• Nenhum resultado encontrado

Título 01 ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Título 01 ( )"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

Título 01 ( https://www.tecconcursos.com.br/s/Q1Izfr )

Direito Constitucional

Questão 1: IBFC - Sold (PM BA)/PM BA/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O artigo 4° da Constituição Federal preocupou-se fundamentalmente com a definição dos princípios que devem orientar o Estado brasileiro nas suas relações internacionais. Nesse ponto, cumpre sublinhar que o relacionamento do Estado brasileiro com países estrangeiros ou organismos internacionais constitui-se de atos identificadores da soberania do País no plano internacional. Leia atentamente os itens abaixo e, nos termos da Constituição de 1988, assinale a alternativa que não contém princípio regente das relações internacionais brasileiras.

a) Pluralismo político

b) Prevalência dos direitos humanos c) Repúdio ao terrorismo e ao racismo

d) Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e) Concessão de asilo político

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1107844

Questão 2: IBFC - Sold (CBM BA)/CBM BA/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Assinale, nos termos da Constituição de 1988, a alternativa que não contém um dos objetivos da República Federativa do Brasil. a) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação b) defender a autodeterminação dos povos

c) garantir o desenvolvimento nacional d) construir uma sociedade livre, justa e solidária

e) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1107943

Questão 3: CEBRASPE (CESPE) - AuxJ (TJ PA)/TJ PA/"Sem Área"/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Assinale a opção que apresenta um princípio que rege as relações internacionais do Brasil.

a) prevalência dos direitos humanos b) garantia do desenvolvimento nacional c) valores sociais do trabalho e da livre iniciativa d) pluralismo político

e) construção de sociedade livre, justa e solidária

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1122404

Questão 4: IBFC - TJ TRE PA/TRE PA/Administrativa/"Sem Especialidade"/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil encontram-se enumerados de forma expressa nos artigos do 1º ao 4º da Constituição Federal de 1988. Acerca deste tema, assinale a alternativa correta.

a) São fundamentos da República Federativa do Brasil a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político e o desenvolvimento nacional

b) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação consiste em um dos princípios que a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais

c) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades socais e regionais é um dos objetivos fundamentais do Brasil, ao lado da igualdade entre os estados

d) São princípios em que o Brasil rege-se nas suas relações internacionais a não-intervenção, a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade e a concessão de asilo político

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1140671

Questão 5: FEPESE - ACUrb (Pref Itajaí)/Pref Itajaí/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

É correto afirmar sobre os princípios fundamentais.

a) O pluralismo político afasta a possibilidade de fusão entre partidos políticos.

b) A soberania e a cidadania são uns dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

c) O princípio da independência nacional deverá ser exercido com parcimônia para não afastar o investimento estrangeiro. d) A independência entre os poderes da União não limita a prevalência do executivo sobre o legislativo e o judiciário. e) No exercício de suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil repudiará a concessão de asilo político.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1163715

Questão 6: FEPESE - ATM (Pref Itajaí)/Pref Itajaí/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

De acordo com a Constituição Federal, constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

1. soberania

(2)

3. construir uma sociedade livre, justa e solidária 4. preservar o pluralismo político

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. c) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. d) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1163814

Questão 7: IASP - Cons (CM Mesquita)/CM Mesquita/Legislativo/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Durante a aula de Direito Constitucional da Universidade Kappa Gama, o professor Cleiton colocou na lousa o seguinte trecho:

“O Estado Democrático de Direito caracteriza-se por apresentar as seguintes premissas: (1) primazia da lei, (2) sistema hierárquico de normas que preserva a segurança jurídica e que se concretiza na diferente natureza das distintas normas e em seu correspondente âmbito de validade; (3) observância obrigatória da legalidade pela administração pública; (4) separação de poderes como garantia da liberdade ou controle de possíveis abusos; (5) reconhecimento da personalidade jurídica do Estado, que mantém relações jurídicas com os cidadãos; (6) reconhecimento e garantia dos direitos fundamentais incorporados à ordem constitucional; (7) em alguns casos, a existência de controle de constitucionalidade das leis como garantia ante o despotismo do Legislativo. Este tipo de Estado não se rege por normas democráticas, não tem eleições livres, periódicas e realizadas pelo povo, também não há respeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais.”

Após colocar tal conceito na lousa o professor pediu aos alunos que respondessem se tal afirmativa estava correta e explicassem o motivo. O aluno Caio levantou a mão e respondeu corretamente que:

a) O texto colocado pelo professor estava incorreto, pois o Estado Democrático de Direito, caracterizador do Estado Constitucional, significa que o Estado se rege por normas democráticas, com eleições livres, periódicas e pelo povo, bem como o respeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais é proclamado, por exemplo, no caput do art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil, que adotou, igualmente, em seu parágrafo único, o denominado princípio democrático ao afirmar que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

b) O texto colocado pelo professor estava correto, pois o Estado Democrático de Direito, caracterizador do Estado Constitucional, significa que o Estado se rege por normas democráticas, com eleições livres, periódicas e pelo povo, bem como o respeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais é proclamado, por exemplo, no caput do art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil, que adotou, igualmente, em seu parágrafo único, o denominado princípio democrático ao afirmar que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

c) O texto colocado pelo professor estava incorreto, pois o Estado Democrático de Direito, caracterizador do Estado Constitucional, significa que o Estado se rege por normas antidemocráticas, com eleições livres, periódicas e pelo povo, bem como o respeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais é proclamado, por exemplo, no caput do art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil, que adotou, igualmente, em seu parágrafo único, o denominado princípio democrático ao afirmar que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

d) O texto colocado pelo professor estava incorreto, pois O Estado Democrático de Direito, caracterizador do Estado Constitucional, significa que o Estado se rege por normas democráticas, com eleições fechadas, esporádicas e pelo povo, bem como o desrespeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais é proclamado, por exemplo, no caput do art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil, que adotou, igualmente, em seu parágrafo único, o denominado princípio democrático ao afirmar que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

e) O texto colocado pelo professor estava incorreto, pois O Estado Democrático de Direito, caracterizador do Estado Constitucional, significa que o Estado se rege por normas democráticas, com eleições livres, periódicas e pelo povo, bem como o desrespeito das autoridades públicas aos direitos e garantias fundamentais é proclamado, por exemplo, no caput do art. 1º da Constituição da República Federativa do Brasil, que adotou, igualmente, em seu parágrafo único, o denominado princípio democrático ao afirmar que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1181084

Questão 8: QUADRIX - Aux Adm (CREFONO 5)/CREFONO 5/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O art. 1.º da Constituição de 1988 estabeleceu a forma de Estado, a forma de governo e o regime de governo, além de enumerar, em seus incisos, os valores que orientam o Estado.

A respeito dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, julgue o item.

Um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é a soberania. Em âmbito internacional, isso significa que o Brasil se encontra em igualdade com os demais Estados independentes.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1198228

Questão 9: QUADRIX - Aux Adm (CREFONO 5)/CREFONO 5/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O art. 1.º da Constituição de 1988 estabeleceu a forma de Estado, a forma de governo e o regime de governo, além de enumerar, em seus incisos, os valores que orientam o Estado.

A respeito dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, julgue o item.

A dignidade da pessoa humana, que assenta o reconhecimento da proteção individual, não só em relação ao Estado, mas também diante dos demais indivíduos, apesar de ser importante, não é considerada como um fundamento da República Federativa do Brasil.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1198229

Questão 10: QUADRIX - Aux Adm (CREFONO 5)/CREFONO 5/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O art. 1.º da Constituição de 1988 estabeleceu a forma de Estado, a forma de governo e o regime de governo, além de enumerar, em seus incisos, os valores que orientam o Estado.

(3)

A respeito dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, julgue o item.

É fundamento do Estado brasileiro o valor social do trabalho e da livre iniciativa. Assim, haverá, nas relações entre capital e trabalho, o reconhecimento do valor social do trabalho.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1198230

Questão 11: QUADRIX - Aux Adm (CREFONO 5)/CREFONO 5/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O art. 1.º da Constituição de 1988 estabeleceu a forma de Estado, a forma de governo e o regime de governo, além de enumerar, em seus incisos, os valores que orientam o Estado.

A respeito dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988, julgue o item.

O pluralismo político é um dos fundamentos da República Federativa do Brasil. Ele garante a inclusão, nos processos de formação da vontade geral, das diversas correntes de pensamento.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1198231

Questão 12: QUADRIX - Fisc (CRMV AM)/CRMV AM/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O Título I da Constituição Federal de 1988 é dedicado aos princípios fundamentais do Estado brasileiro e, no art. 1.º, são estabelecidas suas características essenciais. Acerca dessas características, julgue o item.

A forma de Estado adotada no Brasil é a federação. Isso quer dizer a coexistência de unidades dotadas de autonomia política em um mesmo território. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1200538

Questão 13: QUADRIX - Fisc (CRMV AM)/CRMV AM/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O Título I da Constituição Federal de 1988 é dedicado aos princípios fundamentais do Estado brasileiro e, no art. 1.º, são estabelecidas suas características essenciais. Acerca dessas características, julgue o item.

A Federação brasileira é composta pela União, pelos estados‐membros, pelo Distrito Federal e pelos municípios, sendo possível apenas aos municípios o direito de secessão, em respeito ao princípio da indissolubilidade de vínculo federativo.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1200539

Questão 14: QUADRIX - Fisc (CRMV AM)/CRMV AM/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O Título I da Constituição Federal de 1988 é dedicado aos princípios fundamentais do Estado brasileiro e, no art. 1.º, são estabelecidas suas características essenciais. Acerca dessas características, julgue o item.

Quanto ao regime político, o Brasil constitui‐se em Estado Democrático de Direito. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1200542

Questão 15: QUADRIX - Fisc (CRMV AM)/CRMV AM/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O Título I da Constituição Federal de 1988 é dedicado aos princípios fundamentais do Estado brasileiro e, no art. 1.º, são estabelecidas suas características essenciais. Acerca dessas características, julgue o item.

No Brasil, vigora apenas a democracia direta, em que não é admissível a conjugação do princípio representativo com os institutos da democracia direta. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1200543

Questão 16: QUADRIX - Ag Fisc (CREFONO 1)/CREFONO 1/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Quanto aos princípios regentes das relações internacionais da República Federativa do Brasil, julgue o item. A valorização à independência nacional cede diante de ameaças a outros povos.

(4)

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201213

Questão 17: QUADRIX - Ag Fisc (CREFONO 1)/CREFONO 1/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Quanto aos princípios regentes das relações internacionais da República Federativa do Brasil, julgue o item. Os direitos fundamentais constitucionais deverão prevalecer.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201214

Questão 18: QUADRIX - Ag Fisc (CREFONO 1)/CREFONO 1/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Quanto aos princípios regentes das relações internacionais da República Federativa do Brasil, julgue o item. A autodeterminação dos povos é decorrência natural da própria ideia de soberania.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201215

Questão 19: QUADRIX - Ag Fisc (CREFONO 1)/CREFONO 1/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Quanto aos princípios regentes das relações internacionais da República Federativa do Brasil, julgue o item. O repúdio ao terrorismo autorizará, no plano internacional, intervenção armada pelo Brasil.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201216

Questão 20: QUADRIX - Ag Fisc (CREFONO 1)/CREFONO 1/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Quanto aos princípios regentes das relações internacionais da República Federativa do Brasil, julgue o item.

A integração entre os países da América do Sul é valorizada com precedência em relação à integração com os demais países. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1201217

Questão 21: IBADE - AMDC (Vila Velha)/Pref Vila Velha/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O Estado Democrático tem como direitos e garantias fundamentais, dentre outros, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, não deixando nunca de zelar o servidor público principalmente do que está no parágrafo único da CF de 1988, no seu artigo primeiro:

a) o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor;

b) a República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina; c) todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. d) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. e) a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade;

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1207789

Questão 22: Instituto AOCP - Ana (Pref Betim)/Pref Betim/Jurídico/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

De acordo com a Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa correta.

a) A dignidade da pessoa humana e a independência nacional são princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais. b) A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até dois anos da data de sua vigência. c) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político constituem fundamentos da República Federativa do Brasil.

d) São bens da União, entre outros, as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios e os recursos minerais, exceto os do subsolo. e) É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, desde que com a devida autorização dos órgãos públicos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1223201

Questão 23: IBADE - Tec (Pref Linhares)/Pref Linhares/Agrícola/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil é composta por três Poderes, independentes e harmônicos entre si, a saber:

a) Legislativo, Moderador e Judiciário. b) Legislativo, Executivo e Judiciário. c) Executivo, Moderador e Militar.

(5)

d) Executivo, Constituinte e Militar. e) Unidirecional, Constituinte e Centrífugo.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1223386

Questão 24: IBADE - Adv (CM S Felipe O)/CM S Felipe do Oeste/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Nos termos da Constituição Federal de 1988, o Poder X, juntamente com o Executivo e o Judiciário, são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si. Sendo assim, X representa o Poder:

a) do Ministério Público.

b) de punir do Estado (ius puniendi). c) Legislativo.

d) Recreativo. e) do Prefeito.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1249076

Questão 25: IGECS - Proc Mun (S Vicente)/Pref São Vicente/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Com relação aos princípios fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil tem como fundamentos, exceto: a) Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

b) A dignidade da pessoa humana. c) O pluralismo político.

d) A construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1285599

Questão 26: GUALIMP - Proc M (Pref Areal)/Pref Areal/2020

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Conforme dispõe a Constituição Federal do Brasil de 1988, é CORRETO afirmar que construir uma sociedade livre, justa e solidária; e garantir o desenvolvimento nacional, são:

a) São Fundamentos da República Federativa do Brasil. b) Poderes da União.

c) Princípios em que a República Federativa do Brasil rege-se em suas relações internacionais. d) Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1292644

Questão 27: FCC - AssGP (Pref Recife)/Pref Recife/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Segundo o artigo 4º da Constituição Federal brasileira, a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais por diversos princípios, NÃO sendo um desses princípios a

a) garantia do desenvolvimento nacional. b) independência nacional.

c) autodeterminação dos povos. d) não intervenção.

e) concessão de asilo político.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/758843

Questão 28: IDECAN - Adm (AGU)/AGU/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A soberania, a cidadania e o pluralismo político são considerados fundamentos da República Federativa do Brasil, a qual, segundo se pode afirmar com base na Constituição Federal, tem por objetivos fundamentais:

I. construir uma sociedade livre, justa e solidária; II. garantir a independência nacional;

III. erradicar a pobreza e promover a defesa da paz.

Analisando os itens acima, é correto afirmar que a) somente o item I está correto. b) somente o item II está correto. c) somente o item III está correto. d) somente os itens I e II estão corretos. e) somente os itens II e III estão corretos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/769357

Questão 29: IADES - Ass Leg (ALEGO)/ALEGO/Policial Legislativo/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel de

a) Distrito Federal e Mercosul.

(6)

c) Legislativo, Executivo e Judiciário.

d) Câmara dos Deputados, Senado e Assembleias Legislativas Estaduais. e) Supremo Tribunal Federal e Tribunais de Justiça dos Estados.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/774818

Questão 30: IADES - Ass Leg (ALEGO)/ALEGO/Policial Legislativo/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Constitui-se objetivo fundamental da República Federativa do Brasil

a) prestar auxílio financeiro direito aos países vizinhos.

b) declarar estado de guerra, quando houver impasse entre Estados. c) decretar intervenção em municípios com mais de 100.000 habitantes. d) fiscalizar as Assembleias Legislativas estaduais.

e) construir uma sociedade livre, justa e solidária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/774820

Questão 31: IADES - Ass Leg (ALEGO)/ALEGO/Policial Legislativo/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil tem como fundamento a (o)

a) nomeação de autoridades públicas. b) dignidade da pessoa humana. c) intervenção na propriedade privada. d) proibição de atividades artísticas e culturais. e) fomento do comércio entre estados e municípios.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/774821

Questão 32: IADES - Aux Adm (CAU AC)/CAU AC/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa que apresenta objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. a) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

b) Realizar obras de habitação para pessoas pobres. c) Impedir a reforma agrária dos latifundiários. d) Realizar o pagamento de juros bancários. e) Promover intercâmbio cultural.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/775647

Questão 33: CEBRASPE (CESPE) - AFRE (SEFAZ RS)/SEFAZ RS/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

À luz do disposto na CF, assinale a opção correta no que se refere aos princípios fundamentais da CF.

a) O Legislativo, o Executivo e o Judiciário — poderes independentes e harmônicos entre si, integrantes da República Federativa do Brasil — não estão sujeitos ao princípio da indissolubilidade do vínculo federativo.

b) A República Federativa do Brasil é composta pela união entre os estados federados, municípios e o Distrito Federal, não podendo ser nem mesmo objeto de deliberação uma proposta de emenda constitucional tendente a abolir a forma federativa.

c) A independência nacional como princípio significa a manifestação da soberania na ordem interna com superioridade a todas as demais manifestações de poder em âmbito global.

d) A solução pacífica dos conflitos é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

e) O Legislativo, o Executivo e o Judiciário são poderes harmônicos e preservam o equilíbrio no exercício das funções estatais essenciais, coibindo o sistema de freios e contrapesos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/776359

Questão 34: Instituto Excelência - Of Esc (Tremembé)/Pref Tremembé/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Constituição Federal de 1988. Dos Princípios Fundamentais. Art. 3.º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

a) Construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

b) Assegurar homens e mulheres que são iguais em direitos e obrigações, fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei; não submeter ninguém a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; expressar atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.

c) promover a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; assegurar o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; infingir a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida a proteção aos locais de culto e a suas liturgias.

d) Nenhuma das alternativas.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/792158

Questão 35: NC-UFPR - NeR (TJ PR)/TJ PR/Remoção/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

No seu Título I (Dos Princípios Fundamentais), a Constituição da República de 1988 diferencia os fundamentos do Estado de Direito dos seus objetivos fundamentais, bem como dos seus princípios regentes das relações internacionais. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) A dignidade da pessoa humana é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil. b) A garantia do desenvolvimento nacional é um fundamento do Estado de Direito brasileiro.

(7)

c) A prevalência dos direitos humanos é estabelecida pelo texto constitucional expresso tanto como um fundamento do Estado de Direito quanto como um objetivo da República e, ainda, como um princípio federativo.

d) A soberania é um fundamento do Estado democrático, enquanto a autodeterminação é um princípio das relações internacionais. e) A erradicação da pobreza é considerada um objetivo fundamental constitucional implícito.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/794180

Questão 36: NC-UFPR - NeR (TJ PR)/TJ PR/Provimento/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

No tocante às suas relações internacionais, a República Federativa do Brasil possui alguns princípios fundamentais. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a) O Brasil prima pela sua vinculação às grandes potências internacionais como meio de desenvolvimento nacional.

b) Pode ser considerado um dever da República a busca pela integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina. c) Segundo a Constituição brasileira, é prioridade fundamental das relações diplomáticas a promoção do Mercosul.

d) O Brasil repudia o terrorismo e o racismo e tem como política de Estado a negação de asilo político.

e) A prevalência dos direitos humanos implica em seu conteúdo que cabe ao Estado buscar o bem de todos mediante a vedação dos preconceitos de origem, raça, sexo, cor e idade, permitindo, todavia, outras discriminações, tais como as relativas à orientação sexual (cuja vedação é remetida à legislação infraconstitucional).

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/794843

Questão 37: FCM - CEFETMINAS - Aux SB (Guarani)/Pref Guarani/Programa de Saúde da Família/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Tendo em vista as disposições da Constituição Federal de 1988, indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma. ( ) A dignidade da pessoa humana e o pluripartidarismo são fundamentos básicos da Carta Constitucional Brasileira.

( ) A construção de uma sociedade livre, justa e solidária constitui um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. ( ) São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

( ) A República Federativa do Brasil integra a União das Repúblicas Socialistas da América Latina. De acordo com as afirmações, a sequência correta é

a) (F); (F); (V); (V). b) (F); (V); (V); (F). c) (V); (F); (F); (V). d) (V); (V); (F); (F).

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/804724

Questão 38: FCM - CEFETMINAS - Cir Den (Guarani)/Pref Guarani/Programa de Saúde da Família/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios, EXCETO a) intervencionismo.

b) concessão de asilo político. c) prevalência dos direitos humanos.

d) cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/804764

Questão 39: CEFETBAHIA - Estag (DPE BA)/DPE BA/Jurídico/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Analise as opções e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

( ) Soberania. ( ) Cidadania.

( ) Solução pacífica dos conflitos. ( ) Prevalência dos direitos humanos.

( ) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a) V F F V F

b) V V F F V c) V V V F V d) V V V F F e) F F V F V

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/806390

Questão 40: QUADRIX - Ag Fisc (CRESS SC)/CRESS 12 (SC)/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Em relação à Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item.

(8)

Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/811025

Questão 41: NC-UFPR - Adv (Matinhos)/Pref Matinhos/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Com base no texto da Constituição da República, assinale a alternativa que apresenta apenas fundamentos da República brasileira. a) Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, pluralismo político e erradicação da pobreza.

b) Soberania, dignidade da pessoa humana, igualdade entre os estados, defesa da paz e cidadania.

c) Solidariedade, dignidade da pessoa humana, construção de uma sociedade livre, justa e solidária e pluralismo político. d) Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. e) Solidariedade, cidadania, pluralismo político e construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/815400

Questão 42: NC-UFPR - Fisc Trib (Matinhos)/Pref Matinhos/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

É um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil:

a) A livre manifestação do pensamento.

b) A construção de uma sociedade livre, justa e solidária. c) A soberania nacional.

d) A solução pacífica dos conflitos.

e) A igualdade de direitos e obrigações para homens e mulheres.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/816264

Questão 43: IAUPE - Adv (UPE)/UPE/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Assinale a alternativa que NÃO representa um dos fundamentos da República Federativa do Brasil.

a) A dignidade da pessoa humana b) A soberania

c) A cidadania d) O pluralismo político

e) Garantir o desenvolvimento nacional

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/819207

Questão 44: IAUPE - Adv (UPE)/UPE/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

São princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas Relações Internacionais, todos os citados abaixo, EXCETO a) independência nacional.

b) prevalência dos direitos humanos. c) igualdade entre os Estados.

d) imposição da força na solução dos conflitos. e) concessão de asilo político.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/819221

Questão 45: INAZ do Pará - Aux Adm (CORE PE)/CORE PE/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Os princípios constitucionais fundamentais são de natureza variada. Na análise dos princípios fundamentais da Constituição de 1988, encontramos uma referência sobre “da não-intervenção e da igualdade dos Estados”. Em que princípios relativos essa referência está contida?

a) Prestação positiva do Estado. b) Comunidade internacional. c) Regime político.

d) À forma de Estado. e) Á manutenção da Nação.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/820723

Questão 46: NUCEPE UESPI - GM (Pref Teresina)/Pref Teresina/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Com relação aos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, marque a alternativa CORRETA.

a) Realizar concurso público para a escolha dos ministros do Superior Tribunal de Justiça.

b) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. c) Prover gratuita e independentemente de contribuição, a saúde, assistência e a previdência social.

d) Reconhecer a iniciativa popular como forma de aprovar emendas constitucionais.

e) Erradicar o analfabetismo, adotando escolas de tempo integral em todas as regiões brasileiras.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/832703

(9)

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Constitui(em) objetivo(s) fundamental(is) da República Federativa do Brasil previstos no artigo 3º da Constituição Federal: a) erradicar a pobreza e o desemprego e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

b) garantir o desenvolvimento cultural.

c) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. d) a irretroatividade da lei penal, salvo para beneficiar o réu.

e) garantir o direito de propriedade.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/843232

Questão 48: CEBRASPE (CESPE) - AAP (PGE PE)/PGE PE/Calculista/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

À luz da Constituição Federal de 1988, julgue o item a seguir.

A cidadania, a dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa encontram-se entre os fundamentos da República Federativa do Brasil. Certo

Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/843824

Questão 49: IBGP - AssCon (CM Perdizes)/CM Perdizes/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

São fundamentos da República Federativa do Brasil, de acordo com o artigo 1ª da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988:

I- Solução pacífica dos conflitos. II- A dignidade da pessoa humana.

III- Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. IV- O pluralismo político.

Estão CORRETOS os fundamentos previstos em: a) I, II e III apenas.

b) II, III e IV apenas. c) I, II e IV apenas. d) I, II, III e IV.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/849918

Questão 50: SELECON - GCM (Niterói)/Pref Niterói/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação constituem-se, com base no atual texto da Constituição Federal/88, em:

a) objetivos próprios da organização político-administrativa do Estado b) objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil

c) princípios que regem as relações internacionais da República Federativa do Brasil

d) princípios da República Federativa do Brasil que visam à integração econômica, política, social e cultural dos povos da América do Norte

e) princípios da República Federativa do Brasil que visam à integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, com vistas à formação de uma comunidade latino-americana de nações

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/852006

Questão 51: Instituto AOCP - Adm Edi (UFPB)/UFPB/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, possuindo determinados fundamentos. Assinale a alternativa que apresenta todos os fundamentos corretos.

a) Garantir o desenvolvimento nacional; soberania; reduzir as desigualdades sociais e regionais; dignidade da pessoa humana; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

b) Dignidade da pessoa humana; erradicar a pobreza e a marginalização; e valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. c) Soberania; cidadania; dignidade da pessoa humana; valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e pluralismo político.

d) Construir uma sociedade livre, justa e solidária; dignidade da pessoa humana; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

e) Garantir o desenvolvimento nacional; dignidade da pessoa humana; reduzir as desigualdades sociais e regionais; e pluralismo político e soberania.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/863479

Questão 52: Instituto AOCP - Adm Edi (UFPB)/UFPB/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Quanto aos princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais, assinale a alternativa correta. a) Desigualdade entre os Estados.

b) Dependência nacional. c) Intervenção.

d) Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade. e) Não concessão de asilo político.

(10)

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/863492

Questão 53: Instituto AOCP - Adm (UFPB)/UFPB/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A Constituição da República Federativa do Brasil trouxe em seu escopo os valores de um Estado de Bem-Estar Social. Dentre os princípios desse modelo de sociedade, encontra-se

a) a supremacia do indivíduo sobre o coletivo. b) a dignidade da pessoa humana.

c) a intervenção em detrimento da autodeterminação dos povos. d) a valorização apenas do setor produtivo público.

e) o capitalismo de Estado sem intervenção privada.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/864057

Questão 54: IADES - Enf (SEASTER PA)/SEASTER PA/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

De acordo com a Constituição Federal de 1988, os fundamentos da República Federativa do Brasil são soberania, a) cidadania, honra da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. b) cidadania, dignidade da pessoa humana, valores individuais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. c) cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo jurídico. d) civismo, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político. e) cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/864401

Questão 55: Instituto AOCP - Ass Adm (UFPB)/UFPB/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Nos termos da Constituição Federal de 1988, constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil

a) construir uma sociedade livre, justa e soberana. b) garantir o desenvolvimento nacional e internacional.

c) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. d) garantir o singularismo político.

e) radicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/865052

Questão 56: IESES - NeR (TJ SC)/TJ SC/Provimento/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Marque a alternativa INCORRETA sobre os Princípios Fundamentais da Constituição Federal de 1988:

a) Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituição Federativa da República do Brasil de 1988.

b) A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito. c) São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e o Ministério Público.

d) A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/887020

Questão 57: CEBRASPE (CESPE) - NeR (TJDFT)/TJDFT/Provimento/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O Estado brasileiro deve obediência irrestrita à própria Constituição, mas, ainda assim, assumiu, nos termos desse estatuto político, o compromisso de reger-se, nas suas relações internacionais, pelo princípio da

a) prevalência dos direitos humanos.

b) erradicação de todas as formas de discriminação. c) dignidade da pessoa humana.

d) redução das desigualdades regionais. e) inviolabilidade do direito à segurança.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/888262

Questão 58: CEBRASPE (CESPE) - NeR (TJDFT)/TJDFT/Remoção/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

É fundamento da República Federativa do Brasil

a) a dignidade da pessoa humana. b) o desenvolvimento nacional. c) a independência nacional. d) a erradicação da pobreza. e) a solidariedade.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/891442

Questão 59: ACEP - Ana (Pref Aracati)/Pref Aracati/Fundos de Investimento/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

(11)

A República Federativa do Brasil tem como objetivo fundamental posto na Constituição Federal de 1988: a) a dignidade da pessoa humana.

b) a garantia do desenvolvimento nacional. c) a garantia do municipalismo e a forma federativa. d) a garantia do livre associativismo.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/899386

Questão 60: IBFC - GCM (Conde-PB)/Pref Conde (PB)/3ª Classe/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A Constituição Federal de 1988 elenca os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta um desses objetivos fundamentais.

a) Conceder asilo político

b) Garantir o desenvolvimento nacional c) Assegurar a defesa da paz

d) Estabelecer cooperação entre os povos para o progresso da humanidade

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/900159

Questão 61: Com. Exam. (MPE GO) - Estag (MPE GO)/MPE GO/Direito/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

a) a independência nacional, a prevalência dos direitos humanos, a autodeterminação dos povos e a não- intervenção.

b) a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.

c) a igualdade entre os Estados, a defesa da paz, a solução pacífica dos conflitos, o repúdio ao terrorismo e ao racismo e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

d) a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/942032

Questão 62: VUNESP - AFis (Pref Valinhos)/Pref Valinhos/SF/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como, um de seus fundamentos,

a) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. b) construir uma sociedade livre, justa e solidária. c) erradicar a pobreza e a marginalização. d) garantir o desenvolvimento nacional.

e) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/949350

Questão 63: IBADE - Cont (CM Jaru)/CM Jaru/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Tendo em vista os princípios fundamentais dispostos na Constituição Federal de 1988, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária é um dos: a) momentos históricos mais relevantes destacados na Convenção de Viena sobre Tratados.

b) objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. c) fundamentos da República Federativa do Brasil.

d) princípios pelos quais se rege a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais. e) três Poderes da República Federativa do Brasil.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/956439

Questão 64: IDIB - GM (Petrolina)/Pref Petrolina/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A Constituição Federal garante a dignidade da pessoa humana como valor-fonte do Estado Democrático de Direito, conferindo diversos direitos e garantidas fundamentais aos brasileiros e estrangeiros residentes no País. Nesse cenário, assinale a alternativa correta:

a) A dignidade da pessoa humana constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil.

b) Enquanto a defesa da paz é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana se trata de garantia individual. c) A concessão de asilo político é uma garantia fundamental, consubstanciando direito coletivo.

d) Os direitos e garantias expressos na Constituição Federal não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

e) O repúdio ao terrorismo e ao racismo constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/957401

Questão 65: Instituto AOCP - Farm Bioq (UFRB)/UFRB/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Acerca dos princípios fundamentais do direito constitucional brasileiro, assinale a alternativa correta.

a) A autodeterminação dos povos não é princípio das relações internacionais brasileiras, uma vez que a União Federal não admite a possibilidade de secessão por se considerar indissolúvel.

(12)

c) Os Poderes da União são formados pelo Executivo, pelo Legislativo, pelo Judiciário e pela Administração Pública, sendo harmônicos entre si, embora dependentes em termos orçamentários.

d) No plano fundamental, o Brasil adota o regime de pluralismo político, sem quaisquer restrições que colidam com a promoção do bem de todos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/957453

Questão 66: Instituto AOCP - Ass (UFRB)/UFRB/Administração/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A República Federativa do Brasil, conforme a Constituição Federal, é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito e tendo como fundamentos, EXCETO

a) a independência nacional. b) o pluralismo político.

c) a dignidade da pessoa humana.

d) os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/958485

Questão 67: Instituto AOCP - Tec (UFRB)/UFRB/Laboratório/Microscopia/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Princípios podem ser definidos como pilares basilares que devem sustentar o ordenamento jurídico pátrio. São considerados princípios insculpidos em nossa Constituição,

EXCETO

a) dignidade da pessoa humana. b) livre iniciativa.

c) cidadania. d) unicidade religiosa.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/958544

Questão 68: IBGP - GM (Pref Jacutinga)/Pref Jacutinga/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

De acordo com a Constituição da República de 1988, a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos a:

a) Soberania.

b) Prevalência dos direitos humanos. c) Garantia do desenvolvimento nacional. d) Igualdade entre os Estados.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/959622

Questão 69: INAZ do Pará - Adv (CRF AC)/CRF AC/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Qual das alternativas a seguir não representa um fundamento da República Federativa do Brasil?

a) Igualdade. b) Cidadania.

c) Dignidade da pessoa humana.

d) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) Pluralismo político.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/959698

Questão 70: INAZ do Pará - Adv (CRF AC)/CRF AC/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Qual dos Princípios a seguir não rege as relações internacionais da República Federativa do Brasil?

a) Independência nacional. b) Prevalência dos direitos humanos.

c) Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade. d) Defesa da paz.

e) Fraternidade entre os povos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/959700

Questão 71: INAZ do Pará - Adv (CRF AC)/CRF AC/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

O Artigo 3º da Constituição Federal trás em seus incisos os objetivos fundamentais da República da República Federativa do Brasil, qual das alternativas a seguir não representa um destes princípios?

a) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. b) Erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

c) Solução pacífica dos conflitos. d) Garantir o desenvolvimento nacional. e) Construir uma sociedade livre, justa e solidária.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/959716

Questão 72: CEFETMINAS - Mon Cre (Guarani)/Pref Guarani/2019

(13)

Avalie o que se afirma dispor a Constituição da República de 1988.

I. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma

comunidade latino-americana de nações.

II. A erradicação da pobreza e da marginalização, bem como a redução das desigualdades sociais e regionais, constituem-se como objetivos fundamentais da

República Federativa do Brasil.

III. A concessão de asilo político não é um princípio regido pelas relações internacionais da República Federativa do Brasil. IV. Todo o poder emana dos representantes eleitos indiretamente pelo povo.

Está correto apenas o que se afirma em a) I e II.

b) II e IV. c) I, II e IIII. d) I, III e IV.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/980579

Questão 73: Com. Exam. (MPE SC) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Dentre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil estão promover os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, construir uma sociedade livre, justa e solidária, e garantir o desenvolvimento nacional.

Certo Errado

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/981871

Questão 74: FUNDEP - AssLg (CM Itambé MD)/CM Itambé MD/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu Art. 2º, consagrou o princípio da separação dos poderes, dispondo que são Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Em face dos fundamentos utilizados para essa divisão, assinale a alternativa correta.

a) Objetiva-se especializar as funções básicas do Estado em órgãos também distintos, da forma a mais especializada possível, todos situados num mesmo plano, sem haver qualquer relação de subordinação entre eles.

b) Dependendo das circunstâncias e a fim de garantir a governabilidade, os demais Poderes podem se subordinar ao Poder Executivo, a fim de estabelecer um mecanismo de controle mútuo.

c) Vigora o princípio de separação absoluta de funções, de forma que ao Poder Legislativo fica vedado o exercício da função julgadora. Da mesma forma, o Poder Executivo não pode exercer a função legislativa.

d) Além dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a Constituição da República de 1988 consagra, de forma inovadora no mundo, o Poder Moderador, a ser exercido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, de forma a garantir o sistema de freios e contrapesos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/988065

Questão 75: IDCAP - PrLeg (CM B Esperan)/CM Boa Esperança/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Após a aula de Direito Constitucional no 5º semestre do curso de Direito da Universidade Kappa Gama, Marcelo e Diana estavam em debate sobre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. Marcelo sustentava que a soberania consiste em um dos objetivos fundamentais da República, enquanto Diana sustentava que não, que a soberania consiste em um dos fundamentos da República. De acordo com a Constituição Federal, assinale a alternativa correta:

a) Marcelo está correto e Diana está equivocada. b) Ambos estão equivocados.

c) Ambos estão corretos.

d) Marcelo está correto, mas Diana não está totalmente equivocada. e) Diana está correta.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/994465

Questão 76: Com. Exam. (MPE SP) - PJ (MPE SP)/MPE SP/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Ao decidir que pessoas do mesmo grupo familiar, dentro das hipóteses do § 7o do art. 14 da CF/1988, não podem exercer três mandatos subsequentes na chefia de um mesmo Poder Executivo, independentemente da ocorrência de separação conjugal, falecimento, ou outras tantas possibilidades que possam ocorrer; que a Constituição Federal não tolera privilégios e discriminações, impedindo que se estabeleçam tratamentos seletivos em favor de determinadas pessoas, proibindo que se imponham restrições gravosas em detrimento de outras em razão de condição social, de nascimento, de gênero, de origem étnica, de orientação sexual ou de posição estamental; que é essencial ao fortalecimento da democracia que o seu financiamento seja feito em bases essenciais e absolutamente transparentes; o Supremo Tribunal Federal decidiu fundamentalmente com base no

a) princípio da proporcionalidade. b) princípio da razoabilidade. c) princípio da eficiência. d) princípio da segurança jurídica. e) princípio republicano.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1004939

Questão 77: FCC - Cons Tec (CM Fortal)/CM Fortaleza/Administrativo/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Nos termos da Constituição Federal, constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil

(14)

a) assegurar a prevalência dos direitos humanos e a autodeterminação dos povos. b) erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

c) garantir o desenvolvimento nacional e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.

d) promover o bem de todos, sem quaisquer formas de discriminação, e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) assegurar o pluralismo político e promover a solução pacífica de conflitos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1015156

Questão 78: CONSULPAM - GM (Viana ES)/Pref Viana (ES)/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Em relação aos princípios que regem a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais, marque o item INCORRETO: a) Repúdio ao protecionismo e ao separatismo.

b) Igualdade entre os Estados. c) Autodeterminação dos povos. d) Não intervenção.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1016515

Questão 79: CONSULPAM - Bibl (Pref Viana ES)/Pref Viana (ES)/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

De acordo com nossa atual Constituição Federal a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados e municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos, EXCETO:

a) Monopólio Político. b) Soberania. c) Cidadania. d) Dignidade.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1020327

Questão 80: CEBRASPE (CESPE) - Tec Jud (TJ PR)/TJ PR/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

É fundamento da República Federativa do Brasil

a) a erradicação da pobreza.

b) a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação. c) a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

d) a forma democrática de Estado. e) a dignidade da pessoa humana.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1020740

Questão 81: PRÓ-MUNICÍPIO - Psico (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil é regida, nas suas relações internacionais, por princípios. A respeito deste tema, marque a opção correta:

a) O princípio da dignidade da pessoa humana e concessão de asilo político; b) O pluralismo político e a igualdade entre os Estados;

c) Defesa da paz e repúdio ao terrorismo e ao racismo; d) Princípio da cidadania e da autodeterminação dos povos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1022228

Questão 82: PRÓ-MUNICÍPIO - Psico (CRP 11)/CRP 11 (CE)/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil estão descritos de forma correta na opção:

a) Construir a defesa da paz;

b) Garantir a autodeterminação dos povos; c) Reduzir as desigualdades sociais e regionais; d) Promover a solução pacífica dos conflitos.

Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1022237

Questão 83: CONSULPAM - AFDC (Pref Viana ES)/Pref Viana (ES)/2019

Assunto: Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º a 4º da CF/1988)

Acerca dos princípios fundamentais da Constituição Federal, julgue os itens a seguir:

I- A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.

II- Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil a soberania, a independência nacional e a não intervenção. III- São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

É CORRETO afirmar que: a) A assertiva II é falsa. b) As assertivas I e II são falsas.

Referências

Documentos relacionados

• 5000ºKelvin, gama 1.8, ColorMatch – adequado ao tratamento imagem para impressão • 6500ºKelvin, gama 2.2, Adobe RGB – o maior espaço de cor RGB... Definir o branco em que

Os centros universitários têm autonomia para criar, organizar e extinguir cursos e programas de ensino superior, assim como remanejar ou ampliar vagas nos seus cursos existentes

Como o preço de uma ação é definido pelo valor presente do fluxo de dividendos futuros e de um preço de venda ao final do período, a uma taxa de retorno exigida, em um

Posicione a plataforma dentro do poço e providencie a instalação dos dois (2) suportes de fixação e dos chumbadores, conforme instruções contidas no desenho número 6301745

• Os atletas e técnicos em disputas no período da manhã deverão estar na recepção do hotel uma (1) hora e trinta (30) minutos antes do horário de início das competições;. •

Barbosa (2013) e Silva (2013) apresentam que existe uma percepção desses jovens sobre a proximidade entre esses dois sistemas, uma vez que os adolescentes, por diversas vezes,

NOME: HEROINO THADEU GUERRIRRI DE BRITO NOME: JEFFERSON JOSÉ BATISTA LOPES NOME: JORGE EDUARDO GOMES MACHADO NOME: MARCONI MACHADO SOUZA NOME: ORLANDO PORTO SILVEIRA NOME:

De início, vale ressaltar que a nova plataforma mantida pela IURD não constitui uma versão streaming de igreja (se é que já se pode falar em algo do tipo), pois o próprio Univer