve fazer novamente o crop, tendo o cuidado de não cortar o avião.

Às vezes, pode ser difícil centrar correctamente uma imagem. Normalmente, o meio da aeronave (as janelas na maior parte dos casos) deve ocupar a parte central da foto. Isto não se aplica a todas as situações. Uma boa forma de ter sempre a fotografia bem centrada será tentar guiar-se pelo «centro de gravidade" da aeronave, que deve estar no centro da imagem.

(8)
(9)

Excessivamente alta

(10)

Demasiado para a direita

Caso o motivo o justifique, certas fotografias podem ser aceites sem que o avião esteja centrado com a imagem. Alguns exemplos desta situação:

(11)
(12)
(13)

Sob exposta

Se a fotografia está sob exposta deve-se provavelmente a uma má configuração da máquina, ou uma edição mal feita. Pode tentar clarear a imagem durante a edição, mas atenção, que por vezes isso pode provocar o aparecimento de grão na fotografia, levando a uma rejeição por esse mesmo motivo.

Exemplo de uma foto sob exposta:

(14)

Contraluz:

O efeito de contraluz aparece quando se está a fotografar virado de frente para o Sol. Isto faz com que o avião fique excessivamente escuro e o céu demasiado branco. Fotografias em contraluz são muito difíceis de salvar e raramente são aceites, excepção feita a fotos tiradas ao nascer ou ao pôr-do-sol.

(15)

E uma das excepções:

Sobreexposição

No caso das máquinas digitais o problema é quase de certeza relacionado com o uso de configurações erradas na câmara.

Pode-se usar programas de edição para tentar corrigir o problema da sobreexposição mas na maioria dos casos será difícil conseguir resultados satisfatórios.

(16)

Um exemplo de uma foto sobre exposta:

Grão

No caso de uma câmara digital, pode-se evitar que as fotografias apresentem grão usando um ISO de gama mais baixa, o que irá reduzir o ruído digital na imagem. Evite o uso de ISOs altos, porque costumam gerar grão demais para que a imagem seja aceitável.

A maioria dos softwares de edição possui ferramentas para a redução de grão nas fotos. No entanto, estas terão sempre de ser usadas com muito cuidado, pois o uso indevido destruirá grande parte dos detalhes na imagem, que pode levar a uma rejeição por falta de qualidade.

Note também que o grão também pode ser causado ou intensificado pelo excesso de nitidez. Áreas planas e uniformes (como o céu) são particularmente propícias a ficar granulosa se for aplicada muita nitidez à fotografia.

As imagens granuladas podem ser provocadas por vários factores. Quando há pouca luz disponível e se torna necessário ir para gamas mais elevadas de ISO. Dependendo da qualidade da imagem da câmara pode ser muito boa até ISO 1600, mas mesmo as imagens tiradas com ISO 100 podem apresentar grão em algumas câmaras ou ao fotografar em determinadas condições.

(17)

Exemplo de uma fotografia com grão:

Distorção de calor

Este é um problema comum em dias de muito calor. O calor provoca um efeito muito pouco agradável nas fotografias dando a ideia que a foto não está focada e onde as linhas rectas aparecem extremamente distorcidas.

(18)

Pontos de sujidade

Se a sua fotografia foi tirada com uma câmara Reflex (DSLR), essas manchas podem ser grãos de poeira que são extremamente difíceis de ver. Estes grãos de poeira acumulam-se com alguma facilidade no sensor da máquina, devido ao facto de nas DSLR ser necessário trocar de lente, expondo assim o sensor. Para minimizar este problema, sempre que trocar de lente faça-o com a máquina virada para baixo e se possível num sítio fechado ou sem vento. Se o sensor da câmara estiver muito sujo, é recomendável que a leve à assistência técnica para que estes façam a limpeza conveniente no sensor.

Se a imagem é de uma máquina digital comum, as manchas são provavelmente causadas por sujidade na lente, por isso deve fazer os possíveis para limpar as suas lentes regularmente.

Para realçar os pontos de sujidade nas fotografias para posteriormente eliminá-los, pode usar a ferramenta “Equalize” do Photoshop.

O exemplo de uma fotografia com bastantes pontos de sujidade:

Sharp:

Existem dois tipos de rejeições relacionadas com o Sharp. Fotografias com Sharp a mais e fotografias com Sharp a menos. Regra geral, as fotografias não editadas têm sempre menos Sharp do que aquele que é aconselhável. Isso não significa que a fotografia esteja desfocada ou tremida, quer dizer apenas que precisa um pouco mais de nitidez.

Isso pode ser feito usando a função unSharp mask do Photoshop mas atenção que o uso excessivo desta ferramenta pode levar aos chamados “Jaggies” e provocar assim uma rejeição por excesso de Sharp. O excesso de Sharp é particularmente visível nas letras nos logótipos do avião.

(19)

Um exemplo de uma foto com falta de Sharp:

(20)

Referências

Documentos relacionados

Hoje nossa equipe contém 34 profissionais para atender 178 pacientes/mês internamente, sendo que são realizadas em média 30 avaliações por mês para

Essa vinculação estreita entre as ações econômicas estatais e os obje- tivos e fundamentos da República se reforça ainda mais se se tem presente que a adoção da ordem capitalista

Em todo objeto moral distinguem-se um meio e dois extremos. Decorre daí que, sendo a ação dramática um objeto moral, deveria haver um gênero médio e dois

Houve aumento estatisticamente significativo na ADM extensora do joelho utilizando qualquer uma das duas técnicas propostas, porém não se observou diferença

- Você escolhe o seu nome, a sua marca, a sua imagem - Tem total liberdade e comando sobre as decisões na sua empresa - Pode desenvolver de forma imediata cursos certificados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

Jayme Leão, 63 anos, nasceu em Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e, passados vinte e cinco anos, chegou a São Paulo, onde permanece até hoje.. Não

Como todos os medicamentos, Catapresan pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Os acontecimentos adversos mais frequentes são a