• Nenhum resultado encontrado

Jogo de Buzios Nivel1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jogo de Buzios Nivel1"

Copied!
208
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

(4)

Meus sinceros agradecimentos a: Minha família, e todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram para que esse trabalho fosse concretizado. Maria Vicentini, pelo apoio, incentivo e colaboração, sem os quais talvez esse sonho demorasse ainda para ser realizado.

(5)

GLOSSÁRIO

ALAFIA - Resposta “sim” para o oráculo Búzio na jogada com quatro búzios.

AFOMON – Folha de um parasita AXÉ - Poder realizador.

BABA – Pai.

BABALAWO – Pai do segredo.

BABA EGUN - Espírito ancestral primordial. BORI – Oferenda à cabeça.

BÚZIOS – Espécie de conchas. EBÓ – Comida de oferenda. EJIFÉ – Bom presságio – Sim.

EKÓ – Espécie de mingau de milho branco. ETAWA – Complicações, dúvidas nas respostas. EXU – Divindade

IGBO – O que está oculto. IRÊ – Bênçãos, sorte, positivo. IKIN – Oráculo Africano (Nigéria).

(6)

IYALORIXÁ – Mãe de Santo (popular). IYA MI OXONRONGA – Mães ancestrais. MEJI – Duplo.

OBI – Fruto de uma árvore de mesmo nome. ODU – Signo.

OGUN – Divindade masculina. OKAN - Mal presságio – Não. OLODUMARE – Deus Supremo. OPELE – Oráculo Africano (Nigéria). OPIRA - Fechado.

ORIXÁ - Espírito protetor.

OROBO – Fruto de uma árvore de mesmo nome. ORUNMILÀ - Senhor do Destino.

OSORBO – preocupações, negatividade. OSUN – Vermelho – Pó vermelho.

OXUN – Divindade feminina.

PEREGUN – Coqueiro de Vênus nativo.

(7)

SUMÁRIO

PREFÁCIO... 09

INTRODUÇÃO ... 11

1. Odu... 12

1.1 A data de nascimento é um Oráculo ... 12

1.2 O oráculo ... 13

2. Odu Primordial e Odu de Obstáculo... 14

2.1 Odu Primordial ... 14

2.2 Odu de Obstáculo ... 14

2.2 Relação dos números encontrados na data de nascimento com os Odus Primordial e de Obstáculo ... 15

2.3 Respondendo a possíveis questionamentos a respeito do oráculo de nascimento ... 16

3. Oráculo Búzios ...19

3.1. A interpretação...23

4. Odu Primordial - Características... 25

5. Odu como Obstáculo - Influências ... 34

6. O Odu pode ser compreendido como... 43

6.1. Destino ... 43

6.2. Signo – Odu ... 44

6.3. Senhor ... 45

6.4. Marca ... 45

7. Os Búzios... 47

7.1. Jogo das perguntas e respostas ... 47

(8)

7.3. O ritual – Oração para o jogo de Búzios ... 50

7.4. Como jogar ... 52

7.5. Relação dos números de búzios abertos e os respectivos Odus ... 52

7.6. Estruturando a leitura do jogo de Búzios ... 53

7.7. Iniciar o jogo ...55

8. Entendimento dinâmico a respeito dos Odus para analogia...57

8.1. Odu Okanran ... 57 8.2. Odu Ejioko ... 60 8.3. Odu Etaogunda... 62 8.4. Odu Irosun ... 64 8.5. Odu Oshé ... 67 8.6. Odu Obara ... 69 8.7. Odu Odi ... 71 8.8. Odu Ejionile ... 73 8.9. Odu Osa ... 75 8.10. Odu Ofun ... 77 8.11. Odu Owonrin ... 79 8.12. Odu Ejilashebora... 81 8.13. Odu Odiloba ... 83 8.14. Odu Ika ... 85 8.15. Odu Ejioligbo ... 87 8.16. Odu Alafia ... 89

9. Aconselhamentos dos Odus nas seis (6) jogadas ...91

9.1. Odu Okanran ... 93

9.2. Odu Ejioko ... 97

(9)

9.4. Odu Irosun ...107 9.5. Odu Oshé ... 111 9.6. Odu Obara ... 115 9.7. Odu Odi ... 119 9.8. Odu Ejionile ...123 9.9. Odu Osa ...127 9.10. Odu Ofun ...131 9.11. Odu Owonrin ...135 9.12. Odu Ejilashebora...139 9.13. Odu Odiloba ...143 9.14. Odu Ika ...147 9.15. Odu Ejioligbo ...151 9.16. Odu Alafia ...156 10. Amarração de Igbo ...159

10.1. Exemplos de jogo de amarração de Ibo ...160

10.2. Aplicativo para melhor consultar a amarração de igbo...161

10.3. Nomenclatura dos aspectos “Ire” para a amarração do igbo...163

10.4. Explicações e exemplificações para os aspectos “Ire”...164

10.5. Nomenclaturas dos aspectos “osorbo” para a amarração do igbo...174

10.6. Explicações e exemplificações para os aspectos “Osorbo”...174

11. Quadrante Superior...185

12. Leitura dos Odus usando os 4 Búzios ...202

(10)

13. Rezas para harmonia dos Odus ...204 12.1. Relação dos Odus e rezas...204 14. Versão compacta/Leitura dinâmica – Apresentação dos Odus para

(11)

PREFÁCIO

Há tempos em minha vida, eu não me defrontava com um livro tão leve de ser lido, uma leitura descomplicada e inteligível.

O Babalawo Bérgson, procura neste livro não formar “leitores de destino”, mas sim transmitir informações e conhecimentos que bem digeridos e compreendidos, ajudam-nos a compreender com simplicidade atitudes e comportamentos do dia a dia. O cotidiano do povo africano antes do seu seqüestro para as Américas. Era em grande parte pautado pela consulta a ‘IFÁ’, era de tal forma importante que quase nada era feito sem a orientação do Divino.

As religiões Negro-africanas tradicionalmente tinham a orientação de práticas e rituais familiares de “religação”, acontecendo em alguns momentos em rituais coletivos, rituais estes, os coletivos e familiares, que visavam a troca e renovação da energia vital, o Axé, e de fortalecimento do lado mágico.

Na cosmovisão africana entendemos o Bem e o Mal como inerentes a condição humana, devendo a sua manifestação estar constrita aos regramentos da sociedade. Ainda dentro desta cosmovisão podemos ressaltar outros dois aspectos referenciais: 1 – a importância do sentir,

do vivenciar e não apenas a razão como regra da vida; 2 – a dualidade de tudo que existe bom X mal, positivo X negativo, forte X fraco, masculino X feminino, fogo X água etc...

No Brasil, apesar da falácia de sermos o maior país católico do mundo, o que observamos é cada dia um número imenso de pessoas

(12)

buscando consultarem-se com Babalorixás e Yalorixás, querendo respostas e soluções para os seus problemas, sejam eles de saúde, de desemprego ou promoção, de amor ou existenciais. Deste modo creio que o presente livro pode ajudar aos leitores no conhecimento do seu “EU

interior”, das possibilidades de rumo e alternativas de reordenar o rumo

e minorar os obstáculos e problemas.

Penso ser este um daqueles livros de cabeceira e que o Babalawo Bérgson procura neste livro, não formar “ledores de destino”, como já afirmei, mas sim transmitir informações e conhecimentos, no entanto, após a leitura é bom relembrar um dos aspectos pilares da cosmovisão

africana, sentir, vivenciar ...

José Lúcio ‘Xaymaca’ Fernandes Ativista do Movimento Negro

(13)

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO

Este trabalho nasceu de um sonho há muito acalentado de trazer a público a importância dos búzios, e como são utilizados para o conhecimento do nosso destino, compreendendo-se por destino aquilo que se começa e termina, ou seja, uma única vida para vários ciclos de nossas existências. O jogo de búzios é um importante e significativo aliado, nessa busca.

Voltado para a cultura afro-brasileira, para os leigos e as pessoas que demonstrarem interesse por este tipo de Oráculo, neste livro as argumentações afastam as visões místicas, e traz a relação dos búzios para uma linguagem acessível para qualquer consulente.

Várias e importantes obras já foram publicadas a respeito, como o

“Jogo de Búzios” de José Benistes, “Ifá Advination” de William Bascom, “Oracle in Ten Minutes” de R.T. Kaser, todas elas muito importantes e tratadas com a seriedade que o assunto impõe, e inclusive utilizadas por nós na busca de aprimorar conhecimentos.

No entanto, não foi nossa pretensão escrever um trabalho com a mesma abordagem, mas que mostrasse, principalmente ao leigo, a simplicidade e acessibilidade ao Oráculo Búzios. Isso não elimina a necessidade de se procurar o Ifá, ou os Babalawos e Ialorixás quando a consulta ao Oráculo indicar que a situação assim o determina.

(14)

Contudo, esse conhecimento introdutório e prévio tem o objetivo de familiarizar essas pessoas com o Oráculo, mesmo porque, quando na consulta a um destes especialistas, este conhecimento lhe servirá para melhor compreensão da situação apresentada, ou da real gravidade das orientações indicadas pelo Oráculo.

Porém, este conhecimento não é suficiente para que o aprendiz torne-se um olhador oficial dos búzios. Para isso, faz-se necessário um estudo bastante aprofundado, seguido de iniciação própria.

Quando se diz que “Destino é para ser cumprido”, o conhecimento deste destino por meio do Oráculo Búzios, faz-se fundamental para a sua compreensão e, conseqüentemente, para a sua condução. É uma análise compreensível dos nossos defeitos psicológicos, a forma de encarar a nossa realidade, sem nenhum disfarce. Por isso a importância do seu conhecimento no auxílio para sanar esses defeitos.

É importante ressaltar que a utilização do termo “negativo”, tem a conotação de dificuldades, energias contrárias, e o “positivo” não significa necessariamente sucesso, ou soluções espetaculares.

O estudo da linguagem tem recebido atenção de diversos setores da sociedade. As pessoas estão cada vez mais preocupadas em se comunicar bem, por meio da linguagem falada ou escrita, na tentativa de atender os mais diversos interesses. Essa preocupação não é infundada, pois a linguagem é um fenômeno essencial para a vida humana.

Isso significa que toda nossa existência é medida pela linguagem. Além de a usarmos para nos comunicarmos, também precisamos dela para compreender e expressar nossas experiências de vida. Dessa forma, além de instrumento de comunicação, ela se mostra também como uma

(15)

organização que estrutura nosso pensamento, significando que o nosso conhecimento é medido pela nossa linguagem. Não apenas o nosso conhecimento, mas todos os fenômenos da nossa experiência existencial, o que inclui também a nossa relação com o Oráculo Búzios. Até mesmo a nossa experiência espiritual é medida pela linguagem.

Assim, não é difícil perceber que o estudo do Oráculo Búzios não deve prescindir do estudo da linguagem. O estudante do Oráculo Búzios se prepara, seja qual for o seu interesse nesse estudo, ser um propagador da Palavra de Orunmila, o que consiste em comunicar bem a mensagem dos Odus Ifa. A mensagem do Oráculo Búzios só se propaga por meio da linguagem: por meio dela podemos compreender e comunicar as mensagens de Orunmila; tendo-a compreendido, usamos a linguagem para transmiti-la corretamente.

Para tanto, o estudo da língua mãe é muito importante. Devemos saber usa-la bem, tendo condições de esclarecermos a mensagem de Orunmila tanto a pessoas cultas quanto a pessoas com menos estudo.

Olodumare criou o universo por meio da Palavra. Nós temos a Palavra de Olodumare por intermédio das nossas próprias palavras. Saibamos usar bem a nossa palavra para sermos cooperadores de Olodumare na sua obra.

Sugestão de aprendizado

Estrutura das palavras, Silabas gramaticais, substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, análise sintática, termos da oração, período composto sintaxe de concordância, sintaxe de regência. Esse estudo básico da língua portuguesa fornecerá elementos básicos para o início de um estudo que nunca se acaba.

(16)

1. ODU

Muitas vezes criamos expectativas a respeito do nosso destino. O que você vai ser quando crescer? Essa é a pergunta mais comum e imaginamos desse ponto adiante, o médico, o advogado, o engenheiro e tantas outras profissões importantes que julgamos apropriadas para termos um futuro feliz e, conseqüentemente, melhorarmos o nosso destino. Orunmilá diz: “Se não conseguimos estabelecer um compromisso diário, de eliminarmos cuidadosamente nossos defeitos psicológicos, começando com as suas pequenas ramificações, não estaremos agregando nada de útil à nossa importante condição humana”.

Os Odus são importantes auxiliares que, com o estudo do oráculo africano Búzios, apresentará caminhos importantes a serem seguidos, respaldados no compromisso universal: “a verdade prevalecerá”.

Com esse espírito de crença e fé na religião sagrada dos Orixás doada a nós por esses abnegados irmãos Negros é que nos colocamos à disposição de todos os nossos amigos leitores a conhecermos juntos os caminhos dos Odus.

1.1. A data de nascimento é um oráculo

Nascer não é um acontecimento ao acaso, é um fato previsto. O Odu esta em conformidade com o nascimento, a sua ação só é possível após esse fato. O Odu não é atemporal, existe para esse mundo no auxilio da

(17)

humanidade. Existe por OLODUMARE para que cada um reconheça em si seus defeitos e qualidades.

Nessa oportunidade, na condição de nascido, podemos eliminar características psicológicas negativas, começando em suas pequenas ramificações a reconhece-las, assim o oráculo do nascimento se torna uma ferramenta imprescindível a contribuir com aqueles que leiam oráculos no auxílio dos seus consulentes. Orunmila diz no Odu Ogbe Meji: “OLODUMARE não derroga suas leis, ele conhece a cada um mesmo antes do dia previsto para o reinicio do destino”.

1.2. O Oráculo

Na data do nascimento podemos identificar dois Odus. O primeiro a ser encontrado é o Odu que chamamos de primordial com características específicas a respeito da personalidade. O segundo Odu é chamado de

obstáculo, ele indica as nossas maiores dificuldades a serem

enfrentadas.

Esses odus são muito fáceis de serem encontrados porque a fórmula adotada é a matemática no seu entendimento mais simples: adição e

subtração. OLODUMARE nunca em tempo algum colocaria restrições ou

dificuldades para o entendimento do nosso destino.

(18)

2.1. Odu Primordial

Escreva numa folha de papel a data do nascimento do consulente. Ex: 16 /04/1968.

Some a unidade do dia com a unidade do mês do nascimento Ex: A unidade do dia é 6. A unidade do mês é 4.

6+ 4=10

Some a unidade de dezena desse resultado com a dezena de milhar do ano do nascimento

Ex: 0+6=6

Some agora a unidade de dezena desse segundo resultado com a unidade de milhar do ano do nascimento.

Ex: 6+8=14

Encontramos nesse primeiro momento o resultado numérico 14 que irá corresponder nesse sistema oracular ao Odu Ika como Odu primordial. Obs: Se no resultado final dessa análise encontrar um número maior que

16 deve-se subtrair 16 desse resultado

Ex: resultado final 17

17-16=01

Agora o número encontrado representar o Odu Okanran como Odu primordial, mas se o resultado final for igual a 0 deve-se somar 16 a esse resultado.

Ex: resultado final 0

0+16=16

(19)

2.2. Odu Obstáculo

Some um a um todos os números contidos na data do nascimento ate que o resultado final fique entre 2 e 16 para poder se identificar um Odu obstáculo correspondente ao número encontrado.

Ex:16/04/1968.

1+6+0+4+1+9+6+8=35 3+5=8

Resultado final 8 que representa o Odu obstáculo Ejionile.

Obs: O número 0 (zero) encontrado na data do nascimento não precisa ser somado nesses casos específicos: Odu primordial e Odu obstáculo, não acrescenta nada ao resultado final, mas essa soma foi mantida nesse texto para facilitar o entendimento, principalmente quando precisamos abordar o termo unidade e dezena na data do nascimento, às vezes isso pode causar uma certa confusão.

2.3. Relação dos números encontrados na data do nascimento com os odus primordial e obstáculo.

Resultado final:

01= Odu Okanran. 09= Odu Osa. 02= Odu Ejioko. 10= Odu Ofun. 03= Odu Etaogunda. 11= Odu Owonrin.

(20)

04= Odu Irosun. 12= Odu Ejilashebora. 05= Odu Oshe. 13= Odu Odiloba.

06= Odu Obara. 14= Odu Ika.

07= Odu Odi. 15= Odu Ejioligbon. 08= Odu Ejionile 16= Odu Alafia.

Obs: Não existe para o Odu obstáculo o resultado 01 que representaria o Odu Okanran, neste caso específico este Odu seria extremamente negativo em condições de criar desespero com problemas irreversíveis de ordem psicológica, espiritual e material.

OLODUMARE na sua infinita misericórdia não predestinou a ninguém um obstáculo que esse não pudesse superá-lo, e como foi OLODUMARE quem deu a nós o conhecimento do oráculo do nascimento tornou isso também matematicamente impossível na soma para se encontrar o Odu obstáculo.

2.4. Respondendo a possíveis questionamentos a respeito do oráculo do nascimento

Como fazer se uma pessoa não sabe ao certo o dia em que nasceu?

R: A data de nascimento correta é imprescindível para a leitura desse oráculo. Neste caso se fará por analogia uma leitura por meio somente dos Odus que surgirem na consulta com os Búzios que poderá, alem das orientações e aconselhamentos, indicar um arquétipo, como fonte de estudo, para a avaliação de personalidade e comportamento que possam indicar um perfil como mais um elemento de informação.

(21)

Se eu errar ao encontrar na soma dos números na data do nascimento um Odu Incompatível ao do consulente e fizer a analogia da consulta baseado nesses dados: O que isso pode acarretar?

R: Isso é sempre possível de ocorrer, muito comum principalmente quando o último número da data do nascimento é o “0” esquecendo de soma-lo, mas deve-se repetir tudo novamente, desculpar-se com o consulente e recomeçar a análise do oráculo, e se isso for percebido depois que o consulente for embora o avise do erro e marque uma nova consulta.

Eu posso analisar os Odus de nascimento de 2 pessoas e fazer a leitura do oráculo Búzios ao mesmo tempo para as duas?

R: Você pode sem dúvida alguma analisar os Odus ao mesmo tempo com a permissão dos consulentes até mesmo para dar uma opinião a respeito de relacionamento, negócios, trabalho, mas a leitura do oráculo Búzios deverá ser feita individualmente, e o sigilo é absoluto.

Posso jogar à revelia para alguém a pedido de outro?

R: Deve prevalecer sempre o bom senso: se uma mãe pede desesperadamente notícia de um filho doente, desaparecido ou em contato com o mundo das drogas é lógico que isso é certo de se fazer, mas se alguém pede para bisbilhotar a vida do outro, por inveja ou para tirar vantagem de uma situação deve ser negado veementemente.

(22)

3. O ORÁCULO BÚZIOS

Um conjunto de 16 Búzios do mar são os objetos para a formação do Oráculo Búzios. Os Búzios são usados como oráculo da seguinte maneira: friccione os Búzios entre as duas mãos mantendo-as em forma de conchas, após uma oração solte-os sobre a superfície de uma mesa coberta com um pano de cor branca.

Faça um lançamento com o conjunto dos 16 Búzios sobre a toalha, sendo as suas informações reconhecidas pela fendas naturalmente abertas, chamadas de “fala”. Cada fenda que aparecer voltada para cima, de forma explicita, sozinha ou somada a outras passará a configurar um Odu em conformidade com a sua apresentação no Oráculo Búzios,

ORÁCULO BÚZIOS

1 Búzio aberto= Odu Okanran 2 Búzios abertos= Odu Ejioko 3 Búzios abertos= Odu Etaogunda 4 Búzios abertos= Odu Irosun 5 Búzios abertos= Odu Oshe 6 Búzios abertos= Odu Obara 7 Búzios abertos= Odu Odi 8 Búzios abertos= Odu Ejionile

9 Búzios abertos= Odu Osa 10 Búzios abertos= Odu Ofun 11 Búzios abertos= Odu Owonrin 12 Búzios abertos= Odu Ejilashebora 13 Búzios abertos= Odu Odiloba 14 Búzios abertos= Odu Ika

15 Búzios abertos= Odu Ejioligbon 16 Búzios abertos= Odu Alafia

(23)

A parte côncava do Búzio será retirada, permitindo um melhor apoio para o Búzio, quando são lançados, mas para a aplicação no oráculo Búzios continuaram sendo reconhecidos como o lado fechado. Esse procedimento otimizara o posicionamento do lado aberto naturalmente e impedira qualquer dúvida a respeito dos Búzios abertos.

Búzio Abertura Natural Búzio Aberto pelo Homem

É por esse lado a identificação Esse lado é neutro (Fechado) do Odu

Os Odus são em número de 256, sendo 16 Odus principais e 240 Odus secundários, nascidos das combinações entre os 16 Odus principais (16x16).

Com o Oráculo búzios se faz à leitura dos 16 Odus principais sendo imprópria à leitura dos Odus secundários, esses ficarão restritos ao Oráculo Opele ou Ikin. Pode-se intercambiar informações entre uma forma oracular e outra, mas nunca se desestimular, coibir, subestimar uma informação transmitida por qualquer formula oracular a que um consulente foi submetido.

O Oráculo Búzios se popularizou pelo mundo por ser de fácil manuseio e entendimento simples e objetivo das suas orientações e

(24)

aconselhamentos, sendo também o seu transporte e acomodação feito sem grandes dificuldades. Ex: É muito comum se ver nas ruas um musico tocando um violão do que um piano. Todos dois são excelentes instrumentos musicais, mais o violão é de mais fácil acesso enquanto que o piano exigira uma certa complexidade, mas qualquer um dos dois instrumentos executa a mesma melodia.

O Oráculo Búzios se popularizou no Brasil e é carinhosamente conhecido como o “Jogo de Búzios” em todos os Estados brasileiros. Não há restrições de horários para uma consulta com o Oráculo Búzios porque ninguém sabe em que momento do dia será acometido de um mal súbito, ou um outro tipo de acontecimento de emergência e involuntário. Para outras consultas podem-se combinar hora e local.

Os Búzios em determinada época tiveram papel importante na economia de povos africanos, onde tinham função comercial servindo como moeda corrente. Esse é um dos aspectos que tornou o Búzio popular.

O Oráculo Búzios desde muito é o mais procurado por pessoas de todos os níveis sócias, intermediando aproximações, resolvendo problemas de toda a natureza, orientando e aconselhando, revigorando ânimos, apaziguando situações de perigo, e ajudando na compreensão do destino. O Oráculo Búzios não adivinha o futuro de ninguém, o entendimento do futuro esta na relação com o passado.

Orunmila diz: “Ogun foi à forja, amanhã irei lá fazer adivinhação”. Ogun é ferreiro, aquele que fabrica armas e ferramentas de trabalho, o lavrador, o guerreiro e o degolador de cabeças.

Orunmila vai à casa de Ogun e se Ogun fabricou armas, Orunmila diz “é sinal de muita guerra e dificuldades a caminho”, mas se ele

(25)

encontrar ferramentas, “teremos pela frente dias prósperos e de muitas

oportunidades”.

A nossa relação com o Oráculo Búzios e Oráculo do nascimento não é diferente do que diz Orunmila. Com o Oráculo do nascimento temos a idéia com quem estamos lidando e com o Oráculo Búzios podemos entender o que esta a caminho no destino do consulente.

Nesse caso o nascimento define quem é o consulente e o Oráculo Búzios mostra o que ele fez, ou ainda o que o persegue negativa ou positivamente, em função de suas atitudes, e se não for, podemos afirmar que existe um fator externo a auxiliar ou a prejudicar o consulente, podendo se definir assim uma estratégia para o futuro, e dessa forma iremos com o auxilio do Oráculo procurar entender o que o futuro reserva às pessoas.

O Oráculo Búzios pode ser o divisor de águas na vida de uma pessoa, portanto, ao introduzirmos nossa opinião a respeito de uma determinada situação, devemos nos silenciar um pouco a titulo de reflexão, e analisarmos cuidadosamente a condição em que o consulente se encontra, para que ele não entenda errado, não crie expectativa em demasia, ou saia pior do que quando se sentou à mesa para jogar. O Oráculo Búzios se traduz em orientar e aconselhar buscando a cura física ou psicológica tomando ou se evitando uma decisão.

É sempre bom lembrar o que Orunmila diz no Odu Ogbe Meji:

“Livre-se de maus pensamentos diante de Ifa”. Três fatores nos são ensinados

por Orunmila para a utilização do oráculo. O primeiro fator: amor, a crença num ser supremo fiel e justo, dedicação ao próximo; segundo fator:

(26)

organização, conduta moral e disciplina; e o terceiro fator: trabalho, execução da obra sagrada na condução do próprio destino.

3.1 A interpretação

Buscar o entendimento. Fazer-se entendido. Ao se expressar por fala ou gestos a comunicação se torne unânime a que se proponha. Integrar-se. Aquele que interpreta a leitura de um oráculo remete a si a responsabilidade de transmitir ao outro uma mensagem sagrada livre de dúvidas, vícios e interesse pessoal, destinada apenas à integração do consulente com o seu destino, o entendimento do seu próprio caminho no aprendizado do seu futuro.

Ser o fiel depositário dessa palavra codificada trás responsabilidades que são rigorosamente acompanhadas pelo espírito guardião do oráculo que poderá intervir quando isso se fizer necessário.

(27)

ODU PRIMORDIAL

CARACTERÍSTICAS

(28)

4. ODU PRIMORDIAL - CARACTERÍSTICAS

ODU OKANRAN

. As pessoas deste Odu têm os seus interesses econômicos associados à

compra e venda de imóveis.

. São pessoas de construção metódica com relação a sua base política e

financeira, pensamentos de vanguarda, estão sempre construindo novas oportunidades para sua vida.

. São engenhosos, criativos, de pensamentos científicos em prol do bem

comum.

. Bons amantes, sinceros e levemente desinteressados, costumam casar

um pouco mais tarde, depois dos 30 anos de idade.

. Espírito comunitário, sempre buscando associar-se a pessoas para um

bem comum (ex.: cooperativas).

ODU EJIOKO

. As pessoas deste Odu estão sempre muito atentas aos mínimos detalhes, gostam de conhecer profundamente os outros, ou buscando o seu aperfeiçoamento cultural, financeiro, profissional.

(29)

. Sua dificuldade está quando se apaixonam, na busca de um amor ou na formação de novas amizades.

. Esquecem sua inteligência, o discernimento e se entregam às emoções. . Corrigem seus erros, mas às vezes, isso ocorre muito tarde.

ODU ETAOGUNDA

. Este é o Odu das pessoas muito intuitivas e de força mediúnica.

. Suas idéias são bem formadas, com ordem, impressionam nas colocações, no emprego das palavras, controlada nas suas ações, tudo tem início, meio e fim.

. Buscam o poder, mas são humildes na relação com os outros menos esclarecidos.

. Disciplinadores, buscam também nos seus ideais o direito para o outro, ou seja, abrir caminhos.

. A sua relação com o trabalho é de crescer junto. . A sua relação com o amor é sempre solitária.

ODU IROSUN

. Este Odu é das pessoas que buscam no trabalho riqueza e posição social.

. São pessoas organizadas, sociáveis.

. Seus esforços são feitos por etapas, vencendo um obstáculo por vez. . Econômicos, gastam com o que é necessário, mas não são avarentos. . São como leões adaptando-se a novas situações.

(30)

. São amorosos e fiéis à família, extremamente reservados com relação a sua vida pessoal.

ODU OSHE

. Odu das pessoas justas e de boa índole.

. Sempre muito prestativas raras vezes dizem não.

. Não gostam de estar sozinhas e muitas vezes estão envolvidas em

muitas atividades que envolvam outras pessoas, pois precisam sempre estar na companhia de alguém. Por isso, às vezes são facilmente enganadas.

. Estão sempre dispostas a ouvir os outros.

. Nas relações afetivas se doam muito mais do que recebem em troca.

ODU OBARA

. Diz-se das pessoas deste Odu que são pura energia.

. Estão sempre envolvidas com muitos projetos ao mesmo tempo, gostam de trabalhar e ganhar dinheiro.

. Desde a mais simples tarefa até a mais elaborada, as pessoas deste Odu têm sempre uma orientação adequada, enxergando sempre um futuro promissor.

. No amor são gentis, amigos, mas pouco fiéis, porém se tornam bons companheiros.

(31)

ODU ODI

. As pessoas deste Odu têm comportamento metódico, bem falantes, com

grande valor de convencimento nas suas palavras.

. São pessoas conservadoras, mas sempre atentas a novas descobertas. . Gostam de criar, inventar coisas, gostam de aprender sempre ouvindo

os outros.

. As suas grandes dificuldades estão nos debates, e na forma afetiva de

“morar junto”. Preferem casar no “papel”, mas querem ser senhores absolutos dos desejos do outro.

ODU EJIONILE

.São pessoas extremamente criativas, magnetizadoras.

. São vorazes no que diz respeito a alcançar seus objetivos, que são sempre grandes e bem projetados (profissão, salários, cargos).

. Muitas vezes são mal interpretadas, como gananciosas, insensíveis, porque exercem muita pressão sobre tudo que fazem, são sempre hábeis na prestação de serviços.

. No amor são sempre muito solitárias porque querem que o outro se dobre as suas exigências, sem argumentação.

(32)

. Pessoas inteligentes, capazes e contagiantes, acumulam muitos conhecimentos e são capazes de lembrar com muita facilidade nomes, datas, locais e situações como se estivessem vivendo aquele momento. . Muitas vezes se tornam arrogantes, teimosas, drásticas e violentas, e

quando se apercebem do erro são incapazes de voltarem atrás.

. Por causa do seu orgulho exacerbado vivem nos extremos, retardando suas conquistas.

. No amor acabam sempre sozinhas.

ODU OFUN

. As pessoas deste Odu são implacáveis nas suas colocações, não são intimidadas, as respostas sempre estão na ponta da língua.

. Estão sempre se associando a outras pessoas na busca de um bem comum.

. São profundos oradores, capazes de se fazer convencer diante de grandes multidões.

. São hábeis profissionais, prósperas e econômicas, são sérias e reconhecem seus erros.

. No amor andam sempre com muitas dificuldades devido seus gestos rudes e posições ranzinzas.

ODU OWONRIN

. Este Odu está relacionado a pessoas trabalhadoras, que confiam no seu talento e desprendimento.

(33)

. Dão valor às suas conquistas porque sabem quanto custa exatamente o suor de seu rosto.

. Não são fofoqueiras e nem permitem intromissão em suas vidas. São calmas e reservadas, sempre.

. Suas dificuldades no amor estão relacionadas ao ciúme que sentem da pessoa amada, e às vezes encontram muitas dificuldades para se adaptarem a novas situações e exigências.

ODU EJILASHEBORA

. Odu das pessoas que se adaptam às práticas e se abstêm de muita teoria, conseqüentemente, terão no futuro, dificuldades muitas vezes doloridas.

. São carrascos deles mesmos, são comerciantes e lutadores, impacientes para alcançarem seus objetivos.

. Aguardam algum tempo para se adaptarem a novas situações. . Quando estão muito agitados, a cabeça parece que vai explodir.

. São críticos e discriminam com uma certa facilidade, sem análise lógica. . No amor tornam-se pessoas sozinhas e tristes.

ODU ODILOBA

. As pessoas deste Odu muitas vezes tornam-se arrogantes, destemidas, angustiantes, seletivas, ambiciosas e vazias.

. Gostam de liderança e dificilmente aceitam ordens.

. São teimosas e agressivas, argumentam muito sem chances para o outro se contrapor.

(34)

. No amor, dificilmente há durabilidade, conseqüentemente estão sempre sozinhas.

. A sua língua é o seu chicote.

ODU IKA

. Odu das pessoas que acreditam com muita facilidade no que as outras pessoas dizem.

. São muito negativos, mas gostam de estar em evidência.

. Adaptam-se bem a novas situações, no amor, no trabalho, na vida, gerenciando uma nova fase aparentemente muito boa, mas logo retornam ao que era antes.

. Pessoas que nasceram para ser ricas, mas desistem, não há continuidade, precisam de incentivos.

. São fiéis a seus amores, mas confiam em demasia.

ODU EJIOLIGBO

. As pessoas deste Odu são extremamente ambiciosas e criam grandes oportunidades, trabalham intensamente.

. Muitas dificuldades para se relacionarem afetivamente. . São de poucas amizades, preferem estar sozinhas.

. Num conflito são implacáveis, capazes de semear a discórdia.

. Expressam-se com muita facilidade em qualquer lugar, são líderes, mas solitários.

(35)

ODU ALAFIA

. Pessoas que tem muita força e ligação espiritual e religiosa.

. Criam sempre oportunidades para novas amizades, muitas das vezes quebrando a cara.

. Alcançam seus objetivos com incentivos de outras pessoas. . São sonhadores, e na maioria das vezes estão no mundo da lua. . São felizes e compartilham sempre essa felicidade.

. Inseguros financeiramente, embora possuam oportunidades de serem ricos.

. No amor buscam a fidelidade.

(36)

ODU COMO OBSTÁCULO

INFLUÊNCIAS

(37)

5. ODU DE OBSTÁCULO - INFLUÊNCIA

ODU EJIOKO

. Causa inconstância nas relações de trabalho, amor, amizades. . Acobertamento de ações ou coisas ilícitas.

. Comportamento inconveniente na relação íntima (gostar de agredir fisicamente).

. Gostar de falhar com compromissos.

. Inseguro, indiscreto, intransigente, mania de grandeza. . Corrupção, mau caráter.

. Imprudência.

ODU ETAOGUNDA

.Temperamental, tem tendência a achar que só ele tem razão. . Tendência a roubos, à cobiça, à avareza.

. Liderança a ferro e fogo.

. Crueldade praticada contra animais.

. Agressões físicas e verbais, distanciamento familiar, mudanças constantes de endereço.

. Falar alto, discordâncias constantes.

ODU IROSUN

. Fazer brincadeiras com a cara dos outros.

. Insatisfação permanente sem razão, incredulidade sem mostrar o porquê.

(38)

. Péssimos companheiros por prazer.

. Gostam de tirar vantagens da desgraça dos outros. . Dificuldades de relacionamentos (amizades).

. Vivem eternos conflitos (remoendo acontecimentos passados, distantes).

. Falsos, mentirosos, intolerantes.

ODU OSHE

. São traídos freqüentemente no amor, no trabalho, com dinheiro, nas amizades.

. Tem problemas de saúde no ventre, coração, fígado, rins, na gravidez e no parto.

. São românticos ao extremo, e com isso, despertam a negatividade por sua fragilidade,pela cobiça e exploração sexual.

. Pensamentos lentos e reações demoradas. . Vazios e tristes, depressão.

ODU OBARA

. A maior dificuldade das pessoas que tem esse Odu como obstáculo é a de lidar com o dinheiro, endividamento, serem enganados financeiramente.

. Dão todo dinheiro que tem para socorrer alguém sem retorno desse capital, vício com jogo, compradores compulsivos, falsa sensação de crescimento financeiro.

. Depressão, angústia, conflitos familiares.

(39)

. Constante implicância com tudo e com todos. . Descontrole emocional.

. Dificuldades em restabelecer a saúde.

. Confusão com vizinhos, confusão com familiares.

. Traição afetiva, solidão no meio de milhões de pessoas, levar as paixões ao extremo.

. Ajudar reclamando sempre.

. Relembrar e viver confusões do passado. . Hipocondríacos.

. Com as palavras destroem a vida dos outros.

ODU EJIONILÉ

. Insatisfação com tudo.

. Constantemente são traídos, sem sorte no amor. . Caem facilmente em armadilhas financeiras. . São inconstantes, avarentos.

. Briguentos e muito falantes. . Gostam muito de destaques.

. São deselegantes com as pessoas.

ODU OSA

.Teimosia, empolgação.

. Sensação de vitória, soberba.

. Incompreensão, isolamento, inveja.

(40)

. Descaramento, orgulho, vaidade.

. As pragas que rogam normalmente voltam contra si.

ODU OFUN

. A vida caminha muito devagar para a conquista de um objetivo. . São rabugentos, influenciáveis.

. Infelizes no amor, acham que podem viver sozinhos. . Problemas com saúde.

. Incansáveis, impaciência. . Problemas na barriga.

. São tristes e de difícil convivência.

ODU OWONRIN

. Sensação de insegurança, dificuldades de relacionamento.

. Sacrifícios impostos por dinheiro, saúde, família, inconformidades pessoais.

. As coisas começam e não terminam.

. Dificuldade em comunicar-se por timidez, medo. . Depressão, fobias de altura e tempestades. . Abandono.

. Perseguição por calúnias e difamações.

ODU EJILASHEBORA

. Mentiras, insatisfação pessoal, insegurança. . Incomodam as outras pessoas.

(41)

. Não medem as conseqüências. . Inconstantes no trabalho.

. Intrigas, agressões verbais.

. Problemas (com dores na cabeça). . Mal agradecidos, traição amorosa.

. Luta contra desemprego, dificuldades em administrar.

ODU ODILOBA

. São submetidos constantemente a acidentes, problemas de pele, estômago, rins, e olhos.

. Traições afetivas por amigos. . Mudança constante de endereço. . Rejeição de familiares.

. Dependência financeira, insegurança, depressão. . Não buscam sabedoria para viver.

. Intranqüilidade no trabalho. . Endividamento.

ODU IKA

. Calculistas, sem escrúpulos, ciumentos, intolerantes, causam intrigas. . Podem cometer atos violentos.

. Fazem-se de lerdos.

. Acidentes com perda de membros. . Incredulidade espiritual.

(42)

. Falta de modéstia, vaidade desmedida. . Vida amorosa confusa, conflitos em família.

ODU EJIOLIGBO

. São descrentes.

. Semeadores de discórdia, insatisfação com o mundo. . Doenças infecto-contagiosas.

. Solidão, profunda depressão. . Exagerados em decorar casas.

. Usam a prosperidade do dinheiro para demonstrar grandeza e humilhar. . Péssimos amantes.

. Distúrbios neurológicos provocados por acidentes ou ingestão de remédios, hipocondríacos.

. Prática de roubo.

ODU ALAFIA

. Ilusões, acreditam em tudo. . Mentiras.

. Disritmia cardíaca. . Amores confusos.

. Qualquer um vira amigo. . Não transmite segurança.

. Permanece pouco tempo no trabalho. . Relações afetivas com pouca duração. . Não conseguem afirmar suas idéias.

(43)

. Falam do que não sabem. . Geram conflitos.

(44)

COMPREENSÃO A RESPEITO DOS ODUS

(45)

6.1. DESTINO

Segundo a definição apresentada pelo novo dicionário Aurélio (2004) da Língua Portuguesa, o destino é uma “sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade; aquilo que acontecerá a alguém; fim ou objeto para que se reserva ou designa alguma coisa...”.

Compreende-se como destino, aquilo que se começa e termina, ou seja, neste mundo o destino tem um tempo para começar e um tempo para terminar. O Destino é implacável: existe um único espírito, para

vários ciclos de nossa existência, e o que nos faz entender o

cumprimento e a obrigação desta importante tarefa é a eliminação dos defeitos psicológicos, através de pequenas e, ás vezes, imperceptíveis ramificações.

Podemos citar como exemplo, um pai ou uma mãe que nas reclamações domésticas, num momento de aborrecimento, diz a um filho: “saia daí menino, senão eu te mato”. Não enxergamos nesse exemplo, que o pai ou a mãe, vai mesmo matar o seu filho, mas o Odu mostra nesta frase muitas vezes cotidiana, que a ira, o ódio se fazem presentes, e essa ação da palavra pode ou poderá vir a acontecer. Mas, na melhor das hipóteses, isso poderá futuramente transformar-se em mágoa, rancor, dissolução de uma família, cada um para o seu lado.

Portanto, o Odu entendido como destino não está associado basicamente na aquisição de um bem, no convívio de doenças graves, em um casamento, uma herança. Essas coisas são inerentes aos seres humanos. O Odu como destino nos apresenta maneiras e formas

(46)

instrutivas para melhor eliminarmos nossos graves defeitos psicológicos, como a ira, o ódio, o ciúme, a possessividade, a luxuria, etc, e procurarmos a cada existência nos tornar pessoas melhores.

6.2. SIGNO - ODU

Compreende-se como Signo-Odu, a relação do ser humano com o ambiente em que vive, o lugar onde nasceu: a “Cidade”, “Estado”, ”País”. O Ponto Cardeal, os graus de Latitude e Longitude, mais ainda, os elementares que comportam esse Signo-Odu: TERRA, FOGO, AR, ÁGUA.

A formação cósmica do céu no dia do seu nascimento, as constelações, os planetas, o sol, a lua e suas influências sobre este Signo-Odu, para que este seja analisado e formalizado de acordo com o dia, mês e ano do seu nascimento.

Sendo assim, de posse desses dados é que se compreende medos, anseios, costumes na formação de um arquétipo, até o entendimento íntimo da nossa própria vida e gerenciamento da nossa existência.

Seremos sempre do mesmo Signo-Odu no aprimoramento e cumprimento do nosso destino. Não importa a época nem o lugar do nosso futuro nascimento. A cada existência os Signos-Odus apresentam maneiras novas para se lidar e melhorar na eliminação de nossos defeitos. Os Signos-Odus não nos revelam, pelo menos nessa existência, o que acontecerá quando o cumprimento do Destino chegar ao fim.

Mas, o mais importante agora é seguir os seus aconselhamentos e nos dedicarmos na formação de pessoas cada vez melhores. Orunmilá

(47)

diz: “A individualidade do ser está inserida na complexidade de se

viver junto”.

6.3. SENHOR

Compreende-se o Odu como “Senhor” porque se tem nele uma esperança divina, a crença em um “Ser Supremo” que nos orienta e aconselha a sermos melhores, desinteressados, auxiliadores e solidários ao Bem.

Se ele nos dá um “Senhor do Bem”, ele nos dá uma missão de amor. O Odu-Senhor é a capacidade de se recorrer a um socorro além dos nossos entendimentos, capaz de nos fortalecer quando chamarmos por socorro. Odu-Senhor é a nossa retaguarda, o nosso puxão-de-orelha na hora certa, o cajado que nos guia, o nosso norte.

6.4. MARCA

Compreende-se o Odu-Marca, porque ali na formação do contexto Destino, Signo, Senhor estará identificando o seu caminho, a sua história, a sua vida, de forma autêntica, intransferível e única.

As histórias têm sempre um caráter universal, de certa forma, os aconselhamentos tornam-se genericamente viáveis a todos os seres humanos, porque na grande maioria das vezes vivemos repetindo o nosso passado, marcados por traumas cheios de defeitos psicológicos, ou seja, filho mata pai, irmão mata irmão, e também, e por esses fatos tão repetitivos e negativos é que os aconselhamentos históricos prevalecem até os dias de hoje.

(48)

Com o entendimento do Odu-Marca compreende-se as formas repetitivas negativas e ruins do passado, os acontecimentos históricos do Odu-Pessoal, mas nos será mostrado a maneira íntima que eu, como ser individual, posso fazer para sair desse universo mesclado do mundo de repetições, tornando-me um ser referencial.

7. OS BÚZIOS

Os Búzios são conchas (caracóis) que são utilizados como Oráculos para identificação dos Odus Primários. A concha é composta de dois lados:

Um lado aberto naturalmente (fala);

Um lado aberto pelo homem para que o búzio possa estar em condição de utilização (fechado).

Búzio Abertura Natural Búzio Aberto pelo Homem

É por esse lado a Esse lado é neutro (Fechado) Identificação do Odu

O lado por onde é feita a leitura é o aberto naturalmente. É utilizado um conjunto de 16 (dezesseis) búzios. A contagem destes búzios abertos naturalmente é que irá nos levar a identificação dos respectivos Odus, e conseqüentemente, a uma resposta.

(49)

Coloque os 16 búzios entre as duas mãos e as feche em forma de concha. Friccione uma na outra para frente e para trás, de maneira que os búzios emitam um som do atrito das conchas. Após uma oração própria são lançados sobre um pano branco, através da abertura das mãos. Após o lançamento é contado o número de búzios abertos naturalmente (de agora em diante chamados de abertos), identificando assim o Odu correspondente.

7.1. Jogo das perguntas e respostas

Você a qualquer momento poderá parar o jogo com os 16 (dezesseis) búzios e utilizar apenas 4 (quatro) búzios para formular perguntas que possam melhorar o seu entendimento.

Ex.: Se o caso de saúde do consulente é grave ou não. Se há mudança de endereço.

Se há separação conjugal, etc.

Segure os 4 (quatro) búzios apenas em uma das mãos, enquanto segura sacuda-os e formule a pergunta que deseja em voz alta. Ao fim da pergunta lance os búzios sobre a mesa do jogo. Na formação desses búzios, abertos e fechados, é que teremos a nossa resposta. Lance os búzios uma única vez para cada pergunta.

(50)

4 búzios fechados Nome da jogada Resposta = NÃO = OPIRA

4 búzios aberto

Resposta = SIM = ALAFIA

2 búzios abertos + 2 búzios fechados

Resposta = Sim = EJIFÉ (Um pouco de Luta)

1 búzio aberto + 3 búzios fechados

Resposta = NÃO = OKAN (Mas os problemas podem se resolver)

(51)

3 búzios abertos + 1 fechado

= ETAWA Resposta =Confusão e aborrecimentos

7.2. Material para o jogo

1 mesa

1 toalha na cor branca

1 fio de contas de 2 cores intercaladas 1 verde claro 1 na cor terra cota ate formar um circulo de aproximadamente de uns 50 cm

1 caneta

1 folha de papel

1 pequena pedra de rio 1 orobo

16 búzios

7.3. O ritual - Oração para o jogo de Búzios

(52)

Todo oráculo tem ligação direta com o sagrado, sendo sua utilização um ato religioso, de fé e crença em OLODUMARE Senhor de todas as coisas. Portanto, a oração inicial é um ato consagratório e de elevação espiritual, onde nos são revelados os segredos, que passam a ser de nossa inteira responsabilidade a divulgação do seu conteúdo.

(SUGESTÃO)

Olodumare senhor de todas as coisas.

Pouse sobre nós a suas bênçãos Orunmila senhor dos destinos nos revele a verdade.

Baralafia guardião do oráculo me permita entender. Meus respeitos aos meus ancestrais.

Meus respeitos aos ancestrais de (dizer o nome do consulente). Meus respeitos as mães ancestrais, não pousem sobre nós.

Olodumare permita que coisas boas aconteçam que todo despertar reúna felicidade.

È sempre justa a mensagem do Odu.

Baralafia,baralafia,baralafia,Odu,Odu,Odu axé (soltar os Búzios dentro do circulo).

(SUGESTÂO)

Meus respeitos ao céu Meus respeitos a terra Meus respeitos a Baba Exu Meus respeitos a Orunmila

(53)

Meus respeitos a Ogun Meus respeitos a Oxum

Meus respeitos ao pai da verdade Meus respeitos a mãe da verdade Meus respeitos a Vida

Meus respeitos a Morte Meus respeitos aos Búzios Possa eu ser o auxiliador na

Interpretação dos Odus para o destino De (Dizer o nome do consulente).

Obs: logo após a reza lançar os Búzios.

7.4. Como jogar

Arrumar a mesa: Forrar a toalha, abrir o fio de contas no centro, colocar no lado superior do círculo a semente de Orobo e a pedra. Anote na folha de papel o nome e a data do nascimento do consulente anotando o Odu Primordial e o Odu de obstáculo.Coloque entre as duas mãos o conjunto dos 16 Búzios e feche-as em forma de conchas, esfregue as mãos para frente e para trás, de maneira que se escute o som do atrito dos Búzios em movimento. Durante esse processo, volte toda a sua atenção para esse momento procurando se concentrar e evocando forças ao criador e fazendo a oração.

(54)

1 BÚZIO ABERTO = OKANRAN 2 BÚZIOS ABERTOS = EJIOKO

3 BÚZIOS ABERTOS = ETAOGUNDA 4 BÚZIOS ABERTOS = IROSUN

5 BÚZIOS ABERTOS = OSHE 6 BÚZIOS ABERTOS = OBARA 7 BÚZIOS ABERTOS = ODI

8 BÚZIOS ABERTOS = EJIONILÉ 9 BÚZIOS ABERTOS = OSA 10 BÚZIOS ABERTOS = OFUN 11 BÚZIOS ABERTOS = OWONRIN

12 BÚZIOS ABERTOS = EJILASHEBORA 13 BÚZIOS ABERTOS = ODILOBA

14 BÚZIOS ABERTOS = IKA

15 BÚZIOS ABERTOS = EJIOLIGBO 16 BÚZIOS ABERTOS = ALAFIA

7.6. Estruturando a leitura do jogo de búzios

Já escrevemos numa folha de papel o nome do nosso consulente e

sua respectiva data de nascimento. Temos agora anotados os Odus Primordial e de Obstáculo.

(55)

1º - O Odu Primordial fala das qualidades e defeitos inseridos no destino do consulente e aponta os aconselhamentos e orientações a serem observadas na evocação da modificação necessária ao ajuste do destino.

Exemplo: se o consulente tem como Odu Primordial o número 12 – Ejilashebora, o Odu fala de uma pessoa que nasceu para ser honesta, sincera e compromissada com a verdade, centrada nas suas palavras ou no empenho delas. Diz o Odu que um erro, por menor que seja, fará com que a pessoa “caminhe para traz”, tendo perdas materiais significantes, mas permite que se a pessoa voltar a enquadrar-se nos moldes do seu destino, recuperará o que perdeu.

Vemos então, que para Ejilashebora como Odu Primordial, o importante é o senso do dever cumprido. O melhor nesse caso é termos coisas boas nas nossas vidas por reconhecimento e mérito. Recuperar o que perdemos depois de cometermos um erro é estar fadado às perturbações da cabeça.

2º - O Odu de Obstáculo fala de conflitos que de tempos em tempos acontecem na vida do consulente. O nosso mundo é feito de repetições, fazemos basicamente as mesmas coisas todos os dias: uma hora estamos bem, outra hora estamos mal. O Odu de obstáculo nos ensina o que fazer para não repetirmos as mesmas dificuldades de antes.

Exemplo: se o consulente tem como Odu de Obstáculo o número 6 – Odu Obara, este Odu avisa que essa pessoa não sabe ou não deve lidar com dinheiro, ela conta com o dinheiro que ainda não existe.

O aconselhamento do Odu é fazer com que o consulente entenda que é importante guardar uma parte para despesas eventuais,

(56)

não fazer compromisso sem a certeza absoluta que terá como honrar seus compromissos. Deve se afirmar que a destruição do caminho desta pessoa está na falsa ilusão de que amanhã o dinheiro aparecerá. Os dias passam rápidos e as dividas caminham depressa, e com isso aborrecimentos no lugar de harmonia, casamentos desfeitos, desconfiança, angustia e tristeza, tudo por tentar os erros do passado achando que podia ser diferente.

7.7. Iniciar o jogo

Faz-se 6 (seis) jogadas com os búzios e marca-se em uma folha de papel os nomes dos Odus: da primeira a terceira jogadas serão anotadas uma abaixo da outra à esquerda do papel, na ordem que apareceram no jogo, e da quarta a sexta jogadas ficarão, respectivamente, a direita da coluna que já está formada.

Ex.: 1a. Ejionile 4ª. Osa

2a. Ika 5ª. Oshe

3ª. Osa 6a. Irosun

A leitura desses Odus será feita uma a uma, da primeira até a sexta jogadas. Primeiro passo é se ter o entendimento dinâmico dos Odus que surgirem no jogo.

Depois, faz-se a leitura dos respectivos Odus de acordo com o seu posicionamento dentro das jogadas, e a partir desse momento, faz-se uma analogia. Conclui-faz-se com o aconfaz-selhamento final para o consulente, buscando sempre coerência e discernimento.

(57)

ENTENDIMENTO DINÂMICO A RESPEITO DOS ODUS

PARA ANALOGIA

8. ENTENDIMENTO DINÂMICO A RESPEITO DOS ODUS PARA ANALOGIA

8.1. ODU OKANRAN

Representação: 01 (um) búzio aberto

Elementos: Terra e Ar, que neste Odu indica perigo, o estrito, a saturação. Ponto Cardeal: Noroeste, que simboliza neste Odu, desvio, descrença,

desanimo.

Conceito de Entendimento: “Única Palavra”, “Primogênito”.

Cores: Vermelho, Preto, aqui significando insubordinação, fanatismo. Aspectos positivos: eloqüência, comunicação e entendimento,

(58)

Aspectos negativos: aborrecimentos, injustiças, violência contra a

mulher, prisões e roubos, fadigas perseguições de inimigos, falência, destruição de um lar, perigo de morte.

Doenças: esgotamento físico e mental, fortes dores de cabeça, febres

muito altas, infecções de garganta, dores abdominais.

Relação com o Destino: seja qual for a sua vontade, o seu poder é

inesgotável, uma vez que não se tome atitudes ruins, molestando ou enganando pessoas. Se atentar para o cuidado com as atitudes procurando resolver tudo com muito cuidado, o caminho poderá estar repleto de êxitos e reconhecimentos. Para isso o aspecto positivo está na sua capacidade de escolha.

Espiritualidade: receber as graças da vida ou as suas maldições estão

restritas ao seu próprio desejo.

Trabalho: trabalhar muitas horas por dia como se estivesse

reaproveitando alguma coisa. Toda economia financeira é muito importante. Cumprir as ordens garante sempre o trabalho. Ser compreensivo é sempre muito importante.

Amor: frustrações, solidão, abandono, relações promíscuas, ligações

afetivas meramente sexuais, muita dificuldade de relacionamento.

Quando surge numa consulta e este está positivo, Orunmilá diz: “O caminho está aberto”. Indica determinação conquista profissional, vitórias sobre demandas judiciais ou não.

Se estiver negativo, Orunmilá diz: “Quem tudo quer tudo pode perder”. Indica grandes perigos, perdas materiais, intrigas, sustos, ambição.

(59)

- Fatalidade - Feitiço

- Solidão, pobreza, egoísmo - Ódio, vergonha pública, aflição - Ambição, teimosia, agitação - Precisa planejar com cuidado - Tristeza, depressão

- Ilusão, Falta de fé

- Preocupações financeiras, perda de emprego - Mudança de ponto de vista

- Controle de orçamento - Inspiração mental

- Espiritualidade mais próxima

- Lutas em negócio, negócios obscuros - Discussão com amigo

- Processo judicial (divórcio) - Cuidados com a reputação

- Alterações na relação de trabalho - Mudança radical de status

- A pessoa é seu próprio inimigo - Hipersensibilidade

- Precisa ser prático

(60)

Representação: 02 (dois) búzios abertos

Elementos: Terra e Ar, que indica tolerância, claridade, devoção.

Ponto Cardeal: Oeste--Noroeste, que neste Odu simboliza a ida e a volta,

o reencontro, reaproximação.

Conceito de Entendimento: “Dualidade”.

Cores: Vermelho, aqui significando criatividade, coragem, resolução. Aspectos positivos: criatividade artística, progresso material, espiritualidade, melhora ou promoção profissional, casamento, aquisição de um bem imóvel, sustentação financeira, equilíbrio emocional.

Aspectos negativos: risco de aborto, partos com problemas, inveja, olho

gordo, fofocas, separação conjugal, inimigos ocultos, morte de pessoa amada, impotência sexual.

Doenças: doenças dos órgãos reprodutores feminino e masculino,

doenças adquiridas nas relações sexuais, diarréias, elefantíase, dificuldades na avidez.

Relação com o Destino: dois caminhos, duas expectativas, aquele que

busca a felicidade e a divide. O importante é dividir, não percebe o perigo, pois divide com qualquer um o seu bom momento. Evitei isso.

Espiritualidade: faz e desfaz confusões, viver as dores dos outros, o que

é um caos.

Trabalho: não deixe nada pela metade se não encontrar satisfação.Mude

logo, mas termine o que tenha começado. Gaste somente o necessário.

Amor: o amar, a educação e alimentação dos filhos são também

complemento de uma felicidade afetiva e sexual.

Quando surge em uma consulta e o jogo está positivo Orunmilá diz: ”Sua força é dominante”. Indica novas amizades, chegada de dinheiro, negatividades afastadas.

(61)

Se estiver negativo, Orunmilá diz: “Seja fiel a ti mesmo”. Indica prisões, brigas, problemas com justiça, alcoolismo, desfechos perigosos, inimigos impiedosos, crimes Pode evidenciar: - Vontade - Persistência - Obstáculos vencidos - Integridade - Boas influências - Caso súbito de amor - Emoções inconstantes - Descuido no trabalho - Vingança, cilada

- Alvo de fofocas, inimigos secretos - Inversão de sentimentos

- Briga e inimizade - Negatividade no amor

- Realidade misturada com ilusão - Abuso da espiritualidade

- Cuidado com quem andas - Transferência no trabalho - Encontros políticos

8.3. ODU ETAOGUNDA

(62)

Elementos: Fogo e Ar, que indica obstáculos, grandes esforços.

Ponto Cardeal: Nordeste. Indica o encontro negativo com atitudes

maléficas, desordem, confusão, caminhar sem destino.

Conceito de Entendimento: “Divisão”, “partir ao meio”. Cores: Preto. Significa ausência, guerra, solidão.

Aspectos positivos: destreza, comunicação e conecções financeiras

importantes, atividades políticas, nascimento de criança, herança, objetivos alcançados.

Aspectos negativos: risco de aborto, partos com problemas, inveja, olho

gordo, fofocas, separação conjugal, inimigos ocultos, morte de pessoa amada, impotência sexual.

Doenças: AVC, infarto do miocárdio, amputação de membros, cirurgias

abdominais, fobias, esquecimento, disritmias cardíacas, infecções anus e reto.

Relação com o Destino: símbolo do poder e de resistência, os desejos

podem ser obtidos desde que as ferramentas sejam usadas beneficamente. Tudo o que se constrói é para durar guardar força e energia é importante para serem usadas mais tarde.

Espiritualidade: toda boa notícia requer atenção. O caminho está na boa

oração, Estás predestinado ao inevitável.

Trabalho: não faça nada pela metade, não seja temperamental com seu

trabalho. Morda a língua, evite discussões. O que é ilegal é imoral, não é trabalho. Paciência para compreender.

Amor: caminho de muitas amizades, muitos namoros e poucos amores.

Quando surge na consulta e o jogo está positivo, Orunmilá diz: “Caminhe tranqüilo para que sua alma não seja observada”. Indica equilíbrio emocional, austeridade nos compromissos. Mas se o jogo estiver

(63)

negativo, Orunmilá diz: “Todos os galos que hoje brigam, um dia foram pintos”. Indica prisão, angústia, muita dificuldade, desordem.

Pode evidenciar: - Oportunidade comercial - Solidão - Viagem a negócios - Novo emprego - Trabalho árduo - Teimosia na opinião - Insatisfação pessoal - Guerras e demandas - Instabilidade emocional - Harmonia, espiritualidade e fé

- Atividades profissionais ligada à mente - Comunicabilidade

- Guerras financeiras - Paixão repentina - Conflitos familiares

- Preocupação com amigo

- Incredulidade, ilusão passageira - Encontro e desencontros

- Criatividade

ODU IROSUN

(64)

Elementos: Terra e Fogo, que neste Odu indica escassez, dificuldade

para a obtenção de recursos.

Ponto Cardeal: Este-Nordeste. Simboliza dificuldades nas conquistas. Conceito de Entendimento: “Vermelho”, “Sempre Vermelho”.

Cores: Vermelho. Significando neste Odu a coragem, ir a luta, a raiva, a

febre.

Aspectos positivos: vitórias pelo esforço, conformação, início de um

novo trabalho ou tarefa profissional, conhecimentos ocultos, aquisição de bens, sorte no jogo.

Aspectos negativos: perigo de acidente, derramamento de sangue,

mulher fofoqueira, homem violento, muita falta de dinheiro, doença grave na família, fundo do poço.

Doenças: derrames, infartos, infecções de urina, hepatite, vômitos,

alcoolismo.

Relação com o Destino: não se achar superior aos outros, ter cuidado

para que suas palavras não agridam aos outros, atenção aos seus modos para que eles não deixem em dúvidas a sua índole, não intimidar ninguém, nada pela força, o amor vence a raiva.

Espiritualidade: o passado lhe causa medo, mas só se aprende com os

erros.

Trabalho: não reclame do trabalho que lhe sustenta. Não gaste tanto,

para que o trabalho não lhe cause problemas financeiros. Use o seu dinheiro para o que realmente precisa.

Amor: verdadeiramente serás amado.

Quando surge na consulta e o jogo está positivo, Orunmilá diz: “Estamos lúcidos”. Indica bom momento para usar a inteligência, personalidade marcante, dinheiro.

(65)

Se o jogo estiver negativo, Orunmilá diz: “A mosca só entra se a boca estiver aberta”. Indica traição, indecisão, falar demais, perda de dinheiro.

Pode evidenciar:

- Problemas com justiça (papéis) - Descontrole emocional, desvio de conduta - Sociedade amigável

- Pouco ganho de dinheiro - Problema com digestão de alimentos - Evitar alimentação com pimenta - Viagem de pouca distância

- Pequenos empreendimentos - Precisa ser mais verdadeiro - Discussão com vizinhos - Discussão tola que vira confusão - Problemas de saúde com sangue - Briga por controle de liderança

- Criatividade para novos empreendimentos - Mudança de humor (depressão)

- Soberba, egoísmo, metódico - Ajuda do estrangeiro

- Mudança de endereço - Organização e método

- Problemas na família, desgaste físico - Perigo de incêndio

(66)

ODU OSHÉ

Representação: 05 (cinco) búzios abertos

Elementos: Ar sobre Ar, que indica fadiga mal estar, desolação, a

incógnita.

Ponto Cardeal: Noroeste. Simboliza divisão, separação, julgamento. Conceito de Entendimento: “Quebrar”; “Partir”.

Cores: qualquer uma que signifique mistério.

Aspectos positivos: inspirações, recuperação de algo que se dava por

perdido, dinheiro.

Aspectos negativos: cirurgias, doenças, perdas, pranto, desunião,

separação conjugal.

Doenças: menstruações excessivas, doenças infecto-contagiosas,

erupções cutâneas, doenças do intestinos, ovário, trompas, gravidez de risco.

Relação com o Destino: não confundir amor e sexo, deve ter calma. Não

usar as intuições negativamente.

Espiritualidade: aprender com o coração. Um momento por vez é o que

mantém o ritmo da vida.

Trabalho: verificar quais são as suas opções de melhorar. Fale com a

alma ao expressar seus pensamentos.

Amor: a compreensão do sentimento está na capacidade de reagir a

qualquer ressentimento evitando-o.

Quando surge na consulta e o jogo está positivo, Orunmilá diz: “Caminho da felicidade”. Indica ordem, espírito de cooperação, objetivos alcançados.

(67)

Se o jogo estiver negativo, Orunmilá diz: “Tudo que é dourado parece ouro”. Indica chantagem emocional, briga, desastres, inconstância, volúvel, falsidade. Pode evidenciar: - Ilusão - Fé, fanatismo - Descontrole emocional - Compulsão, dinâmica - Ganho de dinheiro - Vida longa, vida pacata - Aquisição de bens - Divórcio, infelicidade - Problemas de sangue - Amores passageiros

- Problemas com menstruação - Problemas de barriga

- Intuição, espiritualidade - Acredita demais no outro - Viagens longas e felizes - Viagens curtas e dinheiro - Volta de alguém ausente - Metodologia de trabalho - Realização Profissional - Chegada de criança

(68)

ODU OBARA

Representação: 06 (seis) búzios abertos

Elementos: Ar e Terra, que neste Odu indica vitórias dos objetivos,

crescimento espiritual e material, novas e boas experiências.

Ponto Cardeal: Sul-Sudeste. Simboliza perseguições de “olho gordo”,

inveja e crescimento profissional.

Conceito de Entendimento: “Rei dos Ventos”, “Senhor dos ventos”. Cores: Azul claro que significa boas mudanças, esperança, boa

convivência em grupo.

Aspectos positivos: aquisição de bens, fim de um obstáculo,

crescimento moral, ausência de doenças, melhora pessoal.

Aspectos negativos: deslealdade, imoralidade, perseguição no trabalho,

fim de um romance.

Doenças: infecções do sangue, problemas circulatórios, atrofias,

desnutrição, problemas respiratórios, loucura.

Relação com o Destino: você pode ser verdadeiro, persistente, eterno,

mas também pode ser indefinível, inconstante, levado pela aparência, facilmente confundido, traído pelas coisas que são bonitas. Você deixará uma herança, então faça isso muito bem.

Espiritualidade: como pode perder algo que ainda não achou, acreditar

em você mesmo é sempre muito importante.

Trabalho: participação, competição sadia é importante para desenvolver

o crescimento profissional e de amizades. O que importa é estar ciente que o local de trabalho é para o desenvolvimento de todos.

Amor: desconfiar será que é só isso que você sabe fazer? Há muitas

Referências

Documentos relacionados

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Widespread cigarette smoking will exacerbate worldwide health disparities between nations, leading to an increasing burden of non-communicable diseases in

Tendo sido abordado como se obter o histograma de possíveis estados para a posição final ou estacionária de estoque, o próximo passo é o desenvolvimento da heurística para

Para adicionar parceiros, clique sobre esta opção e aparecerá uma nova janela para introduzir a informação requerida... 5/23  Introduzir os dados de cada um

para Geniuskit bifamiliar Variante para ligação da campainha externa e campainha suplementar para Geniuskit monofamiliar e bifamiliar cadores suplementares para Geniuskit

A incapacidade específica foi avaliada através da Escala Funcional Específica do Paciente 9 , que avalia três atividades em que o paciente sente mais dificuldade de

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados