• Nenhum resultado encontrado

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

O número de empresas abertas em 2020 aumentou 6% em relação ao ano de 2019. É o que mostra o boletim anual do Mapa de Empresas, divulgado ontem pelo Ministério da

Eco-nomia. No ano passado, foram abertas 3.359.750 empresas no país e fechadas 1.044.696 (sal-do positivo de 2,3 milhões).

ECONOMIA 03

O presidente da Tóquio-2020, Yoshiro Mori, disse nesta terça-feira que o Japão realiza-rá a Olimpíada de Verão

inde-pendentemente da situação da pandemia de Covid-19.

ESPORTE 06

CRISE

Produção industrial fecha

2020 com queda de 4,5%

▌Pág. 02

TRABALHO

Home offi ce cai em

novembro de 2020

▌Pág. 03

Paraná está

entre os

destinos mais

procurados

por turistas

44 ANOS DE JORNALISMO CONFIÁVEL | CURITIBA, QUARTA-FEIRA, 03 DE FEVEREIRO DE 2021 | ANO XLIV | EDIÇÃO Nº 10723 | R$ 3,00

EMPREENDIMENTOS

Aumenta número de empresas

abertas no país ano passado

YOSHIRO MORI

Independentemente de

pandemia, Jogos ocorrerão

Com mais de 158 mil

vacinados, Paraná aplica

66% das doses disponíveis

COVID-19

Fifa adere à

campanha para

“acesso justo

às vacinas”

ESPORTE 06

SEGURANÇA

x

Polícia Civil

alerta sobre a

importância do

registro de BO

POLICIAL 16

O Paraná vacinou 158.780 pessoas contra a Covid-19 até

ontem (66,4% das doses distribuídas) | COTIDIANO 05

A valorização do turismo doméstico foi uma

das tendências identifi cadas no comportamento

do turista póspandemia da Covid-19

Gilson Abreu/AEN

Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba e Foz do Iguaçu estão entre os 21 destinos listados pelo Mi-nistério do Turismo como tendência para 2021. De acordo com o levan-tamento, a valorização do turismo doméstico foi uma das tendências identifi cadas no comportamento do turista póspandemia da Covid-19.

O resultado teve como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos

destinos que se alinham à demanda do novo turista. A mesma publi-cação elencou o Cerrado brasilei-ro como único destino brasileibrasilei-ro indicado na lista de 25 melhores viagens para planejar no futuro.

A região Sul do País tem quatro destinos na lista do Ministério do Turismo

COTIDIANO 05

DIÁRIO INDÚSTRIA

&

COMÉRCIO

Produção industrial fecha

2020 com queda de 4,5%

Pág. 03

DIÁRIO INDÚSTRIA

DIÁRIO INDÚSTRIA

(2)

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

OPINIÃO

02

Os artigos assinados que publicamos não representam necessariamente a opinião do jornal.

Fundador e Presidente

Odone Fortes Martins Reg.Prof. DRT/PR: 6993

(ofm@induscom.com.br)

Diretor de Redação Eliseu Tisato Reg.Prof. DRT/PR: 7568

(editor@induscom.com.br)

Diretora de Publicidade Legal e Mercado Evelyn de Moura Cesar

BRASÍLIA NEW CAST PUBLICIDADE

& MARKETING

Atendimento : Flávio Trombieri Moreira Cel.: (61) 8155 2020 Endereço: SRTVS Quadra 701 Bloco K Sala 624 - Edifício Embassy Tower Brasília Cep.: 70.340 – 908 -

Fone/Fax: (61) 3223 4081 E-mail: new.cast@uol.com.br

SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, MINAS GERAIS, ESPÍRITO SANTO E GOIÁS

BUENO COMUNICAÇÃO

Av. Rio Branco, 26 - Sobreloja - Centro Rio de Janeiro - RJ e telefone 21-2524-5644 (SP) martim.novaes@buenocomunicacaosp.com.br

(RJ) Jefferson@buenocomunicacaorj.com.br (MG) contato.mg@buenocomunicacaomg.com.br

(ES) contato.es@buenocomunicacaoes.com.br (GO) contato.go@buenocomunicacaogo.com.br

REDAÇÃO: Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR

Fone: (41) 3333.9800 E-mail: pauta@induscom.com.br

DIÁRIO INDÚSTRIA

&COMÉRCIO

Fundado em 2 de setembro de 1976

E X P E D I E N T E

Tiragem e circulação auditadas por EXECUTIVE AUDITORES INDEPENDENTES

Filiado ao Sindejor | Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Paraná

PUBLICIDADE LEGAL

Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3334.4665

e-mail: publegal@induscom.com.br

ASSINATURAS:

Fones: (41) 3123-9807

Parque Gráfi co e Circulação:

Rua Imaculada Conceição, 205 - Curitiba - PR Fones: (41) 3333.9800 | 3322.1012 Inco - Editora Diário Indústria e Comércio Ltda

CNPJ: 09.570.162/0001-30

DIREÇÃO E COMERCIAL:

Rua Presidente Faria, 533 Centro - Curitiba - CEP: 80020-290

Fone: (41) 3322.1882

e-mail: diretoria@induscom.com.br comercial.ic@induscom.com.br

Cuidados ao comprar

um carro usado

1 - Teste o carro antes de comprá-lo, o ideal é dirigir outro carro do mesmo modelo para po-der comparar.

2 - Saiba quais são os carros que ninguém quer. Alguns tipos de veículo são muito difíceis de vender e só devem ser comprados mediante um bom desconto

3 – Onde comprar. Quanto mais próximo for o dono do veículo, menor o risco. Se ocorrerem eventuais problemas com o automóvel, você sabe-rá a quem apresentar a reclamação. O vendedor tem que oferecer garantia de 90 dias para motor e câmbio. O mais arriscado é comprar um carro em outra cidade que você encontrou na internet. Muitas vezes o vendedor exige um pagamento an-tecipado do comprador mesmo que ele ainda não tenha tido a oportu-nidade de verifi car se o veículo se encontra nas condições prometidas. Algumas vezes o anúncio é uma fraude: só se desco-bre que o carro e o vende-dor não existem quando já é tarde. Então a dica é tomar cuidados redo-brados. Peça para algum conhecido que mora na cidade do vendedor fazer uma vistoria no veículo antes de realizar qualquer pagamento antecipado.

4 – Compra por leilão - A forma mais arriscada de comprar um veículo é por meio de leilão. O comprador não pode li-gar o veículo nem rodar por alguns quilômetros. A abertura do capô é o máximo que se permite aos interessados.

5 - Descubra se o carro não é roubado. As conces-sionárias já realizam essa checagem e garantem a procedência dos veículos

vendidos aos clientes. Ao comprar um veículo de pessoa física, no en-tanto, é necessário fazer uma vistoria. Cheque os número do chassi, dos vidros e da placa. Veja se são os mesmos que estão no documento. Verifi que no site do Detran se a pla-ca do pla-carro é verdadeira e se não há pendências - como multas - a serem pagas. Analise também se o documento do veí-culo não é adulterado. Os verdadeiros possuem um alto-relevo em toda a sua volta. É importantíssimo que a vistoria seja feita com o documento origi-nal - e não por cópias en-viadas por fax. Na dúvida, o mais recomendado é contratar empresas es-pecializadas em vistorias de veículos, que podem realizar esse serviço.

6 - Cheque se o veículo não foi danifi cado em uma colisão grave. Acidentes costumam causar avarias capazes de desvalorizar - e muito - o preço justo de um veículo. Mas também costumam deixar. Para identifi car a ocorrência de acidentes, faça uma visto-ria na pintura com o carro seco e limpo. Ao observá-lo em algum lugar bem claro, de preferência durante do dia, será possível enxergar pequenas diferenças na pintura que denunciam acidentes no passado.

Com esses cuidados a sua probabilidade de comprar um carro em bom estão são melhores. Para dúvidas e su-gestões envie um e-mail para coronelcosta181@ gmail.com.

EDITORIAL

coluna@induscom.com.br

Arte: Roque Sponholz

Indústria lá embaixo

A

pesar de melhoras pontuais, a recuperação da economia ainda segue seu caminho em passos lentos, muito lentos. Enquanto isso os cidadãos vão calculando seus gastos delica-damente, planejando o investimento de cada centavo para que o dinheiro consiga render um pouco mais. É complicado, mas com um pouco de paciência e renúncia ao consumo compulsi-vo é possível gastar sem se afundar em dívidas. E não somente as pessoas, mas as empresas também passam pela mesma difi culdade.

De acordo com informações divulgadas na Pesquisa Industrial Mensal do Instituto

Brasilei-ro de Geografi a e Estatística (IBGE), a indústria brasileira fechou 2020 com uma queda de 4,5% em sua produção. O desempenho da indústria no ano passado foi afetado pela pandemia de covid-19. No período de março e abril, quando houve medidas de isolamento social para enfrentar a doença, a indústria recuou 27,1%. Vinte dos 26 ramos industriais pesquisados tiveram queda na produção no ano. Mais de 60% dos 805 pro-dutos pesquisados pelo IBGE tiveram redução. Dentro de toda essa complexidade, o brasileiro precisa viver com honestidade, da qual sairá um país melhor e mais forte economicamente.

Hoje as condições do tempo permanecem instáveis em todas as regiões do Paraná. No oeste e no sudoeste paranaenses são espe-radas chuvas a qual-quer hora do dia. Nas demais regiões a insta-bilidade ganha força.

PREVISÃO

DO TEMPO

Mín.:

19º

Máx.:

31º

www.simepar.br

BALANÇO

Produção industrial fecha 2020 com

queda de 4,5%, diz pesquisa do IBGE

A indústria brasileira fechou 2020 com uma queda de 4,5% em sua produção. O desempenho da indústria no ano pas-sado foi afetado pela pan-demia de covid-19. No período de março e abril, quando houve medidas de isolamento social para enfrentar a doença, a in-dústria recuou 27,1%.

Os dados são da Pes-quisa Industrial Mensal

do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatísti-ca (IBGE). Vinte dos 26 ramos industriais pes-quisados tiveram queda na produção no ano. Mais de 60% dos 805 produtos pesquisados pelo IBGE tiveram redução.

Entre as atividades industriais, a principal queda veio dos veículos automotores, reboques e carrocerias (-28,1%).

Outras contribuições negativas importantes vieram dos ramos de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-23,7%), indústrias ex-trativas (-3,4%), metalur-gia (-7,2%), couro, artigos para viagem e calçados (-18,8%), outros equi-pamentos de transporte (-29,1%) e impressão e reprodução de gravações (-38,0%).

Apenas seis ativida-des tiveram aumento de produção no ano, com destaque para produtos alimentícios (4,2%).

As quatro grandes ca-tegorias econômicas da indústria registraram queda: bens de consumo duráveis (-19,8%), bens de capital (-9,8%), bens de consumo semi e não duráveis (-5,9%) e bens intermediários (-1,1%).

SUA SEGURANÇA

CEL. JORGE COSTA FILHO

coronel181@gmail.com

(3)

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Diário inDústria&ComérCio

economia

03

Aumenta número de

empresas abertas no país

pandemia

Trabalho

no formato

home office

diminui em

novembro

de 2020

O percentual de pessoas em home office, trabalho remoto, se manteve em queda em no-vembro de 2020 e atingiu 7,3 milhões de pessoas traba-lhando remotamente, redução de, aproxi-madamente, 260 mil pessoas em relação ao mês anterior. O resultado repre-senta 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. Os números fazem parte do estudo sobre o trabalho remoto no país durante a pandemia de covid-19, divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o Ipea, a remune-ração desses profis-sionais somou R$ 32 bilhões, valor equivalente a 17,4% dos R$ 183,5 bi-lhões da massa de rendimentos efeti-vamente recebida por todos os ocu-pados no país. No mês anterior, 9,6% das pessoas ocupa-das e não afastaocupa-das foram responsáveis por 18,5% da massa de rendimentos.

O estudo mostrou ainda que as mulhe-res e pessoas brancas são a maioria no per-fil dos trabalhadores em home office, que tem se mantido está-vel desde a primeira análise, baseada nos dados de maio de 2020. Em novembro, 57,8% das pessoas em trabalho remoto eram mulheres.

O

número de em-presas abertas em 2020 aumentou 6% em relação ao ano de 2019. É o que mostra o boletim anual do Mapa de Empre-sas, divulgado ontem pelo Ministério da Economia. No ano passado, foram abertas 3.359.750 em-presas no país e fechadas 1.044.696, o que deixou um saldo positivo de 2,3 milhões de empreendi-mentos ativos. O núme-ro de empresas fechadas também apresentou uma queda de 11,3% em relação ao ano anterior.

No total, o país fechou 2020 com 19.907.733 empresas ativas, o que representa crescimento de 3,2% em relação ao segundo quadrimestre (maio a agosto) de 2020. Segundo a pasta, o nú-mero reflete as medidas tomadas pelo governo para facilitar a abertura de empresas em meio à pandemia da covid-19, que levou muitas pessoas

a buscarem no próprio negócio uma oportunida-de para gerar renda.

São Paulo, Minas Ge-rais e Rio de Janeiro são os estados que têm mais empresas ativas, com quase 50%. O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro lem-brou que a maior parte dos empreendimentos está no setor terciário.

“Nessas empresas abertas há uma predomi-nância daquelas que atu-am no setor terciário da economia, especialmente comércio e prestação de serviços, que são mais de 80% de empreendimen-tos ativos no seguimen-to”, disse Monteiro.

O boletim mostra ain-da que a maioria ain-das novas empresas e de microem-preendedores individuais (MEI). Foram registrados 11.262.384 MEI’s ativos no final do terceiro qua-drimestre de 2020, dos quais 2.663.309 abertos

em 2020. Um crescimen-to de 8,4% em relação ao mesmo período de 2019.

De acordo com a sub-secretária de Desenvolvi-mento das Micro e Peque-nas Empresas, Empreen-dedorismo e Artesanato, Antonia Tallarida, os dados dos últimos anos mostram que a abertura de MEI’s tem elevado a taxa total de empresas abertas. Com isso, a taxa de representação total dos MEI’s tem se elevado nas medições.

“Em 2019 Os micro empreendedores indi-viduais representavam 77,6% dos negócios aber-to e, em 2020, a gente atingiu a marca de que 79,3% dos negócios aber-tos são MEI’s”, disse.

Entre outros pontos, o boletim apura informações relativas ao tempo médio de abertura de empresas, número de aberturas e fechamentos de empre-endimentos, localização e atividades desenvolvidas.

Curitiba é destaque em relação ao prazo de tempo para a abertura

de um empreendimento. Por aqui, o tempo médio é de 22 horas

negócios

Você tem dificuldade

de separar as finanças

pessoais com as finanças

do seu negócio?

Beatriz Machnick*

N

ão misturar as contas e ter uma divisão clara entre a vida pessoal e o trabalho parece óbvio, mas no início de uma empresa, momento em que são feitos investi-mentos e desembolsos, muitos se perdem. É aí que é hora de parar e avaliar. Isso porque se-parar as contas pessoais e da empresa ou escri-tório é o primeiro passo para quem está come-çando um novo negócio e almeja estruturar o financeiro. Caso contrá-rio, os problemas podem surgir e, sem dúvida, co-meçar certo custa menos tempo e dinheiro do que corrigir o erro depois.

O financeiro é o “coração” de qualquer negócio, e se ele não estiver estruturado vêm as perdas, inadimplên-cias, prejuízos e a receita passa a sofrer consequ-ências. Se você tem a sensação de que os anos passam e o trabalho aumenta, mas o lucro não cresce na mes-ma proporção, algum gargalo existe e, geral-mente, está nesse setor.

Por isso, todo negó-cio necessita organizar o fluxo de caixa, com o objetivo de avaliar tudo o que entra e sai no mês. Além disso, é imprescindível ter um capital de giro para pagar as despesas. A partir daí, com esse cai-xa, é possível fazer uma avaliação financeira.

É válido reforçar: o que sustenta o negócio não é o faturamento, mas sim o lucro, que é o valor faturado, menos os custos e as despe-sas empenhadas para gerar a receita. Ima-gine, porém, misturar as finanças pessoais e do negócio. Não resta dúvida de que o proble-ma virá, seja no curto, médio ou longo prazo.

O fato é que, geral-mente, a maneira como a pessoa lida com as finanças pessoais é a forma com que também vai lidar com as finanças do negócio. Por exem-plo, em um contexto de escritórios de advo-cacia, muitas vezes, a visão dos sócios sobre o pró-labore e retirada

de honorários é diferen-te. Porém, o que todos precisam ter em mente é que, quanto melhor estiver a banca, melhor estarão os sócios.

Quando não há uma boa gestão financeira, os sócios podem tirar do escritório um valor que prejudica ou sufoca a estrutura ou, então, eles podem acabar deixando quantias muito altas na reserva e sem necessida-de. Não é à toa que mui-tos negócios declinam por conta da indisciplina dos sócios com a gestão das finanças. O fato é que a maneira como cada um lida com os números na vida pessoal impacta diretamente no negócio.

Não tem segredo: separar as finanças é determinante para uma análise financeira preci-sa e também para preci-saber se os resultados estão crescendo e se o fluxo de caixa está saudável. Para isso, o ideal é que todos os sócios tenham uma retirada fixa mensal.

E para quem está no início e ainda não tem um departamento financeiro estruturado, a dica é sim-ples: liste suas despesas em uma planilha (pode ser no Excel), assim como os parcelamentos, contas de cartão de crédito, despesas fixas e variáveis, e só depois valide se é possível ou não fazer a retirada mínima espe-rada. Cabe aqui o velho ditado: “a questão não é o quanto você ganha, é o quanto você gasta”.

*Beatriz Machni-ck é contadora, especia-lista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Susten-tabilidade. É pioneira da metodologia de Formação de Preços na Advocacia e palestrante na Ordem dos Advoga-dos do Brasil (OAB). É sócia-fundadora da BM Consultoria em Precifi-cação e Finanças. Autora dos livros Gestão Fi-nanceira na Advocacia - Teoria e Prática (2020), Valorização dos Hono-rários Advocatícios – O Fortalecimento da Advo-cacia através da Gestão (2016) e Honorários Ad-vocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consulti-vo e Contencioso (2014).

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) recuou nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em janeiro deste

ano, na comparação com o mês anterior. Na média nacional, o IPC-S recuou 0,80 ponto percentual, ao passar de 1,07% para 0,27% no período.

Entre as capitais, as

maiores quedas foram observadas em Belo Horizonte (-1,06 ponto percentual, ao passar de 1,22% para 0,16%), Rio de Janeiro (-1,04 ponto percentual, ao passar de 1,17% para 0,13%) e Sal-vador (-1 ponto percen-tual, ao passar de 1,03% para 0,03%).

Também com quedas da taxa de inflação aci-ma da média nacional, aparecem Porto Alegre (-0,91 ponto percentual, ao passar de 1,40% para 0,49%) e Recife (-0,98 ponto percentual, ao pas-sar de 1,50% para 0,52%). As demais capitais apre-sentaram as seguintes quedas: São Paulo (-0,60 ponto percentual, ao pas-sar de 0,89% para 0,29%) e Brasília (-0,40 ponto percentual, ao passar de 0,52% para 0,12%).

ipc-s em janeiro

Inflação recua nas sete

capitais pesquisadas

(4)

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

BRASIL

DIÁRIO INDÚSTRIA&COMÉRCIO

04

ESPLANADA

LEANDRO MAZZINI

contato@colunaesplanada.com.br

Sputnik V tem 91,6% de efi cácia em

formas sintomáticas da doença

SAÚDE

Resultado foi publicado na revista médica The Lancet

A

vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Rús-sia, a Sputnik V, revelou uma efi cácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da doença, segundo resultados publicados ontem na revista médica The Lancet e validados por especia-listas independentes.

“O desenvolvimento da Sputnik V tem sido criticado pela sua precipitação, por ter saltado etapas e pela falta de transparência, mas os resul-tados são claros e o princípio científi co dessa vacinação está demonstrado”, estimaram dois especialistas britânicos, Ian Jones e Polly Roy, num comen-tário anexado ao estudo.

Isto “signifi ca que uma vaci-na extra pode ser acrescentada à luta contra a covid-19”, ressalta-ram os dois investigadores, que não participaram no estudo.

Os primeiros resultados de efi cácia verifi cados corroboram as afi rmações iniciais da Rús-sia, recebidas ano passado com desconfi ança pela comunidade científi ca internacional.

Estes dados parecem colo-car a Sputnik V entre as vacinas com melhores desempenhos, como as da Pfi zer/BioNTech, que anunciam uma efi cácia de cerca de 95% mas utilizam, no entanto, uma tecnologia dife-rente (RNA mensageiro).

Nas últimas semanas

come-çaram a surgir pressões para que a Agência Europeia do Me-dicamento (EMA na sigla em inglês) avaliasse rapidamente o desempenho da Sputnik V, já utilizada na Rússia e em países como a Argentina e a Argélia.

Os resultados agora publi-cados na The Lancet dizem res-peito à última fase de ensaios clínicos da vacina, a fase três, que envolve cerca de 20 mil voluntários.

Como é habitual, estes resul-tados têm origem na equipe que desenvolveu a vacina e conduziu os ensaios, sendo posteriormen-te submetidos à verifi cação de outros cientistas independentes antes da sua publicação.

Primeiros resultados de efi cácia verifi cados corroboram as afi rmações iniciais da Rússia, recebidas

ano passado com desconfi ança pela comunidade científi ca internacional

Comitiva vai à Europa e Ásia

para reuniões sobre 5G

Uma comitiva do gover-no federal, liderada pelo ministro das Comunica-ções, Fábio Faria, iniciou ontem viagem a cinco pa-íses da Europa e Ásia para tratar da implementação, no Brasil, da tecnologia 5G, a quinta geração de comunicação móvel. O re-torno está previsto para o dia 13.

Em pronunciamento no Palácio do Planalto, em Brasília, Faria explicou que estão marcados encontros com dirigentes de empre-sas de telecomunicações e reuniões governamentais na Suécia, Finlândia, Coreia do Sul, no Japão e na Chi-na. O objetivo é conhecer modelos internacionais para aprimorar o

desenvol-vimento dessa tecnologia no Brasil.

A previsão é que o leilão das faixas de radiofrequên-cia destinadas à conexão do 5G aconteça ainda no primeiro semestre.

Além de Faria, integram a comitiva o secretário executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, o secretário de Assuntos Estratégicos do Planalto, Flávio Rocha, os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar; além de um representante do Ministério da Defesa especialista em cyber se-gurança e representantes do Ministério das Relações Exteriores.

COMUNICAÇÕES

Portaria prevê

sensoriamento

remoto para

regularização

fundiária

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrá-ria (Incra) publicou, no Diário Oficial da União de ontem uma instrução normativa que, segundo a pasta, pretende desburocratizar o processo de regularização fundiária no país. De acordo com o Incra, a Instrução Normativa (IN) 104 apresenta, como “novidades”, a regulamentação do uso do sen-soriamento remoto na análise dos processos, e a defi nição dos casos em que se exigirá ou não a inscrição no Cadastro Ambien-tal Rural, para regularização do imóvel.

DESBUROCRATIZAÇÃO

Velha política

Antes crítico contumaz do “toma lá, dá cá” e da velha política, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu governo recorreram às tradicionais estratégias na condu-ção das negociações em torno das sucessões na Câmara e no Senado. Desde que a disputa teve início ofi cialmente, com o anúncio de candidaturas, em dezembro, mais de R$ 900 milhões saíram dos cofres públicos – com a benção do Planalto – para arcar com emendas indicadas por parlamentares.

Fiéis

Os pagamentos dos valores totais das emendas individuais privilegiaram partidos fi éis aos candidatos chancelados pelo Planalto, como Republicanos – do bloco de Arthur Lira (PP-AL) -, e o DEM, partido de Rodrigo Pacheco (MG).

Salto

Aliás, chama a atenção o aumento do pagamento de emendas entre 2019 e 2020 – ano de pandemia e de elei-ções municipais. Conforme os portais da Transparência do Governo Federal e Siga Brasil, do Senado, os repasses de recursos saltaram de R$ 5,7 bi para 16,1 bi.

Impositivo

Após a aprovação do orçamento impositivo pelo Congresso, o Planalto é obrigado a liberar os recursos previstos para as emendas indicadas pelos parlamenta-res para seus redutos eleitorais em todo o país.

Se gritar

Anda sumido o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno. E mudo. Bem diferente da época da convenção nacional do PSL, em julho de 2018, quando cantarolou: “Se gritar pega centrão, não fi ca um meu irmão”.

Capilaridade

O orçamento bilionário, a capilaridade e o poder diante de prefeitos e govenadores do Ministério do De-senvolvimento Regional são os principais atrativos que fazem o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) cogitar assumir o comando da pasta nos próximos dias.

CCJ

Principal articulador da sucessão no Senado, o se-nador tem predileção na reforma ministerial que está sendo gestada no Planalto. Alcolumbre, no entanto, permanece indeciso entre assumir o cargo no Governo ou permanecer no Senado, no comando da Comissão de Constituição e Justiça.

Cidadania

Outra pasta com orçamento bilionário e programas como o Bolsa Família, o Ministério da Cidadania está reservado para o Republicanos da Câmara. Onyx Loren-zoni (DEM-RS) assumirá o comando da Secretaria-Geral da Presidência.

Negacionismo

Reticente ao uso de máscara, o presidente Jair Bol-sonaro – em postura rara – usou a proteção durante a cerimônia de abertura do Ano Jurídico. E ouviu do pre-sidente do STF, Luiz Fux, duras palavras interpretadas como críticas diretas ao governo: “Não devemos dar ouvidos às vozes isoladas . . . que abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científi co”.

Imunização

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a imunização de todos os indígenas no país, independente do lugar onde residem. “Desde o começo da pandemia, vários estudos alertaram para o fato de que a população indígena apresenta maior vulnerabilidade sociodemográfi ca”, sublinha o documento.

(5)

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Diário inDústria&ComérCio

COTIDIANO

05

Um brinde ao verão

A chegada do verão aumenta o consumo de vinhos mais refrescan-tes.

Como já estamos vi-vendo um clima de verão, começamos a degustar vinhos compatíveis com a época quente que se apro-xima, os vinhos brancos, rosés ou rosados e espu-mantes até Champag-nes, personagens fiéis de cada verão e isto temos muito a degustar dando uma pausa aos nossos tintos mais encorpados, heróis de nosso outono/ inverno que já deixamos para trás na constante da vida degustando os mais leves em baldes de gelo para refrescá-los como os Pinots Noir, Gamays, arriscando até um Car-menére. Aprendamos com a sabedoria de nos-sos irmãos portugueses, que como degustam seus tintos maravilhosos do Douro, Alentejo e outras regiões portuguesas de suas inúmeras uvas au-tócnes (próprias) durante os meses frios, no verão degustam os maravilho-sos Vinhos Verdes da uva Alvarinho (na Espanha Albariñho do outro lado da fronteira, na Galícia) e Loureiro, noroeste do país, refrescantes e aliviar o fígado da ferretina dos tintos ou o seus mara-vilhosos brancos. Uso sempre uma frase que procuramos seguir “Be-ber só o que se já conhece é perder a chance de se surpreender”.

Degustei recentemen-te um vinho branco com a rainha branca argentina, Torrontés a uva das

altu-ras, foto acima) (originá-ria de Salta a 2500 mts de altitude muito plantada também em Mendoza a 900 mts de altitude, que seduz por seus delicados e finos aromas de frutas e flores, com um ótimo cus-to benefício. Como somos apreciadores e defensores dos vinhos nacionais que a cada ano melhoram indicamos também da Vinícola Salton da linha Classic, uma assembla-ge difícil e maravilhosa que só eles conseguem produzir, que são as uvas Moscato e Malvásia ( foto acima) também excelente custo benefício com qua-lidade, para harmonizar com pratos leves como manda o verão.

Como vemos as opções são grandes no mundo ví-nico, basta garimpá-los (como um winehunter como nós nas Adegas) ou encontrar um Sommelier para ajudá-lo (coisa difícil atualmente, devido a falta de visão e cultura dos empresário do setor que não avaliam o quanto um Sommelier numa adega incrementa os negócios com seu conhecimento. Surpreenda-se com os rosés e os espumantes da Salton a maior produtora do país, dicas perfeitas para nosso verão. Saiba mais consultando nossa Coluna vínica VINUM VITA EST – neste Diá-rio, www.icnews.com.br Wine in Moderation, Art de Vivre.

EVOE. BRADO DE EVOCAÇÃO A DIONÍ-SIO e BACO POR SEUS SÚDITOS.

VINUM VITA EST

OsvaldO NascimeNtO JUNiOr

osvaldopinheiro@gmail.com

Paraná está entre os destinos

mais procurados por turistas

Cidades mais procuradas pelos turistas são Curitiba e Foz do Iguaçu

pESQUISA

Curitiba e Foz do Iguaçu estão entre os 21 destinos listados pelo Ministério do Turismo como tendência para 2021. De acordo com o levantamento, a valoriza-ção do turismo doméstico foi uma das tendências identificadas no compor-tamento do turista pós-pandemia da Covid-19.

O resultado teve como base os principais sites de pesquisa do setor, além de publicações e dos des-tinos que se alinham à de-manda do novo turista. A mesma publicação elen-cou o Cerrado brasileiro como único destino bra-sileiro indicado na lista de 25 melhores viagens para planejar no futuro.

A região Sul do País tem quatro destinos na lista do Ministério do Turismo: Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis (SC) e Gramado (RS). Eles seguem a tendência

de comportamento iden-tificada em viajantes pós-Covid, de optar por locais de natureza ou com foco no turismo rural.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sus-tentável e do Turismo, Márcio Nunes, afirmou

que o Paraná tem diversos ramos dentro do turismo, como o religioso, gastro-nômico, rural, de negó-cios, entre outros. “A pan-demia mostrou o peso do turismo dentro da matriz econômica do Estado. Nós temos atrativos ligados ao

meio ambiente, justamen-te o ramo que mais vai crescer no mundo, após a pandemia”, disse.

De acordo com o site Booking, 59% dos en-trevistados pretendem ir para um destino de natureza próximo.

O Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos de Curitiba

curitiba garante abastecimento

de água a comunidades vulneráveis

Poços artesianos, caminhões-pipa e ins-talação de reservatórios em áreas de maior vul-nerabilidade social estão entre as estratégias de curto prazo da Prefeitura de Curitiba para enfren-tar a falta de água para abastecimento devido à estiagem prolongada e ao consumo elevado.

A primeira localidade a receber um reservatório foi a Vila 29 de Março, na CIC. O caminhão-pipa

chegou para fazer o pri-meiro abastecimento on-tem e foi acompanhado pelo prefeito Rafael Greca e pelo vice-prefeito Edu-ardo Pimentel.

A água vem do poço que fica Clube da Gente da CIC, um dos 30 per-furados pela Secretaria Municipal do Meio Am-biente desde outubro do ano passado. A ideia é minimizar os efeitos do rodízio do abastecimento de água, principalmente duran-te a pandemia do novo coronavírus, quando o simples ato de lavar as mãos é tão importante. Com o nome de Reserva Hídrica do Futuro, o pro-grama conta, também, com caminhões-pipa e grandes caixas d’água para armazenamento do recurso nas comunida-des, instaladas em parce-ria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

RESERVA HíDRICA DO FUTURO

Prefeito Rafael Greca vistoria o caminhão pipa que abastece a caixa d’água

instalada na comunidade 29 de Março, no bairro CIC

estado

aplica 66%

das doses

disponíveis

O Paraná vacinou 158.780 pessoas contra a Covid-19 até ontem. O número representa 66,4% das 238.871 doses dis-tribuídas a todos os 399 municípios do Estado. Ou seja, considerando a capacidade atual com base nas remessas enviadas pelo Governo Federal, o Estado imunizou dois em cada três paranaenses.

Treze das 22 regionais que formam o sistema público de saúde do Para-ná já ultrapassam o índice de 80% de vacinados. Seis delas, Irati, Campo Mourão, Cianorte, Jaca-rezinho, Telêmaco Borba e Ivaiporã romperam a barreira dos 90%. As aplicações foram feitas em trabalhadores de saúde, pessoas em Instituições de Longa Permanência para Ido-sos (ILPI), pessoas com deficiência severa e in-dígenas.

(6)

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

ESPORTE

Diário inDústria&ComérCio

06

Mori afirma que Jogos ocorrerão

independentemente de pandemia

Presidente de Tóquio 2020 busca maneiras novas de realizar evento

OLIMPÍADAS

O

presidente da Tóquio-2020, Yoshiro Mori, dis-se nesta terça-feira que o Japão realizará a Olimpíada de Verão independentemente da situação da pandemia de Covid-19 e que está traba-lhando intensamente com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para fazer com que ela aconteça.

“Faremos a Olimpíada, in-dependentemente de como está [a situação do] coronavírus”,

disse Mori, acrescentando que o debate deveria se concentrar em como, e não se, os Jogos ocorrerão.

Como parte disto, “pre-cisamos analisar maneiras novas de sediar a Olimpíada”, disse.

Mori ainda disse que, embo-ra tembo-rabalhar em conjunto crie suas dificuldades, os organiza-dores da Tóquio-2020 e o COI têm um relacionamento forte.

Mori falava no início de uma

reunião com a Comissão de Pesquisa Esportiva do Japão.

Os Jogos de 2020 foram adiados no ano passado devido ao surto global do novo corona-vírus (covid-19).

Uma disparada recente de infecções no país que causou um estado de emergência em algumas áreas provocou um questionamento sobre a possi-bilidade de os Jogos reagenda-dos poderem ser realizareagenda-dos no verão local.

“Precisamos analisar maneiras novas de sediar a Olimpíada”, disse Yoshiro Mori

Federação Argentina muda

o nome da Copa Diego Maradona

A Copa Diego Maradona, competição do futebol argenti-no que homenageia o ícone fa-lecido no final de 2020, deixará de se chamar assim a partir da próxima edição por causa das disputas legais entre os her-deiros do ex-jogador, segundo reportagens.

A competição, que começa-rá em duas semanas, voltacomeça-rá a

se chamar Copa da Liga Pro-fissional, apesar da intenção da federação local de manter o nome de Maradona.

As autoridades do futebol argentino decidiram mudar novamente para evitar proces-sos futuros pelo uso da imagem do ex-astro, de acordo com a mídia local.

A herança de Maradona

inclui um fortuna incalculável, cinco filhos reconhecidos e seis com pedido de filiação, mais de 60 processos na justiça civil e uma investigação ainda aberta sobre sua morte.

Os direitos de imagem for-mam parte da herança, sendo um dos “patrimônios mais importantes”, disse o advogado Martín Apolo à Reuters.

ALTERAÇÃO

Sem confirmar Hamilton,

Mercedes anuncia

lançamento de novo carro

fóRMuLA 1

Apresentação virtual do modelo para 2021 será em 2 de março

A Mercedes apresentará seu carro de Fórmula 1 para 2021 em um lançamento digital no dia 2 de março, anunciaram os atuais cam-peões mundiais ontem.

O heptacampeão Lewis Hamilton, cujo contrato venceu no final de dezem-bro, ainda não foi confir-mado pela equipe, mas o britânico de 36 anos está treinando como sempre nos Estados Unidos.

Seria um grande choque se o maior astro do esporte não continuasse correndo

ao lado do finlandês Valt-teri Bottas na equipe que conquistou os últimos sete títulos de piloto e de cons-trutor.

O carro de 2021, seme-lhante ao do ano passado, mas com algumas melhorias aerodinâmicas, será co-nhecido oficialmente como Mercedes-AMG F1 W12 E Performance.

A escuderia disse que o E Performance é um novo ró-tulo a ser usado em todos os modelos híbridos Mercedes-AMG futuros.

Fifa adere à campanha da OMS

por “acesso justo às vacinas”

SAÚDE

A Fifa anunciou partici-pação na campanha da Or-ganização Mundial da Saúde (OMS) por “acesso justo às vacinas, tratamentos e diag-nósticos para a covid-19”. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e o ex-atacante do Liverpool e da Inglaterra Michael Owen estiveram em uma entrevista coletiva da OMS para lançar a campa-nha de conscientização.

“Todos nós temos que fa-zer a nossa parte na batalha contra o [novo] coronavírus. Também pedimos à comuni-dade internacional que atue em conjunto para garantir

igualdade de condições em relação ao acesso a vacinas, tratamentos e testes de diag-nóstico em todo o mundo”, disse Infantino.

A Fifa lançará sua cam-panha durante o Mundial de Clubes deste mês em Doha (Catar) com uma série de vídeos promocionais com jo-gadores e técnicos do torneio. Owen é um dos ex-jogadores que se juntará à campanha.

“É importante que o fute-bol permaneça em sintonia com a sociedade e desempe-nhe um papel importante no tratamento de questões que afetam a todos”, afirmou.

(7)

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Diário inDústria&ComérCio

POLÍTICA

07

Fábio

Campana

e-mail: fabio.campana@gmail.com

www.fabiocampana.com.br

O Palácio do

Planalto está

na Black Friday,

é o saldão de

Ministérios.”

Junior Bozzella, deputado federal

O DIA DO BOLSONARO

Amparado em profissionais expe-rientes, Jair Bolsonaro teve um dia 1º de fevereiro com muitas vitórias. Tantas que pode ser considerado o “Dia de Bolsonaro.” O homem levou o Congresso com grande margem de votos nas eleições da Câmara e do Senado. A temida paralisação anun-ciada pelos caminhoneiros não passou de uma “grevezinha”.

A ampla e fácil vitória de Bolsonaro deveu-se ao caráter de boa parte dos congressistas, destacando-se os do PT, que votaram no candidato do Palácio do Planalto para presidir o Senado, Rodrigo Pacheco, e fingiram indignação no Rio ao pedir a cabeça do petista presidente da Assembleia Legislativa, André Ceciliano, pelo fato de haver participado de evento em apoio a Arthur Lira. Este é o PT.

Bem feito, O PT já levou o primeiro “chega pra lá” de Lira, imaginava levar a primeira-secretaria da Mesa Diretora em acerto com o poltrão Rodrigo Maia e foi escanteado. Um fato que ficou patente nes-tas eleições é que não existe o que se pode chamar de oposição, existem várias, cada uma preocupada com seu arraialzinho, não se preocupando com as consequências dessa teimosia para o país, não há, pelo menos até o momento, um candidato forte para enfrentar o coiso em 2022.

PEDÁGIO NA PAUTA

Na primeira semana de sessões ordiná-rias na Assembleia Legislativa o pedágio será a pauta principal. Os atuais contratos vencem em novembro. O projeto desenha-do por Ratinho Jr e Bolsonaro não agrada ninguém, a não ser os políticos nativos que misturam sua atividade pública com a pri-vada das concessionárias. O ncerto é que o pedágio cobrado no Paraná continuará a ser o maior do país.

DESFAÇATEZ

Alguns governantes que se dizem muito preocupados com os mais pobres, princi-palmente em momentos de crise, demons-tram o zelo fazendo isto para ajudá-los: aumentam o preço do diesel, acabam com o auxílio emergencial, veem os preços e a inflação subindo e nada fazem, e se mos-tram absolutamente insensíveis diante da tragédia da pandemia. Querem a volta ime-diata das atividades econômicas. E para coroar, insistem em devolver professores e alunos às salas de aula.

OLHA O NÍVEL

Eleito presidente da Câmara dos De-putados , Arthur Lira (PP-AL) não poderá ocupar a presidência da República em caso de ausência de Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão. O parlamentar está im-pedido de ocupar o cargo porque é réu em

ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, na ausência de Bolsonaro e Mourão, quem assumirá o Planalto será o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Depois dele, o próximo na linha sucessória presidencial é o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux.

RATINHO NÃO OUVE

O governador Ratinho Jr (PSD) diz que ouviu psicólogos e outros profissionais da área de saúde que lhe disseram que ele tem que decretar a volta das aulas presenciais porque os alunos sofrem muito com o dis-tanciamento das salas de aula. Ratinho Jr não nominou os especialistas consultados. O certo é que não ouviu os professores e também não tomou conhecimento das ponderações do Ministério Público do Trabalho, duas vozes que afirmam que a segurança de professores, alunos e famí-lias de alunos só será possível depois da vacinação.

CAMINHO LIMPO

O líder do Governo na Câmara dos De-putados, Ricardo Barros (PP-PR), manifes-tou otimismo quanto às votações na nova gestão da Casa, agora comandada pelo de-putado Arthur Lira (PP-AL). Barros disse que não haverá dificuldades para formar maioria e aprovar as reformas necessárias ao Brasil, inclusive com o apoio de partidos que não estiveram na chapa de Lira.

SPUTNIk EFICAZ

A vacina russa Sputnik V (aquela que Ratinho Jr anunciou que seria produzida em seu governo pelo Tecpar) está aos pou-cos superando o ceticismo generalizado com que foi recebida pela comunidade científica internacional. Suas duas doses têm 92% de eficácia contra a covid-19, de acordo com os resultados preliminares de um ensaio com 20.000 participantes.

NAS ASAS DA FAB

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (2), a operação Quinta Coluna, para investigar uma associação criminosa que usou aeronaves da For-ça Aérea Brasileira (FAB) para traficar drogas para a Espanha. As investigações também apuram um esquema de lavagem de dinheiro.

CIVIS ARMADOS

O número de civis armados já ultrapas-sa um milhão, para alegria de Bolsonaro. Após decreto, a quantidade de licenças cresceu 65% em dois anos. O número de armas legais de propriedade de cidadãos saltou de 697 mil em dezembro de 2018 para 1,15 milhão no fim do ano passado, de acordo com dados do Exército e da Polícia Federal. Mudanças de norma aumentaram os limites individuais de compra e redu-ziram o poder de autoridades de barrar declaração de necessidade de uso.

FAVORITAS

Nesse 1,15 milhão de armas nas mãos de civis as favoritas são as carabinas e as pistolas.

MÉTODO TEMER

Bolsonaro adotou o método de Michel Temer de governar. Quem está do seu lado, ganha cargo. Quem está contra ou ameaça ficar contra, é cortado. É o que

vem acontecendo com cargos públicos federais ocupados por aliados de parla-mentares que votaram contra o candidato do governo na Câmara. Foram sendo de-mitidos. A semelhança, contudo, entre os dois presidentes para por aí. Michel era tolerante e democrático. Bolsonaro não é nada disso.

NÃO LÊ, NÃO ASSISTE

Na semana passada, a agressão de Bol-sonaro aos jornalistas, quando ele mandou todos para “pqp”, mostra o tamanho da lata de lixo presidencial. Alegando falsa-mente que a imprensa o acusou de comprar R$ 15 milhões em leite condensado, disse que as latas serviriam para enfiar no r... de jornalistas. Problema de Bolsonaro: ele não lê, não assiste telejornais. A imprensa nunca atribuiu a ele a compra do leite con-densado, embora tenha relatado indícios de superfaturamento. Ele explodiu num mar de esgoto criado pelas redes sociais.

CUBANOS

Ninguém pode negar que os 18 mil médicos cubanos do programa “mais médicos” do governo Dilma seriam muito uteis nos dias de hoje. Eles trabalharam em mais de quatro mil municípios e sua área de abrangência cobria 63 milhões de brasileiros. Fazem falta na linha de frente de combate ao coronavírus.

TEM RESERVAS

As grandes empresas brasileira estão numa posição mais favorável do que es-tavam no início da pandemia da covid-19 para enfrentar novo período de retração. A dívida bruta subiu, com o aumento das captações de recursos e desvalorização cambial, mas as companhias conseguiram aumentar em mais de 40% o caixa e equi-valentes ao caixa, o que conteve o avanço de grande dívida líquida. Com um cenário menor propenso para investimento, elas também usaram os recursos disponíveis para remunerar os acionistas. Dados da FGV.

LIÇÃO DO AVÔ

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, acabou apoiando o candidato de Bolsona-ro para a presidência da Câmara contra a articulação encaminhada pelo seu partido. para muitos, ele age com cara de quem quer cargo. Aos que lhe cobram aval ao antidemocrático Bolsonaro, ACM Neto diz que seu avô “deu apoio a generais, por que ele não poderia se alinhar com um capitão”.

CONSÓRCIO

Nos corredores do BNDES, ouve-se que a China Gezhouba Group Corporation e China Communication Constrution Com-pany estariam montando um consórcio para o leilão da Cedae.

ACIMA DE 65

Enquanto aumentam as pressões para que governadores ampliem restrições à circulação – especialmente em São Pau-lo – pode causar alguma insegurança no Programa Nacional de Imunização, a decisão da Alemanha e não recomendar a vacinação de pessoas acima de 65 anos com a vacina da AstraZeneca. Mas é 99% certo de que a decisão não será replicada no Brasil.

ESTIO BOLSONARO

No estilo Bolsonaro, o presidente desdisse o vice, Hamilton Mourão que palpi-tou que o chanceler Ernesto Araújo deixaria o cargo. “Se o ministro meu for elogiado pela mídia, corre o risco de ser demitido”. E chamou Araújo de “o homem das relações públicas com o mundo”. O chanceler é uma indicação do guru da Virgí-nia, Olavo de Carvalho.

MAIS UMA

A Secretaria do Desen-volvimento da Indústria, Comércio, Serviço e Ino-vação do Ministério da Economia, monitora, com preocupação, a situação da Audi no Brasil. O receio é que a montadora alemã seja a próxima a encerrar sua produção aqui. A empresa suspendeu a fabricação do A3 Sedan, único modelo ainda montado em São José dos Pinhais (PR). A Audi diz que está estudando um novo modelo.

AUMENTA A LISTA

Caso atravesse a porta de saída, a Audi se juntará à Ford, Ford Caminhões, Ro-che, EliLilly, Sony, Merce-des-Benz e Nikon, empresas que encerraram suas ativi-dades industriais no Brasil desde o início do governo Bolsonaro. Diante do êxodo de multinacionais, muitos dizem que é hora de rever o Ministério da Economia. A pasta da Indústria, Comér-cio, Serviços e Inovação co-locada sob o guarda-chuva de Paulo Guedes tornou-se um apêndice menor e inefi-caz, com reflexos da econo-mia, geração de empregos, retenção de talentos e outros danos. Guedes despreza qualquer tipo de política industrial e as empresas começam a optar para “bye, bye, Brasil”.

(8)

Tindin recebe aporte de mais

de R$ 1 milhão em rodada Seed

Startup

A

Tindin, uma Edfinte-ch – intersecção entre educação, finanças e tecnologia –, que no mercado B2C registrou um crescimento de 20 vezes nos últimos 12 meses, impactando mais de 10 mil famílias, viveu um ano de muitas conquistas e novos investimentos em meio aos desafios da pandemia.

Em 2020, a Tindin levantou R$1.012.000, em uma rodada de investimento Seed. Segundo a consultoria Transactional Track Records (TTR), o valor aportado por investidores anjo no Brasil mais do que dobrou na última década, passando de 450 milhões para pouco mais de 1 bilhão ao fim de 2019. “A queda histórica na Selic tem aumentado o

ape-tite ao risco dos investidores, e startups têm ocupado cada vez mais espaço em suas carteiras de investimentos’’, comemora Edu-ardo Schroeder, CEO da Tindin. Os investidores têm, hoje, uma participação de 16% da startup.

Parte do capital levantado foi destinada à aquisição da escola de educação financeira e empreen-dedorismo WiseCash. A empresa, fundada em 2014, nasceu com o propósito de promover a trans-formação comportamental em relação ao dinheiro, trabalhando para que, desde criança, as pes-soas entendam a importância em aprender a lidar e administrar suas finanças, o que vai total-mente ao encontro dos valores da Tindin. A negociação incluiu propriedade intelectual da escola,

bem como marca, conteúdos e site. A partir de agora, Andressa Costa, assume a função de Chief Knowledge Officer - CKO e acio-nista da Tindin.

Os investidores anjo têm pa-pel importante neste momento de crescimento da Tindin e eles apostam no sucesso da startup. “Fiquei encantado quando co-nheci a proposta da Tindin e enxerguei rapidamente o gran-de potencial gran-de crescimento que ela possui. Faço parte de um grupo de amigos da Funda-ção Getúlio Vargas e estamos sempre antenados buscando oportunidades de investimento. Este certamente foi um excelen-te negócio”, comemora o admi-nistrador de empresas Carlos Eduardo Silveira Martins.

Aquisição potencializa o aspecto pedagógico e a estratégia de produção de

conteúdos da startup. Valor também será usado para aquisição da WiseCash

Webinar Mitsubishi Electric: o

caminho para a Indústria 4.0

evento

No próximo dia 09 de fe-vereiro, às 18h30, o gerente de Marketing da Mitsubishi Electric, Hélio Sugimura, dis-cutirá no webinar gratuito “O caminho para a Indústria 4.0: saiba como implementar” os maiores desafios atuais para a implementação da Indústria 4.0, suas tecnologias habilita-doras e como alcançar o retor-no sobre o investimento.

A Mitsubishi Electric de-senvolveu uma metodolo-gia para implementação e criação de roadmap para a Indústria 4.0, considerando fatores como desafios da indústria, mapeamento de oportunidades de melhoria, a importância da coleta de dados e da criação de indica-dores, uso da tecnologia mais apropriada e retorno sobre o investimento.

O evento exemplificará, ainda, estudos de caso das fábricas da empresa e mos-trará como foram aplicadas

soluções de automação de acordo com o desafio.

IndústrIa 4.0

O enfoque dado para as tecnologias habilitadoras tem trazido desafios adicionais para sua implementação. A linha de soluções de automa-ção industrial da Mitsubishi Electric possui forte presença na indústria por apoiá-las em todo o processo de integração e transformação digital.

agenda

Webinar gratuito: O caminho para a Indústria 4.0: saiba como implementar

Dia 09 de fevereiro, às 18h30

Será concedido certificado aos participantes com per-manência superior a 70% do tempo total da sessão ao vivo, estimada em uma hora. Link para inscrição: mitsu- bishielectric.com.br/webi-nars

L5 Networks oferece telefonia

em parceria com a Google

américa Latina

O Google Workspace ser-viço da Google Cloud que oferece soluções de pro-dutividade e colaboração, disponibilizou a opção de telefonia, por meio da par-ceria com a L5 Networks. A novidade é ofertada por meio do Callbox Cloud PBX, que possui funcionalidades como: chamada em espera, ligações em grupo, grava-ção de chamadas, discador automático, entre outros recursos. A previsão é que a solução funcione também com qualquer outro PABX do mercado com suporte a SIP, bem como a integração com o Google Meet.

“As soluções do Google Workspace alinhadas com a oferta de telefonia da L5 Networks ajudam a melhorar a produtividade e colabora-ção, principalmente nesses tempos desafiadores e com grande demanda pelo traba-lho remoto”, afirma Milton Larsen Burgese, Diretor de Setor Público e Educação para a América Latina da Google.

“Estamos muito felizes em poder colaborar com a Goo-gle Cloud ofertando esta nova solução para as empresas que utilizam o Google Workspace na América Latina. Temos certeza que esse recurso será de suma importância para melhorar a experiência com a ferramenta e principalmente nesse momento onde o home

office é fundamental” explica Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks.

Segundo dados fornecidos pela Google, atualmente o Workspace possui mais de dois bilhões de usuários ati-vos mensalmente em todo o mundo. Entre os produtos disponíveis na plataforma, estão: Gmail, Drive, Meet e Chat.

“Essa é mais uma etapa de expansão de nossos serviços. Para nós, é muito importan-te oferecer importan-tecnologias que facilitem a vida das pessoas e empresas, assim como a Google, que também possui o mesmo propósito”, conclui Chabbouh.

Clientes da L5 Networks não terão custo adicional para utilizarem o novo recurso.

sobre a

L5 networks

A L5 Networks é uma empresa brasileira que in-veste no desenvolvimento de tecnologia de telecom em nuvem. Em atividade desde 2005, entrega ao mercado so-luções inovadoras que aliam alta tecnologia e redução de custos, a exemplo de soluções em telefonia IP, PABX em nuvem, CRM, terceirização de TI, Omnichannel e Private Cloud, dando suporte a em-presas de qualquer segmento e porte. Mais informações no site: www.l5.com.br

Uso indevido das redes sociais no

mercado de capitais é crime no Brasil

finançaS

O movimento realizado por investidores na Bolsa de Nova York para adquirir ações da empresa Gamestop, tradicio-nal revendedora de games nos Estados Unidos, pode ser con-siderado crime, se realizado no Brasil. “Como estes investidores combinaram a ação em um fó-rum de discussão online como forma de fazer o preço subir de forma artificial, podem ser enquadrados como ato ilícito contra o mercado de capitais na Instrução CVM 8/79, além do correspondente crime, previsto no art. 27-C da Lei 6.385/76 (Lei do Mercado de Valores Mobi-liários), mas isso não necessa-riamente vale para a realidade norte-americana”, explica o advogado Yuri Sahione, sócio da área de Compliance, Penal

Econômico e Investigações do Cescon Barrieu.

O fenômeno batizado de short squeeze desafiou a compreensão dos analistas de mercado. A grande dúvida foi sobre como analisar a forte alta das ações ao interesse de investidores em uma empresa que, aos olhos do merca-do, está ficando ultrapassada no seu modelo de negócios, de lojas físicas frente ao comércio digital. O movimento coordenado fez com que as ações da companhia americana se valorizassem em mais de 1.800% e seu valor de mercado fosse elevado de US$ 1,3 bilhão no final de 2020 para US$ 22,5 bilhões no fechamento de 27 de janeiro de 2021.

O problema que esse tipo de movimento gera no mercado, à luz da regulação brasileira, é

a clara intenção de se criar um movimento artificial com a finali-dade de alterar a cotação do valor mobiliário. Esse tipo de conduta é passível de enquadramento como manipulação de preços no mercado de valores mobiliários, tipificada como ilícito contra o mercado de capitais na Instrução CVM 8/79, além do correspon-dente crime, previsto no art. 27-C da Lei 6.385/76 (Lei do Mercado de Valores Mobiliários).

“Por mais que possa ser insti-gante a ideia de desafiar grandes players institucionais do mercado e medir forças, não se sabe quais são as verdadeiras intenções e os verdadeiros patrocinadores desse tipo de iniciativa”, afirma Fernanda Montorfano, sócia em Direito Societário e Governança Corporativa do Cescon Barrieu.

a aquisição da wiseCash foi uma estratégia para a consolidação da tindin também como produtora de conteúdos

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Diário inDústria&ComérCio

tecnologia

(9)

OMS visita instalação

de saúde animal na China

investigação

Uma equipe de investi-gadores liderada pela Orga-nização Mundial da Saúde (OMS) chegou na terça-feira (2) a uma instalação de saúde animal da cidade chinesa de Wuhan em busca de pistas sobre a origem da pandemia da covid-19.

A equipe independente já visitou hospitais importan-tes, o centro de controle de doenças regional e o mercado de frutos do mar de Huanan, onde se acredita que o pri-meiro foco de infecções se originou no final de 2019.

A viagem está indo “muito bem, excelente”, disse Peter Daszak, um de seus membros e presidente da EcoHealth Alliance, à Reuters, nesta terça-feira ao ser indagado pouco antes de entrar na ins-talação de saúde animal.

O centro na província de Hubei poderia dar informa-ções de como um coronavírus endêmico no morcego de fer-radura pequeno do sudoeste da China pode ter passado para os humanos, possivel-mente através de uma espé-cie intermediária.

Alexei Navalny é condenado

a três anos e meio de prisão

rússia

U

m tribunal da Rússia sentenciou nesta ter-ça-feira (02) o ativista russo Alexei Navalny, um dos principais opositores do pre-sidente Vladimir Putin, a três anos e meio de prisão.

A Justiça alegou que o ati-vista violou as condições de sua liberdade condicional relacio-nada a uma sentença proferida em 2014, ao não se apresentar regularmente para as autorida-des penitenciárias. A sentença original envolve um suposto caso de fraude, num processo que foi considerado politica-mente motivado e declarado ilícito pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

“Durante a supervisão, Na-valny não compareceu para registro no escritório do ins-petor penitenciário em sete ocasiões”, disse o representante do serviço penitenciário, du-rante a audiência realizada no tribunal de Moscou, presidido pela juíza Natalia Repnikova. O serviço argumentou que Navalny já vinha faltando às apresentações antes mesmo de seu envenenamento.

O político e ativista anticor-rupção, de 44 anos, também foi acusado de ter violado a “or-dem pública mais de 50 vezes, o que representa desrespeitos às condições da liberdade con-dicional”. Como ele já cumpriu

12 meses da sentença original de três anos e meio de 2014, Navalny arrisca agora passar os próximos dois anos e meio na prisão.

O ativista foi preso nova-mente em 17 de janeiro, ao desembarcar em Moscou. Ele retornava a seu país natal pela primeira vez desde que foi en-venenado na Sibéria em agosto de 2020.

O opositor russo vinha da Alemanha, onde passou os últi-mos cinco meses se recuperan-do recuperan-do ataque com um agente neurotóxico que ele atribui ao governo russo. O Kremlin, por sua vez, nega qualquer partici-pação no envenenamento.

Opositor de Putin foi acusado de violar termos de condicional

em sentença imposta em 2014. Ativista está detido desde janeiro

Portugal tenta evitar colapso

do sistema de saúde

pandemia

Em 2020, poderia-se descre-ver Portugal como um paciente com sintomas moderados de covid-19. Mas isso mudou desde a virada do ano.

A taxa de incidência de sete dias explodiu: são quase 850 novas infecções por 100 mil habitantes. Somente em janeiro ocorreram mais de 40% de todas as infecções conhecidas e 44% de todas as mortes registradas no país desde o início da pan-demia.

A situação é “muito tensa”, diz Reinhard Naumann, que dirige o escritório de Lisboa da alemã Fundação Friedrich Ebert. “Toda a população está muito

nervosa diante deste desenvol-vimento dramático das últimas duas, três semanas”, comenta.

O governo cita novas cepas do coronavírus, como a B.1.1.7, que surgiu pela primeira vez no Reino Unido, como razões para a explosão de óbitos, mas também a flexibilização das restrições antes do Natal.

No início de janeiro, foi de-cretado um lockdown rígido: escolas, lojas e restaurantes tiveram que fechar, e o governo impôs amplas restrições de cir-culação. A saída de portugueses para o exterior, além disso, foi restringida, como forma de evitar que a mutação do

corona-vírus se espalhe.

Em várias cidades, ambu-lâncias às vezes têm que esperar horas antes de poderem desem-barcar os pacientes nos super-lotados hospitais. Com cerca de 850 pacientes gravemente doen-tes com covid-19 em todo o país, as unidades de terapia intensiva estão quase em plena capaci-dade. Cerca de 6.700 pacientes graves estão sendo tratados em enfermarias normais.

Alguns pacientes de terapia intensiva foram transferidos para a Áustria. A Alemanha pro-meteu enviar militares e equipa-mentos, como respiradores, para Portugal.

Navalny foi preso novamente em 17 de janeiro, ao desembarcar em Moscou

Deputados de Myanmar

estão em prisão domiciliar

golpe de estado

Centenas de deputados de Myanmar (antiga Birmânia) estão retidos em uma resi-dência do governo na capital, um dia depois do golpe de Estado conduzido por milita-res e da detenção da líder do país, Aung San Suu Kyi.

De acordo com a agên-cia de notíagên-cias Assoagên-ciated Press (AP), cerca de 400 deputados permanecem na residência governamental, impedidos de deixar o edi-fício, em Naypyidaw, capital de Myanmar.

Um dos deputados dis-se que o edifício continua cercado por militares e que há policiais dentro das ins-talações.

Segundo o parlamentar, que teme pela sua seguran-ça e pediu anonimato, os políticos, a maioria da Liga Nacional para a Democracia

(LND), o partido de Aung San Suu Kyi, passaram a noite sem conseguir dormir, com medo de serem presos. “Tivemos de ficar acordados e em alerta”.

“Temos alimentos, mas não podemos sair das insta-lações, por causa dos solda-dos”, disse também uma de-putada à agência de notícias France-Presse (AFP).

As detenções e o golpe de Estado militar ocorreram no mesmo dia em que o Parla-mento eleito se preparava para iniciar sua primeira sessão.

O partido de Aung San Suu Kyi pediu hoje sua liber-tação imediata, bem como dos políticos detidos, de-nunciando “uma mancha na história do Estado e do Tatmadaw”, o Exército bir-manês.

Quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Diário inDústria&ComérCio

mundo

09

China prende mais de 80

suspeitos de vender vacinas

falsas

crime

A China prendeu mais de 80 pessoas suspeitas de en-volvimento num esquema de venda de vacinas falsas contra a covid-19, que funcionava desde setembro do ano pas-sado, informou a imprensa oficial.

O jornal estatal Global Times noticiou que as au-toridades chinesas também apreenderam 3 mil doses do falso antígeno durante a operação.

Segundo a mesma fonte, a rede criminosa estava presen-te em várias cidades e a opera-ção foi realizada em conjunto

pelas forças de segurança de Pequim e das províncias de Jiangsu e Shandong, no lito-ral norte da China.

Citado pelo jornal, o es-pecialista Tao Lina garantiu que “as ‘vacinas”, cheias de soro fisiológico, não surtem efeito, mas também não cau-sam problemas de saúde, por isso é claro que os suspeitos queriam dinheiro”.

Outras fontes citadas pelo Global Times argumentaram que a rede poderia estar en-volvida na comercialização dessas vacinas falsas no ex-terior.

Referências

Documentos relacionados

Conteúdo da embalagem Unidade de Telefone IP PoE Adaptador de energia Guia da Instalação Rápida CD com manual do usuário Cabo RJ-45.. Instalando as conexões do Telefone

Profissão: Filiação: Joao Maria De Oliveira e Tereza De Souza Oliveira Cônjuge: Balbina Teixeira Da Silva Da Silva De Oliveira Local do sepultamento: (S.J.Dos Pinhais) Ce-

são: Militar Filiação: Rodolfo Streit e Candinha Sibila Streit Cônjuge: Eleni Domingues Streit Local do sepultamento: (Curitiba) Municipal Boqueirão Quinta-Feira, 23 de setembro

Profissão: Auxiliar Produção Filiação: Joao Franca e Antonia Franca Cônjuge: Dirceu Jose Lima De Souza Local do sepul- tamento: (Curitiba) Municipal Boqueirão Domingo, 10 de

Os dados não clínicos com tenecteplase revelaram hemorragia com mortalidade secundária de fêmeas progenitoras devido à conhecida ação farmacológica da substância ativa e em

Abertas candidaturas para a 4.ª edição do “Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola”; pág.: 4.. ; pág.: 3 Decreto-lei nº 35/2017 Aplicação de

O Diretor de Escola Técnica da ETEC Rubens de Faria e Souza, faz saber aos candidatos abaixo relacionados o deferimento e indeferimento das inscrições e CONVOCA para a AULA- TESTE,

9, EHSM Grupo de embalagem: III Perigos para o ambiente: Sim Precauções especiais para o utilizador: Nenhum conhecido Transporte em navio de navegação interna