• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPÍTULO I DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

EDITAL DE ABERTURA DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR DA UFRGS, NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSA ESPECIAL PARA DOUTORADO EM PESQUISA MÉDICA PBE-DPM II Nº 62/2014 - CAPES (2a. Chamada)

MAIO DE 2016

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGBM/UFRGS), de acordo com o regimento interno e por deliberação da Comissão de Pós-Graduação, comunica a abertura do processo seletivo para ingresso no Doutorado, no ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSA ESPECIAL PARA DOUTORADO EM PESQUISA MÉDICA PBE-DPM II Nº 62/2014 - CAPES (2a. Chamada), a partir de junho de 2016, que será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção designada pela Comissão de Pós-Graduação do PPGBM/UFRGS.

CAPÍTULO I

DA SELEÇÃO E DOS CANDIDATOS

Art. 1º - O ingresso, em nível de Doutorado, no âmbito do Programa de Bolsa Especial para Doutorado em Pesquisa Médica PBE-DPM II Nº 62/2014 - CAPES (2a. Chamada), far-se-á mediante processo de seleção de prova e títulos, no qual poderão inscrever-se alunos regularmente matriculados no 3º, 4º, 5º ou 6º ano do curso de graduação em Medicina que possuam desempenho acadêmico diferenciado.

CAPÍTULO II DA INSCRIÇÃO

Art. 2º - As inscrições de que trata o presente Edital serão realizadas no período de 16 (dezesseis) a 19 (dezenove) de maio de 2016, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, localizada na Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43312, térreo, nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Parágrafo 1º - Documentos exigidos para a inscrição: • ficha de inscrição (Anexo I);

• carta de recomendação de dois professores com os quais o candidato tenha trabalhado na graduação;

• aceite prévio de um orientador;

• cópia do histórico escolar (curso de medicina); • cópia da carteira de identidade e do CPF;

• Curriculum vitae, que deverá ser elaborado conforme o CV Lattes, considerando os itens presentes no Anexo II, em apenas uma via, devidamente documentado (cópia dos documentos comprobatórios);

• uma fotografia 3x4 recente.

Parágrafo 2º - Fica vedada a inscrição condicional, para juntada posterior dos documentos mencionados anteriormente. A inscrição definitiva ficará vinculada à homologação pela Comissão de Seleção.

(2)

2

Art. 3º - O material dos candidatos não habilitados deverá ser retirado na Secretaria Administrativa do PPGBM até, no máximo, 30 dias após a divulgação dos resultados finais. Após essa data, a Secretaria não se responsabilizará pela guarda dos documentos.

Art. 4º - No ato da inscrição, cada candidato terá acesso aos objetivos e à bibliografia referentes ao projeto indicado no Capítulo III (art. 5º) a seguir.

CAPÍTULO III DAS VAGAS

Art. 5º - O número de vagas é 01 (uma), para o desenvolvimento do seguinte projeto de pesquisa:

Comprometimento cerebral em pacientes com Doença de Gaucher

CAPÍTULO IV DA SELEÇÃO

Art. 6º - O Processo de Seleção será realizado por uma Comissão de Seleção constituída por orientadores do Programa e designada pela Comissão de Pós-Graduação.

Art. 7º - O Processo de Seleção constará de duas etapas, a saber: Parágrafo 1º - 1ª Etapa (Prova Oral)

• Uma prova oral sobre o projeto indicado no art. 5º, a ser realizada no dia 23 (vinte e três) de maio de 2016, com início às 13h30min, nas dependências do Departamento de Genética da UFRGS (Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43312, Porto Alegre-RS).

• Apenas os candidatos que atingirem o desempenho mínimo estabelecido pela Comissão de Seleção (70 pontos) estarão habilitados para a 2ª Etapa do Processo Seletivo. Pontuação máxima para a prova oral: 100 pontos.

• Os resultados desta etapa serão divulgados até o dia 24 (vinte e quatro) de maio de 2016.

• Poderão ser interpostos recursos, por meio de abertura de processo administrativo nos órgãos competentes da UFRGS, até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação dos resultados desta etapa.

Parágrafo 2º - 2ª Etapa: Análise do curriculum vitae, a ser realizada no dia 25 de maio de 2016.

• O curriculum vitae será avaliado de 7 (sete) a 10 (dez), de forma comparativa, com base nos itens presentes no Anexo II.

• Os resultados desta etapa serão divulgados até o dia 27 (vinte e sete) de maio de 2016. • Poderão ser interpostos recursos, por meio de abertura de processo administrativo nos órgãos competentes da UFRGS, até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação dos resultados desta etapa.

CAPÍTULO V

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DA CLASSIFICAÇÃO

Art. 8º - A média final será calculada pela média ponderada das notas, até a segunda casa decimal, sem arredondamento, atribuindo-se peso 7 para a 1ª etapa (Prova Oral) e peso 3 para a avaliação referente à 2ª etapa (Curriculum Vitae).

(3)

Parágrafo 1º - Ocorrendo empate, dar-se-á preferência, para fins de classificação, ao candidato que obtiver a nota final mais alta na Prova Oral.

Art. 10° - Após o exame da documentação encaminhada pela Comissão de Seleção, a Comissão de Pós-Graduação homologará os resultados.

Parágrafo 1º - Os resultados parciais e o resultado final somente estarão disponíveis no sítio (http:/www.ufrgs.br/ppgbm) e no mural do PPGBM/UFRGS. Não serão fornecidos resultados por telefone ou e-mail.

Parágrafo 2º - Os resultados finais serão divulgados até 30 ((trinta) de maio de 2016. Parágrafo 3º - Poderão ser interpostos recursos, por meio de abertura de processo administrativo nos órgãos competentes da UFRGS, até o dia 31 (trinta e um) de maio de 2016.

Parágrafo 4º - Fica estabelecido o dia 2 (dois) de junho de 2016 para divulgação dos resultados finais após o julgamento dos recursos interpostos.

Art. 11 - Este Processo Seletivo terá validade de 03 (três) meses, a contar da data de divulgação da relação dos candidatos habilitados nas duas etapas constantes no presente Edital.

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 12 - O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, no uso de suas atribuições, adotará todas as providências à fiel execução destas normas.

Art. 13 – Este Edital será divulgado no sítio do PPGBM/UFRGS (http://www.ufrgs.br/ppgbm).

Art. 14 – Os casos omissos ou situações não previstas neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

(4)

4

Porto Alegre, 16 de junho de 2015 DOUTORADO - PROCESSO DE SELEÇÃO – MAIO DE 2016

PROGRAMA DE BOLSA ESPECIAL PARA DOUTORADO EM PESQUISA MÉDICA PBE-DPM II Nº 62/2014- CAPES (2a. Chamada)

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO 1) DADOS PESSOAIS: Nome do Candidato:...Sexo: ( )M ( )F Filiação:Pai:... Mãe:... Nacionalidade:...Naturalidade: (cidade/UF)... Data de Nascimento:.../.../... Estado Civil:...CPF:... Identidade:...Data de emissão:...Órgão Emissor:... Título de eleitor:... Cert. de Reservista:... Endereço Permanente:... Cidade:...Estado:...País:...CEP:... Telefone fixo:. (...) ...Telefone celular. (....)... Endereço Temporário:...:... Cidade:...Estado:...País:...CEP:... Telefone fixo:. (...) ...Telefone celular. (....)... E-mail:...

Projeto:

Comprometimento cerebral em pacientes com Doença de Gaucher

DOCUMENTOS ENTREGUES: ( ) ficha de inscrição;

( ) Curriculum Vitae, em uma via, DOCUMENTADO; ( ) histórico escolar da graduação (curso de Medicina); ( ) aceite prévio de um orientador;

( ) cartas de recomendação de dois professores;

( ) uma fotografia 3 x 4 recente;

( ) cópia da carteira de identidade e do cartão de CPF.

Porto Alegre,.../.../... ________________

________________ _______________________________

Candidato P/ Programa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR

(5)

ANEXO II

INFORMAÇÕES QUE DEVERÃO CONSTAR NO CV LATTES

ITENS QUE SERÃO AVALIADOS NO CV LATTES E PESO NA AVALIAÇÃO

Identificação:

CPF, número da carteira de identidade, (órgão expedidor e data de expedição), endereço completo, telefone para contato, e-mail, etc.

TABELA DE ANÁLISE E PONTUAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

1 PUBLICAÇÕES

1.1 Artigo científico publicado em revista indexada (FI 2014 ≥ 2.15), livro ou patente

concedida como autor principal (primeiro autor ou autor para correspondência) 20,0 1.2 Capítulo de livro ou artigo científico publicado em revista indexada (FI 2014 ≤ 2.14) como autor principal (primeiro autor ou autor para correspondência) 10,0 1.3 Artigo científico publicado em revista indexada (FI 2014 ≥ 2.15), livro ou patente concedida como coautor 10,0 1.4 Capítulo de livro ou artigo científico publicado em revista indexada (FI 2014 ≤ 2.14)

como coautor 5,0

1.5 Resumos em anais de congresso como autor principal 1,0 Até um limite de 10 pontos

1.6 Resumos em anais de congresso como coautor 0,5 Até um limite de 10 pontos

1.7 Artigo publicado em revista científica não indexada e/ou de divulgação

como autor principal ou coautor 1,5

1.8 Publicações técnicas, patentes depositadas e afins na área de conhecimento (autor

principal ou coautor) 5,0

2 PREMIAÇÕES

(6)

6

CALENDÁRIO INSCRIÇÕES:

De 16 a 19 de maio de 2016 PROCESSO DE SELEÇÃO

Primeira Etapa - Prova Oral: 23 de maio de 2016, a partir das 13h30min Prazo para divulgação dos resultados: até 24 de maio de 2016

Prazo para recursos: até 24 horas após a divulgação dos resultados Segunda Etapa - Análise do Curriculum Vitae: 25 de maio de 2016 Prazo para divulgação dos resultados: até 27 de maio de 2016

Prazo para recursos: até 24 horas após a divulgação dos resultados RESULTADOS FINAIS: serão divulgados até 31 de maio de 2016 Prazo para recursos: até 24 horas após a divulgação dos resultados

Prazo para divulgação dos resultados finais após o julgamento de recursos: 2 de junho de 2016

INGRESSO DO CANDIDATO APROVADO: a partir de junho de 2016

VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO: 3 (três) meses, a contar da data de divulgação dos resultados.

Referências

Documentos relacionados

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

base quadrada. Ao seu redor, cada um produz um campo magnético cujas linhas se assemelham ao desenho esquematizado. Suficientemente distantes um do outro, os ímãs são cortados

A intensidade durante os 5 km de ciclismo realizado na condição com maior nível de fadiga prévia (83%POmáx) foi menor quando comparado às condições controle e com

O método de Doorenbons e Kassam foi o que apresentou melho ajuste às condições de campo; o de Sinclair proporcionou estimativas do rendimento potencial da

Apresentar os indicadores de segurança que direcionam a implantação e estruturação do sistema de Gestão Segurança e Saúde no Trabalho (GSST) para a construção

Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da aula prática laboratorial para a formação de alunos do curso técnico em análises clínicas de uma

 Ao  final  do  curso  o  aluno  deverá  ser  capaz  de  modelar  e   descrever  fenômenos  aleatórios,  usando  técnicas  probabilísticas  e  descritivas;;

O hóspede deverá apresentar-se no aeroporto 2 (duas) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo nacional e 3 (três) horas antes do horário previsto para o embarque em vôo