• Nenhum resultado encontrado

A ação do homem sobre áreas urbanas na ocupação do solo vem degradando drasticamente a superfície impermeabilizando as áreas urbanas e

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ação do homem sobre áreas urbanas na ocupação do solo vem degradando drasticamente a superfície impermeabilizando as áreas urbanas e"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ESCOAMENTO SUPERFICIAL DA ÁGUA EM ÁREAS URBANAS UTILIZANDO ASFALTO PERMEÁVEL (CBOQ)

Alexsandro B. M. Tosta1 Claudemir Quirino de Souza2 Joelson R. Rodrigues3 Rafaela Porcel Cavalcanti4 Maria Conceição de Lacerda5 RESUMO

A ação do homem sobre áreas urbanas na ocupação do solo modifica a qualidade e a resistência do mesmo com isso degradação da estrutura e a impermeabilidade dos solos em locais urbanos têm causado altos picos de vazão e, conseqüentemente, uma freqüência cada vez maior de enchentes. O asfalto permeável tem por conseqüência minimizar alguns problemas enfrenta pelas pessoas nas grandes metrópoles.

Palavras chave: Asfalto Permeável, Asfalto, CBOQ, permeabilidade.

ABSTRAT

The action of man over urban areas in land cover changes the quality and strength thereof with this degradation of the structure and impermeability of soils in urban places have caused high peak flows and consequently increasing frequency of floods. The permeable asphalt has therefore minimize some problems faced by people in large cities

Keywords: Permeable asphalt, asphalt, CBOQ, permeability.

1. INTRODUÇÃO

A ação do homem sobre áreas urbanas na ocupação do solo vem degradando drasticamente a superfície impermeabilizando as áreas urbanas e

1

Acadêmico do 2° Período do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA. Email: sandrinho1212@hotmail.com.

2

Acadêmico do 2° Período do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA. Email: flayrealup@gmail.com.

3

Acadêmico do 2° Período do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA. Email: joelsonramires@gmail.com.

4

Acadêmico do 2° Período do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA. Email: rafaelaporcel@hotmail.com.

5

Doutora em Antropologia de Iberoamérica pela Universidade de Salamanca España – USAL. Coordenadora de Pesquisa e Professora da componente curricular de Metodologia Científica, na Faculdade Panamericana de Ji-Paraná – UNIJIPA. E-mail:undjkawyt@gmail.com.

(2)

rurais agravando assim os problemas relativos às enchentes dos rios e inundações nas cidades. A falta de planejamento ao ocupar uma determinada área seja ela urbana ou rural é a principal causa de impermeabilização dos solos.

A condição de superfícies impermeáveis possui estreita relação com as alterações na qualidade das águas. Os poluentes e sedimentos que ficam depositados sobre tal superfície acabam sendo transportada aos corpos d’ água pelas águas da chuva. Outros problemas, como erosão e assoreamento de rios, também podem ser causados, em parte pela impermeabilização das superfícies, que gera escoamento com maior volume do que o escoamento em superfícies naturais (ESTEVES, 2006).

O asfalto permeável é constituído de camadas. A parte mais superficial, a pista, é composta de pequenas pedras ligadas ao asfalto. Mais internamente aparece uma camada grossa com pedras grandes, que abrem espaços de 25% na camada, para que a água, vazada das pequenas pedras, fique armazenada. Após algumas horas, a água da chuva é sugada por um sistema de drenagem e se encaminha para as galerias pluviais. (eco desenvolvimento. org).

Para não haver risco de maiores problemas no futuro deve se levar em conta certos tipos de prevenções tais como espessura das camadas do pavimento permeável, qualidade do (CBOQ), granulometria dos materiais a serem usados, volume de trafego onde será aplicado o asfalto permeável, tipos de carregamentos entre outros fatores. No entanto a muito que se desenvolver no aspecto de pavimento permeável, pois pouco se encontra sobre este determinado assunto, a escassez de pesquisas nos pais tende a diminuir a utilização deste pavimento que muito seria proveitoso no que desrespeito a enchentes nas grandes cidades. Os sistemas de drenagem das cidades brasileiras são em sua grande maioria do tipo combinado, ou seja, recebem contribuição do esgoto domiciliar além das águas pluviais, o que agrega aos alagamentos uma complicação adicional: a questão de saúde publica. Com o extravasamento do sistema por falta de capacidade ou obstrução, a água acumulada apresenta grande quantidade de organismo patogênico, que em contato com o individuo pode provocar doenças, como cólera, entre outras. A implantação do sistema do tipo separado absoluto encontra-se em execução,

(3)

sendo que o nível de tratamento das águas servidas na maioria das cidades é inferior a 26% (IBGE, 2000).

O asfalto permeável pode ser considerado um grande aliado para resolver os problemas que grandes e pequenas cidades vem enfrentando atualmente pois tem características porosas facilitando assim a infiltração das águas pluviais no solo evitando enchentes, bolsões de águas, aquaplanagem (água sobre a superfície do asfalto) e efeitos splash.

2. METODOLOGIA

Este artigo tem o objetivo de abordar conceitos que permite uma sustentação teórica para discutir o tema escolhido “Escoamento superficial da água em áreas urbanas utilizando asfalto permeável” e os problemas que nele se insere, possibilitando traçar um quadro teórico e conceitual que dará sustentação ao que está sendo apresentado, sendo baseado em uma metodologia de Revisão Bibliográfica.

3. CONTEXTO HISTÓRICO

De forma tradicional os pavimentos procura adquirir o máximo teor de impermeabilidade. Proporcionando assim uma maior proteção ao solo, evitando a umidade a qual diminui a resistência do solo pavimentado. Os solos quando úmidos tende a ficar menos resistente fazendo com que o pavimento possa ceder por este motivo à tendência dos pavimentos é selar a sua superfície para que a água não atinja o solo onde ele esta.

Segundo Li (2009) o uso de pavimento permeável teve inicio há mais de 150 anos, embora a sua real aplicação para as mais diversas finalidades somente veio a apresentar grande avanço há pouco mais de 20 anos,

(4)

principalmente nos EUA. Atualmente as pesquisas sobre asfalto permeável tem se tornado convidativo para o mercado, pois muitas empresas e condomínios preferem o asfalto permeável em seus estacionamentos.

Data 11 de outubro de 1973 a edição da revista “Engineering News Record Magazine”, que trata de pavimentos permeável. Um trecho da entrevista diz: “Ao invés de pavimentos feitos de materiais cuidadosamente escolhidos para serem a prova d’água o solo permeável deve ter pavimento permeável. Deixe-se a chuva infiltrar ao invés de escoar (...)” (Diniz, 1980)

Pesquisas têm sido feita em vários países, com o intuito de dominar a técnica do pavimento permeável, de onde seu comportamento, sua eficiência e durabilidade, sendo que no Brasil, esse dispositivo ainda e pouco conhecido e pouco aplicado.

4. ASFALTO PERMEÁVEL

O atual sistema de drenagem vem causando grandes problemas em cidades de grande porte os pavimentos impermeáveis contribui para o aumento nos volumes do escoamento e vazões, aumentando consideravelmente a freqüência de inundações.

Os principais impactos devidos a urbanização descontrolada no processo hidrológico.

 Aumento na carga de poluentes decorrentes da rede pluvial ou do escoamento superficial;

 Redução da umidade do solo, que leva a uma redução do lençol freático;

 Redução do armazenamento potencial, e da capacidade de transporte dos vales dos rios;

(5)

 Aumento da freqüência das inundações, assim como de sua intensidade. O asfalto permeável tem por característica a elevada porosidade e uma boa drenagem da água, dependendo da sua granulometria. Devida a estas características de deixar a água infiltrar através de suas camadas, tem sido um grande aliado nas vazões de pico que ocorrem durante os meses mais chuvosos nos países que optaram por esta tecnologia.

O projeto de estudo do pavimento permeável da ABCP diz que esse sistema tem alta capacidade de drenagem e evita alagamentos. “A redução de áreas verdes, em razão do aumento das construções e do maior número de ruas pavimentadas, dificulta a drenagem da água através do solo e o retorno do lençol freático. Isso provoca alterações nos leitos dos rios e também nos canais, aumentando o volume das águas e a freqüência das enchentes” (Marchioni, 2012)

O sistema já foi difundido como ferramenta de prevenção a enchentes e alagamentos em países como Alemanha, Inglaterra e também Estados Unidos. No Brasil o mesmo vem sendo propagado com o apoio técnico da ABCP, a qual promove intercâmbios para troca de experiências sobre o uso do sistema de pavimentação com o ICPI (Interlocking Concrete Pavement Institute) nos

(6)

Estados Unidos, e faz também a integração com o SEPT (Small Element

Pavement Technologists), que se trata de um grupo que reúne os maiores

especialistas do mundo em pavimento utilizando as peças de concreto.

Os benefícios ambientais vão além de abastecer os lençóis freáticos e evitar alagamentos. Esse sistema funciona como um filtro (da mesma forma que a terra durante o processo natural) e retém na superfície as impurezas e substâncias tóxicas presentes na água. Ele também diminui a pressão dos sistemas de esgoto em áreas urbanas onde toda a água e resíduos precisam escoar durante uma chuva forte. Ele também auxilia no controle de inundações e da poluição. Entretanto, os custos, às vezes, são extremamente altos. Escavar ruas e substituir o concreto não são tarefas simples. O ideal é começar o processo de planejamento de permeabilidade durante a fase de planejamento de um projeto.

Além do aumento de áreas não pavimentadas, capazes de absorver até 90% da água da chuva, a utilização de materiais alternativos, como asfaltos permeáveis, pode ser uma maneira útil de amenizar esses problemas.

(7)

5. PROBLEMA 1 Condições Adversas do Tempo.

Em lugares onde ocorrem nevascas a neve que fica depositada no asfalto permeável tende a ser removida com maior urgência em comparação aos pavimentos usual. Por que a porosidade do pavimento faz com que o descongelamento da neve torne-se mais rápido.

Considerando que se a água congelar dentro dos poros do asfalto permeável a água pode sofre uma expansão dentro dos poros causando rupturas na estrutura do asfalto fazendo com que o pavimento perda a sua resistência.

No entanto, o asfalto permeável ainda não pode ser usado em vias de tráfego pesado, mas sua utilização em estacionamentos e vias de baixo volume de tráfego pode oferecer diversos benefícios.

5.1 PROBLEMA 2 Custo / Beneficio

No asfalto permeável, cujo nome técnico é CPA – Camada Porosa de Atrito, um dos componentes do pavimento, é a interface entre a superfície e as camadas interiores. É feito por meio de mistura usinada a quente entre agregados, cimento asfáltico, fibras e polímeros. De modo geral, o preço do asfalto permeável é mais caro que o convencional na ordem de 30%.

A garantia do asfalto permeável é para 10 (Dez) anos fazendo que muito empresas desista de instalá-los em seus negócios, porém se levarmos em conta que em certo lugares os pavimentos convencionais não dura 10 (Dez) anos.

(8)

6. BENEFICIOS

As vantagens são de abater os picos de cheia e recarregar os aqüíferos (lençol freático), ele possui característica de redução de ruído da ordem de 3 decibéis.

A água que é capitada pelo pavimento pode ser direcionada ao reservatório onde pode ser tratada e usada posteriormente.

Condomínios podem asfaltar lugares com menos fluxo de carros ou até mesmo estacionamento, captando esta água que entra nos poros do pavimento e direcioná-la ao reservatório, fazendo com que o condomínio possa reutilizar a água.

7. CONCLUSÃO

O asfalto permeável pode ser utilizado em diversos lugares para diminuir as erosão, inundações, assoreamentos de rios, beneficiando no lençol freático. O asfalto permeável pode ser uma solução para problemas enfrentados por lugares que sofre com inundações em áreas urbanas.

As pesquisas e divulgação deste produto são poucas, causando assim a pouca utilização, uma pena, pois poderia resolver o problema de muitas pessoas nas grandes metrópoles, falta incentivo publico e privado para que este produto possa ser instalado em mais lugares, países como Estados Unidos da America são os lugares que mais utiliza o asfalto permeável e pesquisas aponta que o nível de alagamento neste pais é pouco, uma forma de comprovar que o produto funciona.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CAVALCANTI, Eduardo. Pavimento Permeável para ajudar no combate a

(9)

<http://blogdaengenharia.com/pavimento-permeavel-para-ajudar-no-combate-a-enchentes> Acesso em: 30 de maio de 2016.

DINIZ, Elvidio. (1980). Porous Pavement, Phase I – Desing and Operational

Criteria, EPA -600/2-80-135. Cincinnati: U.S. Environmental Protection. Agency

municipal Environmental Reasarch Laboratory. Dawloadable at. www.epa.gov/ednnrmrl/repository/abstract2.htm. Acesso em 30 de junho de 2016.

ESTEVES, R. L. (2006). Quantificação das Superfícies Impermeáveis em

Áreas Urbanas por Meio de Sensoriamento Remoto. Xiv,106 p., 210 X297,

mm (ENC/FT/UnB, Mestre, Tecnologia Ambiental e Recursos Hidricos, 2006). Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia. Disponível em:<http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2935/1/Dissertacao%-20Rafael%20Esteves%20091.pdf.> Acesso em 29 de junho de 2016.

LOTURCO, Bruno. Concreto fresco. Disponível em: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/102/artigo286026-1.aspx > Acesso em: 30 de maio de 2016.

MAYNARD, Luthero e SANTOS, Moisés Disponivel em: <lmaynard@prefeitura.sp.gov.br/moisesdossantos@prefeitura.sp.gov.br>

Acesso: 30 de maio de 2016.

SPITZCOVSKY, Débora. Asfalto permeável é desenvolvido para evitar

enchentes. Atualizado em 2011. Disponível em:

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2011/marco/asfalto-permeavel-e-desenvolvido-para-evitar#ixzz4D64TZbEi > Acesso em: 30 de maio de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Assim, este trabalho objetivou aplicar a técnica de delineamento de experimentos para obter as melhores condições de secagem do malte de milho em um secador à

Nesse contexto, constata-se que a centralização da política de assistência social na família, configura-se como uma estratégia da política neoliberal para minimizar a função

VI - nos três meses que antecedem o pleito.”.. Ademais, as únicas ressalvas que permitem a administração a demissão, não se aplicam a situação do professor que tem direito

Ao se inscrever nesta prova, o atleta assume automaticamente o conhecimento de todos os termos deste Regulamento, ficando de acordo com todos os itens supracitados e acata

Para tanto, será apresentada duas atividades de um livro didático do ensino fundamental dos anos finais com o intuito de analisar como o manual escolhido propõe os exercícios

A partir da quantidade ilimitada de gêneros existentes na sociedade, Dolz e Schneuwly (2004) se propõem a realizar um “agrupamento de gêneros”, considerando

O contador de horas de funcionamento, através do símbolo do filtro de gorduras aceso , lembra que é necessário efectuar a limpeza dos filtros de gordu- ras..  O intervalo de

The GECF characterized by a local inflammatory response or diffuse responsible for the appearance of lesions with ulcer-proliferative effect on the oral mucosa.. The most