• Nenhum resultado encontrado

Table of Contents. I Introdução. II Configurando o servidor D-Guard Center. III Configuração de D-Guard Center - Operador. IV Configurando o Sigma

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Table of Contents. I Introdução. II Configurando o servidor D-Guard Center. III Configuração de D-Guard Center - Operador. IV Configurando o Sigma"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

Table of Contents

I Introdução

1

... 1 1 Estrutura sugerida ... 2 2 Hardware necessário

II Configurando o servidor D-Guard Center

3

... 4 1 Cadastrando um servidor ... 5 2 Transmissão ... 6 3 Configurações de integração ... 7 4 Envio de eventos via Contact-ID

... 9 5 Instalando o serviço D-Guard Center

III Configuração de D-Guard Center - Operador

10

... 10 1 Conectando ao servidor

... 11 2 Importando Layouts

... 12 3 Configurando a visualização centralizada das imagens

... 13 4 Matriz Virtual

IV Configurando o Sigma

15

... 15 1 Configurando troca de Layout D-Guard Center

... 16 2 Habilitando a gravação de imagens

... 17 3 Configurando o servidor D-Guard Center

... 19 4 Configuração de zonas

... 20 5 Configurando a receptora TCP/IP

... 21 6 Criando eventos personalizados

V Utilizando os sistemas integrados

22

... 22 1 Tratando eventos de clientes sem imagem monitorada

... 23 2 Tratando eventos de clientes com imagem monitorada

(3)

1

Introdução

Monitore e controle remotamente vários sistemas de CFTV centralizados em um único software. A verdadeira central de monitoramento de imagens. A solução ideal para empresas de monitoramento que desejam monitorar as imagens de seus clientes através de disparos de alarme.

O D-Guard Center é o primeiro software de monitoramento de imagens que possibilita e integração de vários produtos em uma única plataforma, sejam estes produtos câmeras IP, video servers, DVRs Standalone, DVRs PC Based, módulos de automação, entre outros.”

Juntamente com o sistema de monitoramento de alarmes Sigma, da empresa Segware, fornecemos a solução ideal para todas as empresas de monitoramento de alarme e imagem.

O software D-Guard Center possui tecnologia totalmente nacional, sendo desenvolvido em Florianópolis, SC.

1.1

Estrutura sugerida

Nas imagens abaixo, apresentaremos duas propostas de estrutura para uma central de monitoramento utilizando os sistemas D-Guard Center e Sigma integrados para o monitoramento de imagem por eventos de alarme:

· 1 Servidor para o Sigma

· 1 Servidor para o D-Guard Center

· Estações de monitoramento - Computador com dois monitores (um para o Sigma e outro para o D-Guard Center)

(4)

· 1 Servidor para o Sigma

· 1 Servidor para o D-Guard Center

· Estações de monitoramento de alarme - operadores trabalhando com o Sigma

· Estação para monitoramento de imagens - TV, telão ou Video Wall

1.2

Hardware necessário

As especificações de hardware e software auxiliam sua empresa a dimensionar e adequar a estrutura tecnológica para obter os resultados previstos na utilização do D-Guard Center para monitoramento de imagens. O dimensionamento foi realizado com base na quantidade de clientes monitorados (em casos de múltipla utilização dos computadores e servidores, este dimensionamento pode não ser suficiente).

(5)

2

Configurando o servidor D-Guard Center

Nesse tópico, mostraremos as configurações a serem realizadas no servidor D-Guard Center, que deve ser o responsável pelo monitoramento da conexão dos clientes e também pela gravação das imagens, caso configurado para tal.

Por questões de utilização do link de internet, o servidor do D-Guard Center não deve fazer a

visualização de imagens, sendo assim, recomendamos que a janela de imagens permaneça fechada e também que seja feita a instalação do sistema como serviço, como pode ser visualizado aqui.

(6)

2.1

Cadastrando um servidor

Para que possamos nos conectar a um DVR ou câmera IP, precisamos primeiramente fazer o cadastro do mesmo, configurando seu endereço na internet ou rede local e também o modelo para que o sistema comunique-se corretamente com o dispositivo.

A fim de facilitar o processo de cadastramento dos clientes, é importante que todos os dados necessários para o cadastramento já estejam em mãos.

Para abrir a janela de Conexões, basta clicar em "Configurações" no menu inferior do sistema e em seguida clicar em "Conexões".

Código do servidor

O código do servidor pode ser utilizado para fazer o relacionamento dos clientes de imagem com os clientes de alarme.

O código do servidor deve ser igual o código do cliente no Sigma para que o mesmo receba eventos do D-Guard Center na conta que está relacionada ao DVR. O mesmo será utilizado também para facilitar o relacionamento das zonas de alarme com as cameras.

Nome do Servidor

Digite um nome para o servidor ao qual o Center irá se conectar

IP ou Dominio

Digite o IP ou o dominio do servidor ao qual o Center irá se conectar.

Porta

Porta de transmissão configurada no sistema que será acessado

Fabricante

(7)

Modelo

Modelo do DVR ou câmera IP

Usuário

Usuário para acesso as imagens do DVR

Senha

Senha de acesso ao DVR

2.2

Transmissão

Para que as imagens dos clientes cadastrados no servidor D-Guard Center sejam transmitidas para o Sigma e também para o D-Guard Center da estação de monitoramento, é necessário que seja feita a configuração de transmissão do servidor.

Clicando em "Configurações", no menu inferior do sistema, e em seguida em "Transmissão" é mostrada a tela para que seja feita a configuração da transmissão. Os dois pontos que devem ser observados para essa configuração são: Ativar Transmissão, deve estar habilitado para que o sistema possa transmitir as imagens; e Porta, que define qual será a porta de comunicação que será utilizada.

Ativar Transmissão

Habilita ou desabilita o servidor integrado, permitindo que seja feito a transmissão das imagens das câmeras, a visualização dos relatórios e o controle dos dispositivos pela Internet. Caso o servidor integrado esteja desativado, nenhum usuário terá acesso remoto ao sistema.

Título Web Site

(8)

Browser.

Endereço IP

Lista os endereços de IP configurados para o servidor, caso haja mais de um IP configurado na máquina, o mesmo será listado também.

Para esse tipo de aplicação, deve-se sempre utilizar o IP da rede interna.

Porta

Por padrão, a porta de transmissão é pré-configurada para a porta 80. Caso a mesma esteja em uso por alguma aplicação, deve-se alterar a porta e em seguida ativar a transmissão.

Para maiores detalhes, consulte o administrador da rede.

Atualizar IP dinâmico

Esta opção é utilizada somente em casos onde será feito um acesso externo, via internet, ao servidor

Esta opção deve ser ativada para os sistemas que possuem cadastro de redirecionamento de IP junto ao site da Seventh e que possuam acesso à Internet através do processo de IPs dinâmicos. A cada período configurado o sistema se comunica com o site atualizando o redirecionamento com o atual IP.

Para fazer o cadastro de IP dinâmico acesse: http://www.seventh.com.br/index.php? pg=dgcenter_servicos

Requer Autenticação

Habilita o controle de senhas para uso do sistema, garantindo assim uma maior segurança e restringindo o acesso às informações para pessoas não autorizadas.

IPs autorizados

Sistema importante de controle de acesso por IP.

Possibilita alta segurança ao sistema por possibilitar o acesso de determinados endereços IP de se conectarem ao servidor.

Para bloquear algum IP basta cadastrar o IP no campo de IPs autorizados e deixar o IP que deve ser bloqueado desmarcado.

Testar acesso Internet

Testa a conexão do D-Guard com a internet para verificar se o sistema está pronto para ser acessado pela internet.

Caso haja algum problema na conexão, consulte o administrador da rede.

2.3

Configurações de integração

Visando atender o maior número de possibilidades para a integração entre o D-Guard Center e o Sigma, existem algumas opções que podem ser selecionadas de acordo com o padrão de utilização de cada empresa.

Para facilitar o cadastro de câmeras no Sigma, é recomendado que seja habilitada a opção

"Integração: Usar código do servidor + código da câmera". Para habilitar essa opção acesse o menu "Configurações" e "Sistema".

Essa opção garante que o número das câmeras não será alterado e fará com que o número da câmera seja composto por: código do servidor + o número da câmera.

(9)

O código do servidor é utilizado para facilitar o cadastramento das câmeras no Sigma. O código pode ser gerado automaticamente no D-Guard Center e, não é necessariamente igual ao código do cliente no Sigma.

Outra opção que pode ser habilitada para o servidor é a de "Gravar todas as câmeras do servidor", dessa forma, sempre que receber um comando para iniciar a gravação de uma câmera o D-Guard Center irá gravar todas as câmeras do servidor em questão. Se essa opção estiver desmarcada o D-Guard Center irá gravar somente a câmera que estava relacionada a uma zona de disparo de alarme.

A opção de gravar todas as câmeras do servidor irá aumentar o tráfego de imagens recebidas e também exigirá mais espaço para a gravação das imagens.

2.4

Envio de eventos via Contact-ID

Através do D-Guard Center é possível enviar eventos para o Sigma utilizando o protocolo Contact-ID. Com isso é possivel fazer o monitoramento do funcionamento dos DVRs, sem a necessidade de visualização das imagens e com o mínimo possível de consumo de banda.

Para fazer o envio de eventos, o D-Guard Center simula o funcionamento de uma receptora SurGard System III. Para ativar esta função basta selecionar o protocolo "Surgard System III" e configurar a porta para a conexão do Sigma em "Configurações - Contact-ID".

(10)

Após fazer a configuração de envio de eventos por Contact-ID é necessário configurar quais serão os eventos enviados para o Sigma. Os comando que podem ser enviados via Contact-ID para o Sigma são:

· Conexão

· Desconexão

· Perda de Sinal de Câmera

Para habilitar o envio do evento, basta selecionar a opção de Contact-Id dentro do mesmo e configurar o código do evento que será enviado. Os códigos padrão que o D-Guard Center utiliza são:

(11)

· Desconexão - 1902

· Perda de Sinal de Câmera - 1901

Para que o Sigma receba corretamente os eventos de cada cliente, é necessário que o código do servidor nas configurações de conexão do D-Guard Center seja igual ao código do cliente cadastrado no sigma

Além do Contact-ID, podem ser enviados E-mail, SMS ou reproduzir um som que pode ser configurado de acordo com o evento.

2.5

Instalando o serviço D-Guard Center

Para obter um melhor desempenho em seu servidor com o D-Guard Center, recomendamos que seja feita a instalação do sistema como um serviço do Windows. A instalação como serviço garante uma maior estabilidade do sistema também.

Para fazer a instalação do serviço do D-Guard Center acesse o menu "Iniciar - Programas - Seventh" e abra o "Gerenciador de serviços" e clique em "Instalar". É necessário fechar o aplicativo D-Guard Center para fazer a instalação e inicialização do sistema como um serviço.

Depois de instalado e registrado como um serviço do Windows, será habilitada a função para iniciar o D-Guard Como serviço, para isto, clique em "Iniciar".

(12)

Para alterar uma configuração do sistema, clique em "Parar" e sem seguida em "Configurar" para que seja aberta a interface do sistema para a configuração. Após realizar as configurações desejadas, feche o aplicativo D-Guard Center e clique em "Iniciar", para que o serviço seja iniciado novamente.

3

Configuração de D-Guard Center - Operador

Nesse tópico, veremos as configurações a serem feitas na estação de monitoramento, onde o operador irá utilizar os sistemas, Sigma e D-Guard Center, para o monitoramento de imagens e alarme.

Por questões de utilização do link de internet, as estações de monitoramento devem visualizar as imagens no segundo monitor com o D-Guard Center somente durante os eventos de alarme.

3.1

Conectando ao servidor

Para conectar-se ao servidor do D-Guard Center voce irá seguir os mesmo passos do tópico Cadastrando um Servidor.

(13)

A diferença, é que no lugar de cadastrar um DVR de um cliente, será feito o cadastro do servidor D-Guard Center utilizando os mesmos dados cadastrados no controle de CFTV do Sigma (Configurando o Servidor D-Guard Center).

3.2

Importando Layouts

No D-Guard Center, Layouts são grupos de câmeras que podem ser criados pelos usuários. Para facilitar a visualização e identificação das câmeras, recomendamos que seja criado um Layout para cada cliente, apenas com as câmeras correspondentes ao mesmo.

Ao cadastrar um cliente no servidor D-Guard Center, automaticamente é criado um layout de visualização com as câmeras do mesmo, sendo assim, é possível importar os layouts criados no servidor para a estação de monitoramento.

Para fazer a importação dos layouts, basta clicar com o botão direito do mouse em cima do servidor e selecionar a opção "Importar layouts". Dessa forma todos os layouts do servidor serão transferidos para estação de monitoramento também.

(14)

Para que a troca de layouts seja feita pelo Sigma é necessário que a transmissão esteja habilitada no D-Guard Center instalado na máquina do operador ou na estação de visualização

3.3

Configurando a visualização centralizada das imagens

Por padrão, o D-Guard Center não exibe imagens quando um evento de alarme de clientes que não possuem imagens monitoradas. O sistema se comporta dessa maneira para que não haja tráfego de imagens enquanto o operador estiver tratando outros eventos.

Em alguns casos, principalmente para clientes que fazem a visualização centralizada das imagens (TV, telão, Video Wall) e não um segundo monitor em cada estação, essa opção evita que as imagens do D-Guard Center sejam trocadas constantemente, trocando a visualização somente quando um dos operadores clicar em um evento de um cliente que possua imagem monitorada. Para que o sistema ignore a troca de layouts quando o operador clicar em um evento de um cliente que não possui imagem monitorada, deve-se selecionar a opção "Ignorar troca para layout vazio" em "Configurações - Sistema".

(15)

Essa opção poderá ocasionar um maior consumo do link de internet, porque o sistema estará sempre exibindo as imagens.

3.4

Matriz Virtual

Através do recurso de matriz virtual, é possível compartilhar a visualização das imagens com outro operador ou até mesmo enviar as imagens que estão sendo monitoradas para um telão ou TV.

Para trabalhar com a matriz virtual, é necessário ter a seguinte estrutura:

· Servidor - Centralizando todas as câmeras e layouts de visualização

· Estações - Conectadas ao servidor e com todos os layouts sincronizados com o servidor

Para poder controlar um segundo computador e/ou para que permita que a sua tela seja controlada por outro operador a função de matriz virtual deve estar habilitada. Para facilitar o controle de outras estações, pode-se definir um nome para cada monitor da estação de monitoramento.

(16)

A Matriz Virtual deve ser configurada nos computadores que irão permitir o controle de sua tela pelos operadores.

Para utilizar a função de Matriz Virtual e enviar as imagens para um outro computador ou operador, basta clicar com o botão direito do mouse em cima da(s) imagem(ns) e selecionar a opção "Enviar para".

(17)

Ao selecionar a opção "Enviar para", será exibida uma lista com os demais computadores que podem ter sua tela controlada através da matriz virtual. Clicando no monitor desejado, a(s) imagem(ns) são enviadas para o segundo computador da mesma maneira que estão sendo visualizadas (com o mesmo modo de visualização) em seu monitor.

4

Configurando o Sigma

Nesse tópico, veremos as configurações necessárias a serem feitas no Sigma para a integração com as imagens do D-Guard Center.

4.1

Configurando troca de Layout D-Guard Center

Além de exibir a imagem relacionada ao disparo de alarme na tela do Sigma, é possível também fazer a troca automática do layout de câmeras no D-Guard Center, fazendo assim com que as demais câmeras sejam exibidas em um segundo monitor, por exemplo.

Para configurar a troca de layout automática pelo Sigma vá em "Configurações - Sistema - Outros - D-Guard Center".

(18)

É recomendado que essa configuração seja feita para o D-Guard Center instalado na máquina local, que possui o Sigma e o D-Guard Center instalados, sendo assim os layouts serão alterados somente no computador do operador que está tratando o evento no Sigma. Lembrando que o IP da máquina local deve ser configurado como "localhost", caso a troca dos layouts seja feita na mesma máquina do Sigma em um segundo

monitor.

4.2

Habilitando a gravação de imagens

A integração entre os sistemas D-Guard Center e Sigma permite que sejam gravadas imagens a partir da recepção de um evento de alarme.

Para habilitar a gravação das imagens vá em "Configurações - Sistema - Outros - Gravação de Imagens" e selecione a opção "Habilitar gravação de imagens".

(19)

Além de habilitar a gravação das imagens, voce pode selecionar como deseja visualizar as imagens na tela do Sigma, podendo ser:

· Ao Vivo - Exibe as imagens do servidor em tempo real;

· Gravadas a partir da data de recepção - Exibe as imagens gravadas no D-Guard Center a partir

da data e hora do recebimento do evento no Sigma;

Todas as gravações são realizadas e gerenciadas pelo servidor D-Guard Center. É importante que os relógios dos dois servidores estejam sincronizados corretamente para que as imagens gravadas sejam exibidas corretamente.

4.3

Configurando o servidor D-Guard Center

Para os clientes que possuem imagem monitorada com o D-Guard Center, é necessário ativar o controle de CFTV por conta no Sigma.

(20)

Controlar CFTV

Habilitar o controle de CFTV para esse cliente. Essa opção deve estar habilitada para que seja exibida a imagem da zona de disparo no Sigma e ativar a gravação das imagens no D-Guard Center.

Tipo CFTV

Para a integração com o D-Guard Center, deve-se selecionar o tipo de servidor como D-Guard.

Endereço do Servidor

Deve-se cadastrar o endereço de IP do Servidor D-Guard.

Porta

Porta de comunicação do servidor D-Guard Center.

Autenticar usuário

Usuário e senha cadastrados no D-Guard Center.

O usuário padrão do D-Guard Center é "admin" e a senha "seventh".

Eventos para gravação

Define quais eventos irão iniciar a gravação de imagem no D-Guard Center.

Lembrando que a imagem que será gravada é a imagem relacionada a zona de disparo do alarme

Habilitar D-Guard Center

Habilita a troca de Layout no D-Guard Center.

Para fazer a troca de Layout das câmeras do D-Guard Center, basta selecionar o layout correspondente ao cliente.

(21)

É recomendado que essa configuração seja feita para a troca de layout em um segundo monitor, na própria maquina do operador.

4.4

Configuração de zonas

Depois de realizado o cadastro do servidor nas configurações de CFTV do cliente é necessário fazer o relacionamento entre as zonas de alarme com as câmeras do cliente, sendo que cada zona de alarme pode ter uma câmera relacionada a ela.

Para fazer esse relacionamento, basta clicar na aba Zonas da configuração do cliente. Esse relacionamento é feito através do número das câmeras no servidor D-Guard Center.

Para facilitar esse cadastramento, são utilizados dois códigos, sendo eles: código do servidor + número da câmera. É recomendado que seja cadastrado no D-Guard Center o código do servidor igual ao código do cliente no Sigma.

Para conferir o número correto de cada câmera você pode também utilizar o botão "Câmeras D-Guard" que exibirá uma janela do navegador com a lista completa de servidores e câmeras

disponíveis no servidor D-Guard Center. Nessa lista pode-se filtrar por cliente/servidor para facilitar a visualização. Vejamos no exemplo abaixo:

(22)

Na imagem abaixo temos as câmeras do servidor "seventh" listadas, sendo que as câmeras desse servidor ficam entre os números 123401 e 123402.

Neste caso, temos o número 123401 que corresponde a: 1234 = código do servidor + 01 = número da câmera no servidor.

4.5

Configurando a receptora TCP/IP

Para que o Sigma receba os eventos gerados pelo D-Guard Center é necessário criar uma receptora do tipo "SurGard System III". Para criar essa receptora,abra o "Sigma Processador", clique na aba "Recepção via Porta TCP/IP" e clique em "Inserir".

No exemplo mostrado acima a receptora foi criada com o apelido "D-Guard Center". A porta de comunicação deve ser a que foi cadastrada em Contact-Id no D-Guard Center e o IP, o endereço de IP do servidor D-Guard Center.

(23)

Depois de realizado o cadastramento, será exibido o status da conexão com "receptora" criada em "St Conexão", abaixo na lista de eventos serão exibidas as informações de conexão e também os

eventos recebidos através dessa "receptora".

4.6

Criando eventos personalizados

Depois de criada a conexão com o D-Guard Center para a recepção dos eventos, é necessário criar esses eventos no Sigma.

Para criar novos eventos no Sigma, abra o "Sigma Desktop" e vá em "Configurações Protocolo -Contact Id". Clique em "Novo" para adicionar um novo evento e preencha os campos: Evento, Descrição do Evento e CUC. Para finalizar, clique em "Salvar".

(24)

Os códigos de eventos enviados pelo D-Guard Center por padrão são:

· 3902 - RESTAURAÇÃO DE CONEXÃO · 1902 - PERDA DE CONEXÃO

· 1901 - CAMERA SEM SINAL

Esses eventos podem ser alterados nas configurações de eventos do servidor do D-Guard Center

5

Utilizando os sistemas integrados

Depois de realizadas todas as configurações necessárias, vejamos como operar o sistema.

Os exemplos que serão dados a seguir seguem a estrutura proposta no inicio deste documento, utilizando um computador com o D-Guard Center e o Sigma e utilizando dois monitores rodando .

5.1

Tratando eventos de clientes sem imagem monitorada

Ao tratar um evento de um cliente que não possui imagens monitoradas os sistemas irão comportar-se da comportar-seguinte maneira:

· Sigma - Exibe as informações do cliente que está com o evento na tela.

(25)

Durante o tratamento de eventos de clientes que não possuem imagens monitoradas não serão exibidas imagens no D-Guard Center para redução do consumo do link de internet.

5.2

Tratando eventos de clientes com imagem monitorada

Ao tratar um evento de um cliente que possui imagens monitoradas os sistemas irão comportar-se da seguinte maneira:

· Sigma - Exibirá as informações do cliente e também a imagem que foi relacionada com a zona de disparo do alarme. Essa imagem pode ser ao vivo ou do momento de recepção do evento, como configurado em Habilitando a Gravação de Imagens.

· D-Guard Center - Exibirá as câmeras do Layout configurado no Sigma, dessa forma o operador pode visualizar as demais imagens do cliente. O Layout que será exibido será o Layout configurado em Configurando o Servidor D-Guard Center.

Ao fechar o evento no Sigma, a gravação de imagens será finalizada e a tela do D-Guard Center local ficará em branco, assim reduzindo o consumo do link de internet.

(26)

Referências

Documentos relacionados

Tabela 95 – VPL e TIR para cada combinação de Cenário, Premissa e Alternativa para o preço de R$150,00/ton e diferentes níveis de atendimento dos indicadores de desempenho.. 101

EMENTA: AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ARTIGOS DA LEIS TOCANTINENSES NS. REAJUSTE DE SUBSÍDIOS DE SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS. IRREDUTIBILIDADE DE

A proposta neste trabalho foi avaliar, através do método do disco retificado, a taxa de desgaste abrasivo sofrida por espécimes de uma única resina composta (Filtek Z250), de

Nesse sentido, as estratégias epistemológicas do estudo priorizam as abordagens que questionam as assimetrias de poder entre masculino e feminino e os saberes produzidos por

 NÃO utilize o produto durante uma tempestade eléctrica (existe a possibilidade remota de ocorrer um choque eléctrico) ou para comunicar uma fuga de gás (apenas MFC) perto do

& não diucrfa cm cada qual como he a peíToa. Opera- çociis particulares conuem quando muito aosMiniftros fó por ordem a fi, porque fó por ordem a fi faõ as opera-.

Esta lista inclui termos técnicos e termos de Tecnologia de Informação, de uso freqüentes e que usam Kanjis da primeira série educacional. Parte dos termos aqui listados será

Possibilitando assim o desenvolvimento de ações educativas, quebrando um preconceito quanto à sexualidade dos idosos e os informar quando à incidência das DSTs