• Nenhum resultado encontrado

Clipping Eletrônico Domingo dia 02/11/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Clipping Eletrônico Domingo dia 02/11/2014"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Clipping Eletrônico – Domingo – dia 02/11/2014

(2)
(3)

Jornal Em Tempo - Última Hora – Pág. A2 - 02 novembro de 2014

(4)
(5)
(6)

Portal D24AM – Saúde - 02 de novembro de 2014

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/saude/mais-27-casas-serao-vistoriadas-pela-semsa-partir-segunda-feira/123299

Mais de 27 mil casas serão vistoriadas pela Semsa a partir de

segunda-feira

Os imóveis receberão visita de agentes para a identificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e do vírus chikungunya domingo 2 de novembro de 2014 - 7:30 AM

Da Redação / portal@d24am.com

Manaus - A Prefeitura de Manaus inicia na segunda-feira (3) o terceiro

Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2014. O trabalho será realizado por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que vai vistoriar em Manaus 27.094 imóveis selecionados por amostragem. Cada imóvel selecionado receberá a visita de agentes de saúde para a identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e do vírus chikungunya, verificando o grau de

infestação do mosquito e eliminando os criadouros encontrados.

O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, informa que as vistorias serão executadas por 279 profissionais envolvidos diretamente com as ações de campo e que a população deve ficar alerta para receber as equipes durante o período do LIRAa, que segue até o dia 12 de novembro. “O LIRAa é realizado em todo o Brasil, sendo uma das estratégias utilizadas para subsidiar as ações de controle e combate à dengue. Após o levantamento, é possível verificar os bairros e comunidades que mais apresentam risco para a dengue e com essas informações é possível elaborar as ações de prevenção nas áreas prioritárias”, destaca o secretário.

Como o mosquito Aedes aegypti também é um dos transmissores da febre chikungunya, o LIRAa vai possibilitar um retrato real dos riscos para a doença e a elaboração de medidas mais pontuais para a prevenção da circulação do vírus no município de Manaus.

“A febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue e com sintomas quase idênticos: febre alta, acompanhada de dor de cabeça, mialgia (dor muscular), exantema (erupção na pele), conjuntivite e dor nas articulações (poliartrite). Porém, não existe a forma hemorrágica da doença, embora a dor nas articulações possa continuar a atingir o paciente por meses”, disse Homero de Miranda Leão.

(7)

Portal Em Tempo – Dia a Dia - 02 de novembro de 2014

Fonte: http://www.emtempo.com.br/veiculos-sao-encontrados-em-chamas-em-manaus/

Fogo destrói três veículos em Manaus

nov 01, 2014 Destaques, Dia a dia

Quatro veículos pertencentes ao Distrito de Saúde da Zona Centro-Oeste da capital foram encontrados em chamas na madrugada deste sábado (1°) – foto: divulgação

Quatro veículos pertencentes ao Distrito de Saúde da Zona Oeste (Disa Oeste) da capital foram encontrados em chamas na madrugada deste sábado (1°). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (BTAM), a ocorrência foi atendida às 5h13, na rua Comandante Paulo Lasmar, no Conjunto Santos Dumont, bairro da Paz, Zona Centro-Oeste.

Ainda conforme os bombeiros, os veículos de modelo Ford Ranger, cor branca, placa OAI-4920 ;Ford Fiesta, cor vermelha, placa OAN-1868 e Mitsubischi L200, cor branca, placa OAL-9358, tiveram perda total. Um outro veículo L200, também de cor branca, placa OAL- 9648, que também estava no local, teve a lateral esquerda danificada.

Segundo Policiais Militares da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), quatro vândalos teriam invadido o estacionamento do Disa Oeste, que pertence à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), munidos com gasolina.

(8)

Ainda segundo a 17ª Cicom, os suspeitos usaram o combustível para incendiar os carros.

Foram necessários 60 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) e de 4 mil litros de água para apagar as chamas.

O tempo de resposta dos bombeiros foi de 8 minutos.

Os veículos foram entregues ao vigilante do local, identificado como Fábio da Silva Souza.

Portal Acrítica – Manaus - 01 de novembro de 2014

Fonte: http://acritica.uol.com.br/manaus/Vandalos-estacionamento-Disa-Oeste-queimam_0_1240675922.html

Vândalos invadem Disa Oeste, em Manaus, e queimam quatro

carros

Eles usaram combustível para atear fogo em uma Ranger branca,um Fiesta vermelho, e duas L200 brancas. Três dos veículos tiveram perda total

Manaus (AM), 01 de Novembro de 2014 LUCAS JARDIM

(9)

O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas dos veículos (Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Na madrugada deste sábado (1º), um grupo de vândalos invadiu o estacionamento do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), localizado na rua Comandante Paulo Lasmar, conj. Santos Dumont, Zona Centro-Oeste de Manaus, e incendiaram quantro veículos da instituição.

Segundo policiais da 17ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), quatro vândalos invadiram o estacionamento do órgão, que é parte do sistema administrativo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de posse de gasolina. O vigia do local estava sozinho e, segundo a polícia, não pôde fazer nada por estar em menor número.

Eles usaram o combustível para atear fogo em uma Ranger branca, placas OAI-4920, um Fiesta vermelho, placas OAN-1868, e duas L200 brancas, placas OAL-9358 e OAL-9648, veículos oficiais pertencentes à Prefeitura.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e conteve as chamas. De acordo com a corporação, a L200 de placas OAL-9648 ficou com a lateral esquerda parcialmente queimada e todos os demais carros foram totalmente consumidos pelas chamas.

(10)

Portal Rede Tiradentes – Manaus - 01 de novembro de 2014

Fonte: http://www.redetiradentes.com.br/fogo-destroi-tres-veiculos-publicos-em-garagem-de-unidade-de-saude/#.VFYhkxZnAu0

01/11/2014 - 14h09

Fogo destrói três veículos públicos, em garagem de unidade de

saúde, em Manaus

Perda total. Foi o resultado de um incêndio que atingiu três veículos públicos pertencentes à frota da Prefeitura da capital, no final da madrugada deste sábado, na garagem do Distrito de Saúde Oeste. Um outro veículo teve danos parciais.

O incêndio aconteceu por volta das 5h10, na Rua Comandante Paulo Lasmar, no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus. Inicialmente, acredita-se que os veículos tenham sido incendiados, mas ainda não há um ou mais suspeitos.

O fogo foi controlado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBM-AM). Os carros incendiados são uma pick-up Ford Ranger, placa OAI-4920, de cor branca; uma outra pick-up Mitsubischi L200, placa OAL-9358, cor branca, e um Ford Fiesta, placa OAN-1868, de cor vermelha. O quarto veículo atingido, mas que teve o fogo controlado, é uma outra pick-up Mitsubischi L200, placa OAL 9648, cor branca, que sofreu apenas danos na lateral esquerda.

As causas do sinistro ainda vão ser investigadas, mas o prejuízo certamente vai ser bancado pelo rico contribuinte.

(11)

Portal D24AM – Saúde - 01 de novembro de 2014

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/saude/projeto-leva-atendimento-bucal-emergencia/123328

Projeto leva atendimento bucal de emergência

Pelo menos 30 mil pessoas são atendidas em favela, no Rio de Janeiro sábado 1 de novembro de 2014 - 4:45 PM

Agência Brasil / portal@d24am.com

Projeto SOS Dental dá oportunidade a crianças e adultos para receberem atendimento odontológico gratuito no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro. Foto: Flávia Villela/ABr

Rio de Janeiro - Um dentista e uma moto. É assim que um projeto de saúde

bucal, no Rio de Janeiro, oferece tratamento dentário de urgência a cerca de 30 mil pessoas na Vila Cruzeiro, uma das comunidades do Complexo da Penha, na zona norte da cidade.

Criado há cerca de um ano pela organização não governamental SOS Dental, o projeto Dentista na Favela já proporcionou 150 consultas por uma equipe de cinco dentistas. Eles vão até a pessoa com dor de dente, em uma moto com equipamento portátil de atendimento emergencial. Os tratamentos são financiados por comerciantes, associações de moradores e entidades da própria comunidade, que contribuem com mensalidade de R$ 2 por pessoa, e distribuem o benefício para clientes e moradores do local.

(12)

O presidente do Centro Comunitário Vila Cascatinha, Marcos Vinícius Souza da Silva, é um dos parceiros, e diz que os atendimentos são feitos duas vezes por semana, no próprio centro. “Eles dão uma carteirinha, e temos uma cota de 100 moradores por mês. Cada morador tem direito a um atendimento por mês. Essa parceria está sendo maravilhosa, porque aqui nunca teve nada assim para os moradores”, declarou ele.

O estudante Israel Luiz Santos, 11 anos, tratou sua primeira cárie no centro. Ele garantiu que escova os dentes três vezes por dia e passa fio dental, mas admitiu que é amante de doces. “Bala, paçoca, várias coisas”, conta, encabulado. “Já fui três vezes ao dentista. Não tenho medo”, disse o menino. Mas essa não era a única cárie de Israel, lamentou a dentista Patrícia Mello. Ele terá que voltar para tratar mais algumas. Patrícia, que é voluntária há dois anos, falou com orgulho do trabalho que tem desempenhado na Vila Cruzeiro, sobretudo com as crianças.

“De dez crianças que atendemos, oito têm cáries. São pessoas, na maioria, em situação de risco social, que não têm, às vezes, nem condições de ir a um posto de saúde ou a um hospital público, pois vêm de famílias desestruturadas”, explicou. “Então, tentamos fazer um tratamento adequado dentro dos procedimentos de urgência. Sou apaixonada pelo que faço”, declarou.

Uma das fundadoras da SOS Dental, a empresária Alessandra Martins, explicou que a ideia do projeto veio da constatação de que somente um percentual pequeno da população pode pagar por consultas de emergência, quando o assunto é dente, já que não existe emergência gratuita de saúde bucal. Ela e o marido, que é dentista, têm uma empresa de urgência odontológica domiciliar.

Portal D24AM – Saúde - 01 de novembo de 2014

Fonte: http://new.d24am.com/noticias/saude/vitaminas-excesso-podem-causar-transtornos-hipervitaminoses/123283

Vitaminas em excesso podem causar transtornos ou

hipervitaminoses

Encontrados nas formas líquida, comprimidos, cápsulas ou até mesmo em pó, suplementos devem ser tomados com indicação médica

sábado 1 de novembro de 2014 - 1:30 PM

(13)

Encontrados nas formas líquida, comprimidos, cápsulas ou até mesmo em pó, suplementos devem ser tomados com indicação médica. Foto: Reprodução/Estadão Conteúdo

São Paulo - Com lugares destacados nas gôndolas de farmácias, os

polivitamínicos prometem suprir necessidades diárias de diversas vitaminas. Encontrados nas formas líquida, comprimidos, cápsulas ou até mesmo em pó, estes suplementos devem ser tomados apenas com indicação médica, assim como qualquer outro medicamento.

“Se a pessoa já tem uma alimentação saudável e não tem nenhum problema de saúde, não é necessário tomar a suplementação”, alerta a nutróloga Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Em entrevista ao programa Rota Saudável, da Rádio Estadão, a nutricionista Cassiane Fagundes explica que vitaminas e sais minerais em excesso podem causar transtornos ou hipervitaminoses. Desta forma, a consulta a um médico é indispensável para que não haja nenhum problema futuro.

Hoje, as fabricantes têm como base o índice de Ingestão Diária Recomendada (IDR), já estabelecido por regras internacionais e supervisionado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Andrea Pereira reitera que a quantidade indicada pelo médico e nas embalagens deve ser respeitada pelo paciente, para que não haja intoxicação ou qualquer outra reação adversa.

Pessoas que sofrem com queda de cabelo, têm unhas quebradiças, formigamento e dores frequentes devem procurar um médico para fazer os devidos exames. Caso seja detectada alguma deficiência de vitaminas, será

(14)

indicada a suplementação correta, de acordo com as necessidades do paciente. A indicação de Andrea é que o paciente prefira os polivitamínicos de absorção lenta, em forma de comprimidos, por exemplo.

Cassiane Fagundes aponta que o ideal é tomar o suplemento juntamente com as principais refeições para garantir uma melhor absorção. “A comida é a base, a suplementação é apenas uma ajuda”, aconselha.

Engorda ou não engorda? Segundo Andrea Pereira, do Hospital Israelita Albert Einstein, a ingestão de polivitamínicos não faz com que a pessoa engorde. “Antigamente o estimulante de apetite era confundido com os polivitamínicos. A vitamina não engorda nem aumenta o apetite do paciente”, diz.

Clipping realizado por Guto Vasconcellos Departamento de Comunicação – Semsa / PMM

Referências

Documentos relacionados

11 de junho, sábado 02 de outubro, domingo 11 de outubro, terça feira 16 de outubro, domingo 02 de outubro, domingo 25 de março, sexta feira 30 de abril, sábado 13 de junho,

A carreta ficará na Praça da Matriz este mês e vai oferecer consultas médicas, exames de ultrassonografia e coleta de material para exames laboratoriais como parte

Para um processo seletivo em que o Programa define o número de vagas disponíveis para o programa como um todo, por área de concentração ou por linha de pesquisa, a

A partir da década de 1970, ocorreram algumas mudanças na condução da política de proteção social, desde a incorporação de outros grupos populacionais, como os trabalhadores

Os principais achados do presente estudo são: 1) indivíduos com DM não tabagistas e sem neuropatia autonômica cardiovascular apresentaram desempenho similar ao

No ano de 2019, verifica-se uma redução de 6,58% de kWh consumidos face ao ano anterior, no entanto, devido à atualização dos preços, existiu um aumento de 12,48 % da fatura

Em geral, a fauna cavern´ıcola de S˜ ao Desid´ erio apresen- tou - se extremamente relevante, com registro de v´ arios trogl´ obios, v´ arias esp´ ecies novas para a ciˆ encia,

A coabitação ocorreu para todas as espécies estudadas e aquelas mais abundantes e de maior ocorrência nas cavernas foram, logicamente, as que mais coabitaram com outras