• Nenhum resultado encontrado

MUNICÍPIO DE NISA CÂMARA MUNICIPAL ACTA Nº 28/2014, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 19/NOVEMBRO/2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MUNICÍPIO DE NISA CÂMARA MUNICIPAL ACTA Nº 28/2014, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 19/NOVEMBRO/2014"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Abertura da Reunião

Aos dezanove dias do mês de Novembro do ano de dois mil e catorze, na Vila de Amieira do Tejo e Edifício da União de Freguesias de Arez e Amieira do Tejo, sita no Largo do Espírito Santo, quando eram 14h45, compareceram a Presidente da Câmara, Drª Maria Idalina Alves Trindade e os Vereadores Dr. Vitor Manuel Tavares Martins, Sr. José Dinis Moura Semedo, Engº Francisco Batista de Sena Cardoso e Profª Maria de Fátima Semedo Dias, a fim de se realizar a Segunda Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, do corrente mês de Novembro.

E como se encontravam em número legal para se poderem constituir em Reunião, foi a mesma declarada aberta pela Presidente da mesma e da Câmara Municipal de Nisa, Maria Idalina Alves Trindade, para cumprimento do que determina a alínea p) do nº 1 do Artº 35º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro.

Compareceram a esta Reunião, para prestarem os esclarecimentos que viessem a tornar-se necessários, relativamente aos assuntos agendados na respectiva Ordem de Trabalhos e que dizem directamente respeito aos serviços aos quais estão afetos, os seguintes trabalhadores:

- Drª Graça Sales (da Secção Financeira), Drª Manuela Gonçalves (da Subunidade Sócio Cultural), Dª Graça Paulo (da Secção de Contratualização Pública e Património) e Engº António Charneco (da Divisão de Ordenamento do Território e Serviços Municipais). Procedeu-se, seguidamente, à análise e discussão, tendo em vista a eventual aprovação dos processos que constituem a Ordem de Trabalhos da presente reunião, cujos resultados e respectivas votações são as que para cada um a seguir se indica e de que é lavrada a respectiva Ata, conforme o nº 1 do artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro. Ponto 1 - Intervenção de munícipes.

Este ponto é destinado aos munícipes que, eventualmente se encontrem na sala e que queiram, solicitando, intervir, conforme o disposto nos nºs 2 e 6 do artº 49º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro.

Perguntado aos munícipes presentes na sala, pela Srª Presidente da Câmara, do interesse em quererem intervir, manifestou interesse em tal o Sr. José Fonseca, de Amieira do Tejo, que se mostrou preocupado com uma situação que se passa no Bairro Novo, junto à sua residência e que tem a ver com a acumulação de águas pluviais no local, desde que a zona foi arranjada, perguntando se a sua resolução está para breve.

A Srª Presidente da Câmara começou por dar as boas-vindas aos presentes, disse que era uma honra estar hoje aqui, por ser a sua terra. Respondeu ao munícipe, confirmando que aquele problema vem subsistindo desde que aquela zona foi alvo de arranjos, confirmando que, com a chuva, o local fica perigoso para se poder circular, nomeadamente para os mais idosos e, uma vez que se encontrava na sala o responsável pela Divisão de Ordenamento do Território e Serviços Municipais, solicitou-lhe que complementasse a sua informação, sendo que o mesmo explicou que os técnicos já estiveram no local, avaliaram a situação e disse que irá ser construído um dreno para se poder escoar a água que fica acumulada e, assim, tentar-se resolver o problema.

Ponto 2 - Período de antes da Ordem do Dia. Assuntos para conhecimento:

Foi disponibilizada, pelos Serviços Municipais e para conhecimento deste Executivo, a seguinte documentação:

- Ofício Nº 1207, com data de 4 de Novembro de 2014, do Centro de Saúde de Nisa, a enviar o movimento da Unidade Móvel de Saúde do Concelho de Nisa, relativo ao mês de Outubro de 2014.

(2)

Informações dos Eleitos:

Este Ponto, conforme artº 52º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, é para intervenção dos eleitos, para tratamento de assuntos gerais de interesse autárquico, relacionados com o Concelho e o funcionamento da Câmara Municipal, tendo-se verificado as intervenções a que a seguir se faz referência.

O Sr. Vereador Vitor Martins cumprimentou os cidadãos presentes e agradeceu a presença dos mesmos, referindo que é com prazer que aqui está. Perguntou qual o ponto de situação dos acordos de execução com as juntas e uniões de freguesia que estão em falta, nomeadamente as da CDU. Chamou a atenção para o facto da hora tardia a que a iluminação pública é ligada, sendo que, em alguns casos, tal situação é perigoso, principalmente quando se trata de luminárias que ficam aglomerados onde há mais gente idosa. Perguntou o que se pretende fazer relativamente à chave da iluminação do polidesportivo de Alpalhão, que estava à guarda de um café e que deixou de estar, por ordem da presidente da câmara.

O Sr. Vereador José Dinis Semedo também apresentou os seus cumprimentos a todos os presentes e também agradeceu a presença dos mesmos, referindo que é bom os eleitos poderem estar perto das populações. Relativamente à ordem de trabalhos da reunião de hoje, disse que é com satisfação que vê o agendamento das atas de reuniões anteriores e espera que, as que faltam, não demorem muito a ser agendadas, referindo que era bom que as reuniões levadas a cabo fora da sede do concelho também pudessem ser gravadas. O Sr. Vice-Presidente da Câmara saúda os amieirenses presentes e referiu que estas reuniões são sempre proveitosas, pois permitem poder saber o que se passa nas freguesias, referindo que, a maior parte das vezes, as que se realizam na sede do concelho, têm muito menos presença de munícipes.

A Srª Vereadora Fátima Dias fez suas as palavras dos seus colegas de vereação, cumprimentou os munícipes presentes e disse que é com agrado que está em Amieira do Tejo, disponibilizando-se para o que houverem por conveniente da sua parte. Perguntou qual irá ser a estratégia de desenvolvimento territorial e a respetiva intervenção, ou intervenções, para o concelho de Nisa.

A Srª Presidente da Câmara saudou os munícipes presentes e referiu que era com muito agrado que se encontrava na sua terra a dirigir uma reunião descentralizada da câmara municipal, dizendo que estão aqui para, além de discutir os assuntos agendados na ordem de trabalho, ouvir os anseios da população, sendo este um dos objetivos da realização deste tipo de reuniões nas freguesias. Referiu-se, depois, aos acordos de execução com as juntas e uniões de freguesia e explicou o porquê de algumas afetas à C.D.U. se terem recusado, à última da hora, a assiná-los, as mesmas que, em reunião prévia, se haviam comprometido a fazê-lo. Lembrou que estes acordos não são nenhuma novidade, pois já existem há muitos anos, embora com a denominação de protocolos e que os apoios, mesmo sem assinatura, continuarão nos moldes existentes. Referiu que a Vereadora da C.D.U. não apresentou qualquer contribuição na reunião de trabalho e depois, nas reuniões de câmara é que coloca as questões, referindo que é nos locais próprios que se discutem os assuntos. Sobre a iluminação do polidesportivo de Alpalhão, disse que, ao passar perto do local, verificou que, todos os dias, a mesma se encontrava ligada e no recinto não havia ninguém a praticar desporto, razão pela qual mandou recolher a chave. Sobre as atas, referiu que concordava com o que foi dito pelo Vereador José Dinis Semedo. Quanto às candidaturas, informou que o município de Nisa já fez o seu trabalho e informou que existe, neste momento, um clima de indefinição que não tem permitido aprovar nada. Deu conhecimento que o complexo “Penha do Tejo” fará parte das ITI (Intenções Territoriais de Investimento) e deu conhecimento do que se está a pensar fazer com o mesmo.

(3)

Ponto Nº 3 - TESOUR - Deliberação Nº 353/2014 Resumo Diário de Tesouraria.

O Executivo reunido aprova por unanimidade e nos termos da documentação previamente disponibilizada pela Secção Financeira, a situação relativa ao Resumo Diário de Tesouraria nº 221, referente ao dia 14 de Novembro de 2014, cuja cópia fica arquivada em pasta anexa à presente Ata e em que os respectivos numerários são os a seguir transcritos:

- Operações orçamentais: 884.252,98€ - Operações não orçamentais: 180.011,48€ Ponto Nº 4 - SEA - Deliberação Nº 354/2014

Ata Nº 19/2014, da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 20 de Agosto de 2014.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência, o executivo reunido aprova, por unanimidade, a Ata nº 19/2014, relativa à Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 20 de Agosto de 2014, lavrada nos termos do disposto nos nºs 1 e 2 do Artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, tendo sido declarado que era dispensada a sua leitura, como determina o anteriormente referido nº 1 do mencionado artº 57º daquele diploma legal, uma vez que, do respetivo texto original, foi distribuída, previamente, uma cópia por todos os eleitos.

Ponto Nº 5 - SEA - Deliberação Nº 355/2014

Ata Nº 20/2014, da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 3 de Setembro de 2014.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência, o executivo reunido aprova, por unanimidade, a Ata nº 20/2014, relativa à Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 3 de Setembro de 2014, lavrada nos termos do disposto nos nºs 1 e 2 do Artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, tendo sido declarado que era dispensada a sua leitura, como determina o anteriormente referido nº 1 do mencionado artº 57º daquele diploma legal, uma vez que, do respetivo texto original, foi distribuída, previamente, uma cópia por todos os eleitos.

Ponto Nº 6 - SEA - Deliberação Nº 356/2014

Ata Nº 21/2014, da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 17 de Setembro de 2014.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência, o executivo reunido aprova, por unanimidade, a Ata nº 21/2014, relativa à Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 17 de Setembro de 2014, lavrada nos termos do disposto nos nºs 1 e 2 do Artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, tendo sido declarado que era dispensada a sua leitura, como determina o anteriormente referido nº 1 do mencionado artº 57º daquele diploma legal, uma vez que, do respetivo texto original, foi distribuída, previamente, uma cópia por todos os eleitos.

Ponto Nº 7 - SEA - Deliberação Nº 357/2014

Ata Nº 22/2014, da Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 24 de Setembro de 2014.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência, o executivo reunido aprova, por unanimidade, a Ata nº 22/2014, relativa à Reunião Extraordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 24 de Setembro de 2014, lavrada nos termos do disposto nos nºs 1 e 2 do Artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, tendo sido declarado que era dispensada a sua leitura, como determina o anteriormente referido nº 1 do mencionado artº 57º daquele diploma legal, uma vez que, do respetivo texto original, foi distribuída, previamente, uma cópia por todos os eleitos.

(4)

Ponto Nº 8 - SEA - Deliberação Nº 358/2014

Ata Nº 23/2014, da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 1 de Outubro de 2014.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência, o executivo reunido aprova, por unanimidade, a Ata nº 23/2014, relativa à Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa, realizada no dia 1 de Outubro de 2014, lavrada nos termos do disposto nos nºs 1 e 2 do Artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, tendo sido declarado que era dispensada a sua leitura, como determina o anteriormente referido nº 1 do mencionado artº 57º daquele diploma legal, uma vez que, do respetivo texto original, foi distribuída, previamente, uma cópia por todos os eleitos.

Ponto Nº 9 - SF - Deliberação Nº 359/2014

2ª Revisão ao Orçamento da Receita e Despesa do Município de Nisa do Ano de 2014. Sobre o assunto referido em epígrafe e tendo em conta o conteúdo da Informação/Proposta Nº 139/2014, datada do dia 17 de Novembro de 2014, da Secção Financeira, cuja cópia fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, o executivo reunido aprova, por unanimidade:

- A 2ª Revisão ao Orçamento da Receita e Despesa do Município de Nisa do Ano de 2014, a qual, em Receita de Capital, é do montante de 3.010,00€ (três mil e dez euros), tanto em reforços, como em deduções;

- Remeter o presente processo à Sessão da Assembleia Municipal, para os devidos e legais efeitos.

Ponto Nº 10 - SF - Deliberação Nº 360/2014

16ª Alteração às Grandes Opções do Plano do Município de Nisa do Ano de 2014. Relativamente ao assunto a que acima se faz referência e tendo em conta o conteúdo da Informação/Proposta Nº 140/2014, datada do dia 17 de Novembro de 2014, da Secção Financeira e cuja cópia fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, a Câmara Municipal de Nisa aprova, por unanimidade e para cumprimento do disposto na alínea d) do nº 1 do artº 33º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, a 16ª Alteração às Grandes Opções do Plano do Município de Nisa do Ano de 2014, a qual tem enquadramento técnico no Ponto Nº 8.3.2.1 do POCAL e apresenta os seguintes valores:

- Em Plano Plurianual de Investimentos:

. 2012/10 - Dedução de 3.169,00€ (três mil, cento e sessenta e nove euros); . 2012/19 - Reforço de 3.169,00€ (três mil, cento e sessenta e nove euros); - Em Ações Mais Relevantes:

. 2014/5020 - Reforço de 3.169,00€ (três mil, cento e sessenta e nove euros); . 2013/5009 - Dedução de 9.598,00€ (nove mil, quinhentos e noventa e oito euros). Ponto Nº 11 - SF - Deliberação Nº 361/2014

20ª Alteração ao Orçamento da Receitae Despesa do Município de Nisa do Ano de 2014.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência e tendo em conta o conteúdo da Informação/Proposta Nº 141/2014, datada do dia 17 de Novembro de 2014, da Secção Financeira e cuja cópia fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, a Câmara Municipal de Nisa aprova, por unanimidade e para cumprimento do disposto na alínea d) do nº 1 do artº 33º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, a 20ª Alteração ao Orçamento da Receita e Despesa do Município de Nisa do Ano de 2014, a qual tem enquadramento técnico no Ponto Nº 8.3.1.5 do POCAL e apresenta os seguintes valores:

- Despesa Corrente, em reforços e anulações, no valor de 9.598,00€ (nove mil, quinhentos e noventa e oito euros);

- Despesa de Capital, em reforços e anulações, no valor de 3.169,00€ (três mil, cento e sessenta e nove euros).

(5)

Ponto Nº 12 - SF - Deliberação Nº 362/2014

Liquidação da Ternisa - Contas finais, relatório de liquidação e projeto de partilha. Relativamente ao assunto a que acima se faz referência, tendo em conta as explicações apresentadas pelos serviços respetivos e o conteúdo da Informação/Proposta Nº 138/2014, datada do dia 12 de Novembro de 2014, da Secção Financeira e cuja cópia, bem como a documentação que dela faz parte integrante, fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, a Câmara Municipal de Nisa reunida aprova, por unanimidade:

- Que se delibere no sentido dos ativos e passivos da Ternisa serem integrados nas contas da Câmara Municipal de Nisa, para finalização do processo de liquidação, nos termos do que foi previamente deliberado em reunião deste Executivo, realizada no dia 24 de Outubro de 2014 e conforme conteúdo da Deliberação Nº 334/2014;

- Que este processo seja remetido à Sessão da Assembleia Municipal de Nisa, para os devidos e legais efeitos.

Ponto Nº 13 - SCPP - Deliberação Nº 363/2014

“Requalificação e ampliação das entradas e acessos complementares ao loteamento industrial de Nisa” - Relatório final.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência e tendo em conta o conteúdo da Informação/Proposta Nº 226/2014, datada do dia 6 de Novembro de 2014, da Secção de Contratualização Pública e Património, cuja cópia, assim como a restante documentação que a acompanha, fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, a Câmara Municipal de Nisa reunida aprova, por unanimidade, o seguinte:

- Aceitar o relatório final do júri do procedimento da obra de “Requalificação e ampliação das entradas e acessos complementares ao loteamento industrial de Nisa”, datado do dia 5 de Novembro de 2014 e elaborado nos termos do disposto nos nºs 3 e 4 do artº 148º do Código dos Contratos Públicos, após o cumprimento do determinado no artº 147º, conjugado com o artº 123º do referido C.C.P., mantendo-se a proposta de exclusão de todos os concorrentes;

- Não haverá lugar à adjudicação dos trabalhos supra referidos, prevista na alínea b) do nº 1 do artº 79º do mesmo C.C.P.;

- Revogar a decisão de contratar, prevista no artº 80º daquela disposição legal. Ponto Nº 14 - SCPP - Deliberação Nº 364/2014

Concurso público para “Arranjos exteriores do Centro Escolar de Nisa” - Proposta de adjudicação.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência e tendo em conta o conteúdo da Informação/Proposta Nº 233/2014, datada do dia 12 de Novembro de 2014, da Secção de Contratualização Pública e Património, cuja cópia, assim como a restante documentação que a acompanha, fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, a Câmara Municipal de Nisa reunida aprova, por unanimidade, aceitar o relatório final do júri do procedimento da obra para “Arranjos exteriores do Centro Escolar de Nisa”, datado do dia 10 de Novembro de 2014 e elaborado nos termos do disposto nos nºs 3 e 4 do artº 148º do Código dos Contratos Públicos, após o cumprimento do determinado no artº 147º, conjugado com o artº 123º do referido C.C.P. e a proposta de adjudicação da empreitada à empresa “Urbigav Construções Sociedade Unipessoal, Ldª, para execução dos mesmos trabalhos no prazo de 120 dias e pelo valor de 858.899,76€, acrescido do respetivo IVA à taxa legal em vigor. Ponto Nº 15 - SSC - Deliberação Nº 365/2014

Desporto Escolar - Ano Letivo de 2014/2015. Apoio do Município, em transportes. Sobre o assunto referido em epígrafe, tendo em conta as solicitações apresentadas na câmara municipal, as informações prestadas pelos serviços respetivos e o conteúdo da Informação/Proposta Nº 267/2014, datada do dia 10 de Novembro de 2014, da Subunidade

(6)

Sócio Cultural/Setor de Educação e Qualificação, o executivo reunido aprova, por unanimidade que se preste apoio ao Agrupamento de Escolas de Nisa/Escola E.B.-2,3, na disponibilização de transportes para a deslocação dos alunos envolvidos no Desporto Escolar - Ano Letivo de 2014/2015 a Alter do Chão, em 26 de Novembro de 2014, a Portalegre, em 10 de Dezembro de 2014, a Portalegre e a Monforte, em 4 de Fevereiro de 2015, de novo a Portalegre, em 11 de Fevereiro de 2015, a Portalegre e a Sousel, em 11 de Março de 2015 e a Ponte de Sor, em 15 de Abril de 2015.

Ponto Nº 16 - SSC - Deliberação Nº 366/2014

Participação do Centro de Artesanato Regional de Nisa, no Bazar do Corpo Diplomático, em Lisboa. Disponibilização de transporte.

Sobre o assunto em epígrafe, conforme solicitação apresentada na câmara municipal, as informações prestadas pelos serviços respetivos e o conteúdo da Informação/Proposta Nº 269/2014, datada do dia 12 de Novembro de 2014, da Subunidade Sócio Cultural/Setor de Cultura e Turismo, o executivo reunido aprova, por unanimidade que se preste apoio ao Centro de Artesanato Regional de Nisa, na disponibilização de transportes para a deslocação dos artesãos e material, ir levar no dia 20 e buscar no dia 22 de Novembro de 2014, que irão participar no Bazar do Corpo Diplomático, que se realiza em Lisboa.

Ponto Nº 17 - DOTSM - Deliberação Nº 367/2014

Pedido de prorrogação do prazo das obras de “Construção do Centro Escolar de Nisa”.

Relativamente ao assunto referido em epígrafe, tendo em conta a solicitação apresentada pelo respetivo empreiteiro, as informações prestadas pelos serviços e o conteúdo da Informação/Proposta Nº 277/2014, datada do dia 29 de Outubro de 2014, da Divisão de Ordenamento do Território e Serviços Municipais/Gabinete de Fiscalização e Controlo, cuja cópia, bem como a documentação que a acompanha, fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, a Câmara Municipal de Nisa reunida aprova, por unanimidade e para cumprimento do disposto no nº 2 do artº 311º do Código dos Contratos de Trabalho, o pedido de prorrogação do prazo da obra de “Construção do centro Escolar de Nisa”, apresentado pela Firma “UDRA – Construtora, Ldª”, por 60 (sessenta) dias, até 3 de Janeiro de 2015, com direito a revisão de preços.

Ponto Nº 18 - DOTSM - Deliberação Nº 368/2014

Obra de “Construção do Centro Escolar de Nisa” - Cronograma Financeiro e Plano de Trabalhos.

Relativamente ao assunto a que acima se faz referência e tendo em conta o conteúdo da Informação/Proposta Nº 288/2014, datada do dia 13 de Novembro de 2014, da Divisão de Ordenamento do Território e Serviços Municipais/Gabinete de Fiscalização e Controlo, cuja cópia, bem como a documentação que a acompanha, fica arquivada em pasta anexa à presente Ata, a Câmara Municipal de Nisa reunida aprova, por unanimidade, o Cronograma Financeiro e o Plano de Trabalhos da obra de “Construção do centro Escolar de Nisa”, apresentado pela Firma “UDRA – Construtora, Ldª”, na sequência do pedido de prorrogação do prazo dos trabalhos, anteriormente aprovado.

Ponto Nº 19 - SEA - Deliberação Nº 369/2014

Aprovação, em Minuta, das Deliberações que antecedem.

Aprovar, por unanimidade, em Minuta e para efeitos imediatos, as Deliberações que antecedem, nos termos e para cumprimento do que dispõe o nº 3 do Artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, sendo que as mesmas puderam adquirir a eficácia prevista no nº 4 do já antes citado Artº 57º, na sequência da referida aprovação.

(7)

Encerramento da Reunião.

A presente Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Nisa foi encerrada pelo Presidente da mesma, conforme o previsto na alínea p) do nº 1 do Artº 35º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, quando eram 16h15.

Para constar e devidos efeitos, se lavrou a presente Acta, conforme o disposto no nº 1 do artº 57º da Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, é constituída por 7 folhas devidamente numeradas e rubricadas e vai ser assinada nos termos do disposto no nº 2 do referido Artº 57º, pela Presidente da Câmara Municipal de Nisa, Drª Maria Idalina Alves Trindade e por mim, António Maria Curado Carrasco, Coordenador Técnico do Mapa de Pessoal por Tempo Indeterminado da Câmara Municipal de Nisa, responsável pela Secção de Expediente e Arquivo, que a elaborei na qualidade de Secretário.

A PRESIDENTE DA REUNIÃO,

(Maria Idalina Alves Trindade / Pres. CMNisa)

O COORDENADOR TÉCNICO,

(António Maria Curado Carrasco / Secretário)

MUNICÍPIO DE NISA – CÂMARA MUNICIPAL Acta presente em Reunião Ordinária, realizada no dia 21 de Janeiro de 2015 e aprovada por unanimidade, conforme Deliberação Nº 19/2015.

Referências

Documentos relacionados

Para tal, iremos: a Mapear e descrever as identidades de gênero que emergem entre os estudantes da graduação de Letras Língua Portuguesa, campus I; b Selecionar, entre esses

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

Guarnieri, Mostaço, assim como Magaldi, salientou a importância de Eles não Usam Black-Tie ressaltando que o sucesso do espetáculo indicou novos caminhos do ponto de

Revestimento contendo Descascamento Revestimento contendo Eflorescência Revestimento contendo Vesículas Revestimento contendo Desplacamento cerâmico Revestimento contendo