• Nenhum resultado encontrado

Carta Mensal Iporanga junho de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Carta Mensal Iporanga junho de 2017"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carta Mensal Iporanga – junho de 2017

1

O fundo Iporanga Macro FIC FIM apresentou rendimento mensal de 2,12% em junho (261% do CDI). No acumulado de 2017, o fundo obteve um rendimento de 1,93% (34% do CDI).

Mensagem da gestão

A incerteza política ainda domina nosso cenário de Brasil. Com o avanço das denúncias contra o presidente Temer, fica cada vez mais claro que recursos que poderiam ser alocados na aprovação de reformas estão sendo destinados a esforços que visam à sustentação do governo. Desta maneira, continuamos com posições cautelosas considerando que a demora ou diminuição dos escopos das reformas acentua o problema fiscal do país.

O agravamento da recessão que o país atravessa tem gerado uma externalidade positiva nos números de inflação e tem permitido ao BCB continuar o processo de corte na taxa básica de juros, mesmo em um contexto de incerteza política. Os níveis de preços do mercado, no entanto, não oferecem prêmios significativos se comparados às incertezas que se apresentam.

Outra externalidade da queda na atividade econômica é a diminuição de investimentos, levando à queda nas importações e fazendo com que a balança de pagamentos do país fique mais equilibrada. Isso, combinado ao alto nível de reservas internacionais, corrobora com uma taxa de juros ainda elevada se comparada às economias desenvolvidas. Em um cenário externo benigno, tais circunstâncias levam a um contexto um pouco mais favorável à moeda brasileira.

Posto isso, estamos alocando risco de maneira mais cautelosa e oportunista, evitando posições nas partes mais longas da curva de juros. Gostamos de posições aplicadas em juros curtos e vendidas em Dólar contra o Real, desde que montadas em níveis oportunos. Os regimes de volatilidade têm favorecido a compra de proteções relativamente baratas. Por fim, temos montado posições vendidas em Índice Bovespa oportunisticamente, combinando-as com estruturcombinando-as de opções.

(2)

Carta Mensal Iporanga – junho de 2017

2

Brasil

Junho foi um mês cheio de eventos a serem adicionados ao nosso quadro político, com destaque para a denúncia que Rodrigo Janot protocolou contra o presidente Temer sob a acusação de corrupção passiva. Na esfera criminal, Palocci foi condenado a doze anos e dois meses de detenção e Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer, teve sua prisão decretada. A Reforma Trabalhista sofreu um revés após a aprovação do texto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE): a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reprovou o texto de forma inesperada. Por fim, Michel Temer nomeou Raquel Dodge como procuradora-geral da República para o lugar de Rodrigo Janot.

As Notas da reunião do COPOM trouxeram uma leitura similar ao do comunicado, praticamente atestando a diminuição do ritmo de flexibilização. Os discursos de Ilan e a publicação do Relatório Trimestral de Inflação apresentaram, no entanto, um novo cenário no qual, apesar do aumento nas incertezas, ainda existe espaço para a manutenção do ritmo de flexibilização monetária.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou a meta para a inflação em 4,25% para 2019 e em 4,00% para 2020, com margem de tolerância de um e meio ponto percentual para mais ou para menos.

O PIB do 1T17 marcou alta trimestral de 1,0% que, apesar de não tirar o país da recessão técnica, reverte a série de oito quedas trimestrais seguidas. O setor que mais contribuiu para o resultado foi o da agricultura, com crescimento de 13,4% no trimestre. O IPCA de maio subiu 3,60% no acumulado de doze meses, 5,72 p.p. abaixo do verificado em maio de 2016. A taxa de desocupação apresentou mais uma melhora marginal, com um índice de 13,3% no trimestre findo em maio, mas na comparação com 2016 a taxa encontra-se 2,1 p.p. mais alta. A renda real do trabalhador se manteve estável, em BRL 2.109.

A Nota de Política Fiscal do BCB de maio trouxe um déficit primário mensal de BRL 31 bilhões, fazendo a dívida bruta como porcentagem do PIB subir para 72,5%. O setor externo apresentou um superávit mensal nas transações correntes de USD 2,8 bilhões

(3)

Carta Mensal Iporanga – junho de 2017

3

(acumulando um déficit USD 18,1 bilhões em doze meses) e a entrada de USD 2,9 bilhões em investimentos diretos no país em maio (acumulando entrada de quase USD 80 bilhões em um ano). O mercado de crédito trouxe queda de 2% nas concessões de crédito no ano, e uma inadimplência consolidada de 4%, com a piora mais uma vez concentrada na quebra por pessoas jurídicas.

Estados Unidos

O mês de junho viu um Donald Trump mais calmo no que se refere à política externa. Já no campo doméstico, o presidente continua perdendo batalhas e o próprio Partido Republicano adiou para julho a data limite para se chegar à um projeto de consenso sobre um substituto do Obamacare.

Em sua reunião de política monetária, o FOMC decidiu subir a taxa de juros para o intervalo de 1,00% - 1,25%. O colegiado revisou para cima a atividade e piorou o outloook para a inflação desse ano.

O PIB do 1T17 marcou alta anualizada de 1,4%, ficando 0,2 p.p. acima da segunda estimativa. Os dados de inflação de maio apresentaram tendência de baixa, com altas anuais de 1,9% e 1,7% para os índices cheio e núcleo, respectivamente. O índice de preços preferencial do FED também trouxe um cenário negativo com alta anual de 1,4% no PCE, 0,3 p.p. abaixo do verificado em abril. O mercado de trabalho contabilizou adições que ficaram aquém das expectativas, com 138 mil novos postos. Em contrapartida, a taxa de desemprego apresentou mais uma queda, agora em 4,3%.

Europa

O início das negociações dos termos do Brexit viu um enfraquecimento de Theresa May, que saiu como a grande perdedora nas eleições britânicas de junho. Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, afirmou que o primeiro pacote oferecido por May ficou “abaixo de nossas expectativas”. A cidade de Londres passou por mais uma série de atentados durante o mês, com ataques à Tower Bridge, ao mercado de Borough e a uma mesquita muçulmana.

(4)

Carta Mensal Iporanga – junho de 2017

4

A reunião de política monetária do ECB terminou com a manutenção da taxa de juros em -0,4% a.a. Existe certa desconexão entre discursos de membros do ECB e a reação dos agentes, evidenciada pela valorização do Euro após Draghi afirmar que “our policy needs to be persistent, and we need to be prudent in how we adjust its parameters to improving economic conditions”. Os agentes parecem entender que o ECB esteja se preparando para retirada dos estímulos, que teve que vir mais uma vez à público para afirmar que esse ainda não é o caso.

A economia apresentou dados positivos em junho: o PIB do 1T17 marcou alta anual de 1,9%, 0,2 p.p. acima da prévia, e as prévias da inflação de junho trouxeram altas anuais de 1,3% e 1,2% nos índices cheio e núcleo, ambos acima das expectativas.

China

O governo chinês mantém a agenda de reformas para dinamizar a economia doméstica ao apresentar cortes de taxas administrativas, diminuição na tarifa de energia elétrica e diminuição de impostos para obtenção de crédito rural. O mês trouxe o 1º Plenário da Comissão de Integração Militar e Civil onde Xi Jinping discursou sobre a importância de uma maior integração militar nacional.

Os dados de atividade foram positivos durante junho. O índice de atividade de manufatura da NBS marcou 51,7 e o índice de não-manufatura foi de 54,9, ambos acima das últimas publicações. A inflação de maio superou as expectativas, apesar da deflação mensal de 0,1%; na comparação anual, a alta de preços foi de 1,5%. A balança comercial de maio reagiu e trouxe altas anuais de 8,7% e 14,8% nas exportações e importações, respectivamente.

(5)

Carta Mensal Iporanga – junho de 2017

5

Posições

Câmbio

o Mantivemos posição vendida USDBRL; o Mantivemos posição comprada em Ouro; o Fechamos posição comprada USDCNY.

Juros

o Abrimos posição tomada na parte intermediária dos juros nominais.

Bolsa

o Na parte macro:

• Mantivemos posição comprada no setor financeiro;

• Fechamos posição de volatilidade de Ibovespa via opções; • Abrimos posição vendida em Ibovespa via futuros.

o Na parte micro:

• Mantivemos posição comprada em International Meal Company; • Mantivemos posição comprada em Sanepar;

(6)

Iporanga Macro FIC FIM

Relatório mensal - junho 2017 Objetivo

Fundo multimercado que tem como objetivo buscar rentabilidade acima do Certificado de Depósito Interbancário - CDI.

Público Alvo

Fundo destinado a investidores em geral, observados os valores mínimos de aplicação inicial, permanência e movimentação constantes no regulamento.

Características Data de Início 23/07/2014 Aplicação Mínima 10.000 Saldo Mínimo 5.000 Movimentação Mínima 5.000 Cota Fechamento Cota Aplicação D+0 Cota Resgate D+5 Liquidação Resgate D+6 Taxa de saída antecipada 10,00%

Taxa de admnistração 2,00% a.a.*

Taxa de performance 20% que exceder a 100% do CDI

Fundo x CDI

* A taxa de administração máxima paga pelo Fundo, englobando a taxa de administração acima e as taxas de administração pagas pelo Fundo nos fundos em que poderá eventualmente investir será de 2,00% a.a.

Calculado desde 07/23/2014 até 06/30/2017.

CDI Fundo

Performance

Número de meses positivos Número de meses negativos

Maior rentabilidade mensal Menor rentabilidade mensal Patrimônio Líquido

Número de meses acima do CDI Número de meses abaixo do CDI Desvio Padrão - média de 40 dias

25 11 20 16 -R$ 59.546.405,23 14,96% 14,44% -8,51% 1,21% 0,79% Rentabilidade anualizada

Patrimônio médio em 12 meses R$ 92.943.349,59 Rentabilidade em 12 meses 5,00% 12,87% Índice de sharpe * 18,46% 13,12% 0,56

Volatilidade anualizada (Desvio padrão - média 40 dias)

Calculado em 06/30/2017. * Calculado desde 07/23/2014 até 06/30/2017.

Rentabilidades (%) * Acum. Ano Dez Nov Out Set Ago Jul Jun Mai Abr Mar Fev Jan 2014 - - - - -0,12% 2,42% -0,18% -4,37% -1,46% 4,70% 0,75% 0,75% %CDI - - - 281% - - - 493% 16% 16% 2015 0,90% 1,68% 14,44% -2,48% 4,49% 0,59% 3,75% 2,31% 10,59% 1,77% 0,94% 2,15% 48,23% 49,35% %CDI 97% 205% 1396% - 456% 55% 319% 208% 956% 160% 89% 185% 365% 264% 2016 0,39% 2,25% 2,36% 0,43% -3,36% 2,22% 5,63% 1,43% -0,93% 3,26% -8,51% 2,74% 7,39% 60,38% %CDI 37% 225% 204% 41% - 191% 508% 118% - 311% - 244% 53% 171% 2017 2,50% 3,32% -1,84% -1,47% -2,57% 2,12% - - - 1,93% 63,47% %CDI 230% 383% - - - 261% - - - - - - 34% 148%

* Rentabilidade líquida de administração. Performance bruta de impostos.

Rentabilidade Real (%) * Mês Ano

BOLSA 2,20 -0,94 JUROS -0,04 1,50 MOEDAS -0,69 -3,46 CAIXA 0,83 5,88 CUSTO -0,17 -1,06 1,93 TOTAL 2,12

* Para ativos que utilizam caixa, as rentabilidades são expressas em termos reais (ex CDI).

IFMM DI (Jan19) IBOV USDBRL Fundo Correlações - 30 Dias Fundo 1,00 0,17 0,27 -0,71 -0,22 USDBRL - 1,00 0,31 -0,52 -0,37 IBOV - - 1,00 -0,49 -0,09 DI (Jan19) - - - 1,00 0,30 IFMM - - - - 1,00

Breakdown - Resultado do fundo - Mês Breakdown - Resultado do fundo - Ano

A IPORANGA INVESTIMENTOS não comercializa nem distribui cotas de Fundos de Investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. As informações contidas nesse material são de caráter exclusivamente informativo. Rentabilidade não líquida de impostos. Fundos de investimento não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos - FGC. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Este fundo utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Os fundos de ações podem estar expostos a significativa concentração em ativos de poucos emissores, com os riscos daí decorrentes.

Referências

Documentos relacionados

Seus planos são metodicamente armados para que resultem na limpeza de Gotham, mesmo com meios não muito ortodoxos.. Enquanto seu arqui inimigo não quer nada mais além

Este curso tem como objetivo a qualificação de profissionais de Engenharia para atuarem no planejamento e controle do desenvolvimento de projetos nas diversas áreas da Engenharia

9º, inciso III PINARELLO CONSULTORIA E SERVICOS FINANCEIROS LTDA PINARELLO CAPITAL Rua Carvalho Azevedo, 10 – apto. 9º, inciso III PRIME MONEY CONSULTORIA EM CAMBIO, COMERCIAL E

O não cumprimento de qualquer cláusula deste ACORDO COLETIVO por parte do empregador implicará em multa de 10% (dez por cento) em favor do empregado, calculada sobre o valor do

O projeto de pesquisa que subsidiou a elaboração deste trabalho tem como objetivo principal coletar dados de uma amostra de crianças que estejam nos primeiros anos escolares

É nessa direção que se evidenciam diferentes exercícios de problematização em/sobre Educação Matemática: alguns buscam problematizar os saberes essenciais à profissionalização

Para uma empresa conseguir manter uma boa gestão financeira é de fundamental importância que o administrador conheça e exerça uma boa gestão do capital de giro. Neste

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do