• Nenhum resultado encontrado

Depois de seis anos comunidade ganha 5,5 mil livros

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Depois de seis anos comunidade ganha 5,5 mil livros"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Consumidores que habilitarem celulares irregulares receberão mensagens de alerta de bloqueio destes aparelhos

Programa Câmbio Verde, que troca lixo por hortifrúti, ganha novo ponto de troca para moradores do Cachoeira

Ano X Edição nº 115 Setembro - 2018

Página 7 Página 10

Vida em condomínio

A função do síndico tem um caráter cívico nos dias de hoje: ele não é apenas um representante dos consortes do

edifício

Página 2

Rua da Cidadania

Cerca de 300 moradores do Boqueirão participaram da Quarta Cidadã, em atividades

voltadas à saúde, com ações do programa Escute o Seu

Coração

Página 11

Gestão eficiente

Instituição filantrópica com 93% de atendimentos pelo SUS, o Hospital Angelina Caron deve investir R$ 40 milhões até 2020

em infraestrutura, pesquisa e tecnologia

Página 3

Em pauta

Projeto apresentado na Câmara de Vereadores quer permitir o acesso de animais de estimação

para visitação em hospitais Página 6 Dis tribuiç ão Gr atuit a nos bairr os da R egião Sul

Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)

Foto: Divulgação

Página 5

Depois de seis anos

comunidade ganha 5,5

mil livros

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Todas as regionais serão contempladas com novos livros, escolhidos de maneira criteriosa pela Secretaria da Educação; desde 2012 não era realizada aquisição de títulos de literatura

Desacreditado

Acreditar em quem? E votar em quem? Zé Domingos questiona o atual pleito eleitoral relembrando como eram eleições

no passado

(2)

OPINIÃO

2

Setembro de 2018

O Código de Defesa do Con-sumidor completa 28 anos e as conquistas são inúmeras e inquestionáveis do ponto de vista de proteção e defesa dos consumidores, não cabendo num artigo a menção de todos os benefícios. Sancionado em 11 de Setembro de 1990 (Lei 8.078) o Código entrou em vigor 180 dias após a sua publicação (Arti-go 118), para que as empresas, os fornecedores e os prestadores de serviços pudessem se adaptar às novas regras, então revolu-cionárias.

A partir de então, pode-se afirmar com total segurança que essa foi a lei que mais influen-ciou a vida de todos os cidadãos

brasileiros, simplesmente por-que “pegou”, como diz o povo. É o único diploma legal que está à venda em qualquer banca de revistas do país. Apesar da Cons-tituição Federal ser superior, o CDC é a lei mais invocada pela população e considerado um dos mais avançados do mundo e é usado como modelo para países desenvolvidos.

Entre as principais conquis-tas, nesses 28 anos de vigên-cia do Código de Defesa do Consumidor, são: a proteção contra a publicidade enganosa, a inversão do ônus da prova ao cliente, a reparação por danos morais, o direito de arrependi-mento das compras e a anulação

de cláusulas abusivas. É lógico que necessita de atualizações, porque a sociedade é dinâmica e surgem novas tecnologias que afetam as relações de consumo.

Quem se preocupa com os consumidores, se preocupa com os vulneráveis, o elo mais fraco da sociedade de consumo. Infelizmente, os temas mais relevantes para o consumidor, apresentaram retrocessos nos últimos anos, como as agências reguladoras (ANEEL, ANAC, ANS, ANA, ANATEL) e os planos de saúde.

As agências reguladoras foram criadas para fiscalizar, regulamentar e multar empre-sas concessionárias de serviços

públicos. Na prática, estão longe de realizar suas atribuições e viraram moeda de troca política. Hoje, os nomes indicados por partidos dominam os cargos de comando das agências regulado-ras. O pior de tudo é que, muitas vezes, atuam na defesa dos inte-resses das empresas, ao invés de lutar pelos consumidores.

Outro exemplo de retroces-so nos direitos do consumidor é a atuação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no que diz respeito ao aumento dos valores dos planos de saúde e da permissão de novas regras sobre franquia e coparticipação. Por causa da crise, os planos de saúde perderam mais de 3

milhões de usuários em 3 anos. O custo desse serviço onera percentualmente cada vez mais o orçamento das famílias brasi-leiras e o peso está se tornando insustentável.

São muitos e significativos avanços para o consumidor, mas usando o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor, que prega como a publicidade inte-gra o contrato entre as partes e se torna uma obrigação. Nossa sociedade seria extremamente diferente se o cidadão/contri-buinte/eleitor/consumidor exi-gisse o cumprimento de todos os direitos.

Vida em Condomínio

ARTIGO

Zele pela sua vizinhança

Redação e Administração Rua 24 de maio, 1087 - Rebouças

CuritibaPR - Cep: 80230-080 Fone / Fax (41) 3333-8017 opiniaocuritiba@gmail.com

CNPJ 13226606/0001-91 Razão Social NCA Comunicação Ltda

Expediente

Fundado em 10 de março de 2009

Jornalista Responsável: Maria Isabel M. Ritzmann - MTB 5838 Circulação: Bairros da Zona Sul de Curitiba

Impressão: (41) 9926-1113

Diagramação: Marcelo Menezes Vianna (41) 99126-5339

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião deste jornal, sendo os seus conteúdos de inteira responsabilidade de seus autores.

Luiz Fernando de Queiroz é autor do TPD-Direito Imobiliário e do Guia do Condomínio IOB, e-mail lfqueiroz@grupojuridico.com.br.

Os 28 anos do Código de Defesa do Consumidor

*Por Sérgio Tannuri, advogado especialista em Direito do Consumidor

Vizinhança, redondeza, en-torno. Tais palavras não fazem parte do dia a dia dos síndicos. Mas deveriam fazer. Por dever de ofício, o administrador do prédio exerce seu múnus unica-mente no perímetro delimitado pelo terreno onde o edifício se situa. Acontece que fatores externos afetam o condomínio e não podem ser olvidados por uma administração engajada.

Antes de falarmos sobre a violência na vizinhança, lembre-mo-nos das calçadas em frente ao edifício. Embora não façam parte do condomínio, sua ma-nutenção e limpeza é obrigação do proprietário, isto é, de todos os moradores do edifício, o que remete sua responsabilidade ao síndico. Isto acontece na maioria das cidades brasileiras, podendo haver algumas em que tal obrigação foi assumida pela prefeitura municipal (gostaría-mos de saber qual).

Mas, perguntamos, basta ao síndico preocupar-se com seu prédio e sua calçada?

Legal-mente sim, repetimos. Todavia, do ponto de vista do bem-estar dos condôminos, acreditamos que sua atuação deva extrapo-lar os limites de sua jurisdição legal. Por exemplo, como está a limpeza e a coleta de lixo da rua? Como estão as demais calçadas da quadra? Como está a segurança dos pedestres em relação ao trânsito de veículos? A rua está com o asfalto esbu-racado? Como está a segurança no local para os moradores que saem de carro ou que pegam o ônibus na esquina? Como está a iluminação da rua?

Zelador de vizinhança

A função do síndico tem um caráter cívico nos dias de hoje. Ele não é apenas um re-presentante dos consortes do edifício, mas um verdadeiro agente comunitário ou zelador de vizinhança, alguém que se preocupa com o entorno do lugar em que seus constituintes residem ou trabalham, alguém

que fiscaliza a atuação do poder público e aciona os órgãos com-petentes para que mantenham sua rua nas melhores condições de higiene e segurança.

Tal atuação pode ser feita com o concurso dos demais síndicos da quadra, dentro do princípio de que a união faz a força.

Outra questão que precisa ser uma preocupação constante do administrador predial: as pi-chações de muros e fachadas na vizinhança. Dizer que o condo-mínio não tem nada a ver com isso é olvidar-se de que, embora a propriedade pichada seja particular, seus reflexos afetam a todas as pessoas que olham para os rabiscos depreciativos e, além disso, causam uma des-valorização em todos os imóveis da região, desvalorização esta que estimamos entre 10 e 20% do valor de cada unidade imo-biliária, dependendo do grau de atividade dos pichadores.

A pichação abre as portas para a delinquência, que gera

mais violência, que acaba por provocar uma depreciação incalculável de todo o bairro, como acontece em todas as capitais brasileiras, onde um apartamento de, por exemplo, l20 m2 vale um preço numa vi-zinhança e a metade noutra. Tal fenômeno é fácil de constatar, bastando consultar os anúncios classificados dos jornais. Onde chega a violência, cai o preço dos imóveis, sua venda se torna

difícil e cria-se uma tendência negativa de difícil recuperação.

Para síndicos conscientes de seu papel social, imbuídos do espírito de zelador de vizinhan-ça, os pequenos problemas que surgem merecem atenção e po-dem ser resolvidos, com a ajuda da administração municipal, antes que se tornem insolúveis.

É este o apelo que fazemos a todos os síndicos do Brasil.

(3)

OPINIÃO

Setembro de 2018

3

Hospital

Corrida Maluca, versão 2018

Para aqueles com 40 anos ou mais, que quando pe-quenos assistiam aos desenhos de Hanna & Barbera, irão lembrar-se deste hilário desenho, conhecido aqui no Brasil como, Corrida Maluca. O enredo da estória tratava de uma corrida ao redor do mundo, com vários competidores, inclusive um carro pilotado por uma mulher, a Penélope Charmosa.

Tinha de tudo quanto é modelo de carro, além é claro de seus pilotos e co-pilotos. Citarei alguns deles e suas características: Pedramobil, pilotado por dois irmãos tru-culentos, que usavam de um porrete para bater nos outros competidores; Coupé Assombrado, ocupado por Medonho e Medinho e seus fantasmas; Carro Mágico, que era dirigido pelo Professor Aéreo, um cientista maluco cheio de ideias mirabolantes que davam em nada; Quadrilha da Morte, que era dirigido por uma gang de mafiosos muito simpáticos e carismáticos; Máquina Malvada, com Dick Vigarista e o Muttley (um cão bem rabugento e sarcástico), que tenta-vam vencer a corrida à todo custo e com trapaças, mas que davam em nada; Carrão Aerodinâmico, tendo como piloto o Pedro Perfeito, sempre cavalheiro, bonitão e cheio de papo. A garotada não perdia um episódio do desenho e sempre que possível, imitava os personagens.

Qual a conexão com os temas abordados nessa coluna? Simples. Cada carro e seus pilotos representam um dos partidos políticos que concorrem às eleições para a presi-dência do Brasil e daí deixo, para que cada leitor identifique o presidenciável e o personagem. Você acabará dando boas gargalhadas.

E então, estamos chegando no dia 07 de outubro, onde iremos decidir o destino político de nosso estado e país. A sorte está lançada. Aproveitam bem o horário eleitoral, para tomar ciência de quem são os candidatos e suas propostas. O tempo é curto e, são mais de 1300 candidatos ao cargo de deputado estadual e federal, isso sem falar dos candidatos ao senado, governo estadual e presidência. O que está em voga é não eleger os mesmos, mas tem muita gente boa concorrendo à reeleição, que trabalhou em prol da popu-lação e que devemos analisar suas propostas, assim como, também tem muito novato, com ideias de peso. O que não podemos é generalizar. Tem também, aqueles candidatos que estão caindo de paraquedas em defesa de ações de grande repercussão, como se fossem o pai da criança.

Caso tenha dúvida em quem votar, converse com seu vizinho, amigo de trabalho, colega de faculdade ou da es-cola. Escute atentamente a opinião dos mais velhos. Mas, não deixe de votar. Não se deixe levar por fofocas e intrigas das mídias sociais. Vote consciente. Faça valer o seu desejo, mesmo que seus candidatos não saiam vitoriosos.

Até lá.

Por Mary Derosso

Passando a Limpo

Gestão eficiente viabiliza

plano de investimentos

Instituição filantrópica com 93% de atendimentos pelo SUS, o Hospital Angelina Caron (HAC) deve investir R$ 40 milhões até 2020 em infraestrutura, pesqui-sa e tecnologia para melhorar o atendimento dos pacientes. “Iniciamos em 2018 um novo ciclo de investimentos. Vamos revitalizar o pronto socorro, e também adquirir equipamentos de diagnóstico e de tratamento para a operacionalização de um centro de reabilitação neuroló-gica”, informa Bernardo Caron, diretor administrativo do HAC, por onde passam anualmente cerca de 420 mil pessoas.

Os pacientes vêm de 396 munícipios de todos os estados do Brasil. Além do pronto aten-dimento, o hospital realiza cerca de dois milhões de procedimen-tos e 25,1 mil cirurgias por ano, das quais 31% de alta comple-xidade. O HAC é o primeiro no país em transplante de pâncreas e em cirurgias bariátricas. A estrutura distribuída em 50 mil m² é de 1,7 mil colaboradores, 250 médicos e 406 leitos, dos quais 93 são de UTI.

O plano de expansão do Hospital Angelina Caron signifi-ca aumentar em 20% o número de atendimentos até 2020. Para isso, a meta é levantar mais incentivos públicos pela quali-ficação da gestão hospitalar e racionalização dos nos próximos dois anos. A expectativa de crescimento das receitas é signi-ficativa para um setor em crise: 15,6%, 8,8% e 12,7%, em 2018, 2019 e 2020, respectivamente.

A destinação de recursos para investimento, num cenário de grandes dificuldades para a gestão hospitalar, é fruto da adoção continuada de boas práticas de gestão desde que migrou do modelo privado para o de instituição filantrópica sem fins lucrativos, em 2004. “O HAC atende o SUS desde a sua funda-ção, em 1983. Contamos com a participação e parceria de vários governantes municipais, esta-duais e federais nesse período. A adoção desse novo modelo de gestão e a qualificação tec-nológica e de pessoal sustentou os resultados sem depender de auxílios do governo e nos posi-cionam na direção contrária à tendência do setor. Contamos com um planejamento saudável de crescimento e investimentos na estrutura do hospital. Hoje conseguimos gerir de forma eficiente os recursos que rece-bemos do SUS, que são alavan-cados pelos procedimentos de alta complexidade. Com isso, es-tamos obtendo algum superávit que, somado aos recursos cap-tados, nos permite investir em qualificação em todas as frentes do hospital. Costumamos dizer que, perante o cenário no país, somos o SUS que deu certo”, explica Caron.

A criação da Sociedade Hos-pitalar Angelina Caron – marco da mudança na gestão de um dos maiores hospitais do país, localizado em Campina Grande do Sul, na Região Metropolita-na de Curitiba – garantiu mais autonomia, representatividade,

oportunidades de investimen-tos e de crescimento, mesmo em períodos de crise. “A mu-dança foi essencial. Elevamos o número de atendimentos, ampliamos programas sociais e investimos no ensino e na pesquisa, em todas as áreas da medicina. A eficiência para ad-ministrar e gerir o acordo com o SUS permite investirmos em um excelente atendimento ao cliente. Hoje somo capazes de oferecer tecnologia de ponta e corpo clínico com capacitações e experiências nos principais centros de saúde do mundo.”

O HAC tem boa performan-ce comprovada em dados que representam a racionalização e gestão inteligente de recursos. “Desenvolvemos indicadores assistenciais como o percentual adulto e pediátrico de ocupação da UTI, o tempo médio de per-manência e a taxa de mortalida-de melhor do que a recomen-dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Investimos em setores como o de transplan-tes, ajustamos os processos de consultas inicias com todas as etapas necessárias para a recu-peração do paciente e a garantia de humanização e acompanha-mento a idosos, crianças e pes-soas com deficiência. O fato de termos indicadores de gestão, ensino e pesquisa e de redes de atendimento revisados todos os anos são fundamentais para a gestão eficiente e racional do complexo hospitalar”, observa Bernardo Caron.

Foto: Daniel Castellano

(4)

OPINIÃO

4

Setembro de 2018

Pirâmide social

Empreender

Em 20 anos, população

brasileira terá 24,5% de

idosos

O Brasil esta ficando mais experiente. É o que apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE). Em 2017, o país superou a marca de 30 milhões de idosos. A previsão é de que, em 2042, a população brasileira atinja 232,5 milhões de habitan-tes, sendo 57 milhões de idosos (24,5%).

Com a inversão na pirâmide social, já que até 2030 teremos mais idosos do que crianças de zero a 14 anos, a presença de pes-soas com mais idade no mercado de trabalho e nas instituições de ensino tende a ser cada vez maior.

Para se ter uma ideia, dos mais de oito milhões de matricu-lados em cursos de graduação, presenciais e a distância, aproxi-madamente 24 mil têm 60 anos ou mais, segundo o Censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), de 2016.

Com o crescente número de idosos, o mercado de trabalho e as instituições de ensino, antes projetados apenas para jovens multitarefas, a partir de ago-ra, necessitam de ajustes para atender ao novo cenário. Se as pessoas mais novas conseguem executar simultaneamente dife-rentes tarefas como andar, falar ao telefone, mexer no celular e estudar, os idosos precisam de cautela quando o assunto é foco e atenção.

O alerta é da presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geria-tria e Gerontologia (SBGG), Clau-dia Fló. “A maioria dos idosos não consegue se concentrar e realizar muitas atividades ao mesmo tem-po. Ao caminhar, por exemplo, um diálogo prolongado aumenta o risco de ele desviar a atenção e, com isso, perder o equilíbrio e cair”. Quando o assunto é o pro-cesso de ensino-aprendizagem para idosos, ela é ainda mais en-fática. “Um ambiente silencioso e o foco em apenas uma tarefa ou um tema a ser estudado por

vez, é fundamental para o desem-penho e performance do idoso”. No que diz respeito ao limite diário de estudos, a especialis-ta ressalespecialis-ta que há variação de pessoa para pessoa. “No jovem, fala-se muito sobre o período má-ximo de atenção plena, que é de aproximadamente 40 minutos. No caso dos idosos, não existem estudos sobre o tema para essa população específica, ou seja, é importante que ele respeite o seu próprio limite”.

Claudia ainda lembra que exercitar a mente faz bem em qualquer idade e, para os idosos, é importantíssimo se manterem ativos, especialmente, em ativi-dades intelectuais. “Para auxiliar nesse processo de aprendizagem, levando em consideração algu-mas limitações adquiridas pela ação do tempo, o ideal é seguir aquela velha dica dos professo-res: nunca estudar na véspera”. E ela acrescenta que o motivo é clínico. “Estudar logo após o término das aulas faz com que a fixação do conteúdo seja muito melhor, pois a repetição ativa os circuitos cerebrais que auxiliam na memorização. Para o idoso, essa prática é fundamental, pois acontece uma ‘lentificação’ da fixação cerebral e ele tende a ter uma dificuldade maior que os jovens”, destaca.

E é justamente por isso que há uma preocupação na adequa-ção das metodologias de ensino para os idosos. Na Unicesumar, por exemplo, há todo um supor-te para facilitar o acesso dessupor-te

público às ferramentas disponibi-lizadas pela instituição. “Sempre acompanhamos de perto nossos alunos para garantir o aprovei-tamento máximo de cada um deles. No caso dos idosos, isso é intensificado e as equipes dos polos acompanham e orientam, individualmente, cada um deles. “Assim que iniciam a trajetória na instituição, esses alunos passam por uma ambientação, onde recebem todo o suporte para o manuseio dos ambientes e para a resolução das atividades. Ou-tro facilitador é uma disciplina chamada de Go -Projeto de Vida, criada para ajudar ao estudante da EAD a manter sua trilha de estudos”, explica Kátia Solange Coelho, diretora de Graduação e Pós-Graduação da EAD Unice-sumar.

Para que os idosos tenham a certeza de que não estão so-zinhos e de que a distância é apenas física, os mediadores desempenham um papel peda-gógico fundamental: o de apoiar e auxiliar estes estudantes. A produção própria do material, com linguagem dialógica – que conversa com o aluno –, também permite uma aproximação maior com a instituição. “Entendemos que o cuidado, seja com o mate-rial ou com o suporte acadêmico, é essencial para evitar que eles desistam, em especial, porque muitos ficaram longos anos sem estudar e porque a tecnologia pode ser um entrave para esse perfil de estudante”, acrescenta a diretora.

Cresce número de pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho e nas faculdades

Lançado

programa de

capacitação para

micro e pequenas

Foi lançado no início do mês, o programa Bom Negócio – Vale do Pinhão, uma nova versão do programa de capacitação em gestão empresarial de Curitiba. A cerimônia contou com a presença de empreendedores, autoridades e representantes de entidades parceiras e uma palestra de Val-dir Pipoqueiro, que falou sobre o tema Aprender e Empreender para Crescer. A realização do pro-grama é da Prefeitura de Curitiba em parceria com o Sebrae/PR e mais 22 entidades.

Responsável pela capacitação de mais de 13 mil pessoas de 2005 a 2012, o Programa é voltado a empreendedores de micro e pe-quenos negócios, convencionais e de alto impacto (startups), que serão preparados para adotar uma nova cultura de negócio voltada à inovação, com uso da tecnologia como aliada do crescimento, adoção de gestões mais moder-nas, compartilhamento de ideias e a aposta na economia criativa e colaborativa como estratégia de desenvolvimento. O curso é totalmente gratuito e ocorrerá de setembro a dezembro deste ano. As inscrições vão até o fim deste mês e devem ser feitas no site www.programabomnegocio. com.br.

Nos últimos quatro meses, a reformulação do programa mobi-lizou vários integrantes do ecossis-tema de inovação da cidade, que criaram uma nova metodologia para o Bom Negócio. “A constru-ção do novo programa envolveu representantes da Prefeitura, de universidades, de entidades de

fomento, especialistas em gestão e coach, empresas, empreen-dedores e terceiro setor, que se reuniram semanalmente com a finalidade de planejar, fazer ajus-tes e validar a sua execução. O Sebrae foi uma peça fundamental para o programa, principalmente na primeira etapa de capacitação, essencial para o entender o que é empreender”, destacou Mari Pes-sin, assessora técnica da Agência Curitiba e coordenadora do Bom Negócio – Vale do Pinhão.

Sandra Trujillo, consultora do Sebrae/PR, contou que a nova versão do programa, que agora se integra ao conceito do Vale do Pinhão, está muito mais acessível. “O Sebrae participou de toda a estruturação, especialmente da etapa na qual o participante é sen-sibilizado sobre algumas questões fundamentais, como análise do mercado, princípios financeiros básicos, comportamento empre-endedor e a importância de um plano de negócios.”

O Bom Negócio – Vale do Pinhão pretende aproximar os empreendedores inscritos no pro-grama, instituições e profissionais de renome e grande expertise em diversas áreas do conhecimento. Ao longo da jornada, o empreen-dedor poderá realizar mentorias com cerca de 100 “padrinhos”, inscritos no programa, receben-do orientação para melhoria receben-do negócio, assim como, contará com o apoio dos mentores para acompanhar o desenvolvimento da micro e pequena empresa e oferecer aconselhamento para os problemas do dia a dia.

Programa “Bom Negócio – Vale do Pinhão” foca na inovação para gerar resultados

(5)

OPINIÃO

Setembro de 2018

5

A Secretaria Municipal da Educação comprou 5,5 mil livros de literatura para as escolas e os Faróis do Saber da cidade. Des-de 2012 não era realizada aqui-sição de títulos de literatura.

“Essa é mais uma das ações que garantem a qualidade da educação de Curitiba, que, inclusive, teve crescimento no último Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educa-ção Básica”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Ela se refere ao indicador para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), que passou de 6,3 para 6,4 e superou a meta estabelecida pelo Ministério de Educação para a cidade, que era de 6,2.

A superintendente de Ges-tão Educacional, Elisângela Mantagute, explica que a esco-lha dos livros é feita com cuida-do e segue diversos critérios, que incluem qualidade literária, de ilustrações e vocabulário adequado ao público. “Tanto nossos estudantes quanto a co-munidade serão beneficiados. Seja um adolescente que vai fazer o Enem, uma pessoa da Educação de Jovens e Adultos ou uma senhora fã de poesia, sempre vai encontrar boas opções de leitura nos Faróis do Saber”, comentou Elisângela.

Segundo a coordenadora de Projetos da secretaria,

An-drea Barletta, todas as regio-nais serão contempladas com novos títulos para compor o acervo da rede. “Queremos que toda comunidade venha conferir as novas opções de literatura”, afirmou.

A Secretaria da Educação fará, em breve, a divulgação das unidades que receberam os títulos.

Rede à disposição

Os faróis e bibliotecas te-máticas podem ser utilizados tanto pelos estudantes da rede

municipal quanto pela comuni-dade, e agora contam também com oficinas de criatividade. São os Faróis do Saber e Inova-ção, uma evolução dos Faróis do Saber criados pelo prefeito Rafael Greca na década de 90, em sua primeira gestão. O obje-tivo agora é manter espaços de inovação baseados no conceito da educação maker (mão na massa).

Para serem transformados em Faróis do Saber e Inovação, esses espaços são reformados e equipados. Recebem estrutura para criação de protótipos, com impressoras 3D. Ta m b é m ga -nham nova pin-tura e plotagem, além de trocas de piso, louças de banheiro, en-tre outras me-lhorias. Até o final de 2018, serão entregues dez faróis no novo modelo para a comunidade.

Educação

Segurança

Comunidade escolar

ganha 5,5 mil novos

livros

Novos título serão distribuídos às escolas e Faróis do Saber da cidade

Curitiba tem

queda no número

de homicídios

Metade dos bairros de Curitiba não registrou ne-nhum crime de homicídio do-loso (com intenção de matar) no primeiro semestre deste ano. Mantendo tendência de queda nessa modalidade cri-minosa, a capital fechou o pe-ríodo com redução de 14,12% no índice, na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. As informações estão no relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O número passou de ho-micídios dolosos caiu 177 para 152. Ainda segundo a Sesp, quando comparado ao ano de 2010, a redução é de 62% na cidade. Foram 404 homicídios dolosos no primeiro semestre de 2010 e 152 nos primeiros seis meses deste ano.

A diminuição no número de assassinatos foi verificada inclusive em bairros que, his-toricamente, concentram um número maior de homicídios. No Tatuquara, por exemplo, o número caiu de 20 para 13. No CIC, de 36 para 29 e, no São Braz, de cinco para um. O mesmo aconteceu em bair-ros como Alto Boqueirão (de cinco para dois casos), Campo Comprido (de três para dois), no Campo de Santana (de quatro para dois) e no Ganchi-nho (de seis para três).

Integração

Na comparação com os resultados apresentados no País, Curitiba se destaca ain-da mais, conforme ressalta o secretário da Defesa Social. “A gente consegue perceber que Curitiba tem um número bem reduzido de homicídios comparado com o restante do Brasil: ao passo que a média nacional é de 30,3 homicídios

para cada 100 mil habitantes, em Curitiba essa taxa é de apenas 18”, disse o secretário municipal da Defesa Social, Guilherme Rangel.

A ação integrada e a troca de informações que ocorre entre as secretarias estadual e municipal são apontadas como fatores colaborativos para os resultados apresenta-dos. “É fruto de um trabalho de integração entre as polícias Militar e Civil com a Guarda Municipal, ou seja, as admi-nistrações trabalhando mais próximas”, afirmou Rangel.

“Também é fruto do tra-balho de investigação qualifi-cada na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa e de in-teligência policial, colocando viaturas da Guarda Municipal e da PM nos pontos e horários mais sensíveis”, completou Rangel. Esse planejamento estratégico é definido pelas corporações com base no georreferenciamento dos ín-dices criminais.

O trabalho preventivo da Guarda Municipal para reprimir os microtraficantes no Centro da cidade, além de abordagens a pessoas usando entorpecentes em praças e parques, intensificado nos últimos meses, foi outra con-tribuição da administração municipal na área da seguran-ça pública.

“Quando a gente combate o tráfico e o uso de drogas, a gente combate, de maneira indireta, os homicídios”, ava-liou Rangel. De acordo com o secretário, em torno de 80% das mortes violentas têm al-gum vínculo com as drogas. “É comum que o usuário de dro-gas devedor do traficante seja assassinado, além de mortes em decorrência da disputa por pontos de tráfico”, definiu o secretário.

(6)

OPINIÃO

6

Setembro de 2018

“Deus contemplou toda sua obra, e viu que era tudo muito bom”(Gn 2, 31).

Ao lermos o livro de Gênesis, o primeiro da Bíblia, muitas são as interrogações que fazemos, dado que o texto deixa muitas lacu-nas e dúvidas que a limitação da língua escrita não permite serem preenchidas.

Todavia, o livro não pode ser lido como uma narrativa descritiva dos mínimos detalhes, até porque, primeiro a história foi contata de geração em geração oralmente e, somente muito tempo depois foi transcrita. Mas, não quero propor uma teoria literária sobre o Gênesis, o que desejo é ressaltar algo que me chama atenção no texto sagrado.

A cada dia da criação o narrador bíblico afirma que ao final de cada dia da criação, “Deus viu que era bom”. Contudo, no sexto dia, quando criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, Deus não disse “que era bom”, mas “que era muito bom”. Defendo aqui essa realidade, a de que o homem é bom, aliás muito bom e Deus o fez assim, tal como Ele mesmo é bom.

Partindo desse ponto de reflexão nos perguntamos, mas por que tantas atitudes más? Por que esse ser que foi criado para bondade tem praticado atos horríveis cuja extensão tem destruído toda dignidade da vida humana? Onde foi parar a bondade? Como confiar em alguém num quadro tão desastroso de desconfiança, mentiras e engodos?

Não há uma única resposta para essa questão. Muito menos existe um único caminho que ajude o ser humano a resgatar-se. Todavia há meios que podemos nos valer para fazer brotar nova-mente a esperança no homem, há rumos que podemos dar para fazer renascer o desejo de ser gente, porque afinal, animais já o somos por natureza.

Primeiramente acredito que só encontrar culpados não seja a única solução. Isso seria um passo no longo caminho, pois colocar o peso da responsabilidade em alguém ou em alguma instituição e eu mesmo ficar isento desse compromisso não serviria de nada.

Proponho então, aquilo que Hans Jonas defende no seu li-vro: “Técnica, Medicina e Ética”, o principio da responsabilidade. Enquanto cada um em sua individualidade, em seu compromisso para com o outro, para com a natureza, não assumir seus deveres e ficar exigindo somente seus direitos, continuaremos a peregrinar rumo aos caos. É preciso formar para responsabilidade, ou seja, implicar-se, tomar a frente, e abandonar os atos de corrupção que estão dentro de cada um de nós e que porém, não ganham tanto destaque na sociedade do espetáculo.

Partindo do ponto crucial de que nascemos bons e que, por isso, cuidamos do mundo que nos cerca, não só quando somos vistos, mas quando estamos sós com nossa consciência e com Deus.

Pe. Osni Dos Anjos

MOMENTO DE FÉ

Câmara

Projeto quer acesso de

animais de estimação em

hospitais

A entrada de animais de estimação em unidades hos-pitalares da capital poderá ser autorizada, conforme proposta de lei protocolada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na semana passada. O projeto estabelece que os pacientes in-ternados em hospitais públicos e privados da cidade terão o direito de receber seu bichinho, nos horários de visitação, desde que cumpridos os pré-requisitos estabelecidos na norma.

Segundo o texto, o animal deverá ter certificado de vaci-nação atualizado e laudo ates-tando sua condição de saúde, emitido por médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária, e au-torização explícita de controle de infecção hospitalar da pró-pria unidade. Também deverão ser observadas condições de higiene e segurança, como transporte em compartimento adequado – como caixas de transporte – e uso de coleiras, guias e focinheiras, caso essas sejam necessárias.

O texto, de autoria de Katia Dittrich (SD), acrescenta que o ingresso dos animais nas

unidades hospitalares será au-torizado somente quando for feito na companhia de algum familiar do paciente ou de al-guém que esteja acostumado a manejar o animal. Ficaria o hospital responsável por decidir as condições, horários e locais permitidos para as visitas. Caso seja aprovada e sancionada, a lei entrará em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município.

A autora cita que, além dos motivos que levaram o paciente à hospitalização, outros fatores contribuem para seu mal-estar, como a sensação de vulnera-bilidade, o estranhamento do ambiente, o isolamento social, os efeitos colaterais do trata-mento, a perda da privacidade e a mudança da dieta alimentar. Ainda de acordo com a vereado-ra, estudos têm demonstrados os efeitos das emoções sobre o processo de cura e de recu-peração, além do aumento da imunidade.

Ela acredita que promover a humanização dos ambientes hospitalares contribui para a melhora das pessoas. “Permi-tir aos pacientes receberem

visitas de seus animaizinhos será positivo não apenas para eles, mas para o sistema como um todo, especialmente a rede pública de saúde. Pacientes que tenham seu tempo de interna-ção abreviado, devido ao bem--estar causado por tais visitas, representam menos custos e maior disponibilidade de leitos. Uma situação benéfica a todos”, argumenta a autora da proposta de lei.

Tramitação

O projeto foi lido no pe-queno expediente da sessão plenária do dia 24 de setembro. Ele será encaminhado à Procu-radoria Jurídica para instrução técnica e depois segue para as comissões temáticas do Legisla-tivo. Durante a análise dos co-legiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamen-to de outros órgãos públicos afetados pelo seu teor. Depois de passar pelas comissões, a matéria segue para o plenário e, se aprovada, para sanção do prefeito para virar lei.

Em tempos

de eleições:

responsabilidade

Pe. Osni dos Anjos.

Reitor do Santuário São Francisco de Assis. Psicanalista em Formação.

Contato: pe.osni@gmail.com

Autora argumenta que proposta contribui pra recuperação do paciente

Foto: Chico Camar

(7)

OPINIÃO

Setembro de 2018

7

Câmbio Verde

Férias

Programa que troca lixo

por hortifrúti ganha novo

ponto de troca

Os moradores do Conjunto Maringá, no bairro Cachoeira, agora contam com um ponto do programa Câmbio Verde para poderem trocar resíduos reci-cláveis, óleo vegetal e gordura animal por hortifrútis da época. É o 102º local de atendimento do programa das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Abastecimento.

A implantação foi feita para atender à reivindicação dessa população, que está bastante satisfeita. As trocas vêm acon-tecendo próximo das suas casas desde o final de agosto. “Desde que mudamos para cá, as coisas só vêm melhorando”, disse o aposentado Sérgio de Oliveira. “Sempre encontramos as frutas da época, é ótimo”, completou.

A também aposentada Leo-nilda do Rocio concorda. “É um valor que a gente não gasta para ter alimento saudável em casa”, comemora. Ela conta que o re-síduo, em sua casa, é separado,

higienizado e bem armazenado até a próxima troca.

Esse engajamento da popu-lação é uma das características mais marcantes do programa, segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. “A cidade não se torna referência em reciclagem sem a participação da população na separação”, observa, lembrando que Curitiba recicla 22% dos re-síduos, um dos maiores índices no país.

Como funciona

O local recebe os caminhões a cada 15 dias. A próxima troca será nesta quinta-feira (27/9), das 15h às 16h, data em que os resíduos deverão ser levados até a Rua Sezinando Cordeiro Alves, quase esquina com a Howell Lewis Fry, no Cachoeira.

O programa atende a po-pulação que recebe até 3,5 salários mínimos e consiste na

troca do lixo reciclável por frutas e verduras. Além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta dos reciclá-veis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados.

Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e ver-duras. Óleo vegetal e gordura animal também podem ser trocados: dois litros de óleo valem um quilo de alimento. São atendidas, em média, cinco mil pessoas por mês e coletadas 290 toneladas de recicláveis em todos os pontos da cidade. A quantidade de alimentos dis-tribuídos chega a 80 toneladas. Os endereços e horários estão no site da Prefeitura e os caminhões com hortifrútis voltam aos pontos, em geral, a cada 15 dias. A periodicidade pode mudar em feriados. Em caso de dúvidas, também é possível consultar a Central 156.

Cada 4kg de resíduos recicláveis são trocados por 1kg de hortifrútis da época

Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)

Cuidados para

quem quer levar

o pet na viagem

De acordo com a Associação Brasileira das Operadores de Turismo (Braztoa), em 2017, o número de viagens ao exterior aumentou em 26% (1,2 milhão contra 954 mil em 2016). Embora o desejo dos brasileiros de viajar seja evidente, alguns deixam de ir, pois têm um pet em casa e não podem contar com alguém para cuidar deles enquanto estão fora. E, ao mesmo tempo, há quem ainda acredite que não é possível viajar com seus pets.

Julia Oliveira de Camargo, mé-dica veterinária do Hospital Dog Saúde diz que os animais podem viajar tranquilamente, basta que os cuidados necessários sejam tomados. Inclusive, atualmente, as companhias aéreas disponibi-lizam um número de vagas para animais nos voos. Os tutores apenas precisam se informar e seguir determinadas regras, como apresentar a documentação de vacinação e providenciar a higie-nização correta.

Idade

Todos os animais podem ser transportados, mas o ideal é que eles comecem a viajar desde filhotes, assim, se acostumam melhor com o movimento que ocorre durante o caminho. “É im-portante que eles sejam levados

dentro de caixas de transporte, para que possam ficar mais segu-ros”, destaca a veterinária.

Checkup

Com o transporte apropria-do, é possível levá-los em carros, ônibus e aviões. No entanto, os tutores precisam ficar atentos, pois há animais que podem apre-sentar enjoo e vômitos. Caso o animal faça uma viagem de carro, é preciso observar como ele está agindo, se há alguma alteração no seu comportamento, como estado de agitação ou estresse. Se possível, recomenda-se parar diversas vezes ao longo do cami-nho, para que ele possa fazer as suas necessidades, tomar água e se alimentar. “Os tutores podem dar remédios para acalmar o ani-mal, quando necessário”, afirma.

“Uma boa maneira de evitar que eles enjoem é passar antes em um médico veterinário para ele avaliar o animal e indicar a medicação mais adequada para o caso dele”, pondera a especialista. Ela destaca ainda que as pessoas não devem viajar sem ter levado o seu pet para fazer um checkup antes, o que pode evitar surpresas desagradáveis. “Muitos lugares não possuem médicos veteriná-rios e nem hospitais veterináveteriná-rios 24 horas à disposição, dificultando assim o atendimento”, conclui.

(8)

OPINIÃO

8

Setembro de 2018

Seminário Internacional

A JVN, maior importadora de papéis de parede do Brasil, promoveu a oitava edição do Seminário Internacional de Papéis de Parede no Museu Oscar Niemeyer. O Seminário é um ciclo de palestras destinadas aos lojistas revendedores da JVN, arquitetos, designers, especificadores, construtoras e estudantes de arquitetura e design. O evento prestigiado por profissionais de ponta contou com grande repercussão na cidade.

As diretoras da JVN Chizuko Piccoli, Célia Vianna e Mariana Vianna Gaião com Gelio Medeiros, palestrante e diretor da marca Martha Medeiros

Fotos: Gerson Lima

A decoradora Walkiria Nossol e os arquitetos Luciana Olesko, Mariana Stockler, Marcelo Lopes e Sabrina Becker

Chefs e empresários reunidos pelo Gastromotiva para debater a gastronomia como ferramenta de transformação social

Aldacy Coutinho, Márcia Maluf, des. Marlene Suguimatsu e José Lúcio Glomb

Feira de Imóveis

Autoridades, dirigentes de entidades, empresários, parceiros e convi-dados participaram da abertura oficial da 27ª edição da Feira de Imóveis do Paraná, realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mer-cado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR), na Fiep. O evento reúne cerca de 35 construtoras, incorporadoras, imobiliárias, empresas de consórcio e bancos, com uma oferta de mais de mais de 30 mil imóveis para venda em Curitiba e região.

O presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema, com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e o presidente da Ademi/PR, Jacirlei Soares Santos

Semana do Advogado

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Artur Piancastelli, e o diretor José Carlos Dias Neto, inauguraram em agosto, os Escritórios Compartilhados e a revitalização do Espaço de Convivência dos Advogados da OAB Campo Mourão. A solenidade integrou a programação da Semana do Advogado da Subseção presidida por Renato Fernandes Silva Júnior, e foi prestigiada pela diretoria da Ordem na cidade, advocacia local e conselheiros da OAB Paraná.

Gastromotiva

Chefs e empresários curitibanos participaram de uma mesa redonda promovida pela Organização de gastronomia social Gastromotiva para dis-cutir o tema “Empreendedorismo Social - transformando o mundo através da gastronomia”. O fundador da Gastromotiva David Hertz conversou com o chef Beto Madalosso, com a empresária Clemilda Thomé e com o diretor de Sustentabilidade da Cargill, Yuri Feres. A conversa teve mediação da jornalista Jussara Voss e contou com o sorteio de brindes das empresas parceiras da Gastromotiva, a Revista Tutano, academia Bodytech e hotel Radisson. O evento contou com o patrocínio do Sebrae e da Agência Cravo, e teve parceria com a Universidade Positivo.

Foto: Divulgação

Artur Piancastelli e José Carlos Dias Neto com o presidente da Subseção

Foto:

Thamires de Souza

Mérito das Araucárias

A procuradora do Estado aposentada Aldacy Coutinho recebeu a meda-lha da Ordem do Mérito das Araucárias, pela sua contribuição ao engrande-cimento da Justiça Trabalhista, durante a solenidade de comemoração dos 42 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. O evento aconteceu na última sexta-feira, na sede do TRT-PR, em Curitiba. Também receberam a Medalha da Ordem das Araucárias, o conselheiro federal e ex-presidente da OAB Paraná (gestão 2010-2013), José Lúcio Glomb, os magistrados aposentados do TRT-PR Alberto Manenti, Gabriel Zandonai, Nacif Alcure Neto, Paulo Afonso Miranda Conti, Rubens Edgard Tiemann, Teresinha Salete Adamshuk, Zeno Simm e José Aparecido dos Santos, e os advogados Geraldo Roberto Corrêa Vaz da Silva e Jorge Hamilton Aidar.

(9)

OPINIÃO

Setembro de 2018

9

Empresa premiada

A MRV Engenharia foi reconhecida como uma das empresas que melhor se comunicam com jornalistas pelo terceiro ano consecutivo. A companhia foi destaque na categoria Construção Civil na premiação promovida pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação, e pela Revista Negócios da Comunicação. O prêmio tem o objetivo de reconhecer a qualidade do rela-cionamento que as empresas mantêm com os jornalistas e com o mercado, além de ressaltar o nível de tratamento que essas empresas conferem aos profissionais da imprensa.

Paixão pelo vôlei

Um projeto apadrinhado por dois grandes esportistas de Curitiba tem a paixão pelo esporte na essência de tudo. É assim que, para a temporada 2018/2019, surge o novo Curitiba Vôlei, equipe campeã da Superliga B feminina que vai disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino - Superliga A. O time foi apresentado oficialmente este mês na Universidade Positivo (UP). O Curitiba Vôlei é apadrinhado por Giba, considerado um dos maiores jogadores da história do vôlei, e por Gisele Miró, ex-tenista olímpica. Desde o início, o projeto está sob o comando técnico de Clésio Prado e a liderança dentro de quadra da experiente Valeskinha, campeã olímpica em Pequim (2008), com a Seleção Brasileira.

Homenagem

O Shopping Palladium Curitiba comemorou o Dia do Vendedor Lojis-ta com uma homenagem aos mais de 3.500 profissionais de vendas que trabalham no empreendimento. Sob o conceito de que todo vendedor é um agente realizador de sonhos, lojistas e seus funcionários foram sur-preendidos pela ação que distribuiu milhares de sonhos ao longo do dia. A homenagem contou com atores conduzindo carrinhos personalizados e repletos de deliciosos sonhos.

A vice Presidente da Planin Beatriz Imenes entre os Gestores de Comunicação da MRV Engenharia Simone Maia e Daniel Simonetti

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto:

Diego Wladyka

Time e comissão técnica do Curitiba Vôlei na festa de apresentação da temporada

Fórum de Turismo

As jornalistas Bebel Ritzmann e Ana Maria Ferrarini marcaram presença na 11ª edição do FTN - Fórum de Turismo de Negócios realizada em Florianópolis (SC), sob a organização do IMCETUR – Instituto de Mídias do Comércio, Cultura, Esporte e Turismo. Agentes de viagens, operadores, jornalistas, autoridades do turismo e expositores foram recebidos por Marta Lobo, presidente do IMCE-TUR, no Hotel Majestic. O FTN vem se firmando como veículo de promoção dos produtos dos parceiros de negócios, como: destinos, hotéis, operadores de turismo, parques, locadoras, companhias aéreas, restaurantes e todos os produtos de turismo.

As jornalistas Bebel Ritzmann e Ana Maria Ferrarini no Ostradamus Restaurante, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis

Equipe Arezzo Palladium também curtiu a homenagem organizada pelo shopping

(10)

OPINIÃO

10

Setembro de 2018

José Domingos Borges Teixeira (Zé Domingos)

Rádio CBN – AM 670, Internet e aplicativos de segunda a sexta-feira das dezessete às dezenove horas CBN Esportes e transmissões de jogos. Telefone: (41) 99972-0129 (Zé Domingos)

E-mail: contato.josedomingos@hotmail.com.

Sou dos tempos em que se fazia política com seriedade, respeito e os debates fundamentados em princípios ideológicos e filosóficos eram acalora-dos. Os partidos e seus participantes tinham linhas definidas e as defendiam de forma contundente.

Recordo dos comícios com trocas de farpas diante as discordâncias de ideias e princípios entre componentes do Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, Partido Social Democrático – PSD, União Democrática Nacional, Partido de Representação Popular – PRP, Partido Democrático Cristão – PDC, os de maior porte e alguns menores como Partido Trabalhista Nacional – PTN e Partido Ruralista Brasileiro – PRB e outros sem nenhuma expressão.

Já naqueles tempos dos anos 50, 60 existiam partidos para barganhas e acertos políticos sempre com indicativos estranhos e escusos. Só que não havia o desavergonhado fundo partidário dos dias de hoje. Os partidos e candidatos que abrissem suas frentes de recursos e suas formas de atuação próprias. Não havia horários no rádio o grande veículo de comunicação daqueles tempos. Os políticos alcançavam notoriedade por suas iniciativas, por suas ações em favor da comunidade, por ideias e proposições. Completa-mente diferente dos dias de hoje que lideres são fabricados do dia para noite. Antigamente para alcançar destaque junto a população e ao eleitorado precisava plantar com raízes firmes, fortes e sólidas caso contrário ficava no meio do caminho. Tinha que se trabalhar muito. Neste quadro tivemos grandes lideres a nível nacional e de estados. Não citarei nomes porque se o fizesse iria longe.

Mas, não posso deixar de citar o período dos governos militares onde houve o bipartidarismo ARENA – Aliança Renovadora Nacional partido da situação e Movimento Democrático Brasileiro – MODEBRA oposicionista onde as lideranças surgiam também com muito trabalho, desafios e coragem. Quem viveu a política daqueles tempos sabe com o período foi desafiador e conflitante.

Para nós mais passados com vivência política de muitos anos quando políticos eram respeitados e tratados de “excelência” os tempos mudaram já que hoje é difícil o cidadão assumir ser político. O descrédito popular é extraordinário e dependendo do circulo de conversar em que entrar falar de política ou propugnar por esta ou aquela candidatura seja a função que for corre o risco de ser escorraçado e tirado de forma pouco convencional.

Com a aproximação das eleições e quando cito eleições é porque elege-remos deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente. Na minha linha política esposa há anos ainda deveríamos eleger prefeitos e vereadores. Sou defensor intransigente de eleição única com direito a uma reeleição aos cargos legislativos e na continuidade se quisesse permanecer na política teria que se candidatar a outra função.

Assim haveria uma permanente renovação de valores e ideias em nossas casas legislativas não permitindo a perpetuação em cargos transformando a política em profissão. Hoje a política é uma continuidade, um feudo de famílias que se adonam do poder e vão passando de geração em geração.

Surgem candidatos sabedores de não ter chance nenhuma de eleição, mas, se lançam visando garantir cargos comissionados, ficar alguns meses sem trabalhar quando funcionários públicos, imaginando tirar alguma vantagem financeira, para somar os famigerados votos de legenda e assim por diante. Diante disto o titulo deste texto – “ACREDITAR EM QUEM, VOTAR EM QUEM?” Evidentemente que existem mulheres e homens que pleiteiam as diferentes funções merecedores de respeito, pois, se dispõe a realmente buscar o melhor em favor da população e cabe a cada um pesquisar e escolher aqueles que considerem merecedores de confiança.

Não vou indicar nomes, pois, a decisão é de cada um. Por ter exercido funções publicas, por ser um homem de comunicação tenho posições defi-nidas e votarei de deputado federal a presidente sem vacilar, pois, por maior que seja o descrédito na classe política sempre a quem mereça respeito e apoio. Nos inúmeros contatos do dia a dia cito nomes e os coloco para análise. É possível que brevemente aqui neste espaço e em outros meios de contato surgira nomes, mas, hoje peço que reflitam na certeza de estarem fazendo o melhor dentro de suas convicções e peço o favor de não votarem em branco para depois ficarem na cômoda posição de engrossar a voz e dizer “eu não sou culpado, não votei em ninguém”. Se agir assim a sua culpa será dobrada por que o pior é a omissão.

Acreditar em quem?

E votar em quem?

Por Zé Domingos

JOGO RÁPIDO

Segurança

Mensagens alertam sobre

bloqueio de celulares

irregulares

A partir do dia 23 de se-tembro, os consumidores que habilitarem celulares irregulares no estado do Paraná recebe-rão mensagens de alerta de bloqueio dos seus aparelhos. A medida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) objetiva ampliar a segurança dos consumidores, pois todo aparelho celular em uso no país deve ser certificado ou ter sua certificação aceita pela Agência.

Consumidores que estejam utilizando aparelhos irregulares antes dessa data não serão des-conectados caso não alterem o seu número. Já aqueles que conectarem à rede aparelhos irregulares após essas datas se-rão notificados por mensagens de texto (SMS) e, após 75 dias, o aparelho não irá mais funcionar. Neste estado, o bloqueio deve ocorrer a partir de 8/12/2018.

As mensagens serão envia-das pelo número 2828 e as três

primeiras mensagens serão: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celu-lares em XX dias. Acesse www. anatel.gov.br/celularlegal ou ligue *XXXX”

A última mensagem, na vés-pera do bloqueio, será:

“Operadora avisa: Este ce-lular IMEI 123456789012345 é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares. Acesse www.anatel.gov.br/celularlegal ou Ligue *XXXX”

Os aparelhos celulares cer-tificados passam por uma série de testes de segurança antes de chegarem às mãos do consu-midor para que o produto seja o mais confiável possível e não cause problemas à saúde, nem afete as redes de telecomunica-ções. O consumidor deve sem-pre procurar o selo da Anatel, no verso da bateria do celular e também no carregador.

Um sistema informatizado – parceria entre prestadoras, fabricantes e a Anatel – identi-fica os celulares irregulares em uso na rede. Com isso, o uso de novos celulares nas redes brasileiras só vai ser permitido se os aparelhos estiverem em situação regular. Os aparelhos hoje incluídos na lista nacional de terminais irregulares por roubo, furto ou extravio conti-nuarão impedidos de acessar as redes móveis nacionais.

Atualmente, o bloqueio dos aparelhos irregulares está ativo em Goiás e no Distrito Federal. Esta etapa alcançará Acre, Ron-dônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir de 7/1/2019, o bloqueio ocorrerá nos estados da Região Nordeste e nos de-mais estados da Região Norte e Sudeste.

Aparelhos roubados ficam impedidos de acessar as redes móveis

(11)

OPINIÃO

Setembro de 2018

11

Uma atitude de todos para o bem-estar da vida urbana.

Uma atitude de todos para o bem-estar da vida urbana.

Rua da Cidadania

Previdência

Quarta Cidadã reúne 300

moradores do Boqueirão

Cerca de 300 moradores do Boqueirão participaram da Quarta Cidadã. Esta edição do evento, que é realizado mensalmente na regional, foi voltada para a área da saúde, com ações do programa Escute o Seu Coração, que busca redu-zir as mortes por doenças do coração e derrames cerebrais em Curitiba, com o estímulo da adoção de hábitos saudáveis.

A ação aconteceu no ginásio de esportes da Rua da Cidadania Boqueirão e contou com a pre-sença dos grupos de atividades físicas de idosos das unidades de saúde da regional e de es-tudantes do Colégio Estadual Polivalente. Foram realizadas orientações sobre alimentação saudável e controle do tabagis-mo, atividades físicas, além de serem oferecidos frutas e sucos naturais aos participantes.

O administrador da Regio-nal Boqueirão, Ricardo Dias, deu as boas-vindas e manifestou a importância dos cuidados pre-ventivos com a saúde. “Muito bom encontrar vocês essa ma-nhã para uma ação tão especial, voltada a práticas saudáveis e cuidados com a saúde”, disse.

A aposentada Geralda Ode-te Pereira Dias, 69 anos, que está sempre de olho na saúde, aproveitou o evento para fa-zer ginástica e comer frutas. “Minha saúde é ótima, sempre fiz atividade física e cuido da alimentação. Não tomo remé-dio nenhum”, conta ela, que é assídua nas atividades físicas do grupo de idosos.

Maria das Dores Bordin, ou Dora, como gosta de ser chamada, de 71 anos, participa sempre de eventos relaciona-dos à saúde. “O meu coração sempre me diz: aproveite muito bem a vida, e eu com certeza estou aproveitando. Não perco nenhum evento”, relatou.

"Essa parceria com a Quarta Cidadã foi muito importante para divulgação das ações do programa Escute o Seu Coração, porque nós conseguimos envol-ver vários públicos da comuni-dade", disse a supervisora do Distrito Sanitário do Boqueirão, Deisi Tortelli.

Valorização à vida

Um estande expôs obras de artes realizadas por pacientes do Centro de Atenção Psicos-social (Caps) 3, do Boqueirão. Também foram ofertadas orien-tações e informações sobre a valorização da vida e os serviços e trabalhos realizados.

Sheila Efigênia da Costa, 34 anos, educadora física, faz acompanhamento pelo Caps para tratamento de transtorno afetivo bipolar. Ela apresentou o estande aos visitantes e contou um pouco sobre sua história. “Hoje estou bem melhor, o tratamento está melhorando muito minha condição, inclusive reduzi a medicação”, contou. “Eu quero deixar um recado para quem estiver passando por alguma situação difícil: não dei-xe de procurar ajuda e acredite no seu potencial”, complemen-tou Sheila.

Para a promoção do resgate da autoestima o evento ofertou gratuitamente serviços de ma-nicure e cabelo, pela escola do Instituto Embelleze. Também houve sessões de Reiki com o Instituto Flor de Lis. A aposen-tada Lindamir Sutil, 68 anos, participou. “A gente se sente tão bem, uma calma, uma sensação de alívio”, contou, após a sessão de Reiki.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Evento voltado à saúde movimento o ginásio da Rua da Cidadania do Carmo

Conheça direitos

de quem recebe

aposentadoria

O rombo da Previdência So-cial em 2017 foi de quase R$ 269 bilhões e a reforma deste siste-ma é usiste-ma das alternativas para cobrir esse déficit. Entretanto, mesmo com as tentativas nos últimos anos para solucionar este problema, a legislação para aposentadoria segue a mesma e garante uma série de benefícios muitas vezes desconhecidos.

O especialista em Previdên-cia e cofundador do site Pre-videnciarista (https: previden-ciarista.com), Átila Abella, lista abaixo 6 direitos para aposen-tados que não são lembrados por boa parte das pessoas que estão iniciando o processo para aposentadoria. Confira.

Saque do Fundo de Garan-tia: Ao se aposentar, o

trabalha-dor consegue sacar todo o di-nheiro do FGTS, sem prejuízo de eventual direitos e multas que fará jus caso ocorra a demissão sem justa causa posteriormen-te. O saque dos novos depósitos pode se tornar mensal, caso ele continue a trabalhar no mesmo emprego mesmo depois de apo-sentado. Se mudar de empresa, o saque será liberado ao final do contrato.

Isenção no IPTU: Em

al-gumas Cidades, aposentados e pensionistas não pagam IPTU, desde que morem no imóvel e não tenham outros bens do tipo.

Manutenção do plano de saúde: Se o trabalhador

contri-buía parcialmente com o paga-mento mensal do seu plano de saúde, ao se aposentar ele tem direito de continuar a usufruir do convênio.

Prioridade na restituição do Imposto de Renda:

Contri-buintes com 60 anos ou mais têm o direito a receber antes a restituição do Imposto de Ren-da. Ainda que caiam na “malha fina”, o direito é assegurado e eles também têm prioridade na correção de falhas na de-claração.

Viagens gratuitas em ôni-bus interestaduais: Não é

somente em meios de trans-porte urbanos, metropoli-tanos e suburbanos que os aposentados têm direito à gratuidade. Ônibus interesta-duais também oferecem cotas gratuitas para atendê-los. Basta solicitar diretamente nas próprias companhias.

Descontos em ingressos para eventos culturais e de entretenimento: Assim como os

estudantes, aposentados acima de 60 anos possuem o direito de 50% de desconto em ingres-sos para shows, espetáculos, museus e parques. Consulte o regulamento de cada uma das instituições para saber como obtê-lo.

(12)

Criança feliz é criança na escola.

Cadastre seu filho na rede

municipal de ensino em:

PRÉ E 1º ANO

www.cidadedoconhecimento.org.br

CRIANÇAS NASCIDAS

EM 2013, 2014 E 2015

(13)

OPINIÃO

Setembro de 2018

13

Treinos

HIIT é aposta para quem quer chegar no

verão em forma

Primavera começa e para muitas pessoas o projeto de emagrecer ainda não saiu do papel. Falta de tempo pra ma-lhar e falta de dinheiro para frequentar uma academia são algumas das justificativas que fazem com que as pessoas adiem o projeto de perder peso. Mas segundo o preparador físi-co Vinícius Possebon, criador do Programa Queima de 48 Horas, é possível emagrecer, desinchar e perder medidas até o dia 21 de dezembro, quando o verão começa para valer e assim exibir um corpo mais enxuto na praia ou piscina.

Segundo o especialista, que já mudou a vida de mais de 40 mil pessoas, o programa Q48 utiliza um método que promove um emagrecimento mais rápido que os exercícios tradicionais. “Ele se baseia no método HIIT, ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, que usa exercícios calculados para criar no organismo um aumento da queima de gordura corporal mesmo em repouso”, explica Possebon, ressaltando os estu-dos científicos que comprovam a eficácia do programa.

Desta forma, para cada treino com duração de 5 a 15 minutos, o corpo continua quei-mando gordura por um período que dura, em média, 48 horas. “Não é preciso usar equipamen-tos, pois os exercícios utilizam apenas o peso do corpo”, conta ele, destacando que, apesar de rápidos, os treinos são intensos.

Perder barriga

O preparador físico conta que os exercícios não fazem milagre, mas reduzem muito as medidas e dão resultado em tempo recorde. “Se o seu objetivo é ter um corpo de atleta olímpico, talvez demore algum tempo, mas se o objetivo é se sentir confortável para vestir as roupas de praia sem ficar com vergonha, você vai ficar satisfei-to”, garante Possebon.

Como não dá mais para espe-rar, Possebon ensina uma sequ-ência de 3 exercícios que podem ser feitos em

qualquer lu-gar e podem ser uma óti-ma foróti-ma de emagrecer e desinchar para o verão. O ciclo deve

ser repetido cinco vezes. “É im-portante fazer os movimentos o mais rápido possível, mas sempre

respeitando o limite físico”, lem-bra Vinícius. “Ao final do treino você estará ofegante”.

* Exercício 1: Burpee Adaptado

Como é o movimento: inicie o movimento em posição de prancha, com as mãos e os pés apoiados no chão. Ao mesmo tempo, leve a perna direita em direção ao tronco e o braço esquerdo em direção à perna. Repita o mesmo movimento com a perna esquerda e o braço direito. Volte a posição inicial e em seguida traga os dois pés ao mesmo tempo para próximo dos braços. Levante e salte. Recomece o ciclo.

Tempo de execução: 20 segundos

Exercício 2: Burpee com flexão de cotovelo

Como é o movimento: inicie em posição de prancha e com um salto leve as duas pernas ao mesmo tempo em direção aos ombros. Volte à posição inicial. Leve a mão esquerda ao ombro direito e, em seguida, a mão direita ao ombro esquerdo. Recomece o ciclo.

Tempo de execução: 20 segundos

* Exercício 3: Descanso Ativo

Como é o movimento: Em posição de agachamento, em um ângulo de 90 graus, dê cinco passos para esquerda e depois cinco passos para direita. Repita até aca-bar o tempo.

Tempo de execução: 10 segundos

HIIT reduz medidas e traz resultado com pouco tempo de treino

(14)

OPINIÃO

14

Setembro de 2018

FIV e Acupuntura

Hábito

Tratamentos para quem

quer realizar o sonho da

maternidade

É cada vez maior o número de mulheres que optam pela maternidade perto dos 40 anos. Dados do Ministério da Saúde revelam que a gravidez nesse período aumentou 49% nas duas últimas décadas (segundo pesquisa, o número de mulhe-res que engravidou nessa faixa etária foi de 51.603 em 1995, e de 77.247 em 2015). Estabili-dade financeira, mudanças nas relações afetivas e no papel da mulher no mercado de trabalho estão entre as razões listadas por quem opta por adiar os planos de conceber um filho.

Mas apesar dos avanços da medicina, a partir dos 35 anos, as chances de uma mulher engravidar caem de forma ex-pressiva e, a partir dos 45 anos já e considerado improvável a gravidez com óvulos próprios não congelados previamente.

“Aos 37 anos decidi ser mãe, mas nem imaginava as di-ficuldades que estavam por vir. Interrompi o uso da pílula an-ticoncepcional e após 6 meses sem sucesso, procurei minha ginecologista que me indicou a FIV devido à minha idade e a baixa reserva de óvulos. Exames e diagnósticos revelavam que a gravidez por meios naturais não era uma opção. Iniciado o tratamento de FIV, me vi as-sustada com a quantidade de hormônios, mas otimista que teria sucesso na primeira tenta-tiva. Foram seis tentativas e dois anos administrando sensações de frustração, tristeza e cobran-ça pessoal até a confirmação da gravidez.”

O relato de Patrícia (*), mostra que adiar a gravidez tem seus riscos e o tratamento é um desafio emocional para mulhe-res, seus parceiros e também familiares. Na sétima tentativa de FIV, decidiu optar por fazer o protocolo completo de acupun-tura durante seu tratamento de reprodução assistida, realizando um total de 19 sessões. “Muitos me questionavam o porquê da acupuntura? E posso dizer sim, com certeza absoluta que

teve uma grande participação no resultado positivo” afirma Patrícia.

Segundo a Dra Aniele Hayashi, primeira especialista em Curitiba no tratamento de acupuntura para fertilidade, a acupuntura atua harmonizan-do e equilibranharmonizan-do a energia harmonizan-do corpo, com o objetivo de for-talecer o sistema imunológico, melhorar a circulação sanguí-nea, melhorar a receptividade do útero, melhorar a qualidade dos óvulos, regular os hormô-nios e menstruação, aumentar a energia e também reduzir o estresse, algo que acompanha todas as pacientes.

“Sugerimos que as sessões iniciem antes da FIV e sigam em todas as fases, como a prepa-ração para a FIV, estimulação ovariana, retirada de óvulos, transferência e as semanas que antecedem o teste para saber se a gravidez se confirmou”, diz a Dra Aniele Hayashi, profissional que integra o corpo clínico da Embryo – Centro de Reprodução Humana, em Curitiba. Evidên-cias científicas revelam que o tratamento melhora as chances de sucesso.

A Dra Aniele Hayashi reco-menda o tratamento comple-mentar de acupuntura pois, ao se considerar o baixo custo do tratamento de acupuntura se comparado à FIV, além dos

di-versos benefícios comprovados e o significativo aumento nas taxas de sucesso, o investimen-to é justificável.

“Considerando o aumento nas taxas de sucesso, podemos concluir que a gravidez pode ser atingida com um número menor de tentativas de FIV, o que naturalmente significa mui-to menos desgaste emocional no casal e pessoas envolvidas no tratamento”, pontua a Dra Aniele Hayashi. Segundo ela, a frustrante experiência de um teste negativo de gravidez após a expectativa criada durante o tratamento pode deixar marcas muito profundas em todos os envolvidos, muitas vezes difícil de serem superadas. “Muitos casais desistem de continuar as tentativas por considerar o processo todo muito difícil e de não se sentirem fortes o suficiente caso a nova tentativa também seja negativa”, conta a especialista.

A inspiradora história de Pa-trícia, que perseverou durante várias tentativas infrutíferas, serve de exemplo para vários casais. “Hoje, quando olho a carinha da minha filha, tenho certeza das escolhas que fiz e não me arrependo em nenhum momento das decisões toma-das. É uma realização pessoal indescritível” conclui Patrícia.

(*)Sobrenome não foi divulgado atendendo à solicitação da paciente

Serviço

Dra Aniele Hayashi (Crefito 35248-F) www.acupunturaparaengravidar.com.br

Endereço: Av. Sete de Setembro, 6481 – Seminário, Curitiba (PR) Fone: (41) 3524-6461/3524-6462 WhatsApp: (41) 99654-5810 Instagram: @acupunturaparaengravidar Face: https://www.facebook.com/Acupuntura-para-engravidar

Porque razão

devemos beber

água todos os

dias?

Pode parecer bobagem, mas muitos de nós não consu-mimos a quantidade de água di-ária indicada para o bom funcio-namento do nosso organismo. “A água tem papel importan-tíssimo no nosso corpo, porém muitos não conseguem ingerir a quantidade mínima indicada, que é de 2 a 3 litros por dia. Essa falta de hidratação pode gerar problemas”, comenta o Dr. Aier Adriano Costa, coordenador da equipe médica do Docway.

Segundo o especialista, 72% do nosso organismo é composto de água, o que torna o seu con-sumo ainda mais importante. E se você ainda não está conven-cido disso, o Dr. Aier elencou cinco motivos pelos quais deve-mos beber água todos os dias.

Evita doenças: quando não

consumimos a quantidade reco-mendada, podemos ter quadros de desidratação crônica, que levam ao envelhecimento pre-coce e podem colaborar com o aparecimento de doenças como as alergias (asma), doenças intestinais, enxaqueca e artrite reumatóide.

Auxília no controle da pres-são sanguínia: a água tem papel

importante na densidade do nosso sangue, quando consu-mimos pelo menos o mínimo recomendado (2 litros diários),

ela se torna um importante regulador da nossa pressão sanguínea.

Regula o intestino: ela

aju-da na hidratação aju-das fibras alimentares, auxiliando no bom funcionamento do intestino. A não ingestão de água pode levar a prisão de ventre e outras do-enças intestinais e metabólicas.

Melhora o funcionamento dos rins: a ingestão de água é

uma das melhores formas de evitar as temidas pedras nos rins. A ingestão na quantidade indicada facilita o trabalho dos órgãos na excreção de nutrien-tes desnecessários.

Transporta nutrientes:

além das outras funções, a água facilita o transporte de nutrientes e algumas vitaminas pelo nosso corpo. A baixa inges-tão pode dificultar essa tarefa, evitando que esses nutrientes cheguem de forma adequada a todas as células deixando-as enfraquecidas.

“As pessoas precisam en-tender a importância do consu-mo da água. É um assunto muito batido, mas percebemos que o hábito de se hidratar com água ainda encontra muita resistên-cia. Um corpo hidratado corre muito menos riscos de sofrer com inúmeros problemas”, completa o médico.

Foto: Freepik

Referências

Documentos relacionados

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

8- Indica duas utilizações do granito.. Indica duas utilizações

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

9- Nos primeiros tempos, as rochas eram utilizadas como abrigo, arma de defesa e para caçar... 10- Atualmente são usadas como material de construção, decoração,

15- Não despejar resíduos que contaminem as águas; não sujar o solo; não fazer lume onde haja perigo de incêndio; não arrancar ervas e arbustos que protegem o solo; proteger os

13. Portugal teve condições privilegiadas para iniciar a Expansão marítima. Indica duas delas, explicitando-as.. Completa a legenda da imagem... 14.2. Esta embarcação