• Nenhum resultado encontrado

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 2º ANO EMENTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO TURMA: 2º ANO EMENTA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

EIXO TECNOLÓGICO: GESTÃO E NEGÓCIOS

CURSO:TÉCNICO EM VENDAS INTEGRADO/PROEJA

FORMA/GRAU:( x ) integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

MODALIDADE: ( ) Presencial ( x ) PROEJA ( ) EaD

COMPONENTE CURRÌCULAR: HISTÓRIA

ANO / SEMESTRE: 2013 SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 2º ANO

CARGA HORÀRIA: 40

TURNO: Noturno TURMA: VEP T2

DIRETOR(A) GERAL DO CAMPUS: Marcelo Éder Lamb

DIRETOR (A) DE ENSINO: Analice Marchezan

DOCENTE(A): Leandro Jorge Daronco

EMENTA

Estudar as estruturas e transformações políticas, econômicas, sociais, religiosas e culturais das sociedades, nas diversas regiões do mundo, no decorrer do processo histórico – contemplando a Idade Antiga: Civilizações Orientais e Civilizações Clássicas; a Idade Média: Ocidental e Oriental; a Idade Moderna: África, Europa e América e a Idade Contemporânea: dos imperialismos as grandes guerras mundiais, a geopolítica internacional pós-guerras e a História do Brasil nos séculos XIX e XX.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL DO CURSO:

O objetivo geral do Curso Técnico em Vendas é formar profissionais que, com caráter e consciência crítico-construtivo, consigam dominar as estratégias e a processualidade das atividades de vendas e que possam contribuir com o trabalho de planejamento e execução de programas voltados à viabilidade e sustentabilidade dos empreendimentos.

Para tanto, a proposta do curso contempla o desenvolvimento de habilidades e competências de negociação e liderança pelo uso da inteligência e emotividade, no sentido de formar profissionais que se constituam como sujeitos criativos, inovadores, empreendedores e mobilizadores da mudança, bem como, constituam-se como agentes de resultados, constantemente preocupados com a conservação e restauração das condições do meio ambiente.

OBJETIVO DO COMPONENTE CURRICULAR:

Construir com o educando a possibilidade reconhecer-se como sujeito histórico de seu tempo, que vive em determinado espaço e realiza suas ações neste espaço, construindo e desconstruindo conceitos e concepções que conduzem estas relações – tempo, espaço, gênero, multiculturas etc. Despertar no educando o interesse e capacidade de reconhecer o seu espaço e o seu lugar social neste tempo e em tempos e ações que já se construíram, identificando ações coletivas que transformaram o pensamento e as relações humanas ao longo do processo

(2)

histórico.

METODOLOGIA

Aulas expositivas baseadas na dialogicidade entre educador e educandos; seminários temáticos de temas históricos e atuais; pesquisa bibliográfica e apresentação oral; cine-debate: filmografia e socialização; análise de mapas; produção textual sobre temas históricos e atuais; leituras orienta-das; interpretação e socialização de textos; trabalhos em grupos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

História do Brasil

Império: Primeiro Reinado e Período Regencial [1822-1831]; Segundo Reinado [1840-1889]; República Velha [1889-1930]; Período Vargas [1930-1945]; Regimes Liberais Populistas [1946-1964]; Regime Militar no Brasil [1964-1985].

História Contemporânea

Imperialismo do século XIX; África e Ásia; Liberalismo; Socialismo; Teorias do século XIX; Primeira Guerra Mundial; Revolução Russa; Regimes Totalitários; Crise Mundial 1929; Segunda Guerra Mundia; Guerra Fria; Revolução Cubana; Revolução Chinesa; Regimes Militares na América Latina; A crise do Socialismo e a Nova Ordem Mundial; Conflitos Contemporâneos; Oriente Médio.

Temas da Atualidade Nacional ou Global:

Política; Economia, Cultura; Religião; Legislação; Processos Migratórios e Minorias Étnicas; Conflitos no Oriente Médio e Norte da África [Primavera Árabe].

CRONOGRAMA DE CARGA HORÁRIA

Dias

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

1

1 h/a

2

1 h/a

3

1 h/a

4

1 h/a

1 h/a

5

1 h/a

6

1 h/a

1 h/a

7

1 h/a

1 h/a

8

1 h/a

9

1 h/a

10

1 h/a

11

1 h/a

1 h/a

12

1 h/a

13

1 h/a

14

1 h/a

1 h/a

15

1 h/a

16

1 h/a

(3)

17

1 h/a

18

1 h/a

1 h/a

19

1 h/a

20

1 h/a

21

1 h/a

1 h/a

1 h/a

22

1 h/a

23

1 h/a

24

1 h/a

25

1 h/a

26

1 h/a

27

1 h/a

28

1 h/a

1 h/a

29

1 h/a

30

31

1 h/a

Total

1

4

4

4

4

4

5

4

5

4

1

Total de Aulas: 40

F = FERIADO R –=RECESSO A= Avaliação

AVALIAÇÃO

Instrumentos a serem usados pelo docente (a):

Produção textual temática orientada e/ou Síntese orientada de texto indicado: peso 2,0 Participação em Aula: peso 4,0: será realizada durante todo o semestre considerando a participação nos debates de aula, realização de atividades extra-classe (temas) e pesquisas previamente indicadas, envolvimento nos trabalhos em grupo.

Avaliação Semestral Escrita: peso 4,0 – será realizada uma prova, com consulta ao material didático-pedagógico, contendo questões dissertativas sobre as temáticas trabalhadas na disciplina e assuntos relativos a ementa e conteúdos programáticos discutidos em aula.

I. Redação: capacidade do aluno apresentar argumentativamente sua posição sobre o tema; II. Coerência argumentativa;

III. Apresentação compreensiva e crítica dos princípios conceituais solicitados em cada questão. Prazos para entrega de Trabalhos: O educando que deixar de entregar trabalho em data previamente marcada terá o direito de entregá-lo com até uma semana de atraso, com redução de até 50% no peso total da nota. Depois de expirar o novo prazo (de uma semana) não será mais possível entregar o trabalho ficando o educando com nota zero no respectivo trabalho. Exame Final: será realizado na forma de avaliação geral com questões dissertativas.

Critérios de avaliação:

(4)

propostas ao longo das aulas: trabalhos individuais, trabalhos em grupo, realização de exercícios de revisão dos conteúdos e provas, com a preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos considerando as particularidades do ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Conforme Lei 9394/96, Art.24, é exigido do aluno a frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) sobre o total da carga horária do período letivo.

RECUPERAÇÃO PARALELA:

A recuperação paralela é contínua e ocorrerá no decorrer do período letivo, através da correção, revisão das provas e dos exercícios propostos ao longo das aulas, bem como através de instrumentos de verificação da aprendizagem que serão utilizados de forma a atender as reflexões conceitos e conteúdos que permeiam a disciplina.

Obs 1: A recuperação paralela fundamenta-se na significação ou ressignificação de conteúdos e conceitos e não necessariamente constitui instrumento de recuperação de nota relativo a avaliações já realizadas.

Obs 2: A recuperação paralela ocorrerá no âmbito coletivo da turma, casos de interesse particular de um ou mais alunos deverá ser manifestado por escrito ao professor do componente curricular e, a partir disto agendado horário para a referida recuperação.

PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA (PPI)

O componente curricular prevê PPI: ( ) Sim ( x )Não ( )Colaboração

Articulação com os componentes

curriculares:_____________________________________________________________

Obs: Se o Componente prevê PPI anexar projeto ao Plano de Trabalho Docente

Planejamento da realização das atividades não presenciais

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARRUDA, José Jobson de A; PILETTI, Nelson. Toda a História: História Geral e História do Brasil. Ed. Reformulada e Atualizada. São Paulo: Ática, 2007.

COTRIN, Gilberto. História Global: Brasil e Geral. volume único. 8 Ed. São Paulo: Saraiva, 2005. - (4ª tiragem), 2007.

VICENTINO, Claúdio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil. Ed. Atualizada. São Paulo: Scipione, 2008. - (Série Parâmetros). Obs: Edição Atualizada. Inclui capítulo sobre História da África.

(5)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BARBEIRO, Heródoto. História: volume único para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção: De olho no mundo do trabalho).

BRAICK, Patrícia Ramos; MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. volume único. 3. Ed. Reformulada e Atualizada. São Paulo: Moderna, 2007.

CAMPOS, Flávio de. A escrita da História: ensino médio. volume único. São Paulo: Escala Educacional, 2005.

CATELLI JÚNIOR, Roberto. História, Texto e Contexto. Ensino Médio. volume único. São Paulo: Scipione, 2006.

PEDRO, Antônio; LIMA, Lizânias de Souza. História da civilização ocidental: ensino médio.

volume único. 2. ed. São Paulo: FTD, 2005.

BIBLIOGRAFIAS PARA APROFUNDAMENTO Temas de Conhecimentos Gerais

BARBUJANI, Guido. A invenção das raças. São Paulo: Contexto, 2008.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 4ªEd. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

DARWIN, Charles. A origem das espécies e a seleção natural. Curitiba: Hemus, 2000.

DIWAN, Pietra. Raça Pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.

DUTRA, Maria Rita Py; QUEVEDO, Júlio. Nas trilhas da Negritude: consciência e afirmação. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2008.

GENARI, Emílio. Em busca da liberdade: traços das lutas escravas no Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

GIRON, Loraine Slomp. Dominação e subordinação: mulher e trabalho na pequena propriedade. Porto Alegre: EST; Suliani Letra e Vida, 2008.

HEYWOOD, Linda M. Diáspora negra no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008. MATTOS, Regiane de. História e cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2008. Mir, Luís. Guerra civil: estado e trauma. São Paulo: Geração Editorial, 2004.

SCHWARCZ. Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil no Brasil do século XIX. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

RAMOS, Antônio Dari; TEDESCHI, Losandro Antônio; Outros. (Orgs). Abordagens interculturais. Porto Alegre: Martins Livreiro. 2008.

SILVA, Gilberto; SANTOS, José Antônio dos, C. ARNEIRO, Luiz Carlos da Cunha. RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

História do Brasil e RS

DARONCO, Leandro Jorge. À sombra da cruz: trabalho e resistência servil no noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo os processos criminais (1840-1888). Passo Fundo: EdiUPF, 2006.

(6)

FREYRE, Gilberto. Sobrado e Mocambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento urbano. 10 ed. São Paulo: Record, 1998.

GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. 6 ed. São Paulo: Ática, 2001.

LIMA, Solimar. Triste pampa: resistência e punição de escravos no RS 1818-1833. Porto Alegre: EdiPUC/IEL, 1998.

História Contemporânea

FILHO, Reis Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: O tempo das certezas – da formação do capitalismo à Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. Volume 1.

FILHO, Reis Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: O tempo das crises – Revoluções, Fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. Volume 2. FILHO, Reis Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste. O século XX: O tempo das dúvidas – do declínio das utopias às globalizações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. Volume 3. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RIBEIRO, Jr. J. O que é nazismo. São Paulo: Brasiliense, 1986. História da África e Ásia

BRUNSCHWIG, Henri. A partilha da África negra. São Paulo: Perspectiva, 1974.

CROUZE, Maurice. História Geral das Civilizações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MIEHL, Melanie. O que é o Islã: perguntas e respostas. São Leopoldo: Sinodal, 2005. RODRIGUES, João Carlos. Pequena história da África Negra. São Paulo: Globo, 1990. SALÉM, Helena. O que é questão palestina. São Paulo; Brasiliense, 1982.

OBSERVAÇÃO

O Componente Curricular de História do Curso de Técnico em Vendas modalidade Educação de Jovens e Adultos – PROEJA contempla como eixos temáticos norteadores: a Importância do Estudo de História; o Conflito na História; Organizações Sociais/Estruturas de Produção e Trabalho; Globalização e Trabalho; Economia Solidária e Trabalho; Questão de Gênero e Trabalho; Tecnologias e Trabalho; Diversidades e Trabalho; Cultura e Trabalho; Multiculturalismo e Trabalho; Saúde e Trabalho; Tempo Livre e Trabalho; Meio Ambiente e Trabalho. Outro aspecto fundamental na Educação de Jovens e Adultos modalidade PROEJA é considerar as vivências e experiências culturais dos sujeitos-educandos nos aspectos referentes ao mundo do trabalho e da vida cidadã.

O Componente Curricular História do Curso Técnico em Vendas modalidade Educação de Jovens e Adultos contempla os temas históricos a partir de vivências e experiências dos educadores e educandos e, especialmente com base em temas da atualidade que tenham como base referencial os temas históricos presentes nos conteúdos programáticos.

(7)

Revisado em ___/___/2013 Por:________________________________

ASSINATURAS

Coordenação Claúdio Edilberto Hofler

Docente

Leandro Jorge Daronco

Coordenação Geral de Ensino Cátia Kespe

Supervisão Pedagógica Sandra Fisher Balbinot Técnica em Assuntos Educacionais

Referências

Documentos relacionados

Quantidade esperada no exercício encerrado: 0,00 Quantidade ocorrida no exercício encerrado: 0,97 Quantidade esperada no exercício seguinte: 0,97 Comentário sobre divergência

● Executar corretamente os testes neurodinâmicos, sabendo diferenciar o que é normal do que é anormal; ● Executar eficientemente as técnicas de tratamento, acompanhando corretamente

se a uma dimensão humana que desempenha os sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação. 10), “todas as pessoas têm uma cultura lúdica, que é um conjunto

Histórias sobre casos de amor perigosos eram ótimas quando a pessoa também tinha um caso amoroso seguro com o marido, mas uma mulher precisava de algo mais do que Barbara

Utilizando-se das considerações de Almeida (2007), a violência de gênero, gerada no interior de disputas pelo poder em relações íntimas, ‘visa.. Enfatizando, que a violência

A criminalização da violência doméstica e familiar contra a mulher no Brasil, através da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), tornou este tipo de violência responsabilidade

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Taxa de prevalência (valores médios em %) de parasitos em amostras de muco da superfície do corpo de espécimes de Hoplias malabaricus provenientes de açudes localizados no