• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA ZIGBEE NO CONCEITO DE INDÚSTRIA 4.0 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA ZIGBEE NO CONCEITO DE INDÚSTRIA 4.0 CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Engenharias"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA ZIGBEE NO CONCEITO DE INDÚSTRIA 4.0 TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: Engenharias SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA - FTT INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): GIOVANNI FREITAS PENHALVES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): PAULO CÉSAR DA SILVA EMANUEL, FÁBIO RUBIO ORIENTADOR(ES):

(2)

Resumo

A indústria 4.0 propõe uma grande game de desafios no que se diz a sistemas de rede, no entanto a tecnologia ZigBee atende à demanda exigida e desta forma sua aplicação é válida.

A introdução de novas tecnologias, como a ZigBee deveram promover uma interação de homem e máquina e deverá aproximar o mercado

consumidor da manufatura industrial, desta forma possibilitando assim

vantagens no sistema de controle da indústria 4.0, tais como a personalização de produtos, modularidade, interoperabilidade e de certa forma criação de redes inteligentes e a aplicação de “Machine Learning”. (HERMANN, PENTEK e OTTO, 2015)

Junto disso possibilitara a melhora na gestão empresarial, como a aplicação do conceito da (Rede de Petri), a qual possibilita a configuração de uma rede com categorias hierárquicas.

Desta forma surge o hibridismo entre meio material e o meio virtual, o qual Schmitt et al. (2015), criou um termo chamado de “holon” que se aplica deste sistemas de controle a indústrias inteiras.

Introdução

Por ampliação e rápido desenvolvimento industrial, convém uma atualização para o seguimentos de processos e manufatura. Desta forma é implicada grande necessidade na área de Eng. de Controle e Automação. Visando facilitar o planejamento e execução de manufatura, surge o conceito “Indústria 4.0”.

Objetivo

Este estudo tem por objetivo cumprir o desafio no que se diz à comunicação entre as máquinas, contudo por meio da tecnologia de comunicação ZigBee® que tem por sua finalidade:

• A “Interoperacionalidade” que é a operacionalidade por pontos distintos;

• A virtualização, a descentralização, o conceito “real-time” ou seja operações simultâneas;

• Vasta capacidade na orientação de serviços e modularidade.

E com isso buscar sua aplicação em meio industrial. (HERMANN; PENTEK; OTTO, 2015).

Metodologia

O método proposto será dividido em 4 etapas, sendo essas aplicadas em nível de projeto de forma representativa em escala reduzida, porém a ideia abordada segue os mesmos parâmetros para a aplicação em chão de fábrica.

(3)

1.Confecção do Braço Robótico

Para a construção do braço, foi utilizado o método de impressão 3D, o desenho do equipamento foi adquiro na comunidade “pinshape”, seu modelo é: EEZYbotARM MK2 projetado pelo usuário (theGHIZmo), o robô é compartilhado com caráter educativo e não possui fins comerciais. O design poderá ser baixado pelo site: (pinshape.com/items/23139-3d-printed-eezybotarm-mk2).

O Material utilizado para a impressão foi o PLA (Ácido Polilático) e foi impresso na “Impressora 3D Replicator MP07825 Makerbot®”.

Partes não impressas: 3 servos motores modelo 995 ou 946; 1 servo motor SG90; 1 porca M6; 1 parafuso M6x25; 2 porcas M3; 2 parafusos M3x20; 1 parafuso de cabeça sextavada M3x10; 9 porcas de travamento M4; 1 parafuso M4x40; 1 parafuso M4x30; 5 parafusos M4x20; 1 haste roscada M4x60 mm; 1 Haste roscada M4x32mm; 25 esferas Ø6 mm e 1 rolamento 606zz. 2. Montagem do Hardware

A montagem do hardware foi dividida em dois pontos, os quais forão denominados “módulos”, esse são o (módulo da unidade1) e o (módulo de Controle2).

1É responsável por receber comandos vindos do módulo de controle e refleti-los no robô, além de poder enviar informações sobre o status da máquina. 2Este, como o próprio nome já diz tem a função de enviar comandos para os módulos subsequentes, no entanto neste caso só existem dois módulos, tais citados anteriormente.

2.1 Módulo da Unidade

Para a montagem foram utilizados: PIC16F628A, uma placa XBee S1 de 1mW, cristal de oscilação de 20Mhz, dois capacitores de 15pF, um capacitor de 2u2F, um resistor de 10kΩ, três resistores de 270Ω, um LED RGB, uma fonte de 5V para o circuito e uma fonte de 12V para os servo motores.

h tt p s :/ /a s s e ts .p ins h a p e .c o m/ u p loa d s /i m a g e /f ile/ 8 8 0 8 4 /c o n ta ine r_ e e z y b o ta rm -m k 2 -3d -p rint ing -8 8 0 8 4 .jpg A u to ria p ró p ria ©

(4)

2.2 Módulo de Controle

No módulo de controle foram utilizados: uma placa Arduino MEGA R3 2560 atmega, uma placa XBee S1 de 1mW, uma protoboard, um conversor de nível lógico 5=>3,3V, cabo para arduino e alguns jumpers macho e macho-fêmea para fazer as ligações.

• Montagem indicada abaixo:

• Para maior conforto, as etapas serão divididas por cor:

CINZA: será colocado o conversor de nível lógico na protoboard, de modo que seus hemisférios fiquem divididos.

VERMELHO: pino 5V do arduino => terminal HV do conversor, saída LV do conversor => pino VCC do XBee. PRETO: saída GND da placa arduino => GND do conversor, GND do conversor => GND módulo XBee.

VERDE: pin 1 arduino => HV2 conversor, LV2 conversor => pin 2 XBee. AMARELO: pin 0 arduino => HV1 conversor, LV1 conversor => pin 3 Xbee.

3.Firmware e Configuração dos XBees

Para a utilização da tecnologia XBee é de necessidade que haja a configurações de firmware, estas servem para controle de frequência de rede, classificação de funções de cada módulo, identificação e parâmetros de troca de informações, para isso convirá a utilização de um desktop, um leitor de informação serial (neste caso será utilizado o Arduino Mega 2560, e disposto na montagem de hardware utilizada no módulo de controle, o qual é citado na etapa anterior) e o software XCTU que é fornecido pelo fabricante DIGI® no endereço virtual(www.digi.com/products/xbee-rf-solutions/xctu-software/xctu), a versão do software utilizada foi (XCTU ver. 5.2.8.6) para Windows 64bts.

De primeiro momento foi necessário “zerar” a memória do arduino, para isso, é compilado o seguinte programa: (ide arduino disponível em[www.arduino.cc/])Imagem 1 A u to ria p ró p ria ©

(5)

1 2

Já instalada XCTU, é preciso abrir o software, o qual vincula o hardware com o desktop. Logo após, é selecionada a porta serial pela qual está vinculada a placa XBee. Imagem 2

Depois faz-se necessário clicar em “Modem Configuration”, logo após é preciso definir qual o modelo de XBee utilizado, para isso é preciso achar a opção “modem” e selecionar a nomenclatura “XB24” e depois seleciona-se o comando “read”, já iniciada tal ação, ocorrerá uma mensagem indagando o pedido Reset da placa, para resolver isto foi aplicada uma carga de 3,3V no pino 5 do módulo XBee (Pino Reset) durante 200ms, quando terminado este tempo a mensagem apagara-se e a ação “read” tornara-se completa. Imagem 3

3 Autoria própria ©

Autoria própria ©

Autoria própria ©

Até aqui para os dois XBees!

(6)

3.1 Configuração Individual (Módulo de controle)

(Módulo unidade)

Autoria própria © Autoria própria ©

Informação individual de cada placa

(7)

4.Programação

A programação foi feita a partir da ide livre arduino.

Desenvolvimento

Partindo do estudo de Koestler (1968), o qual retrata um modo de organizações de sistemas, propondo assim a palavra holon (representa aquilo que possui capacidade de autonomia), este conceito hoje é empregado tanto para descrições de industrias inteiras, quanto para dispositivos de controle (SILVA; SANTOS FILHO; MIYAGI, 2015). Junto da técnica de Rede de Petri (RdP) que é capaz de coordenar mecanismos e promover tratamentos de falhas, além do mais é utilizado para o desenvolvimento de sistemas modulares e colaborativos (SILVA; SANTOS FILHO; MIYAGI, 2015).

É proposto um hibridismo (sendo este uma forma de holon), da técnica da Rede de Petri com a tecnologia de rede Zigbee®. O qual permite uma ampla gama de topologias de redes, capacidade modular, além do incrível processo de transportes de mensagens, codificação, análise e ontologias; tudo isso englobado em um sistema inteligente de otimização de roteamento e comunicação, o qual promove rotas flexíveis onde as máquinas possuem uma certa sincronia de serviço, semelhante ao conceito de HMAS de Quintanilla et al (2015).

A Tecnologia ZigBee®

A tecnologia ZigBee é o englobamento de sistemas de rádios de baixa potência, ordenados no padrão IEEE 802.15.4 para “wireless personal area networks” (WPANs). (AZEVEDO, 2006)

(8)

1.0 Dispositivos ZigBee

Os módulos ZigBee podem ser configurados em três tipos diferentes com funções variadas:

1.1 Coordenador ZigBee

Em cada rede criada, existe um módulo coordenador, este é responsável pelo criação de uma rede e sua comunicação com o meio externo, é a categoria mais alta na linha de hierarquia da rede, além disso ele armazena informações sobre a rede como chaves de segurança e determina a quantidade de módulos roteadores1.2 e módulos de dispositivos finais1.3.

1.2 Roteador ZigBee

Os roteadores, são como um roteador intermediário, transmitindo dados para os outros dispositivos.

1.3 Dispositivo Final ZigBee

Comunicam-se apenas com os roteadores que fazem parte de seu nó pai(conjunto de roteadores interligados por uma cadeia hierárquica), ou seja uma holarquia. Este recurso permite exprimir entidades e funcionalidades desde o alto nível de controle, até dispositivos de chão de fábrica. (SILVA; SANTOS FILHO; MIYAGI, 2015).

1.4 Topologias

(9)

A Grande Capacidade e a Aplicação

Neste estudo é apresentada a aplicação em apenas um módulo, no entanto a frondosa capacidade no quesito de aplicação em rede é assustadora, pois com agregação de mais módulos em uma malha é possível programa-los para identificar comandos de acordo com sua hierarquia e criar “data tables” e trabalhar em conjunto com “BigData”, para assim identificar sub-rotinas e personalizar o método de produção fabril.

Outra possibilidade a capacidade de comparação, digamos que existem três unidades que executam uma mesma tarefa, por estarem interligadas estão trocando informações em “real-time” e desta forma estão se comparando, no entanto ocorre um erro em uma delas, este sistema de comparação poderá automaticamente analisar o processo e comparar com o dos outros equipamentos que desenvolviam a mesma função, assim poderá identificar a falha e corrigi-la, e como a ação é em rede, é possível transmitir os dados para toda a rede.

É possível assim dizer que, com a comunicação intensa de dados, análise sensoriais em tempo real e o “Machine Learning”, cria-se um sistema de rede, semelhante as ligações neurais, ou seja a ideia de industrias que, aprendem e se personalizam de acordo com o que é exercido.

Logo este simples protótipo de unidade modular, é apenas um exemplo que a comunicação em rede ZigBee demonstra uma vasta possibilidade no campo da automação e indústria 4.0.

Resultados

Os resultados foram catalogados em etapas para a melhor análise da evolução do estudo. Estes foram divididos em: Resultados no Meio Físico e Resultados no Meio Virtual.

Resultados no Meio Físico

O modelo impresso apresenta estrutura satisfatória e sua montagem foi executada sem dificuldade. Os servos motores são um tanto quanto fracos, estes serviram apenas para a movimentação do braço mecânico, de resto não executaram um desempenho satisfatório no uso do braço para a manipulação de objetos.

A montagem do hardware foi um tanto dificultosa, pois as placas XBees necessitam de uma placa de comunicação serial denominadas “Xbee explorers”, no entanto no momento não fora possível adquiri-las, então usou-se do arduino

(10)

Mega 2560 como intermediário na comunicação serial, porém o arduino trabalha com uma tensão de 5V e o módulo XBee com 3,3V, para isso usou-se de um conversor de nível lógico e com isso se obteve sucesso.

Resultados no Meio Virtual.

No meio virtual a transmissão de dados se demonstrou precisa, e o conceito pode ser melhor aplicado com uma programação mais desenvolvido, mas para este estudo manteve seu propósito de demonstrar o processo de modulação e flexibilidade de rede.

Considerações Finais

O estudo concluiu que, para o desenvolvimento de redes industriais inteligentes, a tecnologia ZigBee promove uma vasta gama de aplicações, tanto na parte material, quanto na parte virtual.

A capacidade modular e seu avançado sistema de topologia de redes abrange a demanda da indústria atual e talvez até de um tempo futuro.

Logo o investimento e o estudo das redes ZigBee, garante uma grande relação de benefícios e aplicações na industrialização.

Fontes

SILVA, Robson Marinho da; SANTOS FILHO, Diolino J.; MIYAGI, Paulo

E.. MODELAGEM DE SISTEMA DE CONTROLE DA IND´USTRIA 4.0 BASEADA EM

HOLON, AGENTE, REDE DE PETRI E ARQUITETURA ORIENTADA A

SERVIÇOS.2015. 7 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia, Engenharia,

Universidade Estadual de Santa Cruz, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Cap. 1. Disponível em: <t: https://www.researchgate.net/publication/282292095>. Acesso em: 22 ago. 2018. AZEVEDO, Tiago. Roteamento ZigBee. 2006. 8 f. Monografia (Especialização) - Curso de Engenharia, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. Cap. 1.

Disponível em:

<https://www.gta.ufrj.br/ensino/CPE825/2006/resumos/TrabalhoZigbee.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.

JUNQUEIRA, Fabrício; MIYAGI, Paulo Eigi. Modelagem e simulação distribuída de

sistema produtivo baseados em rede de Petri. 2009. 20 f. Dissertação (Mestrado) -

Curso de Eng. Controle e Automação, Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos, Escola Politécnica da Usp, São Paulo, 2009. Cap. 1. Disponível

em:

(11)

FRANCêS, Carlos Renato Lisboa. Introdução às Redes de Petri. 2003. 19 f. Tese (Doutorado) - Curso de Eng. Computação, Laboratório de Computação Aplicada – Laca, Universidade Federal do Pará - Ufpa, Belém, 2003. Cap. 1. Disponível em: <https://www.dca.ufrn.br/~affonso/DCA0409/pdf/redes_de_petri.pdf>. Acesso em: 21 ago. 2018.

STEINHAUSER, Paulo Luis; MELLO, Emerson Ribeiro. ZIGLAR - UTILIZAÇÃO DE REDES SEM FIO ZIGBEE PARA ACESSIBILIDADE AOS PORTADORES DE

DEFICIÊNCIA FÍSICA. Disponível em:

<http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Paulo-Luis-Steinhauser.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018 COSTA, Cesar da. INDÚSTRIA 4.0: O FUTURO DA INDÚSTRIA NACIONAL. 2017. 10 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia, Ifsp - Instituto Federal de São Paulo/campus-são Paulo, São Paulo, 2017. Cap. 1.

JASPERNEITE, Jürgen. Was hinter Begriffen wie Industrie 4.0 steckt.2012. Disponível em: <https://www.computer-automation.de/steuerungsebene/steuern-regeln/artikel/93559/1/>. Acesso em: 21 ago. 2018.

HERMANN, Mario; PENTEK, Tobias; OTTO, Boris. Design Principles for Industrie 4.0 Scenarios:: A Literature Review. 2015. 15 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia, Audi Stiftungslehrstuhl Supply Net Order Management, Technische Universität Dortmund, Dortmund, 2015. Cap. 1. Disponível em: <http://www.snom.mb.tu- dortmund.de/cms/de/forschung/Arbeitsberichte/Design-Principles-for-Industrie-4_0-Scenarios.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.

Referências

Documentos relacionados

José Alves Dantas (membro interno não vinculado – PPGCont/UnB), Prof.ª Dr.ª Ana Maria Gomes Rodrigues (membro externo não vinculado – Universidade de Coimbra), Prof.. José

O aplicativo em si pretende, não apenas fiscalizar obras irregulares com a colaboração da sociedade, como também trazê-los para dentro da discussão social a respeito da

Tendo em vista o consumo excessivo de água no mundo e a escassez cada vez mais preocupante desse recurso natural tão importante para a vida humana, e, sabendo que,

Foram visitadas três obras em diferentes etapas de andamento, assim como também, o porte do canteiro de cada obra4. Uma de pequeno porte, com maior dificuldade de

Inclusive o problema decorre devido a detecção de um vetor de degradação ambiental durante a uma atividade prática, visto que durante o processo de carregamento

Existem v ´arios m ´etodos para calcular a ´orbita de um corpo celeste, em particular, de um sat ´elite artificial, um m ´etodo em espec´ıfico que est ´a sendo abordado

Além disso, foi descoberta o perfil do prestador que mais teria demanda e traçado os possíveis meios de pagamento com maior aceitação do mercado e as

Chambouleyron (1989) descreve que a eletricidade gerada por meio da energia do sol é tida como uma excelente fonte tecnológica de energia, sendo que seu processo de