• Nenhum resultado encontrado

Temporada de Pesca de Cais 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Temporada de Pesca de Cais 2015"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Temporada de

Pesca de Cais

2015

Calendário:

Torneio

Anual

:

1a Etapa: 17/05/15 (ICRJ)

2a Etapa: 13/06/15 (Cabo Frio)

3a Etapa: 05/07/15 (ICRJ)

4a Etapa: 23/08/15 (ICRJ)

5a Etapa: 13/09/15 (Ilha de Palmas)

Torneio

Interclubes

: 02/08/15 (ICRJ)

Torneio

Ele

&

Ela

: 27/09/15 (ICRJ)

T orneio

T radição

: 18/10/15 (ICRJ)

(2)

ÉTICA

DO

PESCADOR

ESPORTIVO

1. Só mate o peixe que vai comer.

2. Não polua – Use sempre a lata de lixo: O MAR NÃO É LIXEIRA!

3. Aprimore seus conhecimentos de pescador.

4. Siga as regras da pesca esportiva.

5. Respeite o direito dos outros pescadores.

6. Ensine aos outros pescadores seus conhecimentos e técnicas da Pesca Esportiva.

7. Apóie sempre todos os esforços para conservação dos peixes e limpeza do mar.

(3)

É BOM LEMBRAR:

NÃO JOGUE O LIXO NO MAR.

(4)

Este Regulamento abrange o Torneio Anual de Pesca de Cais, o Torneio Interclubes, o Torneio Ele & Ela e o Torneio Tradição.

INSCRIÇÕES

Devem ser feitas obrigatoriamente no Departamento de Pesca, ou pelo site www.pescaicrj.com, ou diretamente através do e-mail pesca@icrj.com.br.

Poderão participar destes torneios os associados do ICRJ e seus convidados. Todos os participantes convidados deverão ser apresentados por um sócio proprietário, que assinará a ficha de convidado. Essas inscrições deverão ser feitas até às 17hs da sexta-feira anterior ao evento, visto que os convidados só poderão entrar no Clube se os nomes constarem na lista que será enviada a Diretoria de Sede pelo Departamento de Pesca.

TORNEIO ANUAL - CATEGORIAS

Para efeito de classificação nas categorias, será considerada a idade completa até a data da realização da primeira etapa do Torneio Anual de Pesca de Cais, permanecendo o pescador nesta categoria até o final do torneio.

INFANT IL, INFANTO JUVENIL E JUVENIL INFANTIL – Até 08 anos de idade

INFANTO-JUVENIL - 9 até 13 anos de idade JUVENIL – De 14 até 18 anos de idade

(5)

MARMANJOS

FEMININO – De 19 até 50 anos de idade. MASCULINO – De 19 até 50 anos de idade.

SÊNIOR – De 51 anos em diante. (Obs.: Para que esta categoria seja

formada é necessário que pelo menos 5 pescadores se inscrevam. Caso contrário, os pescadores acima de 50 anos participarão das categorias FEMININO ou MASCULINO).

MASTER – Sua formação será baseada no resultado do torneio

anual do ano anterior, onde o campeão da categoria FEMININO, MASCULINO E SÊNIOR, juntamente com os 3 primeiros colocados da categoria MASTER formarão esta categoria. A partir daí haverá sempre uma renovação de participantes a cada ano, na qual voltarão as suas categorias de origem os 3 últimos colocados e subirá apenas o primeiro colocado de cada categoria.

Para uma categoria ser formada é necessário que existam pelo menos 3 (três) participantes, e somente o primeiro colocado será premiado. Caso a categoria tenha 4 (quatro) participantes, serão premiados os 2 (dois) primeiros colocados. Se a categoria tiver 5 (cinco) ou mais participantes, serão premiados os 3 (três) primeiros. No caso em que a categoria não seja formada, o pescador fará parte de outra categoria, a critério da Diretoria de Pesca.

EQUIPAMENTOS

É obrigatório o uso de caniço e molinete/carretilha para todas as categorias em todos os torneios.

(6)

Cada pescador, no local de pesca, poderá ter apenas um conjunto reserva que não deve estar montado com os anzóis. Só será permitida uma linha n’água por pescador, com no máximo dois anzóis, sendo vetado o uso de garatéias ou pares de anzóis.

HORÁRIO

Para todas as categorias o início de cada etapa está previsto para as 14hs.

Na categoria Infantil, o encerramento acontecerá às 15hs, e nas demais categorias o término será às 17h.

AJUDA EXTERNA

Na categoria Marmanjos, Infanto-Juvenil e Juvenil, não será permitida nenhum tipo de ajuda externa no ato de pesar o peixe, iscar, pescar, retirar o peixe do anzol, trocar a parada, Inclusive para utilização de puçá, sendo de responsabilidade de cada pescador “embarque” do seu peixe. Cada setor terá um puçá à disposição, fornecido pelo Departamento de Pesca, o que não impedirá que cada pescador traga seu próprio puçá.

Aos pescadores da categoria INFANTIL será permitido todo o tipo de ajuda, visto que esta é uma categoria que visa estimular as crianças que estão iniciando na prática da pesca.

ISCAS

Naturais ou artificiais, obedecidas às restrições sobre os equipamentos.

(7)

PEIXES VÁLIDOS

Todas as espécies são válidas e deverão ser liberadas vivas.

Os peixes que estiverem ferrados ao soar do apito serão considerados válidos, desde que sejam devidamente capturados e liberados.

Não valem moluscos nem crustáceos.

PONTUAÇÃO

1 ponto por peça (baiacu mirim) liberada viva;

3 pontos por peça (não baiacu mirim e não nobre) liberada viva; 5 pontos para os peixes nobres (badejo, cherne, garoupa, linguado e robalo), liberados vivos.

DESEMPATE

Em caso de empate nas etapas vence quem capturar a maior quantidade de peixes. Persistindo o empate, decide pelo peixe mais pesado da etapa.

Os pescadores poderão pesar todos os peixes que quiserem antes de liberá-los.

No resultado final do campeonato, o desempate se fará da seguinte forma: Total de pontos Cosapyl nas 5 (cinco) etapas disputadas, depois pelo maior número de peixes capturados nas 5 (cinco) etapas disputadas, e por ultimo critério de desempate vence quem tiver o peixe mais pesado capturado em qualquer uma das 5 (cinco) etapas.

(8)

LIBERTAÇÃO / PESAGEM

Em cada área haverá um fiscal.

Os pescadores são obrigados a se identificar junto ao fiscal das áreas em que estiverem pescando. É também obrigatório apresentar ao fiscal o peixe capturado antes da sua liberação. Os peixes embuchados deverão ter a parada cortada para que sejam libertados ainda com vida.

Obs: Os fiscais não poderão alterar as súmulas, em hipótese

nenhuma. Qualquer reclamação deverá ser encaminhada a Comissão de Protestos como consta no item PROTESTO.

RODÍZIO

Com exceção da Categoria Infantil, durante a realização das etapas, acontecerão rodízios de áreas. Os pescadores serão distribuídos por sorteio, efetuado pela direção da prova. Ao final da competição, cada pescador terá pescado em todas as áreas designadas. Serão concedidos 5 minutos de intervalo entre cada mudança de área. O início e fim dos rodízios bem como o inicio e o final de cada etapa será anunciado pelo apito do juiz. O rodízio será feito em sentido horário.

Não é permitido que o pescador arremesse no setor do lado, ou seja, se o pescador estiver no limite do seu setor ele só poderá arremessar perpendicularmente. Caso algum pescador arremesse em outro setor que não o seu de origem, mesmo por engano, desobedecendo este item, e fisgue um peixe, este peixe será invalidado.

(9)

RESULTADOS

Pontuação COSAPYL com descarte do pior resultado, valendo as 4 melhores etapas.

ADIAMENTO DA ETAPA

O adiamento da etapa será, via de regra, decidido no dia e na hora do evento.

CANCELAMENTO DA ETAPA

O cancelamento de uma etapa será decidido pela comissão organizadora após o início do evento, valendo os pontos computados até o momento da decisão.

PREMIAÇÃO Após as Etapas:

INFANTO-JUVENIL:

Todos os pescadores da categoria INFANTIL receberão medalhas. Nas categorias JUVENIL e INFANTO-JUVENIL serão entregues medalhas aos três primeiros colocados. Somente essas categorias receberão prêmios nas etapas.

(10)

Premiação Final: MARMANJOS:

Prêmio para os pescadores colocados até o 3° lugar nas categorias MASCULINO, FEMININO e SÊNIOR.

Prêmio para o pescador campeão da categoria MASTER.

Prêmio ao pescador que pesar e liberar vivo o peixe mais pesado do Torneio.

INFANTIL, INFANTO-JUVENIL e JUVENIL:

Prêmio para os pescadores colocados até o 3° lugar, nas categorias INFANTO-JUVENIL e JUVENIL;

Prêmio para todos os pescadores da categoria INFANTIL;

Prêmio ao pescador que capturar o peixe mais pesado do Torneio; Prêmios para o pescador que liberar o maior número de peças, entre as categorias INFANTO-JUVENIL e JUVENIL.

TORNEIO INTERCLUBES

O Torneio Anual de Pesca de Cais servirá de seletiva para o torneio Interclubes.

Formaremos, para representar o ICRJ, 2 (duas) equipes masculinas, 1 (uma) equipe feminina e 1 (uma) equipe juvenil, (cada uma com 3 pescadores) de acordo com a colocação geral sem descarte até a 3ª etapa do torneio anual de pesca de cais, pois a realização do torneio interclubes acontecerá no intervalo entre a 3ª e a 4ª etapa do

(11)

torneio anual. A assessoria da pesca de cais poderá convidar para compor uma equipe algum (uns) pescador (es) ou pescadora (s) que não estejam participando do torneio anual, se assim desejar ou caso seja necessário.

Serão convidados alguns clubes co-irmãos para participarem do torneio.

As demais regras serão as mesmas do Torneio Anual de Pesca de Cais.

TORNEIO ELE & ELA

Será disputado em etapa única.

As regras de inscrições, horário, equipamento, ajuda externa, iscas, peixes válidos, pontuação, desempate, libertação, pesagem, rodizio, protestos, adiamento e cancelamento da etapa, serão os mesmos do torneio anual de pesca de cais.

Este torneio é disputado em duplas, onde cada dupla deverá ser formada por um pescador do sexo masculino e uma do sexo feminino, com idade mínima de 9 anos. É terminantemente proibido ao pescador contar com o auxílio de outra pessoa no ato de iscar, pescar, retirar o peixe do anzol ou trocar a parada, motivo pelo qual não é permitida a participação de pescadores integrantes da categoria infantil.

Para efeito de classificação no torneio, serão somados os pontos de cada pescador da dupla.

(12)

O resultado final do torneio ELE & ELA será conhecido pela soma dos pontos dos dois pescadores de cada dupla.

PREMIAÇÃO

Na Festa Anual de Pesca de Cais:

• As duplas colocadas até o 3° lugar.

• Ao pescador que libertar o peixe mais pesado;

• Ao pescador e à pescadora que tiverem pescado o menor

número de peixes quando em comparação ao seu companheiro ou companheira de dupla, tomando-se por base a diferença entre todas as duplas. (prêmios mala sem alça e avental).

TORNEIO TRADIÇÃO

Será disputado em etapa única, com área livre, sem o sistema de rodízio. Os outros itens tais como inscrições, horário, equipamento, ajuda externa, iscas, peixes válidos, libertação, pesagem, rodizio, protestos, adiamento e cancelamento da etapa, serão os mesmos do torneio anual de pesca de cais.

Este torneio tem como objetivo reunir os familiares para formação de equipes, onde cada equipe poderá ter no máximo 6 componentes (parentes, namorados, noivos, etc). Caso alguma família traga mais de 6 componentes, terá que formar uma nova equipe. Ex.ICRJ1 e ICRJ2.

Os pescadores que não tiverem familiares participantes deste torneio poderão, mediante sorteio efetuado pela comissão organizadora, formar uma equipe que também será composta por no máximo 6 componentes.

(13)

PONTUAÇÃO

Cada peixe libertado receberá 2 (dois) pontos.

Cada família que liberar 10 peixes ou mais de uma mesma espécie receberá uma bonificação extra de 20 (vinte) pontos. Ex.: 10 (dez) carapicus = 20 (vinte) pontos extras, 10 (dez) cocorocas = 20 (vinte) pontos extras, e assim por diante.

Peixes Especiais: Os peixes considerados nobres receberão 3 (três) pontos por cada libertação viva (Badejo, Cherne, Garoupa, Linguado e Robalo).

Maior Peça: A maior peça do torneio além dos 2 (dois) pontos que vale qualquer peixe libertado vivo, receberá uma bonificação extra de 20 (vinte) pontos.

Caso ocorra empate entre duas ou mais famílias, os critérios de desempate serão os seguintes:

* Maior soma do peso dos 3 peixes mais pesados de cada família; * Maior número de peixes libertados;

* Peso do maior peixe libertado, ganhando o maior.

RESULTADOS

O resultado final do torneio TRADIÇÃO será conhecido pela soma dos pontos de todos os integrantes de cada família.

PREMIAÇÃO

(14)

• Ao pescador que libertar o peixe mais pesado;

PROTESTOS

Qualquer participante tem o direito de protestar contra outro que tenha violado este regulamento. No entanto, os protestos somente

serão considerados desde que apresentados por escrito, especificando o nome do protestado, o tipo e à hora da infração observada e que venha assinado por duas testemunhas participantes da etapa. Os protestos somente poderão ser apresentados até duas horas após o término do evento e serão julgados pela Comissão de Protestos, sendo suas decisões irrecorríveis.

COMISSÃO DE PROTESTOS

Loris Lupetina Lucia Pedrosa

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política