• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LANDELL DE MOURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LANDELL DE MOURA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES

COLÉGIO ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO LANDELL DE MOURA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID SUBPROJETO FÍSICA

PROFESSORA SUPERVISORA CLÁUDIA PERON

PROFESSOR ORIENTADOR CRISTIAN SCHWEITZER DE OLIVEIRA

GINCANA DE FÍSICA

DATA: 26 de junho de 2012 DIA DA SEMANA: terça-feira HORÁRIO: das 13h20' às 17h30' LOCAL: nas quadras da escola

PÚBLICO: primeiros anos – sete turmas

DISCIPLIMAS ENVOLVIDAS: Física e Educação Física

(2)

PROPOSTA:

As aulas teórico-experimentais de Física, quando planejadas, tornam-se uma ferramenta de trabalho de grande importância para professores e de extremo valor educacional para os alunos.

O assunto velocidade e rapidez média, ao ser trabalhado em sala de aula, têm como finalidade que o aluno compreenda a relação da variação do espaço e distância percorrida ambas em função de um intervalo de tempo, mas essa compreensão deve ir mais além. O aluno sem perceber traz consigo informações deste conteúdo associando-o a situações cotidianas como a rapidez média de um carro de fórmula 1 em uma determinada volta da pista; a velocidade média de uma viagem que o pai fez nas férias; a velocidade e a rapidez média de um profissional do atletismo em uma maratona e inúmeras outras situações, entretanto vê-se que é um pouco difícil o pensamento dos alunos ser relacionado ao fenômeno físico no momento em que ele ocorre, ou seja, conseguir visualizar a aplicação dos conceitos que são aprendidos em sala de aula.

Então, apesar de a maioria dos alunos levarem para a sala experiências vivenciadas fora do contexto escolar associadas ao conteúdo ministrado, alguns deles ainda não conseguem captar a idéia do que vem a ser, de fato, velocidade e rapidez média.

Em virtude desta problemática, propõe-se que seja realizada uma atividade diferenciada em que os próprios alunos sejam participantes ativos da construção real do conceito de velocidade e rapidez média. Realizar a complementação da teoria vista em sala de aula através de várias demonstrações práticas em uma gincana onde todos podem participar e adquirir conhecimento por meio de uma competição saudável.

A sugestão é utilizar a quadra de esportes da escola, adaptando o espaço para as atividades, em uma tarde para realizar uma gincana em que os alunos seriam desafiados a cumprir tarefas – descritas posteriormente – que tem como objetivo principal a retomada de conceitos como distância percorrida e deslocamento escalar e, a partir disso, o entendimento fenomenal dos conceitos de velocidade e rapidez média.

DIVULGAÇÃO:

A DIVULGAÇÃO SERÁ RELIZADA DURANTE A SEMANA ANTERIOR NAS PRÓPRIAS SALAS DE AULA DE TODAS AS TURMAS DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO.

Em virtude de as turmas de primeiro ano do Ensino Médio já estarem na escola no dia sugerido para a gincana por possuírem aulas, as mesmas serão substituídas pelo evento e os alunos serão apenas informados do acontecimento para que possam comparecer com vestimentas adequadas.

(3)

INTRODUÇÃO:

PRIMEIRO MOMENTO: MINI-AULA

A atividade terá início às 13 horas e 20 minutos com uma mini-aula de cerca de 40 minutos sobre os conceitos de cinemática, principalmente velocidade e rapidez média.

Inicialmente os alunos serão colocados todos no auditório do Colégio Estadual Landell de Moura e as bolsistas do projeto PIBID-FÍSICA farão uma breve revisão teórica com o auxílio do datashow de todos os conceitos que serão fundamentais na realização/participação da Gincana de Física.

SEGUNDO MOMENTO: ALONGAMENTO

Aproximadamente às 14 horas da tarde, ao final da mini-aula, os alunos serão encaminhados para as quadras de esporte da escola, o professor de Educação Física, juntamente com as bolsistas do projeto PIBID-FÍSICA, irão fazer com eles alongamentos antes de dar início às explicações da gincana e a Gincana de Física propriamente dita. Enquanto acontecem os alongamentos serão colocadas músicas para que o mesmo ocorra com entusiasmo e descontração, assim como durante os momentos destinados à realização das tarefas.

Depois da mini-aula e do alongamento as bolsistas do projeto PIBID-FÍSICA darão inicio a Gincana de Física explicando as regras da mesma, auxiliando na formação das equipes; no andamento das atividades; distribuindo, esclarecendo e corrigindo as tarefas propostas, e ao final realizando uma simples premiação à equipe vencedora.

(4)

REGRAS:

 FORMAÇÃO DE EQUIPES COM NÚMERO EXATO DE SEIS COMPONENTES, sendo cada um responsável por uma determinada função. As funções devem ser:

 Dois alunos devem permanecer no espaço de sua equipe e serão responsáveis pela entrega final das tarefas, um dos mesmos será o representante da equipe;

 Três alunos devem disponibilizar-se em cumprir as tarefas práticas e

 Um aluno terá a exclusiva responsabilidade de medir o tempo, ou seja, será o único a possuir um cronômetro;

OBS: todos os componentes da equipe devem colaborar na parte teórica das tarefas designadas.

 É OBRIGATÓRIO O CADASTRAMENTO DOS INTEGRANTES DE CADA EQUIPE JUNTOS AS BOLSISTAS DO PROJETO PIBID-FÍSICA ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO CORRETO DE UMA FICHA DE INCRIÇÃO.

 CADA EQUIPE É REPRESENTADA POR UMA DETERMINADA COR. No ato de entrega da ficha de inscrição será entregue ao representante da equipe uma ‘bandana’ de TNT para cada componente, que deve amarrar no braço, testa, etc. para representação do grupo.

 CADA EQUIPE TEM UM LUGAR EXCLUSIVO PRÉ-ESTABELECIDO. Estarão dispostas mesas e cadeiras para cada equipe, distantes umas das outras, onde os grupos utilizarão o espaço para a finalização em conjunto das tarefas.

 A DISTRIBUIÇÃO DAS TAREFAS É REALIZADA AO MESMO TEMPO PARA TODAS AS EQUIPES E PODEM SER ABERTAS SOMENTE NO MESMO INSTANTE. Cada tarefa somente poderá ser lida e compreendida após o aviso da bolsista do PIBID-FÍSICA que comandará e controlará os trabalhos através do uso do microfone com caixa amplificadora.  A REALIZAÇÃO DA TAREFA PROPOSTA É DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DAS

EQUIPES ENVOLVIDAS. As bolsistas do PIBID-FÍSICA estarão auxiliando as atividades e poderão somente sanar possíveis dúvidas durante a realização das tarefas sem, no entanto, desenvolver qualquer ação ou resolver qualquer raciocínio para qualquer aluno.

 A TAREFA SERÁ LIDA POR UMA BOLSISTA DO PIBID-FÍSICA E SOMENTE APÓS ISSO SE DARÁ UM SINAL PARA O INÍCIO DA MESMA. Cada tarefa será entregue dobrada às equipes e elas só podem abri-la quando a bolsista do PIBID-FÍSICA iniciar sua leitura, durante a mesma todos os componentes das equipes devem permanecer sentados em seus definidos locais, após a leitura é aberto um espaço para possíveis dúvidas e questionamentos, e somente depois do esclarecimento do objetivo da tarefa e dado um sinal para que as equipes executem-na e a partir daí é contado o tempo.

(5)

 O TEMPO MÁXIMO PARA A REALIZAÇÃO DE CADA TAREFA CONSTA NA MESMA. A partir do sinal para início da tarefa é dado início também a contagem do tempo, e o mesmo é estacionado no momento da entrega dos resultados da tarefa pelo representante da equipe a uma das bolsistas do PIBID-FÍSICA.

 ANTES DE ENTREGAR A TAREFA DESENVOLVIDA DEVE-SE CONFERIR COM TODO O GRUPO O RESULTADO, ou seja, todos os componentes da equipe devem entrar em consenso sobre o resultado a ser entregue.

 A PONTUAÇÃO DEVE SER COMPREENDIDA E RESPEITADA ESPLANANDO-A A CADA TAREFA NO CARTAZ DE CADA EQUIPE POR UMA BOLSISTA DO PIBID-FÍSICA. Após a entrega da tarefa pelas equipes a mesma passa por duas etapas de avaliação/pontuação, a primeira relacionada à agilidade com que os alunos realizaram a tarefa e a segunda relacionada ao acerto, parcialidade ou erro nos resultados alcançados na tarefa, ambas descritas detalhadamente posteriormente neste documento. O total de pontos descontados a cada equipe será dito pela bolsista coordenadora principal a cada tarefa a todas as equipes informando assim o placar parcial que deve ser colocado no cartaz da respectiva cor das equipes por uma bolsista do projeto PIBID-FÍSICA.

 A CLASSIFICAÇÃO FINAL DAS EQUIPES SE DARÁ ATRAVÉS DA MENOR PERDA DE PONTOS. Conforme as regras da pontuação da Gincana de Física todas as equipes iniciam a competição com mil pontos e através da demora e erros nas tarefas, pontos vão sendo diminuídos deste total; assim, ao final de todas as tarefas será vencedora a equipe que possuir, ainda, uma maior pontuação, ou seja, a equipe que obter menos descontos no decorrer da gincana.

OBS: A EQUIPE QUE VIER A NÃO CUMPRIR OU VIOLAR AS REGRAS ESTABELECIDAS, NÃO COLABORAR COM O BOM ANDAMENTO DA GINCANA, OU AINDA NÃO EMPENHAR-SE COM DEDICAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS TAREFAS PROPOSTAS SERÁ DESCLASSIFICADA E EXTRAÍDA DA GINCANA DE FÍSICA.

(6)

PONTUAÇÃO:

IMPORTANTE:

- CADA EQUIPE INICIA A GINCANA COM 1000 PONTOS;

- CADA TAREFA POSSUI EM SI UM LIMITE MÁXIMO DE TEMPO PARA CUMPRÍ-LA;

- O OBJETIVO PRINCIPAL É OBTER O MENOR DESCONTO NA PONTUAÇÃO DA EQUIPE.

A PONTUAÇÃO SERÁ DADA DA SEGUINTE FORMA:

PRIMEIRA ETAPA: relacionada a agilidade das equipes no cumprimento das tarefas.

- O CUMPRIMENTO DA TAREFA PROPOSTA DENTRO DE SEU LIMITE DE TEMPO PRÉ-DETERMINADO ACARRETARÁ O DESCONTO SOBRE A PONTUAÇÃO DA EQUIPE APENAS O VALOR DE TEMPO QUE A MESMA OCUPOU PARA REALIZAR A TAREFA. Ex: a tarefa deveria ser cumprida em no máximo 15 minutos, se a equipe demorou 8 minutos para realizá-la, serão descontados 8 pontos do total que a mesma possui.

- O CUMPRIMENTO DA TAREFA PROPOSTA EXATAMENTE NO LIMITE DE TEMPO PRÉ-DETERMINADO ACARRETARÁ O DESCONTO SOBRE A PONTUAÇÃO DA EQUIPE DO VALOR DE TEMPO TOTAL DESTINADO PARA A TAREFA. Ex: a tarefa deveria ser cumprida em no máximo 15 minutos, se a equipe demorou 15 minutos para realizá-la, serão descontados 15 pontos do total que a mesma possui.

SEGUNDA ETAPA: relacionada a análise dos resultados das tarefas obtidos.

Após a entrega do resultado da tarefa proposta os mesmos serão analisados e conferidos pelas bolsistas do programa PIBID-FÍSICA, e a partir dessa análise obtêm-se mais uma quantidade de descontos sobre a pontuação total de cada equipe:

- CASO A(S) RESPOSTA(S) DA TAREFA PROPOSTA ESTEJA(M) INCORRETA(S) SERÁ DESCONTADO DO TOTAL DE PONTOS DA EQUIPE NOVAMENTE O VALOR TOTAL DE TEMPO QUE A MESMA DEMOROU A CUMPRI-LA. Ex: a tarefa deveria ser cumprida em no máximo 15 minutos, se a equipe demorou 10 minutos e errou o resultado da mesma, além do desconto de pontuação da primeira etapa, terá diminuído de sua pontuação novamente 10 pontos.

- CASO A(S) RESPOSTA(S) DA TAREFA PROPOSTA ESTEJA(M) PARCIALMENTE CORRETA(S) SERÁ DESCONTADO DO TOTAL DE PONTOS DA EQUIPE METADE DO VALOR TOTAL DE TEMPO QUE A MESMA DEMOROU A CUMPRI-LA. Ex: a tarefa deveria ser cumprida em no máximo 15 minutos, se a equipe demorou 10 minutos e acertou de forma parcial o resultado da

(7)

mesma, além do desconto de pontuação da primeira etapa, terá diminuído de sua pontuação 5 pontos.

- CASO A(S) RESPOSTA(S) DA TAREFA PROPOSTA ESTEJA(M) CORRETA(S) NENHUMA PONTUAÇÃO SERÁ DESCONTADA DO TOTAL DE PONTOS DA EQUIPE. Ex: a tarefa deveria ser cumprida em no máximo 15 minutos, se a equipe demorou 10 minutos e acertou totalmente o resultado da mesma terá o desconto de pontuação somente da primeira etapa.

OBSERVAÇÃO:

1 - Caso a tarefa não seja cumprida no tempo pré- determinado será descontado da equipe o dobro do total do valor de tempo da tarefa.

2 – Será considerado como erro total no(s) resultado(s) das tarefas: - resposta incompatível com o desenvolvimento matemático; - não utilização das unidades de medida solicitadas.

3 – Será considerado como erro parcial no(s) resultado(s) das tarefas: - engano na localização da vírgula;

- arredondamentos desnecessários.

PREMIAÇÃO:

A premiação será dada somente a equipe que obtiver a melhor pontuação conforme as regras descritas acima, sendo que cada componente receberá uma “medalha- calculadora”, na verdade, calculadoras com cordão, personalizadas com um adesivo referente à Gincana de Física do Projeto PIBID-FÍSICA 2012, Colégio Estadual Landell de Moura e IFRS-BG.

(8)

MATERIAIS NECESSÁRIOS:

 12 CRONÔMETROS  12 TRENAS  12 CALCULADORAS  CANETÕES  GIZ  CANETAS E LÁPIS  BUZINA DE FESTA

 RELÓGIO DE PAREDE GRANDE  FOLHAS A4 PARA RASCUNHO  FITA ADESIVA BRANCA

 10 METROS DE PAPEL PARDO

 10 CARTOLINAS DE CORES DIFERENTES PARA CADA EQUIPE

 6 BANDANAS PARA CADA GRUPO (CADA GRUPO COM UMA COR) 10 PEDAÇOS DE TNT DE CORES DIFERENTES DE 2 METROS X 1,6 METROS.

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS:

 MICROFONE  CAIXA AMPLIFICADORA  CÂMERA FOTOGRÁFICA  DATASHOW  NOTEBOOK  DIVERSAS EXTENSÕES

PARA HIDRATAÇÃO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DURANTE A GINCANA ESTARÃO DISPONÍVEIS GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL E PARA O MOMENTO DE INTERVALO DE LANCHE, ALÉM DO OFERECIDO PELA ESCOLA, SERÃO DISTRIBUÍDAS BARRAS DE CEREAL.

 50 GARRAFAS DE ÁGUA MINERAL  100 COPOS DESCARTÁVEIS  100 BARRAS DE CEREAL

Referências

Documentos relacionados

(A) não se alteram em dias muito frios, mas tendem a se apertar em dias muito quentes. (B) tendem a se separam em dias muito frios e a se apertar em dias

A espécie Isospora parnaitatiaiensis Silva, Rodrigues, Lopes, Berto, Luz, Ferreira, Lopes, 2015 foi identificada em dois diferentes hospedeiros da família Thamnophilidae,

relatório e voto fundamentado apresentado pelo conselheiro relator para indeferir o pleito e não 817. conceder a interrupção de registro ao

a) Se, para uma determinada apólice, for verificado que a soma das indenizações correspondentes às diversas coberturas abrangidas pelo sinistro é maior que seu respectivo limite

A implementação de um algoritmo genético usa as ideias da evolução de Darwin, de forma que os indivíduos de uma dada população são submetidos aos princípios

Com relação ao corrimento vaginal a prevalência de G.vaginalis foi 26 vezes maior nas mulheres com a bactéria, número bem elevado e talvez o mais significativo do

Adaptar site atual em formato responsivo 2,2 months Homologar layout responsivo nos diversos devices 1,75 months Apresentação da proposta da nova árvore de conteúdos 2,4 weeks. 06 07

Bu cihaz (çocuklar) fiziksel, duyusal veya zihinsel eksikliği veya bilgi ve kullanma deneyimi eksikliği olan insanlar tarafından onların güvenliği için başlarında bir gözetmen