• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ferramentas da Qualidade Parte 3. Prof. Fábio Arruda

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão da Qualidade. Ferramentas da Qualidade Parte 3. Prof. Fábio Arruda"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ADMINISTRAÇÃO

GERAL

Prof. Fábio Arruda

Gestão da Qualidade

Ferramentas da Qualidade – Parte 3

(2)

Ferramentas da Qualidade

3- Diagrama de Causa e Efeito

Quando tratamos especificamente do assunto “processos”, definimos “produto” como o resultado de um processo. O processo é causa, enquanto o produto é o efeito ou a consequência.

A separação em causas (antecedentes) e efeitos (consequentes) nos permitirá um ótimo arranjo para a análise pretendia. Imaginemos, portanto, que o nosso ambiente de análise esteja dividido em duas regiões:

(3)

Ferramentas da Qualidade

• Região das causas (os fatores e as condições originais da transformação ou processo, que antecedem o efeito).

• Região dos efeitos (a consequência dos processos, isto é, os produtos das combinações e interações das causas).

Esse arranjo foi idealizado por Kaoru Ishikawa, com o fim de estabelecer a ferramenta Diagrama de Causa e Efeito, assim supondo que existirá sempre uma relação de causa e efeito direta em todas as transformações de nosso interesse.

(4)

Ferramentas da Qualidade

O Diagrama de Causa e Efeito é também conhecido pelos nomes de Diagrama Espinha de Peixe, Diagramas de Ishikawa ou apenas Ishikawa.

Dentre as inúmeras vantagens de utilizar os Diagramas de Causa e Efeito, as seguintes são evidentes:

• Possibilidade de mostrar graficamente todos os fatores contribuintes bem como as suas relações;

• Possibilidade de identificar as áreas-problema, onde os dados devem ser coletados e analisados.

(5)

Ferramentas da Qualidade

Kaoru Ishikawa propôs algumas variações muito simples, úteis e práticas de Diagramas de Causa e Efeito, específicos para algumas finalidades mais comuns. Dentre os tipos mais conhecidos, quatro são muito úteis para a identificação, análise e solução de problemas.

a) Diagrama de Causa e Efeito Convencional; b) Diagrama de Causa e Efeito de 4M;

c) Diagrama de Causa e Efeito de 6M e

(6)

Ferramentas da Qualidade

a) Diagrama de Causa e Efeito Convencional

Para considerar a construção deste diagrama, consideremos a análise de um problema que pode acontecer a todos nós: o motor do carro não pega.

Observemos que as causas do exemplo foram organizadas nos seus sistemas lógicos (ou módulos), específicos da engenharia de um motor de automóvel.

(7)

Ferramentas da Qualidade

(8)

Ferramentas da Qualidade

b) Diagrama de Causa e Efeito de 4M

Este diagrama é muito semelhante ao anterior e bastante aplicado ao estudo das causas de defeitos em sistemas complexos ou modulares. Na década de 1950, os japoneses convencionaram que as causas dos defeitos poderiam ser ter quatro possíveis origens: Mão de obra (Man), Método e sistemas (Method & Systems), Máquina (Machine) e Material (Material).

(9)

Ferramentas da Qualidade

(10)

Ferramentas da Qualidade

Posteriormente à formulação original de Ishikawa, outros autores sugeriram incluir novos fatores de análise. Destes, para alguns tipos de problema, particularmente de natureza industrial, julgamos útil considerar o meio ambiente (frio, calor, vibração, umidade, ruído, etc) e a medida (instrumento padrão, condições, inspeção, etc), surgindo, então, também, a denominação Diagrama de Causa e Efeito 6m.

Todavia, para a maioria dos problemas apenas a consideração dos 4M

pode ser suficiente.

(11)

Ferramentas da Qualidade

c) Diagrama de Causa e Efeito 6M

A composição desse diagrama considera que os problemas podem ser classificados em seis tipos diferentes de causas, que são: a Mão-de-Obra (refere-se ao nível de qualificação do executor do processo) o Método (o processo para executar o trabalho), a Máquina (que pode ser a falta de manutenção ou a operação errada da mesma), o Material (baixo nível da qualidade da matéria-prima utilizada no processo), a Medida (que são as decisões sobre o processo) e o Meio Ambiente (qualidade ou não do ambiente corporativo).

(12)

Ferramentas da Qualidade

(13)

Ferramentas da Qualidade

d) Diagrama de Causa e Efeito Sequencial

Este diagrama presta-se muito bem para sequenciar atividades de processos (que pode ajudar o workflow). Por inusitado que possa parecer, é raro que as pessoas consigam criar o Diagrama Sequencial dos processos que executam.

Para demonstrar a construção deste diagrama, considere as etapas do ciclo de vida de um ser humano, conforme a seguir:

(14)

Ferramentas da Qualidade

Referências

Documentos relacionados

O primeiro teste foi realizado, acrescentando-se a bacitracina fornecida pelo fabricante (bacitraci- na USP e aglutinante inerte) e 1,5 ml de saliva, ao tubo A-1, que foi fechado

Este trabalho pretende contribuir com o desenvolvimento do Turismo em Caverna, Espeleoturismo, a partir da avaliação da percepção de qualidade de serviços pelos visitantes

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

a) Carlos mobilou o consultório com luxo. Indica o tipo de sujeito das seguintes frases.. Classifica as palavras destacadas nas frases quanto ao processo de formação de palavras..

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Ex- Integrante do GIA (Grupo de Interferência Ambiental de Salvador), e coordenadora da Mostra Helio Oiticica de Artes Visuais da II Bienal da UNE, artista de