• Nenhum resultado encontrado

NÍVEL SUPERIOR Cargo: ODONTÓLOGO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÍVEL SUPERIOR Cargo: ODONTÓLOGO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N.º 001/2011 – PREFEITURA MUNICIPAL DE ANAPU PROVA OBJETIVA: 13 de novembro de 2011

NÍVEL SUPERIOR

Cargo: ODONTÓLOGO

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO

1.

Confira se a prova que você recebeu corresponde ao cargo/nível de

escolaridade ao qual você está inscrito, conforme consta no seu cartão de

inscrição e cartão-resposta. Caso contrário comunique imediatamente ao

fiscal de sala

.

2. Confira se, além deste BOLETIM DE QUESTÕES, você recebeu o CARTÃO-RESPOSTA, destinado à marcação das respostas das questões objetivas.

3. Este BOLETIM DE QUESTÕES contém 30 (trinta) questões objetivas, sendo 10 de Língua Portuguesa, 05 de Noções de Informática, 05 de Noções de Meio Ambiente e 10 de Conhecimentos Específicos. Caso exista alguma falha de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala. Na prova há espaço reservado para rascunho. Esta prova terá duração de 04 (quatro) horas, tendo seu início às 8:00h e término às 12:00h (horário local).

4. Cada questão objetiva apresenta 04 (quatro) opções de resposta, identificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Apenas uma responde adequadamente à questão, considerando a numeração de 01 a 30.

5. Confira se seu nome, número de inscrição, cargo de opção e data de nascimento, consta na parte superior do CARTÃO-RESPOSTA que você recebeu. Caso exista algum erro de impressão, comunique imediatamente ao fiscal de sala, a fim de que o fiscal registre na Ata de Sala a devida correção.

6. É obrigatório que você assine a LISTA DE PRESENÇA e o CARTÃO-RESPOSTA do mesmo modo como está assinado no seu documento de identificação.

7. A marcação do CARTÃO-RESPOSTA deve ser feita somente com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, pois lápis não será considerado.

8. A maneira correta de marcar as respostas no CARTÃO-RESPOSTA é cobrir totalmente o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo constante no CARTÃO-RESPOSTA.

9. Em hipótese alguma haverá substituição do CARTÃO-RESPOSTA por erro do candidato. A substituição só será autorizada se for constatada falha de impressão.

10. O CARTÃO-RESPOSTA é o único documento válido para o processamento de suas respostas.

11. O candidato deverá permanecer, obrigatoriamente, na sala de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova. A inobservância acarretará a eliminação do concurso.

12. O candidato deverá devolver no final da prova, o BOLETIM DE QUESTÕES e o CARTÃO-RESPOSTA, recebidos.

13. Será automaticamente eliminado do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Anapu, o candidato que durante a realização da prova descumprir os procedimentos definidos no Edital nº 001/2011-PMA.

Boa prova.

Nome do Candidato: ______________________________________________________ Nº de Inscrição: ________________________

________________________________________

(2)
(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

COM BASE NA LEITURA DO TEXTO ABAIXO, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE COMPLETA CORRETAMENTE AS QUESTÕES DE 01 A 10.

DA IMPARCIALIDADE

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

A imparcialidade é uma atitude desonesta. De duas uma: ou o imparcial está mentindo, traindo acaso as suas mais legítimas preferências, ou então não passa de um exato robô, mero boneco mecânico sem opinião pessoal, sem nada de humano.

Aquela frase de Voltaire, tão citada: “Não creio numa só palavra do que dizes, mas defenderei até à morte o teu direito de dizer”, é uma das coisas mais demagógicas que alguém já poderia ter proferido; se achamos que algo é nocivo, meu Deus, como dormir tranquilos sem evitar sua propagação? Felizmente para Voltaire, a sua vida toda foi um desmentido a isto, e até hoje nos admiramos da sua corajosa parcialidade.

Quem começou a desmoralizar o conceito de imparcialidade, se não me

engano, foi Pôncio Pilatos, que apenas desempenhou uma pontinha na História... Mas que pontinha! Todavia, a verdadeira imparcialidade não deve ser essa de Pilatos, tão cômoda e tão cara aos hedonistas. Mas sim a proclamação da verdade própria, ou da própria verdade, antes, acima e apesar de tudo. E, como o leitor em geral adora fatos e boceja com ideias, exemplifiquemos, para terminar, com dois casos da última grande guerra.

Von Braum, quando o instaram para que apressasse, inventasse, descobrisse, o quanto antes, por motivos óbvios, um novo foguete V, ou melhor, um V3, respondeu aos chefes nazistas: “Que importa quem ganhe a guerra? Eu quero é ir à Lua!”

E, por sua vez, o prefeito de Nagasaqui, Tsume Tajawa, após o bombardeio atômico de sua cidade, declarou: “Se o Japão possuísse o mesmo tipo de arma, tê-la-ia usado”.

Eis aqui duas imparcialidades: uma subjetiva, a outra objetiva, uma idealista, a outra realista.

Só resta discutir o que você teria feito se estivesse na pele de Pôncio Pilatos...

QUINTANA, Mário. Da preguiça como método de trabalho. São Paulo: Globo, 1994, p. 80-81.

01. Mário Quintana defende a ideia de que (A) ser parcial é mais humano.

(B) nada deve impedir o julgamento isento e imparcial.

(C) é necessário defender o direito de alguém, mesmo sem se acreditar no que é dito. (D) se deve procurar eximir-se das responsabilidades e do cumprimento deobrigações.

02. A palavra que não mantém relação de sentido com a ideia de “imparcialidade”, na perspectiva de Quintana, é

(A) traição. (B) mentira. (C) sinceridade. (D) desonestidade.

03. Segundo Mário Quintana, ser imparcial significa ser uma pessoa (A) autêntica, franca e honesta.

(B) fiel às suas mais legítimas escolhas. (C) espontânea e que tem ideias próprias. (D) sem ideias próprias e sem nada de humano.

(4)

04. O pensamento de Voltaire, citado pelo autor, (A) é um perfeito exemplo de atitude parcial. (B) corrobora as ideias defendidas por Quintana.

(C) ilustra apenas superficialmente a tese de Mário Quintana. (D) consiste na proposição contrária à ideia defendida por Quintana.

05. Ao se perguntar “se achamos que algo é nocivo, meu Deus, como dormir tranquilos sem evitar sua propagação?” (linhas 6-7), o autor demonstra

(A) força. (B) descrença. (C) indignação. (D) desesperança.

06. Em relação aos dois casos da última grande guerra citados por Mário Quintana, pode-se afirmar que

(A) estão a serviço da crítica feita por Quintana à imparcialidade. (B) ambos ilustram comportamentos extremamente demagógicos.

(C) o primeiro, se comparado ao segundo, relata um fato histórico de menor gravidade. (D) os dois casos revelam o comprometimento das pessoas com as causas da humanidade.

07. Com relação à regência verbal, a classificação do verbo destacado (indicada entre parênteses) não está correta em

(A) “boceja com ideias” (linha 14) (verbo intransitivo).

(B) “respondeu aos chefes nazistas” (linhas 17-18) (verbo transitivo indireto). (C) “se estivesse na pele de Pôncio Pilatos..." (linha 24) (verbo de ligação).

(D) “traindo acaso as suas mais legítimas preferências” (linha 2) (verbo transitivo direto). 08. No contexto em que se encontra, o termo “pontinha” (linha 11) significa

(A) “parte extrema de um objeto”. (B) “papel de pequena importância”. (C) “primeira posição ou primeiro lugar”. (D) “condição de alguém que se destaca”.

09. No enunciado “Todavia, a verdadeira imparcialidade não deve ser essa de Pilatos” (linha 11), o elemento coesivo sublinhado

(A) introduz uma explicação. (B) expressa uma conclusão.

(C) indica uma relação de causalidade. (D) estabelece uma relação de oposição.

10. Em relação à posição do adjetivo “própria” (linhas 12 e 13), é correto afirmar que (A) a anteposição atenua a crítica que o autor faz a Pôncio Pilatos.

(B) a anteposição do adjetivo não assinala nenhuma diferença semântica.

(C) a alternância é apenas um recurso de estilo para enfatizar a essência da imparcialidade.

(D) há dois sentidos diferentes: “verdade própria” significa “verdade pessoal” e “própria verdade”, “verdade autêntica”.

(5)

5

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

11. O programa que permite agrupar as conversas em forma de “messenger”, que possui integração com o Orkut, e que pode ainda notificar os usuários em relação a novos e-mails e a recebimento de recados é o

(A) Google Talk. (B) Altavista. (C) Access. (D) Writer.

12. Para inserir um novo contato no Microsoft Office Outlook 2007, é necessário selecionar a guia “Contatos” e em seguida utilizar o atalho de teclado

(A) Shift + C. (B) Ctrl + Alt + C. (C) Alt + O. (D) Ctrl + O.

13. Analisando a fórmula abaixo inserida na célula B1, que calcula a média aritmética dos valores armazenados nas células A1 a A4, numa planilha do Microsoft Office Excel 2007, observamos que ela pode ser alterada se a substituirmos pela função MÉDIA com o seguinte formato:

=(A1+A2+A3+A4)/4 (A) =MÉDIA(A1,A4)

(B) =MÉDIA(A1..A4) (C) =MÉDIA(A1:A4) (D) =MÉDIA(A1;A4)

14. No Microsoft Office Word 2007, para selecionar um texto verticalmente, utiliza-se a tecla ______, clicando e arrastando com o mouse.

- A tecla que preenche a lacuna acima é a (A) Ctrl.

(B) Tab. (C) Shift. (D) Alt.

15. No Windows XP, a alteração dos atributos de um arquivo pode ser realizada através de um clique inverso sob o mesmo, escolhendo o comando “Propriedades”. O atributo utilizado pelas ferramentas de backup para verificar se o arquivo é novo ou apresentou alguma alteração é chamado

(A) Arquivo oculto. (B) Arquivo morto. (C) Somente leitura. (D) Arquivo normalizado.

(6)

NOÇÕES DE MEIO AMBIENTE

16. Compete aos Comitês de Bacia Hidrográfica, no âmbito de sua área de atuação,

(A) arbitrar, em primeira instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos.

(B) arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos existentes entre Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos.

(C) deliberar sobre os projetos de aproveitamento de recursos hídricos cujas repercussões extrapolem o âmbito dos Estados em que serão implantados.

(D) estabelecer critérios gerais para a outorga de direitos de uso de recursos hídricos e para a cobrança por seu uso.

17. Compete ao órgão ambiental estadual o licenciamento ambiental dos empreendimentos e atividades (A) localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no Brasil e em país limítrofe.

(B) localizadas ou desenvolvidas conjuntamente no mar territorial. (C) localizadas ou desenvolvidas em dois ou mais Estados.

(D) cujos impactos ambientais diretos ultrapassem os limites territoriais de um ou mais municípios. 18. O processo que ocorre em vários ambientes naturais quando bactérias oxidam o amônio até o nitrato, denomina-se

(A) nitratação. (B) nitrosação. (C) nitrificação. (D) desnitrificação.

19. No processo administrativo para apuração de infração ambiental, o infrator deve oferecer defesa ou impugnação contra o auto de infração no prazo máximo de

(A) cinco dias. (B) dez dias. (C) quinze dias. (D) vinte dias.

20. As unidades de conservação integrantes do Sistema Estadual de Unidades de Conservação que têm como características básicas a proteção total, de forma transitória, dos recursos naturais e o uso indireto sustentável por parte das comunidades tradicionais são classificadas como Unidades de

(A) Manejo Sustentável. (B) Manejo Provisório. (C) Proteção Integral. (D) Proteção Parcial.

(7)

7

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. As infiltrações marginais representam um dos grandes problemas das restaurações com resinas compostas. A nanoinfiltração é a infiltração

(A) que ocorre nas bordas de esmalte. (B) decorrente de microfraturas da resina.

(C) decorrente da falta de preenchimento da cavidade. (D) que ocorre na base da camada híbrida.

22. Os anestésicos locais abaixo são do tipo amida, exceto a (A) prilocaína.

(B) procaína. (C) mepivacaína. (D) lidocaína.

23. Dos eventos abaixo, qual é considerado uma complicação operatória? (A) O hematoma.

(B) A luxação da articulação temporomandibular. (C) A fratura do dente a ser avulsionado.

(D) A fratura de instrumental.

24. A técnica radiográfica intraoral também conhecida como “bite-wing” é (A) periapical.

(B) oclusal. (C) interproximal. (D) paralelismo.

25. A fluoretação das águas de abastecimento público foi a medida mais ampla de promoção de saúde bucal, considerada uma das dez maiores ações em saúde pública do século XX, pois associa o benefício da água tratada à redução de prevalência de cárie dentária. Segundo a OMS (1970) e os autores Schnaider Filho et al., 1992; Ripa, 1993; e Narvai, 1997, com essa medida, a redução média de prevalência de cárie dentária é de

(A) 70 a 80%. (B) 50 a 60%. (C) 30 a 40%. (D) 10 a 20%.

26. Observe a imagem abaixo. O distúrbio de desenvolvimento que esse paciente apresenta é

(A) agenesia dental.

(B) amelogênese imperfeita. (C) hiperdontia.

(8)

27. Um paciente procura o dentista relatando dor no dente 11 após ter havido um traumatismo. No exame clínico, o dente não apresenta mobilidade, mas apresenta discreta dor à percussão. O exame radiográfico não demonstra fraturas, presença de cárie ou alterações na estrutura do esmalte. O profissional resolve fazer um teste de vitalidade, utilizando o frio, tendo verificado que o paciente sente dor nessas condições. Na presença desses sinais e sintomas, qual o provável diagnóstico e sua conduta terapêutica?

(A) Pericementite e tratamento de canal. (B) Necrose pulpar e tratamento de canal.

(C) Pericementite e prescrição de anti-inflamatórios. (D) Necrose pulpar e prescrição de anti-inflamatórios.

28. Um paciente o procura com muita dor e grande edema na face, na região do dente 46. A região cutânea próxima do ângulo da mandíbula apresenta sinais de flutuação. No exame clínico intraoral, você constata que o dente 47 tem a coroa destruída, mas foi feito tratamento de canal. O dente 46 tem restauração provisória. Você faz uma radiografia periapical e conclui que

(A) o paciente apresenta abcesso periapical agudo, originário da raiz mesial do dente 46, que apresenta o tratamento de canal mal feito.

(B) o paciente apresenta abcesso periapical agudo do dente 47, que não recebeu o trabalho protético após o tratamento de canal.

(C) o abcesso periapical agudo está associado à raiz do dente 45.

(D) o quadro de abcesso agudo apresentado pode não ser de origem dentária.

29. Um paciente, vítima de agressão física em via pública, levou um soco no olho direito e apresenta equimose periorbitária subconjuntival, epistaxe na narina direita, parestesia na região do nervo infraorbitário, edema, diplopia e dor. Este quadro clínico representa fratura do osso zigomático. Para confirmar esse diagnóstico, qual radiografia você solicita?

(A) Lateral oblíqua de mandíbula. (B) Póstero-anterior da face. (C) Towne.

(D) Waters.

30. Um paciente, vitima de traumatismo nos dentes anteriores, sofreu fratura radicular no terço médio do dente 21. Durante o período de proservação, nenhum sintoma foi relatado pelo paciente. Três semanas depois em consulta de avaliação, o profissional detectou radiograficamente imagem sugestiva de reabsorção interna na linha de fratura. Qual o tratamento indicado nesse caso?

(A) Proservação por mais três semanas e prescrição de antibióticos. (B) Pulpectomia e tratamento de canal convencional do dente. (C) Pulpectomia e tratamento de canal até a linha de fratura.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Deve-se acessar no CAPG, Coordenadorias > Processo de Inscrição > “Selecionar Área/Linha para Inscrição” e indicar as áreas de concentração e linhas de pesquisa nas

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

A “Ficha de Avaliação Ético-Profissional” deverá ser assinada ao final de cada ciclo pelo aluno e professor responsável e, ao final do semestre pelo aluno e coordenador

Historia natural (turma effectiva)— Alexandrino Pereira da Motta, Alcinilo Guanabara Filho, Agobar da Câmara Oliveira Reis, Augusto Fsteves. Emilio Fernandes Vianna,,

SENSOR DE

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

The chemical composition of elephant grass and dehydrated cashew bagasse used in silage are shown in Table 1.. The regression equations, determination coefficients, and