• Nenhum resultado encontrado

PMP Aula 05 e 06 - Filmes 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PMP Aula 05 e 06 - Filmes 2014"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)VI - EXTRUSÃO DE FILMES TUBULARES VI.1 - Descrição do processo. O processo básico de filmes tubulares por sopro está ilustrado  na Figura VI.1.. Figura VI.1 ‐ Ilustração de um processo de filme tubular por sopro..

(2) ‐ Uma extrusora funde o polímero e o força através de uma matriz anular. ‐ O polímero fundido extrudado na forma de um tubo é direcionado para cima através de rolos de puxamento. ‐ Esta direção constitui‐se na direção da máquina. ‐ Ocorre um estiramento na direção da máquina, o qual é caracterizado pela relação entre a velocidade linear do filme nos rolos puxadores e a velocidade média do fundido na saida da matriz. ‐ Esta relação é chamada de "razão de estiramento" ou "razão de puxamento"..

(3) O polímero fundido na forma de um tubo é resfriado por meio de um anel de refrigeração (air ring) que direciona ar para a superfície externa do tubo. Algumas máquinas são equipadas com refrigeração interna do filme. No início da operação, uma pequena quantidade de ar é introduzido no tubo de polímero fundido, apenas para evitar que este colapse. Após o tubo ter passado através dos rolos de puxamento e formar uma região livre de vazamento, uma quantidade maior de ar é introduzido (soprado) no tubo entre a matriz e o rolo de puxamento. O tubo de polímero fundido infla na direção radial formando então uma bolha..

(4) A relação entre o diâmetro da bolha e o diâmetro da matriz é chamado de razão de sopro. O processo de produção da bolha (sopragem) gera orientação na direção transversal ou circunferencial do filme. A solidificação do polímero ocorre na "linha de congelamento", que é imediatamente acima da região onde um diâmetro constante da bolha se estabelece. O processo de solidificação ocorre na verdade em uma região e se inicia na face externa da bolha, como ilustrado na Figura VI.2. O filme (tubo) continua a se mover para cima e quando estiver frio suficientemente, entra em contato com os rolos puxadores formando um filme plano..

(5) Figura VI.2 ‐ Ilustração da região de solidificação de uma bolha..

(6) As propriedades reológicas são de grande importância no processo de filmes tubulares por sopro. Elas governam a forma e a estabilidade da bolha, bem como o aparecimento de pele de cação no filme. O processo de extrusão de filmes tubulares por sopro apresenta bastante complexidades de fluxo, o que dificulta a obtenção de correlações simples entre os fenômenos acima mencionados e propriedades reológicas facilmente mensuráveis. Para que se tenha um bom controle sobre o processo e se obtenha bons resultados é importante que se compreenda como o comportamento reológico de polímeros fundidos influencia o comportamento e as propriedades de filmes soprados..

(7) Objetivo do processo de extrusão de filmes tubulares por sopro: Produção de filmes finos com dimensões uniformes, e boas propriedades mecânicas e ópticas. Prevenção contra a presença de material não fundido, gel e impurezas = importante para o acabamento do filme. Para as propriedades mecânicas, normalmente é importante ter orientação balanceada nas direções longitudinal e transversal. O controle de taxa de produção, espessura do filme, orientação na direção da máquina (longitudinal) e na direção transversal, e diâmetro do filme são controlados por duas variáveis principais: ‐ Razão de estiramento ‐ Razão de sopro..

(8) A orientação molecular no filme produzido é muito importante e é necessário que seja balanceada. Caso contrário, o filme tende a rasgar com facilidade na direção da máquina. A orientação molecular é dependente da deformação imposta a bolha e das propriedades reológicas do polímero. A ocorrência de pele de cação no filme soprado causa uma grande perda das suas propriedades ópticas. Polímeros mais utilizados para a extrusão de filmes por sopro: poliolefinas.

(9) O polietileno de baixa densidade (LDPE) tem sido o material mais utilizado neste processo. Ele apresenta boa estabilidade da bolha formada e produz filmes com uma grande variedade de aplicações. O polietileno de alta densidade (HDPE) é utilizado para a obtenção de um filme mais resistentes, embora apresente maiores dificuldade na obtenção de um bom balanço de orientação nas direções longitudinal e transversal. Uma das alternativas para substituição do LDPE é o polietileno de baixa densidade linear (LLDPE) com o qual é possível produzir filmes mais finos com a mesma resistência que o LDPE ou, filmes de mesma espessura com maior resistência que os produzido com LDPE..

(10) Uma comparação entre o comportamento reológico do polietileno de baixa densidade (LDPE) e o polietileno de baixa densidade linear (LLDPE) é ilustrada na Figura VI.3.. Figura VI.3 ‐ Curvas de viscosidade versus taxa de cisalhamento para LDPE e LLDPE..

(11) VI.2 - Fluxo na Extrusora e na Matriz. O processo de extrusão de LDPE e o projeto de roscas apropriadas para este material é bastante conhecido. Para o HDPE, são enfrentados alguns problemas quanto a deterioração de propriedades do filme a medida que a velocidade do parafuso é aumentada, para parafusos de perfis simples. A inclusão de secções de mistura no parafuso pode corrigir este problema, no entanto, estas também são responsáveis por elevação de temperatura do fundido devido ao cisalhamento e causam degradação do material. A degradação do material reduz a razão de sopro máxima necessária para produzir um filme com orientação balanceada..

(12) Outras alternativas para melhorar o transporte do sólidos na região de alimentação tais como o uso de secções de barril com estrias. A utilização de LLDPE pode tornar necessário o uso de extrusoras de parafusos mais curtos, uma vez que este material apresenta viscosidade mais elevada em comparação ao LDPE, e causa maiores desgastes do equipamento, bem como temperaturas do fundido mais elevadas. No projeto da matriz, o objetivo é produzir um extrudado anular que não apresente linhas de solda e seja uniforme em espessura e velocidade em toda a circunferência. Uma matriz típica para a produção de filmes é ilustrada na Figura VI.4..

(13) Figura VI.4 ‐ Ilustração de uma matriz espiral para a produção de filmes..

(14) VI.3 - Fluxo do Fundido na Bolha. O material fundido saindo da matriz apresenta o fenômeno de inchamento do extrudado, em resposta a orientação molecular a que foi imposto. Ao mesmo tempo, o material sofre estiramento devido a ação dos rolos de puxamento. O comportamento do material é fortemente dependente de suas propriedades reológicas bem como de suas propriedades térmicas..

(15) As condições de processamento que influenciam o fluxo na bolha são: 1 ‐ Temperatura do fundido 2 ‐ Vazão 3 ‐ Velocidade dos rolos de puxamento 4 ‐ Pressão interna na bolha 5 ‐ Temperatura e taxa de fluxo do ar de resfriamento. A estabilidade da bolha depende da interação entre diversas forças que atuam na mesma. Uma força exercida pelos rolos de puxamento é o que suporta a bola como um todo..

(16) Na parte inferior, forças viscosas mantém a bolha em seu lugar em contato com a matriz. A força motriz para inchamento da bolha é a pressão de sopro interna. As forças aerodinâmicas geradas pelo ar de resfriamento podem auxiliar ou deter o inchamento da bolha, bem como auxiliar na estabilização da posição da bolha. A força da gravidade também está atuando na bolha e é contrabalanceada pela força exercida pelos rolos puxadores. A forma da bolha, seu movimento e a orientação molecular no filme produzido são governados pela interação entre as forças exercidas pela gravidade, pressão e pelas tensões viscosas, e também pela distribuição de temperatura..

(17) As duas formas mais comuns de bolha observadas comercialmente são ilustradas na Figura VI.5.. Figura VI.5 ‐ Formas típicas de bolha para LDPE e LLDPE (esquerda) e para HDPE (direita)..

(18)

(19)

(20)

(21)

(22)

(23)

(24)

(25)

(26)

(27)

(28)

Referências

Documentos relacionados

No que respeita ao "Projecto Viver de Novo", o grupo de trabalho, inicialmente constitufdo por tres tecnicas de serviyo social (duas do CRSSLVT-Servi~o Sub-Regi- onal

Garantir o Atendimento Educacional Especializado no município de Curitiba, com estrutura e profissionais do Magistério especializados para atender todos os estudantes que

Como o tamanho do ajuste necessário para retornar ao resultado primário de 2012, aqui tomado como parâmetro, é de R$ 261 bilhões, as demais contas primárias do governo

As informações contidas nesta Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos correspondem a dados coletados em diversas referências de conceituada credibilidade, e

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Para tanto, vinculam-se sentidos da morte dessa personagem à intersecção entre literatura, memória e identidade, conjugando quatro ângulos de análise: a

ponto de acesso sem fios, você pode se conectar ao projetor sem fios através do ponto de acesso usando o software de rede da Epson.. Instalação do módulo de LAN

1º - Aprovar “ad referendum” o Projeto Pedagógico do Curso de Formação Inicial e Continuada de Língua Brasileira de Sinais Intermediário I e II do