• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO: O QUE É GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO: O QUE É GEOGRAFIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO:

O QUE É GEOGRAFIA

01.

(Ufpe) Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o seguinte texto sobre a Amazônia brasileira.

"A Amazônia brasileira, uma das principais regiões do País, está fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento físico entre ela e as demais regiões e as condições naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econômico regional. É praticamente impossível pensar em desenvolvimento num espaço geográfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas médias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados."

Esse pesquisador está defendendo idéias que podem ser consideradas como nitidamente: a) marxistas. b) possibilistas. c) neo-liberais. d) neo-malthusianas. e) deterministas. GABARITO: E RESOLUÇÃO:

O homem é muito marcado pela natureza que o cerca; então, podemos afirmar que que ele é um produto do meio.

02.

(Prof. Henrique) Sobre a ciência geográfica é correto afirmar:

a) A paisagem geográfica é formada pelo conjunto de elementos naturais e culturais e suas relações.

b) Muitos progressos, que dariam início à ciência geográfica, surgiram somente após a Era Cristã.

c) Em nosso mundo ocorrem poucas mudanças que são estudadas pela Geografia. d) A paisagem natural é composta apenas de elementos culturais.

GABARITO: A RESOLUÇÃO:

A paisagem geográfica necessita do conjunto de elementos naturais (relevo, vegetação, rede hidrográfica), da cultura, que existe sobre ela por força do homem, bem como de suas próprias relações.

(2)

03.

(EXT) Sobre o conceito geográfico é correto afirmar:

a) as paisagens que vemos são as manifestações físicas dos movimentos da natureza; e o elemento menos determinante das paisagens de hoje é a sociedade humana.

b) as paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e desses com todos os elementos da natureza.

c) o estudo da Geografia não deve responder por que a paisagem que vemos é tal qual se apresenta.

d) a Geografia tem, na paisagem, a mera aparência: a descrição da paisagem não é suficiente para o entendimento do espaço.

e) paisagens, em diferentes lugares, nunca fazem parte de um mesmo espaço, mesmo que sejam integradas no mesmo processo.

GABARITO: B RESOLUÇÃO:

As paisagens resultam da complexa relação dos homens entre si e destes com todos os elementos da natureza.

04.

(Prof. Henrique) A partir da citação de E. Huntington : "Os climas temperados são excelentes para a civilização... o calor excessivo, debilita... e o frio excessivo, estupidifica", pode-se ter idéia da concepção do pensamento geográfico:

a) geopolítico b) crítico c) possibilista d) determinista GABARITO: D RESOLUÇÃO:

O homem é muito marcado pela natureza que o cerca; então, podemos afirmar que ele é um produto do meio.

05.

(U.Católica-GO, modificada) Estudar geograficamente o mundo ou parte do mundo é ir além da simples descrição da paisagem, pois esta não nos fornece elementos suficientes para uma compreensão global daquilo que pretendemos conhecer geograficamente.

Quanto à colocação acima, assinale a afirmação INCORRETA:

a) Por trás de toda paisagem existe uma dinâmica particular que a determina, que a constrói, que a mantém com determinada aparência.

b) Qualquer investigação, de fato geográfica, acerca do mundo, deve propor-se a investigar, principalmente, o modo pelo qual a sociedade produz o espaço geográfico.

(3)

c) É na idéia que os homens fazem das coisas, nas suas formas de viver, de morar, de se divertir e nos seus movimentos ou nos de seus produtos, que encontramos o sentido conferido pelas dinâmicas sociais aos espaços geográficos.

d) Em cada período da história da humanidade, em cada canto do mundo, encontram-se diversas sociedades produzindo espaços geográficos iguais, devido às semelhantes formas de produzir, consumir e pensar que tais sociedades estruturaram para sobreviver. e) Hoje, é possível perceber a presença do mundo quase inteiro em cada recanto da Terra, já que as fronteiras dos países não são limites intransponíveis para a imposição de idéias e ritmos da moderna sociedade industrial.

GABARITO: D RESOLUÇÃO:

Onde está o erro? Espaços geográficos iguais. Semelhantes formas de produzir, consumir e pensar também são incorretas.

06.

(Prof. Henrique) “Não há nada mais difícil de realizar nem mais perigoso de controlar do que o início de uma nova ordem de coisas”

Niccolo Machiavelll (1469-1527) filosofo italiano Fonte: “O GLOBO”- 01/06/95 - p. 33. Se transposto para a atualidade, o raciocínio acima nos permite entender por que a estrutura de uma nova ordem internacional requer alterações nas formas e objetivos de atuação dos grandes organismos políticos e econômicos mundiais fundados no pós- guerra, a exemplo do FMI e da ONU. No caso da ONU, sua reformulação se justifica pela necessidade de:

a) elaborar novos acordos diplomáticos que permitam a inclusão dos países socialistas, agora comandados pela China.

b) reduzir o excessivo poder dos países do Terceiro Mundo, através do fim do seu direito a veto na Assembléia Geral.

c) ampliar seu poder militar com a definitiva incorporação à Força de Paz dos exércitos do COMECON.

d) fortalecer a atuação de organizações de não governamentais (ONG'S) de modo a enfraquecer os países do Primeiro Mundo.

e) incluir, entre os membros permanentes do Conselho de Segurança, o Japão e a Alemanha, além de potências regionais como o Brasil e a Índia.

GABARITO: E RESOLUÇÃO:

Japão, Alemanha, Brasil e Índia bem como a África do Sul pleiteiam a sua entrada no Conselho de Segurança da ONU, como membros vitalícios, assim como já o são EUA, Inglaterra, China, Rússia e França.

(4)

07.

(Ufpel) Com o fim da Guerra Fria, estabeleceu-se uma “nova ordem mundial” que substituiu o conflito “Leste-Oeste” do sistema bipolar por uma nova divisão dos países do mundo. Uma das formas de organização dessa nova ordem apresenta o mundo dividido entre países do Norte, desenvolvidos (ricos), e do Sul, subdesenvolvidos (pobres).O mapa, a seguir, mostra a divisão do mundo sob a ordem “Norte - Sul”.

Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:

a) existe, nos países do Norte, desenvolvidos, uma distribuição equitativa entre as populações rural e urbana, sendo a sociedade de consumo altamente expressiva.

b) a desigualdade entre algumas regiões é cada vez maior. A África subsaariana, por exemplo, está cada vez mais afastada da economia global, apesar de despertar interesse como região consumidora e opção de investimento de capital especulativo.

c) o chamado conflito “Norte x Sul” é de natureza econômica; portanto, diferente do extinto conflito “Leste x Oeste”, de natureza geopolítica.

d) governos de países em desenvolvimento, com finalidade de aumentar a sua capacidade de negociação com os países do Norte, nos organismos internacionais, têm buscado ampliar a cooperação Sul-Sul, através da constituição de associações, como a ALCA e o NAFTA.

e) a demarcação Norte-Sul, apesar de ser de natureza essencialmente geopolítica e econômica, estabelece também uma divisão entre duas áreas ecológicas: a temperada e a tropical.

GABARITO: C RESOLUÇÃO:

Com certeza, a nova divisão do mundo se tornou ricos x pobres, uma nova bipolaridade, similar à antiga bipolaridade da Guerra Fria. Essa bipolaridade é mais cruel, pois vai de encontro à divisão econômica entre os desenvolvidos e os subdesenvolvidos.

08.

(Cesgranrio) No pós-Guerra, difundiu-se o uso de uma classificação, em que os diversos países foram divididos formando o Primeiro, o Segundo e o Terceiro Mundos. Essa classificação, no entanto, apresenta, sobretudo neste final de século, inúmeros inconvenientes, em virtude da:

a) insistência em fundamentar os critérios de classificação a partir de fatores raciais e da natureza.

b) incapacidade de criar agrupamentos para países que tenham características híbridas. c) desconsideração de elementos políticos e econômicos como base para a divisão das várias nações.

d) observação de espaços subdesenvolvidos no interior do Primeiro Mundo, rebaixando alguns países para o Segundo Mundo.

e) manutenção das nações socialistas no grupo do Terceiro Mundo, quando deveriam estar no do Primeiro Mundo.

(5)

RESOLUÇÃO: B RESOLUÇÃO:

Hibrido significa miscigenação ou mistura, e isso, no mundo atual, é impossível você conseguir agrupar. Ainda existem muitos conflitos étnicos e religiosos, o que torna impossível criar esse tipo de grupo.

09.

(Ufpel) Teoria Neoliberal - O subdesenvolvimento como fase “Surgidos após a década de 30, os neoliberais mantiveram a mesma base lógica do liberalismo: crescimento e progresso. (…) Assim, diante da crescente concentração de capital, os neoliberais relativizaram a possibilidade de crescimento constante e ilimitado e introduziram a idéia de que o desenvolvimento é um processo gradual, que obedece a diferentes etapas e estratégias.” Seus defensores definem o subdesenvolvimento como um estágio ou fase anterior ao desenvolvimento. (Scalzaretto Reinaldo - “Geografia Geral - Nova Geopolítica” - Editora Scipione - 1999 - SP)

De acordo com o conhecimento que você acumulou a respeito desse assunto, a teoria acima está correta?

a) Sim, porque subdesenvolvimento significa um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.

b) Não, porque subdesenvolvimento não é um estágio essencial de um processo evolutivo que culminará necessariamente num quadro de desenvolvimento.

c) Não, porque há contradição entre a realidade do desenvolvimento e a do subdesenvolvimento. O país subdesenvolvido é o oposto do desenvolvido.

d) Não, porque toda humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou “processo” é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo. e) Sim, porque toda a humanidade, no passado, foi subdesenvolvida, e o desenvolvimento ou “processo” é uma coisa normal, que acontece naturalmente com o passar do tempo.

GABARITO: B RESOLUÇÃO:

Não. Subdesenvolvimento não é realmente estágio essencial. Pode haver desenvolvimento, sem a necessidade de ter que obrigatoriamente passar pelo subdesenvolvimento.

(6)

10.

(Prof. Henrique) A seca, no sertão nordestino, é um problema climático, mas a agricultura pode ser desenvolvida através da transposição de águas de rios, perfurações de poços e construção de canais. Essa visão corresponde a idéia de qual corrente? a) Geografia da Percepção b) Possibilismo c) Geografia Quantitativa d) Determinismo e) Crítica GABARITO: B RESOLUÇÃO:

Referências

Documentos relacionados

´e aquele pelo qual a filosofia alem˜a traduziu, depois de Kant, o latim existentia, mas Heidegger deu-lhe um sentido muito particu- lar, j´a que designa na sua filosofia

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

Evidentemente, a língua portuguesa representa o Brasil. A valorização da mesma significa, por transferência de significado, uma valorização da nação brasileira. A comparação do

As principais características deste agente são: avaliação do diálogo sobre as emoções, representação do modelo de personalidade Big-Five e impacto dos valores

Visando a este cenário, o Ministério da Saúde criou o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), regulamentado pela Portaria Interministerial