• Nenhum resultado encontrado

SEGURANÇA NO TRABALHO: DIREITO DE TODOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SEGURANÇA NO TRABALHO: DIREITO DE TODOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEGURANÇA NO TRABALHO: DIREITO DE TODOS Fernando Luiz Pacheco Fernandes, João Pedro Pacheco Pitner,

Luis Paulo Barreto; Marcelo Silva Pellegrini Maia (Alunos/ DEADM-UNICENTRO), Silvio Roberto Stefano (Professor Orientador/DEADM-UNICENTRO).

E-mail: oferpa@hotmail.com

Curso de Administração – Campus Santa Cruz Palavras-chave: atitude; acidentes de trabalho; prevenção.

Resumo: O objetivo principal deste trabalho é identificar o que é segurança no trabalho e discutir sua importância. Algumas atitudes seguindo regulamentações e normas vigentes, com uma comissão responsável pela prevenção de acidentes e pelas questões de segurança composta por profissionais qualificados, pode reduzir significativamente os acidentes, acarretando em benefícios competitivos para a organização e na melhoria do ambiente de trabalho para os trabalhadores.

Introdução

Cada vez mais fica evidente a importância da utilização de métodos de segurança do trabalho, não apenas pelo motivo de ser uma questão de obrigatoriedade imposta por lei, mas por várias outras razoes que beneficiam tanto o empregado quanto o empregador. O Brasil é um país que vem evoluindo nessa questão, mas ainda continua com deficiências graves que geram custos para o governo e é claro paras empresas.

A segurança no trabalho não se preocupa em apenas evitar acidentes, ela é responsável também por criar um ambiente onde o profissional esteja motivado a trabalhar, que este tenha sua auto-estima elevada e que sua qualidade de vida aumente gradativamente. Para proporcionar esses benefícios para o empregado a empresa deve ter uma equipe designada apenas para a função de segurança no trabalho. A equipe geralmente é formada por profissionais como Engenheiro em Segurança no Trabalho, técnico em segurança no Trabalho, médico do Trabalho e por fim o Enfermeiro do trabalho. Uma equipe bem estruturada com profissionais capacitados faz toda a diferença na obtenção de resultados, pois assim é possível traçar um plano de como a empresa vai agir e como essas informações vão ser transmitidas para seus colaboradores.

O objetivo principal deste trabalho é identificar o que é segurança no trabalho e discutir sua importância. Para a realização desse estudo foi utilizado como base a pesquisa em diversos artigos relacionados ao tema, bem como pesquisas em sites do governo federal como o da Previdência Social. Dessa

(2)

maneira pôde-se ter uma idéia de como se encontra o atual tema no país e o que pode ser feito para melhorá-lo.

Ao final do estudo foi possível notar que o Brasil é um país que possui uma base de como agir na segurança no trabalho, mas por algum motivo falta mais empenho das organizações em aplicar sistemas que condizem com a parte teórica e assim diminuir significativamente acidentes e proporcionar qualidade de vida aos seus empregados. Pode-se notar também que não é apenas o empregado que ganha com a segurança, a empresa que faz uso de um bom plano de segurança também sai ganhando, pois está terá em seu quadro de funcionários pessoas mais dedicadas e motivadas, gerando dessa forma maior produtividade para empresa o que passa a ser uma vantagem competitiva para a organização.

Materiais e métodos

Para melhor realização e obtenção de resultados satisfatórios, os métodos utilizados no decorrer deste trabalho foram a pesquisa exploratória e como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica, métodos estes que permitirão o atingimento dos objetivos propostos no artigo.

A pesquisa exploratória constitui o primeiro estágio de toda a pesquisa científica e permite aos autores realizarem a caracterização inicial do problema, sua classificação e definição. Este método colabora ainda o estabelecimento de prioridades a serem pesquisadas, sendo também bastante útil para a classificação de conceitos (GIL, 1991).

Como forma complementar, permitindo maior embasamento teórico sobre o assunto, utilizou-se do método da pesquisa bibliográfica, método definido por Gil (1991) como tendo embasamento a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e com materiais disponibilizados na internet.

Resultados e Discussão

De acordo com Quelhas, Alves e Filardo (2003), a melhoria nas condições do ambiente do exercício do trabalho tem como objetivos principais diminuir o custo social com acidentes de trabalho, valorizar a auto-estima e proporcionar a melhoria contínua da qualidade de vida dos trabalhadores. É fundamental que essa questão da segurança receba atenção especial dos empregadores, governantes e também dos trabalhadores para contribuir visando uma melhoria da segurança, da qualidade de vida, resultando em uma formação de uma sociedade mais produtiva e de maior qualidade no trabalho.

Os programas de segurança e saúde no trabalho, em função da cultura dominante na maioria das empresas, são concebidos e orientados normalmente para o atendimento à legislação que dispõe sobre a matéria (OLIVEIRA, 2003).

(3)

Segundo Oliveira (2003) incidência de acidentes relacionados ao cometimento de erros no trabalho não é pequena no universo dos acidentes registrados e estudados. Milhares de trabalhadores morrem ou mutilam-se todos os anos no Brasil e em outras partes do mundo, em decorrência de acidentes do trabalho cujas causas vão desde a precariedade das condições físicas do ambiente onde o trabalho se realiza às diversas formas de distorções em sua forma de organização até os comportamentos inadequados dos trabalhadores, traduzidos em erros comprometedores na execução de suas tarefas. A inclusão do comportamento dos trabalhadores no conjunto dos fatores causais de acidentes do trabalho, quando cabível, de forma alguma significa debitar aos trabalhadores acidentados a culpa pelos acidentes e, conseqüentemente, pelos danos deles decorrentes.

Percebe-se, portanto, a importância relativa à segurança no trabalho, sendo ferramenta fundamental na prevenção de acidentes e na melhoria do ambiente e condições de trabalho. Faz-se necessário então que as empresas utilizem de métodos e técnicas, visando proporcionar uma segurança no trabalho aos seus colaboradores, por meio de profissionais capacitados, objetivando assim um aumento na qualidade de vida do funcionário e também usufruindo de ganhos de produtividade.

Entre os profissionais envolvidos na segurança de trabalho, que têm um campo de atuação bastante grande, encontram-se: o Engenheiro de Segurança do Trabalho, o Técnico de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, o engenheiro e técnico de segurança do trabalho em geral atuam nas empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA e os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, além de serem responsáveis pela elaboração de planos de prevenção de riscos ambientais, inspeções de segurança, laudos técnicos e organizar palestras e treinamento. O médico do trabalho dedica-se a parte da saúde ocupacional, prevenindo doenças, fazendo consultas, tratando ferimentos, ministrando vacinas, realizando exames de admissão e periódicos aos funcionários, dando ênfase aos riscos ocupacionais ao qual este trabalhador fica exposto. O enfermeiro do trabalho executa atividades de assistência de enfermagem ao cliente em ambulatórios, em setores de trabalho e em domicilio, prestando atividades relacionadas com o serviço de higiene, medicina e segurança do trabalho, integrando equipes de estudos, realiza ainda procedimentos de enfermagem de maior complexidade e prescreve ações, adotando medidas de precaução universal de biossegurança.

Trabalhando em conjunto com esses profissionais, está a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que de acordo com a Norma Regulamentadora nº5, é responsável por observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmo, discutindo os acidentes ocorridos, encaminhando aos serviços especializados e ao empregador o resultado desta, agindo de forma a

(4)

solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes, e orientar os demais trabalhadores quanto à prevenção de acidentes.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT),o objetivo da segurança e saúde no trabalho é promover e manter um elevado grau de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as suas atividades, impedindo qualquer dano causado pelas condições de trabalho e protegendo-os contra os riscos da presença de agentes prejudiciais à saúde. Entre os principais fatores que influenciam a segurança estão o desempenho da organização, o tamanho da companhia, a gestão e o compromisso dos funcionários quanto à segurança e saúde no trabalho.

Conclusões

A segurança do trabalho, como quase tudo no Brasil, possui uma parte teórica realmente muito boa, porém que não é utilizada em sua essência na prática.

É óbvio que é impossível zerar o número de acidentes de trabalho, porém se todas as e regulamentações forem seguidas, o número irá reduzir de maneira bastante considerável. E com isso acontecendo, todos sairão ganhando. O funcionário por manter sua saúde perfeita, e a empresa por não passar pelos inúmeros transtornos de ser culpada por uma lesão de um ser humano, sem falar do lado financeiro.

Os instrumentos metodológicos utilizados, pesquisa exploratória tendo como instrumentos técnicos o uso da pesquisa bibliográfica, proporcionaram informações importantes para o alcance dos objetivos deste trabalho, de forma a facilitar o entendimento e demonstrar fatores importantes relativos à segurança do trabalho.

A base teórica utilizada nesta pesquisa, que, devido à limitação de espaço foi condensada, foi de grande relevância para o entendimento da segurança do trabalho bem como de sua importância para as organizações e seus colaboradores, permitindo observar os benefícios alcançados quando utilizada de maneira adequada, respeitando as regulamentações.

Nota-se, portanto, que as organizações devem dar atenção especial a questão da segurança do trabalho, que além de serem um importante fator de aumento do nível de competitividade da organização, são fundamentais como forma de superar os problemas sociais e econômicos advindos dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Referências

DUARTE, B. J. Segurança do Trabalho. Disponível em: <http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/471465>. Acesso em 05/08/09. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

(5)

NORMA REGULAMENTADORA Nº 5. Legislação. 2008. Disponível em <http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.asp>. OLIVEIRA, J. C. Segurança e saúde no trabalho: uma questão mal compreendida. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0102-88392003000200002&lang=pt>. Acesso em: 30/07/2009.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Disponível em: <http://www.oitbrasil.org.br/>. Acesso em: 05/08/09.

PINHEIRO, V. de C.; ARRUDA, G. A. Segurança do Trabalho no Brasil.

Disponível em:

<http://www.previdenciasocial.gov.br/arquivos/office/3_081014-104627-116.pdf>. Acesso em: 05/08/09.

QUELHAS, O. L. G.; ALVES, M. S.; FILARDO, P. S. As práticas da gestão da segurança em obras de pequeno porte: integração com os conceitos de sustentabilidade. Revista Produção On Line. Vol. 4. N. 2. Maio, 2003. Disponível em <www.producaoonline.inf.br>. Acesso em 31/07/09.

Referências

Documentos relacionados

3 Caliente aceite en un wok o una sartén, ponga en él la carne y dórela a fuego vivo unos 2 minutos sin dejar de remover.Añada la pasta de curry y mézclela bien; incorpore luego

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Comparando-se o mesmo adesivo no tempo 24 horas, variando apenas as temperaturas, o Single Bond apresentou maior resistência adesiva nas temperaturas 20°C e 37°C, enquanto que

A perspectiva de favorecer a emergência de um currículo integrado se manifesta também no cotidiano das práticas pedagógicas, na superação da fragmentação dos saberes no

Para elencar a importância do empoderamento econômico e social através do trabalho (onde, em um recorte ainda que especulativo, podemos analisar este prognóstico com

Concluir-se que a ingestão de alimentos industrializados mais consumidos por crianças e adolescentes e o risco nutricional vigente descrito nas analise dos

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

repercussão geral da questão objeto de recurso extraordinário, a pré-existência da jurisprudência consolidada é ponto enfrentado, ainda que por motivos diversos.