• Nenhum resultado encontrado

KTM Taser Prestige XX-2 SUPER TESTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "KTM Taser Prestige XX-2 SUPER TESTE"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

KTM Taser Prestige XX-2

SUPER TESTE

A substituta da Score suplanta os pergaminhos da marca austríaca e, com um quadro

totalmente novo, consegue impressionar pela jovialidade e comportamento digno

de uma bike apta para a Taça do Mundo.

Texto: Carlos Pinto | Fotos: Pedro Lopes | Rider: Carlos Pinto

PRONTA PARA

PRONTA PARA

A TAÇA DO MUNDO

A TAÇA DO MUNDO

(2)

Antes de leres o resto devemos avisar-te: esquece a Score. Não a tomes como meio de comparação para esta Taser. Não é que achássemos a Score um modelo de má qualidade, mas após testarmos esta Taser, tudo o resto parece distanciar-se a anos luz da performance desta devoradora de trilhos a alta velocidade. Com um quadro monocoque em carbono esteticamente parecido à Lycan, a Taser Prestige XX-2 está recheada de por-menores que realmente fazem a diferença em andamento. Esta suspensão total visa dominar os trilhos de XC a seu bel prazer e não olha a meios! Não tem características pomposas co-mo a colocação interna de cabos ou a tubagem em curva o que, esteticamente, é atractivo e “clean”, mas funcionalmente esta bicicleta está sem dúvida a ombrear com as melhores que já testámos no campo da alta competição. Andamento divertido

A sua geometria racing, com os seus 70º na direcção, engana quem a vê ao longe. Na ver-dade, os espaçadores que vêm de origem e o guiador largo e inclinado para trás Ritchey WCS evitam o excessivo cansaço corporal das bicicletas típicas de competição (dores no pescoço e trapézios). Em vez disso, ficas ligeiramente rebaixado mas com liberdade suficiente para o teu corpo não sofrer em de-masia com a posição de “ataque”. Fizemos alguns treinos em andamento de competição para analisar a sensação e, de facto, nota-se um menor desgaste. Os 74º do tubo de espigão são o ideal, já que toda a geometria está pensada para pedalar a fundo mas com conforto. O diminuto link traseiro permite ao Fox RP23 Boostvalve XV percorrer o curso disponível sem grandes desvios, suavemente. A KTM sabe que numa bike em que o curso é diminuto, não é necessário um link sobredi-mensionado, assim poupa-se peso e evita-se usar curso que, na realidade, não é necessário numa competição. O Pro Damping 2 (ver tech info) é um sistema de amortecimento flutuante, em que o quadro não perde o seu objectivo: manter-se junto ao solo, sem perder resposta. Tal como num quadro rígido, mas com mais conforto. E há outro ponto a destacar na parte traseira, as escoras assimétricas.

No terreno, a Taser é divertida de conduzir e muito precisa. O conjunto é homogéneo e compacto, a começar na direcção conifica-da (que passa de 1-1/8 a 1.5), passando pela suspensão Rock Shox Sid XX com 100 mm

com aperto Maxle Lite Rock Shox de 15 mm. As rodas - cujo peso é de apenas 1282g - são as DT Swiss XRC 330 Carbon, primando pela leveza (e pelo elevado preço!), fazendo com que as subidas inclinadas sejam encaradas como um passeio no parque. Estas 330 pra-ticamente não flectem quando se pedala em pé ou a sprintar. Aliás, o funcionamento do conjunto (dianteiro/traseiro) neste campo é exemplar. Apesar de não haver um manípulo comum para controlo da suspensão e amor-tecedor (como existe no caso da Scott), se ajustares uniformemente o valor da pressão da SID e do amortecedor Fox RP23, ficas com uma plataforma eficiente que é rígida quando necessário (a rolar em bom piso e em subidas), dinâmica a alta velocidade e razoavelmente eficiente em descida. Recomendamos neste campo apenas um ponto: coloca um pouco menos de pressão na suspensão e no amor-tecedor do que o recomendado e terás horas e horas de prazer.

A boa prestação do conjunto quadro/suspen-são/amortecedor tem mais um ponto extra a seu favor: a transmissão está entregue ao Gru-po XX da Sram. Com uma pedaleira dupla com cremalheiras 42-28 e uma cassete 11-36, tens relações suficientes para não ficares apeado mesmo nas subidas mais técnicas. E, acredita, fizemos as subidas mais técnicas e inclinadas que conhecemos! Andámos com chuva, lama, e terreno molhado, raízes húmidas e mesmo em riachos e o conjunto manteve-se eficiente, mesmo com a acumulação de areia e lama. Não é muito aconselhável dizer isto, mas mes-mo fazendo cruzamentos (prato 28 e carreto 11), a transmissão não dá sinal de perda de eficiência. O conjunto Sram é leve e preciso, mas não tão silencioso nem suave como o XTR. Já os travões Avid XX com discos 185 e 160 mm deixaram-nos mais do que convenci-dos de que este cantinho do céu que é a Taser pode ser parada a qualquer momento e sem esforço. Mudando de “trajectória”, o selim Sel-le Italia SLR Kit Carbonio foi bastante discreto durante todo o teste. E o que é que isto quer dizer? Que nem notámos que ele existia, o que é sempre bom sinal. Quando falamos pouco de um selim, isto quer dizer que não sentimos desconforto, logo, tem nota positiva. A esta hora já deves estar a pensar: “Mas estes tipos não encontram nada menos abonatório?” Bem, de facto está difícil cumprirmos este papel. Na faixa de preços em que esta Prestige XX-2 se

(3)

SUPER TESTE | KTM Taser Prestige XX-2

PDS 2

Já lá vão quase seis anos desde o lançamento do sistema PDS, no qual o sistema de amorte-cimento flutuante está alojado em dois links, um principal superior e outro inferior alojado nas escoras inferiores. A Taser estreia agora a nova geração do PDS, no qual houve uma evolução de modo a corresponder mais às exigências de uma bicicleta orientada para o cross country. Com o link inferior alojado nas escoras traseiras assimétricas, o funcionamento do amortecedor é mais homogéneo e menos sujeito a stress. Na prática isto faz com que haja menos “coice” na escora inferior e junto ao eixo pedaleiro (quando há grandes pancadas derivadas de um ressalto) e elimina-se a necessidade de reforços dos links. Daí (como podes ver na imagem), o link superior ser tão pequeno… e também leve. Mas há outro pormenor: havendo menos stress no quadro e uma maior eficiência do sistema de amortecimento, os parafusos não precisam de ser em aço, sendo então de alumínio. No sistema Pro Pedal do amortecedor Fox - aquele que é utilizado na maior parte das vezes - nota-se uma performance anti-bombeio quando se pedala, e isso traduz-se em maior aplicação da potência e menor perda de eficácia.

TECH INFO

A NOSSA OPINIÃO

Para XCO e maratonas é das bicicletas mais rápidas com que já nos deparámos

MELHORAMENTOS

Se o terreno não for compacto e seco, uns pneus mais polivalentes são bem essenciais

Polivalência dos pneus Leveza

Conjunto homogéneo Pormenores de construção

Conclusão

É extremamente difícil despedirmo-nos des-ta Taser sem ficarmos com saudades dos bons momentos que passámos. Logo que trocámos de pneus (como testámos esta bicicleta em pleno Inverno, tal foi necessá-rio), o à-vontade veio ao de cima e pudemos fazer todas as secções técnicas que uma máquina destas “obriga”. Não é o tipo de bicicleta para pedalar em estradões, para usufruíres de tudo o que ela tem para te dar aventura-te nos singletracks e não duvides das tuas capacidades enquanto trepador. A bicicleta ajuda-te no que pode (leveza, rigidez e aderência ao chão), o resto, bem, isso só depende de ti…

O guiador semi-elevado com os seus ge-nerosos 640mm (um dos favoritos de Tom Frischknecht), transmite grande segurança nas zonas de raízes e deixa-te respirar com grande à-vontade nas subidas longas e in-clinadas. Mas em singletracks com grande arvoredo tens de saber discernir bem as zonas de passagem. Não te sugerimos o corte do guiador, primeiro interioriza bem o comprimento do mesmo, depois habitua-te à pilotagem em secções apertadas. Verás que tens mais a ganhar com este guiador do que pensas. Aliás, neste campo dos periféricos, a Ritchey com a versão de topo WCS Carbon domina por completo e não faríamos qualquer alteração.

O peso do conjunto (9.50 kg com os pneus de origem e sem pedais) deixa a tua cabeça livre para te motivares quando é necessário (numa subida; quando vais colocar a bike no suporte depois de uma volta longa; ou quando vais para casa e tens de subir os três malogrados lances de escada), e só tens de te focar num aspecto: calibrar a suspensão e amortecedor. Esta será pra-ticamente das poucas manutenções que terás de fazer pois todas as zonas que en-volvam rolamentos ou o-rings estão seladas e têm na sua génese uma concepção livre de sujidade. Mas há mais: o tubo diagonal e a escora (do lado do desviador, como manda a lei!) possuem uma protecção que protege o carbono do impacto de pedras. A marca diz ainda que colocou um elastómero micro-injectado nesta zona sensível. No fundo, o que é que obtemos? Uma das bicicletas de suspensão total mais leves do mundo e certamente das mais rápidas e ágeis. O que é que nos deixa apreensivos? O preço! 7.238 euros não é uma soma que se dispensa de ânimo leve. Mas que nos trilhos corresponde às expectativas, lá isso não haja dúvidas.

insere (acima dos 7.000 euros), os modelos estão tão evoluídos e testados que é muito difícil encontramos defeitos. Mas temos uma sugestão a fazer se decidires comprar esta verdadeira máquina de cross country. De ori-gem traz uns pneus Schwalbe Furious Fred 2.0 Evo, com uma carcaça levíssima (o que corresponde dignamente ao conjunto da bi-cicleta), mas não são polivalentes o suficiente para poderes pedalar em qualquer canto de Portugal. A própria Schwalbe tem outros mo-delos que poderiam facilmente ocupar o lugar dos Furious, como os Nobby Nic ou os Racing Ralph e ainda os Rocket Ron. São um incre-mente de peso mas também de estabilidade, polivalência e resistência ao furo. Mas há uma boa notícia neste campo: ao comprares esta bicicleta, podes solicitar ao lojista, se assim o entenderes, a alteração dos pneus por qual-quer um destes modelos referidos.

(4)

Os aros DT em carbono conferem leveza a este conjunto, tal como os pneus de origem. Os pneus servem para baixar o valor na balança mas na prática servem para muito poucas ocasiões.

Na traseira, a KTM adoptou um apoio Postmount directo para 160 mm. O Selle Italia primou pela ergonomia e pela leveza.

Os travões Avid XX, criados para acompanhar a gama XX da Sram, são leves, eficientes, precisos e fáceis de ajustar. Dos melhores travões actualmente no mercado

(5)

Como nem todos nós temos quase 7.300 euros para desembolsar, sugerimos uma consulta ao catálo-go da KTM onde há alternativas mais em conta, mantendo o design desta Taser. Como este modelo também existe numa versão em alumínio com várias montagens diferentes, temos excelentes notícias para ti: por apenas 1.964 euros já podes ter uma máquina com esta geometria – a Taser RC 4.0 -, mas equipada com uma Recon na dianteira e grupo Deore XT. Por 2.584 euros, a RC 3.0 traz uma Fox 32

F100 com o mesmo grupo e a RC 2.0 (a que está na imagem) com uma SID fica por 3.102 euros. A topo de gama em alumínio (RC1.0) custa 4.136 eu-ros e traz a Fox 32 com grupo completo XTR. Nas versões de quadro em carbono, os preços co-meçam nos 3619 euros da Elite, com uma Fox 32 e grupo Deore XT. Acima desta está situada a Master (4.653 euros), depois a Prime XO (5480 euros) e a Prestige, com Shimano XTR e que custa 6.824 euros.

CROSS COUNTRY MARATONA ENDURO ALL MOUNT AI N FREERIDE DOWNHILL

TIPO DE UTILIZAÇÃO

peso suspensão amortecedor travões transmissão preço

KTM TASER

PRESTIGE XX-2

9,50 kg (19’’ s/ pedais) Rock Shox Sid 100 XX Fox Float RP23 BV Avid XX Sram XX 7.238€

TREK TOP

FUEL 9.9 SSL

n.d.

Fox F-Series Remote RL Fox Float RP-2 Shimano XTR Shimano XTR 7.599€

SPECIALIZED EPIC

S-WORKS CARBON

n.d.

Specialized Future Shock E100 Fox/SBC Mini-Brain Avid XX Sram XX 7.299€

MERIDA

96 CARB. TEAM D

n.d. DT Swiss XRC 100 RL DT Swiss M 210 LO Avid XX Sram XX 7.999 SUPER TESTE | KTM Taser Prestige XX-2

TECH INFO

GAMA

OUTRAS OPÇÕES TASER

PARA BOLSAS MAIS COMEDIDAS

(6)

Quadro Carbono monocoque Suspensão F Rock Shox Sid 100 XX Amortecedor Trás Fox Float RP23 Boostvalve XV Direcção Ritchey WCS Drop In

integrada, 1-1/8 – 1.5 Manípulos mudanças Sram XX

Manetes travão Avid XX Mudanças F/T Avid XX

Pedais Shimano XTR

Eixo pedaleiro Sram GXP Alavancas pedais Sram XX Cremalheiras Sram XX 42-28 Carretos Sram PG1099-10 11-36

Corrente Sram XX

Avanço Ritchey WCS Carbon 4 axis 6º

Guiador Ritchey WCS Carbon UD Riser Selim Selle Italia SLR Kit

Carbonio Flow

Espigão selim Ritchey WCS Carbon Cubos F/T DT Swiss 240

Aros F/T DT Swiss XRC 330 Carbon Pneus F/T Schwalbe Furious

Fred 2.0 Evo

Tamanhos 17´´ (43); 19´´ (48); 21´´ (53) Peso aproximado 9,50 kg (19´´) sem pedais

Preço aproximado 7.238 euros

Importador Castanheira & Castanheira (258 971 216) www.ktm-bikes.at 590 mm 490 mm 450 mm 1000 mm 1200 mm 340 mm 70º

FICHA TÉCNICA

Referências

Documentos relacionados

O coletor do motor de a O coletor do motor de arranque do NIVA tem sua superfície rranque do NIVA tem sua superfície de contato com as escovas na parte superior e não

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

O desenvolvimento da cultura foi dividido em três estádios fenológicos, de acordo com as observações de caráter morfológico: Estádio vegetativo: caracterizado pela emergência

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

(3) The workability of this pre-stage competition depends, inter alia, on barriers to entry in politics (Wohlgemuth, 1999, pág. El cuadro número tres resume las diferentes barreras

A validade de constructo é verificada: (1) a partir da análise fatorial confirmatória das dimensões encontradas; e (2) a partir da comparação entre os escores dos respondentes do

( ) Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços, bem como aquele que