• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DO NORTE MATOGROSSENSE IUNMAT CAMPUS DE SINOP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DO NORTE MATOGROSSENSE IUNMAT CAMPUS DE SINOP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - UFMT INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DO NORTE MATOGROSSENSE – IUNMAT

CAMPUS DE SINOP

1. REGULAMENTAÇÃO E

2. NORMAS DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

SINOP 2008

(2)

2

1. REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

CAPÍTULO I DO ESTÁGIO

Art. 1º – Segundo Resolução CONSEPE Nº. 120, de 04 de dezembro de 2006, o estágio na Universidade Federal de Mato Grosso é caracterizado como "uma atividade prática curricular, componente da formação profissional, realizada em ambiente real de trabalho, sob a orientação da instituição de ensino, envolvendo não só os aspectos humanos e técnicos da profissão, mas também o comprometimento social com o contexto do campo de estágio".

Art. 2º – O estágio curricular supervisionado caracteriza-se pelo desenvolvimento de atividades programadas de: I - uso de técnicas e/ou metodologia de trabalho.

II - extensão de serviços à comunidade. III - pesquisa.

§1º - O Estágio Curricular Supervisionado é um ensaio do exercício profissional que visa inserir o aluno na realidade do processo produtivo.

§2º - O Estágio Curricular Supervisionado terá a duração mínima de 270 horas.

§3º - Estágio Curricular Supervisionado poderá ser realizado na UFMT ou em outra instituição pública ou privada, seguindo as disposições estabelecidas pela Resolução CONSEPE Nº. 120, de 04 de dezembro de 2006.

§4º - Poderão realizar o Estágio Curricular Supervisionado somente alunos aprovados em todas as disciplinas curriculares obrigatórias, que cumpriram a carga horária mínima exigida de disciplinas optativas e tenham aprovado o trabalho de conclusão de curso.

§5º - Semestralmente será divulgado pela PROVIVAS e/ou Coordenação de Curso o elenco de estágios oferecidos e as atividades propostas pela UFMT, Instituições ou Empresas receptoras.

§6º - Caberá ao aluno a escolha da área e local de estágio, bem como o primeiro contato com a Instituição/Empresa receptora,

CAPITULO II ORIENTAÇÃO

Art. 3º – O estágio curricular supervisionado deverá ser desenvolvido sob a orientação de profissional especializado da instituição ou empresa concedente, reconhecido pela PROVIVASe por um docente orientador da Universidade Federal de Mato Grosso.

Art. 4º – Docente Orientador cabe a orientação na elaboração do Plano de Estágio, no que diz respeito à sua forma e conteúdo, o acompanhamento à distância do aluno durante a realização do estágio, a solicitação de relatórios parciais e final, assim como sua revisão, bem como presidir a comissão de avaliação.

Art. 5º – Ao Profissional Orientador cabe a orientação, e a condução do Plano de Estágio, quanto ao seu conteúdo técnico; na realização do Estágio, sanando dúvidas de caráter técnico-científico e de postura profissional, avaliação do desempenho do estágio, emitindo parecer em Ficha de Avaliação encaminhada pela UFMT.

Art. 6º – O Profissional Orientador deverá ser Técnico de Nível Superior, deverá atuar nas Ciências Agrárias, pertencente à instituição em que se realizará o estágio.

CAPITULO III PLANO DE ESTÁGIO Art. 7º – O Plano de Estágio deverá conter:

§1º - Identificação do estagiário; da instituição em que irá realizar o estágio; do docente orientador e do profissional orientador. §2º - Cronograma resumido; período e número total de horas do estágio.

§3º - Justificativa da escolha da área de atuação e da instituição em que pretende realizar o estágio; objetivos específicos do estágio; descrição das atividades a serem desenvolvidas e suas expectativas quanto ao estágio.

§4º - Carta de Aceite da instituição receptora; do Profissional Orientador e do Docente Orientador.

Art. 8º – A Comissão de Estágios, indicada pelo Colegiado de Curso, deverá analisar o Plano de Estágio quanto ao mérito, instituição e orientação e aprová-lo.

§1º - Aprovado o Plano, o estudante estará apto a realizar o estágio.

§2º - Em caso de não aprovação, a comissão (colegiado de curso) devolverá o Plano ao estudante para refazer os aspectos indicados para ser submetido à nova análise.

§3º - O Plano deverá ser aprovado pelo menos 30 dias antes do início do estágio. CAPITULO V

RELATÓRIO

Art. 8º – A data de entrega do Relatório Final será pré-estabelecida segundo calendário geral da UFMT. Art. 9º – A elaboração do Relatório Final deverá seguir as normas e padrões em Anexo (Anexo I ).

Art. 10º – O estagiário deverá encaminhar à Comissão de Estágio (Colegiado de Curso), três (3) cópias devidamente encadernadas do Relatório Final, destinadas à concedente do estágio e à UFMT.

Art. 11º – Uma cópia autenticada do comprovante de realização do estágio com carga-horária explicita, emitido pela instituição receptora deverá ser anexada aos relatórios.

(3)

CAPITULO IV

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Art. 12º – Será formada uma comissão final de avaliação, denominada Comissão Examinadora, a qual deverá ser composta pelo Professor Orientador, um membro do Colegiado de Curso e um Professor Convidado da UFMT ou outra instituição.

Art. 13º – O aluno deverá realizar uma apresentação oral feita em sessão pública, sobre as atividades desenvolvidas; análise crítica do estágio em função dos objetivos propostos no Plano de Estágio e objetivos alcançados.

Art. 14º – O desempenho do estagiário será avaliado pelo docente orientador, segundo a área de conhecimento, considerando-se: §1º - o(s) parecer(es) do(s) profissional(ais) orientador(es);

§2º - o relatório final do estagiário; §3º - Parecer da Comissão

Art. 15º – O parecer do Orientador (empresa/instituição) deverá conter a avaliação sobre o desempenho técnico e comportamento do estudante no decorrer do estágio (Ficha de Avaliação encaminhada pela UFMT).

Art. 16º – Será considerado aprovado o candidato que obtiver média aritmética maior ou igual a 5 (cinco), para o Relatório Final (Nota Atribuída pelo Docente Orientador) e Avaliação do Desempenho (Nota Atribuída pela Comissão Examinadora levando em consideração o parecer do profissional orientador ) .

2. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Este roteiro deve ser utilizado como guia para elaboração de seu relatório. O mesmo deverá ser objetivo, claro e seguir as normas da ABNT.

O Relatório de conter: 1- CAPA

2- SUMÁRIO

3- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

a) Estagiário: nome, curso, ano, período de estágio, total de horas b) Empresa/Instituto: nome, área de atuação, endereço completo, tel/fax.

4- APRESENTAÇÃO: motivos que levaram à escolher a empresa ou área de atuação para a realização do estágio, caracterização da região/município, caracterização da empresa no âmbito do estágio (atividades que desenvolve, importância para região/município, etc..).

5- RELATÓRIO DE ATIVIDADES: descrever detalhadamente as atividades que foram desenvolvidas durante o estágio. (pode ser subdividido)

6- CONSIDERAÇÕES GERAIS: faça uma análise qualitativa referente ao estágio, criticas, sugestões, aproveitamentos, etc... (pode ser subdividido)

7- CONCLUSÕES

8- BIBLIOGRAFIA: devem ser elaborada segundo normas da ABNT atuais, relacionando o material utilizado para a elaboração do Relatório.

FORMATAÇÃO DO RELATÓRIO: 1. Impressão

Na impressão do trabalho deve-se evitar quaisquer rasuras, borrões e outras imperfeições.

O Relatório deve ser impresso em papel branco, tamanho A4 em (210 mm x 297 mm) e reproduzida, utilizando-se xerox ou equivalente. Todo o trabalho deverá ser impresso e, na impossibilidade de se imprimir algum símbolo, ele deverá ser inserido manualmente.

O texto deve ser apresentado em letra Times New Roman, tamanho 12, e espaço 1,5 entre linhas. As tabelas, figuras e rodapés podem ser impressos em espaço simples. Os parágrafos devem ser iniciados a 2,5 cm a partir da margem esquerda.

O rodapé localiza-se no pé da página e as notas nele contidas devem ser separadas do texto por um traço contínuo de aproximadamente 1/3 da linha, a partir da margem esquerda, com caracteres menores que aqueles usados no texto. Usa-se espaço duplo para separar as notas entre si. As notas não devem ocupar mais que 20% do espaço total da página. As notas de rodapé, por dificultarem a leitura, devem ser evitadas, sempre que possível.

As páginas do Relatório devem ser numeradas com algarismos arábicos, exceto a capa, sumários e folha com dados de identificação (sumário e folha com dados de identificação não numeradas, mas contadas). A numeração deverá ser colocada na margem superior, no canto direito da página e a 1,25 cm do limite superior.

2. Margens

Devem ser observados os seguintes espaçamentos relativos às margens: 3,0 cm nas margens esquerda e superior e 2,5 nas margens direita e inferior do texto.

3. Capa

A capa deve conter as seguintes informações conforme o modelo que se segue:

a) instituição em letras maiúsculas, (tamanho 14) iniciado a 3,0 cm do limite superior da capa, com espaçamento 1,5 (padrão);

b) título do Relatório em letras maiúsculas (tamanho 14) em negrito, iniciado a 3,0 cm (mais ou menos) abaixo da instituição, com espaçamento 1,5 (padrão);

(4)

4

c) nome completo do autor, em letras maiúsculas, (tamanho 12) em negrito, centralizado e a 3,5 cm (mais ou menos) da última linha do título;

d) iniciando com 5,0 cm (mais ou menos) abaixo do nome do autor e ocupando apenas a metade direita da página, devem ser colocadas as seguintes informações, em tamanho 12 e espaçamento 1,0 (padrão);

Relatório de Estágio Curricular Profissionalizante apresentada à Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus de Sinop, como parte das exigências dos cursos Agronomia .

e) local, mês e ano de conclusão, escrito centralizado e a 3,0 cm (mais ou menos) do limite inferior da última linha do Relatório, conforme modelo:

SINOP - MT Dezembro - 2007

(5)

(Modelo da capa)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO NORTE-MATOGROSSENSE

CAMPUS DE SINOP

3,0 cm

TÍTULO TÍTILO TÍTULO TÍTILO TÍTULO TÍTILO TÍTULO TÍTILO TÍTULO TÍTILO TÍTULO TÍTILO TÍTULO TÍTILO TÍTULO

TÍTILO TÍTULO TÍTILO TÍTULO TÍTILO.

3,5 cm

NOME COMPLETO DO AUTOR

5,0 cm

Relatório de Estágio Curricular Profissionalizante apresentada à

Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus de Sinop,

como parte das exigências dos cursos Agronomia.

3,0 cm

SINOP-MT

Dezembro - 2007

(6)

5. Sumário

No Sumário são relacionadas as subdivisões, exatamente como aparecem no corpo principal do relatório, indicando-se as respectivas páginas. A palavra SUMÁRIO deve ser impressa no alto da página, centralizado com letras maiúsculas e sem pontuação.

Os títulos dos capítulos são escritos com letras maiúsculas e os das subdivisões com letras minúsculas, exceto a inicial da primeira palavra e a de nomes próprios. Uma linha de pontos, com espaço simples, deve interligar a última palavra de cada capítulo ou subdivisão ao número da página. A coluna de numeração deve ter como título “Página”.

Exemplo: SUMÁRIO Página 1 INTRODUÇÃO... 01 2 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ... 03 a) ESTAGIÁRIO ... 04 b) EMPRESA ... 05 3 APRESENTAÇÃO ... 06 3.1 Xxxxxx ... 07 3.2 Xxxxx ... 08 6. Tabelas

Os resultados e dados do Relatório (no caso de trabalho científico) devem ser organizados em tabelas, discutindo-se os fatos no texto. As tabelas devem ser simples, sendo preferível distribuir as informações em diversas tabelas do que concentrá-las em uma só.

As tabelas, numeradas com algarismos arábicos, devem ficar tão próximos quanto possível da parte do texto onde foram pela primeira vez citados. No texto deve-se indicar o número da tabela e evitar as citações “na tabela acima”, “na tabela abaixo”, pois nem sempre é possível, na impressão do trabalho, colocar as tabelas no local desejado pelo autor. No texto a palavra Tabela deverá ser escrita apenas com a letra T em maiúscula.

Ex: Tabela 1.

A tabela deve ser, tanto quanto possível auto-explicativa, incluindo título claro e descritivo, todas as unidades empregadas, data e fonte de dados, se for o caso. O título deve aparecer na parte superior da tabela, antecedido pela palavra “Tabela”, seguida pelo número correspondente. Sempre que possível, devem ser evitados os traços verticais para separar as colunas. As chamadas devem ser evitadas tanto quanto possível; se indispensáveis, devem ser feitas por meio de letras minúsculas ou números conforme o caso. A fonte dos dados pode ser indicada no texto, no título, como rodapé ou no corpo da tabela.

(Modelo da Tabela)

TABELA 2. Proporção (%) de sementes por peneiras de dez lotes comerciais de sementes de milho-doce, híbrido DO-04. Botucatu, SP, 2006. Lote 22 20 Peneiras 18 16 14 1 1,30 12,36 44,10 34,86 7,38 2 1,12 10,95 48,25 32,24 7,44 3 1,19 11,89 45,22 34,42 7,28 4 1,84 11,67 44,69 34,30 7,50 5 1,92 11,48 45,52 33,75 7,33 6 1,57 11,80 47,42 31,07 8,14 7 1,43 15,10 51,53 26,40 5,54 8 1,28 17,46 53,17 23,49 4,60 9 1,03 11,89 54,07 27,55 5,46 10 1,17 11,58 54,20 27,95 5,10

1. Ausência de letras ou médias seguidas pela mesma letra não diferem entre si pelo teste Tukey a 5% de significância. 7. Figuras

As figuras têm a finalidade de facilitar a compreensão e de reduzir as explicações no texto. Sob o termo “figura”, compreendem-se todas as ilustrações tais como fotografias, gráficos, mapas e desenhos diversos.

No texto, a palavra figura deve ser referida como Figura, tendo apenas a letra f em maiúscula. Ex: Figura 1.

A numeração das figuras segue uma série própria de algarismos arábicos. O título, suficientemente descritivo, incluindo as unidades empregadas e data, se for o caso, deve ficar na parte inferior da ilustração, antecedido por “Figura”, seguido pelo número correspondente. Toda figura deve ser colocada tão próxima quanto possível da parte do texto onde é citada pela primeira vez.

As fotografias, mapas e desenhos devem ser acompanhados, quando couber, da respectiva escala. (Modelo da Figura)

FIGURA 2. Emergência das plântulas em campo para sementes de milho-doce, híbrido DO-04, doze dias após a semeadura. Botucatu, SP, 2006.

(7)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO NORTE-MATOGROSSENSE Campus de Sinop

FICHA DE AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA EMPRESA

OBS.: Esta ficha deverá ser preenchida pela Empresa, após o estagiário ter completado o período de estágio.

Estagiário: ... Curso ... Data da Formatura ... Nome da Empresa ... Endereço ... Nº ... Bairro ... Cidade ... Estado ... Ramo de atividade ... Início do estágio ... Função principal do estagiário na Empresa ... Número de horas de atividade diária ... Total de meses de trabalho ... Total de horas efetivamente trabalhadas ... 1 – Atribua, a cada item relacionado abaixo, o conceito pelo desempenho funcional do estagiário.

ITENS Conceito ITENS Conceito

Aprendizado dentro do estágio Disciplina

Segurança na execução do trabalho Relacionamento social

Interesse pelo trabalho Cooperação

Iniciativa própria Esforço para superar falhas

Conhecimentos técnicos Pontualidade

Produtividade Assiduidade

Qualidade do trabalho Capacidade de direção e coordenação

CONCEITOS: (O) – Ótimo (MB) – Muito bom (B) – Bom (R) – Regular (I) - Insuficiente 2 – Como a empresa avalia o estágio do aluno?

Através de reuniões ( ) Folhas de serviços ( ) Relatórios ( ) Observações ( ) Outros meios (especificar): ... 3 – Com que periodicidade o estagiário é avaliado?

Diariamente ( ) Semanalmente ( ) Quinzenalmente ( )

Outra (especificar) ... 4 – A continuação do estagiário no Órgão ou Empresa está sendo desejada? (Não obrigaório)

Sim ( ) Não ( ) OBSERVAÇÕES: ... ... ... ... ... ... Data ... /... / ... Carimbo do Órgão ou ...

Empresa (com CNPJ) Assinatura do Supervisor do Estágio ...

Nome legível

... Cargo ou Função ...

Referências

Documentos relacionados

Todo o material para a sua construção, que ficou pronta em 1898, veio da Europa e teve como primeiros moradores a matriarca Chiquinha Gallotti e sua família, que dominavam a

Publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Linguística por iniciativa do Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) e do Grupo de Pesquisa em Análise de

Esse trabalho pode contribuir com reflexões acerca da publicação do suicídio na mídia e compreender o papel dos meios de comunicação para fomentar a conscientização

Uma vez indicada a ordem de preferência do curso técnico e após a confirmação realizada através do sistema disponibilizado na internet, será possível a

Em 1962, Sunada [17] relatou um novo método para medir o comprimento do canal radicular, o que deu lugar ao desenvolvimento e à comercialização do primeiro localizador

O framework Serverless [32] oferece uma plataforma para execução de deploys de aplicações nos principais provedores de serviços de FaaS, tais como: AWS Lambda, Azure Functions,

Dada a escassez de estudos sistemáticos sobre a relação entre a população do sul de Portugal e os macrofungos, bem como a sua preponderância nos usos e

Esses são uns dos vários objetivos de quem tem interesse na calistenia, eu sempre fui motivado pela força e pelo os movimentos estáticos, mas se você só está