• Nenhum resultado encontrado

Apresentações, Formações, Seminários/ Informações INFOINE - 7ª EDIÇÃO, 4º TRIMESTRE DE 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentações, Formações, Seminários/ Informações INFOINE - 7ª EDIÇÃO, 4º TRIMESTRE DE 2019"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

INFOINE - 7ª EDIÇÃO, 4º TRIMESTRE DE 2019

Apresentações, Formações, Seminários/

Informações

(2)

2

APRESENTAÇÕES, FORMAÇÕES E SEMINÁRIOS

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO SOBRE O “OBSERVATÓRIO DO MERCADO DE TRABALHO”

PROJETO SISTEMA DE INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA DA ARME

No âmbito do Plano Operativo Anual 2019 (POA) do Programa Emprego e Empregabilidade da Cooperação Luxemburguesa, que está a apoiar o Governo de Cabo Verde no programa de as-sistência técnica para a “Montagem e Configu-ração do Observatório do Mercado de Traba-lho (OMT)”, o INE foi convidado para participar numa ação de capacitação institucional de 7 a 11 de outubro de 2019, sobre o Manual de

imple-mentação do OMT. O principal objetivo foi de capacitar os dirigentes e técnicos das institui-ções públicas, privadas e sindicatos com muita relevância na produção e utilização de dados e informações sobre o mercado de trabalho. O INE esteve representado pela Dra. Alice Pinto, técnica do DEDS.

O INE realizou com a Agência Reguladora Mul-tisectorial da Economia (ARME), no dia 8 de ou-tubro de 2019, uma reunião sobre o Projeto “Sis-tema de Informação Estatistica da ARME”, que se pretende a sua implementação no âmbito da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Estatis-tico (ENDE) 2017-2021.

Na reunião, foi apresentado o projeto, discuti-ram-se as melhores práticas internacionais nesta matéria e, por fim, analisaram-se as possibilida-des do estabelecimento de uma parceria institu-cional com vista à execução conjunta do projeto.

(3)

3

APRESENTAÇÕES, FORMAÇÕES E SEMINÁRIOS

PROJETOS GRID E CÓDIGO DE ENDEREÇO

1ª REUNIÃO DA UNIDADE DE COMUNICAÇÃO DO SEN

A Divisão de Geo-Informação, através do seu Coordenador, o Dr. Clodomir Pereira, realizou, no dia 17 de outubro de 2019, uma apresen-tação dos Projectos “GRID” e “Códigos de En-dereços Nacional” dirigida aos diretores dos departamentos do INE.

O Projeto GRID é um sistema de referencia-ção geográfica suportado em informareferencia-ção cartográfica ou ortofotocartográfica, em for-mato digital, para todo o território nacional, que possibilite estudos em pequenas áreas geográficas, menores do que os vários limites administrativos de divulgação de dados, per-mitindo analisar fenómenos e suas causas, que são independentes de limites adminis-trativos, como inundações, deslocamento e expansão urbana, etc.

Pretende-se com a criação de GRID Nacional atingir os seguintes objetivos:

1. Estabelecer um sistema de referência es-pacial em forma de GRID’s para as estatís-ticas oficiais (dados do Censo 2020 e In-quéritos); e

2. Estabelecer o quadro de referência para as estatísticas espaciais.

O Projeto Códigos de Endereços é um códi-go com referências estáveis, que dá respostas satisfatórias a todos os projetos e utilizadores, salvaguardando os nossos dados e, terá as se-guintes propriedades:

• Ser um código único para cada edificado; • Um sistema de codificação que poderá

ser utilizado por muito tempo;

• Ser um código simples, curto (menos do que 10 caracteres alfanuméricos) e fácil de memorizar;

• Ser um código que, apesar de simples, seja intuitivo, contudo, difícil de compor por alguém, apenas por intuição (tipo um password forte).

Decorreu no dia 17 de outubro, no INE, a 1ª Reunião da Unidade de Comunicação do Sistema Estatístico Nacional (SEN). Esta Unidade tem como responsabilidade elaborar uma estratégia de disseminação integrada que inclua planos de disseminação direcionada para a imprenssa e para as ferramentas/meios eletrónicos, estabelecer e manter boas relações com os meios de comunicação, organizar a linha de produção, coordenar e padronizar os diferentes aspetos da produção (ferramentas/programas), estabelecer regras e diretrizes para o desenho e arranjo gráfico das publicações, quadros e gráficos e assegurar que as regras sejam cumpridas. A re-ferida Unidade é composta pelo INE e pelos os demais orgãos do SEN.

(4)

4

APRESENTAÇÕES, FORMAÇÕES E SEMINÁRIOS

SÍNTESE DE INDICADORES ECONÓMICOS E FINANCEIROS EM S.VICENTE

CAPACITAÇÃO EM LÍDER COACH

O INE apresentou, no dia 27 de novembro de 2019, um produto designado “Síntese de In-dicadores Económicos e Financeiros”, em S. Vicente, com a participação dos serviços des-concentrados do Estados e universidades. A apresentação foi feita pelo Técnico do Depar-tamento das Estatísticas Económicas e Em-presariais, Dr. Janecas Fortes.

Trata-se de um produto/aplicativo desenvol-vido pelo INE e que está constituído por um leque alargado de indicadores, baseados em dados económicos e financeiros, expressos em valores monetários absolutos, valores re-lativos, taxas de variação, tempo, entre outras unidades, provenientes de diversas fontes, designadamente de diversos inquéritos reali-zados pelo INE e dos dados produzidos pelo Banco Central e das informações do Ministé-rio das Finanças.

O INE realizou duas ações de capacitação em Lider Coach, ministradas pela Sociedade Ca-bo-verdiana Coaching e dirigidas aos técnicos do INE e do Sistema Estatístico Nacional. As referidas capacitações visam dotar os pro-fissionais de instrumentos e técnicas inova-doras com o fito de melhorar as habilidades técnicas e comportamentais no ambiente or-ganizacional e, consequentemente, o desem-penho organizacional.

Estas capacitações já tinham sido realizadas

para os membros do Conselho de Administra-ção, dirigentes e alguns técnicos nos anos an-teriores. Este ano, as mesmas decorreram em dois momentos, sendo que, no primeiro mo-mento (de 11 a 13 de dezembro), a cerimónia teve abertura do Presidente do INE, Doutor Osvaldo Borges e, no segundo (17 a 19 de de-zembro), do Vice-Presidente, Dr. Celso Soares. Ambos, referiram que o Conselho de Admi-nistração tudo fará para que a totalidade dos colaboradores do INE estejam dotados destas qualificações até 2021.

(5)

5

APRESENTAÇÕES, FORMAÇÕES E SEMINÁRIOS

ATIVIDADES COMEMORATIVAS 23º ANIVERSÁRIO DO INE

No âmbito da comemoração do 23º Aniversário do INE, foram feitas as seguintes atividades: • Dia 21 de dezembro: “Momento de Reflexão” - efetuada no espaço Salave - Mercearia

An-drade, sito na Achada Santo António;

• Dia 23 de dezembro: Conferência “Os desafios do  INE ontem e hoje” - realizada no auditó-rio do Instituto Supeauditó-rior de Ciências Jurídicas e Sociais na cidade da Praia.

REUNIÃO COM OS COORDENADORES

MU-NICIPAIS DO RGPH-2020

AÇAO DE CAPACITAÇÃO - CONTAS SATÉLITE

DO TURISMO

O INE realizou, de 3 a 5 de dezembro de 2019, a primeira reunião com os coordenadores municipais do RGPH 2020, selecionados re-centemente, através do concurso público. A reunião  teve como objetivos: a)  Fornecer aos coordenadores informações sobre as atribuições, competências, missão, visão e organograma do INE; b) Apresentar o proje-to RGPH 2020; c) Explicar aos coordenadores as suas atribuições e funções; d) Explicar os procedimentos administrativos, financeiros e de recrutamento/seleção dos agentes de terreno para RGPH 2020.

A reunião foi realizada pelo Gabinete do RGPH 2020, sob coordenação técnica de Dra Maria de Lurdes Lopes.

O INE realizou, de 10 a 13 de dezembro, no seu auditório, uma ação de capacitação rela-tiva à Conta Satélite do Turismo, dirigida aos seus técnicos dessa área e aos sectores in-tervenientes neste processo nomeadamen-te o Banco de Cabo Verde, o Ministério de Transporte e Turismo, o Fundo de Turismo e a Policia Nacional - Direção de Emigração e Fronteira.

A referida formação foi orientada pela Con-sultora internacional da Organização Mun-dial de Turismo das Nações Unidas, Doutora Nagore Espinosa Uresandi.

(6)

6

INFORMAÇÕES

RELATÓRIO DA FUNDAÇÃO MO IBRAHIM DE 2019 ELOGIA INE DE CABO VERDE

REUNIÃO DE CONCERTAÇÃO SOCIAL

A Fundação Mo Ibrahim divulgou o Relatório “Go vernação Africana de 2019” com o objetivo de avaliar o progresso, em termos da imple-mentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda Mundial 2030) e da Agenda Africana 2063.   O Relatório elogiou  os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de Cabo Verde, quer na produção e difusão estatística quer na as-sunção de compromissos internacionais atribuídos pela Comissão de Estatística das Nações Unidas (CENU).

Referiu que os países africanos precisam de dados estatísticos robustos para poderem definir políticas eficientes para a educação e saúde. Destacou, ainda, os sistemas estatísticos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe por fazerem parte de um grupo de oito países africanos com sis-temas operacionais de registo de natalidade e óbitos para mais de 90% da população.

No âmbito das atri-buiões e competên-cias do INE, o Conse-lho de Administração participou na reunião de Concertação So-cial, realizado no dia 6 de dezembro de 2019 no Ministério das Finan-ças.

(7)

7

INFOGRAFIAS PRODUZIDAS

No último trimestre de 2019, foram produzidas três brochuras relativas às datas comemorativas dos municipios sobre:

(8)

INFOINE - 7ª EDIÇÃO, 4º TRIMESTRE DE 2019

Apresentações, Formações, Seminários/

Informações

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O CES é constituído por 54 itens, destinados a avaliar: (a) cinco tipos de crenças, a saber: (a1) Estatuto de Emprego - avalia até que ponto são favoráveis, as

Algumas preocupações são necessárias para a precisão e qualidade de próteses fixas quando a técnica de cirurgia sem retalho é utilizada através de planejamento virtual: