• Nenhum resultado encontrado

4 DA SELEÇÃO DOS INSTRUTORES INTERNOS E DE COLABORADORES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE NIVELAMENTO DE LÍNGUA ESPANHOLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4 DA SELEÇÃO DOS INSTRUTORES INTERNOS E DE COLABORADORES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE NIVELAMENTO DE LÍNGUA ESPANHOLA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 0106/2017 – PROGEPE

CADASTRO DE INSTRUTORES PARA CURSO DE CAPACITAÇÃO

E COLABORADORES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE NIVELAMENTO DE

LÍNGUA ESPANHOLA

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria Unila nº 0175/2017, tendo em vista a delegação de competência conferida pela Portaria UNILA Nº 965, de 08 de junho de 2016, por intermédio do Departamento de Desenvolvimento Profissional e Pessoal – DDPP e da Seção de Capacitação e Desenvolvimento – SECADES, torna pública a abertura de CADASTRO DE INSTRUTORES INTERNOS E DE COLABORADORES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE NIVELAMENTO DE LÍNGUA ESPANHOLA para atividades a serem desenvolvidas em conformidade com a Resolução CONSUN 010/2013 e a aplicação e execução do Plano Anual de Capacitação – PAC, Exercício 2017, aprovado pela Portaria Unila nº 165, de 6 de abril de 2017, destinado aos servidores docentes e técnico-administrativos em educação.

1 OBJETIVOS

1.1 Cadastrar servidores efetivos da UNILA, docentes ou técnicos administrativos em educação, para atuarem como Instrutores internos nos Cursos de Capacitação desenvolvidos pela Instituição, conforme o Plano Anual de Capacitação – PAC, sem prejuízo de suas atribuições e mediante compensação de jornada de trabalho, quando necessário.

1.2 Cadastrar servidores efetivos da UNILA, docentes ou técnicos administrativos em educação, para atuarem como elaboradores da prova escrita, corretores da prova escrita e aplicadores da prova oral para Prova de Nivelamento de Língua Espanhola destinado aos servidores da Unila, sem prejuízo de suas atribuições e mediante compensação de jornada de trabalho, quando necessário.

1.3 Fomentar o compartilhamento de conhecimento na Instituição. 1.4 Valorizar o conhecimento e experiência dos servidores internos.

1.5 Manter o Banco de Talentos dos servidores atualizado junto ao Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos – SIGRH.

2 PRÉ-REQUISITOS

2.1 Os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

(2)

suas atividades na Universidade.

b) Possuir cadastro atualizado no Banco de Talentos do SIGRH (SIGRH>Menu Servidor>Capacitação>Banco de Talentos>Cadastrar/Atualizar Currículo).

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições estarão abertas para recebimento no período de 13/06/17 às 08h até o dia 25/06/2017 às 23:59h.

3.2 Os interessados deverão realizar sua inscrição pelo sistema inscreva, disponível no link <https://inscreva.unila.edu.br/>, com os campos de interesse de atuação preenchidos no formulário.Deverão, também, inserir/atualizar as informações no Banco de Talentos, disponível no SIGRH.

3.2.1. Instruções sobre preenchimento do Banco de Talentos estão disponíveis no espaço de Notícias do SIGRH, no item Manual do Banco de Talentos ou junto ao endereço www.unila.edu.br/progepe/ddpp.

3.3 A inscrição se dará em conformidade com as áreas oferecidas e pela natureza da atividade e perfil profissional.

3.4 O candidato que realizar cadastro se comprometerá a comprovar a veracidade das informações fornecidas quando solicitadas pela SECADES/DDPP.

3.5 Não serão considerados os cadastros incompletos e/ou sem dados no Banco de Talentos do SIGRH.

3.6 O candidato poderá se inscrever em mais de uma ação, desde que respeite as condições dispostas no item 2 desse Edital.

4 DA SELEÇÃO DOS INSTRUTORES INTERNOS E DE COLABORADORES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA DE NIVELAMENTO DE LÍNGUA ESPANHOLA

4.1 Serão considerados os seguintes critérios para seleção de Instrutores:

4.1.1. possuir maior tempo de experiência na área ou em atividades afins ao(s) curso(s) que deseja ministrar;

4.1.2. possuir maior formação específica na área que deseja ministrar;

4.1.3. compatibilidade entre jornada de trabalho do candidato e o horário de trabalho de Instrutoria.

4.2 Caberá a PROGEPE, através do DDPP/SECADES, a análise prévia da titulação/formação do conhecimento técnico e experiência comprovada, por meio de documentos constantes no subitem 4.1 deste edital, em uma única etapa: análise curricular.

4.3 Em caso de empate, os seguintes critérios serão considerados: 4.3.1. ordem de recebimento das inscrições;

(3)

4.3.2. possuir maior tempo de serviço público efetivo na Unila; 4.3.3. maior idade.

5 DA VALIDADE

5.1 O cadastro de Instrutores, regulamentado pelo presente edital, terá validade de até 12 meses a partir da publicação ou até a elaboração do próximo Plano Anual de Capacitação – PAC, podendo ser prorrogado a interesse da Instituição.

5.2 O cadastro de Colaboradores para realização da prova de Nivelamento, regulamentado pelo presente edital, terá validade de até 12 meses a partir da publicação ou até a elaboração do próximo Nivelamento em Espanhol, podendo ser prorrogado a interesse da Instituição.

6 DAS ATRIBUIÇÕES

6.1 O Instrutor interno de Curso de Capacitação tem como atribuições:

I) Elaborar e encaminhar o projeto de curso e o plano de curso para a SECADES/DDPP/PROGEPE conforme modelo disponibilizado pelo setor.

II) Controlar a frequência dos participantes da ação, comunicando à SECADES os casos de faltas, abandono e desistência.

III) Manter atualizado, disponibilizando os materiais das aulas e outros que julgar pertinente ao aprendizado, o Ambiente Virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA disponibilizado pela Secades.

IV) Utilizar como base de suas aulas o material didático disponibilizado pela SECADES aos instrutores.

V) Avaliar, propor e/ou alterar o conteúdo dos cursos de capacitação, em acordo aos seus conhecimentos ou sob demanda da SECADES.

VI) Aplicar avaliações quando previstas no projeto do curso.

VII) Cumprir o cronograma estabelecido, dentro dos dias e horários registrados e deferidos junto à área de gestão de pessoas, devendo informar com antecedência a necessidade de alteração de horário por necessidade do instrutor, sendo vedada a substituição do instrutor sem a prévia autorização da SECADES.

VIII) Solicitar à SECADES, com antecedência mínima de 15 dias, os recursos físicos, materiais e equipamentos a serem utilizados no curso, bem como realizar sua necessidade do projeto.

IX) Zelar pelos equipamentos, materiais e infraestrutura que lhe forem confiados e devolvê-los após o uso.

X) Disponibilizar o resultado final do curso à área de gestão de pessoas, apresentando os documentos solicitados pela área de capacitação, no prazo estipulado.

(4)

XII) Entregar, após a conclusão do curso, o Relatório de Instrutoria com informações sobre frequência, desempenho e aprovação dos alunos, conforme modelo a ser encaminhado pela SECADES/DDPP.

XIII) Manter-se em constante contato com a SECADES informando do andamento do curso que estiver executando, de forma a manter a transparência de sua atuação.

XIV) O instrutor não poderá permitir a participação de servidores, nem mesmo como ouvintes, em seu curso cuja inscrição não tenha sido homologada e/ou autorizada pela SECADES, tendo em vista respeitar a ordem dos interessados e não ferir a equidade de acesso definido em cada curso. XV) Outras atribuições deverão ser definidas em conjunto com a SECADES/DDPP e aprovados no projeto do curso.

6.2 O Elaborador de provas tem como atribuições:

I) Elaborar propostas de questões para avaliação do nivelamento dos servidores tanto no processo de escrita quanto nas orientações para prova oral.

II) Propor atividades textuais para conhecimento do nível de habilidade escrita em língua estrangeira.

III) Zelar pela qualidade do material enviado bem como da autenticidade, sendo de sua responsabilidade a não citação de fonte utilizada.

IV) cumprir os prazos estabelecidos pela SECADES, sob pena de ser desclassificado mesmo depois de processo seletivo publicado.

V) Primar pelo cumprimento dos horários e datas previamente definidas e publicizadas pela SECADES.

VI) Manter-se em constante contato com a SECADES informando do andamento da elaboração das provas que estiver executando, de forma a manter a transparência de sua atuação.

VII) Outras atribuições deverão ser definidas em conjunto com a SECADES/DDPP e aprovados no projeto do nivelamento.

6.3 O Aplicador da prova oral tem como atribuições:

I) Realizar a aplicação da prova oral elaborada pelo Elaborador de provas com vistas a mapear a habilidade oral em língua estrangeira.

II) Construir em conjunto com os demais aplicadores e a Seção de Capacitação os critérios para avaliação dos servidores.

III) Cumprir com as datas de aplicação das provas estabelecidas em comum acordo com a Secades, zelando pelo cumprimento dos horários e datas previamente definidos e publicizados. IV) Solicitar à SECADES, com antecedência mínima de 15 dias, os recursos físicos, materiais e equipamentos a serem utilizados, bem como realizar sua necessidade do projeto.

(5)

V) Cuidar dos equipamentos, materiais e infraestrutura que lhe forem confiados e devolvê-los após o uso.

VI) Disponibilizar o resultado final da avaliação à área de capacitação, apresentando os documentos solicitados pela área de capacitação, no prazo estipulado.

VII) Tratar com cordialidade e urbanidade os participantes da avaliação.

IX) Manter-se em constante contato com a SECADES informando da avaliação que estiver executando, de forma a manter a transparência de sua atuação.

X) Não permitir a participação de servidores na avaliação cuja inscrição não tenha sido homologada e/ou autorizada pela SECADES, tendo em vista respeitar a ordem dos interessados e não ferir a equidade de acesso definido.

XI) Outras atribuições deverão ser definidas em conjunto com a SECADES/DDPP e aprovadas no projeto do nivelamento.

6.4 Corretor de provas tem como atribuições:

I) Realizar a correção das provas escritas com vistas a mapear a habilidade escrita em língua estrangeira.

II) Construir em conjunto com os demais corretores e a Seção de Capacitação os critérios para avaliação dos servidores.

III) Zelar pelo cumprimento dos horários e datas previamente definidos e publicizados pela SECADES.

IV) Solicitar à SECADES, com antecedência mínima de 15 dias, os recursos físicos, materiais e equipamentos a serem utilizados.

V) Zelar pelos equipamentos, materiais e infraestrutura que lhe forem confiados e devolvê-los após o uso.

VI) Disponibilizar o resultado final da avaliação à área de gestão de pessoas, apresentando os documentos solicitados pela área de capacitação, no prazo estipulado.

VII) Manter-se em constante contato com a SECADES informando da avaliação que estiver executando, de forma a manter a transparência de sua atuação.

VIII) Outras atribuições deverão ser definidas em conjunto com a SECADES/DDPP e aprovadas no projeto do nivelamento.

6.5 Elaborador de material didático tem como atribuições:

I) Elaborar material didático do curso e disponibilizá-lo à área de gestão de pessoas e aos participantes, conforme conteúdos apontados nos projetos de curso.

II) Construir o material didático com enfoque na gramática e nos exercícios necessários para aprendizagem dos participantes dos cursos de espanhol.

(6)

III) Zelar pela qualidade do material enviado bem como da autenticidade, sendo de sua responsabilidade a não citação de fonte utilizada.

IV) Primar pelo cumprimento dos horários e datas previamente definidos e publicizados pela SECADES.

V) Manter-se em constante contato com a SECADES informando do andamento da elaboração de material que estiver executando, de forma a manter a transparência de sua atuação.

VI) Outras atribuições deverão ser definidas em conjunto com a SECADES/DDPP e aprovadas no projeto do nivelamento.

7 DA GRATIFICAÇÃO

7.1 A gratificação ocorre pelo disposto no Art. 76-A, da Lei 8.112/90, que institui a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso-GECC; Decreto 6.114/2007 regulado pela Portaria MEC nº 581/2008; e normatizado no âmbito da Unila pela Resolução Consun 005/2014, alterado pelas resoluções 012/2015 e 015/2017, e com valores definidos em Portaria específica.

7.1.1. Os valores para elaboração de material didático, para as horas de Instrutoria, elaboração, aplicação e correção de provas em atividades de formação, de desenvolvimento e aperfeiçoamento de pessoal são definidos e atualizados tendo como referência portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

7.1.2. Os valores devidos para pagamento de GECC estarão em conformidade com os valores vigentes da data de realização do curso e/ou outra atividade previamente definida de capacitação. 7.2 O servidor que atuar nas formas desse edital será retribuído somente pelas horas efetivamente trabalhadas.

7.2.1. O valor de preparação de aula, nos casos de instrutores de curso, está incluído no valor pago por hora de instrutoria.

7.3 Conforme o §4º do Art. 98 da Lei 8.112/90, a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) somente será paga se as atividades de forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho.

7.3.1. O recebimento de GECC não pode exceder em 120 (cento e vinte) horas anuais, exceto nos casos justificados e com anuência prévia do Reitor.

8 DOS PRAZOS PARA OS SELECIONADOS

8.1 O prazo para envio da proposta de projeto de curso de capacitação e do plano de curso por parte dos instrutores de curso será de quinze dias (15) a contar da homologação e publicação dos classificados.

(7)

aplicadores de prova oral e os corretores de prova serão estabelecidos em comum acordo com a SECADES e os classificados.

8.3 Caso o candidato classificado em alguma modalidade deste edital desista de sua participação, solicitamos o envio de e-mail para capacitacao@unila.edu.br informando a desistência num prazo de 48h.

8.3.1. No caso de desistência, o candidato vai para o final da lista, tendo chance de ser chamado em momento oportuno.

8.3.2. O candidato que não cumprir com o prazo, caso não possa atuar na atividade que foi classificado, não poderá continuar na lista e será desclassificado.

8.3.3. O projeto de curso de capacitação e o plano de curso deverão ser enviados seguindo os modelos disponibilizados pela SECADES.

8.4 As datas para execução do curso ocorrerão em acordo com a disponibilidade do instrutor selecionado, levando em consideração, também, a possibilidade de reserva de salas/laboratórios, a organização do calendário de cursos da SECADES, bem como outras eventuais situações no decorrer do curso, desde que com acordo entre as partes envolvidas.

9 DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 A SECADES fornecerá aos Instrutores, ao término do curso, certificados de Instrutoria

emitidos pela PROGEPE.

9.2 Os candidatos selecionados e que forem chamados para ministrar algum curso em horário de expediente deverão apresentar documento da chefia imediata concordando com a ausência do servidor, desde que não haja prejuízos das atribuições do cargo de que for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do § 4º do art. 98, da Lei n.º 8.112/90.

9.3 É de responsabilidade do servidor/instrutor informar, através de formulário próprio, o quantitativo de horas de GECC já recebida no ano corrente de sua atuação, respeitando os limites impostos na legislação vigente.

9.4 Ambos formulários citados nos parágrafos 9.2 e 9.3 deste edital deverão ser entregues a SECADES, devidamente preenchidos e assinados, antes do início do curso.

9.5 O elaborador de material didático e o elaborador de provas se comprometem a ceder os direitos de uso, divulgação e reprodução por parte da Secades dos materiais e provas elaborados para esse edital, pelos quais receberão o devido pagamento em forma de GECC.

9.5.1. A cessão do material será firmada através do Termo de Autorização de Uso, expedido pela Secades.

9.6 O cadastramento não gera qualquer obrigação, inclusive monetária, por parte da Unila aos profissionais que porventura e/ou eventualmente, não sejam convocados a prestar serviços.

(8)

9.7 A convocação do candidato dar-se-á por meio de e-mail institucional e é de sua exclusiva responsabilidade acompanhar os procedimentos.

9.8 Quaisquer dúvidas referentes a esse processo deverão ser endereçadas para: <capacitacao@unila.edu.br>.

9.9 Caso haja a necessidade de ofertar alguma ação de capacitação não contemplada neste edital, durante o período de validade, a PROGEPE poderá convocar pessoas não integrantes do cadastro de Instrutores internos.

9.10 Os casos omissos serão resolvidos pela SECADES/DDPP/PROGEPE.

Foz do Iguaçu, 12 de junho de 2017.

Geraldino Alves Bartozek

(9)

Anexo I

Área específica

Idiomas:

Espanhol (básico, intermediário, avançado) Objetivo:

Possibilitar aos servidores Docentes e TAEs acesso à aprendizagem do idioma espanhol, fomentando a integração latino-americana pelo viés da comunicação verbal, oral e escrita e contribuindo para o bilinguismo na Instituição.

Nivelamento de espanhol:

Objetivo:

Testes que permitirão inferir o grau de conhecimento em espanhol de parte dos servidores internos cuja língua materna não seja o espanhol, direcionando e otimizando a oferta de cursos nessa área.

Tarefas desempenhadas:

Referências

Documentos relacionados

A Escola Primária do IE &#34;Caetano de Campos&#34;, de caráter acentuadamente experimental, tinha por finalidade ministrar ensino primário a alunos maiores de sete anos de ambos

Ao instalar os serviços da Informatica, você cria um repositório de configuração de domínio em um banco de dados relacional para armazenar metadados e contas de usuário do

Parece-nos permitido pensar que ao menos duas formas de conhecimento (popular e acadêmico), não têm conseguido historicamente estabelecer uma interlocução necessária, pois

Com base nestas premissas e inicialmente integrado no projeto DE&amp;D AGRO 800, foi efectuada uma inventariação regional das espécies aromáti- FDVHPHGLFLQDLV

Este modelo de gestão para os riscos na cadeia de suprimentos aproxima-se do modelo sugerido pelos autores Gaonkar e Viswanadham (2004), que identificam quatro

Os Participantes, obrigatoriamente com a sua participação, conforme estipulado no Concurso, deverão consentir expressamente que a Empresa Promotora e Parceiros de operação por

(7) Sempre que a prestação do serviço remunerado coincida com o período normal de serviço, são contabilizadas como tempo de trabalho, para efeitos do horário de referência

Enquanto Carcanholo aponta o capital industrial (em especial o capital portador de juros) como criador das condições objetivas para o desenvolvimento do capital