• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ FACULDADE DE ENGENHARIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE GUARATINGUETÁ FACULDADE DE ENGENHARIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA

(2)

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA

NORMAS DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO 1. DO OBJETO

a) No último ano do Curso de Graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA, o aluno deve desenvolver um Trabalho de Graduação (TG) conforme consta da Resolução UNESP no. 73, de 19/10/2007.

b) Na Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá este Trabalho de Graduação tem diversas denominações dentro dos Projetos Pedagógicos de seus diversos Cursos, porém, sendo todos idênticos na sua essência. Deste modo, por uma questão de uniformidade entre os cursos o Trabalho de Graduação será identificado como TG.

c) TG compreende o estudo de um problema em profundidade, requerendo do aluno iniciativa, reflexão, criatividade. Deve estimular nos alunos a capacidade de aplicar e ampliar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

d) Serão aceitos temas pertencentes às diversas áreas de formação do Curso.

e) O TG pode ser derivado diretamente de um trabalho de iniciação científica ou tecnológica (FAPESP, PIBIC, PAE, IC sem bolsa, outros) levado a cabo pelo estudante, individualmente, sob a orientação de um docente, devendo o tema ter relação com o Curso de Engenharia Elétrica. Neste caso, tem de ser apresentado sob a forma de um artigo técnico-científico e ter sido publicado, como trabalho completo, em evento ou periódico nacional ou internacional. No caso de evento, tem de ter sido também apresentado.

f) O TG pode ser derivado diretamente de um estágio, quando o aluno neste realizar atividades de pesquisa, desenvolvimento, ou estudo aprofundado. Neste caso, deve ser apresentado sob a forma de um artigo técnico-científico, com orientação de um docente, e ter sido publicado, como trabalho completo, em evento ou periódico nacional ou internacional. No caso de evento, tem de ter sido também apresentado.

2. DO PROJETO

a) Definido o tema a ser tratado, as atividades para a realização do TG devem ser concatenadas, de forma que se desenvolvam harmoniosamente, conforme cronograma a ser estabelecido, anualmente, pelo Conselho de Curso.

b) O aluno deverá ter um Professor Orientador e, eventualmente, um co-orientador. O Professor Orientador será o responsável perante o Conselho de Curso e não necessariamente terá que ser docente do Departamento de Engenharia Elétrica.

c) As propostas de Trabalho de Graduação com 2 (dois) alunos somente serão aprovadas com a clara divisão de atividades e responsabilidades a cada aluno;

d) Deverá ser elaborado um "Projeto de TG", segundo as normas consagradas da metodologia científica.

3. DAS ATRIBUIÇÕES

3.1. ATRIBUIÇÕES DO ALUNO

a) Elaborar o Projeto de TG, juntamente com seu orientador (ANEXO I) e entregá-lo, devidamente assinado pelo aluno e pelo orientador, no Conselho de Curso

b) Desenvolver as atividades previstas no Projeto de TG e elaborar o relatório final. c) Encaminhar o Relatório do TG à Banca Examinadora.

d) Apresentar o TG à Banca Examinadora.

3.2. ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR a) Avaliar e assinar o Projeto de TG.

(3)

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA

d) Propor ao Conselho de Curso a composição da Banca Examinadora, que deverá ser composta de 3 (três) membros titulares e 1 (um) membro suplente. Caso o orientador não seja docente do Departamento de Engenharia Elétrica, os outros membros da banca deverão obrigatoriamente ser membros do referido Departamento, e deverão atuar na área de abrangência do Trabalho de Graduação.

e) Participar da Banca Examinadora.

f) Encaminhar o Resultado da Avaliação do TG, ao Conselho de Curso, em formulário próprio (ANEXO II)

3.3. ATRIBUIÇÕES DA BANCA EXAMINADORA a) Avaliar o TG.

b) Propor correções, modificações ou complementações. 3.4. ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO DE CURSO a) Aprovar o Projeto de TG

b) Aprovar a composição da Banca Examinadora. c) Homologar a decisão da Banca Examinadora. 4. BANCA EXAMINADORA

a) No final do período letivo, o TG será avaliado por uma Banca Examinadora composta de no mínimo 3 (três) membros, incluindo o Professor Orientador.

b) A data e o local para apresentação do TG à Banca Examinadora deverão ser definidos em comum acordo entre os membros da Banca e o aluno. A data deverá estar dentro do período letivo.

5. AVALIAÇÃO

a) A média final (MF) do TG será a nota atribuída pela Banca Examinadora referente à apresentação final.

b) O exame corresponderá a uma nova apresentação do TG, com as alterações de que trata o item 3.3.(b). Essa apresentação poderá ser feita à própria Banca Examinadora ou a um de seus membros, por ela designado. A média final (MF) do TG será então calculada de acordo com o critério único de avaliação aprovado para o Sistema de Matrícula em que o aluno encontrar-se matriculado.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

a) Se aprovado, após as alterações de que trata o item 3.3.b, o aluno deverá providenciar, conforme as diretrizes para elaboração de dissertações, teses, monografias de cursos de especialização e trabalhos de conclusão de cursos de graduação da Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá-UNESP, ao Orientador do Trabalho de Graduação a versão final do trabalho, em formato PDF, em mídia eletrônica, devidamente identificada com nome do aluno, do orientador, título do trabalho, curso do aluno e ano letivo. Nos casos tratados nos itens 1.(e) e 1.(f), o aluno providenciará ao Orientador do TG a cópia do artigo, incorporando as alterações sugeridas pela banca, em formato PDF, em mídia eletrônica, devidamente identificada com nome do aluno, do orientador, título do trabalho, curso do aluno e ano letivo.

b) O orientador deverá entregar a mídia eletrônica à Biblioteca, acompanhada do Resultado da Avaliação do TG devidamente assinado (ANEXO III).

(4)

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA

PROJETO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO - (ANEXO I) Curso de Engenharia Elétrica

Aluno: Número:

Orientador:

Co-orientador (se for o caso): 1. Linha de Conhecimento: 2. Título: 3. Objetivos 4. Justificativas 5. Metodologia 6. Exequibilidade

(5)

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA

6. Cronograma de Execução Etapa 1: Etapa 2: Etapa 3: Etapa 4: Etapa 5: Etapa 6: 7. Bibliografia Assinaturas _____________________________ ___________________________ Orientador Aluno

Aprovação do Conselho do Curso

(6)

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

CAMPUS DE GUARATINGUETÁ

FACULDADE DE ENGENHARIA

AVALIAÇÃO DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO - (ANEXO II)

Aluno Número

Título do Trabalho

Professor Orientador Data da Apresentação

Banca Examinadora (nome) Assinatura Nota

Orientador (N1) Examinador 2 (N2) Examinador 3 (N3)

MB = (N1+N2+N3)/3 Exigências da Banca Examinadora

( ) Aprovado ( ) Reprovado

Autorizo a publicação do trabalho na Biblioteca C@pelo

_______________________________

Aluno _______________________________Orientador

Homologação do Conselho do Curso

(7)

C c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c c

Coordenadoria Geral de Bibliotecas

C@pelo - Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs)

TERMO DE AUTORIZAÇÃO

(Anexo III)

Nome do autor

CPF : Telefone: [ ]

E-mail do autor:

Autoriza a divulgação deste endereço eletrônico na Biblioteca Digital C@pelo? [ ] Sim [ ] Não

Título Palavras-chave: Unidade: Campus: Curso de Graduação: Orientador: Co-orientador: Banca: Data da defesa: _____/_____/__________

[ ] AUTORIZO a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a publicar em ambiente digital institucional, sem ressarcimento dos

direitos autorais, o texto integral da obra acima citada, em formato PDF, a título de divulgação da produção científica gerada pela Universidade.

______________________________________________ _____/_____/___________ Assinatura do(a) autor(a) Data

_____________________________________________________ __________________________________________ Nome do Orientador Assinatura

TRAMITAÇÃO NA UNESP

DE ACORDO COM A PORTARIA UNESP Nº 03/09, O CONSELHO DE CURSO É SOBERANO PARA DECIDIR OS CRITÉRIOS DE QUALIDADE PARA ENVIAR OU NÃO OS TCCs DEFENDIDOS NO CURSO, PARA DIVULGAÇÃO NA BIBLIOTECA DIGITAL C@PELO.

Conselho de Curso de Graduação

______________________________________________ ___________________________________________________ Nome do coordenador(a) Assinatura

Recebido em: _____/_____/__________ Liberado em: _____/_____/___________

Biblioteca da Unidade CGB - Biblioteca Digital C@pelo

Recebido em: _____/_____/__________ Recebido em: _____/_____/__________

Liberado em: _____/_____/__________

Obs: Preencher este Termo em uma via assinada e enviar à Biblioteca da Unidade, juntamente com o arquivo eletrônico em formato PDF.

Referências

Documentos relacionados

Os corretores selecionados serão contemplados com indicações comerciais de planos de saúde Empresariais MPE e PME e Coletivos por Adesão durante todo o período em que forem membros

O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação insetistática de óleos essenciais de plantas aromáticas: erva cidreira brasileira (Lippia alba) (Verbenaceae) e capim - limão

of the Canad. Nilpotent Moufang Loops of Units, J. Integral Group Rings of Frobenius Groups and the Conjectures of H.J. Some Remarks on central idempotents in group rings, Publ.

a) Descrever as características demográficas, clínico-epidemiológicas e laboratoriais dos pacientes de Guarulhos com TB pulmonar em TDO e TAA. tuberculosis às drogas de

A Ilicitude manifesta-se numa afronta à ordem jurídica na sua globalidade através de uma factualidade contrária ao direito ou numa ofensa material a determinados bens jurídicos,

Todos os resultados obtidos sobre a caracterização molecular das proteínas gp21 e gp46, bem como do HBZ, foram resumidos e organizados em forma de um único artigo

pagamento de uma taxa, que não deve exceder os custos administrativos decorrentes da disponibilização dessa informação, incluindo os custos de manutenção e de desenvolvimento

Segundo dispõe o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir veículo sem usar lentes corretoras de visão, aparelho auxiliar de audição, de prótese física ou as