• Nenhum resultado encontrado

2. Requisitos de admissão Os/as candidatos/as a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Requisitos de admissão Os/as candidatos/as a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PARA ATRIBUIÇÃO DE QUATRO BOLSAS DE DOUTORAMENTO PARA O PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA DA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS

DA EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Encontra-se aberto um concurso para a atribuição de quatro bolsas de doutoramento, duas bolsas nacionais e duas bolsas mistas, para o Programa Doutoral em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), cujo financiamento é suportado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP, nas seguintes condições:

1. Área Científica: Psicologia

2. Requisitos de admissão

Os/as candidatos/as a estas bolsas deverão possuir os seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

Bolsas nacionais e bolsas mistas

a) Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em Psicologia ou áreas afins;

b) Titulares de grau de licenciado/a em Psicologia ou áreas afins, detentores/as de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos;

c) Detentores/as de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste Ciclo de Estudos, pela comissão científica; d) Submissão de um projeto de investigação preliminar (PIP) numa das áreas de investigação do

Programa Doutoral em Psicologia (ver ponto 7 do Edital): Área 1 - Neurociências cognitivas e afetivas;

Área 2 - Educação e desenvolvimento;

Área 3 - Relações humanas, saúde e bem-estar; Área 4 - Inclusão, exclusão e diversidade cultural;

e) Submissão de documento onde se explicite a transferibilidade do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade em geral do projeto proposto (até 300 palavras);

(2)

g) Disponibilidade para iniciar a bolsa no ano letivo de 2019/2020.

Bolsas mistas

Além dos requisitos acima indicados são cumulativamente aplicáveis os seguintes:

h) só poderão candidatar‐se a estas bolsas os cidadãos que comprovem residir de forma permanente em Portugal.

Os/as candidatos/as só poderão concorrer a uma bolsa mista ou a uma bolsa nacional. Não poderão candidatar-se às bolsas nacionais ou mistas os indivíduos que já tenham beneficiado, para o mesmo fim, de idêntico tipo de bolsa diretamente financiada pela FCT.

3. Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei

n.º 202/2012, de 27 de agosto, pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor).

4. Local de trabalho: o programa doutoral será desenvolvido na FPCEUP. No caso das bolsas mistas,

prevê-se, obrigatoriamente, uma estadia, pelo período de 3 a 6 meses, numa universidade ou centro de investigação estrangeiros, dependendo de financiamento complementar da FCT, I.P.

5. Duração da bolsa: 12 meses, em regime de exclusividade, prorrogável até ao máximo de 4 anos. As

bolsas deverão ter início com a edição de 2019/2020 do Programa Doutoral em Psicologia da FPCEUP.

6. Valor do subsídio mensal de manutenção: este valor corresponde ao definido na tabela de valores das bolsas de formação avançada atribuídas pela FCT, I. P.

7. Métodos de seleção: avaliação curricular, projeto de investigação preliminar e transferibilidade de

conhecimentos, que poderão ser complementados por uma entrevista individual. Caso o Júri de Seleção entenda realizar a entrevista, prevê-se que esta possa ocorrer durante o mês de julho.

(3)

Avaliação curricular (AC)

A classificação na avaliação curricular será obtida com base no Curriculum Vitae submetido pelo/a candidato/a, o seu mérito será avaliado através da sua formação académica, atividades de investigação e publicações.

Projeto de Investigação Preliminar (PIP)

Estrutura:

1) Título (e subtítulo, se necessário); 2) Resumo (até 200 palavras); 3) Estado da Arte (até 500 palavras); 4) Objetivos (até 300 palavras);

5) Descrição detalhada (até 1.000 palavras); 6) Referências bibliográficas (até 20 referências).

Transferibilidade de conhecimentos (T)

Documento (independente do PIP) redigido pelo candidato sobre a transferibilidade do conhecimento do projeto para a comunidade científica e para a sociedade em geral.

A classificação final será obtida pela seguinte fórmula: 0,40 x AC + 0,40 x PIP + 0,20 x T.

A avaliação das candidaturas é feita segundo os seguintes critérios:

1. Mérito do/a candidato/a avaliado/a pela classificação obtida na análise do CV (Ponderação: 20% para atividades de investigação/formação académica; 20% para publicações);

2. Classificação obtida no projeto de investigação preliminar (Ponderação: 40%);

3. Classificação obtida na transferibilidade do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade em geral (Ponderação: 20%).

Observações:

a) O projeto de investigação preliminar deve respeitar os princípios e valores fundamentais da investigação científica;

(4)

d) Os critérios 2 e 3 serão avaliados por um júri constituído por professores ou investigadores externos à FPCEUP.

8. Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Félix Fernando Monteiro Neto Vogais:

Área 1: Neurociências cognitivas e afetivas

Maria de São Luís de Vasconcelos Fonseca e Castro Schöner Manuel Fernando dos Santos Barbosa

Área 2: Educação e desenvolvimento Joaquim Luís Braga dos Santos Coimbra Orlanda Maria da Silva Rodrigues da Cruz

Área 3: Relações humanas, saúde e bem-estar Maria Emília Teixeira Costa

Maria Paula Pinto da Rocha Mena de Matos Hüsgen

Área 4: Inclusão, exclusão e diversidade cultural Jorge Nuno Negreiros de Carvalho

José da Conceição Mendes Marques

9. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão

divulgados, através de lista ordenada por classificação final, enviada às/aos candidatos/as através de correspondência registada. Quando o número de candidaturas for superior a 50, os/as candidatos/as serão notificados/as via email.

10. Forma de apresentação das candidaturas e prazo de candidatura: o concurso encontra-se aberto

de 6 de maio a 7 de junho de 2019 (23:59h, hora local). Apenas serão consideradas as candidaturas completas apresentadas até à data/hora limite do concurso.

(5)

As candidaturas deverão ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para o endereço candidaturasrh@sp.up.pt, com conhecimento para barbieri@fpce.up.ptcom a refª “FPCEUP | 4 BD | PDP (PD/00206/2013)” no assunto, acompanhadas dos seguintes documentos:

a) Formulário de candidatura, onde deverá ser selecionado apenas um tipo de bolsa (vide Anexo 1);

b) Curriculum Vitae, com indicação de nome e morada completos (vide orientações no Anexo 2); c) Cópia do documento de identificação;

d) Documento que comprove o país de residência, título de residência ou outro documento legalmente equivalente;

e) Cópia do(s) certificado(s) das habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e as classificações obtidas em todas as disciplinas realizadas. Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no art.º 25 do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras e a alínea e) do nº2 do artigo 4º do Decreto-Lei nº 60/2018 de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

f) Projeto de investigação preliminar, que poderá ser acompanhado por uma declaração de aceitação do eventual orientador;

g) Documento (independente do PIP) onde se explicite a transferibilidade do conhecimento para a comunidade científica e para a sociedade em geral do projeto proposto;

h) Quaisquer documentos que os/as candidatos/as entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito;

i) No caso de candidatura a uma bolsa mista, além dos documentos acima referidos será necessária a apresentação de:

i) documento comprovativo de residência permanente e habitual em Portugal;

(6)

Solicita-se que os comprovativos sejam anexados diretamente à mensagem de candidatura, sem recurso a links para plataformas/drives externas. De forma a garantir a leitura de todos os documentos o formato preferencial de gravação é o Portable Document Format (.pdf). Os ficheiros devem ser designados com o primeiro e último nome do/a candidato/a e não ultrapassar, no seu conjunto, 5 MB. Estes poderão ser comprimidos em formato .zip.

(7)

Anexo I

PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA | Concurso de atribuição de Bolsas Individuais Ref.ª PD/00206/2013 | 2019/2020 FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Data ____/____________/_______ Assinatura Nome__________________________________________________________________________________ Morada ________________________________________________________________________________ Código Postal _________ -_________ Local _________________________________________________ Telemóvel e / ou telefone __________________________ / ____________________________

E-mail (obrigatório) para contacto _______________________________@________________________ Tipo de Bolsa a que se candidata (*)

Bolsa Nacional □ Bolsa Mista □

(*) De acordo com a informação veiculada no edital do concurso supracitado, existem duas bolsas nacionais e duas bolsas mistas. Os candidatos podem concorrer apenas a um dos tipos, sendo que no último caso devem apresentar uma declaração de intenção de aceitação da sua estadia em universidade estrangeira.

Área predominante do projeto de investigação preliminar

Área 1: Neurociências cognitivas e afetivas □ Área 2: Educação e desenvolvimento □ Área 3: Relações humanas, saúde e bem-estar □ Área 4: Inclusão, exclusão e diversidade cultural □

(8)

Anexo II

PROGRAMA DOUTORAL EM PSICOLOGIA | Concurso de atribuição de Bolsas Individuais Ref.ª PD/00206/2013 | 2019/2020

GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DO CURRICULUM VITAE

I – Identificação

Nome; Telemóvel e/ou telefone; e-mail (obrigatório).

II – Formação Académica

Indicação do/s cursos conferentes de grau e área de especialização (se aplicável), por ordem

cronológica descendente, com a indicação da escola de formação, classificação final (média) e ano de

conclusão do/s curso/s.

III – Formação Complementar

Cursos de formação, por ordem cronológica descendente, com indicação de número de horas, e

classificação (se aplicável).

IV – Experiência profissional

Lista detalhada, do mais recente para o mais antigo, do percurso profissional (instituição, cargo e

funções, data).

V – Participação em reuniões científicas com comunicação

Lista dos congressos, simpósios, etc., com indicação do título da comunicação, autor(es) e das

entidades organizadoras, seguindo uma ordem cronológica descendente.

VI – Participação em projetos de investigação e bolsas

Nome do projeto, entidade organizadora ou responsável, entidade financiadora (se aplicável) e do

papel desempenhado (destacando os vínculos como bolseiros de investigação, se aplicável), duração

da participação, seguindo uma ordem cronológica descendente.

VII – Publicações

Referências bibliográficas das publicações, segundo as normas da APA (diferenciar as publicações em

atas, artigos, capítulos e livros, de acordo com as seguintes especificações):

a) Artigos publicados em revistas indexadas na Web of Science ou na Scopus (com

indicação de DOI);

b) Artigos publicados em revistas com revisão por pares, indexadas em outras bases de

dados (com indicação de DOI);

(9)

c) Livros, capítulos de livros e textos completos

publicados em livros de Atas com revisão por pares (primeiro autor).

VIII – Línguas

Conversação, leitura e escrita.

IX – Outros

Referências

Documentos relacionados

Determinar as principais propriedades mecânicas do UHMW aditivado e natural por meio de ensaios de abrasão, tração e impacto.. Caracterização

FRA: não sei.. Como mostra esse recorte enunciati- vo, o interlocutor da criança está numa posição subjetiva como efeito de funcio- namento lingüístico-enunciativo, que

Assim, nos termos do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto, na sua atual redação, e do Regulamento de Bolsas da

É com esse pretexto que esta pesquisa propõe: Mapear as produções de modelagem matemática publicadas em anais de eventos nacionais e identificar as tendências de modelagem na

A partir de 1º de ABRIL de 2021 a Entidade empregadora que optar em fazer a homologação do contrato de trabalho de seus empregados junto ao Sindicato profissional será cobrado

Como alternativa, o estudo apresentou um modelo de determinação dos custos com base no TDABC, que além de permitir determinar o custo dos produtos com base nos reais

Este estudo avaliou através da seleção de artigos, a eficácia e os efeitos adversos das técnicas de higiene brônquica (HB) mais utilizadas em recém- nascidos

Dever moral é a necessidade de agir conforme a lei enunciada pela razão. Sendo assim, o dever é antes uma lei formal ou máxima que impõe sobre nossa sensibilidade uma vontade