• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

DIOGO VAZ ACOSTA 0

Diogo Vaz de Amaral Felizardo Acosta

2014190

Orientadora: Mestre Paula Cristina Pinto

Regente: Prof. Dr. Rui Maio

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

(2)

DIOGO VAZ ACOSTA 1

Índice

Introdução ...2

Objetivos ...2

Descrição das Atividades ...3

Saúde Mental ...3

Medicina Geral e Familiar ...4

Pediatria ...4 Ginecologia e Obstetrícia ...5 Cirurgia Geral ...6 Medicina Interna ...7 Elementos Valorativos ...7 Reflexão Crítica ...7 Anexos ... 10

1. Cronograma das Atividades Desenvolvidas ... 10

2. Trabalhos Realizados nos Estágios Parcelares ... 11

3. I Jornadas da ACES Lezíria ... 12

4. Certificado Curso TEAM ... 13

5. Certificado 7as Jornadas do Departamento de Cirurgia ... 14

6. Secretário de Mesa da Assembleia Geral de Membros do GAFCM e Comissão Organizadora da III e IV Serenatas a Santana ... 15

7. Participação no XV Hospital da Bonecada ... 16

8. Membro da Equipa de Futsal da AEFCM ... 17

9. Certificado iMed Conference 11.0 Lisbon 2019 ... 18

10. Certificado Congresso Nacional dos Estudantes de Medicina ... 19

(3)

DIOGO VAZ ACOSTA 2

Introdução

“The practice of medicine is an art, not a trade; a calling, not a business; a calling in which your heart will be

exercised equally with your head” – William Osler. A Medicina, como área tão vasta que é, necessita de uma

formação holística e completa, não só pelos desafios que acarreta, mas também pelo impacto que tem na vida

dos profissionais e, especialmente, dos doentes e seus familiares.

O Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é, então, a primeira etapa formativa de um futuro médico, onde se promove o desenvolvimento dos conhecimentos e competências fundamentais à prática médica. Assim sendo, o Estágio Profissionalizante desempenha, como etapa final do MIM, o papel de desenvolver e completar as competências clínicas e interpessoais que foram sendo desenvolvidas ao longo do curso. O Estágio Profissionalizante divide-se em seis Estágios Parcelares de áreas distintas, mas complementares da Medicina, nomeadamente Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Medicina Interna.

Este Relatório pretende, numa primeira parte, apresentar os objetivos gerais e específicos a cada estágio, à qual se sucede uma descrição sumária das atividades realizadas em cada Estágio Parcelar. Por fim, apresento uma reflexão crítica, que inclui uma análise dos objetivos previamente estabelecidos e um parecer global sobre o MIM, com especial incidência para o 6º ano curricular. Anexo, de seguida, vários elementos da minha formação, designadamente um Cronograma do Estágio profissionalizante (Anexo 1), Trabalhos Realizados nos Estágios Parcelares (Anexo 2) e outros elementos extracurriculares do meu percurso académico (Anexos 3 a 11).

Objetivos

Como objetivos globais a todos os Estágios Parcelares, considero que o aluno, no final da sua formação pré-graduada, deverá ter adquirido competências clínicas, relativas ao Saber Fazer, e competências interpessoais, relativas ao Saber Ser.

No que concerne o Saber Fazer, estipulei como objetivos a sistematização do raciocínio clínico para as patologias mais prevalentes de cada área, sabendo reconhecer os principais sinais e sintomas de alarme, a consolidação da marcha diagnóstica para cada patologia, visando as técnicas corretas de diagnóstico e a gestão dos recursos disponíveis, o conhecimento das opções de terapêutica e gestão do doente disponíveis e a execução de técnicas e procedimentos inerentes à especialidade.

Quanto ao Saber Ser, penso que o aluno deve saber comunicar adequadamente, promovendo as relações interpessoais, com especial destaque para a relação médico-doente e para as relações com os outros

(4)

DIOGO VAZ ACOSTA 3

profissionais de saúde. Além disso, deve respeitar os princípios éticos e morais dos que estão em seu redor, demonstrar um comportamento profissional e primar por corrigir os seus erros e ser cada vez melhor.

Descrição das Atividades

Nesta secção do Relatório Final, apresento considerações acerca dos diversos Estágios Parcelares que constituem o Estágio Profissionalizante. Os seguintes estágios decorreram num período total de 24 semanas, não incluindo o estágio de Medicina Interna, que foi impossibilitado face à Pandemia COVID-19.

Saúde Mental (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, 09 de setembro de 2019 a 04 de outubro de

2019)

O Estágio Parcelar de Saúde Mental decorreu durante quatro semanas no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), sob orientação do Dr. Pedro Rodrigues.

Estabeleci como objetivos pessoais o desenvolvimento de competências comunicacionais, nomeadamente na entrevista clínica e com a família, e de competências diagnósticas e terapêuticas, de forma a poder identificar as síndromes psiquiátricas mais prevalentes e proceder à correta intervenção e orientação.

O estágio iniciou-se com uma componente teórica, através da exposição de dois seminários, nos dois primeiros dias, à qual se seguiu uma componente prática, que durou o restante das quatro semanas. O primeiro seminário, lecionado pelo Prof. Dr. Miguel Talina, destinou-se à discussão de casos clínicos hipotéticos relativos às situações clínicas mais frequentemente observadas em Psiquiatria. Desta forma, foi possível orientar e estruturar o raciocínio clínico e terapêutico, bem como discutir a melhor forma de abordar o doente psiquiátrico e de dirigir uma entrevista clínica. O segundo seminário, explanado pelo Dr. Pedro Mateus, incidiu sobre as temáticas de estigma em Saúde Mental e abordagem psicossocial do doente psiquiátrico, durante o qual se abordou as diversas intervenções sociais que se encontram disponíveis para o tratamento e reinserção social de pessoas com doença mental e se debateram as repercussões do estigma nos doentes psiquiátricos. Relativamente à componente prática, tive a oportunidade de acompanhar o Dr. Pedro Rodrigues no serviço de internamento de doentes agudos e consulta externa, no CHLP, e no serviço de urgência do Hospital de São José. Deste modo, observei e participei na entrevista clínica, exame do estado mental, diagnóstico e proposta terapêutica de doentes com patologias diversas e em diferentes fases, sendo que a maioria foram Perturbações Afetivas, Perturbações da Personalidade e Esquizofrenia. Acompanhei ainda, semanalmente, as reuniões de serviço e sessões de formação do serviço, e as reuniões com o assistente Dr. Pedro Rodrigues, onde foi possível discutir algumas temáticas menos abordadas em Psiquiatria, como Perturbações da Personalidade. No final do

(5)

DIOGO VAZ ACOSTA 4

Medicina Geral e Familiar (USF Vale do Sorraia, 07 de outubro de 2020 a 30 de outubro de 2020)

O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar decorreu durante quatro semanas na USF Vale do Sorraia, em Coruche, sob orientação do Dr. Carlos Ceia.

Por ser uma especialidade muito abrangente e com grande interação com os doentes, estipulei como objetivos pessoais a abordagem do doente de forma holística, com especial foco na relação médico-doente, e a adoção de uma atitude de escuta ativa e de atenção a motivos de consulta que pudessem passar despercebidos, de forma a não desvalorizar qualquer detalhe que fosse relevante na avaliação do doente.

Durante o estágio, observei e realizei, sob supervisão direta e à distância, consultas de Saúde de Adultos,

com destaque para vigilância de Hipertensão Arterial, Diabetes e Dislipidémia, de Saúde Materna, de Saúde Infantil, de Planeamento Familiar e Consultas Abertas. Para além das consultas, a USF Vale do Sorraia é constituída por um Serviço de Atendimento Permanente, equipado com Sala de Pequena Cirurgia, Sala de Observação, ECG e Raio X. Aqui, também tive a oportunidade de observar e realizar Consultas Abertas, com supervisão à distância, que me permitiram o contacto com uma maior diversidade de patologias. Realizei ainda outras atividades da USF, como visitas a domicílio, administração de vacinas da gripe à comunidade e participação no programa da Rádio Voz de Coruche “Um Minuto de Saúde por Dia”, onde expus 10 temas acerca de problemas de saúde comuns na comunidade, com a finalidade de educar a população de Coruche.A título facultativo e para aprofundar os meus conhecimentos, participei numa aula de preparação para o parto, lecionada na USF, e assisti às “I Jornadas da ACES Lezíria” (Anexo 3).

Pediatria (Hospital Dona Estefânia, 04 de novembro de 2019 a 29 de novembro de 2019)

O Estágio Parcelar de Pediatria decorreu durante quatro semanas no Hospital Dona Estefânia (HDE), sob orientação da Dra. Paula Kjöllerström.

Defini como metas pessoais a sistematização, consoante a faixa etária da criança, das diversas patologias, da semiologia pediátrica e do raciocínio clínico, marcha diagnóstica e terapêutica a adotar. Propus-me, ainda, a aperfeiçoar técnicas de colheita de Anamnese e Exame Objetivo, adaptadas à faixa etária da criança, e a aprender e melhorar competências comunicacionais com pais e cuidadores.

Estagiei no Serviço de Internamento de Hematologia do HDE, orientado pela Dra. Paula Kjöllerström, onde pude acompanhar diversas crianças e elaborar os respetivos diários clínicos, notas de entrada e de alta. Pude ainda acompanhar a Dra. Paula no Hospital de Dia, na Consulta Externa, onde tive a oportunidade de realizar consultas com supervisão à distância, e no Serviço de Urgência, que me permitiu contactar com um leque de patologias mais variado e prevalente. Frequentei as Reuniões de Serviço diárias, onde se discutiram casos de crianças internadas em todos os serviços de Pediatria, o que também me permitiu alargar conhecimentos a

(6)

DIOGO VAZ ACOSTA 5

outras áreas. Assisti a Sessões de Formação com os temas de “Medicina: uma vocação”, “ALPS e RALD – 2 visões complementares de apoptose” e “Pseudoaldosteronismo Tipo 1 secundário a Uropatia/ITU)” e a uma Sessão

SOFIA, apresentada pela Dra. Paula, com a temática de “Anemia – Abordagem Inicial”. Presenciei a aula

teórico-prática e consultas de Imunoalergologia e participei no Workshop de Urgências Pediátricas. A título facultativo, visitei ainda, numa manhã, o Serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital de Santa Marta. Para complementar ainda mais a minha formação, solicitei a possibilidade de visitar outras serviços de Pediatria e, assim, contactar com áreas e patologias com as quias nunca me tinha cruzado. Desta forma, a Dra. Paula proporcionou-me a oportunidade de visitar outros serviços de Pediatria, nomeadamente Neurocirurgia, Estomatologia, Desenvolvimento e Neurologia e de ainda participar nas visitas domiciliárias do Serviço de Cuidados Paliativos Pediátricos. No final do estágio apresentei em grupo o tema “Mononucleose Infeciosa e Hepatite Crónica: uma Associação Rara” e elaborei uma História Clínica sobre Crise Vaso-Oclusiva em contexto de Drepanocitose.

Ginecologia e Obstetrícia (Hospital Vila Franca de Xira, 02 de dezembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020)

O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (GO) decorreu durante quatro semanas no Hospital Vila Franca de Xira (HVFX), sob orientação da Dra. Lucinda Mata e da Dra. Paula Tapadinhas.

Demarquei como alvos de aprendizagem a aquisição de competências e conhecimentos relativos ao diagnóstico e gestão terapêutica das principais patologias obstétricas e ginecológicas, à colheita de anamnese e realização de exame objetivo direcionados à saúde da mulher, ao acompanhamento da gravidez e à assistência ao parto.

O estágio teve uma componente teórico-prática, através do Workshop “The Woman” explanado pela Prof. Dra. Teresinha Simões, onde se abordaram as principais patologias de GO e o melhor procedimento a seguir, em termos de diagnóstico, terapêutica e gestão da doente. Assim, foi possível sintetizar de forma interativa, os conceitos básicos de GO e a melhor forma de os aplicar à prática clínica. Relativamente à componente prática do estágio, acompanhei maioritariamente a Dra. Lucinda Mata nas valências referentes a Ginecologia e a Dra. Paula Tapadinhas nas de Obstetrícia. Tive a oportunidade de participar em consultas de patologia do colo, onde realizei citologias e colposcopias e assisti à técnica de vaporização a laser do colo uterino, em consultas de gravidez de alto-risco, onde realizei palpação bimanual, medição da altura uterina e auscultação do foco fetal com Doppler, e consultas de uroginecologia e pavimento pélvico. Pude observar, e até realizar sob supervisão, ecografias ginecológicas e obstétricas e assistir a amniocenteses. Foi ainda possível participar em cirurgias que decorreram no bloco operatório de ginecologia, assistir a dois partos eutócicos no bloco de partos e observar a realização de histeroscopias. A minha formação foi complementada com a passagem pelo Serviço de Urgência, onde tive contacto com um leque mais abrangente de patologias, e pelo internamento, onde acompanhei e avaliei as

(7)

DIOGO VAZ ACOSTA 6 doentes, grávidas e puérperas lá internadas. No final do estágio apresentei o trabalho “Ética e Segurança em Ginecologia e Obstetrícia”.

Cirurgia Geral (Hospital da Luz Lisboa, 20 de janeiro de 2020 a 13 de março de 2020)

O Estágio Parcelar de Cirurgia Geral (CG) decorreu durante oito semanas no Hospital da Luz Lisboa, sob orientação do Dr. Paulo Roquete.

Estabeleci como objetivos de aprendizagem a melhoria de competências adquiridas previamente e que são específicas às áreas cirúrgicas, como as diferentes técnicas de sutura, a escolha apropriada do fio de sutura, técnicas de desinfeção cirúrgica e participação como segundo ajudante. Defini ainda como objetivo a sistematização do raciocínio relativo à abordagem do doente cirúrgico, especialmente o doente agudo.

O estágio consistiu numa componente teórico-prática, que durou a primeira semana, e por uma componente prática que se dividiu em cinco semanas de estágio de CG e duas semanas do estágio opcional na Unidade de Cuidados Intensivos. A vertente teórico-prática consistiu em seminários que se abordaram diversas vertentes, não só da CG, mas também da Medicina, como liderança hospitalar e gestão do burnout. Ainda relativo à vertente teórico-prática, realizei o curso TEAM - Trauma Evaluation and Management (Anexo 4), onde se abordaram os princípios básicos e técnicas de abordagem do doente politraumatizado. De forma a colmatar os meus conhecimentos teóricos de CG, assisti às 7as Jornadas do Departamento de Cirurgia (Anexo 5), de onde

destaco as palestras que incidiram na clínica do Pé Diabético, da patologia do Pavimento Pélvico e de Pancreatite Aguda e as palestras de Testemunha de Formação Internacional. No que se refere à componente prática, durante o estágio de CG, pude observar 25 atos cirúrgicos, que incluíram Laparotomia, Laparoscopia e Cirurgia Robótica, e participar noutros 6, maioritariamente por Via Laparoscópica. Para complementar a minha formação em Cirurgia, solicitei ao Dr. Paulo Roquete a oportunidade de observar outras áreas cirúrgicas, nomeadamente Cirurgia Cardiotorácica, pelo que pude observar outros 3 atos cirúrgicos e participar como segundo cirurgião

numa Lobectomia Atípica por Via Laparoscópica. Frequentei também a Consulta Externa e o Serviço de

Internamento, onde observei múltiplas patologias, com especial destaque para Cirurgia Bariátrica e Carcinoma Colorretal. Assisti ainda, semanalmente, às Sessões Clínicas e Reuniões Multidisciplinares, onde se discutiram diversos casos de Neoplasia do Trato Gastrointestinal. Ademais, tive a oportunidade de participar no Workshop de suturas e de assistir à palestra sobre Cirurgia de Guerra, ambos realizados pelo Dr. Carlos Ferreira. Durante o estágio na Unidade de Cuidados Intensivos, pude acompanhar diversos doentes e discutir com os médicos presentes diversas temáticas acerca das patologias dos doentes internados. Devido à Pandemia COVID-19, todos os estágios formativos da NOVA Medical School foram suspensos a partir do dia 10 de março, pelo que não foi

(8)

DIOGO VAZ ACOSTA 7

Medicina Interna (Hospital das Forças Armadas)

Perante o estado de emergência declarado face à Pandemia COVID-19, não foi possível a realização presencial do estágio de Medicina Interna no Hospital das Forças Armadas. Como tal, foi proposto que escrevesse, juntamente com outra colega, um artigo de revisão acerca da COVID-19, com o apoio da Dra. Igone Lopez e da Dra. Ana Suarez. O tema definido foi “COVID-19 e Eventos Trombóticos” e vai ser apresentado no Journal Club do hospital no dia dois de julho.

Elementos Valorativos

Ao longo do meu percurso no MIM, procurei enriquecer a minha formação curricular e experiência do curso com atividades extracurriculares. Algumas tiveram carácter formativo, enquanto outras incidiram em áreas mais específicas do Saber Ser, crescimento pessoal e desenvolvimento de relações interpessoais.

Iniciei o meu percurso extracurricular no Grémio Académico da Faculdade de Ciências Médicas (GAFCM),

onde fui Membro da Assembleia Geral de Membros, desempenhei funções de Secretário no órgão de Mesa da

Assembleia Geral de Membros e fiz parte da Comissão Organizadora da III e IV Serenatas a Santana (Anexo 6). O GAFCM dedica-se à integração dos novos alunos, através da organização de eventos e outras atividades, e à preservação das tradições académicas. Durante o meu percurso no GAFCM percebi o valor da união e do trabalho em equipa, desenvolvi as minhas competências de organização de eventos e aprendi muito sobre gestão de conflitos, liderança, relações interpessoais e respeito de princípios morais e éticos. Posteriormente, para fomentar o meu interesse pela Pediatria, participei no XV Hospital da Bonecada (Anexo 7), onde adquirir competências de comunicação com crianças. No meu quarto ano de curso, ingressei na equipa de futsal da AEFCM, (Anexo 8) onde pude competir e representar a faculdade. Aqui, aprendi sobre perseverança e espírito de equipa e que pouco é alcançável quando não se tem apoio e se desiste facilmente.

Neste ano, para completar a minha formação holística, participei nas I Jornadas da ACES Lezíria (Anexo 3), no Curso TEAM (Anexo 4), nas 7as Jornadas do Departamento de Cirurgia (Anexo 5), no Congresso iMed Conference 11.0 Lisbon 2019 (Anexo 9), no Congresso Nacional dos Estudantes de Medicina (Anexo 10), no Congresso FutureMed e na palestra “Questões LGBT em pedopsiquiatria” (Anexo 11).

Reflexão Crítica

Com o final do 6º ano e, consequentemente, do MIM, resta fazer uma reflexão objetiva e sucinta, acerca dos objetivos dos Estágios Parcelares e do curso.

(9)

DIOGO VAZ ACOSTA 8

O programa curricular do MIM da Nova Medical School promove o contacto com a prática clínica, desde muito cedo, criando um ambiente favorável, não só ao desenvolvimento de médicos como profissionais de saúde, mas que também fomenta o crescimento pessoal e de valores morais e éticos. Através da criação de metas adequadas a cada fase da formação, é possível uma evolução gradual e progressiva na formação holística de um médico. O Estágio Profissionalizante tem a finalidade de consolidar componentes teóricas e práticas que foram adquiridas em anos letivos anteriores, e aplicá-las à prática clínica profissional que se aproxima.

O Estágio Profissionalizante desempenhou, então, um papel fundamental na minha formação como médico. O acréscimo de responsabilidade e do nível de exigência, impulsionou-me a cumprir os objetivos traçados, a desenvolver os meus conhecimentos sobre medicina, a conseguir adaptar-me a situações diferentes, e assim alargar a minha zona de conforto, e a estimular as minhas capacidades comunicativas, de trabalho em equipa e de resolução de conflitos. Considero que houve uma evolução significativa na comunicação e empatia com o doente, de todas as faixas etárias, e com a sua família e cuidadores. Destaco também a progressão na colheita da anamnese, na realização do exame objetivo, na requisição e interpretação de exames complementares de diagnóstico e na abordagem terapêutica, envolvendo e considerando os desejos do doente em todas as etapas da gestão da sua doença. Aprendi, ainda, a lidar com a perda e com a impossibilidade de curar todos os doentes, percebendo que, por vezes, é necessário tomar decisões difíceis e fazer sacrifícios, para proporcionar os melhores cuidados possíveis ao doente e à sua família.

Penso que os Estágios Parcelares cumpriram globalmente os objetivos definidos, pelo que ajudaram a cimentar a minha formação. O Estágio Parcelar de Saúde Mental, permitiu-me desenvolver competências comunicacionais em situações adversas e com doentes pouco colaborantes. Proporcionou-me a oportunidade de observar as consequências que o estigma associado à doença psiquiátrica tem na recuperação dos doentes e de perceber que não é fundamentado, o que me conferiu uma visão diferente da área. Consegui perceber ainda a importância do contexto socioeconómico, cultural e familiar na fisiopatologia, prognóstico e terapêutica de múltiplas patologias. O Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar, realizado em Coruche, foi indispensável, na medida em que me mostrou uma realidade populacional diferente da que estou habituado, visto que são notórias as diferenças no acesso a cuidados de saúde entre zonas periféricas e centros urbanos. Por outro lado, tive a oportunidade de realizar inúmeras consultas de forma independente, o que me permitiu identificar os aspetos da Consulta em que falhava ou me sentia menos confortável, e desta forma, poder trabalhar para os melhorar. Adicionalmente, foi o estágio que me proporcionou a melhor oportunidade para abordar o doente de forma holística e perceber que muitas vezes, por detrás de um motivo de consulta, se esconde outro, cuja abordagem é fundamental. O Estágio Parcelar de Pediatria decorreu num hospital de referência, o que permitiu

(10)

DIOGO VAZ ACOSTA 9

o contacto com patologias muito específicas e diferenciadas. Por se dedicar a uma área muito específica, solicitei

à minha orientadora a possibilidade de contactar com outras áreas de Pediatria, nomeadamente Neurocirurgia,

Estomatologia, Desenvolvimento, Neurologia e Cuidados Paliativos Pediátricos (visitas domiciliárias). Penso que com esta experiência consegui alargar e cimentar as minhas competências relativas a Pediatria. Não obstante, realço ainda a progressão que tive na abordagem de crianças das diferentes faixas etárias e na gestão e comunicação com os pais. O Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, através da sua multivalência, permitiu-me adquirir e aplicar conhecimentos e competências nas mais variadas áreas da especialidade. Percebi a realidade diferente que é a saúde da mulher e a saúde materna e os cuidados necessários na abordagem, diagnóstico e gestão terapêutica da doente. O Estágio Parcelar de Cirurgia Geral permitiu-me desenvolver competências e técnicas inerentes à cirurgia, como técnicas de sutura, escolha apropriada do fio de sutura e técnicas de desinfeção. Através da presença nos seminários e nas 7as Jornadas do Departamento de Cirurgia,

consegui alargar e colmatar os conhecimentos cirúrgico e de medicina, incluindo de áreas pouco abordadas, mas não menos importantes, como a liderança hospitalar e gestão do burnout. Por outro lado, o curso TEAM ofereceu-me competências novas na abordagem do doente politraumatizado. Ademais, através da participação em Cirurgias, consegui melhorar a minha técnica de desinfeção e de outras competências inerentes ao ato cirúrgico. Solicitei também ao meu orientador a oportunidade de contactar com outros serviços de cirurgia pelo que pude assistir e, até participar como segundo cirurgião, em cirurgias cardiotorácicas. Por fim, no Estágio Parcelar de Medicina Interna não foi possível atingir os objetivos esperados devido ao Estado de Emergência declarado face à COVID-19. Contudo, através da elaboração de um artigo acerca da temática “COVID-19 e Eventos Trombóticos”, consegui expandir, de forma exponencial, os meus conhecimentos acerca da principal preocupação dos serviços de saúde, no presente.

Realço a importância de algumas atividades extracurriculares que permitiram o desenvolvimento do meu conhecimento de medicina e que me ensinaram competências extra-medicina, fundamentais na minha formação como médico e como pessoa, e que me levaram a querer ser sempre melhor e a nunca desisitir.

Gostaria de terminar com um agradecimento especial a todos aqueles que me acompanharam ao longo destes 6 anos, professores, tutores, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, que me proporcionaram a melhor formação possível. Agradeço também à minha família e amigos, que sempre me apoiaram e ajudaram a tornar este sonho de ser médico possível.

(11)

DIOGO VAZ ACOSTA 10

Anexos

1. Cronograma das Atividades Desenvolvidas

Estágio Parcelar Regente Período de Estágio Local Tutor Saúde Mental Professor Doutor

Miguel Talina 09/09/2019 – 04/10/2019 Centro Hospitalar Psiquátrico de Lisboa Dr. Pedro Rodrigues Medicina Geral e Familiar Professora Doutora Isabel Santos 07/10/2019 –

30/10/2019 USF Vale do Sorraia Dr. Carlos Ceia

Pediatria Professor Doutor Luís

Varandas

04/11/2019 – 29/11/2019

Hospital Dona

Estefânia Dra. Paula Kjöllerström

Ginecologia e Obstetrícia Professora Doutora Teresinha Simões 02/12/2019 – 10/01/2020

Hospital Vila Franca de Xira

Dra. Lucinda Mata e Dra. Paula Tapadinas

Cirurgia Geral Professor Doutor Rui

Maio

20/01/2020 – 13/03/2020

Hospital da Luz

Lisboa Dr. Paulo Roquete

Medicina Interna Professor Doutor

Fernando Nolasco -

Hospital das Forças Armadas

Dra. Igone Lopez e Dra. Ana Suarez

(12)

DIOGO VAZ ACOSTA 11

2. Trabalhos Realizados nos Estágios Parcelares

Estágio Parcelar Tema Autores Medicina Geral e

Familiar

Temas apresentados no 1 minuto para a Saúde – Rádio Voz do Sorraia: Consulta Pré-Concecional, Rastreio Auditivo Neonatal Universal, Dia Mundial do AVC, Claudicação Intermitente, Periodontite, Dia Mundial

da Pneumonia, Dia Mundial da Prematuridade, Crise Hemorroidária, Alimentos Processados e Controlo de Peso na Gravidez

Diogo Acosta

Pediatria Mononucleose Infeciosa e Hepatite Crónica: uma Associação Rara

Diogo Acosta, Ana Carolina Tavares, Guilherme Yuiti Sikusawa e Lilian Saori Ooki

Ginecologia e

Obstetrícia Ética e Segurança em Ginecologia e Obstetrícia

Diogo Acosta, Ana Margarida Dupont e Pedro

Damásio

Cirurgia Geral Not a (Mir)Easy Case of Jaundice

Diogo Acosta, Ana Margarida Dupont, Raquel

Silva e Nuno Pereira

Medicina

(13)

DIOGO VAZ ACOSTA 12

(14)

DIOGO VAZ ACOSTA 13

(15)

DIOGO VAZ ACOSTA 14

(16)

DIOGO VAZ ACOSTA 15

6. Secretário de Mesa da Assembleia Geral de Membros do GAFCM e Comissão

Organizadora da III e IV Serenatas a Santana

(17)

DIOGO VAZ ACOSTA 16

(18)

DIOGO VAZ ACOSTA 17

(19)

DIOGO VAZ ACOSTA 18

(20)

DIOGO VAZ ACOSTA 19

(21)

DIOGO VAZ ACOSTA 20

Referências

Documentos relacionados

Keywords: Bursaphelenchus xylophilus, Catalase, Endophyte, Reactive oxygen species, OxyR, Serratia, Oxidative stress, Pine wilt disease, Plant defenses.. *

Os EUA coagiram os japoneses a abrir o país ao exterior, foram Aliados do Japão na Primeira Guerra Mundial, inimigos durante a Segunda Guerra Mundial, ocuparam o país e

Este estudo tem como objetivo compreender em que medida eventos eficazes contribuem para a imagem da cidade que os recebe, promovendo o amor à marca-cidade e ainda influenciar

Several limitations of this study should be considered when interpreting the results. Multiple measurements of exhaustion and organizational commitment over time would provide a

73 observarmos nos outros tipos de narrativas, principalmente nas não cómicas, as personagens partem de um determinado ponto, e ao longo da história vão mudando os

A classificação da OMS dos tumores do tecido linfático e hematopoiético das células linfóides, revista e atualizada em 2016, foi baseada numa compreensão mais profunda dos mecanismos

Em relação às justificações das escolhas do item 3 é possível verificar, que 41 participantes preferem comprar no comércio local por existir mais qualidade, 17 explicam que

Partindo do objetivo principal do presente trabalho, que consiste em desmistificar a temática dos sistemas ERP, entendendo estes sistemas como um projeto real,