• Nenhum resultado encontrado

RUI MANUEL FONTES GONÇALVES CURRICULUM VITAE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RUI MANUEL FONTES GONÇALVES CURRICULUM VITAE"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

R

UI

M

ANUEL

F

ONTES

G

ONÇALVES

CURRICULUM VITAE

(2)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

2

I

DENTIFICAÇÃO Nome: Rui Manuel Fontes Gonçalves

Data de Nascimento: 18 de Setembro de 1957

Filiação: Guilhermino de Jesus Gonçalves e Maria Idalina Fontes Naturalidade: Samões, Vila Flor

Profissão: Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina do Porto Bilhete de Identidade: nº 3796979, de 31-12-1998, Lisboa

Nacionalidade: portuguesa

Este Curriculum Vitae foi escrito com o objectivo de cumprir o legislado na alínea b) do Artigo 42º do Estatuto da Carreira Docente Universitária onde se determina que o requerimento de admissão ao concurso de professores associados é instruído com “trinta exemplares do curriculum vitae do candidato”.

(3)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

3 ÍNDICE

ASPECTOS GERAIS...4

O Ensino Secundário, a Licenciatura em Medicina e o trabalho como Clínico...4

Assistente Estagiário e Assistente na Faculdade de Medicina do Porto ...4

Tese de Doutoramento - trabalho em Madrid sob orientação do Professor Antonio Sillero ...6

Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina do Porto ...9

ACTIVIDADE DOCENTE...12

No Serviço de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina do Porto (1985-1995)...12

No Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto e no Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid (1995-2003) ...13

TRABALHOS PUBLICADOS...17

Publicações por extenso em revistas com arbitragem e Provas Académicas ...17

Publicações apresentadas sob a forma de resumo em revistas com arbitragem ...18

Trabalhos apresentados em reuniões científicas ...18

FILIAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS E CIENTÍFICAS...21

(4)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

4

ASPECTOS GERAIS

O Ensino Secundário, a Licenciatura em Medicina e o trabalho como Clínico

Rui Manuel Fontes Gonçalves, filho de Guilhermino de Jesus Gonçalves e de Maria Idalina Fontes, nasceu em Samões, Vila Flor, em 18 de Setembro de 1957.

Entre 1968 e 1973, frequentou o Seminário do Bom Pastor em Ermesinde. Foi aprovado no Curso Geral dos Liceus em exame realizado no ano de 1973 no Liceu de Alexandre Herculano, no Porto. Frequentou o Curso Complementar dos Liceus no Liceu Nacional de Matosinhos (actual Escola Secundária Augusto Gomes), tendo terminado em 1975, com a média geral de 17 valores. Foi dispensado de prestar provas de exame do então denominado 7º ano do Liceu nos termos do artigo único do Dec. Lei 255/70 de 5 de Junho de 1970.

Cumpriu o Serviço Cívico em 1975/76. Nesse ano lectivo teve a sua primeira experiência como docente trabalhando numa escola de ensino básico para adultos, a secção de S. Mamede de Infesta da “Escola Piloto do Vale do Douro”. A escola teve uma existência efémera, mas essa experiência mostrou-lhe de forma clara o enorme prazer que tem em ensinar e foi decisiva para a opção que tomou mais tarde ao abraçar a carreira docente universitária.

Frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 1976 e 1983, tendo terminado o curso no dia 7-12-1983 com média geral de 16 valores e obtido classificações de 17 e 20 valores nas disciplinas de Química Fisiológica e Bioquímica, respectivamente.

Durante o Internato Geral, que cumpriu entre Fevereiro de 1984 e Dezembro de 1985, desempenhou actividade clínica nos Serviços de Medicina 4, Cirurgia 4, Pediatria e Obstetrícia do Hospital de S. João e Centros de Saúde de Matosinhos e de S. Mamede de Infesta.

Assistente Estagiário e Assistente na Faculdade de Medicina do Porto

Tendo concorrido, no âmbito de um concurso público, ao lugar de Assistente Estagiário da disciplina de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina do Porto foi aceite e tomou posse a 23 de Dezembro de 1985. O interesse pela disciplina de Química Fisiológica era antigo: durante o seu segundo ano de licenciatura, empenhou-se intensamente na realização de uma “sebenta” para essa disciplina e, independentemente do juízo que possa hoje fazer acerca da qualidade do trabalho realizado, essa experiência tinha-lhe ficado na memória como um serviço do qual se orgulhava e ainda se orgulha.

Sob orientação do Professor Pinto de Barros, realizou, nos anos de 1986 e 1987, trabalho experimental onde testou a possibilidade de existir interferência da isoniazida no doseamento das

(5)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

5

actividades transaminásicas glutâmico-pirúvica e glutâmico-oxalacética séricas. Desse trabalho resultou um artigo científico [1]: nele estava já a semente que o levaria a realizar a sua investigação científica futura na área da enzimologia.

No ano de 1986 frequentou o curso de “Climatologia e Hidrologia” ministrado na Universidade do Porto e, tendo-se submetido a exame final, foi aprovado com a média geral de 18 valores.

Tendo consciência das suas limitações em áreas do conhecimento que, na sua opinião, deveriam fazer parte da formação básica de um docente da área da bioquímica, decidiu, no ano lectivo de 1987/88, matricular-se no 1° ano do Curso de Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Tendo feito os exames relativos às disciplinas de “Técnicas Laboratoriais”, “Introdução à Química” e “Elementos de Química Física Biológica”, obteve as classificações de 18, 17 e 17 valores, respectivamente.

No âmbito das “Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica” escreveu um trabalho de revisão sobre a glicose-6-fosfátase [2] assim como um relatório para uma aula teórico-prática subordinada ao tema: “Aspectos do contributo da bioquímica para a individualização e desmembramento da glicogenose tipo I” [3]. A defesa oral destas provas decorreu nos dias 3 e 4 de Janeiro de 1991, sob a presidência do Professor Amândio Tavares, tendo obtido a classificação de “Muito Bom”. A argumentação esteve a cargo dos Professores Pinto de Barros e Moradas Ferreira. A aprovação obtida permitiu a sua passagem à categoria de Assistente, tendo sido contratado por um período de seis anos.

No âmbito da investigação bibliográfica desenvolvida para a realização dos trabalhos para as “Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica” estabeleceu contactos com a Doutora Ann Burchell, investigadora que trabalhava na área científica da glicose-6-fosfátase e da glicogenose tipo I. A convite da Doutora Ann Burchell e com a aprovação do Professor Pinto de Barros, frequentou, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, entre os dias 12 de Agosto de 1991 e 19 de Novembro do mesmo ano, um estágio de investigação no laboratório do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Ninewells, em Dundee, na Escócia. Durante este estágio aprendeu técnicas usadas nesse laboratório na investigação da glicose-6-fosfátase e desenvolveu trabalho de investigação sobre a hidrólise da glicose-6-fosfato na medula óssea, rim e fígado de rato. No dia 4 de Outubro de 1991 assistiu a sessões práticas e teóricas de um curso intensivo denominado “Radionuclide User’s Safety Course” ministrado pelo Departamento de Física Médica do referido hospital de forma a, de acordo com os regulamentos aí em vigor, ficar autorizado a usar compostos radioactivos. Como consequência da colaboração

(6)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

6

prestada na investigação da regulação da glicose-6-fosfátase renal e hepática durante o referido estágio foi feita uma comunicação que foi publicada sob a forma de resumo [16]. Em reunião interna realizada no Serviço de Química Fisiológica a 17 de Fevereiro de 1992 apresentou ao restante corpo docente do Serviço os resultados obtidos no trabalho realizado com medula óssea de rato. O título dessa comunicação foi: “Hidrólise da glicose-6-fosfato na medula óssea de rato. Trabalho experimental.”

Durante o ano de 1992, com a colaboração de Paulo Marques, à data Assistente da disciplina de Química Fisiológica, e sob orientação do Professor Pinto de Barros, realizou trabalho experimental tentando desenvolver um novo método para o doseamento de actividades enzímicas de hidrólise do pirofosfato inorgânico. Em reunião interna realizada no Serviço de Química Fisiológica a 25 de Maio de 1992 apresentou ao restante corpo docente do Serviço os resultados obtidos até esse momento. O título dessa comunicação foi: “Doseamento de fosfato inorgânico na presença de pirofosfato. Avanços e problemas no trabalho experimental em curso.”

Nesse mesmo ano apoiou o trabalho de Mestrado em medicina desportiva, nomeadamente no que se refere ao tratamento estatístico dos dados, do então Assistente da disciplina de Química Fisiológica Josué Augusto de Carvalho Pereira.

Tese de Doutoramento - trabalho em Madrid sob orientação do Professor Antonio Sillero

Entre os dias 6 e 17 de Julho de 1992, no então denominado “Centro de Citologia Experimental da Universidade do Porto”, participou num curso dirigido pelo Professor Antonio Sillero e pela Doutora Maria Antonia Günther Sillero, da Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid, assim como pelos Doutores Carlos Cameselle e María Jesús Costas, da Faculdade de Medicina da Universidade da Extremadura (Badajoz). O curso teve como título: “Characterization and Purification of Enzymes”. Durante esse curso foi convidado pelo Professor Antonio Sillero a colaborar em estudos teóricos sobre cinética enzímica e foram elaborados planos de colaboração entre o Serviço de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid. O trabalho de colaboração foi realizado na sua maior parte no Porto, tendo-se deslocado a Madrid, em duas ocasiões, uma delas durante todo o mês de Julho de 1993, em que teve apoio económico do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid. Desse trabalho resultou a publicação de dois artigos versando aspectos teóricos relacionados com inibição da actividade enzímica e a sua representação gráfica [4,5] e uma comunicação num congresso [17].

(7)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

7

No contexto dessa colaboração foi convidado pelo Professor Antonio Sillero a desenvolver a sua Tese de Doutoramento em Madrid, no laboratório por ele dirigido, sobre um tema da área da enzimologia. O Professor Pinto de Barros apoiou a ideia e propôs-se ajudar a ultrapassar as dificuldades burocráticas inerentes à necessidade de interromper o serviço docente que vinha prestando na Faculdade de Medicina do Porto. A sua inscrição como estudante de Doutoramento a título provisório foi aceite pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto a 23 de Junho de 1993. Foram nomeados como orientador e coorientador os Professores Antonio Sillero e Pinto de Barros, respectivamente. O tema provisório de Tese tinha como título: “Função e mecanismo de síntese de dinucleosídeos polifosfatados.” Em Junho de 1994 foi aceite como estudante de Doutoramento a título definitivo e o projecto de Doutoramento tinha como título: “Metabolismo e função de (di)nucleosídeos polifosfatados; aspectos experimentais e teóricos”.

Durante os anos lectivos 1993/94 e 1994/95 foi-lhe concedida a equiparação a bolseiro para poder deslocar-se a Madrid e aí permanecer e realizar trabalho experimental. Nesse período, em consequência da jubilação do Professor Pinto de Barros e de reformas feitas no curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Porto que envolveram a extinção da disciplina de Química Fisiológica foi transferido, para a disciplina de Bioquímica.

Durante os anos lectivos de 1995/96 e 1996/97 obteve um acordo com a restante equipa docente do Serviço de Bioquímica que lhe permitiu permanecer em Madrid, de modo contínuo, entre os meses de Fevereiro e Outubro. Esse acordo consistiu em aceitar durante a primeira metade do ano lectivo o dobro do serviço docente que, em condições normais, lhe seria distribuído de modo a libertar a segunda metade. No ano lectivo de 1997/98, tendo obtido um horário de serviço docente com aulas concentradas em apenas dois dias da semana, deslocou-se a Madrid com regularidade, aproveitando quer os dias da semana em que não tinha serviço docente, quer os períodos do calendário anual de férias escolares. Durante o ano lectivo de 1998/99 permaneceu no Porto ocupado com a actividade docente assim como com as redacções de um artigo científico (correspondente a trabalho experimental realizado em Madrid no ano de 1997) [9] e da Tese.

A estadia em Madrid foi parcialmente apoiada pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Ao abrigo do “Programa de Formação e Mobilização de Recursos Humanos” foi-lhe concedida uma bolsa de estudos com início em 1 de Maio de 1994 e que terminou a 30 de Abril de 1997; durante o segundo e terceiro anos de bolsa o subsídio foi concedido apenas para períodos de 8 meses.

(8)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

8

Os estudos experimentais realizados em Madrid integravam-se numa das linhas de investigação do laboratório dirigido pelo seu orientador de Tese, o Professor Antonio Sillero. Essa linha de investigação era o estudo do metabolismo e função dos mono e dos dinucleosídeos polifosfatados. Estes compostos têm despertado a curiosidade científica de investigadores de todo o mundo desde meados dos anos sessenta e a contribuição do autor deste Curriculum para o desenvolvimento desse conhecimento veio dar continuidade ao esforço que vinha sendo feito pela comunidade científica em geral e por Antonio Sillero, María Antonia Günther Sillero e seus colaboradores em particular.

Durante os primeiros meses de trabalho em Madrid obteve, a partir de cistos de Artemia

salina e utilizando técnicas clássicas (precipitação e centrifugação diferencial e variadas técnicas

de cromatografia líquida) preparações purificadas de 5’-nucleotídase citosólica tendo também estudado o efeito do adenosina(5’)tetrafosfo(5’)adenosina (Ap4A) nas actividades de

fosfotransferência e hidrolítica da referida enzima.

Testando uma hipótese formulada em 1990 pelos Doutores Antonio Sillero e Maria Antonia Günther Sillero em que se admitia que outras enzimas, para além das sintétases de aminoacil-tRNA, podiam catalisar a síntese de dinucleosídeos polifosfatados, começou a estudar em Março de 1994 a possibilidade de a sintétase de acil-CoA ser uma dessas enzimas. No estudo usaram-se preparações comerciais purificadas de sintétase de acil-CoA de Pseudomonas e até Outubro de 1996 o trabalho realizado permitiu demonstrar que esta enzima pode catalisar a síntese de mononucleosídeos tetra e pentafosfatados de adenina (p4A e p5A), homodinucleosídeos tetra e

pentafosfatados de adenina (Ap4A e Ap5A) e diversos heterodinucleosídeos tetrafosfatados

contendo adenina (Ap4N). No âmbito deste trabalho foi também caracterizada a actividade de

síntese de p4A.

Em Outubro de 1996 apresentou um “Rascunho de Tese” onde, sob o título “Síntese de mono e dinucleosídeos polifosfatados por acil-CoA-sintetase”, dava conta do trabalho até então realizado. Esse rascunho e os relatórios dos orientadores foram aceites, pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina do Porto, como prova de que o trabalho de investigação conducente à elaboração da dissertação de Doutoramento estava em fase adiantada. O referido Conselho aceitou a proposta apresentada pelo Professor Hipólito Reis de lhe ser prorrogado o contrato de Assistente por um biénio. Terminando esta prorrogação em 4 de Janeiro de 1999 foi, em Outubro de 1998, aprovada uma nova prorrogação até final do ano lectivo de 1998/99.

A partir de Fevereiro de 1997 foi dado seguimento ao trabalho experimental tendo-se estudado a síntese de Ap6A e aprofundado o estudo de caracterização da síntese de p4A

(9)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

9

catalisadas pela sintétase de acil-CoA. Integrado no tema mais geral da síntese enzímica de mono e dinucleosídeos polifosfatados estudaram-se também aspectos da reacção de produção de luz e o mecanismo de síntese de Ap4A catalisadas pela luciférase de Photinus pyralis.

Como consequência do trabalho experimental desenvolvido durante a permanência em Madrid foram feitas três comunicações [18-20] e publicados quatro artigos científicos [6-9] que constituem o núcleo da sua Tese de Doutoramento intitulada: “Síntese enzímica de mono e dinucleosídeos polifosfatados. Acção catalítica da sintétase de acil-coenzima A de Pseudomonas

fragi e da luciférase de Photinus pyralis.” [10]. O carácter unitário do trabalho realizado foi posto

em evidência na Introdução da Tese, onde se fez a revisão de aspectos do metabolismo e da função de mono e dinucleosídeos polifosfatados bem como de algumas características gerais das sintétases de acil-CoA e das luciférases de pirilampos, e na Discussão, onde se discutiram os resultados obtidos com as duas enzimas estudadas. As semelhanças estruturais e funcionais entre as luciférases de pirilampos e de outros insectos coleópteros e as sintétases de acil-CoA que constam na literatura científica são apresentadas no último capítulo da Introdução; a nossa investigação contribuiu para o aprofundamento do conhecimento sobre a função destas enzimas permitindo acrescentar uma nova perspectiva a essas semelhanças.

A Tese de Doutoramento foi defendida e aprovada por unanimidade em 28 de Abril de 2000. O júri, presidido pelo Professor Alberto Barros, tinha como vogais os Professores Antonio Sillero, Catarina Oliveira, Pedro Moradas Ferreira, José Pinto de Barros, Cândido Hipólito Reis, Isabel Azevedo e Henrique Lecour de Meneses.

Durante a permanência em Madrid deu também sequência aos estudos que estiveram na génese da colaboração com o Professor Antonio Sillero em 1992/93 estudando um modelo teórico geral de activação e inibição enzímica de que resultaram outras duas publicações [11,12]. Parte do trabalho experimental desenvolvido no âmbito da Tese, que não foi publicado em extenso, foi apresentado na forma de dois painéis num congresso da Sociedade Portuguesa de Bioquímica, realizado na Póvoa de Varzim, em Setembro de 2000 [21-22].

Professor Auxiliar na Faculdade de Medicina do Porto

Terminada a Tese de Doutoramento passou a Professor Auxiliar e tinha vontade de, agora no Porto, dar sequência ao trabalho experimental que tinha desenvolvido em Madrid. Ciente das potencialidades do congregar de esforços de diferentes saberes e capacidades logísticas no desenvolvimento da investigação científica e conhecedor da existência na Faculdade de Ciências de um laboratório de investigação em fotoquímica Rui Fontes propôs à direcção do Serviço de

(10)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

10

Bioquímica da Faculdade de Medicina desenvolver esforços para encontrar formas de cooperação. Aceite a proposta, Rui Fontes tirou partido das relações pessoais estabelecidas no ano lectivo de 1987/88, enquanto foi aluno do Curso de Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, encontrando no Professor Joaquim Esteves da Silva do departamento de Química da Faculdade de Ciências um entusiasta no projecto de cooperação. Desta forma, surgiu um projecto de colaboração entre a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto que visa estudar a acção catalítica da luciférase de pirilampo e que teve início em Janeiro de 2001. Em Março de 2001, no âmbito dessa colaboração que envolve o "Laboratório de Química Inorgânica Pura e de Aplicação Interdisciplinar" e o "Centro de Farmacologia e Biopatologia Química" apresentou à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) um projecto intitulado "The

products of firefly luciferase catalyzed reactions and their effects on those reactions". O projecto

foi aprovado (POCTI/QUI/37768/2001)e dotado com 82100 euros.

No âmbito deste projecto foi possível, até ao momento, obter resultados que foram objecto de três publicações em revistas com arbitragem [13-15] e oito comunicações [23-30]. Entre estes resultados destacamos a identificação por HPLC de intermediários e produtos da reacção bioluminescente da luciférase de pirilampo, cuja existência era já admitida, mas que não tinham ainda sido identificados em meios de ensaios contendo luciférase [13,15]. Também destacamos a descoberta de que a luciférase, de modo semelhante ao que acontece com as sintétases de acil-CoA, também é capaz de, em condições adequadas, catalisar a tioesterificação da luciferina, o seu substrato natural [15]. No outro trabalho esclareceram-se as causas da discrepância entre os pHs óptimos das actividades bioluminescente e de síntese de nucleosídeos polifosfatados catalisadas pela luciférase [14].

Em Setembro de 2002 foi associado ao projecto de investigação um bolseiro (Hugo Fraga) que aceitou a proposta de realizar a sua Tese de Doutoramento sobre os “Mecanismos enzímicos das reacções catalisadas pela luciférase de pirilampos”. Hugo Fraga concorreu a uma bolsa de Doutoramento que foi aceite pela FCT e é, neste momento, aluno de Doutoramento na Faculdade de Ciências do Porto, tendo como co-orientadores o Professor Joaquim Esteves da Silva e o autor deste Curriculum.

Em Novembro de 2003 a equipa que desenvolve este trabalho de investigação foi convidada pelo Professor J. W. Hastings do Departmento de Biologia Molecular e Celular da Universidade de Harvard nos Estados Unidos a proferir uma palestra no 14º Congresso Internacional de Fotobiologia a realizar na Coreia do Sul entre 10 e 15 de Junho de 2004. O

(11)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

11

convite foi aceite e a palestra foi provisoriamente intitulada: “The luciferyl and dehydroluciferyl-CoA-synthetase activities of firefly luciferase and their relation with light production”.

No âmbito da investigação sobre a luciférase de pirilampo fez parte da equipa de investigadores que, em 2002, apresentou à FCT um projecto que visa equipar a Universidade do Porto com um espectrómetro de massa acoplado a cromatografia líquida (LC/MS). Neste projecto participam o “Centro de Farmacologia e Biopatologia Química”, o “Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto” e o “Laboratório de Química Inorgânica Pura e de Aplicação Interdisciplinar”, aguardando-se resposta da FCT.

No dia 21 de Março de 2002 foi vogal no júri que apreciou a Tese de Doutoramento de Maria João Martins que é, actualmente, Professora Auxiliar na Faculdade de Medicina do Porto.

(12)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

12

ACTIVIDADE DOCENTE

No Serviço de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina do Porto (1985-1995)

Desde o ingresso no Serviço de Química Fisiológica que exerceu, em regime de dedicação exclusiva, primeiro como Assistente Estagiário e depois como Assistente, as funções próprias do lugar.

Desde 1985 até 1993, e sob a direcção do Professor Pinto de Barros, leccionou todas as aulas práticas da disciplina de Química Fisiológica que lhe foram atribuídas pela escala do Serviço, colaborando também na realização dos exames da disciplina e na sua correcção. Tentando contribuir para a melhoria da compreensão e do gosto dos alunos pela disciplina de Química Fisiológica e para o que entendia serem deficiências específicas na formação científica dos alunos escreveu durante estes anos alguns opúsculos sobre temas variados. Esses opúsculos foram oferecidos à Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina do Porto que os publicou num formato destinado a venda interna. Dentre estes trabalhos destacaria um que intitulou “Equilíbrio ácido-base?”. Foi escrito porque, na sua opinião, a dificuldade que os alunos de medicina sentiam (e sentem) em compreender este tema se devia à forma demasiado compartimentada como era abordado ao longo do curso de Medicina. Na sua opinião era de grande utilidade para os futuros médicos disponibilizar um texto em que aspectos mais básicos dessa temática fossem explicados de uma forma clara e onde os aspectos mais diferenciados fossem agrupados e interrelacionados.

No âmbito das “Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica” o relatório para a aula teórico-prática versava, como já referido, sobre o contributo da bioquímica para a individualização e o desmembramento da glicogenose tipo I [3]. Das escolhas feitas no âmbito deste trabalho destaca-se a preocupação de contribuir para a formação do sentido crítico dos alunos de Medicina, reforçando nestes a ideia de que o conhecimento médico é algo mutável, que evolui a partir da observação de doentes e de trabalhos experimentais in vivo e in vitro em que os dados obtidos vão inspirando a formulação de hipóteses e a realização de experiências que vão reforçando ou negando essas hipóteses. Esse trabalho evidencia a importância da dialéctica entre a clínica e a bioquímica na evolução do conhecimento. Contando a história da descoberta da etiologia da glicogenose tipo I e do seu desmembramento em diferentes sub-tipos apresenta de forma cronológica experiências e observações clínicas seleccionadas que foram sendo realizadas entre 1939 e o ano da publicação do trabalho (1990). Também defende um modelo de aula em que

(13)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

13

o aluno tem uma participação activa: no fim da descrição de cada experiência ou observação o aluno é solicitado a responder a uma pergunta. O trabalho também contém o protocolo experimental de uma experiência em que se avalia o efeito de um detergente em duas actividades da glicose-6-fosfátase e se interroga o aluno acerca das possíveis interpretações do resultado obtido e do seu significado no contexto da glicogenose tipo I. Entre os anos lectivos de 1990/91 e 1994/95 este trabalho fez parte do programa da disciplina de Química Fisiológica.

No ano lectivo de 1991/92 dinamizou, em colaboração com o Dr. Carlos Marinho, a realização semanal de reuniões da equipa docente do Serviço de Química Fisiológica. No âmbito dessas reuniões apresentou nesse ano lectivo quatro comunicações. As duas que tinham um carácter mais pedagógico foram apresentadas a 27 de Janeiro de 1992 e 30 de Março do mesmo ano e estavam subordinadas, respectivamente, aos seguintes temas: “Novo protocolo experimental para a aula sobre glicose-6-fosfátase” e “A aula sobre síntese enzimática do amido. Proposta pedagógica.”

Como já referido, entre Outubro de 1993 e Outubro de 1995, obteve o estatuto de equiparado a bolseiro não tendo exercido funções docentes.

No Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto e no Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid (1995-2003)

A partir de 1995, em consequência de reformas feitas no curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Porto a que já fizemos referência, passou a exercer, sob a direcção do Professor Hipólito Reis, serviço docente na disciplina de Bioquímica. Nos anos lectivos de 1995/96 e 1996/97, beneficiando de um acordo a que também já se fez referência, exerceu actividade docente na disciplina de Bioquímica apenas na primeira metade do ano lectivo. Nesta disciplina leccionou as aulas práticas, de grupo e os seminários que lhe foram distribuídas. Os temas dos seminários foram os seguintes: “Introdução à química dos glicídeos”, “Mecanismos de reacções enzímicas I e II” e “Separação de proteídos”.

Na Faculdade de Medicina da Universidade Autónoma de Madrid, nos anos de 1995 e 1997, apoiou o trabalho experimental de duas alunas (Ana Sancho e Jara Llenas) do Curso de Licenciatura em Medicina, realizado no âmbito da disciplina denominada “Iniciación a la Investigación Básica en Medicina”.

No ano lectivo de 2001/02, motivada pela jubilação do Professor Hipólito Reis, deu-se uma reestruturação do Serviço de Bioquímica, tendo a Professora Isabel Azevedo assumido a regência de todas as disciplinas. No âmbito dessa reestruturação, e no que se refere à disciplina de

(14)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

14

Bioquímica dos cursos de Medicina e Medicina Dentária (1º ano), ficou encarregado de leccionar um total de 12 aulas teóricas sobre temas relacionados com reacções enzímicas e sua regulação, a estrutura e metabolismo dos glicídeos e nucleotídeos e calorimetria animal. No que se refere à disciplina de Química Orgânica do curso de Ciências da Nutrição (1º ano) ficou responsável por leccionar um total de 12 aulas teóricas sobre temas relacionados com a termodinâmica das reacções, reacções enzímicas e sua regulação. Na disciplina de Bioquímica dos cursos de Medicina e Medicina Dentária também orientou um seminário sobre purificação de proteínas e leccionou as aulas de grupo das turmas que lhe foram atribuídas. Na preparação da maioria das aulas teóricas que leccionou teve a colaboração atenta e participada da Professora Maria João Martins, também docente do Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto.

A partir do ano lectivo de 2001/02, passou a ter um papel mais activo na estruturação, redacção e correcção dos exames das disciplinas a cargo do Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto.

Por iniciativa da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina foi feito, no início do ano lectivo de 2002/03, um inquérito aos alunos que, no ano anterior, tinham frequentado o 1º ano; de acordo com as respostas dos alunos foi considerado o melhor docente do 1º ano. Na nossa opinião, para este resultado deve ter contribuído o desenvolvimento de uma página pessoal na

internet especialmente dirigida aos alunos da disciplina de Bioquímica que teve entre 1 Dezembro

de 2001 e 30 de Setembro 2002, um total de 10305 consultas. Uma outra página, dirigida aos alunos da disciplina de Química Orgânica do curso de Ciências da Nutrição, foi também criada em Outubro de 2001. Nestas páginas está disponível um endereço de correio electrónico que permite aos alunos contactarem o autor deste Curriculum colocando questões a que sempre tenta dar uma resposta adequada.

No ano lectivo de 2002/03 leccionou um total de 31 aulas teóricas, sendo 7 da disciplina de Bioquímica dos cursos de Medicina e Medicina Dentária (1º ano), 8 da disciplina de Química Orgânica do curso de Ciências da Nutrição (1º ano) e 16 da disciplina de Bioquímica II do curso de Ciências da Nutrição (2º ano). Tal como no ano de 2001/02, também orientou um seminário, leccionou as aulas de grupo das turmas que lhe foram atribuídas e manteve as duas páginas pessoais já referidas no parágrafo anterior. A página da internet, originalmente criada para a disciplina de Química Orgânica foi, nesse ano, estendida à disciplina de Bioquímica II. Estas páginas foram criadas com a intenção de servirem como auxiliares da sua actividade docente e podem ser consultadas em http://users.med.up.pt/ruifonte/ (caso dos cursos de Medicina e Medicina Dentária) e http://ruifontes57.no.sapo.pt/ (caso do curso de Nutrição). Nessas páginas

(15)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

15

disponibiliza os diapositivos e os acetatos que usa como material de apoio às aulas teóricas e aos seminários assim como textos de carácter didáctico sobre temas variados de bioquímica. Alguns destes textos foram escritos com a intenção de clarificar aspectos que, de acordo com a sua experiência docente, os alunos têm maior dificuldade em compreender e que, em geral, correspondem a temas abordados de forma pouco clara nos livros de bioquímica que estes consultam com maior frequência; dentre estes textos destacaria os seguintes títulos: “Notas de termodinâmica química e calorimetria (a energia como um conceito menos intuitivo que o que parece)”, “Equilíbrio energético - Calorimetria animal”, “Notas sobre regulação do balanço energético”, “Mecanismos de regulação da actividade das enzimas” e “Seminário sobre Separação de Proteínas”. Este último texto foi escrito em colaboração com os alunos que, em 8 de Janeiro de 2003, apresentaram um seminário em que foi o orientador. Outros textos são sumários alargados das “aulas de grupo” que orienta, como já referido, desde 1995. Foram escritos sob a forma de pontos numerados (cada um deles contendo uma determinada ideia ou ideias) que são distribuídas pelos alunos da turma antes da aula a que dizem respeito, de forma a que cada aluno tenha à sua responsabilidade um sub-tema que desenvolve e ilustra de acordo com a sua sensibilidade e os seus interesses pessoais. No dia 9 de Dezembro de 2003, a página da internet criada para a disciplina de Bioquímica registava 28236 entradas.

Durante o ano de 2003 foi convidado pela Professora Isabel Azevedo, directora do Serviço de Bioquímica onde exerce actividade docente e vice-reitora da Universidade do Porto, a contribuir com documentos multimédia para a página da internet do “Centro de Neurobiologia da Universidade do Porto” (http://www.cnup.up.pt/). Os documentos que está a construir em colaboração com o Arquitecto José Salgado, Assistente na Faculdade de Arquitectura do Porto, são dirigidos a alunos do ensino secundário e apresentam, numa linguagem descontraída, mas com rigor científico, hormonas, neurotransmissores, conceitos e dados científicos relacionados com o controlo do equilíbrio energético. Os documentos já produzidos estão agrupados sob o título genérico “Entrevistar proteínas”.

No dia 30 de Outubro de 2003 leccionou uma aula sobre “Reacções enzímicas. Papel na fisiofarmacologia, termodinâmica e catálise” integrada no “Curso de pós-gradução avanços em fisiofarmacologia” organizado pela Universidade do Porto com a parceria da Cooperativa dos Farmacêuticos do Norte.

Desde Outubro de 2003 que é, como já referido, co-orientador de um estudante de Doutoramento de nome Hugo Fraga que é, também, monitor da disciplina de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto.

(16)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

16

No ano lectivo de 2003/04 está previsto participar na docência das disciplinas de licenciatura a cargo do Serviço de forma semelhante ao que fez no ano lectivo anterior assim como prestar serviço docente no “Curso de pós-graduação actualização em Bioquímica” que decorrerá em Janeiro-Fevereiro de 2004.

(17)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

17

TRABALHOS PUBLICADOS

Publicações por extenso em revistas com arbitragem e Provas Académicas

[1] Fontes, R. (1991) Interferência da isoniazida no doseamento da TGP e TGO séricas.

Arquivos de Medicina 5: 10-12.

[2] Fontes, R. (1990) Glicose-6-Fosfátase. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

[3] Fontes R. (1990) Aspectos do contributo da bioquímica para a individualização e desmembramento da glicogenose tipo I. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

[5] Ribeiro J.M., Fontes R. & Sillero A. (1994) Enzyme inhibition as visualized with the reservoir model: relationships between I50 and inhibition constant(s) of an enzyme

inhibitor. Comput Biol Med 24: 129-144.

[5] Fontes R., Ribeiro J.M. & Sillero A. (1994) A tridimensional representation of enzyme inhibition useful for diagnostic purposes. J Enz Inhib 8: 73-85.

[6] Fontes R., Dukhovich A., Sillero A. & Günther Sillero M.A. (1997) Synthesis of dehydroluciferin by firefly luciferase: Effect of dehydroluciferin, coenzyme A and nucleoside triphosphates on the luminescente reaction. Biochem Biophys Res Comm 237: 445-450.

[7] Fontes R., Günther Sillero M.A. & Sillero A. (1998) Acyl-CoA synthetase from

Pseudomonas fragi catalyzes the synthesis of adenosine 5’-polyphosphates and

dinucleoside polyphosphates. J Bacteriol 180: 3152-3158.

[8] Fontes R., Ortiz B., de Diego A., Sillero A. & Günther Sillero M.A. (1998) Dehydroluciferyl-AMP is the main intermediate in the luciferin dependent synthesis of Ap4A catalyzed by firefly luciferase. FEBS Letters 438: 190-194.

[9] Fontes R., Günther Sillero M.A. & Sillero A. (1999) Acyl-CoA synthetase catalyses the synthesis of diadenosine hexaphosphate (Ap6A). Biochimie 81: 229-233.

(18)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

18

[10] Fontes R. (1999) Síntese enzímica de mono e dinucleosídeos polifosfatados. Acção catalítica da sintétase de acil-coenzima A de Pseudomonas fragi e da luciférase de Photinus

pyralis. Tese de Doutoramento. Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

[11] Fontes R., Ribeiro J.M. & Sillero A. (2000) Inhibition and activation of enzymes. The effect of a modifier on the reaction rate and on kinetic parameters. Acta Biochim Polon 47: 233-257.

[12] Fontes R., Ribeiro J.M. & Sillero A. (2000) An easy procedure to transform the ratio of two polynomials of first degree into Michaelis-Menten type equations. Application to the ordered uni-bi enzyme mechanism. Acta Biochim Polon 47: 259-268.

[13] Esteves da Silva J.C.G., Magalhães J.M.C.S. & Fontes R. (2001) Identification of enzyme produced firefly oxyluciferin by reverse phase HPLC. Tetrahedron Letters42: 8172-8176.

[14] Fraga H., Esteves da Silva J.C.G. & Fontes R. (2003) pH opposite effects on synthesis of dinucleoside polyphosphates and on oxidation reactions catalyzed by firefly luciferase.

FEBS Letters 543: 37-41.

[15] Fraga H., Esteves da Silva J.C.G. & Fontes R. (2003) Identification of enzyme produced firefly luciferyl-adenylate and the enzyme synthesis of luciferyl-CoA. Aceite para publicação em ChemBioChem.

Publicações apresentadas sob a forma de resumo em revistas com arbitragem

[16] Voice M.W., Scott H.M., Fontes R. & Burchell A. (1992) The regulation of microsomal glucose-6-phosphatase differs between liver and kidney. Biochem Soc Trans 20: 272S.

Trabalhos apresentados em reuniões científicas

[17] Ribeiro J.M., Fontes R. & Sillero A. (1993) Aplicación del modelo del reservatório de encrucijadas metabólicas al estudio de la inhibición enzimática. XVIII Congresso Nacional de Bioquímica. San Sebastián, de 28 de Setembro a 2 de Outubro de 1993. [18] Günther Sillero M.A., Ortiz B., Fontes R., Zaera E., de Diego A. & Sillero A. (1995)

(19)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

19

Bioquímica (UAM) e Instituto de Investigaciónes Biomédicas (CSIC). Madrid, 18 e 19 de Dezembro de 1995.

[19] Fontes R., Dukhovich A., Sillero A. & Günther Sillero M.A. (1997) Efecto de dehydroluciferina, CoA y nucleósido 5’-trifosfato sobre las reacciónes catalizadas por la luciferasa de luciérnaga. XX Congreso Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular. Madrid, 18 de Setembro de 1997.

[20] Fontes R., Günther Sillero M.A. & Sillero A. (1998) Acyl-CoA synthetase from

Pseudomonas fragi catalyzes the synthesis of adenosine 5’-polyphosphates and

dinucleoside polyphosphates. Satellite Meeting to Novartis Symposium on Dinucleoside Polyphosphates. University College London. Londres, 20 e 21 de Março de 1998.

[21] Fontes R., Alçada M.N., Günther Sillero M.A. & Sillero A. (2000) Adenosine 5’-tetraphosphate (p4A) can interact with acyl-Coa synthetase of Pseudomonas fragi as

adenylyl donor. XII Congresso Nacional de Bioquímica. Póvoa de Varzim, 28 a 30 de Setembro de 2000.

[22] Fontes R., Alçada M.N., Ortiz B., Günther Sillero M. A. & Sillero A. (2000) The synthesis of adenosine 5’-tetraphosphate (p4A), adenosine(5’)tetraphospho(5’)adenosine (Ap4A) and

adenosine(5’)pentaphospho(5’)adenosine (Ap5A) by acyl-Coa synthetase can be followed

by 31P-NMR. XII Congresso Nacional de Bioquímica. Póvoa de Varzim, 28 a 30 de

Setembro de 2000.

[23] Esteves da Silva J.C.G. & Fontes R. (2001) Estudo do efeito do pH no mecanismo da reacção bioluminescente da luciférase de Photinus pyralis. 6º Encontro Nacional de Fotoquímica. Campus do Monte da Caparica. 11 e 12 de Maio de 2001.

[24] Esteves da Silva J.C.G., Magalhães J.C.S. & Fontes R. (2001) Identification of enzyme produced oxyluciferin by RP-HPLC. 4º Encontro Nacional de Química Orgânica. Coimbra. 26 a 28 de Setembro de 2001.

[25] Esteves da Silva J.C.G., Touças F.J.B. & Fontes R. (2001) Síntese e caracterização por RP-HPLC de espécies intermediárias das reacções da luciférase do pirilampo. XV Encontro Galego-Portugués de Química. A Coruña. 21 a 23 de Novembro de 2001.

(20)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

20

[26] Esteves da Silva J.C.G., Touças F.J.B. & Fontes R. (2002) Síntese química de adenilatos (da luciferina e da desidroluciferina) envolvidas na reacção bioluminescente luciférase de Photinus pyralis. XVIII Encontro Nacional de Química. Aveiro. 25 de Março de 2002.

[27] Fraga H., Esteves da Silva J.C.G. & Fontes R. (2003) A acidificação do meio de ensaio tem efeitos opostos nas reacções de oxidação e de síntese de dinucleosídeos polifosfatos catalisadas pela luciférase de pirilampo. Seminário apresentado na Faculdade de Medicina do Porto (no âmbito dos seminários “Investigação no Serviço de Bioquímica”) no dia 19 de Março de 2003.

[28] Fraga H., Esteves da Silva J.C.G. & Fontes R. (2003) Synthesis of diadenosine tetraphosphate by photinus pyralis luciferase at different pHs with luciferin and dehydroluciferin. 1º Congresso da Sociedade Portuguesa das Ciências Farmacêuticas. Lisboa. 16 de Abril de 2003.

[29] Fraga H., Esteves da Silva J.C.G. & Fontes R. (2003) Synthesis of luciferyl-coenzyme A by firefly luciferase. 2nd Mediterranean Meeting on Photochemistry. Giardini Naxos. Sicilia. 28 Junho a 2 Julho 2003.

[30] Fraga H., Esteves da Silva J.C.G. & Fontes R. (2003) Effect of pH on the firefly luciferase catalysed synthesis of luciferyl and dehydroluciferyl-coenzyme A. I Jornadas Ibéricas de Fotoquímica. Santiago de Compostela. 18, 19 e 20 de Setembro de 2003.

(21)

 Curriculum Vitae de Rui Fontes 2003

21

FILIAÇÃO EM ASSOCIAÇÕES PROFISSIONAIS E CIENTÍFICAS

Sociedade Portuguesa de Bioquímica, sócio nº 658 Ordem dos Médicos, nº 28144/8319

Centro de Farmacologia e Biopatologia Química

CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Fluente em Inglês e Espanhol. Compreende o Francês escrito e oral.

Porto, 9 de Dezembro de 2003

Referências

Documentos relacionados

JOGOS SESI sumário Editorial Programa Qualidade de Vida Dicas de Saúde Festa Junina FORMARE Palavra do Presidente Sistema de Trabalho em Times II Concurso Interação

i. Lembre-se em algum ponto você tem que engajar as amigas para mostra-las que você é sexualmente descente. Caminhe pela garota e assim que ela olhar estique a sua mão ii. Ela

Sobre a necessidade de autorização judicial para o acesso ao conteúdo das conversas de WhatsApp de telefone celular apreendido, o Superior Tribunal de Justiça enfrentou a

monocytogenes de óleos essenciais comercias de cravo, canela, gengibre, orégano e tomilho em Agar Difusão e Agar adicionado de presunto curado liofilizado

A Biblioteca da Unidade está com alguns exemplares disponibilizados pelo livreiro terceirizado para os pais e responsáveis de nossos alunos que ainda não

Versatilidade Padronização Disponibilidade Durabilidade Flexibilidade Segurança Principais Vantagens Principais Vantagens Cabeamento Estruturado Cabeamento

Assinale a alternativa que melhor representa a variação da pressão (p) exercida pelo gás, em função da variação do volume (V) do recipiente. Esses estados podem ser representados

--- Foram presentes à consideração da Câmara os seguintes pedidos de concessão de prestações de natureza social: --- --- Registo n.º 5.665, de 7 de maio findo, de Maria do