• Nenhum resultado encontrado

01. A Constituição Federal brasileira de 1988 NÃO previa, expressa e originariamente, dentre os direitos sociais,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "01. A Constituição Federal brasileira de 1988 NÃO previa, expressa e originariamente, dentre os direitos sociais,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Para ajudar os seus estudos na disciplina de Direito Constitucional, FOLHA DIRIGIDA disponibiliza um teste especial. Logo abaixo você poderá praticar a disciplina, com tudo o que já leu ou assistiu, com algumas questões de conteúdos principais que mais costumam ser cobrados em provas. Ao final do simulado, confira o gabarito comentado pelo professor Fábio Ramos. Exercite-se e bons estudos!

01. A Constituição Federal brasileira de 1988 NÃO previa, expressa e originariamente, dentre os direitos sociais, (A) a educação (B) a alimentação (C) a saúde (D) o trabalho (E) o lazer

02) Dentro da estrutura constitucional Brasileira, o Órgão máximo do Poder Judiciário é o (A) Tribunal Federal de Recursos.

(B) Conselho Nacional de Justiça. (C) Superior Tribunal de Justiça. (D) Tribunal Superior Eleitoral. (E) Supremo Tribunal Federal.

03) Suponha que, num processo judicial, após a constatação do desaparecimento injustificado de bem que estava sob a guarda de depositário judicial, o magistrado decretou a prisão civil do depositário. Considerando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, a prisão civil foi decretada

(A) regularmente, uma vez que a essa pena está sujeito apenas o depositário judicial, e não o contratual.

(B) regularmente, uma vez que a essa pena está sujeito o depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

(C) irregularmente, uma vez que a pena somente pode ser aplicada ao depositário infiel que assuma contratualmente o ônus da guarda do bem.

(D) irregularmente, uma vez que é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade do depósito.

(E) irregularmente, uma vez que é inconstitucional a prisão civil por dívida, qualquer que seja seu fundamento.

(2)

04) Nos termos da Constituição Federal, o filho de pai brasileiro e mãe estrangeira, nascido no exterior, será

(A) estrangeiro, em qualquer hipótese.

(B)brasileiro naturalizado, desde que resida no Brasil por dez anos ininterruptos, sem condenação penal, e requeira a nacionalidade brasileira.

(C)brasileiro nato, se, quando de seu nascimento, o pai estiver a serviço da República Federativa do Brasil.

(D)brasileiro nato, desde que, quando de seu nascimento, a mãe não esteja a serviço de seu país de origem.

(E)brasileiro naturalizado, desde que registrado em repartição brasileira competente ou venha a residir no Brasil e opte, a qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

05) Seria incompatível com as normas constitucionais garantidoras de direitos e garantias fundamentais

(A) O estabelecimento de restrições, por lei, à entrada ou permanência de pessoas com seus bens no território nacional.

(B) A reunião pacífica, sem armas, em local aberto ao público, independentemente de autorização, mediante aviso prévio à autoridade competente.

(C) A suspensão das atividades de associação por decisão judicial não transitada em julgado. (D) A interceptação de comunicações telefônicas, para fins de investigação criminal, por determinação da autoridade policial competente.

(E) A entrada na casa, sem consentimento do morador, em caso de flagrante delito, durante a noite.

06) Considere a seguinte situação hipotética: Raquel, Regina e Henriqueta são irmãs. Regina está sendo acusada pela prática no ano de 2015 de crime de furto qualificado, encontrando-se foragida. A polícia local, suspeitando que as irmãs estão escondendo Regina, decide fazer uma busca minuciosa da acusada. Neste caso, observando-se que Raquel reside em um barco e que Henriqueta reside em um hotel, a busca de Regina

(A) poderá ser feita tanto no barco, como no hotel, durante o dia ou à noite, desde que haja determinação judicial.

(B) poderá ser feita tanto no barco, como no hotel, em qualquer dia e em qualquer horário, uma vez que não são considerados domicílio e, sendo assim, não são invioláveis, fazendo-se

necessária a determinação judicial.

(C) não poderá ser feita no hotel, uma vez que se trata de propriedade privada de terceiros, mas poderá ser feita no barco, desde que durante o dia e por determinação judicial.

(D) poderá ser feita tanto no barco, como no hotel, durante o dia ou à noite, independentemente de determinação judicial.

(3)

judicial.

07) Durval foi alvo de racismo em seu trabalho. Ao consultar a Constituição Federal, descobriu que a prática de racismo constitui crime

(A) inafiançável, apenas, sujeito à pena de detenção, nos termos da lei. (B) inafiançável, apenas, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. (C) imprescritível, apenas, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. (D) inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de detenção, nos termos da lei. (E) inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. 08) O habeas corpus é cabível

(A) para discutir excessivo valor exigido a título de alimentos em decisão que tenha decretado a prisão civil do devedor.

(B) em favor de pessoa jurídica, pois tem como objetivo fazer cessar todo e qualquer constrangimento ilegal.

(C) contra a aplicação de pena de multa em sentença penal condenatória, pois a pena pecuniária pode ser convertida em prisão.

(D) para afastar pena acessória de perda de cargo público imposta em sentença penal condenatória.

(E) em casos de flagrante ilegalidade da prisão civil por dívida de alimentos.

09) A Constituição Federal NÃO admite a perda ou suspensão de direitos políticos no caso de (A) incapacidade civil absoluta.

(B) processo administrativo que cause demissão do serviço público. (C) cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado.

(D) condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.

10) Péricles candidatou-se ao cargo de Governador de determinado Estado e ganhou as eleições em primeiro turno. No dia seguinte à sua diplomação, descobriu-se que foi eleito mediante corrupção. De acordo com a Constituição Federal, o mandato eletivo de Péricles

(a)poderá ser impugnado ante a Justiça Federal, no prazo de 15 dias contados da diplomação, instruída a ação com provas da corrupção.

(b)não poderá ser impugnado, tendo em vista que já houve a diplomação, mas poderá sofrer as sanções criminais cabíveis.

(c)poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral, no prazo de 30 dias contados da diplomação, instruída a ação com provas da corrupção.

(d)poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral, apenas no prazo de 20 dias após a sua posse, instruída a ação com provas da corrupção, pois antes dela não há mandato a ser impugnado. (e)poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral, no prazo de 15 dias contados da diplomação, instruída a ação com provas da corrupção.

(4)

1) Letra B. De acordo, com o art.6 da CF/88 - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Observação: o Art. 6 foi alterado pela EC 90/2015, que introduziu o direito do transporte como novo direito social.

2) Letra: E. O Artigo 92 apresenta o rol dos órgãos do Poder judiciário onde o Supremo é o órgão de cúpula do PJ.

Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal;

I-A o Conselho Nacional de Justiça; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) II - o Superior Tribunal de Justiça;

II-A - o Tribunal Superior do Trabalho; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 92, de 2016) III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;

IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho; V - os Tribunais e Juízes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juízes Militares;

VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

3) Letra D. Hoje, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal - Súmula Vinculante nº25, é ilícita a prisão civil de depositário infiel, qualquer que seja a modalidade de depósito.

4) Letra C.

De acordo, com o art.12, I, alínea B – Art. 12. São brasileiros:

I – natos:

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

Como regra adotamos no Brasil o critério jus soli prevista na CF/88 Art.12, I. A referida questão, traz o critério Jus sanguinis conjugado com o critério funcional, que é estar a serviço da República Federativa do Brasil. Assim, automaticamente, o nascido será brasileiro nato, como diz o art.12, I alínea b - Art. 12. São brasileiros: I - natos: b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;

5) (A)Correta – Art.5, XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;

(5)

(B)Correta. Art. 5, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião

anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

(C)Correta. Art. 5, XIX- As associações só poderão ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por decisão judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trânsito em julgado; (D)Errada. Art. 5, XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal; Logo, a interceptação é por ordem judicial e não por autoridade policial. Se o examinador pede a incorreta, esta é a resposta.

(E)Correta Art. 5 XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

6) Letra E – Conforme art. 5, XI

''a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; ''

Neste caso, como a cabeça da questão fala que o barco é residência de Raquel e o hotel é residência de Henriqueta. De acordo, com o STF, casa é qualquer lugar habitado com

exclusividade e não aberto ao público e será considerado asilo inviolável. É um conceito amplo de casa e não restrito. Por isso, nesta situação vai precisar de uma determinação judicial.

7) Letra E – Art. 5, XLII a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

8) Letra E. O habeas Corpus é um remédio constitucional, judicial, que visa proteger a

liberdade de locomoção, conforme art. 5, LXVIII, onde o texto diz - conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder;

Logo, o referido remédio só tem uma finalidade que é proteger a liberdade de locomoção e a única opção que viola a liberdade de locomoção é a letra E.

A letra B está errada, pois embora fale do constrangimento ilegal, se refere a pessoa jurídica e o Habeas Corpus não poderá ter como paciente a pessoa jurídica, apenas a pessoa física (natural). 9) Letra B. O único dispositivo que não admite perda ou suspensão dos direitos políticos na referida questão é a letra B, conforme o art. 15 da CF/88 – É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta;

III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

(6)

VIII;

V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

10) Letra E. Conforme Art. 14 - § 10. O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

§ 11. A ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor, na forma da lei, se temerária ou de manifesta má-fé.

Referências

Documentos relacionados

A partir de estudos e pesquisas sobre o tema, Patto (1996) ressalva que o fracasso escolar está atrelado a diversos fatores, como corpo docente, elementos socioeconômicos,

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Satanás é preso para que não possa mais “enganar as nações [ta ethne – i.e., gentios] até que os mil anos tenham terminado.” Antes da vinda de Cristo e a dispersão

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

[r]