• Nenhum resultado encontrado

Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviço de Apoio à Criação de Emprego e estágios"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Serviço de Apoio à Criação de

Emprego e estágios

Maio de 2009

Agenda

EM DESTAQUE EVENTOS

Índice

Nota Editorial Eventos Na Primeira Pessoa Empresa do Mês Jobshop 2009 Vamos Falar Sobre Protocolos

Contactos e Informações

(2)

Nota Editorial

O mercado de trabalho mais próximo dos alunos e diplomados do Grupo Lusófona!

Nesta Edição da Newsletter SACEE – Serviço de Apoio à Criação de Emprego apresentamos o Portal Emprego do Grupo Lusófona. O está disponível desde o passado mês de Abril, para todos os alunos e diplomados do Grupo Lusófona, inscritos no presente e ano lectivo e no ano lectivo 2007/2008. Conta já com cerca de 200 ofertas de emprego e estágio e dezenas de registos de alunos e diplomados.

As instituições/ empresas que pretendam recrutar os alunos e diplomados do Grupo Lusófona poderão através do registo no , introduzir ofertas de emprego e estágio on-line e fazer a gestão das ofertas disponíveis.

Visite o em: http://emprego.grupolusofona.pt

Eventos

WorkShop – Curriculum Vitae

Nos passados dias 6, 20 e 21 de Janeiro, o SACEE - Serviço de Apoio à Criação de Emprego e Estágios, organizou o Workshop- Curriculum

Vitae, em diversas instituições do Grupo Lusófona, respectivamente no ISPO, na ULP e na ULHT.

Nestes workshops, os participantes foram sensibilizados para a importância da correcta redacção de um Curriculum Vitae no formato Europass, adquiriram conhecimentos teóricos e práticos sobre o CV e puderam elaborar, durante as sessões, o seu Curriculum Vitae, com a ajuda dos colaboradores do SACEE.

(3)

Durante as sessões, verificou-se uma ampla adesão por parte dos alunos e ex-alunos das Instituições do Grupo Lusófona, superando as expectativas iniciais e ficando agendadas novas edições do Workshop, para os dias 5 e 19 de Fevereiro.

Desta forma é possível a participação de um maior número de alunos diplomados, nesta iniciativa. Os interessados, deverão inscrever-se para a Workshop - Curriculum Vitae, no SACEE, na Sala B.1.14. A participação é gratuita.

SPOT – Feira da Juventude

De 19 a 22 de Março, o Grupo Lusófona participou na SPOT – Feira da Juventude, organizada pelo Instituto

Português da Juventude (IPJ). O stand do Grupo Lusófona foi visitado por milhares de

visitantes que identificam as Instituições do Grupo Lusófona como uma referência no Ensino em Portugal. Para além da presença em stand, a DRIE organizou três workshops nas áreas do Emprego e do

empreendedorismo. Mais informações em:

http://juventude.gov.pt/Portal/spot2009

Os Dias do Desenvolvimento

Com a organização do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do IPAD, teve lugar nos passados dias 28 e 29 de Abril, a II Edição da iniciativa “Os Dias do Desenvolvimento”, no Centro de Congressos de Lisboa, subordinado ao tema: Por um Mundo Sustentável Desenvolvimento e Recursos.

Os Visitantes O stand do Grupo Lusófona A equipa da DRIE

(4)

Workshop Entrevista de Emprego – Como Preparar-se para uma Entrevista

Inserido no ciclo de Workshops Emprego Missão Possível, o SACEE realizou, em Abril, mais um Workshop para apoiar os alunos e diplomados do Grupo Lusófona no ingresso no mercado de trabalho. O Workshop Entrevista de Emprego – Como Preparar-se para uma

Entrevista, teve lugar em Abril na ULHT, na ESEAG, no INP e no ISG,

estando programadas novas edições do Workshop até ao final do presente ano lectivo, nomeadamente uma sessão no próximo dia 22 de Junho direccionada para os alunos do horário pós-laboral, às 18:30h, no Auditório Victor de Sá.

Para participação nas próximas edições, por favor contacte o SACEE.

Na Primeira Pessoa

Perfil

Nome: Vanessa Figueiras

Idade: 25 anos E-mail: vanessa.figueiras@gmail.com

Formação Académica: Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos

Frequência de Mestrado em Gestão de Empresas

Profissão: Estagiária de Recursos Humanos Local de Estágio: Grupo PSA Peugeot Citroën Qual a importância que teve o estágio para si no âmbito do seu curso?

Enquanto recém-licenciada, este estágio permitiu-me a aplicação das teorias e conhecimentos adquiridos numa realidade empresarial, onde me possibilitou a consolidação de conhecimentos e de competências, valorizando assim a minha afirmação pessoal e profissional.

O estágio correspondeu às suas expectativas iniciais?

Inicialmente não, porque existe um tempo para nos integrarmos na empresa, na sua própria realidade, porque cada empresa funciona de forma diferente. Depois dessa adaptação inicial, sim, o estágio efectivamente está de acordo com as minhas expectativas. Tenho tido a oportunidade de desenvolver competências, capacidades e conhecimentos numa empresa perfeitamente organizada onde tenho o meu próprio espaço de desenvolvimento profissional com desafios e que contribuo de forma eficaz para o sucesso da empresa. Neste estágio tenho tido a oportunidade de aprender mais e melhor, onde assim posso complementar a minha aprendizagem como Técnica de Recursos Humanos.

(5)

O seu estágio obedeceu a algum plano instituído pela Direcção de Curso?

O meu estágio não tem qualquer plano da minha Direcção de Curso, o plano que existe é coordenado e planeado exclusivamente pela Empresa, neste caso pela Directora de Recursos Humanos.

Os objectivos do estágio foram cumpridos na íntegra?

Sim estão a ser cumpridos. Diariamente o trabalho realizado é feito de forma autónoma e responsável, onde me deparo com processos que estão perfeitamente de acordo, com os conhecimentos adquiridos na minha formação. Posso dizer que tive a oportunidade de desempenhar funções que são realizadas em muitas empresas por Técnicos de Recursos Humanos e não por estagiários. Com isto quero dizer que faço parte de uma equipa, olham para mim como uma profissional e não como uma estagiária.

Sentiu que no decorrer do estágio os seus conhecimentos adquiridos eram aplicados?

Essa aplicação foi realizada diariamente, porque na minha área de formação temos que estar em constante actualização e nós estagiários levamos connosco conhecimentos “fresquinhos” da Faculdade, sendo assim uma mais-valia para a empresa e um contributo positivo para o trabalho que é realizado diariamente no Departamento onde estou integrada.

Considera esta experiência enriquecedora?

Bastante, efectivamente tive sorte em realizar um estágio num Departamento de Recursos Humanos e numa Empresa com a dimensão da PSA. Percebi ao longo deste tempo que, aquilo que aprendemos é muito importante, aquilo que somos enquanto pessoas e aquilo que queremos ser enquanto profissionais é o suficiente para termos sucesso. Não é o facto de realizar um estágio numa grande e prestigiada Empresa irá implicar que o estágio será melhor e que iremos ter mais sorte ou mais sucesso. O sucesso e o profissionalismo só dependem de nós e de mais ninguém, se somos bons profissionais seremos bons em qualquer empresa.

Que contributos trouxe para a sua vida profissional a realização do estágio?

Considero que este estágio fez-me acreditar que, efectivamente, possuo conhecimentos e competências suficientes para integrar qualquer função de Recursos Humanos. São estes os receios normais de qualquer jovem recém-licenciado, que assume muitas vezes no local de estágio, uma posição de incerteza, de dúvida quanto às suas capacidades, por vezes com medo de aplicar os seus conhecimentos. Posso dizer que não temos que ter esse receio, quando efectivamente somos competentes, acabamos por dar confiança às pessoas com quem trabalhamos. E acreditem que nós estagiários podemos dar um contributo importante para o sucesso de qualquer Empresa.

De que forma o estágio foi importante para a entrada no mercado de trabalho?

Este estágio acaba por ser importante na medida em que me permitiu o contacto com um leque de processos e procedimentos, que hoje em dia são fundamentais para qualquer profissional que queira integrar esta área e que são cruciais para qualquer empresa. Tudo o que aprendi no meu Curso, tive a oportunidade de aplicar e experimentar numa realidade empresarial.

(6)

É fundamental nos dias de hoje, na realidade actual, existirem Serviços nas Faculdades que estabeleçam o contacto entre o aluno e a empresa. Este Serviço permite intermediar e monitorar o aproveitamento das oportunidades de estágios nas empresas, nas diferentes áreas de formação, garantindo aos estagiários uma integração fácil da aplicação eficaz dos conceitos, métodos e teorias das matérias estudadas. Assim, as dificuldades de procura de trabalho por parte dos alunos e da procura de jovens quadros por parte das empresas é uma dificuldade ultrapassada, graças a este tipo de Serviços. Aliás, a oportunidade de estágio que tive no Grupo PSA, foi divulgada através deste Serviço da Universidade Lusófona.

Tem alguns conselhos a dar para os nossos alunos que estão no início ou a finalizar o seu percurso académico?

O conselho que dou é que não desistam dos vossos sonhos, que lutem pelos vossos objectivos. Sejam profissionais e sérios no desempenho das vossas funções. O sucesso da nossa carreira profissional depende de nós. É óbvio que temos que ter oportunidades de carreira, mas essas oportunidades surgem quando menos esperamos. Eu sei que o mercado de trabalho não está fácil mas quando somos bons, existe mercado para os bons profissionais, que é isso que as Empresas procuram…profissionais. É importante ficarem com esta ideia “O sucesso e o profissionalismo só dependem de nós e de mais ninguém. Se somos bons profissionais seremos bons em qualquer empresa”.

Empresa do Mês

Nh Parque Lisboa H**** Perfil

Nome: Dra. Liliana Conde Cargo: Directora Geral

Sector de Actividade: Hotelaria E-mail: l.conde@nh-hotels.com

Qual a importância para a vossa instituição, do acolhimento de estagiários?

É muito importante para nós o facto de podermos acolher estagiários por duas razões: primeiro são uma mais valia pelas ideias novas, energia e vontade em querer aprender e por outro lado são uma ajuda valiosa aos profissionais nas tarefas quotidianas do hotel.

Como surgiu essa mesma política de estágios?

Da receptividade e atitude pró-activa das escolas, nomeadamente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em querer colaborar com o NH Parque Lisboa, ao mesmo tempo que o hotel considerou positivo este intercâmbio.

Quais as principais áreas de acolhimento de estagiários?

(7)

Existe uma boa adaptação dos estagiários ao normal funcionamento da vossa empresa?

A adaptação é geralmente rápida mediante o grau de interesse dos próprios alunos. São delegadas tarefas com timings a cumprir de forma a treinar os alunos.

Considera que os estagiários estão bem preparados para a integração no mercado de trabalho?

Os alunos normalmente têm uma boa preparação teórica mas faltam-lhe competências que irão adquirir durante o estágio. Outros factores influenciam a preparação para o estágio nomeadamente formação em imagem e protocolo, formação em idiomas, comunicação interpessoal, informática, etc..

Existe a possibilidade de integração nos quadros da empresa no final do estágio?

Por vezes sim.

É importante haver uma ligação estreita entre as empresas e as Universidades?

Sim é fundamental e extremamente enriquecedor para ambos: As Escolas podem dar aos alunos uma hipótese de entrada no mercado de trabalho (de uma forma gradual para os mesmos, já que o estágio é sobretudo para aprender e ganhar competências) e as empresas podem ter jovens altamente motivados e com uma grande vontade em aprender.

JOBSHOP 2009

Nos meses de Março e Abril o SACEE – Serviço de Apoio à Criação de Emprego e Estágios organizou a mais uma edição da JOBSHOP, que contou com a participação de dezenas de instituições que partilharam com os alunos e diplomados do Grupo Lusófona as suas actividades, disponibilidades de emprego e estágios e possibilidades de carreira. A JOBSHOP 2009 procurou abrir as portas ao mercado de trabalho, no Campus da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e foi organizada de acordo com diversas áreas da Universidade, nomeadamente: Comunicação; Ciências Farmacêuticas; Economia, Gestão e GRH, Psicologia e Ciências Sociais; Turismo; Direito e Educação Física e Desporto.

(8)

Deloitte Contact Advancecare

Auditório Agostinho da Silva Dra. Teresa Damásio Barclays Bank Directora da DRIE

Auditório Vitor de Sá Holmes Place Talenter

(9)

Vamos Falar Sobre

A Importância dos Estágios Profissionais

Perfil

Nome: Prof. Doutor António Augusto Costa Profissão: Director do Curso de Gestão de Empresas

É uma evidência, mas convém sublinhar que a realidade académica é bastante distinta da realidade empresarial.

Com efeito, trata-se de duas esferas que, até recentemente, se relacionavam pouco e de forma deficiente.

Fruto do novo contexto empresarial, pautado pela forte concorrência e que exige cada vez mais pessoas qualificadas e portadoras de novas competências, esta situação tem vindo a alterar-se paulatinamente.

Entendo que é da maior importância para o sucesso na actividade empresarial, que os discentes se comecem a relacionar com esta realidade através de estágios, que se devidamente orientados e acompanhados, terão um forte impacto e benefícios para ambas as partes.

A participação em estágios em empresas contribui fortemente para a formação pessoal e profissional dos estagiários (as), porque lhes permite o conhecimento de uma nova realidade, diferente da académica. O absorver de uma cultura empresarial e da dinâmica inerente a esse facto, proporciona igualmente ao estagiário a aplicação de conhecimentos no seio das organizações, uma nova rede de contactos, a interiorização de novas atitudes e comportamentos e o desenvolvimento de novas competências, essenciais para a sobrevivência e o êxito na actividade empresarial.

Considero que esta interacção da Universidade com a empresa é absolutamente indispensável para que ambas as entidades se conheçam melhor e possam colaborar cada vez mais, com vista a incrementar a produtividade no interior das organizações, componente essencial para se tornarem cada vez mais competitivas neste contexto global em constante mutação.

(10)

Protocolos

ƒ Browserbox, Lda.

ƒ Epimetheus – Serviços de Gestão, Lda. www.epimetheus.pt ƒ Equiauto – Joel Pinto, Lda. www.equiauto.com.pt

ƒ H-Seabra www.hseabra.pt

ƒ IPEP - Instituto Português de Educação e Investigação ƒ Nexfun, Lda.www.nexgym.eu

ƒ NUCASE – Contabilidade e Assistência Fiscal, S.A. www.nucase.pt ƒ ProAtlântico - Associação Juvenil www.proatlantico.com

ƒ Rebola & Filho Lda.

ƒ Sogenave – Sociedade Geral de Abastecimentos à Navegação e Indústria Hoteleira, S.A.

Contactos e Informações

Teresa do Rosário Damásio

Directora

DRIE – Direcção de Relações Internacionais, Estágios, Emprego e Empreendedorismo Tel: 217 515 565 Fax: 217 515 534

trdamasio@ulusofona.pt

Cristina Matos Lopes

Coordenadora

Serviço de Apoio à Criação de Emprego e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2113 Fax: 217 515 534

cristina.matos@ulusofona.pt

Carmen Pereira

Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534

carmen.pereira@ulusofona.pt

Pedro Manuel de Andrade

Manager

Serviço de Apoio à Criação de Empregos e Estágios Tel: 217 515 500 - ext. 2323 Fax: 217 515 534

Referências

Documentos relacionados

Porém, na tinta formulada com a mistura do grafite expansível e biomassa de caroço de pêssego (EGP1) observou- se um aumento na resistência mecânica da camada carbonosa

A partir da data de entrada em vigor do Regulamento (UE) n.º XX do Parlamento Europeu e do Conselho (relativo à reciclagem de navios), que dá execução à Convenção Internacional

Conforme ilustrado pela Figura 5, é possível classificar as superfícies, segundo sua propensão à molhabilidade, em quatro categorias: primeiramente, uma superfície

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Diante dos discursos levantados por tais instituições, sejam elas, os Museus, os Institutos, ou as Faculdades, a obra de Schwarz 1993, fornece amplo conhecimento sobre a formação