• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 13/2015 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 3 DE JULHO DE (Contém 9 Folhas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 13/2015 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 3 DE JULHO DE (Contém 9 Folhas)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 13/2015

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 3 DE JULHO DE 2015

(Contém 9 Folhas)

ESTIVERAM PRESENTES OS SEGUINTES MEMBROS:

PRESIDENTE – CRISTINA DE FÁTIMA DA SILVA CALISTO DECQ MOTA

VEREADOR – FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

VEREADORA – ELISABETE DO CARMO PACHECO TAVARES

VEREADOR – JOSÉ DUARTE BARBOSA CABECINHA

VEREADORA – GRAÇA DE LURDES RESENDES COSTA ARAÚJO

FALTARAM OS SEGUINTES MEMBROS:

VEREADOR – MARCO PAULO DA SILVA TEIXEIRA

(2)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 13/2015

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 3 DE JULHO DE 2015

Aos três dias do mês de julho do ano dois mil e quinze, nesta cidade de Lagoa, na Sala de Reuniões do Edifício dos Paços do Concelho, realizou-se a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Lagoa, sob a Presidência da Exma. Senhora Cristina de Fátima Silva Calisto Decq Mota, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, e com a presença dos Exmos. Senhores Vereadores: Fernando Jorge Ventura Moniz, Elisabete do Carmo Pacheco Tavares, José Duarte Barbosa Cabecinha e Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo.

Não compareceram à reunião os Senhores Vereadores Marco Paulo da Silva Teixeira e Susana Maria Goulart Pereira da Costa.

Sendo a hora designada para o início dos trabalhos e verificando-se haver «quórum» para funcionamento do executivo, tendo os membros presentes ocupado os seus lugares, a Excelentíssima Senhora Presidente declarou aberta a reunião, pelas 09:00 horas.

A reunião foi secretariada por Sandra Cristina Lima Madeira Bernardo, Assistente Técnica, do Gabinete de Apoio à Presidência.

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR:

A Senhora Presidente propôs à aprovação de todos os membros a ata da reunião ordinária de 19 de junho de 2015.

A Câmara tomou conhecimento e a ata da referida reunião foi aprovada, por unanimidade, e será assinada pela Senhora Presidente e pela Técnica Superior do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos que secretariou a reunião.

(3)

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS:

A Senhora Presidente deu conhecimento à Câmara que justificou as faltas dos Senhores Vereadores Marco Paulo da Silva Teixeira e Susana Maria Goulart Pereira da Costa, de acordo com a alínea c) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, competência que foi delegada em reunião de 28 de outubro de 2013.

A Câmara tomou conhecimento.

ANTES DA ORDEM DO DIA:

REPRESENTAÇÕES:

O Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Moniz informou que participou, em representação da Câmara Municipal, nos seguintes eventos:

- No dia 20 de junho, no concerto pela Banda Militar dos Açores com a colaboração do Coral de São José, no âmbito das Cerimónias Comemorativas do Dia da Zona Militar dos Açores e Dia do Regimento de Guarnição n.º 2;

- No dia 21 de junho na Coroação do Império de São João, da Relvinha, freguesia de Santa Cruz;

- No dia 26 de junho na inauguração do XIV Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, no Parque de Exposições de S. Miguel, no recinto da Feira, em Sant’Ana;

- No dia 30 de junho no concerto “Violas do Atlântico V”, inserida na temporada de Violas da Terra, que decorreu no Claustro do Convento dos Franciscanos, na freguesia de Santa Cruz.

A Câmara tomou conhecimento.

ORDEM DO DIA:

PRESIDÊNCIA:

PONTO N.º 1 – INFORMAÇÃO DA PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE A ATIVIDADE EXERCIDA:

Pela Senhora Presidente da Câmara foi apresentada a informação, sobre a atividade desenvolvida que abaixo se transcreve:

“FESTAS EM HONRA DE S.PEDRO GONÇALVES TELMO

As Festas em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, realizadas nos dias 20 e 21 de junho, no Porto dos Carneiros, provaram ser, uma vez mais, um enorme sucesso que envolveu honras ao

(4)

santo padroeiro dos pescadores da cidade de Lagoa e muita animação musical pelos serões de duas noites de festa.

A Presidente da Câmara Municipal que marcou presença nas festividades em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, frisou que a mesma festa cumpre um ritual de importância cultural e social do Concelho de Lagoa, que em muito caracteriza a identidade do povo, mas que se tem revelando também pela sua importância turística claramente manifesta na presença de turistas por essa altura no Porto dos Carneiros. Frisou igualmente que, neste contexto de festa, em honra do Padroeiros dos Pescadores, e num concelho onde o sector piscatório é crucial para a economia lagoense, nada melhor do que assinalar a mesma com a abertura de uma peixaria na cidade de Lagoa, que mostra a capacidade de trabalho e empreendedorismo dos pescadores lagoenses. Tratou-se da “Peixaria Dianel" que também contou com a presença a Presidente da Câmara Municipal. Um espaço, que vem complementar num concelho virado para o mar, que disponibiliza a venda de peixe e marisco fresco e com qualidade de bem-estar e bem servir. Trata-se de uma festa, como já vem sendo tradição desde 2007, organizada pelos pescadores do Porto dos Carneiros, juntamente com o Centro Social e Cultural da Atalhada, tendo a forte colaboração e apoio financeiro da Câmara Municipal de Lagoa e também do Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Turismo.

CAMPO DE FÉRIAS - AQUAFIT

Como já vem sendo habitual, os meses de verão marcam o início dos campos de férias Aquafit. Este ano não foge à regra e esta estrutura desportiva municipal voltou a dinamizar diversas atividades desportivas inseridas no seu campo de férias.

A decorrer entre 22 de junho e 17 de julho, o campo de férias desportivas Aquafit - Verão 2015 pretende promover um período de atividade desportivas durante as férias escolares dando a conhecer melhor o concelho da Lagoa aos seus participantes, sendo um projeto que se encontra vocacionado para a ocupação de crianças e pré-adolescentes de forma recreativa, educativa e de lazer.

Esta é uma iniciativa que possui um projeto educativo próprio, privilegiando diversas vertentes, desde logo a vertente desportiva, mas procura, igualmente, proporcionar momentos de lazer e brincadeira como forma de aprendizagem de várias competências. A promoção cultural será igualmente uma constante com a realização de visitas de estudo a locais culturais do concelho e o contacto com artistas do panorama açoriano.

EXPOSIÇÕES - CASA DA CULTURA CARLOS CÉSAR

No seguimento do trabalho desenvolvido da Câmara Municipal de Lagoa na área cultural, a Casa da Cultura Carlos César, tem patente, duas exposições, em simultâneo, desde o artesanato, passando pela pintura e escultura.

(5)

O piso do rés-do-chão do edifício da Casa da Cultura tem patente até dia 31 de julho, a exposição “A Diversidade Europeia nos Trajes” que conta com 56 figuras de bonecas de 23 países, com o intuito de dar a conhecer os trajes tradicionais da Europa, fomentada pela coleção de bonecas pertencente ao casal Maria Estrela e Mário Neves. O primeiro piso do mesmo edifício tem patente, até ao dia 30 de junho, e no âmbito do Azores Fringe Festival, uma Exposição Coletiva de Pintura e Escultura de vários artistas, nomeadamente, Catarina Alves, Egídio Melin, Mário Roberto, Martin Cymbron, Michael Hadec, Natasha Langer, Yves, Lena Gal, Rogério Sousa e Sotero Drummond.

COMITIVA DE LAGOA ALGARVE

A Presidente da Câmara Municipal recebeu a comitiva do Município de Lagoa – Algarve, cidade irmã, no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho.

A comitiva do Município de Lagoa – Algarve, presidida pelo Presidente Francisco Malveiro Martins, acompanhado pela vereadora Anabela Simão Rocha e pelo responsável pelo gabinete de geminações Jorge Cabrita estiveram de visita ao Concelho, entre os dias 24 e 29 de junho, no âmbito das festividades do Divino Espírito Santo do Império de São de Pedro, organizadas pela Câmara Municipal de Lagoa.

A ocasião serviu para apresentar o novo executivo de Lagoa-Algarve, sendo que o mesmo já se sucedeu, aquando da visita do executivo de Lagoa-Açores, quando este se deslocou há cerca de um mês atrás à cidade de Lagoa-Algarve.

Esta foi uma receção que serviu, deste modo, para apresentação de cumprimentos de ambas as partes, bem como para a troca de prendas institucionais e assinatura do livro de honra da autarquia lagoense por parte do autarca Francisco Malveiro Martins.

A Presidente da Câmara Municipal espera que essa passagem pelo concelho de Lagoa seja marcante e deixe saudades e que se mantenha as relações institucionais, principalmente na área da cultura e do desporto, que são para fortalecer e dar continuidade.

FESTAS DO ESPÍRITO SANTO DO IMPÉRIO DE S. PEDRO

As Festas do Divino Espirito Santo do Império de São Pedro, na vila de Água de Pau, organizadas pela Câmara Municipal de Lagoa revelaram-se, uma vez mais, num grande sucesso, pela adesão de milhares de pessoas a estas festividades.

A comprovar este sucesso, para além da procissão que integrou mais de duas dezenas de impérios do concelho, foram ainda servidas à comunidade local e visitantes cerca de 4000 sopas servidas no passado dia 28 de junho, no Largo de Santiago. A Presidente da Câmara Municipal enalteceu de forma emocionada e com muita satisfação a colaboração esforçada dos seus funcionários, que se dedicaram muito dando o seu melhor, realçando que o sucesso desta festa deve-se, precisamente, a eles e todos os voluntários, que foram muitos, a participar, bem como

(6)

a todas as mordomias que se associaram à procissão do Império de S. Pedro, um dos momentos altos do dia.

Refira-se que, estas festividades revelam a importância das Honras que se prestam ao Divino Espírito Santo como sendo uma tradição que revela a identidade do povo açoriano que fazem parte da memória coletiva do povo lagoense e que contribui também para definir a identidade do concelho, naquilo que tem de mais singular como é o caso do culto ao Divino Espírito Santo que se assume como uma devoção com grande tradição no seio da comunidade lagoense.

As festas do Divino Espírito Santo do Império de S. Pedro são uma iniciativa, realizada pela segunda vez, que alia várias componentes de cariz religioso, histórico, cultural e social, organizadas pela Câmara Municipal de Lagoa, com o apoio da Junta de freguesia de Água de Pau, paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e que contou com a colaboração dos funcionários do município.

De salientar ainda, a valorização que a mesma confere à cultura popular e às tradições, com destaque para a envolvência dos grupos locais, sendo, similarmente, uma forma de dinamizar e valorizar a nossa comunidade concelhia, sem esquecer os idosos mais carenciados, em que cerca de 200 idosos portadores de cartão de idoso receberam no passado sábado, uma pensão do Divino Espírito Santo.”

A Câmara tomou conhecimento.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE EDUCAÇÃO E CULTURA:

PONTO N.º 2 – PROPOSTA – REGULAMENTO INTERNO DA CASA DA CULTURA CARLOS CÉSAR:

A Senhora Presidente apresentou a proposta do Regulamento Interno da Casa da Cultura Carlos César, subscrita pela Senhora Vereadora Elisabete Tavares, acompanhada do respetivo regulamento que abaixo se transcreve:

“Considerando que:

O edifício Casa da Cultura, em frente aos Paços do Concelho, foi inaugurado a 25 de abril de 2010, desde o dia 4 de maio de 2013, passou a chamar-se Casa da Cultura Carlos César e já recebeu diversas iniciativas;

A Casa da Cultura Carlos César tem os seguintes serviços disponíveis: Visitas guiadas; Workshops à Comunidade; Palestras; Formações internas e externas; Informação à Comunidade e Cooperação com escolas e outras entidades;

Atendendo que não existia ainda um Regulamento Interno para este espaço e de forma a regular todo o funcionamento da Casa da Cultura Carlos César é presente a proposta de Regulamento Interno da Casa da Cultura Carlos César.

(7)

Assim, ao abrigo da competência que me foi delegada, por despacho de 1 de abril de 2015, na área da Educação e Cultura, submeto a proposta do Regulamento Interno da Casa da Cultura Carlos César, em anexo, à aprovação da Câmara Municipal de acordo com o estabelecido na alínea k) do n.º 1 do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Aprovar o Regulamento Interno da Casa da Cultura Carlos César, de acordo com a

alínea k) do n.º 1 do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro;

2.º Encarregar os respetivos serviços de darem o devido andamento.

UNIDADE ORGÂNICA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE TESOURARIA:

PONTO N.º 3 – RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA:

Foi presente o resumo diário da Tesouraria do dia 2 de julho do ano em curso que apresenta um saldo de Operações Orçamentais de 432.815,76 € (quatrocentos e trinta e dois mil oitocentos e quinze euros e setenta e seis cêntimos).

A Câmara tomou conhecimento.

UNIDADE ORGÂNICA GESTÃO URBANA E DE INFRAESTRUTURAS:

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE OBRAS PARTICULARES E LOTEAMENTOS:

PONTO N.º 4 – PEDIDO DE CERTIDÃO DE DESTAQUE – ANTÓNIO MANUEL DAMÁSIO:

Foi presente à Câmara o requerimento apresentado por António Manuel Damásio, residente na rua da Trindade n.º 25, freguesia de Água de Pau, Concelho de Lagoa, na qualidade de proprietário de um prédio rústico, sito em Caminho da Portela, freguesia Água de Pau, Concelho de Lagoa, com a área de 7.940,00 m² com as seguintes confrontações: Norte – Manuel de Torres e José Manuel Santos Cabral; Sul – Caminho; Nascente – Herdeiros de Manuel Maria e Outros e Poente – Mário Jorge M. Barbosa e Outros, descrito na Conservatória do Registo Predial de Lagoa-Açores sob o n.º 2554 e inscrito na respetiva matriz predial sob o artigo n.º 9, seção X, solicitando certidão de destaque do referido prédio, de um lote de terreno com a área de 3.970,00 m² que ficará a confrontar a Norte – Manuel de Torres e José Manuel Santos Cabral; a Sul – Caminho; a Nascente – Herdeiros de Manuel Maria e Outros e Poente – António Manuel Damásio.

(8)

A Câmara após análise da informação dos Serviços Técnicos n.º 2015 193_destaque, de 23 de junho do corrente ano, cujo teor se transcreve:

“Relativamente ao assunto em epígrafe cumpre-me informar que a propriedade com cerca de 7.940,00 m² de área se insere no Plano Diretor Municipal de Lagoa, em solo urbano, classificado como urbanizado, espaços centrais (nível V – Caloura).

É pretendido o destaque de uma parcela de terreno com 3 970.00m² que confronta com o arruamento público (Rua da Portela), ficando uma parcela restante com 3 970.00m², confrontado com o mesmo arruamento.

Face ao apresentado, e de acordo com o n.º 4 do artigo 6.º do DL n.º 555/99 de 16/12 na sua atual redação, a parcela a destacar e a remanescente situam-se em perímetro urbano, e confrontam com arruamento público, pelo que o pedido de destaque pode ser concedido.”

deliberou, por unanimidade, deferir o pedido.

PONTO N.º 5 – PEDIDO DE RETIFICAÇÃO DE CERTIDÃO DE DESTAQUE – WINIFRED SUSAN ZIMMEZ:

Foi novamente presente à Câmara o pedido de retificação de certidão de destaque, emitida por esta Câmara Municipal em 14 de julho de 2008, apresentado por Winifred Susan Zimmer, residente no Caminho da Caloura n.º 2-A, freguesia de Água de Pau, Concelho de Lagoa, solicitando a retificação da referida certidão de destaque, nomeadamente, no que se refere à parcela a destacar que passará a ser a parcela com a área de 2.000,00 m² ficando a parcela com a área de 14.520,00 m² como área sobrante, dado que nela se encontra edificada uma moradia, inscrita na matriz predial sob o n.º 1664 (urbano) e n.º 5 Seção Z (rústico).

A Câmara após análise da informação dos Serviços Técnicos n.º 28/2015-HM de 23 de junho do corrente ano, cujo teor se transcreve:

“Relativamente ao assunto em epígrafe, cumpre-me informar do seguinte: 1. O pedido encontra-se corretamente instruído;

2. Uma vez que a pretensão respeita o disposto no n.º 4 do artigo 6.º do DL n.º 136/2014, não vemos inconveniente no seu deferimento.”

deliberou, por unanimidade, deferir o pedido.

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

A Senhora Presidente da Câmara informou que se realiza entre 3 e 5 de julho o Festival Lagoa ComVida que terá lugar na frente marítima do Portinho de S. Pedro, a sul do Campo de Jogos Municipal João Gualberto Borges Arruda.

(9)

Informou ainda que no próximo dia 12 de julho ocorrerá o cortejo de oferendas no lugar dos Remédios, ocorrendo no domingo seguinte, dia 19 de julho, a procissão em honra de Nossa Senhora dos Remédios.

Do mesmo modo referiu que a procissão em honra de São José, na freguesia da Ribeira Chã terá lugar no dia 26 de julho e a procissão do Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora do Rosário, na freguesia de Santa Cruz ocorrerá no dia 2 de agosto.

Assim, solicitou aos senhores vereadores que pretendam incorporar as referidas procissões que indicassem caso necessitem de transporte.

A Câmara tomou conhecimento.

ENCERRAMENTO:

Todos os assuntos foram aprovados em minuta, para efeitos de execução imediata, de acordo com o que dispõe o n.º 3 do artigo 57.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

E não havendo mais nada a tratar, sendo 09:30 horas, foi pela Senhora Presidente da Câmara Municipal encerrada a presente reunião, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida foi aprovada e assinada nos termos da Lei.

E eu , Assistente Técnica, do Gabinete de Apoio à Presidência, a redigi, subscrevo e assino.

A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

______________________________________ CRISTINA CALISTO DECQ MOTA

Referências

Documentos relacionados

Como dito, o banco apelante não apresenta qualquer prova nesse sentido, mesmo porque o documento de fls. 81 é documento elaborado fora do crivo do contraditório e

Ramon Daniel Pizarro (Apud, SANTOS, 2001) repudia o tarifamento da indenização dos danos morais ao relatar que sob o rótulo de uma tarifa, ou de pautas

A autora defende que o descumprimento do prazo estabelecido no § 6º do art. 477 da CLT, sob a alegação de que não foi observado o prazo para o comparecimento à entidade sindical

7º, IV, da CF/88, impõe o seu provimento, para determinar a conversão do valor da indenização por danos morais, fixado em um salário-mínimo, em importância equivalente em

Conheço, pois, do recurso de revista. RETORNO À JORNADA INICIALMENTE CONTRATADA. sentença que julgou improcedente o pleito de pagamento de horas extraordinárias além da 6ª

Assim, dá-se provimento ao recurso, nos exatos termos acima lançados para determinar que a empresa de telefonia se abstenha de ofertar produtos e serviços para o

O hormônio TSH é o principal regulador da função tireoideana e leva à proliferação e diferen- ciação de tireócitos e captação de iodo 20. O TSH desencadeia suas ações

Há ainda relação estatística entre o motivo de aplicação da VMNI e a presença de Hipotensão arterial durante o tratamento (p<0,05), sendo esta mais comum em doentes