• Nenhum resultado encontrado

A PELE E O ENVELHECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PELE E O ENVELHECIMENTO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

A PELE E O ENVELHECIMENTO

Dra Dolores Gonzalez Fabra

INTRODUÇÃO

A Pele reveste e protege o organismo. É o maior e mais pesado órgão do nosso corpo. Seu peso é aproximadamente 15% do peso total do indivíduo. Cobre-o quase completamente exceção feita aos orifícios genitais, boca, ânus e olhos, onde recebe o nome de mucosa

A pele tem mecanismos sensoriais que detectam movimento, pressão e dor , é dividida anatômica e funcionalmente em 3 camadas.

Epiderme

---

A Epiderme não possui vasos , tem aproximadamente 2mm, variando sua espessura, dependendo da região do corpo com maior ou menor atrito. Por exemplo a finura da espessura da pele da pálpebra e a espessura da pele do calcanhar. É coberta por uma camada de células mortas – queratina – espessada nas área de maior atrito – sola dos pés , joelho e cotovelo

(2)

--- Derme

---

A Derme está em contato com a epiderme não de forma plana, na forma de papilas que aumentam a área de adesão para maior possibilidade de trocas e maior resistência ao atrito. É na Derme que se localizam os vasos sanguíneos e linfáticos que alimentam a epiderme como também os elementos sensoriais ligados aos nervos e dai ao Sistema nervoso central , além dos folículos pilosos ( de onde nascem os pêlos ) e as glândulas Sudoríparas responsáveis pela fabricação e eliminação do suor.

(3)

Estruturas da Derme

1. Estruturas Glandulares

A. Glândulas Sebáceas responsáveis pela fabricação do sebo cutâneo , que dá a oleosidade da pele e mantém o “Manto lipídico Cutâneo” que é uma barreira protetora contra infecções de forma geral

B. Glândulas Sudoríparas responsáveis pela fabricação do suor, que regula a temperatura corporal

2. Estruturas Foliculares

A. Folículo Piloso

Os folículos pilosos têm músculos que os fazem eriçar, em situações de tensão. Nos animais o mecanismo é também usado como regulador de temperatura corporal pois se eriçando mantém um camada de ar entre a pele e o meio, refrescando o corpo.

Os pêlos são fabricados nessa estrutura e são responsáveis pela proteção contra o sol de áreas mais delicadas do rosto como

Bigode – lábios

Sombrancelhas – olhos

São responsáveis também pela proteção de áreas de maior atrito como Pêlos pubianos- genitais

(4)

3 . Estruturas Sensoriais :

A . Corpúsculo de Vater-Pacini, sensíveis à pressão.

B. Corpúsculo de Meissner com função de detecção de pressões de frequência diferente.

C. Corpúsculo de Krause, sensíveis ao frio D. Orgão de Ruffini, sensíveis ao calor.

E. Célula de Merckel, sensíveis a tato e pressão.

F. temos ainda , terminações nervosas associadas ao foliculo piloso G. Terminações nervosas livres sensíveis à dor e temperatura.

4 . Estruturas Pigmentares

(5)

Hipoderme

---A Hipoderme é a região onde estão os depósitos de gordura, em células chamadas adipócitos A gordura tem a função de proteção contra o frio, amortece traumas ,serve para reserva de energia e como isolante térmico para o organismo, ajudando a manter a temperatura corporal Fisiologicamente a pele , com a ação da luz do sol, produz a Vitamina D que é fundamental no metabolismo do cálcio e prevenção da osteoporose.

(6)

Alterações Dermatológicas decorrentes do envelhecimento

“ Envelhecemos como Vivemos ”

Dra Dolores Gonzalez Fabra

São as escolhas que fazemos na vida , durante nosso dia a dia, que determinam nosso padrão de envelhecimento.

Escolhemos diariamente como queremos envelhecer ! Escolhemos se queremos :

- Abusar do sol ou NÃO - Fumar ou NÃO

- Ser sedentário ou NÃO - Alimentos gordurosos ou NÃO - Abusar de bebidas alcoólicas ou NÃO

- Previnir ou ter controle de doenças sistêmicas como diabetes , hipotireoidismo , etc...

Essas escolhas repercutem diretamente nos hábitos que adquirimos ao longo de nossa existência e conseqüentemente na qualidade de vida e no aspecto que vamos ter.

(7)

A população mundial, de forma geral tem tido maior expectativa de vida. As mulheres ultimamente permanecem ativas por mais tempo.

Isso leva a uma preocupação cada vez maior com o bem estar e a boa aparência física. A aparência Física tem correlação direta com a auto estima.

Quando a auto estima diminui temos a intensificação da depressão que é um sintoma freqüente no envelhecimento.

É importante conhecer e entender os mecanismos que levam às alterações dermatológicas do envelhecimento , para que na medida do possível possamos prevenir ou minimizar essas alterações, favorecendo o bem estar nessa fase da vida

Com o envelhecimento , a mulher chega ao climatério e apartir daí há uma acentuação do envelhecimento natural.

O envelhecimento é a somatória do envelhecimento cronológico (decorrente da idade) , do fotoenvelhecimento ( decorrente do efeito cumulativo da exposição solar da pele ao sol ,desde a infância) , do envelhecimento causado pela diminuição hormonal e do envelhecimento decorrente de doenças de base não controladas que afetam a pele acentuando o envelhecimento como hipertensão , diabetes, hipotireodismo( devido à alteração do fluxo sanguineo que chega á pele ) , além do envelhecimento decorrente de maus hábitos como fumo e alcoolismo.

Assim ,

Envelhecimento da Pele é igual :

Envelhecimento cronológico + fotoenvelhecimento + envelhecimento devido á diminuição hormonal + envelhecimento por doenças não controladas + envelhecimento por maus hábitos. Um envelhecimento saudável , com boa saúde e aparência física é diretamente proporcional ao controle de todas essas variantes.

Portanto as alterações do envelhecimento são decorrentes das: I. Alterações gerais do Envelhecimento do organismo

(8)

I. Alterações gerais do Envelhecimento do organismo

É importante diferenciarmos Linhas de expressão e Rugas

As Linhas de expressão são decorrentes da contração muscular repetida ao longo dos anos e são mais comuns ao redor dos olhos, testa e lábios , aparecem na fase inicial do envelhecimento, quando todas as estruturas ainda estão preservadas

Já as Rugas estáticas ( Ou seja aquelas que aparecem quando a face está em repouso , sem que haja nehuma expressão forçada ) são produto do envelhecimento da pele.

Com o envelhecimento , as estruturas da face sofrem uma série de modificações .

A pele torna –se delgada e com menos elasticidade e as ptoses aparecem em graus variáveis. As atrofias , muscular , óssea , cartilaginosa e subcutânea ( da gordura )reduzem o conteúdo facial, promovendo flacidez e o aparecimento de Rugas de envelhecimento

“A pele envelhecida caracteriza-se por uma pele seca associada a sensação tátil de ondulação, rugas , flacidez, alteração da pigmentação e lesões resultantes de danos actínicos ( solares ) crônicos.

Na pele senil ocorrem dois componentes distintos que alteram sua aparência e textura:

1. Envelhecimento Intrínseco : o ínicio deste processo é incerto, talvez seja desencadeado no momento do nascimento, ou aos 20 anos ou até após décadas de vida. Manifesta-se através de alterações na estrutura química das proteínas , proteoglicanas e ácido hialurônico dérmicos.No decorrer dos anos o colágeno tipo III vai sendo substituído por colágeno tipo I , levando a uma perda progressiva da espessura aumentando a fragilidade cutânea.Ao mesmo tempo diminuem as quantidades de proteoglicanos e ácidos hialurônico.

2. Fotoenvelhecimento: Resultado do acúmulo de exposição aos raios ultravioleta.Clinicamente a pele apresenta uma superfície irregular com muitos sulcos e rugas, de textura espessa, com manchas e de coloração amarelada, Nos casos mais avançados apresenta grandes sulcos com disposição geométricas estendendo-se até a nuca. Pode vir acompanhada de outras patologias como xerose, rosácea, queratose seborréica , telangiectasias, nevos rubis , flacidez cutânea e muscular. Lesões pré-neoplásicas (queratose actínica) ou pré-neoplásicas (carcinoma baso ou espinocelulares) também podem estar presentes.” Do livro Estética Clínica e Cirúrgica - Edith Kawano Horibe

(9)

O Envelhecimento, especialmente o Facial é um processo decorrente de uma somatória de fatores e não um fato isolado

Processo do Envelhecimento

Neste processo uma série de fatores e características anatômicas atuam conjuntamente para produzir mudanças na face, seja sob a forma de ptose ( queda da sombrancelha ) seja devido a alterações intrínsecas do tecido (absorção, perda de alasticidade, etc.).

A arquitetura óssea é a plataforma onde estas ações tomam lugar.

Outros fatores genéticos, nutrição, raça , etc. atuam como papéis importantes.

A ptose do supercílio na idade adulta é , normalmente, atribuída à progressiva frouxidão do couro cabeludo e dos tecidos moles da fronte.

Observações clínicas mostram que o segmento lateral do superciílio torna-se ptótico

(caído) mais precocemente do que o segmento medial .Isto se deve ao maior suporte das estruturas profundas para o corpo e a cabeça do supercílio onde, também, a ação muscular elevadora se faz sentir com mais intensidade.

Existem três forças que atuam sobre o supercílio:

1. Músculo frontal ( testa )- observa-se em pacientes idosos atrofia das fibras laterais do músculo frontal na porção da cauda do supercílio ( sombrancelha ).

2. Gravidade: a massa de tecido mole da área frontalateral desloca-se sobre o plano da fáscia temporal profunda, levando consigo o segmento lateral do supercílio.

3. A hiperatividade do músculo Corrugador, ( músculo que fica entre as sombrancelhas e dá “expressão de bravo” ) em união com a ação do músculo orbicular das pálpebras ( músculo circular que contorna a órbita ), facilita a queda da porção lateral do sombrancelha e formação das rugas ( “Pés de Galinha “) – Enzo J. Riviera Citarella

Mecanismo parecido ocorre ao redor da boca formando as rugas Peri Orais.

Estes mecanismos se acentuam ao redor dos olhos e boca , com o hábito de fumar , por alteração da circulação sanguinea local

(10)

II. As alterações dermatológicas do Envelhecimento são decorrentes principalmente de

1. Fatores hormonais (diminuição dos níveis de estrógeno e progesterona) 2. Fatores genéticos (envelhecimento cronológico- devido à idade)

3. Fatores ambientais (sol – fotoenvelhecimento)

4. Hábitos da paciente (fumo, abuso do álcool ,atividade física, alimentação) 5. Condições Gerais dos outros órgãos ( hepatite, aterosclerose)

6. Doenças cutâneas ou sistêmicos associados (Diabetes , ou hipotiroidismo , Melanoma , carcinoma espinocelular , carcinoma basocelular).

1. Fatores Hormonais no envelhecimento são decorrentes da :

A. Diminuição do Estrógeno B. Diminuição da Progesterona

(11)

1. Fatores Hormonais no envelhecimento são decorrentes da :

A . A diminuição do Estrógeno provoca :

. Diminuição atividade mitótica (capacidade regeneração da pele) . Diminuição da Síntese de colágeno (flacidez, Rugas)

. Adelgaçamento da pele diminuindo a resistência à choques mecânicos (hematomas) . Áreas com maior quantidade de queratina (espessamento da sola dos pés , joelho e cotovelo)

. Após os 60 anos de idade o colágeno torna-se mais rígido deixando a pele mais sucetivel a traumas por diminuição da elasticidade o que deixa geralmente manchas roxas nos braços

. Nos primeiros cinco anos de privação estrogênica ( climatério) a mulher perde de 30% a 40% do colágeno total do organismo é a pior fase do envelhecimento para a pele

. Após esse período a mulher passa a perder 2% de colágeno ao ano (relação com anos de menopausa e não envelhecimento cronológico) então o envelhecimento vai se formando mais lento.

B. A diminuição da Progesterona provoca:

. Aumento da ação dos andrógenos (hormônios masculinos presentes na mulher) nas glândulas sebáceas e pêlos do corpo e couro cabeludo, aumentando a queda de cabelo e a oleosidade nos cabelos .

(12)

Alterações Dermatológicas no Envelhecimento

1. Epiderme

. Torna- se adelgaçada

. Aumento da queratina (engrossando sola do pés, joelho e cotovelo)

2. Derme

. Diminuição de fibras colagenas → flacidez

. Fixação menor de água pelo Ácido Hialurônico → ressecamento da pele . Diminuição de mastócitos → diminuição da imunidade local da p

3. Hipoderme

. Atrofiada - afinamento algumas áreas da pele

. Diminuição do número e tamanho das células gordurosas locais

4 . Glândulas Sudoríparas

. Diminuição da secreção de suor que leva a dificuldade na regulação da temperatura corporal

5. Glândulas Sebáceas

.Permanecem em número normal, mas há uma diminuição da secreção de gordura , deixando a pele mais ressecada

(13)

Alterações Dermatológicas no Envelhecimento

Vulva

Diminuição do Estrógeno provoca

. Diminuição no número e volume de pêlos

. Diminuição de gordura e tecidos elásticos (flacidez) . Aspecto enrugado

. Proeminência pequenos lábios (aumento pequenos lábios) . Glândulas bartholim atrofiam

. Pouca proeminência do clitóris (diminuição do clitóris)

. Pode ocorrer líquen esclero atrófico ( atrofia em pontos localizados com aspecto esbranquiçado.

Pele do Corpo tende a ficar com aspecto

. Amarelado . Atrofico . Enrugado . Flacidez . Menor Elasticidade Pêlos . Esbranquiçadas . Diminuição de número . Diminuição de volume

.Aparecem pêlos terminais faciais com maior espessura e comprimento (pêlos mais grossos no queixo)

(14)

Alterações Dermatológicas no Envelhecimento

Unhas

. Frágeis . Sem Brilho

. Estrias longitudinais

. Distróficas (esbranquiçadas e quebradiças)

. Diminuição da imunidade ( aumenta chance de micoses) . Diminuição do crescimento

As unhas sofrem alterações com a idade. Crescem mais devagar e vão ficando sem brilho e quebradiças (distroficas). Sua cor, originalmente translúcida, passa a ser mais amarelada e opaca.

As unhas, em especial as dos dedos dos pés, podem se tornar duras e grossas, e suas pontas podem se partir.

A observação das unhas sua cor, deformações e vitalidade, durante muitos anos serviram como informação diagnóstica muito utilizada para determinação de inúmeras doenças sistêmicas O Pitting, os cristais ungueais, a quiloníquia, as linhas de Beau, a leuconiquia eram termos comuns nas descrições das patologias. Nas desnutrições, eram as linhas de Beau, a quiloníquia nas anemias principalmente as ferroprivas. Hoje os métodos para tais diagnósticos são mais precisos

Com o envelhecimento, as unhas dos pés estão sujeitas, mais que a das mãos, a infecções crônicas , principalmente fúngicas, em função da menor circulação sanguinea das extremidades.

Em doenças sistêmicas como o Diabetes, o cuidado com as unhas torna – se fundamental , pois com o descuido podemos ter infecções principalmente por pseudomonas e outras bactérias que podem levar em casos extremos até a gangrenas com risco de perda do dedo ou do artelho.

(15)

Doenças Renais, hepáticas, Tireoidianas,Cardíacas ou, respiratórias, podem causar deformações ungueais ou a aparecimento de linhas transversais ou no sentido do leito ungueal. Traumatismos com hemorragias do leito, acabam por causar descolamento da unha o que muitas vezes pode abrir caminho para infecções

O liquem plano, e a psoríase, são doenças de pele que afetam a unha. A intoxicação por metais pesados ou outras substâncias podem causar alterações de sua cor

Convém procurar um médico caso as unhas apresentem depressões, quebras, linhas, alterações na cor ou alterações de qualquer outra natureza.

Os males que afetam as unhas com o envelhecimento estão diretamente ligados a irrigação da matriz da unha ou da irrigação do leito ungueal. O engrossamento é uma alteração da matriz enquanto que a baixa irrigação do leito e a diminuição da imunidade com a idade favorece a instalação de fungos ( micoses ) que são chamadas de “ Onicomicoses”. . Elas deformam e deixam as unhas quebradiças. Espessadas e com matéria farináceo sob as mesmas . Ao tentar apara-las, é comum cortar seus cantos( o que nunca deve ser feito ) ferindo a borda do leito, desencadeando o aparecimento das unhas encravadas

Nunca devemos remover a cutícula , já que é uma película protetora contra a entrada de microorganismos.

Para o tratamento das mãos o melhor é empurrarmos a cutícula para baixo com uma pequena espátula, e nunca corta-la. Use sempre seus próprios e individuais instrumentos para tratar suas unhas. A hepatite c é uma doença grave e pode ser transmitida por alicates contaminados

O uso de próteses de unhas, sejam elas de porcelana ou acrílicas, devem ser evitados , pois causam após algum tempo o aparecimento de estrias ungueais resultantes de alergias ou dermatites. Com isso a unha se torna cada vez mais frágil e quebradiça.

Para as donas de casa, o conselho é que usem luvas para as triviais limpezas, com uso de produtos específicos. As coceiras nas mãos muitas vezes são resultantes da perda de oleosidade, resultante de produtos para lavar pratos, que dissolvem as gorduras, deixam limpos os talheres e péssimas as mãos de quem os manipula.

(16)

Pigmentação

. Aumento ou diminuição da pigmentação pode ocorrer , o que leva a manchas escuras e/ou esbranquiçadas na pele

Dependendo do local e da exposição solar temos o Fotoenvelhecimento

Terminações Nervosas

. Não se alteram

. Órgãos terminais (Meissner, Vater Pacini e Merckel) tem diminuição em número e volume o que leva a uma diminuição da sensibilidade

Com o envelhecimento temos:

. Diminuição da função imunológica da pele que leva a um aumento das doenças infecciosas da pele(micose , herpes . infecções ,etc...)

. Diminuição das respostas inflamatórias que leva a Menor ardor com exposição solar o que faz a pessoa não perceber a queimadura do sol precocemente.

Isso faz com que fiquemos expostos ao sol desapercebidamente aumentando o grau de queimaduras na exposição solar

(17)

Prevenção e tratamento das alterações dermatológicas do envelhecimento

1. A terapia de Reposição Hormonal

Melhora muito as alterações dermatologias do climatério. Promove maior produção de colágeno, o que diminui a flacidez

Promove maior fixação água na pele pelo aumento de ácido hialurônico , o que diminui o ressecamento.

Regula a secreção gordurosa e sudorípara .

Vários estudos tem sido realizados para avaliação da ação estrogênica na região dérmica com a reposição hormonal

“Shahrad e Msrks(1977) detectaram concentrações de estradiol nas camadas basais da epiderme * Brincat (1983) concentração média de hidroxiprolina da pele de mulheres pós menopausadas , tratadas com estrogênio e implantes de testosterona , era 48% maior que do grupo controle. Brincat (1987) – comparou densidade mineral óssea á quantidade de colágeno da pele e demonstrou que esses parâmetros diminuem de maneira semelhante 1-2% ao ano após a menopausa. Desta maneira para ele a TRH pode proteger a pele da mesma maneira que é capaz de proteger a perda óssea,”

-Efraim Olszewer

O uso de alimentos ricos em isoflavona como grãos de soja e linhaça parece ser bastante favorável para a pele no envelhecimento

(18)

2.Fotoproteção .

uso de filtro solar , bonés e roupas são fundamentaais para evitar o fotoenvelhecimento e alguns tumores de pele.

3. Evitar Tabagismo 4. Manter atividade Física 5. Boa Alimentação

6. Uso de Vitaminas antioxidantes com supervisão médica 7. Manter-se social e Familiarmente Ativa

8. Manter doenças cutâneas e sistêmicas sob controle

9. Uso constante de produtos dermatológicos adequados

- Loções fotoprotetoras de rotina - Ácidos-retinóicos, glicólico,etc... - Despigmentantes

- Hidratantes

(19)

10. Quando necessário - Laser - L.I.P - Radiofreqüência - Peelings - Preenchimento - Toxina Botulinica - Pequenas Cirurgias 11 . Cuidados Gerais . Banho rápido . Água morna . Não usar buchas . Sabonetes neutros . Hidratação adequada

Envelhecer é inevitável , a forma como envelhecemos é que faz toda a diferença.

Texto escrito pela Dra Dolores Gonzalez Fabra para o Livro “ Envelhecer Bem “ de Rubens Paulo Gonçalves

Referências

Documentos relacionados

Todas as técnicas mostram-se eficazes para serem utilizadas como auxiliares ao preparo químico mecânico, embora a Easy Clean tenha sido levemente superior à

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Modelos de gestão e metodologias para melhoria dos serviços públicos: qualidade total, reengenharia, sistemas de ouvidoria, BSC, cartas de serviços, avaliação de

Para o Planeta Orgânico (2010), o crescimento da agricultura orgânica no Brasil e na América Latina dependerá, entre outros fatores, de uma legislação eficiente

Analisar os Relatórios de Frequência Escolar de crianças beneficiárias do Bolsa Família permitiu a identificação dos motivos registrados que levaram muitas crianças e

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

Em outro aspecto, a intoxicação exógena por psicofármacos foi abordada como o método mais utilizado nas tentativas de suicídio, sendo responsável por 33,3% do total de

O teste de tetrazólio é resultado de muitas pesquisas e sua aplicação em embriões zigóticos para estudo da viabilidade de sementes de coqueiro é importante por possibilitar