• Nenhum resultado encontrado

«Receberá os adversários de 22 a 24 de Junho»

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "«Receberá os adversários de 22 a 24 de Junho»"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) sorteou no passado dia 7 de Dezembro as poules da Fase Intercontinental da Liga Mundial de 2012.

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos fará parte da Poule D e defrontará as selecções da Argentina, da Bulgária e da Alemanha. Na edição do próximo ano, a Fase Intercontinental da prova apresentará um novo figurino: será disputada por 16 selecções repartidas por 4 Poules, cada poule terá 4 torneios, a realizar 1 em cada país das selecções que integram a poule, no sistema de todos contra todos em fim-de-semana concentrado, o que resultará em três dias de competição, com dois jogos por dia.

Assim, a Selecção Nacional disputará a Fase Intercontinental segundo o seguinte calendário: 1.º Torneio – 18 a 20 de Maio 2012 ou 25 a 27 de Maio 2012, na Alemanha

2.º Torneio – 15 a 17 de Junho, na Argentina 3.º Torneio – 22 a 24 de Junho, em Portugal 4.º Torneio – 29 de Junho a 1 de Julho, na Bulgária

Fase Final – 4 a 8 de Julho, na Bulgária. Fase Intercontinental

Poule A: Rússia, Cuba, Sérvia e Japão Poule B: Brasil, Polónia, Finlândia e Canadá Poule C: Itália, Estados Unidos, França e Coreia Poule D: Portugal, Argentina, Bulgária e Alemanha

A Fase Final será disputada na Bulgária por 6 selecções: o organizador, os 1.ºs classificados de cada poule e o melhor 2.º classificado das quatro poules.

No caso do organizador (Bulgária) ser o 1.º classificado na sua poule, apuram-se os 2 melhores 2.ºs classificados das quatro poules. O Seleccionador Nacional, Juan Diaz, considera que a Liga Mundial 2012 vai ser muito equilibrada:

«As selecções estão bem repartidas pelas poules e o apuramento para a fase final não vai ser fácil para nenhuma selecção.

A nossa poule não foge à regra e vai ser difícil, pois Bulgária, Argentina e Alemanha têm um nível semelhante e são equipas fortes. Vai ser uma competição muito dura, mas muito importante na preparação da Selecção Nacional, já que está a terminar um ciclo olímpico e vamos iniciar outro, que implicará a entrada de novos jogadores e a Liga Mundial será muito importante para eles conseguirem experiência competitiva ao mais alto nível". A Liga Mundial da FIVB é a competição mais mediática do calendário internacional do Voleibol. Esta liga milionária, distribui cerca de 18 milhões de dólares em «prizemoneys», engloba as 16 melhores selecções mundiais que anualmente disputam o título, actualmente defendido pela Rússia. As duas piores classificadas disputarão um playoff de permanência com selecções representantes das várias confederações mundiais.

«Liga Mundial 2012: Portugal com Alemanha, Argentina e

Bulgária»

«Receberá os adversários de 22 a 24 de Junho»

?

Voleibol

«Taça de Portugal: Sorteio da 2.ª

Eliminatória»

?

Gira-Volei

«Acções de solidariedade»

?

Federação, Associações e Clubes

«A.J. Fonte Bastardo apura-se para os

16 avos-de-final»

Ainda nesta edição:

?

Área Técnica

«Sebenta Técnica - Recepção Parte 2»

«I Divisão Femininos e Masculinos»

?

Competições Europeias

«Orçamento 2012 aprovado»

«Assinado protocolo para Europeu

2013 e Mundial 2014»

A Federação Portuguesa de Voleibol gostaria de endereçar aos membros da Família do Voleibol, bem como a todos os adeptos e simpatizantes da modalidade, um Feliz Natal e um excelente ano de 2012, repleto de êxitos pessoais e desportivos. Estamos confiantes que a Selecção Nacional continuará a dar alegrias a todos os portugueses.

Em 2012, iremos participar na Liga Mundial, competindo com as melhores selecções do mundo, e também disputar a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2013.

Depois da brilhante qualificação para o Eurovolley 2011, aproveitamos a entrada no ano novo e fazemos votos para que a «história se repita» e Portugal volte a disputar em 2013 a competição mais prestigiante do Voleibol europeu.

Bem hajam.

«V Encontro Nacional de Monitores

dinamizou Gira-Volei»

(2)

www.fpvoleibol.pt

E-VOLEI

Por seu turno, o sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de

Portugal, em seniores femininos, ditou os seguintes jogos:

Leixões SC-Boavista FC Vitória SC-Juventude Pacense SC Braga-GDC Gueifães AAS Mamede-GC St.º Tirso CD Póvoa-CA Trofa

CF Belenenses/Blue-Castelo da Maia GC

Dia e Hora Oficial – Dia 14 de Janeiro 2012 – 16H00 (opção visitado 15h00 / 17h00).

Os quartos-de-final, disputados por 8 equipas – 6 vencedoras da 2.ª eliminatória + o Representante da Madeira (CS Madeira) + o Representante dos Açores (CD Ribeirense) –, estão agendados oficialmente para as 16h00 do dia 18 de Fevereiro de 2012.

O sorteio será efectuado no dia 20 de Janeiro de 2012, pelas 18h30.

«Taça de Portugal : Sorteio da 2.ª Eliminatória»

O sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, em seniores masculinos, realizado na sede federativa, ditou os seguintes jogos:

SC Caldas-Leixões SC SL Benfica-Vitória SC

Castelo da Maia GC-AA Coimbra GC Vilacondense-CD Póvoa Esmoriz GC - AA Espinho VC Viana-Famalicense AC

Dia e Hora Oficial – Dia 15 de Janeiro de 2012 – 16H00 (opção visitado 15h00 / 17h00).

Os quartos-de-final, disputados por 8 equipas – 6 vencedoras da 2.ª eliminatória + o Representante da Madeira (CS Marítimo) + o Representante dos Açores (AJF Bastardo) –, estão agendados oficialmente para as 16h00 do dia 21 de Fevereiro de 2012.

O sorteio será efectuado no dia 20 de Janeiro de 2012, pelas 18h45.

Como é já tradição na época natalícia, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), através dos elementos do Departamento Técnico responsáveis pelo Gira-Volei e do atleta Miguel Maia, efectuou acções de solidariedade junto de instituições que permitem que as crianças e os jovens mais carenciados se preparem condignamente para a sua vida adulta e venham a ser cidadãos válidos para a sociedade.

Assim, a FPV visitou, na passada segunda-feira (19 de Dezembro), a Casa do Gaiato de Paço de Sousa, em Penafiel, uma instituição que acolhe crianças e adolescentes desfavorecidos e que encontram na Obra do Padre Américo o seu lar, com o intuito de tentar levar alguma alegria às crianças e aos jovens mais necessitados.

Hoje a FPV organizou, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, um Torneio de Gira-Volei. O torneio foi disputado por cerca de quatro dezenas de jovens pertencentes à AFAGO (Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental) e à ARRISCA, um projecto do Instituto Maria da Paz Varzim, instituições sediadas na Póvoa de Varzim. No final do torneio, e à semelhança do que aconteceu na Casa do Gaiato, foram entregues prendas oferecidas pela FPV, com a ajuda de Miguel Maia, atleta que já disputou três edições dos Jogos Olímpicos em Voleibol de Praia e está sempre pronto para despir a camisola de jogador e deixar à vista a pele de cidadão preocupado com as acções sociais, sobretudo as que visam os mais pequeninos.

«Acções de solidariedade»

desenvolvimento e perspectivas de evolução organizacional”.

Esperamos poder verificar resultados concretos, em 2012, de todas as acções desenvolvidas em conjunto pela FPV e pela AVAL, no sentido de estimular o seu desenvolvimento e crescimento, facto para o qual a Direcção da associação tem demonstrado um enorme dinamismo e empenho", conclui a organização.

O evento realizou-se na Escola EB2,3/S Dr. João Brito Camacho, em Almodôvar, distrito de Beja, e teve como principais destinatários responsáveis e monitores dos centros de Gira-Volei, dirigentes e directores técnicos das associações regionais de Voleibol, técnicos superiores das câmaras municipais, professores de todos os graus de ensino, alunos do Ensino Superior, atletas e outros interessados.

Voleibol

Gira-Volei

Continua escaldante o Campeonato Nacional da I Divisão Seniores Femininos. Na última jornada de 2011, disputada no passado fim-de-semana, houve uma mudança de líder, uma vez que as campeãs do CD Ribeirense fizeram jus ao escudo que envergam e bateram o até então comandante CS Madeira, pela margem máxima (3-0) com parciais de 25-23, 25-20 e 25-17. Aproveitando a jornada dupla, as açorianas repetiram o resultado frente ao CSD

Câmara de Lobos (25-10, 25-15, 25-15) e ocupam agora o 1.º lugar, com 28 pontos, acompanhadas de perto pelo GDC Gueifães, com 27 pontos, que também se deslocou à “Pérola do Atlântico” para bater o CSD Câmara de Lobos por 3-0 (25-13, 25-22 e 25-21), não tendo a mesma sorte com o CS Madeira, perdendo por 3-2 (29-17, 21-25, 22-25, 25-18 e 15-13). Quanto ao CS Madeira, com esta combinação de resultados, foi relegado para o terceiro posto, com 25 pontos (-1 jogo), agora em igualdade pontual e mesmo número de jogos que o Leixões SC que se deslocou à Trofa para bater tranquilamente as vice-campeãs por 3-0 (25-12, 25-20 e 25-20). Na última jornada de 2011 da I Divisão Seniores Masculinos, destaque para a vitória surpreendente do Esmoriz GC no terreno do GC Vilacondense por 3-1 (25-23, 25-23. 25-27 e 25-19) e para a vitória fora de portas do campeão AJ Fonte do Bastardo frente ao AA Espinho também por 3-1 (29-31, 25-17, 25-19 e 25-20). Nesta fase da competição, que continua a ser liderada pelo SL Benfica, mantendo-se invicto, as equipas começam a delinear estratégias que lhes permitam seguir para a 2.ª fase em posição de atingir o playoff do título. O Campeonato Nacional tem agora um interregno até dia 7 de Janeiro de 2012 devido à época natalícia. Todos os resultados e classificações em www.fpvoleibol .pt

«I Divisão Femininos e Masculinos»

O V Encontro Nacional de Monitores de Gira-Volei, organizado pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em conjunto com a Associação de Voleibol do Alentejo (AVAL), saldou-se por um êxito qualitativo e quantitativo.

De acordo com o balanço feito pela organização: "Este V Encontro Nacional surge do sucesso que o projecto Gira-Volei tem tido ao longo dos anos. A participação de um grupo muito elevado de professores, alguns dos quais de escolas que já possuem uma actividade de Gira-Volei e Núcleos de Desporto Escolar de Voleibol, e têm em perspectiva a possibilidade da formação de clubes, foi para a organização, mercê de todo o empenho e dinâmica da AVAL e da FPV, um aspecto muito positivo. A corresponder à excelente participação de muitos professores e quadros, pensamos que os formadores souberam, sobretudo na parte prática, ajustar o desenvolvimento dos exercícios às expectativas dos participantes. Isto no sentido de lhes proporcionarem instrumentos de saber-fazer, fáceis e práticos de aplicar, mesmo para quem não domina as técnicas da modalidade e o seu conhecimento.

Em resumo: Pensamos que os objectivos propostos foram atingidos, e os participantes saíram do Encontro mais conhecedores de todas as técnicas básicas da nossa modalidade.

Gostaríamos de salientar, também, a apresentação feita pelos professores estagiários da Escola Secundária de Castro Verde, Nuno Alves e Rúben Lança, sobre ”A AVAL – dados estatísticos do seu

(3)

Recorde-se que caso tivessem perdido na sua deslocação à Alemanha, a Associação de Jovens Fonte do Bastardo, dos Açores, teria de disputar o set de desempate (Golden Set). Na primeira mão, a AJFB tinha vencido, no Complexo Desportivo Vitorino Nemésio, na Ilha Terceira, pela margem máxima (3-0: 25/20, 25/22 e 26/24).

Nos 16 avos-de-final, a equipa orientada por Alexandre Afonso, defrontará a equipa polaca do Tytan AZS Czestochowa, prevendo-se uma eliminatória complicada mas ao alcance dos portugueses.

Esta é a segunda vez que a AJF Bastardo atinge a Fase Principal da Challenge Cup. Em 2008/2009, foi afastada pelos polacos do Jastrzebski Wegiel AS, mas conseguiu escrever mais uma página de ouro no seu historial, pois, até aos 16 avos-de-final, eliminou equipas de reconhecido valor internacional. Em femininos, o Clube Desportivo Ribeirense, campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, irá defrontar, nos 16 avos-de-final da Challenge Cup, as checas do Kralovo Pole Brno, equipa oriunda da Taça CEV. As açorianas receberão as checas a 10, 11 ou 12 de Janeiro de 2012, na primeira mão dos 16 avos-de-final, retribuindo a visita a 17, 18 ou 19 de Janeiro de 2012, no jogo da segunda mão.

Quanto aos árbitros portugueses presentes nas competições europeias:

António Sobral – Arbitra hoje o jogo DD Apeldoorn

(Holanda)-AR Rzeszow (Polónia), na Taça CEV, masculinos.

Ricardo Ferreira – Arbitra, no dia 11 de Janeiro de

2012, o jogo VDK Gent Dames (Bélgica)-Olympiacos Piraeus (Grécia), na Challenge Cup, femininos.

Avelino Azevedo – Arbitra, no dia 11 de Janeiro de

2012, o jogo RC Cannes (França)-Eczacibasi Vitra Istanbul (Turquia), na Liga dos Campeões (Poule A), femininos.

Hélio Ormonde – Arbitra, no dia 18 de Janeiro de

2012, o jogo CAI Teruel (Espanha)-Trentino PlanetWin365 (Itália), na Liga dos Campeões (Poule C), masculinos.

Competições Europeias

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo apurou-se ontem para os 16 avos-de-final da Challenge Cup 2011/2012, ao vencer, por 3-2 (25/27, 25/19, 25/21, 19/25 e 15/13), o Evivo Duren, no jogo da segunda mão, disputado na Alemanha. O 1.º set não começou bem para os portugueses embora tenham recuperado nos pontos finais (25/27). O 2.º e 3.º set demonstrou a supremacia evidenciada na primeira mão do Campeão Nacional em título, (25/19 e 25/21). O 4.º set teve o condão de trazer os alemães de volta ao jogo e à eliminatória e à «negra» (19/25). No derradeiro set a equipa açoriana não quis deixar fugir a vitória que lhe garantiria a passagem à próxima fase da competição (15/13).

A.J. Fonte Bastardo apura-se para os 16 avos de final»

Federação, Associações e Clubes

O Orçamento e Plano de Actividades Anuais da Federação Portuguesa de Voleibol para 2012 foi aprovado por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 10 de Dezembro, no Auditório Fernando Jorge de Araújo Barros, na sede federativa, na cidade do Porto.

O Orçamento e Plano de Actividades da FPV foi aprovado por unanimidade pelas Associações de Voleibol do Alentejo, Porto, Lisboa, Coimbra, Viseu, Madeira, São Miguel, Ilha Terceira, Ilha do Faial, Ilha de Santa Maria, Ilha do Pico, Associação Nacional de Treinadores de Voleibol, Associação Portuguesa de Árbitros de Voleibol e Associação de Árbitros de Voleibol. Para além dos campeonatos e eventos de âmbito nacional, o ano de 2012 terá como pontos altos a nível de Selecções Nacionais as participações na:

Liga Mundial 2012 (seniores masculinos) e Fase de Qualificação do Campeonato da Europa de 2012/2013 (seniores masculinos e femininos); Fases de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2012 (juniores masculinos e femininos).

Recorde-se que o ano de 2011 assinalou o regresso à Liga Mundial da Selecção Nacional de Seniores Masculinos, que disputou ainda a fase final do Campeonato da Europa.

«Orçamento 2012 aprovado»

A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) assinou já um protocolo de cooperação com a Federação Académica do Porto (FAP), a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), tendo em vista a organização do Europeu 2013 e do Mundial 2014 universitários. [Na foto] A FPV esteve representada pelo seu director Fernando Rosas e a cerimónia decorreu nas instalações do IPP, tendo coincidido com a Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da F e d e r a ç ã o A c a d é m i c a d o P o r t o . A Associação Europeia de Desporto Universitário (EUSA) atribuiu à Federação Académica do Porto a organização do 9.º Campeonato da Europa Universitário de Voleibol de Praia, que decorrerá no Verão de 2013, bem como do Mundial Universitário de 2014, atribuído pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).

A organização estará a cargo da FAP, em parceria com a Universidade do Porto e o Instituto Politécnico do Porto e sob a égide da Federação Académica do Desporto Universitário. Segundo a organização, estes eventos "representam um passo em frente da aposta das instituições envolvidas no Desporto Universitário e será, certamente, um grande projecto a longo prazo que envolverá toda a cidade e toda a Academia do Porto".

«Protocolo assinado para o Europeu 2013 e Mundial 2014"

Será a quinta vez, no espaço de apenas quatro anos, que o Porto acolherá competições de Voleibol de Praia de nível internacional, após a realização do Campeonato da Europa de Sub-18, do Campeonato do Mundo de Sub-19, ambos em 2010, e do Europeu de Sub-23, em 2011, em femininos e masculinos, organizados pela FPV.

No Europeu de Sub-18, Joana Neto e Mariana Filipe Alexandre, atletas do Centro de Alto Nível de Voleibol de Praia da FPV, alcançaram a medalha de prata.

No 8.º Campeonato da Europa Universitário, realizado em Málaga, Espanha, a dupla Fabrício Barros/Januário Alvar, vice-campeã nacional de seniores masculinos, conseguiu a medalha de bronze.

(4)

www.fpvoleibol.pt

E-VOLEI

QUANTIFICAR

Na fase de aquisição da técnica executar 80% das recepções correctamente.

Na fase da consolidação e aplicação deve executar 4 em 5 recepções perfeitas.

No alto nível avaliar e contextualizar de acordo com o nível de jogo e só sair da recepção

quando alcançar os valores de eficiência exigidos.

V1 - Treinadores em caixas - simular o serviço com salto.

V2 - Variar o tipo de serviço efectuado pelo treinadores.

R3 - Recepção de todo o tipo de serviços

OBJECTIVOS

Treinar a recepção em zonas bem delimitadas com serviço da linha e diagonal. O recebedor deverá executar um elevado número de repetições de acordo com as suas capacidades e nível de jogo.

DESCRIÇÃO

Um dos treinadores serve duas ou mais bolas consecutivas num recebedor e depois troca p a r a s e r v i r n o o u t r o r e c e b e d o r , simultaneamente, o outro treinador faz o inverso e vão alternando sucessivamente entre si.

Na iniciação utilizar como referências para a recepção, jogadores em cima de caixas para passarem as bolas. Se o jogador conseguir distribuir a recepção é considerada perfeita (#), se o jogador conseguir alcançar a bola a recepção é considerada positiva (+).

QUANTIFICAÇÃO

Na fase da aquisição da técnica executar 80% das recepções correctamente.

Na fase da consolidação e aplicação deve executar 4 em 5 recepções perfeitas.

No alto nível avaliar e contextualizar de acordo com o nível de jogo mas por princípio mais de 50% das recepções devem ser perfeitas (#) e mais de 65% positivas (# e +), e os jogadores só deveram sair da recepção quando alcançarem os valores de eficiência exigidos.

V1 - Variar o tipo de serviço simulado pelos treinadores

V1.1 Suspensão flutuante V1.2 Suspensão forte

R4 - Treinar o sistema de recepção

OBJECTIVO

Treinar o sistema de recepção com pelo menos dois jogadores a receber em zonas bem delimitadas.

DESCRIÇÃO

Os treinadores servem nas zonas de conflito, principalmente entre os dois jogadores recebedores, simultaneamente, vão procurar destabilizar a linha de recepção alternando serviço curto e longo.

QUANTIFICAR

Avaliar e contextualizar de acordo com o nível de jogo mas por princípio mais de 50% das recepções devem ser perfeitas (#) e mais de 65% positivas (# e +), e os jogadores só deverão sair da recepção quando alcançarem os valores de eficiência exigidos.

V1 - Variar o tipo e zona de serviço V2 - Variar as zonas de recepção V3 - Colocar jogadores a servir

V4 - Utilizar a linha de recepção completa

Votos de um Feliz Natal e um 2012 pleno de sucesso. Até à próxima edição.

Por Prof. António Guerra

R1 - Dar volume na iniciação

OBJECTIVO

O jogador execute um elevado número de repetições dentro do seu nível e capacidade de jogo.

DESCRIÇÃO

Um treinador a servir alternadamente para 2 ou 3 jogadores em zonas devidamente delimitadas de acordo com as suas capacidades técnicas e nível de jogo.

Utilizar como referências para a recepção, distribuidores em cima de caixas (trajectória alta e precisão), se o jogador conseguir distribuir a recepção é considerada perfeita(#), se o jogador conseguir alcançar a bola a recepção é considerada positiva(+).

QUANTIFICAR

Na formação, aquisição e consolidação - 80% de acções positivas.

Jogar e avaliar linha de serviço contra linhas de recepção.

Na competição - no mínimo um ponto (#) por cada erro (=)

No alto nível - no mínimo um ponto (#) por cada 2 erro (=)

R2 - Dar volume à recepção

OBJECTIVO

Treinar a recepção de diversos tipos de serviço de variadas zonas, velocidades e intensidades. O recebedor deverá executar um elevado número de repetições de acordo com as suas capacidades e nível de jogo.

DESCRIÇÃO

U m o u m a i s t r e i n a d o r e s a s e r v i r alternadamente para vários jogadores em zonas devidamente delimitadas.

Utilizar como referências para a recepção, jogadores em cima de caixas para passar a bola, se o jogador conseguir distribuir, a recepção é considerada perfeita (#), se o jogador conseguir alcançar a bola a recepção é considerada positiva (+).

ORGANIZAÇÃO

O primeiro treinador é que varia o local para onde se vai servir, e os outros treinadores servem em sequência para esse local.

Área Técnica

«Sebenta Técnica - Recepção - Parte 2»

(5)

www.facebook.com/fpvoleibol

Aplicação Android FPV

Utilize o seu leitor de QR Codes

para transferir a app

Como proceder para subscrever ao RSS da FPVoleibol:

1. Copie o link/atalho RSS disponível em baixo (imagem).

2. Cole o atalho no seu leitor de RSS.

Feed: http://rss.icerocket.com/xmlfeed?id=556361

Todas as semanas

resultados em tempo real

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Será abordado na disciplina conteúdos relacionado a princípios de operações unitárias, metodologias de estocagem de minérios, técnicas de adução de minério em

A metodologia pedagógica proposta nesta investigação resgata a teoria de Paulo Freire porque contribui com a sociedade, ou seja, com o homem a ajudar-se, colocando-o numa