• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO"

Copied!
77
0
0

Texto

(1)

PROCESSO N° 0580/2017

EDITAL DE PREGÃO Nº 0062/2017

TIPO: MENOR VALOR GLOBAL

SEÇÃO SOLICITANTE: SEÇÃO DE MANUTENÇÃO GERAL CADERNO DE NORMAS GERAIS

O CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO, Autarquia

Federal, instituída pela Lei nº 3.268/57, regulamentada pelo Decreto nº 44.045/58, torna público que será realizada Licitação na modalidade de Pregão Presencial, conforme está descrito neste Edital e seus anexos.

DATA E LOCAL DE RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: 05 de março de 2018, às

10h45min, na sede do CREMESP, Rua Frei Caneca, 1282 - 9. andar - CEP 01307-002 – Consolação - São Paulo - SP.

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: Lei Federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, Decreto nº

3.555/2000, com as alterações determinadas pelo Decreto nº 3.693/2000, Lei 12.349/2010 e subsidiariamente pela redação em vigor da Lei Federal nº 8.666/1993.

1 - DO OBJETO

1.1- A presente Licitação tem por objeto a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DOS SISTEMAS DE AR

CONDICIONADO DA SEDE, DELEGACIAS REGIONAIS E METROPOLITANAS DO CREMESP, conforme especificações constantes no Anexo I - Termo de Referência do

Edital.

2 - DA JUSTIFICATIVA

2.1 – Necessidade de conservação e manutenção de todos os equipamentos do sistema de ventilação e climatização do CREMESP (sede, Delegacias Regionais e Metropolitanas), de forma preventiva e corretiva, sem interrupção, para preservar e conservar todo o parque de equipamentos instalados, patrimônio que merece cuidados especiais pela sua complexidade, valor e importância funcional dos mesmos, bem como a melhorar a qualidade do ar dos ambientes climatizados. Manter o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle das instalações conforme Portaria n° 3.523 – Ministério da Saúde e ANVISA.

3.- DOS ANEXOS

3.1-Fazem parte integrante deste Edital de Pregão, os seguintes anexos: 3.1.1- ANEXO I – Termo de Referência

3.1.2- ANEXO II – Relação de Documentos de Habilitação 3.1.3- ANEXO III – Carta de Credenciamento

3.1.4- ANEXO IV – Declaração de pleno atendimento aos requisitos de habilitação 3.1.5- ANEXO V – Declaração de Regularidade perante o Ministério do Trabalho 3.1.6- ANEXO VI – Declaração de Microempresa ou EPP

(2)

3.1.8.- ANEXO VIII - Declaração de fato impeditivo 3.1.9 - ANEXO IX - Minuta Contratual

3.1.10 – ANEXO X - Declaração de Responsabilidade

3.1.11 – ANEXO XI - Declaração a ser apresentada pela pessoa jurídica constante do inciso XI do art. 4º da redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1.244, de 30 de janeiro de 2012 -vide art. 3º da IN RFB nº 1.244/2012.

4 - DOS IMPEDIMENTOS DE PARTICIPAÇÃO

4.1-Será vedada a participação nesta licitação à empresa que se encontrar em uma das seguintes condições:

4.1.1. estejam constituídos sob a forma de consórcio;

4.1.2 estejam cumprindo a penalidade de suspensão temporária imposta pela Administração Federal;

4.1.3.- empresas inscritas no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis) mantido pela Controladoria-Geral da União cujo objetivo é o de consolidar a relação das empresas e pessoas físicas que sofreram sanções das quais decorra como efeito, a restrição ao direito de participar em licitações ou de celebrar contratos com a Administração Pública.

4.1.4.- estejam sob falência, concordata, recuperação judicial ou extrajudicial, dissolução ou liquidação;

4.1.5.- tenham como sócios servidores ou dirigentes de qualquer esfera governamental; 4.1.6.- estrangeiras que não funcionem no País; e

4.1.7.- empresa cujo objeto social não seja pertinente e compatível com o objeto deste Edital;

5 - DO CREDENCIAMENTO

5.1 Os proponentes ou seus representantes legais deverão se apresentar ao Pregoeiro, para credenciamento, no ato da entrega dos envelopes.

5.1.1 O credenciamento far-se-á por meio da apresentação de carteira de identidade do representante e instrumento público de procuração ou instrumento particular assinado pelo representante legal da licitante, com firma reconhecida (acompanhado de cópia autêntica do ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor) que outorgue ao representante, poderes para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, inclusive, para interpor ou desistir do recurso previsto no item 9 deste Edital de Pregão (Anexo III do Edital).

5.1.2 Se presente o representante legal da licitante, na forma prevista em seu Estatuto ou Contrato Social, deverá apresentar o original ou cópia autenticada do documento de constituição da empresa;

5.2 O licitante deverá apresentar, no momento do credenciamento, declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação, nos termos do artigo 4º, inciso VII da Lei nº 10.520/2002 (Anexo IV).

(3)

5.3 As licitantes enquadradas nas categorias de microempresa ou empresa de pequeno porte deverão apresentar no ato do credenciamento documento comprobatório desse enquadramento (Certidão emitida pela Junta Comercial ou Certidão da Receita Federal) e declaração conforme Anexo VI, sob pena de não ser levada em conta essa condição durante a condução do Pregão.

5.4 Nenhuma pessoa física ou jurídica mesmo que credenciada por processo legal poderá representar mais de uma empresa nesta licitação.

6 - DA APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS

6.1- Os documentos exigidos para a proposta comercial e habilitação deverão ser apresentados, separadamente, em 02 (dois) envelopes opacos e fechados, contendo, obrigatoriamente, em suas partes externas, além da razão social da empresa proponente, os seguintes dizeres:

RAZÃO SOCIAL E CNPJ

ENVELOPE Nº 1 - PREGÃO Nº 0062/2017 – PROPOSTA COMERCIAL

OBJETO: SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DO SISTEMA

DE AR CONDICIONADO DA SEDE E DELEGACIAS REGIONAIS DO CREMESP

ABERTURA: 05 / 03 /2018 às 10h45 RAZÃO SOCIAL E CNPJ

ENVELOPE Nº 2 - PREGÃO Nº 0062/2017 – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

OBJETO: SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA DO SISTEMA

DE AR CONDICIONADO DA SEDE E DELEGACIAS REGIONAIS DO CREMESP

ABERTURA: 05 / 03 /2018 às 10h45

6.2- O envelope Nº 1 (um) deverá conter a proposta comercial, em papel timbrado da empresa, datilografada ou editada com clareza, sem emendas ou rasuras não ressalvadas, assinada por quem de direito e com todas as folhas rubricadas, devendo obrigatoriamente apresentar o seguinte:

6.2.1 – razão social da proponente; número de registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ; número da inscrição estadual ou municipal, endereço completo, com endereço eletrônico (e-mail) e nome legível de quem assinar a proposta;

6.2.2.- descrição de forma clara e sucinta do objeto da presente licitação, em conformidade com as especificações do Anexo I deste Edital.

6.2.3 – preços unitário e total para as peças originais e para a mão de obra, bem como o total geral, ofertado para a execução integral do objeto, em moeda corrente nacional, em algarismo e por extenso, sem inclusão de qualquer encargo financeiro ou previsão inflacionária. Nos preços propostos deverão estar incluídos, além do lucro, todas as despesas diretas ou indiretas, relacionadas com a prestação de serviço objeto da presente licitação;

6.2.4 – O prazo validade das propostas será, obrigatoriamente, de 60 (sessenta) dias corridos, contados da data prevista para recebimento das propostas.

(4)

6.3.- O Envelope Nº 2 (dois) deverá conter, sob pena de inabilitação, os documentos relacionados no ANEXO II – Relação de Documentos de Habilitação deste Edital.

6.3.1 - os documentos referidos no ANEXO II poderão ser apresentados em sua versão original ou cópia autenticada ou, ainda, através de cópias simples a serem conferidas pelo Pregoeiro, à vista dos respectivos originais.

6.3.2- a autenticidade dos documentos de regularidade fiscal apresentados poderá, a critério do pregoeiro, ser conferida durante a sessão de abertura mediante consulta às páginas dos órgãos emissores na Internet.

7 - DO RECEBIMENTO E DA ABERTURA DOS ENVELOPES

7.1 No local e hora marcados, antes do início da sessão e da abertura dos envelopes, os interessados deverão comprovar poderes para formulação de lances verbais e para os demais atos do Pregão, nos termos do inciso IV do artigo 11 do decreto 3.555/2000 e itens 5.1 e 5.1.1, subitem 5.1.2 deste Edital de Pregão.

7.2 Concluído o credenciamento, será iniciada a sessão pelo Pregoeiro, com a abertura dos envelopes de PROPOSTA COMERCIAL.

8 - DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

8.1- As propostas comerciais serão julgadas pelo critério de menor preço global, desde que atendam às especificações do serviço descritas no ANEXO I e contemplem as exigências previstas na Cláusula 1 e subitens e Cláusula 6.2 e subitens deste edital de Pregão.

8.1.1 serão desclassificadas, de plano, as propostas comerciais que apresentarem omissões, erros ou outras condições que dificultem sua apreciação ou entendimento; 8.1.2 o Pregoeiro, ao seu exclusivo critério, poderá examinar, antes da fase de lances verbais, qualquer proposta que, de forma evidente, não contemple as exigências deste Edital e seus anexos, desclassificando-a, de plano, se constatada sua insuficiência; 8.1.3 a desclassificação será decidida motivadamente pelo Pregoeiro, que consignará as razões na ata lavrada na sessão de abertura.

8.2– Serão classificadas pelo Pregoeiro, primeiramente a proposta que apresentar o menor preço pelo lote em disputa, em seguida, as propostas com preços até 10% (dez inteiros por cento) superiores àquela de menor preço, qualquer que seja o número de propostas nessas condições.

8.3- No caso de não haver três propostas comerciais nas condições do subitem anterior, o Pregoeiro classificará as melhores propostas subsequentes, qualquer que sejam os preços ofertados, até o máximo de 03 (três) proponentes que participarão da etapa de lances verbais.

(5)

8.3.1- Não sendo possível, por limitação do número de propostas válidas, atingir o número de 03 (três), o Pregão prosseguirá, em sua fase de lances verbais, com qualquer número de proponentes.

8.4 – Dando início à etapa de lances verbais, o Pregoeiro convidará individualmente os licitantes classificados a apresentar lances verbais, iniciando com o proponente de maior preço e, em seguida, os demais em ordem decrescente de valor.

8.5 - A critério do Pregoeiro, poderá ser estabelecido ou modificado, no início de cada rodada, valor de redução mínima entre lances.

8.6 - A etapa de lances será considerada encerrada quando todos os participantes dessa etapa declinarem da formulação de lances, inclusive o participante detentor do menor lance.

8.7 – A desistência de apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará na exclusão do licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pelo licitante, para efeito de ordenação de propostas;

8.8 – Encerrada a fase de lances verbais, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade da primeira classificada referente ao item em disputa, observado se for o caso o disposto nos artigos 44 e 45 da Lei Complementar nº 123/06.

8.8.1 – no caso de ausência de lances verbais, será examinada a proposta escrita de menor valor.

8.9 – A análise da proposta de menor valor, obtida por lance verbal ou por proposta escrita, abrangerá o atendimento, obrigatório, das exigências previstas no Anexo I e na clausula 6.2 e subitens deste Edital de Pregão.

8.10 A proposta sob análise será desclassificada se:

8.10.1 – apresentar preço excessivo ou manifestamente inexequível; para o item em disputa, em relação ao parâmetro de preço apurado em pesquisa prévia pelo CREMESP; 8.10.2 – apresentar condições flagrantemente inviáveis ou insuficientes, técnica ou economicamente;

8.10.3 – apresentar preço baseado em proposta de outra proponente ou oferecer redução sobre aquela de menor preço;

8.10.4 - estiver em desacordo com qualquer das exigências dispostas ao longo deste Edital de Pregão.

8.10.5 - não atender ao disposto no item 6.2 e subitens deste Edital de Pregão ou no Termo de Referência – Anexo I deste Edital.

8.10.6 – A desclassificação será decidida motivadamente pelo Pregoeiro, que consignará as razões na ata lavrada na sessão de abertura.

8.11 – Estando em termos a proposta comercial sob análise, o Pregoeiro abrirá o Envelope nº 2 da proponente classificada como a de menor preço e examinará os documentos de habilitação apresentados.

8.11.1 - Será inabilitada a proponente que deixar de apresentar qualquer dos documentos exigidos no ANEXO II do Edital, ou apresentá-lo com prazo de validade

(6)

expirado, observado se for o caso o disposto no artigo 43, §§ 1º e 2º da Lei Complementar nº 123/06.

8.11.2 – A inabilitação da proponente será decidida motivadamente pelo Pregoeiro, que consignará as razões na ata lavrada na sessão de abertura.

8.11.3 - Para as Licitantes inscritas no SICAF e que apresentem o seu CRC – Certificado de Registro Cadastral como substituto dos documentos exigidos no Anexo II – Documentos de Habilitação, este CRC deverá abranger todos os níveis dispostos no art. 08 do Capítulo II da Instrução Normativa nº 02 de 11/10/2010.

8.11.4- Estes níveis são os de credenciamento, habilitação jurídica, regularidade fiscal federal, regularidade fiscal estadual, regularidade fiscal municipal (mobiliários e imobiliários), qualificação técnica e qualificação econômico-financeira.

8.12 – Verificada a regularidade da documentação apresentada, com o cumprimento das exigências do ANEXO II – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO - deste Edital de Pregão, a proposta sob análise, classificada como a de menor preço, será considerada vencedora e, em não havendo interposição de recurso, ser-lhe-á adjudicado o objeto do certame na própria sessão de abertura, pelo Pregoeiro.

8.13 – Se a proposta sob análise for desclassificada ou a proponente for inabilitada, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente, de preço imediatamente superior, e assim sucessivamente até a apuração de uma proponente, devidamente habilitada, cuja proposta atenda integralmente ao Edital.

8.14 - MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

8.14.1 As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) deverão apresentar toda a documentação arrolada no Anexo II, mesmo que apresentem alguma restrição de pagamento/recolhimento dos impostos. (Certidão Positiva)

8.14.2 Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de até 05 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a Licitante for declarada vencedora do certame, para o pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

8.14.3 A não regularização da restrição, no prazo previsto no subitem anterior, implicará na perda do direito à contratação, sem prejuízo de demais sanções

.

8.15 – Será então declarada vencedora pelo Pregoeiro e, em não havendo interposição de recurso, ser-lhe-á adjudicado o objeto do certame na própria sessão de abertura. 8.16 – O Pregoeiro reserva-se o direito de negociar com a empresa vencedora visando obter redução sobre o preço vencedor, conforme o inciso XVI do artigo 11 do Decreto 3.555/00 de 08 de agosto de 2.000.

9 - DA ADJUDICAÇÃO E RECURSOS

9.1- Verificado o atendimento das exigências fixadas no Edital, o licitante será declarado vencedor, devendo, impreterivelmente, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, encaminhar ao Pregoeiro o original da nova proposta comercial ajustada, contendo os valores

(7)

individuais e global conforme o lance vencedor, devidamente assinada e rubricada em todas as suas folhas pelo seu representante legal ou procurador.

9.2- O licitante interessado em interpor recurso administrativo contra decisão do Pregoeiro, deverá fazê-lo, obrigatoriamente, ao final da sessão de abertura das propostas, devendo consignar na ata a síntese de suas razões, sob pena de preclusão de seu direito de recorrer.

9.2.1 – O processamento do recurso obedecerá ao disposto nos incisos XVII a XIX do artigo 4º da Lei 10520/2002, e nos incisos XVII a XIX do artigo 11 do Decreto 3555, de 08 de agosto de 2000.

9.3 – Interposto o recurso, o licitante recorrente poderá juntar memoriais no prazo de 03 (três) dias úteis.

9.4 – Igual prazo é concedido aos demais licitantes para apresentação de contra razões ao recurso, prazo que se iniciará a partir do término do prazo da empresa recorrente para a apresentação de memoriais.

9.5 – A intimação às demais empresas para apresentação de contra razões, no prazo previsto no item 9.4 supra, ocorrerá na sessão de abertura das propostas assegurada a imediata vista dos autos do processo aos interessados.

9.6 – O provimento do recurso acarretará a anulação apenas dos atos não suscetíveis de aproveitamento.

9.7- No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em Ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

9.8- O encaminhamento das razões de recurso e de eventuais contrarrazões pelos demais licitantes poderá ser realizada de forma eletrônica (documentos digitalizados via e-mail), ressalvada a hipótese de necessidade de instrução das razões ou contra razões recursais com documentos comprobatórios das alegações.

9.9- Decididos os recursos, a autoridade competente fará a adjudicação do objeto da licitação ao licitante vencedor.

10 - DA DEVOLUÇÃO DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

10.1- Não havendo interposição de recursos ou após a decisão destes, os Envelopes Nº 2 – Documentos Para Habilitação, não abertos pelo Pregoeiro na sessão, serão devolvidos originalmente fechados às empresas participantes;

10.2- Os documentos de habilitação referentes aos envelopes abertos durante a sessão, não serão devolvidos às licitantes, sendo juntados ao processo.

11 - DAS CONDIÇÕES DE CONTRATAÇÃO

11.1- Homologado o resultado da licitação, o licitante vencedor terá prazo de 03 (três) dias úteis, a contar da data do recebimento da comunicação do CREMESP, para

(8)

apresentar os seguintes documentos, se já estiverem vencidos os prazos de validade dos apresentados para habilitação:

11.1.1- Certificado de Regularidade do FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - CRF expedido pela Caixa Econômica Federal.

11.1.2- Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pelo Ministério da Fazenda, Secretaria da Receita Federal do Brasil, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

11.1.3- Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, emitida pela Justiça do Trabalho do Poder Judiciário.

11.2- Se o licitante vencedor não comprovar as referidas condições, será convocado outro licitante, respeitada a ordem de classificação, nos termos do artigo 11, inciso XXII, do Decreto 3.555/00.

11.3- O contrato a ser firmado vigerá pelo prazo, proposto pelo licitante vencedor para fornecimento e instalação de peças, limitado ao prazo de vigência de garantia concedido pela fabricante das peças substituídas.

11.4- Eventuais alterações e aditamentos do contrato serão regidos pelo artigo 65 da Lei 8666/93, de aplicação subsidiária nesta licitação.

12 – DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS LICITANTES

12.1 O licitante é responsável:

12.1.1- pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação;

12.1.2- pela manutenção do compromisso de executar o objeto deste Edital, nas condições estabelecidas, dentro do prazo de validade da proposta, caso vencedor da licitação;

12.1.3- pelo cumprimento dos prazos e demais exigências deste Edital;

12.1.4- pela leitura de todas as condições da contratação, constantes da minuta do contrato a ser assinado, não sendo admitida alegação posterior de desconhecimento,

12.2 Nas mesmas penas incorrerá a empresa vencedora da licitação que deixar de assinar, sem justo motivo, o respectivo contrato, no prazo de 05 (cinco) dias úteis após a sua convocação pelo CREMESP, conforme o disposto no artigo 7º da Lei Federal 10.520/2002.

13 – DAS OBRIGAÇÕES DAS PARTES. 13.1- OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

Constituem obrigações e responsabilidades da CONTRATANTE, além das estabelecidas no Termo de Referência:

13.1.1.Exigir o cumprimento de todas as obrigações assumidas pela CONTRATADA, de acordo com as cláusulas contratuais e os termos de sua proposta.

13.1.2.Exercer o acompanhamento e a fiscalização dos serviços, por servidor especialmente designado, anotando em registro próprio as falhas detectadas, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos empregados eventualmente envolvidos, e encaminhando os apontamentos a autoridade competente para as providências cabíveis.

(9)

13.1.3.Pagar a CONTRATADA o valor resultante da prestação do serviço, no prazo e condições estabelecidas no Edital e seus anexos.

13.2 – OBRIGAÇÕES DACONTRATADA: A contratada deverá:

13.2.1 Em até 15 (quinze) dias após assinatura do contrato, apresentar um plano de trabalho para os primeiros 3 (três) meses do contrato, a ser aprovado pelo fiscal do contrato, contemplando as manutenções corretivas e preventivas de todos os equipamentos do sistema de refrigeração, inclusive sistema de automação e controle, promovendo adequação, reparos e regulagem dos equipamentos, dentro das condições estipuladas pelo fabricante. Estão incluídos nessa manutenção: a manutenção dos chillers, bombas de água gelada, fan coil, fancoletes, sistema de automação (conforme orientação do fabricante, do projetista ou outras informações técnicas pertinentes ao assunto), limpeza de: dutos de ar condicionado, bandejas, difusores, tubulações, calhas e demais componentes.

13.2.2 Apresentar ao Fiscal do Contrato, no prazo máximo de 05 (cinco) dias do início do contrato, listagem dos equipamentos, ferramentas e utensílios de sua propriedade (descrevendo tipo, características e quantidades), que permanecerão guardados nas dependências do Edifício. 13.2.3 Apresentar, em até 30 (trinta) dias da data da assinatura do contrato, o PMOC - Plano de

Manutenção, Operação e Controle – contemplando, no mínimo, as atividades e periodicidade elencadas no Anexo I e em conformidade com o Anexo 1 da Portaria Ministerial nº 3523/98. O PMOC deverá conter planos de tarefas a serem executadas e os modelos de relatórios a serem apresentados. Caso o PMOC não seja aprovado pela fiscalização, esta cientificará a Contratada para, no prazo de 05 (cinco) dias, fazer os ajustes necessários.

13.2.4 Apresentar mensalmente, até o dia 15, plano de manutenção preventiva para o mês seguinte, demonstrando as tarefas a serem executadas diariamente e em conformidade com o PMOC anual. Este item tem por objetivo possibilitar a fiscalização acompanhar a execução dos serviços.

13.2.5 A Contratada deverá informar à Fiscalização, na data da assinatura do contrato, o(s) número(s) de telefone(s) para contato com a empresa, seu preposto e Responsável Técnico do contrato.

13.2.6 Manter permanentemente no Prédio, preposto comprovadamente habilitado em mecânica/refrigeração, que será seu representante realizando a direção de todos os serviços junto aos empregados da Contratada. Somente essa pessoa será considerada habilitada a tratar com aFiscalização;

13.2.7 A equipe técnica responsável pelos serviços deverá contar com profissionais comprovadamente especializados e habilitados (engenheiro(s) mecânico(s), mecânico(s) de refrigeração, meio-oficial(is) de refrigeração, conforme CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) para desenvolver as diversas atividades necessárias a sua execução.

13.2.8 Efetuar, de imediato, o afastamento de qualquer empregado cuja atuação, permanência ou comportamento sejam julgados inconvenientes ou insatisfatórios ao bom andamento dos serviços;

13.2.9 Fornecer e manter atualizada, mensalmente, a relação da equipe de profissionais destinada à prestação dos serviços;

13.2.10 Comprovar, antes do início dos serviços subcontratados, que as empresas subcontratadas, para limpeza de dutos, tratamento químico de água gelada e automação, preenchem as exigências legais para prestação de serviços a este Conselho;

(10)

da prestação do serviço, nem subcontratar a prestação a que está obrigada, salvo as exceções contidas neste termo de referência;

13.2.12 Fornecer, sem ônus adicionais para a contratante, todas as peças, equipamentos, ferramentas, instrumentos, materiais de consumo, acessórios, transporte e tudo mais que for necessário para a completa e perfeita execução dos serviços, ficando a cargo da contratada todas as despesas relativas à substituição.

13.2.13 Substituir, sem ônus adicionais para a contratante, quaisquer componentes elétricos, eletrônicos e mecânicos, em razão de desgaste, falha de fabricação, deficiência de energia 13.2.14 elétrica, condições anormais de ambiente, danos, ainda que causada por terceiros,

de obsolescência ou de ter atingido o término do seu tempo de vida útil.

13.2.15 Empregar na execução dos serviços materiais adequados e com observância das especificações técnicas atinentes.

13.2.16 Fornecer, ás suas expensas, todos os equipamentos, ferramentas, materiais de limpeza e lubrificação, compreendidos graxas, lixas, estopas, querosene, aguarás e álcool, necessários à plena execução do serviço;

13.2.17 Não depositar nas casas de máquinas do Ar Condicionado, no subsolo e em todos os pavimentos, qualquer material estranho ao sistema de ar condicionado;

13.2.18 Deverão ser colocadas peças originais, novas e sem uso, por ocasião da reposição, ressalvados os casos de indisponibilidade no mercado, devidamente comprovados, que dependerão de autorização da contratante, após a análise das razões previamente apresentadas em relatório fundamentado da contratada.

13.2.19 Em locais críticos, a periodicidade deve ser reduzida, tais como as de limpeza dos filtros, evaporadores, etc., de modo a manter o equipamento em perfeito estado de conservação e funcionamento.

13.2.20 Serviços não constantes deste PMOC, mas previstos no manual do fabricante do equipamento, também deverão ser realizados e registrados.

13.2.21 Apresentar relatório mensal com histórico de peças substituídas.

13.2.22 Oferecer garantia das peças fornecidas de 01 (um) ano, contada a partir da entrega do(s) equipamento(s) em condições de funcionamento.

13.2.23 Responsabilizar-se pelo transporte de pessoal e/ou materiais necessários à execução dos serviços

13.2.24 Pagar todas as despesas que previamente autorizar por escrito, resultantes da aquisição e substituição de peças e equipamentos, gás refrigerante, óleos incongeláveis, assim como as relativas a utilização de serviços especializados fora da garantia e/ou da cobertura de contrato, tais como rebobinamento de motores, retíficas e outros, desde que estes não tenham sido causados por deficiências de manutenção e/ou operação incorreta; 13.2.25 Qualquer material similar a ser utilizado deverá ser submetido ao Gestor da

contratante com antecedência, para a competente autorização, a qual será dada por escrito através de ofício. Ficará a critério do Gestor exigir laudo de instituto tecnológico oficial para comprovação da similaridade, ficando desde já estabelecido que todas as despesas serão por conta da contratada, ficando vedado qualquer repasse para o CREMESP

13.2.26 Substituir no prazo máximo de 02 (dois) dias, a critério do CREMESP, qualquer empregado cuja permanência seja considerada inconveniente, por motivo disciplinar ou por inaptidão a função ou ao ambiente de trabalho;

13.2.27 Realizar a limpeza interna e externa: tanto do aparelho como das bandejas, filtros, serpentinas, condensadora, evaporadora, painel e outros; A limpeza das serpentinas deve compreender a aplicação direta do produto na eliminação de fungos e bactérias; sendo esse produto, homologado pelo Ministério da Saúde. Os produtos utilizados na limpeza devem

(11)

ser biodegradáveis e ter em sua preparação os seguintes componentes: Tensoativos não Iônicos, Sequestrantes especiais, agentes coadjuvantes e água;

13.2.28 Manter em estoque o quantitativo necessário das peças essenciais e comumente utilizadas na manutenção corretiva, para assegurar o célere restabelecimento do sistema. 13.2.29 Entende-se como sendo materiais de consumo: botoeiras, correias, filtros para água,

filtros de ar para splits, piso-teto, cassetes fancoil, fancoletes e cassetes, fusíveis, lâmpadas, óleo e gás para compressores, pinturas, rolamentos, buchas, retentores, bandejas ou quaisquer outros materiais, para que seja mantido o funcionamento adequado do(s)equipamento(s).

13.2.30

13.2.31 Comunicar, por escrito, imediatamente, ao Fiscal do Contrato, a impossibilidade de execução de qualquer obrigação contratual para a adoção das providências cabíveis;

13.2.32 Disponibilizar sistema de comunicação, composto por no mínimo (02) dois rádios de comunicação via celular ou rádios transmissores com alcance suficiente para a perfeita comunicação no interior do prédio.

13.2.33 O sistema de comunicação ficará sob guarda e responsabilidade exclusiva da Contratada, os quais deverão ser substituídos, imediatamente, se apresentarem quaisquer defeitos;

13.2.34 Providenciar o licenciamento dos rádios transceptores perante o órgão técnico competente vinculado ao Ministério das Comunicações, caso necessário.

13.2.35 Apresentar à Fiscalização contratual, até 30 dias da data de assinatura do contrato, o Ato da ANATEL que outorgou a autorização para a utilização da frequência dos rádios transceptores, bem como as definições das estações móveis, com as suas respectivas áreas de abrangência, bem como o comprovante de regularidade referente a esta utilização, se for o caso.

13.2.36 Disponibilizar baterias reserva, em quantidades suficientes, de modo que o sistema de comunicação funcione ininterruptamente.

13.2.37 Obedecer às normas de Segurança e Medicina do Trabalho para esse tipo de atividade, ficando por sua conta o fornecimento, antes do início da execução dos serviços, dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI e coletivos;

13.2.38 Assumir objetivamente, inteira responsabilidade civil e administrativa pela execução dos serviços, correndo por sua conta os ônus inerentes ao serviço prestado, tais como: encargos sociais, trabalhistas, previdenciários, tributos, taxas, licenças, férias e documentos concernentes ao contrato, inclusive seguros contra acidentes de trabalho, bem como de indenizar todo e qualquer dano/prejuízo pessoal e material causados, voluntária ou involuntariamente, por seus prepostos durante e/ou em consequência da execução dos serviços contratados, providenciando imediata reparação dos danos ou prejuízos impostos à Contratante ou a Terceiros, inclusive, se houver, as despesas com custas judiciais e honorários advocatícios;

13.2.39 Apresentar, no ato da entrega das notas fiscais de serviço, Relatório Mensal do

Serviço Prestado, assinado pelo responsável técnico da empresa, constando os relatórios

dos serviços executados, os materiais e as quantidades utilizadas e o resultado da análise da água gelada circulante no sistema;

13.2.40 Deixar os sistemas de automação, refrigeração, ventilação mecânica etc. em perfeitas condições de funcionamento quando do encerramento do prazo contratual.

13.2.41 Dois (2) meses antes do término contratual, será realizada vistoria pela Fiscalização do contrato e/ou empresa de consultoria contratada, a fim de verificar o perfeito estado dos equipamentos;

(12)

ESTADO DE SÃO PAULO , deverá apresentar, ao Fiscal do Contrato, cópia “visto” do CREA/SP, na data de assinatura do contrato, conforme Resolução CONFEA nº413/97;

13.2.43 Apresentar, em até 10 (dez) dias após a assinatura do contrato, o comprovante da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao CREA, em nome do responsável técnico indicado, nas renovações e na substituição do Responsável Técnico consoante o disposto no art. 1º da Lei 6.496/77 c/c Resolução CONFEA nº1.025/2009.

13.2.44 Requerer à Fiscalização, fundamentadamente, a qual deferirá ou não, por escrito, qualquer adaptação, recondicionamento ou reparo de peça, porventura suscitado como indispensável pela Contratada;

13.2.45 DisponibilizaràFiscalização,nadatadeassinaturadocontrato,númerosdetelefone, 13.2.46 fax e e'mail, a fim de facilitar a comunicação do Fiscal do contrato com a empresa;

13.2.47 Apresentar ao Fiscal do Contrato, mensalmente, os documentos a seguir elencados: 13.2.47.1 - Recibo de pagamento de salário assinado pelo empregado, ou conforme o art. 464,

da CLT, acompanhado de comprovante de depósito bancário na conta do trabalhador quando for apresentada apenas a Folha de Pagamento;

13.2.47.2 - Deverá constar do recibo de pagamento o recebimento dos salários mensais e adicionais, férias mais um terço constitucional, décimo-terceiro salário (1ª e 2ª parcelas), quando da época própria, salário-família, quando devido.

13.2.47.3 - Quanto ao vale-refeição, o mesmo pode estar inserido no recibo de pagamento ou ser apresentado em comprovante em apartado, referente ao mês que se inicia;

13.2.47.4 - Comprovantes de fornecimento do vale-transporte, devidamente assinados, referentes ao mês que se inicia, quando devido;

13.2.47.5 - Comprovante que ateste o correto depósito do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em conta vinculada aberta para esse fim;

13.2.47.6 - Comprovante de sua regularidade com o recolhimento das cotas da Previdência Social (INSS);

13.2.48 Havendo eventual rescisão entre a empresa contratada e seu(s) empregado(s), é imprescindível a entrega dos seguintes documentos:

1 Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente homologado quando o trabalhador tiver mais de um ano de serviços prestados na empresa, assinado pelo empregado;

2 - Comprovação da concessão de aviso prévio, trabalhado ou indenizado (assinado pelo empregado);

3 - Cópia da guia de recolhimento rescisório do FGTS e da Contribuição Social em que conste o recolhimento do FGTS, nos casos de dispensa sem justa causa ou de extinção de contrato de trabalho por tempo determinado.

13.2.49 Cumprir durante a execução do contrato a legislação de proteção ambiental pertinente, quando for o caso. Em manutenções que envolvam a retirada de gás Freon R-22, deverá efetuar seu recolhimento, zelando para que não haja liberação na atmosfera do, bem como obedecer a critérios de descarte adequado.

14 – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

14.1 – Ficará impedido de licitar e de contratar com o CREMESP e /ou com a Administração Pública pelo prazo de até 05 (cinco) anos, garantido o direito de prévia defesa, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a sua reabilitação pela mesma autoridade que a aplicou, aquele que incorrer em uma ou mais das irregularidades descritas a seguir: 14.1.1 – ensejar o retardamento da execução do objeto do certame;

(13)

14.1.2.- deixar de entregar ou apresentar documentação falsa; 14.1.3.- não manter a proposta

14.1.4.- não assinar o contrato no prazo estabelecido, quando convocado dentro do prazo de validade da proposta;

14.1.5 – não atender aos requisitos para assinatura do contrato, 14.1.6.- fazer declaração falsa ou cometer fraude fiscal;

14.1.7 – comportar-se de modo inidôneo;

14.1.8 – falhar ou fraudar na execução do serviço.

14.2 – Além da penalidade prevista acima, à Contratada serão aplicadas as outras sanções previstas em lei ou no contrato.

14.3 – Incorre em crime aquele que impedir, perturbar ou fraudar a realização de qualquer ato do procedimento licitatório, sujeitando-se à pena de detenção de 06 (seis) meses a 02 (dois) anos, e multa (art. 93 da Lei 8.666/93).

15 – DAS PENALIDADES

15.1 – O descumprimento, pela Contratada, de quaisquer das obrigações assumidas no Contrato, ensejará a aplicação das penalidades previstas na Clausula Oitava do ANEXO IX - Minuta Contratual – parte integrante do presente Edital.

15.2 – Nas mesmas penas incorrerá a empresa vencedora da licitação que deixar de assinar, sem justo motivo, o respectivo contrato, no prazo de 05 (cinco) úteis após convocado pelo CREMESP, caracterizando o descumprimento total da obrigação assumida, conforme disposto no art.81 da redação em vigor da Lei 8.666/93, de aplicação subsidiária nesta licitação.

16 - DO SANEAMENTO DAS PROPOSTAS

16.1- Serão consideradas como erros sanáveis as falhas irrelevantes cometidas pelos licitantes em relação às propostas apresentadas, assim consideradas as que não digam respeito á exigência de natureza material, legal, fiscal ou as de cunho formal - Documentos de habilitação - que sejam reputadas indispensáveis para a adequada avaliação da pessoa do licitante ou da sua proposta; 16.2- A ausência de apresentação de documento exigido pode ser suprida se a informação, que nele deveria estar certificada ou atestada constar em outro documento, de cunho oficial, apresentado pelo licitante.

16.3- A ausência de assinatura na proposta apresentada ou em documento emitido pelo licitante poderá ser suprida se o representante do licitante estiver presente e, tendo poderes para tanto, ratificá-la no ato.

17 – DOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTO E IMPUGNAÇÕES

17.1 – Qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimentos ou impugnar o Edital, observando-se o seguinte:

17.1.1.- as impugnações deverão ser dirigidas ao Pregoeiro até 02 (dois) dias úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, na forma eletrônica (art.18, caput do Decreto 5.450/2005),

(14)

17.1.2 – caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de 24 horas;

17.1.3 – acolhida a impugnação, será marcada e publicada nova data para a realização do certame, e

17.1.4 – os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até 03 (dias) úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, exclusivamente, via Internet, por meio do e-mail – slc@cremesp.org.br –(art. 12 do Decreto 3.885/2000).

18 – DA REVOGAÇÃO E ANULAÇÃO DA LICITAÇÃO

18.1 – O CREMESP poderá, por motivo de interesse público decorrente de fato superveniente, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, revogar a presente licitação ou, em caso, de verificação de ilegalidade, de ofício ou por provocação de terceiros, anular o procedimento licitatório, total ou parcialmente.

19 - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PAGAMENTO

19.1 - As despesas decorrentes da contratação, objeto desta licitação, correrão à conta dos recursos consignados no Orçamento do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo para o exercício de 2018.

19.2 – O pagamento destas despesas será efetuado mediante crédito em conta corrente da Contratada. Não serão aceitas cobranças mediante boleto bancário.

19.3 – O CREMESP reterá dos valores faturados os tributos correspondentes ao objeto contratado e os recolherá diretamente aos cofres públicos, como determina a Lei Federal nº 9.430/96, regulamentada pela Instrução Normativa SRF nº 1.234 de 12 de janeiro de 2012 e suas alterações, nas alíquotas constantes no Anexo I da referida Instrução Normativa.

20 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

20.1- É facultada ao Pregoeiro ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligências destinadas a verificar informações fornecidas pelas proponentes, ou para esclarecer ou complementar a instrução do processo.

20.1.1 - em diligências, antes da adjudicação do objeto à empresa vencedora, o Pregoeiro poderá, a seu critério, exigir dos licitantes visita a clientes que forneceram atestados de capacidade técnica.

20.2- A apresentação das propostas implica na admissão e pleno conhecimento do presente Edital de Pregão, sujeitando-se as proponentes às condições nele estabelecidas.

São Paulo, 20 de fevereiro de 2018.

Dr. Lavínio Nilton Camarim

Presidente

(15)

ANEXO I DO EDITAL DE PREGÃO Nº 0062/2017

TERMO DE REFERÊNCIA

Objeto: Serviço de operação, manutenção preventiva e corretiva, com fornecimento integral de peças, insumos, mão de obra e materiais para o sistema de ar-condicionado e ventilação mecânica do CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO – CREMESP . Sede e Regionais

SUMÁRIO

1.0Objeto ... 3

2.0 Características do Sistema SEDE ... 3

3.0 Característica do Sistema REGIONAS E SUB SEDE ... 4

4.0 Prestação de Serviços ... 7

5.0 Profissionais ... 11

6.0 Horário de Execução ... 12

7.0 Atestados e Proposta Comercial ... 13

7.1 Vigência Contratual ... 15

8.0 Obrigações da Contratada ... 15

9.0 Fiscalização do Contrato ... 20

10.0 Pagamento ... 21 Fazem parte integrante deste termo de referência, os seguintes anexos: ANEXO I Modelos PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle)

ANEXO II Modelo de PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS (oficial mecânico )

(16)

1.0 OBJETO:

O Necessidade de conservação e manutenção de todos os equipamentos do sistema de ventilação e climatização do CREMESP ( SEDE e Regionais ) de forma preventiva, preditiva e corretiva, sem interrupção, para preservar e conservar todo o parque de equipamentos instalados, patrimônio que merece cuidados especiais pela sua complexidade, valor e importância funcional dos mesmos , bem como a melhora a qualidade do ar dos ambientes climatizados. Manter o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle das instalações conforme PORTARIA nº 3.523 - Ministério da Saúde e ANVISA . O presente termo de referência visa detalhar os elementos necessários à contratação de empresa para prestação do SERVIÇO DE OPERAÇÃO,

MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA, COM FORNECIMENTO INTEGRAL DE PEÇAS, MÃO DE OBRA PARA O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO E VENTILAÇÃO

MECÂNICA do Edifício SEDE, localizado na Rua Frei Caneca 1282 - Consolação –SP

e sua Sub Sede Vila Mariana, rua Domingos de Moraes 1810 e regionais no estado de São Paulo abaixo :

Delegacia de Americana: R. Fernando Camargo, 895 - Centro, Americana - SP, Brasil Delegacia de Araçatuba: R. Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 55 - Vila Mendonca,

Araçatuba - SP, 16010-330,

Delegacia de Araraquara: Av. Rodrigo Fernando Grillo, 207 - Jardim dos Manacas,

Araraquara

Delegacia de Assis: Av. Armando Sales de Oliveira, 40 - Vila Moraes Pinto, Assis - SP Delegacia de Barretos: Av. 25, 1426 - Centro, Barretos - SP, 14780-330,

Delegacia de Bauru: R. Luso-Brasileira, 4-44 - Jardim Estoril, Bauru Delegacia de Botucatu:Praça Isabel Arruda, 157 - Centro, Botucatu - SP,

Delegacia de Bragança Paulista: R. Cel. João Leme, 460 - Centro, Bragança Paulista Delegacia de Campinas: Rua Francisco Otaviano, 60 - Jardim Chapadão,

Delegacia de Franca: Rua Voluntários da Franca, 1681 Delegacia de Guarulhos: R. José Maurício, 241 - Centro

(17)

Delegacia de Itapeva: R. Luís Carriel, 18

Delegacia de Jales: R. Quatro - Centro, Jales - SP Delegacia de Jaú: R. Jordano Zago, 75 - Centro, Jaú

Delegacia de Jundiaí : R. Ademar Pereira de Barros, 21 - Centro,

Delegacia de Limeira: Pc Dr Luciano Esteves, 216 - Centro, Limeira - SP, Delegacia de Marília : Av. Rio Branco, 1132 - Alto Cafezal,

Delegacia de Mogi das Cruzes : R. Princesa Isabel de Bragança, 235 - Centro, Mogi

das Cruzes

Delegacia de Osasco: R. Dona Primitiva Vianco, 244 – Centro

Delegacia de Piracicaba: Av. Centenário, 446 - São Dimas, Piracicaba

Delegacia de Presidente Prudente: R. Dr. José Foz, 323 - Centro, Pres. Prudente - SP Delegacia Metropolitana Regional Leste: R. Padre Adelino, 2074 - Cidade Mãe do Céu,

São Paulo

Delegacia Metropolitana Regional Norte: R. Salete, 200 - Santana, São Paulo Delegacia Metropolitana Regional Oeste: Rua Roma, 620 - Lapa

Delegacia Metropolitana Regional sul: Av. Adolfo Pinheiro, 1001 - Santo Amaro, São

Paulo -

Delegacia de Registro: R. Pres. Getúlio Vargas, 420 - Centro, Registro

Delegacia de Ribeirão Preto: Rua Chile, 1711, 6º andar, salas 600, 601 e 603, Santa

Cruz do José Jacques, Edifício Millennium Work

Delegacia de Santo André: Av. Dom Pedro II, 288

Delegacia de Santos: R. Dr. Olyntho Rodrigues Dantas, 343 - Encruzilhada, Santos Delegacia de São Bernardo do Campo: R. Mediterrâneo, 290 - Jardim do Mar, São

Bernardo do Campo

Delegacia de São João da Boa Vista: R. Carlos Kielander, 68 - Centro, São João da

(18)

Delegacia de São José do Rio Preto: Av. Arthur Nonato, 5035 - Vila Sao Manoel, São

José do Rio Preto

Delegacia de São José dos Campos: Av. Dr. Nelson d'Ávila, 389 - Jardim Sao Dimas,

São José dos Campos - SP,

Delegacia de Sorocaba : Av. Barão de Tatuí, 540 - Vila Florinda, Sorocaba - SP

Delegacia de Taboão da Serra: Estr. São Francisco, 2008 - Jardim Wanda, Taboão da

Serra - SP,

Delegacia de Taubaté: R. Visc. do Rio Branco, 100 - Centro, Taubaté - SP,

2.0. CARACTERISTICASDOS SISTEMADE CONDICIONAMENTO DE AR - SEDE :

O sistema de ar condicionado do edifício Sede é do tipo Central de Agua Gelada , Torres de Resfriamento e Bombas de Circulação de Agua ( Condensação+ Gelada)

Nos andares, existem 2 casas de maquinas, nas laterais , com equipamentos fan coils .

A distribuição de ar, na maior parte dos andares, é feita por meio de dutos do tipo giroval, aparentes com grelhas.

No Mezanino, existem dois cassetes 7,5 trs dedicados para Área de AUDITORIO e Recepção.

2.0.1 Composição do sistema SEDE :

01 Chiller Carrier de 225 TRs : em operação normal 791 kw 2º Sub Solo 03 Bombas de Agua Gelada ;

03 Bombas de Agua de Condensação

02 Torres de Resfriamento Semco de 105 TRS cada - localizadas no térreo ; Fabricante SEMCO BAC. Modelo VXT-120. Série 978137. Vazão 91,5 m3/h. Tensão 380-660V. Frequência 60Hz. Correia B68 – KW

Mezanino, Térreo e auditório :

(19)

1 Andar:

04 Fan coils de 10 TRs;

2 Andar :

2 Split de 24000; Springer carrier 04 Fan coils de 10 TRs;

3 Andar = 4 Andar = 5 Andar = 6 Andar :

04 Fan coils de 5 TRs; 7 Andar : 03 Fan coils de 5 TRs ; 8 Andar : 01 Fan coil de 10 TRs 02 Fan coils de 5 TRs; 9 Andar : 02 Fan coils de 10 TRs; 02 Splitts Cassetes de 5 TRs 02 splitts hi wall de 24000 btus

10 Andar :

02 Fan coils de 5 TRs

02 splitts hi wall de 24000 btus

3.0

CARACTERÍSTICAS DOS EQUIPAMENTOS E QUANTIDADES:

REGIONAIS

Delegacia de Americana :

- Split i all ARCA SPR ER odelos a i le R CA LS

(20)

04 - Split hi wall MARCA COMFEE modelo 42mmcc12FS Split HIGHWALL

Delegacia de Araraquara :

- Split i all ARCA EL odelos EF A

Delegacia de Assis :

03- Split hi wall MARCA MIDEA Modelos M5EI-09CR

Delegacia de Barretos :

03- Split Hi wall Carrier 24000 BTU/h, 01- split hi‐wall , Carrier 36000 BTU/h

Delegacia de Bauru :

01-SPLIT LG MODELO TSNC8825MA2 04-SPLIT LG MODELO M122CD

Delegacia de Botucatu:

02 - SPLIT SAMSUNG MODELO AS18VWBVNXAZ 02 - SPLIT SAMSUNG MODELO AQ12VWBVVNAZ

Delegacia de Bragança Paulista:

06 -SPLIT LG MODELO TSNC092TMA0

Delegacia de Campinas:

02 - Split ELETROLUX MODELO SI09F 02 - Split ELETROLUX MODELO SI24F 01 - Split ELETROLUX MODELO SI12F 01 - Split ELETROLUX MODELO SI18F

Delegacia de Franca:

03 - Split ELGIN MODELO 455RFI – 12000-2 01 - SPLIT GREE MODELO GSW18-22L/A

Delegacia de Guarulhos:

(21)

01 – SPLIT hiwall MODELO SKN18FLA

Delegacia de Itapeva:

03 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC222TMAQ

Delegacia de Jales

04 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC222TMAQ

Delegacia de Jaú:

02- SPLIT KOMECO MODELO BZ512FC2LX 01 - split elgin modelo srfi 24000 btus

01- split elgin modelo srfi 9000 btus

Delegacia de Jundiaí:

05- SPLIT KOMECO MODELO KOM2S18FC6300

Delegacia de Limeira:

01 - split elgin modelo srfi 12000 btus 03 – ACJ SPRINGER A105RBB

Delegacia de Marília:

01 – SPLIT LG MODELO USNW122HSG3 02 - ACJ SPRINGER 1050

Delegacia de Mogi das Cruzes:

02 – SPLIT FUJITSU ASB12AMARN

Delegacia de Osasco :

01 – SPLIT LG MODELO USNW122HSG3

01 – SPLIT CENTRAL DUTADO Carrier 42PEA1022 36000 Btu

Delegacia de Piracicaba:

03 - PISO TETO ELGIN MODELO PHFI 36000 2 04 - SPLIT ELGIN modelo srfi 9000 btus

(22)

01 - ACJ SPRINGER 1050

01 – ACJ LG MODELO WMM181FGA

02 – SPLIT YORK MODELO HLDA12FS-ADA

Delegacia Metropolitana Regional Leste:

02 – PISO TETO RHEEN RB1PT36AC2B 03 - SPLIT KOMECO MODELO BZ512FC2LX

Delegacia Metropolitana Regional Norte:

01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1825NW5 02 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC12244W0 01 - PISO TETO LG MODELO TSNC53LLAS 01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC092TNW6

Delegacia Metropolitana Regional Oeste:

01 - SPLIT KOMECO MODELO BZ512FC2LX

01 - Split SPR ER odelo a i le R CA LS 02 – split carrier 42 xqda a 225

Delegacia Metropolitana Regional sul:

01 - SPLIT CENTRAL DUTADO Carrier 42PEA1022 36000 Btu

Delegacia de Registro:

02- SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1825NW5

Delegacia de Ribeirão Preto:

- Split SPR ER odelo a i le R CA LS 01 - Split SPRINGER Modelo SCC245R

02 - Split SPRINGER Modelo SCC18ES 03 - ACJ SPRINGER MODELO MCA905RB

Delegacia de Santo André:

01 Ar Condicionado Self Hitachi Ar-Remoto DUTADO

(23)

01 Ar Condicionado Self Hitachi Ar-Remoto DUTADO

Delegacia de São Bernardo do Campo:

- Split SPR ER odelo a i le R CA LS 01 – SPLIT BRIZE BZS12FC

Delegacia de São João da Boa Vista:

01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1224YMAL 01 – SPLIT ELGIN MODELO PHFI – 48000-2 01 – SPLIT HITACHI MODELO RACIV12b

Delegacia de São José do Rio Preto:

03 - Split SPR ER odelo a i le R CA LS 01 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1224YMAL 01 – SPLIT ELGIN MODELO PHFI – 48000-2 01 – SPLIT HITACHI MODELO RACIV12b

Delegacia de São José dos Campos:

02 – SPLIT TRANE MODELO MC W524K10RAA

Delegacia de Sorocaba:

02 - ACJ CONSUL MULTI AIR 10000 01 – ACJ LG WGE106FG

Delegacia de Taboão da Serra:

01 – SPLIT ELGIN MODELO PHFI – 12000-2

Delegacia de Taubaté :

02 – SPLIT TRANE MODELO MC W522K10RAB 01 - ACJ SPRINGER MODELO MCA905RB 01 - Split Hi wall Carrier 24000 BTU/h,

(24)

01 - SPLIT ELGIN SRFI 12000-2 02 - SPLIT ELGIN SRFI 18000-2 01 - SPLIT ELGIN SRFI 24000-2 02 - SPLIT ELGIN SRFI 9000-2

01 - SPLIT CARRIER HI WALL 42RCC102265 01 -ACJ LG WGE103FGA

02 - ACJ LG WGE073FGA

03 - PISO TETO CARRIER MODELO 4265E30266QL3 01 - SPLIT HIWALL SPRINGER MODELO 42DX07226 02 - SPLIT HIWALL LG MODELO TSNC1825NW5 02 -ACJ SPRINGER VCD075M

01 - PISO TETO ELGIN MODELO 45MPHEI36000-2 03 - SELFIE CARRIER SRVA075 DUTADO

02 – SELF COLDEX TRANE DUTADO ( AUDITORIO )

4.0 PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

Ao iniciado serviços de manutenção, a contratada deverá realizar :

 Levantamento Geral-Ocasião em que são relacionados todos os equipamentos e sistemas existentes, levando-se em conta as suas características técnicas e

operacionais,suas reais condições de operação e seus dados nominais.

 Cadastramento-Com base no levantamento anterior, todos os equipamentos são cadastrados de acordo com suas características, para inclusão no “Plano de

Manutenção”. Nesta fase, em função do levantamento feito em cada equipamento e

sistema, são definidas as rotinas necessárias afins de que os mesmos funcionem dentro de suas características operacionais previstas em projeto.

 Plano de Manutenção Corretiva-De acordo com a necessidade de cada equipamento e comum a definição de prioridades será elaborado o Plano de

(25)

Relatório Inicial-Será emitido com as considerações sobre o estado geral dos

equipamentos e sistemas ,informando suas condições operacionais e sugerindo eventuais

providências a serem tomadas para melhoria destas condições.

4.0.

Os serviços a serem executados deverão ser realizados pela Contratada com base nas recomendações da norma NBR 16401 - Sistemas de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Ventilação - Manutenção Programada da ABNT; bem como deverão atender à rotina do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) do Anexo I da Portaria do Ministério da Saúde 3523/1998; à Resolução - RE 9 da ANVISA; à Lei 4192, que dispõe sobre Limpeza e Inspeção de Ar-condicionado Central; às normas da ABNT; a este Termo de Referência; aos regulamentos das empresas concessionárias; às prescrições e recomendações dos fabricantes; às normas internacionais consagradas na falta das normas da ABNT, ou por normas mais recentes que venham a substituir as elencadas.

4.1.

Todos os materiais e produtos a serem empregados nos serviços deverão ser novos (sem uso), e estar de acordo com as especificações, devendo ser previamente submetidas à aprovação, pelo Gestor do Contrato, a relação de marcas a serem utilizadas. No caso dos produtos utilizados na limpeza dos componentes do sistema de climatização, somente serão aceitos os biodegradáveis devidamente registrados no Ministério da Saúde para esse fim.

4.2.

Os serviços deverão ser executados de forma a não interromper ou prejudicar os trabalhos e as atividades exercidas no prédio, devendo os serviços de maior vulto, serem executados após o expediente e nos finais de semana, após autorização prévia da Contratante, sem ônus adicionais para este Regional. Deverá ser feita a limpeza de toda a área após a realização dos serviços.

Observação: Considera-se serviço de maior vulto os que por sua complexidade requeiram

uma maior quantidade de horas para sua execução, ou que, por sua localização, possam acarretar transtorno ao usuário ou paralisem o sistema de ar-condicionado central para que seja procedido o reparo.

4.3.

O Engenheiro, responsável técnico da contratada, deverá efetuar visita ao local de execução do contrato quando solicitado pelo gestor, devendo emitir relatório sobre as mesmas. Nessas visitas, deverá certificar-se que o PMOC esteja sendo regularmente cumprido, obter aprovação do gestor do contrato sobre os serviços executados na semana anterior, analisar e propor melhorias para o funcionamento do sistema.

(26)

4.4.

OPERAÇÃO:

O sistema de ar condicionado e exaustão mecânica do edifício nova Sede deverá ser operado pelo colaborador da contratada para atendimento às solicitações dos usuários, efetuando ajustes que se façam necessários ou para acionamento da equipe de manutenção corretiva, garantindo os ambientes refrigerados (23ºC) das 07 às 19h nos dias úteis.

4.5.

MANUTENÇÃOPREVENTIVA:

Considera-se Manutenção Preventiva a realização das tarefas constantes da rotina do Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), o tratamento da água gelada circulante, a limpeza e higienização dos dutos de ar e dos equipamentos; de forma a manter o sistema dentro das condições normais de uso, minimizando a incidência de panes e contaminações.

O plano anual de manutenção preventiva (PMOC), a ser elaborado pela contratada, deverá prever, no mínimo, as atividades e periodicidade elencadas no Anexo I, demonstrando semanalmente as manutenções a serem realizadas ao longo do ano (plano de 52 semanas). Os serviços de manutenção preventiva poderão ser realizados antes dos prazos previstos caso seja detectada a necessidade, devidamente justificados, obrigando-se a contratada a emitir relatório após cada serviço executado.

O plano de manutenção preventiva deverá ser efetuado mensalmente, comprovando a sua execução através da apresentação de relatórios mensais, conforme modelos de relatórios propostos pela contratada e aprovados pela fiscalização.

4.6.

MANUTENÇÃO CORRETIVA:

Considera-se Manutenção Corretiva àquela que visa reparar todos os defeitos e/ou falhas detectadas, restabelecendo o pleno funcionamento dos equipamentos.

A.

A correção pode advir de problema mecânico, elétrico, eletrônico, desgaste natural do equipamento ou manuseio errado por parte do usuário, ESSAS OCORRÊNCIAS DEVERÃO SER DEVIDAMENTE ANOTADAS NO CAMPO PROPRIO DE OBSERVAÇÕES COM OS prazos e condições PARA RETORNO DO FUNCIONAMENTO DO EQUIPAMENTO DO PMOC (ANEXO I)

B.

O prazo para correção, que não se interrompe nos sábados, domingos e feriados, poderá ser prorrogado mediante solicitação por escrito ao fiscal do contrato, em razão de especificidades técnicas ou em decorrência do local de instalação da mesma ou, ainda, em

(27)

C.

A prorrogação do prazo para correção estará sujeita à autorização escrita da Contratante, após a apreciação do Fiscal do Contrato.

D.

As manutenções corretivas serão solicitadas pelos usuários ou, excepcionalmente, pelo gestor do contrato, em casos de urgência ou falhas do sistema de abertura de chamados de manutenção.

D.1.

As solicitações dos usuários serão efetuadas através de sistema de chamados para a seção de manutenção,que emitirá ordem de serviço à contratada com descrição do chamado e localidade.

D.2.

O momento para início da contagem de prazo terá seu início com o recebimento da Ordem de Serviço pela contratada ou acionamento via fone pelo gestor do contrato . As ordens de Serviços somente serão consideradas realizadas após a assinatura pelo usuário solicitante ou pelo gestor , conforme o caso, as quais conterá(ão), no mínimo: a especificação do serviço realizado, as peças porventura utilizadas, o nome, matrícula e assinatura do técnico, o início e o término do serviço.

E.

Caso algum equipamento/aparelho necessite ser retirado das dependências do para reparo, a remoção deverá ser autorizada pelo CREMESP mediante solicitação prévia da Contratante.

4.7.

TRATAMENTO DA ÁGUA GELADA:

O tratamento da água gelada, circulante no sistema de ar condicionado, será feito com aplicação de produtos químicos e comprovação por meio de laudos técnicos mensais, devendo ser efetuado por empresa possuidora de laboratório físico-químico e bacteriológico com corpo técnico capacitado para realização de assistência técnica e análises, devidamente registrado no Conselho Regional de Química. A contratada poderá subcontratar empresa especializada para realização do aludido serviço, desde que previamente comunicado à contratante, O tratamento e água devera contemplar :

 Rotina mensal de reposição de produtos e serviços :

 Coleta de água Mensal, para análise físico-química (laboratório central) e fornecimento

de laudo analítico;

 Fornecimento de 1 Bomba dosadora para dosagem automática dos produtos químicos,

 Fornecimento de sistema de Purga automático para manter a concentração de sais dissolvidos dentro dos limites recomendados.

(28)

curso,quando necessário;

 Fornecimento de relatório de inspeção, com registro fotográfico, quando da abertura dos equipamentos.

 Limpeza das torres de resfriamento e condensadores.

4.8.

LIMPEZA DEDUTOS e DIFUSORES:

A limpeza e higienização de dutos e difusores de ar condicionado será realizada, com frequência anual, por meio de escovação mecânica a seco, com aspiração para remoção de impurezas e outras partículas existentes,quer sejam físicas, químicas ou biológicas, efetuando a higienização final, caso necessária. A descontaminação deverá ser efetuada com produtos sem consistência aquosa.

A abertura de janelas de visita, difusores bem como a desmontagem de dutos e revestimentos, quando necessárias para o acesso ao interior dos dutos, e a posterior recomposição das instalações será de responsabilidade da contratada.

Os serviços serão comprovados através da apresentação de relatório (assinado pelo responsável técnico) e CDs com a filmagem executada simultaneamente com a limpeza.

A contratada poderá subcontratar empresa especializada para a realização da limpeza e higienização de dutos, desde que previamente autorizado pela contratante.

4.9.

CONTROLE DE TEMPERATURA E TERMOSTATOS:

A operação e controle de temperatura do sistema de ar condicionado e exaustão mecânica do edifício Nova Sede, compreendendo o conjunto de controladores, válvulas, sensores, quadros, painéis, cabos de controle e sinalização e termostatos ficará sob responsabilidade da contratada .

4.10.

APARELHOS DE AR-CONDICIONADO INDIVIDUAIS:

A prestação do serviço consistirá na manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos de ar-condicionado relacionados no item 3.0 deste termo de referência, com uma manutenção preventiva mensal obrigatória, conforme plano de

(29)

manutenção a ser elaborado pela contratada, contemplando, no mínimo, as atividades do ANEXO I e quantas manutenções corretivas forem necessárias, ou mediante solicitação da Contratante, com emprego de pessoal e equipamentos suficientes à eficiente execução do contrato.

Caberá à Contratada a elaboração de Plano de Manutenção Preventiva que será aprovado pela Fiscalização juntamente com a Seção de Manutenção Geral do CREMESP.

4.11.

FORNECIMENTOS DACONTRATADA:

A contratada será responsável pelo fornecimento de todos os insumos para a execução dos serviços, tais como: mão de obra, equipamentos, peças, material de consumo, ferramentas, instrumentos, transportes e tudo mais necessários à perfeita execução do serviço, bem como pelo seu uso, guarda e conservação, indenizando todo e qualquer dano e prejuízo pessoal e/ou material que deles possam advir, direta ou indiretamente.

5.0.

PROFISSIONAIS

:

A manutenção corretiva e preventiva do edifício SEDE do CREMESP, deverá ser realizada por oficial mecânico residente, devidamente habilitado, capacitado e uniformizado. A contratada deverá apresentar cópia dos currículos e da CTPS, que comprovem a sua capacitação e qualificação profissionais necessárias ao exercício das competências contratadas, atualizando sempre que necessário.

A contratada deverá dispor de um corpo técnico com experiência profissional compatível com as atividades previstas para a execução do contrato.

5.1.

A contratada manterá um posto de serviços destes profissionais de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 21h; e aos sábados das 07 ás 16 h com jornada semanal de 44 (quarenta e quatro) horas de trabalho;

5.2.

Deverá designar 01 (um) engenheiro mecânico com experiência profissional em manutenção de ar-condicionado para responder pelos serviços contratados, devendo apresentar a Certidão de Acervo Técnico da qual conste Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) como responsável técnico por serviço de manutenção de ar-condicionado,

5.3.

A Contratada deverá manter, durante todo o horário de funcionamento do CREMESP SEDE, conforme item 2.0 e 6.0 do presente termo de referência, pessoal qualificado para execução dos serviços objeto do contrato, devendo apresentar ao Fiscal do Contrato, na data de início do contrato, cópia de registro(s)

(30)

na Carteira de Trabalho e Previdência Social – C.T.P.S, de todos seus funcionários que irão exercer atividades nos prédios deste Egrégio .

5.4.

A Contratada, quando da execução dos serviços, deverá observar todas as recomendações concernentes à segurança do trabalho contidas na Norma Regulamentadora NR 18 (ou posterior) a estes profissionais, em especial, quanto à provisão de equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, bem como a fiel observância das normas legais relativas à qualidade do ar de interiores, decorrente do sistema de climatização como um todo, face aos preceitos constantes da Portaria 3.523/98 do Ministério da Saúde e da Resolução re nº 9/2003 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ou normas, portarias ou resoluções que venham a substituí-las.

5.5.

Em caso de necessidade de intervenções preventivas ou corretivas fora do horário acima indicado, inclusive aos sábados e/ou domingos e feriados, por necessidade de parada do sistema por um tempo maior ou por qualquer motivo pertinente, tais procedimentos deverão ser comunicados à Contratante, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, para a devida análise de implicações e autorização;

5.6.

A empresa Contratada deverá manter no CREMESP SEDEas ferramentas,

instrumentos e equipamentos necessários à perfeita manutenção do sistema, com, no mínimo, os itens abaixo.

Ferramentas

Jogo de chaves de fendas Jogo de chaves philips Jogo de chaves boca fixa Jogo de chaves allen

Jogo de chaves de boca ajustável Jogo de c aves para tubo, “gri e”. Alicate universal com cabo isolado Alicate de corte diagonal

Alicate descascador de fios Alicate de pressão

Martelo bola Martelo pena

Martelo de borracha Arco de serra ajustável Saca polia

(31)

Jogo de vazador

Tesoura para confecção de juntas Lanternas

Lâmpadas de teste néon

Lâmpadas de teste estroboscópica. Chave para ajuste de pressostato Chave para ajuste de fusíveis diazed Sacador de fusíveis nh

Ferro de solda Corta tubos Flangeador

Amassador de tubos Pente para aletas Furadeira profissional Jogo de brocas Instrumentos Alicate amperímetro Vacuômetro eletrônico Paquímetro

Termômetro digital a laser Multímetros eletrônicos

Detector de manômetros com manifold

Trena metálica Balança

Equipamentos

Bombas de alto vácuo, no mínimo Equipamentos de solda portátil Máquina slic para limpeza de sistema com gás R- 22

Bombas de lava jato

Conjunto de cilindros de nitrogênio Unidade condensadora para recolhimento de gás refrigerante

Carrinho de carga

uniformes e EPI`s completos

Observações:

1

- A documentação citada deve ser reapresentada sempre que houver a substituição do(s) profissional(s) alocado(s) ao serviço.

Referências

Documentos relacionados

Foram incluídos no estudo todos os pacientes com prontuários clínicos completos, portadores de diagnóstico médico de cardiopatias congênitas e adquiridas, admitidos

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Dos leitores que se manifestavam favoravelmente, a grande maioria (57%) era constituída por indivíduos alheios à medicina e à psiquiatria, muitos deles envolvidos em

Na segunda parte desta pesquisa, o tema referente à dignidade humana será considerado como indicação fundamental para compreender o nível de vinculação constitucional da

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente

Esse vetor exógeno percorre o texto poético, engendrando estruturas e sua própria desarticulação em prol de uma labilidade ampla: tece e destece a trama do poema na medida em que