• Nenhum resultado encontrado

FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FECOMÉRCIO VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: EDITORIA: ECONOMIA"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

FECOMÉRCIO

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 17.06.15 EDITORIA: ECONOMIA

(2)

VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: 17.06.15 EDITORIA: CIDADES

(3)

VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: 17.06.15 EDITORIA: CIDADES

(4)

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 17.06.15 EDITORIA: NOTAS E COMENTÁRIOS

(5)

VEÍCULO: O MOSSOROENSE DATA: 17.06.15 EDITORIA: EMERY COSTA

(6)

VEÍCULO: JORNAL DE FATO.COM DATA: 17.06.15 EDITORIA: CÉSAR SANTOS

(7)

VEÍCULO: BLOG DO SIDNEY SILVA DATA: 17.06.15 » São João do Comerciário acontece em Natal, Mossoró e Caicó

O evento do Sistema Fecomércio, realizado pelo Sesc RN, propõe a valorização das tradições juninas e a integração entre comerciários

As festas juninas tão tradicionais na região nordeste não poderiam ficar de fora do calendário do Serviço Social do Comércio. Na próxima quarta-feira (17/06), acontece o 1º São João do Comerciário em Natal, com acesso gratuito e aberto ao público, a partir das 17h, no Sesc Centro (Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta).

“No Nordeste brasileiro, os festejos juninos têm uma importância cultural e turística enormes. Neste contexto, buscamos promover este momento de lazer e

congraçamento aos comerciários, que são nosso público alvo, como forma de garantir a eles que possam desfrutar do clima típico desta época do ano com uma estrutura aconchegante e digna, além de produtos e serviços de qualidade e a preços subsidiados, que são característicos do trabalho do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc”, explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

A programação do evento promete não deixar ninguém parado, com as quadrilhas estilizadas (São João e de alunos da Escola Sesc Zona Norte) e improvisada com o público presente que quiser participar. Também teremos: sorteio de balaios, escolha do rei e da rainha do milho, venda de comidas típicas, aula de dança, venda de balaios, trio de sanfoneiros e muito forró pé de serra.

Ainda no clima junino, durante as sextas-feiras de junho, a partir das 12h30, no Sesc Restaurante da Av. Rio Branco, acontece a pescaria junina. São 13 peixes, sendo seis premiados. O ganhador precisa ter habilidade de pescador e uma pitada de sorte.

A animação também é garantida no interior, com as festas no dia 25 (quinta-feira), no Sesc Seridó (Caicó), e no dia 26 (sexta-feira), no Sesc Mossoró. Ambas abertas ao público com acesso gratuito.

Serviço:

O quê? São João do Comerciário (Natal)

Quando?

Natal – 17/06 (quarta-feira) | 17h às 21h30

(8)

Mossoró – 26/06 (sexta-feira) | a partir das 19h

Onde?

·Sesc Centro. Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta.

·Sesc Seridó (Caicó). Rua Washington Luiz, nº. 55. Boa Passagem

·Sesc Mossoró. Rua. Dr. João Marcelino, s/n. Nova Betânia.

Acesso gratuito.

(9)

VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 17.06.15

Vendas do comércio varejista do RN sofrem queda de 5,9%

Seguindo a tendência nacional, as vendas do comércio varejista do Rio Grande do Norte registraram queda em abril deste ano. De acordo com o IBGE, a retração no RN foi de 5,9%, um pouco melhor do que o índice nacional também negativo de -8,5%, em abril deste ano.

Vendas estão em baixa no RN (Foto: Alberto Leandro)

No mês de abril, a atividade de móveis e eletrodomésticos, com variação de -16,0% no volume de vendas em relação a abril do ano passado, registrou o maior impacto negativo. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, as taxas foram de 8,9% e -3,9%, respectivamente. Tal comportamento pode ser atribuído à retirada gradual dos incentivos (redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI)

direcionados à linha branca, somada à redução da massa de rendimento (-3,8% sobre abril de 2014, segundo a PME) e ao menor ritmo de crescimento do crédito.

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com taxa de -2,3% no volume de vendas em abril de 2015 sobre igual mês do ano anterior, foi a segunda maior contribuição negativa na formação da taxa. Em termos de resultados acumulados, a atividade apresentou variação no ano de -1,6% e de -0,6% nos últimos 12 meses. Apesar do crescimento dos preços de alimentação no domicílio se encontrar abaixo da média geral, este desempenho foi influenciado pelo menor poder de compra da população.

(10)

Tecidos, vestuário e calçados foram responsáveis pela terceira maior participação negativa na composição do índice geral do varejo, com variação de -7,5% em relação a igual mês do ano anterior, acumulando -4,2% no ano e -1,9% nos últimos 12

meses. Mesmo com os preços de vestuário se posicionando abaixo do índice geral de inflação (variações respectivamente de 3,6% e 8,2% no acumulado dos últimos 12 meses, até abril, segundo o IPCA), esta atividade vem apresentando desempenho negativo e inferior à média geral do comércio varejista.

O segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou taxa de -2,1% no volume de vendas em relação a abril de 2014, respondendo pela quarta maior contribuição negativa à taxa global do varejo. A taxa de crescimento acumulada no ano (-2,1%) e a dos últimos 12 meses (-0,1%), reflete o comportamento do crescimento dos preços de combustíveis acima da média, com 8,5% de variação em 12 meses, contra os 8,2% do índice geral, segundo o IPCA.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, setor com a maior participação positiva, apresentou taxa de 6,2% na relação abril 2015/abril 2014, e taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses de 5,9% e 7,5%, respectivamente. O desempenho setorial favorável desta atividade pode ser atribuído, especialmente, ao caráter de uso essencial de seus produtos e à variação de preços de

medicamentos abaixo do índice geral.

Marcelo Queiroz comentou os dados do varejo no RN (Foto: Divulgação)

O volume de vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com aumento de 2,7% frente a abril de 2014, registrou a segunda maior participação positiva. Os resultados em termos acumulados, variação de 13,5% no ano e de 2,9% nos últimos 12 meses, podem ser explicados pelo comportamento dos preços dos computadores, um dos principais itens que compõem a atividade.

Análise

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirmou que a retração de abril era esperada, por não possuir no calendário datas com forte apelo

comercial. Mesmo no cenário com números pessimistas, Queiroz é confiante que o quadro de vendas poderá ser revertido no futuro.

“Temos, em maio e junho, duas datas fortes de vendas, que são os dias das Mães e dos Namorados, nas quais registramos altas, embora menores que as de 2014. Eu acredito que fecharemos o primeiro semestre deste ano com um pequeno

crescimento de vendas, na casa dos 2% que seria menor que os 3,2% que registramos de alta no primeiro semestre de 2014. Esta, aliás, é a projeção que fazemos para o ano. Crescer, mas crescer menos que o crescimento de 2014 inteiro, que foi de 2,2%. Projetamos para o ano inteiro de 2015, alta em torno de 1,5%, que

(11)

seria digna de ser comemorada”, analisou Marcelo Queiroz.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do RN, George Ramalho, classificou como “assustador” o cenário econômico brasileiro, iniciado no final de 2014. Ele espera que no segundo semestre “acenda uma luz” animadora nas vendas.

“A gente espera que a demanda reprimida nesse período volte a comprar. Esse momento é muito difícil, as pessoas estão sem dinheiro, endividadas, o nível de economia caiu, a economia está parada”, declarou.

George Ramalho analisou que a situação do estado está pior do que o Brasil, mas ressaltou os feitos do governador Robinson Faria para aquecer a economia, principalmente no setor turístico.

“O RN é um estado pequeno, qualquer sopro é sentido, se houver investimento o quadro é mudado. Nosso estado tem vocação para o turismo, tanto de lazer como de eventos, se conseguir resultado no setor, tudo acontece. A cidade tendo movimentação turística, repercute diretamente no comércio”, detalhou.

Atualizado em 16 de junho às 17:02

(12)

VEÍCULO: PORTAL MERCADO ABERTO DATA: 16.06.15

16/06/2015 16h46 - Atualizado em 16/06/2015 16h49

Varejo potiguar registra retração nas vendas em abril, mas quadro ainda é melhor que média nacional

Segundo o IBGE, no país as vendas despencaram -8,5% em abril e o acumulado do ano e aponta queda de -6,1%

As vendas do Comércio Varejista Ampliado no Rio Grande do Norte registraram uma queda em abril, segundo o IBGE. A retração no quarto mês do ano foi de -5,9%, o que levou o acumulado de 2015 novamente para um número negativo: -0,6%. Os percentuais potiguares retratam o quadro de instabilidade econômica nacional mas ainda mostram uma situação melhor que a média brasileira. Segundo o mesmo IBGE, no país as vendas despencaram -8,5% em abril e o acumulado do ano e aponta queda de -6,1%.

O número de abril chega após um respiro do varejo verificado em março, quando a alta de 7,1% havia devolvido o balanço do ano ao patamar dos números positivos, situação que é minimizada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

"Nós sabíamos que o número de março era atípico e havia sido provocado por questões como o efeito calendário (o fato de que o Carnaval deste ano aconteceu em fevereiro e o do ano passado em março, fazendo com que o terceiro mês deste ano tivesse mais dias úteis). A retração de abril, que é um mês no qual não temos datas fortes de apelo comercial, era esperada. Mas continuamos otimistas de que este quadro de desaceleração de vendas poderá ser revertido em breve. Temos, em maio e junho, duas datas fortes de vendas, que são os dias da Mães e dos

Namorados, nas quais registramos altas, embora menores que as de 2014. Eu acredito que fecharemos o primeiro semestre deste ano com um pequeno crescimento de vendas, na casa dos 2% que seria menor que os 3,2% que registramos de alta no primeiro semestre de 2014. Esta, aliás, é a projeção que fazemos para o ano. Crescer, mas crescer menos que o crescimento de 2014 inteiro, que foi de 2,2%. Projetamos para o ano inteiro de 2015, alta em torno de 1,5%, que seria digna de ser comemorada", afirma Queiroz.

Setores

No mês de abril, a atividade de móveis e eletrodomésticos, com variação de -16,0% no volume de vendas em relação a abril do ano passado, registrou o maior impacto

(13)

negativo. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, as taxas foram de 8,9% e -3,9%, respectivamente. Tal comportamento pode ser atribuído à retirada gradual dos incentivos (redução do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI)

direcionados à linha branca, somada à redução da massa de rendimento (-3,8% sobre abril de 2014, segundo a PME) e ao menor ritmo de crescimento do crédito.

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com taxa de -2,3% no volume de vendas em abril de 2015 sobre igual mês do ano anterior, foi a segunda maior contribuição negativa na formação da taxa. Em termos de resultados acumulados, a atividade apresentou variação no ano de -1,6% e de -0,6% nos últimos 12 meses. Apesar do crescimento dos preços de alimentação no domicílio se encontrar abaixo da média geral, este desempenho foi influenciado pelo menor poder de compra da população.

Tecidos, vestuário e calçados foram responsáveis pela terceira maior participação negativa na composição do índice geral do varejo, com variação de -7,5% em relação a igual mês do ano anterior, acumulando -4,2% no ano e -1,9% nos últimos 12

meses. Mesmo com os preços de vestuário se posicionando abaixo do índice geral de inflação (variações respectivamente de 3,6% e 8,2% no acumulado dos últimos 12 meses, até abril, segundo o IPCA), esta atividade vem apresentando desempenho negativo e inferior à média geral do comércio varejista.

O segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou taxa de -2,1% no volume de vendas em relação a abril de 2014, respondendo pela quarta maior contribuição negativa à taxa global do varejo. A taxa de crescimento acumulada no ano (-2,1%) e a dos últimos 12 meses (-0,1%), reflete o comportamento do crescimento dos preços de combustíveis acima da média, com 8,5% de variação em 12 meses, contra os 8,2% do índice geral, segundo o IPCA.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, setor com a maior participação positiva, apresentou taxa de 6,2% na relação abril 2015/abril 2014, e taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses de 5,9% e 7,5%, respectivamente. O desempenho setorial favorável desta atividade pode ser atribuído, especialmente, ao caráter de uso essencial de seus produtos e à variação de preços de

medicamentos abaixo do índice geral.

O volume de vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com aumento de 2,7% frente a abril de 2014, registrou a segunda maior participação positiva. Os resultados em termos acumulados, variação de 13,5% no ano e de 2,9% nos últimos 12 meses, podem ser explicados pelo comportamento dos preços dos computadores, um dos principais itens que compõem a atividade.

Fonte: Fecomércio-RN Classificação: Positiva

(14)

VEÍCULO: PORTAL MERCADO ABERTO DATA: 16.06.15 16/06/2015 15h09

Marcelo Queiroz assume compromisso de somar esforços em prol da conquista do Hub da LaTam para o RN

Presidente do Sistema Fecomércio participou nesta segunda-feira de reunião com classes política e empresarial do estado, a convite do Governador Robinson Faria

O esforço conjunto das classes política e empresarial em torno da atração para o Rio Grande do Norte do Hub da companhia aérea LaTam foi selado em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira, 15, na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Governo do Estado. O presidente do Sistema Fecomércio atendeu à convocação do governador Robinson Faria e se fez presente ao encontro, ratificando o apoio e o empenho da entidade na luta.

Estiveram presentes no encontro, ainda, seis dos oito deputados federais potiguares (apenas Rogério Marinho e Betinho Segundo não compareceram), os três senadores da bancada federal, cerca de 14 deputados estaduais, os prefeitos de Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Macaíba e inúmeras lideranças empresariais.

Foi formalizada na reunião a criação da Unidade Gestora de Projetos Estruturantes, que terá reuniões periódicas e é composta pelos secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Turismo, Ruy Gaspar; de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cordeiro; de Tributação, André Horta; e do Gabinete Civil; Tatiana Mendes Cunha. Além disso, o grupo de trabalho terá representantes das prefeituras de Natal, São Gonçalo, Macaíba e Parnamirim, e das federações do Comércio, das Indústrias, da Agricultura, dos Transportes, e das CDLs.

Embora fosse um dos pontos da pauta do encontro, o fato de o Rio Grande do Norte ter ficado de fora do Plano de Concessões em Obras de Infraestrutura recentemente anunciado pelo Governo Federal, acabou ficando em Segundo plano, uma vez que praticamente todos os participantes concordaram que o foco agora é viabilizar a vinda deste Hub.

"Trazer o centro de passageiros e cargas da LaTam para o estado é fundamental para darmos um salto em nossa economia. Os números são

impressionantes e o impacto que o projeto terá em vários setores do nosso estado é imenso. Não tenho dúvidas de que, junto com este hub, teremos inúmeros projetos atrativos para serem oferecidos em concessão para investimentos privados dentro deste novo modelo adotado pelo Governo Federal. Portanto, focar no Hub agora é o mais sensato a ser feito", afirmou o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

(15)

O presidente também fez questão de colocar todo o Sistema Fecomércio,

juntamente com sua expertise em formação de mão de obra, à disposição da luta pelo projeto. "O Senac tem reconhecida excelência na formação de mão de obra também para o setor de Serviços, que deverá ser fortemente demandado com o Hub. Poderemos ser um parceiro importante nesta luta", pontuou Queiroz.

"Gostaria, ainda, de parabenizar o governador Robinson Faria pela iniciativa de ampliar o debate e a união de esforços em torno de temas tão importantes para a economia do nosso estado. Não tenho dúvidas de que saímos daqui muito mais fortes para encarar estas batalhas e sair vencedores delas", finalizou o presidente.

Fonte: Fecomércio-RN

(16)

VEÍCULO: PORTAL NO MINUTO.COM DATA: 16.06.15

Vendas do varejo potiguar registraram queda em abril - Notícias - Economia - Nominuto.com

FD/Economia

A retração no quarto mês do ano foi de -5,9%, o que levou o acumulado de 2015 novamente para um número negativo: -0,6%.

As vendas do Comércio Varejista Ampliado no Rio Grande do Norte

registraram uma queda em abril, segundo o IBGE. A retração no quarto mês do ano foi de -5,9%, o que levou o acumulado de 2015 novamente para um número

negativo: -0,6%. Os percentuais potiguares retratam o quadro de instabilidade econômica nacional mas ainda mostram uma situação melhor que a média

brasileira. Segundo o mesmo IBGE, no país as vendas despencaram -8,5% em abril e o acumulado do ano e aponta queda de -6,1%.

O

número de abril chega após um respiro do varejo verificado em março, quando a alta de 7,1% havia devolvido o balanço do ano ao patamar dos números positivos, situação que é minimizada pelo presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz.

(17)

sabíamos que o número de março era atípico e havia sido provocado por questões como o efeito calendário (o fato de que o Carnaval deste ano aconteceu em

fevereiro e o do ano passado em março, fazendo com que o terceiro mês deste ano tivesse mais dias úteis). A retração de abril, que é um mês no qual não temos datas fortes de apelo comercial, era esperada. Mas continuamos otimistas de que este quadro de desaceleração de vendas poderá ser revertido em breve. Temos, em maio e junho, duas datas fortes de vendas, que são os dias da Mães e dos

Namorados, nas quais registramos altas, embora menores que as de 2014. Eu acredito que fecharemos o primeiro semestre deste ano com um pequeno crescimento de vendas, na casa dos 2% que seria menor que os 3,2% que registramos

de alta no primeiro semestre de 2014. Esta, aliás, é a projeção que fazemos para o ano. Crescer, mas crescer menos que o crescimento de 2014 inteiro, que foi de 2,2%. Projetamos para o ano inteiro de 2015, alta em torno de 1,5%, que seria digna de ser comemorada”, afirma Queiroz.

Setores

No

mês de abril, a atividade de móveis e eletrodomésticos,

com variação de -16,0% no volume de vendas em relação a abril do ano passado, registrou o maior impacto negativo. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, as taxas foram de -8,9% e -3,9%, respectivamente. Tal comportamento pode ser atribuído à retirada gradual dos incentivos (redução do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI) direcionados à linha branca, somada à redução da massa de rendimento (-3,8% sobre abril de 2014, segundo a PME) e ao menor ritmo de crescimento do crédito.

O

segmento de hipermercados, supermercados,

produtos alimentícios, bebidas e fumo, com taxa de -2,3% no

volume de vendas em abril de 2015 sobre igual mês do ano anterior, foi a segunda maior contribuição negativa na formação da taxa. Em termos de resultados

acumulados, a atividade apresentou variação no ano de -1,6% e de -0,6% nos últimos 12 meses. Apesar do crescimento dos preços de alimentação no domicílio se encontrar abaixo da média geral, este desempenho foi influenciado pelo menor poder de compra da população.

Tecidos, vestuário e calçados foram responsáveis pela terceira maior participação negativa na

composição do índice geral do varejo, com variação de -7,5% em relação a igual mês do ano anterior, acumulando -4,2% no ano e -1,9% nos últimos 12 meses. Mesmo com os preços de vestuário se posicionando abaixo do índice geral de inflação (variações respectivamente de 3,6% e 8,2% no acumulado dos últimos 12

(18)

meses, até abril, segundo o IPCA), esta atividade vem apresentando desempenho negativo e inferior à média geral do comércio varejista.

O

segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou taxa de -2,1% no volume de vendas em relação a abril de 2014, respondendo pela quarta maior contribuição negativa à taxa global do varejo. A taxa de crescimento acumulada no ano (-2,1%) e a dos últimos 12 meses (-0,1%), reflete o comportamento do

crescimento dos preços de combustíveis acima da média, com 8,5% de variação em 12 meses, contra os 8,2% do índice geral, segundo o IPCA.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, setor com a maior participação positiva, apresentou taxa de 6,2% na relação abril 2015/abril 2014, e taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses de 5,9% e 7,5%, respectivamente. O desempenho setorial favorável desta atividade pode ser atribuído, especialmente, ao caráter de uso essencial de seus produtos e à variação de preços de medicamentos abaixo do índice geral.

O

volume de vendas de equipamentos e materiais para

escritório, informática e comunicação, com aumento de 2,7%

frente a abril de 2014, registrou a segunda maior participação positiva. Os

resultados em termos acumulados, variação de 13,5% no ano e de 2,9% nos últimos 12 meses, podem ser explicados pelo comportamento dos preços dos

computadores,

um dos principais itens que compõem a atividade.

(19)

VEÍCULO: BLOG DO BG DATA: 16.06.15

Varejo potiguar registra retração nas vendas em abril,

mas quadro ainda é melhor que média nacional

As vendas do Comércio Varejista Ampliado no Rio Grande do Norte registraram uma queda em abril, segundo o IBGE. A retração no quarto mês do ano foi de -5,9%, o que levou o acumulado de 2015 novamente para um número negativo: -0,6%. Os percentuais potiguares retratam o quadro de instabilidade econômica nacional mas ainda mostram uma situação melhor que a média brasileira. Segundo o mesmo IBGE, no país as vendas despencaram -8,5% em abril e o acumulado do ano e aponta queda de -6,1%.

O número de abril chega após um respiro do varejo verificado em março, quando a alta de 7,1% havia devolvido o balanço do ano ao patamar dos números positivos, situação que é minimizada pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

“Nós sabíamos que o número de março era atípico e havia sido provocado por questões como o efeito calendário (o fato de que o Carnaval deste ano aconteceu em fevereiro e o do ano passado em março, fazendo com que o terceiro mês deste ano tivesse mais dias úteis). A retração de abril, que é um mês no qual não temos datas fortes de apelo comercial, era esperada. Mas continuamos otimistas de que este quadro de desaceleração de vendas poderá ser revertido em breve. Temos, em maio e junho, duas datas fortes de vendas, que são os dias da Mães e dos

Namorados, nas quais registramos altas, embora menores que as de 2014. Eu acredito que fecharemos o primeiro semestre deste ano com um pequeno crescimento de vendas, na casa dos 2% que seria menor que os 3,2% que registramos de alta no primeiro semestre de 2014. Esta, aliás, é a projeção que fazemos para o ano. Crescer, mas crescer menos que o crescimento de 2014 inteiro, que foi de 2,2%. Projetamos para o ano inteiro de 2015, alta em torno de 1,5%, que seria digna de ser comemorada”, afirma Queiroz.

Setores

No mês de abril, a atividade de móveis e eletrodomésticos, com variação de -16,0% no volume de vendas em relação a abril do ano passado, registrou o maior impacto negativo. No acumulado do ano e dos últimos 12 meses, as taxas foram de 8,9% e -3,9%, respectivamente. Tal comportamento pode ser atribuído à retirada gradual dos incentivos (redução do Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI)

direcionados à linha branca, somada à redução da massa de rendimento (-3,8% sobre abril de 2014, segundo a PME) e ao menor ritmo de crescimento do crédito.

(20)

fumo, com taxa de -2,3% no volume de vendas em abril de 2015 sobre igual mês do ano anterior, foi a segunda maior contribuição negativa na formação da taxa. Em termos de resultados acumulados, a atividade apresentou variação no ano de -1,6% e de -0,6% nos últimos 12 meses. Apesar do crescimento dos preços de alimentação no domicílio se encontrar abaixo da média geral, este desempenho foi influenciado pelo menor poder de compra da população.

Tecidos, vestuário e calçados foram responsáveis pela terceira maior participação negativa na composição do índice geral do varejo, com variação de -7,5% em relação a igual mês do ano anterior, acumulando -4,2% no ano e -1,9% nos últimos 12

meses. Mesmo com os preços de vestuário se posicionando abaixo do índice geral de inflação (variações respectivamente de 3,6% e 8,2% no acumulado dos últimos 12 meses, até abril, segundo o IPCA), esta atividade vem apresentando desempenho negativo e inferior à média geral do comércio varejista.

O segmento de combustíveis e lubrificantes apresentou taxa de -2,1% no volume de vendas em relação a abril de 2014, respondendo pela quarta maior contribuição negativa à taxa global do varejo. A taxa de crescimento acumulada no ano (-2,1%) e a dos últimos 12 meses (-0,1%), reflete o comportamento do crescimento dos preços de combustíveis acima da média, com 8,5% de variação em 12 meses, contra os 8,2% do índice geral, segundo o IPCA.

Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, setor com a maior participação positiva, apresentou taxa de 6,2% na relação abril 2015/abril 2014, e taxas acumuladas no ano e nos últimos 12 meses de 5,9% e 7,5%, respectivamente. O desempenho setorial favorável desta atividade pode ser atribuído, especialmente, ao caráter de uso essencial de seus produtos e à variação de preços de

medicamentos abaixo do índice geral.

O volume de vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com aumento de 2,7% frente a abril de 2014, registrou a segunda maior participação positiva. Os resultados em termos acumulados, variação de 13,5% no ano e de 2,9% nos últimos 12 meses, podem ser explicados pelo comportamento dos preços dos computadores, um dos principais itens que compõem a atividade.

(21)

VEÍCULO: BLOG DO TOTINHA DATA: 16.06.15

: GARIBALDI DIZ QUE GOVERNO PRECISAR FORMALIZAR EQUIPE E ENFATIZAR VANTAGENS DO RN NA DISPUTA PELO HUB DA TAM

O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) deu sua contribuição na reunião sobre a implantação do Hub da TAM em Natal. O encontro com lideranças do Rio Grande do Norte, ocorreu nesta segunda-feira (15), na Escola do Governo, quando o senador enfatizou a necessidade de formalizar um grupo de trabalho com chancela e apoio do Governo do Estado.

Além do governador Robinson Faria e autoridades políticas, a reunião contou com a presença de técnicos do setor do turismo, Consórcio Inframérica e representantes da Fiern, Fecomércio, CDL, ABIH, entre outras entidades. Garibaldi afirmou estar a disposição da equipe técnica, ressaltando a importância de se formalizar esse grupo e definir quais os pontos decisivos para as futuras decisões.

“Politicamente não vejo qualquer preocupação. Não tenho dúvida que faremos o melhor pelo RN. E que é que falta? Precisamos ser objetivos. Constituir um grupo de trabalho, que já existe mas precisa ser formalizado. Com aval dessa reunião esse grupo terá força. Com isso, não há dúvidas que teremos investimento e os empregos gerados. Isso, num momento de crise nacional. O governador está sendo

testemunha da união do RN, que é um estado pequeno mas forte”, falou.

Senador lembrou que o RN possui pontos positivos e que podem ser ressaltados nessa disputa pelo Hub. As vantagens para o parlamentar e que foram expostas pela equipe técnica do Governo são a localização geográfica; infraestrutura

(22)

Gonçalo do Amarante é o único com capacidade de ter um nova pista com as mesmas dimensões com a utilizada atualmente.

“Temos que fazer valer o grande trunfo que estamos oferecendo, que é o aeroporto. Fomos pioneiros e acertamos. Precisamos fazer valer junto ao Petrobras os

benefícios do querosene de aviação para selar essa conquista. Ao mesmo tempo que manifesto meu otimismo tenho que expor meu realismo. Disputamos uma corrido que devemos usar nossas vantagens, pois Pernambuco e Ceará também vão usar suas vantagens”, comentou.

(23)

VEÍCULO: PORTAL NO MINUTO.COM DATA: 16.06.15

TAM adia visita técnica para tratar do Hub em Natal - Notícias - Rio Grande do Norte

Artur Melo/Nominuto

Segundo o secretário de turismo de Natal, Fred Queiroz, reunião para tratar da central de voos vai acontecer depois do dia 20.

A TAM adiou a visita técnica a Natal, onde a empresa vai tratar da instalação do hub (central de voos de carga) no Aeroporto Aluízio Alves, na Grande Natal. A reunião estava marcada para a próxima quinta-feira (18), no entanto, só deve acontecer após o dia 20. A notícia foi confirmada pelo secretário de turismo de Natal, Fred Queiroz. Segundo ele, o encontro deve acontecer no dia 25 ou 27 deste mês.

“A reunião foi adiada porque a equipe de consultoria da TAM que vai tratar do hub teve problemas para embarcar para o Brasil”, afirmou o secretário. Ainda de acordo com ele, neste encontro será detalhado o que será feito pelos governos estaduais e municipais, e como os poderes públicos vão trabalhar para atrair a central de voos de carga da companhia aérea.

Próximo da definição da nova data, a reunião também não conta com local e horário marcados. “Ainda não está definido, mas possivelmente deve acontecer na

Fecomércio ou na FIERN”, ressaltou Fred Queiroz.

(24)

VEÍCULO: BLOG JBELMONT DATA: 16.06.15

São João do Comerciário acontece em Natal, Mossoró e Caicó

O evento do Sistema Fecomércio, realizado pelo Sesc RN, propõe a valorização das tradições juninas e a integração entre comerciários.

As festas juninas tão tradicionais na região nordeste não poderiam ficar de fora do calendário do Serviço Social do Comércio. Na próxima quarta-feira (17/06), acontece o 1º São João do Comerciário em Natal, com acesso gratuito e aberto ao público, a partir das 17h, no Sesc Centro (Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta).

"No Nordeste brasileiro, os festejos juninos têm uma importância cultural e turística enormes. Neste contexto, buscamos promover este momento de lazer e congraçamento aos comerciários, que são nosso público alvo, como forma de garantir a eles que possam desfrutar do clima típico desta época do ano com uma estrutura aconchegante e digna, além de produtos e serviços de qualidade e a preços subsidiados, que são característicos do trabalho do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc", explica o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz.

A programação do evento promete não deixar ninguém parado, com as quadrilhas estilizadas (São João e de alunos da Escola Sesc Zona Norte) e improvisada com o público presente que quiser participar. Também teremos: sorteio de balaios, escolha

(25)

do rei e da rainha do milho, venda de comidas típicas, aula de dança, venda de balaios, trio de sanfoneiros e muito forró pé de serra.

Ainda no clima junino, durante as sextas-feiras de junho, a partir das 12h30, no Sesc Restaurante da Av. Rio Branco, acontece a pescaria junina. São 13 peixes, sendo seis premiados. O ganhador precisa ter habilidade de pescador e uma pitada de sorte.

A animação também é garantida no interior, com as festas no dia 25 (quinta-feira), no Sesc Seridó (Caicó), e no dia 26 (sexta-feira), no Sesc Mossoró. Ambas abertas ao público com acesso gratuito.

Serviço:

O quê? São João do Comerciário (Natal)

Quando?

Natal - 17/06 (quarta-feira) | 17h às 21h30

Caicó - 25/06 (quinta-feira) | 17h às 22h

Mossoró - 26/06 (sexta-feira) | a partir das 19h

Onde?

· Sesc Centro. Rua: Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta.

· Sesc Seridó (Caicó). Rua Washington Luiz, nº. 55. Boa Passagem

· Sesc Mossoró. Rua. Dr. João Marcelino, s/n. Nova Betânia.

Acesso gratuito.

(26)

NOTÍCIAS DE INTERESSE:

(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(32)
(33)
(34)
(35)
(36)
(37)
(38)

VEÍCULO: TRIBUNA DO NORTE DATA: 17.06.15 EDITORIA: NEGÓCIOS E FINANÇAS

(39)
(40)
(41)
(42)
(43)

Referências

Documentos relacionados

Na laje intermediária (fundo falso), deverão ser executados furos com diâmetros de aproximadamente 2,5cm. O acabamento interno do filtro deverá ser revestido com

32. Professora Orientadora do Trabalho. Doutoranda em Direito - UNISINOS. Mestra em Direito - UNIJUÍ. Especialista em Educação Ambiental - UFSM. Bacharel em Direito -

* Tratado de Paz e Casamento - 1661 - Portugal entregaria colônias a Inglaterra para receber proteção contra a Holanda * Tratado de Methuem (1703) Inglaterra daria preferência ao

Construímos mapas de episódios e analisamos as relações de continuidade (micro, meso e macro) e as relações de apoio à construção do conhecimento (cotidiano,

Com relação à freqüência de consumo de pescado nas três cidades em questão, observou que 49,69% dos paulistanos consomem pescado mais que 3 vezes por mês, ou seja, pelo menos uma

RECORDANDO que, na Declaração de Nuevo León, aprovada na Cúpula Extraordinária das Américas realizada em Monterrey, México, os Chefes de Estado e de Governo se

Naquele instante, ouviu uma voz falando (Fale com voz grave): “Moisés, Moisés!”, “Eis-me aqui’, respondeu ele. Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos

Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades.. 1 — Identifique