• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Sul de Santa Catarina Ciências Contábeis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Sul de Santa Catarina Ciências Contábeis"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Manual do Curso

Ciências

Contábeis

(2)

Curso na modalidade a distância

Manual do Curso

Ciências

Contábeis

(3)

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Reitor

Mauri Luiz Heerdt

Vice-Reitor

Lester Marcantonio Camargo

Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação

Hércules Nunes de Araújo

Pró-Reitor de Administração e Operações

Heitor Wensing Júnior

Assessor de Marketing, Comunicação e Relacionamento

Fabiano Ceretta

Diretor do Campus Universitário de Tubarão

Rafael Ávila Faraco

Diretor do Campus Universitário da Grande Florianópolis

Zacaria Alexandre Nassar

Diretora do Campus Universitário UnisulVirtual

Ana Paula Reusing Pacheco

Campus Universitário UnisulVirtual

Diretora

Ana Paula Reusing Pacheco

Gerente de Administração e Serviços Acadêmicos

Renato André Luz

Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação

Moacir Heerdt

Gerente de Relacionamento e Mercado

Guilherme Araujo Silva

Gerente da Rede de Polos

José Gabriel da Silva

Manual do Curso

Coordenação do Curso

Nélio Herzmann

Designer instrucional

Cristina Klipp de Oliveira

Assistente Acadêmico

Ester Konig Da Silva

Projeto Gráfico e Capa

Equipe UnisulVirtual

Diagramação

Noemia Mesquita

Revisão Ortográfica

(4)

Apresentação

|

5

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis

Perfil do formado

|

5

Atitudes Sociais

Objetivos geral e específicos

|

7

Objetivos Específicos Duração do curso

|

8 Carga-horária

|

8 Reconhecimento

|

8

Organização Didático-Pedagógica

|

9 Concepções teórico-metodológicas

|

9 Estrutura curricular

|

9 Certificações Estruturantes Certificações complementar Certificações especificas Certificações Eletivas Ciclo de formação Atividades complementares

Laboratório Virtual de Aprendizagem

|

30

Avaliação

|

31

Sistema de avaliação

|

31

Média para aprovação

(5)

Prezado(a) estudante,

A efetiva competência do egresso para atuar no mercado global constitui um diferencial nas bem-sucedidas organizações de ensino no Brasil e no mundo – não importa se garantida por meio do ensino presencial ou do ensino virtual. Nesse norte, a grade curricular do presente curso engloba um conjunto de Unidades de aprendizagens afins, voltadas à adequada formação de gestores de organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor nos atuais cenários em transição e transformação – particularmente os relacionados à contabilidade exigida no mercado de negócios nacionais e internacionais.

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis, EaD, obedece aos objetivos e às diretrizes curriculares fixadas nacionalmente pelo Ministério da Educação, com vista à manutenção dos padrões de qualidade oferecidos pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.

Ainda: a concepção, o desenvolvimento, a implantação e a avaliação do Curso na modalidade de educação a distância terão por suporte acadêmico-gerencial os professores do curso na modalidade presencial da Unisul, com o reforço, quando necessário, de professores de outros cursos da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, além de consultores e especialistas externos.

Com base nas novas exigências de profissionalização, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis adota a proposta de formação de profissionais com postura gerencial apta a contribuir fortemente para o aperfeiçoamento da qualidade de vida da sociedade brasileira e para a competitividade de seus agentes econômicos. Nesse sentido, empreende a produção e disseminação de conhecimentos nas áreas específicas de mensuração contábil e de modelos de gestão econômica.

Leia com atenção todo o manual para entender como será o seu percurso acadêmico. Tudo foi planejado para garantir o sucesso da sua aprendizagem.

Bem-vindo(a) ao curso e à Unisul!

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis

O Curso de Graduação em Ciências Contábeis, na modalidade a distância, é um curso concebido com o objetivo de formar Contadores com o perfil de gestores, tanto das instituições públicas, quanto das instituições privadas.

Os graduados no Curso de Ciências Contábeis adquirem o título de Bacharel em Ciências Contábeis, com todos os direitos e prerrogativas conferidas pela República Federativa do Brasil.

Perfil do formado

As qualidades e habilidades de caráter humano e social são primordiais para o desenvolvimento cultural técnico e de capacitação gerencial do contador.

Daí a necessidade de conhecimentos básicos resultantes de uma educação continuada e do aprimoramento de suas potencialidades enquanto ser humano perfectível e social.

Esse aprimoramento dá-se em diversas etapas, das quais a da educação formal, que se dá na escola, caracteriza-se como uma etapa primordial.

O convívio e a participação em atividades que podem afetar o bem comum exigem do futuro profissional uma formação de natureza ética a ser por ele assumida e que o tornem capaz de contribuir para o bem estar e o desenvolvimento social coletivo.

(6)

6

Entre os atributos incluídos nesta categoria e que deverão ser cultivados pelos acadêmicos por meio de unidades de aprendizagem e de atividades ou práticas específicas, previstas como integrantes do currículo pleno, pretende-se que sejam cultivadas, no profissional em formação, as seguintes características do indivíduo culto e equilibrado.

O futuro profissional deverá apresentar características culturais, intelectuais, de integração profissional, de educação e civismo, condições técnicas gestoriais. O profissional, apresentando estas características, será uma pessoa com capacidade suficiente de assimilar problemas e resolvê-los de maneira objetiva. Para isso, deverá basear-se em um currículo estruturado, que forme profissional competente, para que atenda às expectativas do mercado.

O profissional deverá ter uma visão estratégica de negócios, com visão holística, cultural e econômica para poder auxiliar na tomada de decisão, por meio da apresentação de informações armazenadas e interpretadas de forma correta.

Desta forma, esse profissional possibilitará à sociedade segurança para seu crescimento, através do suporte à gestão, aumentando também sua participação nas decisões.

O profissional deverá buscar um contínuo aprendizado para manter seu nível técnico adequado à necessidade da sociedade. Deverá ter um espírito de líder, de modo a saber trabalhar em equipe, coordenando-a nos trabalhos que deverá realizar.

Nesse sentido, o perfil do profissional a ser formado, no Curso de Graduação em Ciências Contábeis na UNISUL, deverá ter:

࡟ capacidade gerencial e empreendedora; ࡟ habilidade para apreender novas qualificações; ࡟ organização e gestão de empresas;

࡟ habilidade para identificar oportunidade; ࡟ criatividade e responsabilidade funcional;

࡟ capacidade para prever tendências políticas e econômicas;

࡟ habilidade para provocar mudanças no meio com o qual se relacione; ࡟ macrovisão, especialização e autoaperfeiçoamento.

Assim, com base no perfil traçado, espera-se do profissional formado no curso de Ciências Contábeis da Unisul as seguintes atitudes:

Atitudes Pessoais

࡟ atitude positiva em relação à vida e à profissão; ࡟ participação no processo ensino e aprendizagem; ࡟ elevada autoconfiança e autoestima positiva;

࡟ melhoria contínua nos campos pessoal e profissional; ࡟ visão estratégica da vida;

࡟ aprendizado contínuo; ࡟ ativo e empreendedor;

(7)

7

Atitudes Sociais

࡟ serviço à comunidade;

࡟ cumpridor de compromissos e responsabilidades; ࡟ orgulhoso de sua profissão e seu país;

࡟ promotor do bem estar social.

Dessa forma, o curso de Ciências Contábeis da UNISUL, além das atitudes esperadas e citadas acima, espera também do futuro profissional as seguintes habilidades:

Habilidades Administrativas:

࡟ para organizar e planejar o trabalho; ࡟ para tomar decisões;

࡟ para aplicar criativamente a teoria contábil;

࡟ para organizar e administrar sistemas de informação contábil; ࡟ para exercer e delegar autoridades.

Habilidades interpessoais:

࡟ para liderar uma equipe e ser capaz de trabalhar com ela; ࡟ para negociar;

࡟ para adaptar-se ao ambiente organizacional e a novas tecnologias; ࡟ para promover mudanças e desenvolvimento social.

Habilidades intelectuais:

࡟ para analisar e sintetizar informações; ࡟ para calcular e interpretar números; ࡟ para aprender a aprender;

࡟ para resolver problemas baseados em informações obtidas; ࡟ para falar e escrever o próprio idioma.

O perfil do profissional formado atende e está sintonizado com as Diretrizes Nacionais para o curso de Graduação e Ciências Contábeis.

Objetivos geral e específicos

O Curso de Ciências Contábeis da UNISUL tem por objetivo formar profissionais com postura gerencial, para atuação no vasto campo de aplicação da Contabilidade nas entidades públicas e privadas. Nesse sentido, o curso de Ciências Contábeis da UNISUL tem como objetivo geral formar profissionais e pesquisadores capazes de contribuir fortemente para o contínuo aperfeiçoamento da qualidade de vida da sociedade brasileira e para a competitividade de seus agentes econômicos, através da produção e disseminação de conhecimentos nas áreas específicas de mensuração contábil e de modelos de gestão econômica.

(8)

8

Objetivos Específicos

࡟ Formar profissionais capacitados para promover a realização de estudos sobre os fatos contábeis da administração geral das entidades públicas e privadas;

࡟ Capacitar profissionais para realizar os estudos dos desdobramentos referentes aos fatos

administrativos, com a finalidade de conhecer minuciosamente o produto das operações e seus reflexos patrimoniais;

࡟ Estudar e apurar os valores dos insumos que incorrem na produção de bens e serviços, nos diversos ramos empresariais;

࡟ Estimular a promoção de estudos relativos ao registro e análise de fatos ocorridos, setorialmente, em cada organização;

࡟ Preparar profissionais para realizar estudos dos investimentos realizados pelas entidades, bem como os reflexos financeiros e produtivos deles decorrentes;

࡟ Fornecer técnicas de controles e análise das contas do sistema financeiro das entidades; ࡟ Analisar os registros necessários ao entendimento dinâmico das diversas áreas da legislação

fiscal e tributária, que afetam e provocam modificações no patrimônio das entidades;

࡟ Formar profissionais capazes de promover estudos e interpretações dos dados quantitativos e qualitativos das empresas, com o objetivo de informar, orientar e guiar a administração em termos de gestão e tomada de decisões;

࡟ Capacitar profissionais para elaborar e acompanhar a execução e/ou análise de controles internos, orçamentos de qualquer entidade; formar profissionais dotados de conhecimentos e espírito empreendedor e integrador, para atuar como gestores nos mais diversos tipos de entidades contábeis;

࡟ Formar profissionais-cidadãos preocupados com as causas maiores, ou seja, o bem-estar da coletividade.

Duração do curso

O tempo previsto para a duração do curso é de quatro anos.

Carga-horária

A carga horária mínima legal para este curso é de 3000 horas.

Reconhecimento

Criação: RESOLUÇÃO CÂM-GES nº 24/05, de 25/11/2005.

Ato de Reconhecimento: Decreto nº 2.930, de 21/12/2009, publicado no D.O.E-SC nº 18.756, de 21/12/2009. Ato de Renovação de Reconhecimento: Portaria Nº 274 de 03/04/2017 - Publicada no DOU Nº 65 de

(9)

9

Organização Didático-Pedagógica

A organização didático pedagógica da Unisul fundamenta-se na concepção de educação permanente. A universidade parte do pressuposto de que não há idade específica para aprender, pois aprende-se desde o nascimento até a morte. A exigência de nossos tempos é de que a educação jamais pare. É preciso, portanto, que, continuamente, o espírito permaneça alerta. Conceitualmente, ela é muito mais que um prolongamento de uma graduação e também não é uma educação complementar, ela é uma aprendizagem contínua de um estilo de vida adequado e de uma sociedade que se considera em permanente transformação e em constante desenvolvimento.

Nessa concepção de educação, assentam-se os critérios para a elaboração dos projetos pedagógicos de curso que devem buscar e propor organizações curriculares flexíveis e inovadoras no sentido da integração e articulação das áreas de conhecimento, das disciplinas científicas, das modalidades e níveis de ensino, e das práticas de ensino, pesquisa e extensão.

O currículo poderá contemplar a organização curricular como agrupamentos de conteúdos em função das áreas de conhecimento, dos campos de saber e de atuação profissional, e das trajetórias acadêmicas, buscando a flexibilidade e a mobilidade curricular. As estratégias didáticas, consequentemente, consideram múltiplas formas de aprendizagem e os diferentes estágios de conhecimento, buscam a interdisciplinaridade e a abordagem relacional dos conteúdos. Dessa forma, a atuação do estudante no processo de

ensino-aprendizagem se diversifica e intensifica, caracterizando-se como trabalho discente efetivo. Do mesmo modo, a atuação do professor não está centrada em si, mas na construção do conhecimento.

O processo de ensino envolve a pesquisa e a extensão, de modo a promover no estudante a autonomia em relação à gestão da própria aprendizagem e a responsabilidade quanto aos conhecimentos construídos, nos termos do PPI, 2010.

Concepções teórico-metodológicas

O processo de ensino e de aprendizagem precisa ser uma experiência significativa, tanto para docentes como para discentes.

A proposta para o novo currículo será de proporcionar, aos acadêmicos, motivação para que estes construam o seu conhecimento sobre o objeto estudado.

Professor e alunos devem interagir para que a construção do conhecimento seja realizada de fato. Assim estaremos preparando profissionais ativos, capazes de identificar e resolver problemas, de trabalhar em equipe, com visão de futuro e crítico. Dessa forma, deverá o Curso focar-se em práticas pedagógicas interdisciplinares, de ensino, pesquisa e de extensão.

Nesse sentido, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa. Foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar.

Estrutura curricular

A graduação é a referência da organização curricular que confere diploma e chancela ou valida um conjunto de competências apresentadas nos documentos de regulação definidos pelo MEC e identificadas nos

documentos de referência das áreas técnico-profissionais. Enquanto percurso formativo, a graduação resulta de certificações estruturadas para o desenvolvimento de competências em campos específicos de saber e de atuação.

(10)

10

Para efeitos de organização curricular da graduação, as certificações são apresentadas em quatro grandes conjuntos:

࡟ Certificações estruturantes; ࡟ Certificações complementares; ࡟ Certificações eletivas e

࡟ Certificações específicas.

A inovação dos componentes curriculares torna-se significativa quando inscrita nas demandas da sociedade, na organização acadêmico-administrativa da universidade e na permanente configuração de saberes para a construção e socialização do conhecimento.

A partir disso, a composição curricular sobrepõe-se à linearidade, à hierarquização e à particularização dos conteúdos.

Certificações Estruturantes

a. Formação acadêmico-científica (120h)

Competências

Analisar e compreender contextos. Aplicar metodologias de investigação. Produzir Cientificamente.

Conteúdos

Produção e socialização do conhecimento na universidade. Estudos da linguagem. Metodologias técnico-científicas. Ciência, tecnologia e arte. Teoria do

Conhecimento. Ética.

Habilidades

Refletir criticamente.

Identificar e relacionar situações e variáveis. Buscar e interpretar informações e dados. Extrair conclusões e julgar.

Detectar contradições. Argumentar e demonstrar. Elaborar sínteses.

Identificar e resolver problemas.

Unidades de Aprendizagem

Universidade e Ciência (60h)

Ementa: Universidade, pesquisa e extensão. Estudos da linguagem. Texto e discurso. Produção no campo acadêmico e científico. Metodologias técnico-científicas. Análise e produção de textos acadêmicos. Elaboração de projetos de pesquisa, planejamentos de estudo e elaboração de sínteses.

Teoria do Conhecimento (60h)

Ementa: Ciência, tecnologia e arte. O conhecimento como produção histórico-cultural. Concepções e formas de conhecimento. Questões clássicas e contemporâneas sobre o conhecimento. Questões éticas na produção e socialização de conhecimento.

b. Formação sociocultural (120h)

Competências

Analisar e compreender contextos.

Dialogar com as diferenças socioculturais. Produzir academicamente.

(11)

11

Conteúdos

Sociedade, Estado e Cidadania. Teorias políticas e o estudo das dinâmicas sociais. Cultura, Identidade e Diversidade. Estudos Étnico-raciais. Ética e Direitos Humanos. Economia, política, educação e organizações humanas.

Ocupação do espaço geográfico. Meio Ambiente e dinâmicas socioambientais.

Habilidades

Refletir criticamente.

Identificar e relacionar situações e variáveis. Buscar e criticar informações.

Extrair conclusões e julgar. Debater e trabalhar em equipe. Administrar conflitos.

Interpretar linguagens diversas. Projetar ações de intervenção.

Unidades de Aprendizagem

Estudos Socioculturais (60h)

Ementa: Sociedade, Estado e Cidadania. Teorias clássicas e contemporâneas para a análise das sociedades. Redes sociais, comunidades e formação do sujeito. Processos midiáticos e práticas culturais. Cultura, Identidade e Diversidade étnico-racial. Ética e Direitos Humanos.

Socioeconomia e Geopolítica (60h)

Ementa: Economia, política e organizações humanas. Relações sociais de produção e consumo. Organismos internacionais reguladores da política e da economia. Educação e ocupação profissional. Ocupação do espaço geográfico. Meio ambiente e dinâmicas socioambientais.

c. Engenharia econômica (120h)

Competências

Utilizar o conhecimento matemático para distinguir juros simples de compostos.

Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais na tomada de decisões.

Avaliar a viabilidade econômica de projetos.

Adequação rápida às mudanças tecnológicas e aos novos ambientes de trabalho.

Capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas.

Aplicar métodos e técnicas de negociação.

Aprender sobre novos processos de negócio, Capacidade de Negociação: capacidade de interagir com as partes envolvidas no processo, na busca de compromisso entre ideias, propósitos ou interesses, visando ao alcance dos melhores resultados possíveis.

Conteúdos

Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos.

Equivalência de capitais. Taxa: nominal, efetiva e equivalente. Empréstimos de curto e de longo prazos. Sistemas de dívidas. Correção monetária, amortização e depreciação. Equivalência de fluxo de caixa. Introdução à Engenharia Econômica. Métodos de análise de investimentos. Análise de equilíbrio e de sensibilidade.

Análise de viabilidade. Incerteza e riscos em projetos. Depreciação. Substituição de equipamentos. Leasing.

Habilidades

Utiliza os conceitos matemáticos para distinguir regimes de capitalização. Aprofunda os conceitos da matemática comercial e financeira.

Aplica os conceitos da matemática financeira nas operações de descontos. Aplica os conceitos de equivalência de capitais para novas negociações.

(12)

12

Determina valor de parcelas em sequência uniforme de pagamentos antecipados, postecipados, diferidos e parcelas adicionais.

Realiza cálculo de correção monetária.

Elabora planilhas de amortização de empréstimos.

Determina novos valores para títulos substitutivos de títulos já contratados. Calcula valor atual de dívidas futuras.

Calcula o Valor Presente Líquido de um fluxo de caixa. Determina a taxa interna de retorno de um fluxo de caixa.

Elabora planilhas financeiras para auxiliar na tomada de decisão.

Utiliza planilhas para realizar cálculos financeiros, planejamento empresarial e pessoal. Utiliza calculadoras financeiras para auxiliar na tomada de decisão e avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos.

Utiliza calculadoras financeiras para determinar capital, montante, taxa de juros, período de aplicação, parcelas, amortização de empréstimos e depreciação de um bem.

Aplica técnicas de negociação para gerenciar finanças pessoais. Elabora orçamentos empresariais e pessoais.

Aplica conhecimentos técnicos na tomada de decisão de investimentos. Conhece as opções do mercado financeiro.

Aplica técnicas para tomada de decisão de investimento em bolsa de valores. Entende as estratégias para operar com o Mercado Futuro, a termo e de opções. Desenvolver os conceitos técnicos fundamentais e práticos relacionados à análise de investimento e tomada de decisão.

Unidades de Aprendizagem

Matemática Financeira (60h)

Ementa: Juros simples e compostos. Descontos simples e compostos.

Equivalência de capitais. Taxa: nominal, efetiva e equivalente. Empréstimos de curto e de longo prazos. Sistemas de dívidas. Correção monetária, amortização e depreciação. Equivalência de fluxo de caixa.

Análise de Investimentos (60h)

Ementa: Introdução à Engenharia Econômica. Métodos de análise de investimentos. Análise de equilíbrio e de sensibilidade. Análise de viabilidade.

Incerteza e riscos em projetos. Depreciação. Substituição de equipamentos. Leasing.

Pré-Requisito da Unidade de Aprendizagem

Matemática Financeira

d. Estudos quantitativos (120h)

Competências

Aplicar conceitos básicos, métodos e procedimentos quantitativos, visando à investigação, observação, análise e delineamento de conclusões, testando-as na solução de problemas sob a ótica da Matemática e da Estatística.

Conteúdos

Conjuntos numéricos. Operações elementares. Função: conceitos, propriedades,

características e representações gráficas. Funções elementares: polinomiais, exponenciais, logarítmicas. Funções trigonométricas. Introdução à Estatística. Conceitos básicos.

Distribuição de frequências. Representação gráfica.

Medidas de posição. Medida de dispersão. Medida de assimetria e curtose. Números-índices. Análise bidimensional.

Habilidades

Articular conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas e estatísticas que permitam desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação geral.

(13)

13

Aplicar conhecimentos matemáticos nas situações do dia a dia, apoiando no processo de tomada de decisão. Raciocinar de modo lógico, crítico e analítico.

Analisar e resolver problemas.

Aplicar as normas e as regras utilizadas para tratamento de dados. Definir e organizar conjunto de dados.

Representar e organizar tabelas e gráficos.

Calcular e interpretar a média, a moda, a mediana e o coeficiente de variação. Compreender e analisar simetria e assimetria.

Reconhecer curvas de curtose para análise da dispersão de uma série de dados. Calcular e analisar a utilização de números-índices.

Unidades de Aprendizagem

Matemática (60h)

Ementa: Conjuntos numéricos. Operações elementares. Função: conceitos, propriedades, características e representações gráficas. Funções elementares: polinomiais, exponenciais, logarítmicas.

Probabilidade e Estatística (60h)

Ementa: Conceitos gerais de população, amostra, parâmetro, estatística, tipos de dados, níveis de mensuração, planejamento de experimentos. Histogramas.

Medidas de locação e de variabilidade. Boxplot. Ramo e folhas. Probabilidade e distribuições de probabilidade. Principais distribuições discretas. Principais distribuições contínuas.

Estatísticas e distribuições anormais. Estimação pontual de parâmetros de processos. Inferência estatística para uma amostra. Inferência estatística para duas amostras. Noções de análise de variância, correlação e regressão linear.

e. Formação jurídica para negócios (180h)

Competências

Promover mudanças organizacionais na busca de resultados qualitativos e quantitativos, por meio do raciocínio crítico e criativo diante dos desdobramentos da legalização e dos demais efeitos jurídicos relativos à criação de novos empreendimentos organizacionais, bem como sobre a manutenção e o funcionamento dos já existentes.

Conteúdos

Introdução ao estudo do Direito Empresarial. O conceito de estabelecimento, bens corpóreos e incorpóreos. Atos empresariais. A empresa, o empresário e as sociedades empresariais. Os títulos de créditos judiciais e extrajudiciais: contratuais e cambiais. As obrigações dos registros empresariais: contábeis, tributários e trabalhistas. Noções sobre a relação de consumo. A Falência, a Recuperação Judicial e a Recuperação Extrajudicial. Introdução ao estudo do Direito Financeiro - o Direito Tributário. Atividades financeiras do Estado e o seu Sistema Financeiro. Normas e princípios gerais do Direito Tributário. Os tributos e suas classificações econômica e jurídica. O impacto dos tributos sobre a produção e a prestação de serviços. Os processos administrativo e judicial tributário. O Planejamento Tributário como fonte para a redução dos custos das empresas. Introdução ao estudo do Direito do Trabalho. O conceito de empregador e de trabalhador. A relação de trabalho e as suas características. Os principais direitos dos trabalhadores. O processo trabalhista. As formas de representação dos trabalhadores e a negociação coletiva. A Seguridade e a previdência social. Os impactos tributários da legislação social sobre as empresas.

Habilidades

Elaborar projetos de constituição e baixa de empresas, observando os princípios e normas e as obrigações legais das pessoas que executam atos empresariais.

Adequar à legislação os registros contábeis, obrigações tributárias e sociais dos trabalhadores.

Aplicar as normas legais pertinentes às operações com títulos de créditos;

Negociar e tomar decisões quanto aos desdobramentos das obrigações contratuais assumidas pela empresa.

(14)

14

Compreender diferenças entre Falência, Recuperação Judicial e

Recuperação Extrajudicial. Identificar as obrigações tributárias: principal e acessória - dos sujeitos passivos dentro de uma relação tributária.

Compreender os impactos da carga tributária nacional sobre os custos da empresa.

Analisar e identificar instrumentos a serem implantados na empresa para o controle da sua carga tributária.

Sugerir estratégias e mudanças para o aperfeiçoamento dos controles tributários. Tomar decisões baseadas na elisão fiscal, no sentido de controlar e reduzir os custos tributários.

Conhecer os instrumentos administrativos e jurídicos de cobrança e de defesa previstos na legislação tributária.

Identificar as obrigações das empresas quanto à área da segurança e higiene do trabalho.

Unidades de Aprendizagem

Direito Empresarial (60h)

Ementa: Introdução ao estudo do Direito Empresarial. O conceito de estabelecimento, bens corpóreos e incorpóreos. Atos empresariais. A empresa, o empresário e as sociedades empresariais. Os títulos de créditos judiciais e extrajudiciais: contratuais e cambiais. As obrigações dos registros empresariais: contábeis, tributários e trabalhistas. Noções sobre a relação de consumo. A Falência, a Recuperação Judicial e Extrajudicial.

Direito Tributário (60h)

Ementa: Introdução ao estudo do Direito Financeiro - o Direito Tributário. Atividades financeiras do Estado e o seu Sistema Financeiro. Normas e princípios gerais do Direito Tributário. Os tributos e suas classificações econômica e jurídica.

O impacto dos tributos sobre a produção e a prestação de serviços. Os processos

administrativo e judicial tributário. O Planejamento Tributário como fonte para a redução dos custos das empresas.

Direito do Trabalho (60h)

Ementa: Introdução ao estudo do Direito do Trabalho. O conceito de empregador e de trabalhador. A relação de trabalho e as suas características. Os principais direitos dos trabalhadores. O processo trabalhista. As formas de representação dos trabalhadores e a negociação coletiva. A Seguridade e a previdência social.

Os impactos tributários da legislação social sobre as empresas.

f. Contabilidade governamental (120h)

Competências

Registrar, classificar, organizar e avaliar informações do patrimônio público e suas respectivas variações, abrangendo aspectos orçamentários, financeiros e patrimoniais.

Conteúdos

Origem e evolução do orçamento público. Tipos de Orçamento público. Princípios orçamentários. Instrumentos de planejamento e programação. Fundamentos e técnicas do orçamento público. Receita e despesas públicas. Execução orçamentária. Licitações e Contratos na Administração Pública. Conceito, finalidade e campo de aplicação da Contabilidade Pública. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Regimes e Sistema de Escrituração. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Análise das

Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Instrumentos de controle e avaliação orçamentária, financeira e patrimonial.

Habilidades

Aplicar os princípios do orçamento público, as normas e regras inerentes aos instrumentos do planejamento e programação das ações e serviços públicos. Aplicar os fundamentos e técnicas de elaboração e execução do planejamento e orçamento público.

Classificar receitas e despesas públicas

Aplicar normas e regras pertinentes a licitações e contratos na Administração Pública. Aplicar a metodologia de identificação das contas e ordenamento do Plano de Contas.

(15)

15

Desenvolver os procedimentos de escrituração e/ou registros das ações e serviços públicos. Estruturar, elaborar e analisar as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Elaborar relatórios e informativos para o processo de tomada de decisão.

Unidades de Aprendizagem

Contabilidade Pública (60h)

Ementa: Patrimônio Público. Regime e Sistema Contábil. Subsistemas de Escrituração. Plano de Contas. Função e Funcionamento das Contas.

Contabilidade Pública segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Prática de Escrituração na Contabilidade Pública. Estrutura, Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Sistemas de Administração Financeira: SIAFI, SIAFEM e SIGEF.

Orçamento Público (60h)

Ementa: Fundamentação Básica. Instrumento Auxiliar da Contabilidade Pública.

Instrumentos de Planejamento: PPA LDO e LOA. Instrumentos de Programação das Ações de Governos: Programa, Projeto, Atividade e Operações Especiais. Orçamento segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal. Fundamentos e Técnicas do Orçamento Público. Receita e Despesa Públicas. Execução Orçamentária. Instrumentos Retificadores do Orçamento Público. Descentralização de Recursos Orçamentários. Regime de Adiantamento.

Transferências Voluntárias. Processo Licitatório. Controle Orçamentário.

g. Contabilidade e análise de custos (120h)

Competências

Elaborar relatórios de custos em empresas comerciais, industriais e prestadoras de serviços a partir dos registros contábeis e análises efetuadas.

Conteúdos

Origem e necessidade da contabilidade de custos em diferentes tipos de empresas. Nomenclatura e classificação dos custos.

Normas aplicadas a custos.

Estruturação do plano de contas para custos.

Fases de custeamento (operacional, pré-operacional e na reestruturação). Características operacionais e tributárias influentes nos custos.

Comportamento de custos em matriz e filiais, unidades de negócios, departamentos e centros de responsabilidade.

Composição dos custos de mercadorias para revenda, produtos industrializados e serviços. Aspectos econômicos de custos.

Filosofias de custeios e seus impactos na valoração dos estoques e no resultado da empresa.

Preço de venda de mercadorias, produtos e serviços. Análise do custo / volume / lucro.

Custos influentes na tomada de decisão. Contabilidade estratégica de custos.

Habilidades

Identificar, classificar, mensurar e registrar os componentes de custos. Reconhecer o comportamento dos custos nos processos.

Compor os custos de mercadorias, produtos e serviços. Avaliar e apropriar gastos na formação dos custos. Ratear e analisar custos em processos de fabricação. Efetuar análises sobre a relação custo / volume / lucro.

Emitir relatórios relativos aos reflexos e influências dos custos na formação do preço de venda e do lucro.

(16)

16

Unidades de Aprendizagem

Contabilidade de Custos (60h)

Ementa: Origem e necessidade da contabilidade de custos. Nomenclatura e classificação dos custos. Normas aplicadas a custos. Plano de contas para custos.

Fases de custeamento. Características operacionais e tributárias. Comportamento de custos em matriz e filiais, unidades de negócios, departamentos e centros de responsabilidade. Composição dos custos de mercadorias para revenda, produtos industrializados e serviços.

Análise de Custos (60h)

Ementa: Aspectos econômicos de custos. Filosofias de custeios e seus impactos na valoração dos estoques e no resultado da empresa. Preço de venda de mercadorias, produtos e serviços. Análise do custo / volume / lucro. Custos influentes na tomada de decisão. Contabilidade estratégica de custos.

h. Teoria da contabilidade (120h)

Competências

Compreender os fundamentos teóricos e normativos que subsidiam a prática contábil.

Conteúdos

Órgãos reguladores do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais.

Normas para mensuração, reconhecimento e evidenciação dos fatos contábeis. Conceito, estrutura, mensuração e avaliação das contas patrimoniais e de resultado. Procedimentos de ajuste a valor presente.

Teorias do patrimônio líquido. Evidenciação contábil.

Avaliação de investimentos permanentes pelo método da equivalência patrimonial e pelo método de custos.

Coligadas e Controladas. Valor recuperável de ativos.

Consolidação das demonstrações contábeis.

Conversão das demonstrações contábeis em moeda estrangeira.

Reestruturação societária (incorporação, fusão, cisão e liquidação de empresas): aspectos societários e contábeis.

Habilidades

Aplicar os postulados, as convenções e os princípios de contabilidade e sua harmonização no contexto internacional.

Identificar a estrutura das contas patrimoniais e de resultado. Avaliar elementos patrimoniais e de resultado.

Identificar os métodos de mensuração e reconhecimento do ativo, passivo, receitas, custos e despesas.

Evidenciar o patrimônio e o resultado.

Aplicar o método de equivalência patrimonial e o método de custos. Aplicar os procedimentos de ajuste a valor presente.

Elaborar o processo de consolidação das demonstrações contábeis.

Realizar a convergência das demonstrações contábeis em moeda estrangeira.

Identificar os tipos de reestruturação societária (cisão, fusão, incorporação e liquidação de empresas).

(17)

17

Unidades de Aprendizagem

Normas Contábeis para Mensuração, Reconhecimento e Evidenciação dos Fatos Contábeis (60h)

Ementa: Órgãos reguladores do processo de convergência. Normas para mensuração, reconhecimento e evidenciação dos fatos contábeis. Conceito, estrutura, mensuração e avaliação das contas patrimoniais e de resultado.

Procedimentos de ajuste a valor presente. Teorias do patrimônio líquido.

Evidenciação contábil. Avaliação de investimentos permanentes pelo método da equivalência patrimonial e pelo método de custos. Coligadas e Controladas. Valor recuperável de ativos.

Operações Avançadas da Teoria Contábil (60h)

Ementa: Consolidação das demonstrações contábeis. Conversão das demonstrações contábeis em moeda estrangeira. Incorporação, fusão, cisão e liquidação de empresas: aspectos societários e contábeis.

i. Perícia contábil (60h)

Competências

Elaborar perícia contábil como ferramenta auxiliar do judiciário para a resolução de controvérsias discutidas nas demandas judiciais.

Conteúdos

Perícia: conceito e objetivos. Exercício profissional do Perito. Legislação e normas da Perícia contábil. A Perícia contábil como prova judicial. Técnica do trabalho pericial. A formulação de quesitos. O laudo pericial. Os honorários Profissionais. Estudos de caso. Conflitos e controvérsias: conflitos, mediações e arbitragens. A arbitragem: conceitos, tipos e características. Procedimentos arbitrais. Relatórios arbitrais.

Habilidades

Reconhecer conflitos, controvérsia, mediação e arbitragem. Distinguir o poder Judiciário e o foro arbitral.

Identificar os procedimentos arbitrais na solução de litígios. Identificar os conteúdos e a forma da sentença arbitral. Identificar as espécies de perícias e seu campo de aplicação. Identificar as funções do perito nomeado pelo Judiciário.

Identificar o processo de nomeação evidenciando seus direitos e obrigações. Posicionar a Perícia no âmbito do Judiciário.

Identificar as funções da prova judicial evidenciando as modalidades admitidas no Judiciário.

Unidades de Aprendizagem

Perícia Contábil e Técnicas de Negociação e Conciliação (60h)

Ementa: Perícia: conceito e objetivos. Exercício profissional do Perito. Legislação e normas da Perícia contábil. A Perícia contábil como prova judicial. Técnica do trabalho pericial. A formulação de quesitos. O laudo pericial. Os honorários Profissionais. Estudos de caso. Conflitos e controvérsias: conflitos, mediações e arbitragens. A arbitragem: conceitos, tipos e características. Procedimentos arbitrais. Relatórios arbitrais.

j. Atividades atuariais (60h)

Competências

Avaliar contribuições e benefícios previdenciários por meio de técnicas atuariais.

Conteúdos

Seguro: História, Elementos e Definições. Seguro de Riscos Diversos.

Seguro de Lucros Cessantes. Seguro de Automóvel e Saúde.

Introdução Atuarial: Esperança Matemática; Tábuas de Mortalidade; Vida Média Completa e Tábuas de Comutação.

Seguros e Rendas. Risco e Retorno.

(18)

18

Habilidades

Identificar os elementos e definições concernentes às espécies de seguros, em especial o seguro previdenciário.

Aplicar corretamente as técnicas matemáticas atuariais na apuração e determinação de contribuição e benefícios previdenciários.

Aplicar as atividades com tábuas de mortalidade, apuração da vida média completa e aplicação e interpretação das tábuas de comutação.

Identificar e interpretar as operações de seguros e rendas, risco e retorno.

Unidades de Aprendizagem

Matemática Atuarial (60h)

Ementa: Seguro: História, Elementos e Definições. Seguro de Riscos Diversos. Seguro de Lucros Cessantes. Seguro de Automóvel e Saúde. Introdução Atuarial: Esperança Matemática; Tábuas de Mortalidade; Vida Média Completa e Tábuas de Comutação. Seguros e Rendas. Risco e Retorno.

k. Cenários econômicos (120h)

Competências

Posicionar-se profissionalmente frente ao cenário macro e microeconômico.

Conteúdos

Introdução à microeconomia. A função consumo, investimento e poupança no Brasil. A oferta de moeda e o papel do Bacen. Inflação no Brasil.

Equilíbrio de mercado nacional. Teoria da produção e custos de produção brasileiros. Estruturas de mercado e o processo de formação de preços no Brasil.

Concorrência: competitividade e padrão de concorrência nacional. Estratégias de

crescimento das firmas: diferenciação do produto; diversificação da produção; integração vertical; mudanças tecnológicas. Brasil e o comércio global; blocos regionais; políticas de promoção ao comércio internacional.

Habilidades

Analisar políticas econômicas nacionais e internacionais.

Compreender e analisar o processo de interdependência entre os países e os reflexos nas organizações.

Reconhecer o processo de concorrência, competição e globalização. Tomar decisões sobre os aspectos econômicos do negócio.

Reconhecer as relações entre oferta e procura.

Compreender as questões sociais, econômicas e financeiras. Identificar e gerar informações para o processo decisório.

Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações econômicas.

Unidades de Aprendizagem

Análise Microeconômica (60h)

Ementa: Teoria da demanda e da oferta: elasticidade. Teoria da firma: custos de produção. Estruturas de mercado e o processo de formação de preços.

Concorrência: competitividade e padrão de concorrência.

Análise Macroeconômica (60h)

Ementa: Introdução à macroeconomia. O modelo Keynesiano de determinação da renda. A função consumo. Investimento e poupança. A demanda do governo. A oferta de moeda e o papel do Banco Central. Introdução à economia internacional.

l. Contabilidade financeira e patrimonial (360h)

Competências

Elaborar demonstrações (BP, DR, DMPL, DRA, DRA, DFC e DVA) a partir de fatos contábeis. Executar atividades práticas da contabilidade financeira em meio eletrônico.

(19)

19

Conteúdos

Fatos que modificam compras e vendas.

Registro dos tributos sobre compras, vendas e serviços. Avaliação e controle de estoques.

Encerramento de exercício.

Origem e evolução da atividade comercial. Tipos de empresas.

Constituição e legalização de sociedades. Operações típicas comerciais.

Folha de pagamento. Operações financeiras.

Operações entre matriz e filial.

Operações de arrendamento mercantil de bens. Depreciação.

Amortização. Exaustão.

Operações com comércio exterior.

Estrutura e elaboração de demonstrações contábeis (BP, DR, DMPL, DRA, DRA, DFC e DVA).

Habilidades

Identificar fatores que alteram as compras e as vendas.

Avaliar os estoques por diferentes critérios de valoração e seus impactos nos custos das vendas e no resultado da empresa.

Calcular os tributos que incidem sobre o resultado. Registrar operações da folha de pagamento.

Estruturar Demonstrações Contábeis (BP, DR, DMPL, DRA, DRA, DFC e DVA). Identificar o tipo de sociedade adequada para constituição do negócio.

Elaborar demonstrações combinadas. Identificar os controles internos e as rotinas necessárias para constituição e registro das empresas nos órgãos competentes. Utilizar controle patrimonial para guarda e gestão dos bens patrimoniais.

Parametrizar sistemas de informação utilizados para o registro contábil, fiscal e pessoal. Declarar informações fiscais atendendo às obrigações acessórias.

Unidades de Aprendizagem

Contabilidade Comercial: Operações Comerciais (60h)

Ementa: Origem e evolução da atividade comercial. Tipos de empresas.

Constituição de sociedades. Operações típicas comerciais. Registros da Folha de Pagamento. Plano de contas da atividade comercial. Operações financeiras.

Balanço Patrimonial de sociedade comercial. Demonstração de Resultado de sociedade comercial.

Contabilidade Comercial: Operações Avançadas (60h)

Ementa: Operações entre matriz e filial. Operações de arrendamento mercantil de bens. Depreciação. Amortização. Exaustão. Operações com comércio exterior.

Conceito, obrigatoriedade e estrutura da Demonstração das Mutações do Patrimônio

Líquido, da Demonstração do Resultado Abrangente, da Demonstração do Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado.

Escritório de Práticas da Contabilidade Financeira (120h)

Ementa: Práticas Contábeis, operacionalizadas em laboratório de informática utilizando softwares específicos: constituição e legalização de empresa comercial; livros contábeis e fiscais obrigatórios e auxiliares; escrituração contábil; registros fiscais; operações com mercadorias e controle de estoques; folha de pagamento. Balancetes de Verificação. O Balanço e a Demonstração de Resultado.

(20)

20

Contabilidade: Patrimônio e Resultado (60h)

Ementa: História do pensamento contábil. Conceito, objetivo, finalidade, técnica e campo de aplicação da contabilidade. Contas contábeis. Bens, direitos e obrigações. Receitas, custos e despesas. Estrutura do Balanço Patrimonial.

Estrutura da Demonstração de Resultado. Balanços Sucessivos.

Técnicas de Registro Contábil (60h)

Ementa: Atos e fatos contábeis. Método das partidas dobradas. Escrituração contábil. Livros de registros. Balancete. Métodos de Avaliação de Estoques.

Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado. Princípios, normas e procedimentos contábeis. Plano de contas. Fatos que modificam compras e vendas. Registro dos tributos sobre compras, vendas e serviços. Avaliação de estoques. Encerramento de exercício. Elaboração do Demonstrativo de Resultado.

Elaboração de Balanço Patrimonial.

m. Análise do desempenho empresarial (120h)

Competências

Analisar o desempenho econômico, financeiro, patrimonial e operacional de empresas para auxiliar o processo de tomada de decisão empresarial.

Conteúdos

Definição, objetivos e campo de aplicação da análise das Demonstrações Contábeis. Estrutura e preparação das Demonstrações Contábeis para análise.

Técnicas de análise: análise vertical; análise horizontal; análise através de índices: financeiros - liquidez e estrutura de capitais; econômicos - rentabilidade, lucratividade e retorno dos investimentos.

Índices Padrão.

Análise de indicadores combinados. Índices de avaliações de ações. Relatórios de Análise.

Ciclometria: ciclo operacional e financeiro; ciclo financeiro equivalente. Necessidade de Capital de Giro.

Desequilíbrio econômico financeiro (overtrading).

Projeção da necessidade de investimentos em giro e o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização - EBIDITA.

Análise da Demonstração do Fluxo Líquido de Caixa: análise da gestão do lucro: alavancagem financeira e operacional.

Análise da Demonstração do Valor Adicionado: geração e distribuição da riqueza gerada.

Habilidades

Interpretar e aplicar corretamente os procedimentos de preparação das Demonstrações Contábeis para análise.

Aplicar técnicas de análise das demonstrações contábeis.

Adotar medidas eficazes de escolha e apropriação das técnicas a serem aplicadas no processo de Análise das Demonstrações Contábeis.

Elaborar relatórios de Análise das Demonstrações Contábeis como instrumento gerador de informações ao processo de tomada de decisão.

(21)

21

Unidades de Aprendizagem

Análise das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado (60h)

Ementa: Definição, objetivos e campo de aplicação da análise das Demonstrações Contábeis. Estrutura e preparação das Demonstrações Contábeis para análise.

Técnicas de análise: análise vertical; análise horizontal; análise através de índices: financeiros - liquidez e estrutura de capitais; econômicos - rentabilidade, lucratividade e retorno dos investimentos. Índices Padrão. Análise de indicadores combinados. Índices de avaliações de ações. Relatórios de Análise.

Análise das Demonstrações Contábeis: Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado (60h)

Ementa: Análise da Demonstração do Fluxo Líquido de Caixa: análise da gestão do lucro: alavancagem financeira e operacional. Análise da Demonstração do Valor Adicionado: geração e distribuição da riqueza gerada. Ciclometria: ciclo operacional e financeiro; ciclo financeiro equivalente. Necessidade de Capital de Giro. Desequilíbrio econômico financeiro (overtrading). Projeção da necessidade de investimentos em giro e o lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização - EBIDITA.

n. Contabilidade e planejamento tributário (120h)

Competências

Apurar, registrar e planejar os tributos de âmbito federal, estadual e municipal.

Conteúdos

Sistema Tributário Nacional.

Princípios constitucionais tributários. Obrigação tributária e fato gerador.

Relação tributária: sujeitos ativo e passivo. Crédito tributário.

Administração tributária.

Processo administrativo e judicial tributário. Crimes contra a ordem tributária.

Jurisprudência tributária.

Aspectos legais da tributação federal. Formas de tributação no âmbito federal.

Formas de contabilização dos tributos federais. Obrigações acessórias federais.

Aspectos legais da tributação estadual. Tributos de âmbito estadual.

Formas de contabilização dos tributos estaduais. Obrigações acessórias estaduais.

Aspectos legais da tributação municipal. Tributos de âmbito municipal.

Formas de contabilização dos tributos municipais. Obrigações acessórias municipais.

Conceitos, objetivos e tipos de planejamento tributário. Formas de planejamento tributário.

Evasão e elisão fiscal. Compensação de tributos.

Denúncia espontânea em parcelamentos fiscais.

Habilidades

Identificar a competência tributária para o recolhimento de tributos. Reconhecer a obrigação tributária e o fato gerador dos tributos. Identificar as normas que fundamentam o uso de créditos tributários.

(22)

22

Reconhecer os aspectos norteadores do Sistema Tributário Nacional. Identificar os crimes contra ordem tributária.

Identificar os aspetos legais atinentes aos tributos de âmbito federal, estadual e municipal. Apurar e registrar os tributos de âmbito federal, estadual e municipal.

Executar as obrigações acessórias na esfera federal, estadual e municipal. Realizar o planejamento tributário em entidades empresariais.

Demonstrar ao consumidor final a incidência de tributos em mercadorias, produtos e serviços.

Unidades de Aprendizagem

Tributos Federais, Estaduais e Municipais (60h)

Ementa: Aspectos legais da tributação federal e estadual. Formas de tributação no âmbito federal e estadual. Formas de contabilização dos tributos federais e estaduais. Obrigações acessórias federais e estaduais. Aspectos legais da tributação municipal. Tributos de âmbito municipal. Formas de contabilização dos tributos municipais. Obrigações acessórias municipais.

Planejamento Tributário (60h)

Ementa: Conceitos, objetivos e tipos de planejamento tributário. Formas de planejamento tributário. Evasão e elisão fiscal. Compensação de tributos.

Denúncia espontânea em parcelamentos fiscais. Reflexos da tributação sobre mercadorias, produtos e serviços para o consumidor final.

o. Auditoria contábil (60h)

Competências

Realizar auditoria contábil em entidades privadas.

Conteúdos

Origem, evolução, conceitos, objetivos e aplicação da auditoria contábil. Profissão contábil e a função do auditor independente.

Organização profissional na auditoria.

Normas aplicadas à auditoria contábil e ao auditor independente. Planejamento, procedimentos e programa de auditoria contábil. Papéis de trabalho na execução da auditoria contábil.

Relatórios de auditoria dos auditores independentes.

Habilidades

Reconhecer as normas relativas à auditoria contábil e ao auditor independente.

Compreender os sistemas de controle interno para determinar a natureza e extensão da auditoria contábil.

Aplicar a legislação relativa à auditoria contábil.

Elaborar papéis de trabalho, incluindo planejamento e programas de auditoria contábil. Escolher os procedimentos de auditoria contábil adequados a serem utilizados na execução dos trabalhos.

Avaliar sistemas de controle interno para determinar a natureza e extensão da auditoria contábil. Emitir relatórios de auditoria contábil.

Unidades de Aprendizagem

Normas e Práticas de Auditoria Contábil (60h)

Ementa: Origem, evolução, conceitos, objetivos e aplicação da auditoria contábil.

Profissão contábil e a função do auditor independente. Organização profissional na auditoria. Normas aplicadas à auditoria contábil e ao auditor independente.

Planejamento, procedimentos e programa de auditoria contábil. Papéis de trabalho na execução da auditoria contábil. Relatórios de auditoria dos auditores independentes.

(23)

23

p. Produção acadêmica interdisciplinar em contabilidade (120h)

Competências

Realizar pesquisas interdisciplinares de iniciação científica em tópicos contemporâneos de contabilidade contribuindo com as produções científicas.

Conteúdos

O cenário da pesquisa em Contabilidade.

Banco de dados para pesquisa em contabilidade. Enquadramento da contabilidade no âmbito da ciência. Tipologias de pesquisas em contabilidade.

Procedimentos de coleta, análise e interpretação dos dados. Técnicas estatísticas aplicadas à contabilidade.

Os meios de disseminação da pesquisa em contabilidade. Tópicos contemporâneos de contabilidade.

Habilidades

Caracterizar os tipos de pesquisas em contabilidade. Elaborar instrumentos de coleta de dados.

Aplicar técnicas estatísticas para análise dos dados. Realizar projetos de pesquisas.

Apresentar em seminários as pesquisas desenvolvidas.

Analisar e criticar assuntos e conteúdos emergentes da contabilidade.

Unidades de Aprendizagem

Iniciação Científica em Contabilidade (60h)

Ementa: O cenário da pesquisa em Contabilidade. Banco de dados para pesquisa em contabilidade. Enquadramento da contabilidade no âmbito da ciência.

Tipologias de pesquisas em contabilidade. Procedimentos de coleta, análise e interpretação dos dados. Os meios de disseminação da pesquisa em contabilidade. Técnicas estatísticas aplicadas à contabilidade. Softwares estatísticos.

Tópicos Contemporâneos de Contabilidade (60h)

Ementa: Realizar pesquisas interdisciplinares de iniciação científica em tópicos contemporâneos de contabilidade.

q. Auditoria operacional (60h)

Competências

Aplicar as técnicas de auditoria operacional em entidades privadas.

Conteúdos

Origem, evolução, conceitos, objetivos e aplicação da auditoria operacional. Normas aplicadas à auditoria interna e à função de auditor interno.

Controle interno: conceito, princípios, importância e avaliação. Planejamento, procedimentos e programa de auditoria interna. Papéis de trabalho na execução de auditoria operacional. Relatórios de auditoria interna.

Auditoria, sistema de informação e segurança da informação.

Habilidades

Reconhecer as normas relativas à auditoria operacional e ao auditor interno. Compreender os sistemas de controle interno para aprimorar os processos. Aplicar as normas relativas à auditoria interna.

Elaborar papéis de trabalho, incluindo planejamento e programas de auditoria interna. Escolher os procedimentos de auditoria interna adequados a serem utilizados na execução dos trabalhos.

Avaliar sistemas de controle interno para propor melhorias. Emitir relatórios de auditoria interna.

(24)

24

Analisar riscos nos processos e nos sistemas de informação empresarial.

Unidades de Aprendizagem

Normas e Práticas de Auditoria Operacional (60h)

Ementa: Origem, evolução, conceitos, objetivos e aplicação da auditoria operacional. Normas aplicadas à auditoria interna e à função de auditor interno.

Controle interno: conceito, princípios, importância e avaliação. Planejamento, procedimentos e programa de auditoria interna. Papéis de trabalho na execução de auditoria operacional. Relatórios de auditoria interna. Auditoria, sistema de informação e segurança da informação.

r. Controladoria (240h)

Competências

Elaborar o processo orçamentário. Utilizar a controladoria para a gestão estratégica

organizacional. Executar atividades práticas da contabilidade gerencial em meio eletrônico.

Conteúdos

Aspectos introdutórios do orçamento empresarial. Orçamento de vendas.

Orçamento de produção.

Orçamento das despesas operacionais. Orçamento de caixa.

Demonstrativo do resultado do exercício projetado. Balanço patrimonial projetado.

Controle: definições e características. Relatórios de desempenho.

Análise de variações orçamentárias. O ambiente da controladoria.

Sistema de informação gerencial. Processo e controle de gestão.

Habilidades

Identificar as vantagens e as limitações da implantação do orçamento. Identificar as condições para a implantação do processo orçamentário. Evidenciar o processo de elaboração do orçamento.

Elaborar as peças que compõem o processo orçamentário.

Elaborar demonstrações contábeis projetadas: Orçamento de Caixa, Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultado.

Identificar as funções e responsabilidade do controller.

Identificar os objetivos, a classificação dos sistemas de informações gerenciais. Analisar o processo de gestão.

Analisar o controle de gestão.

Identificar indicadores para a avaliação de desempenho. Elaborar plano de negócios.

Identificar vantagem competitiva.

Utilizar sistemas de informação gerencial.

Unidades de Aprendizagem

Orçamento Empresarial e Controladoria (60h)

Ementa: Sistema orçamento global. Orçamento de vendas. Orçamento de produção. Orçamento de despesas operacionais. Orçamento de caixa.

Demonstrativo do resultado do exercício projetado. Balanço patrimonial projetado. Controle: definições e características. Relatórios de desempenho. Análise das variações orçamentárias.

(25)

25

Contabilidade Estratégica (60h)

Ementa: A Contabilidade Gerencial e o sistema de gestão contábil e os processos gerenciais nas decisões estratégicas das organizações. O Planejamento estratégico. Plano de negócios: elaboração e estruturação. As políticas nacionais e setoriais. O ciclo de vida das empresas, o estabelecimento de metas e o planejamento de ações.

Escritório de Práticas da Contabilidade Gerencial (120h)

Ementa: Ferramentas gerenciais: contabilização departamentalizada e por centros de custos. Orçamentos. Apuração do Lucro tributável. Informações econômicas financeiras extraídas das demonstrações contábeis. Práticas de contabilidade, operacionalizadas em laboratório de informática utilizando softwares específicos.

Certificações complementar

a. Contabilidade na atividade imobiliária (120h)

Competências

Executar as funções de contador no campo contábil e operacional nas empresas com atividade imobiliária.

Conteúdos

Conceito, objetivo e histórico da atividade imobiliária.

Legislação contábil e tributária aplicada à atividade imobiliária. Métodos de contabilização na atividade imobiliária.

Aspectos administrativos e de controle da atividade imobiliária. Aspectos tributários na atividade imobiliária.

Distrato e permuta na atividade imobiliária. Fluxo de caixa na atividade imobiliária. Gestão do custo na atividade imobiliária.

Habilidades

Aplicar a legislação contábil e tributária na atividade imobiliária. Escriturar as transações imobiliárias.

Elaborar demonstrativos contábeis nas empresas de atividade imobiliária. Analisar tributos e custos na atividade imobiliária.

Avaliar sistemas de controle interno para propor melhorias na atividade imobiliária. Emitir relatórios de análise gerencial para tomada de decisão.

Unidades de Aprendizagem

Contabilidade Financeira na Construção Civil e Atividade Imobiliária (60h)

Ementa: As empresas das atividades imobiliárias e o cenário atual. Legislações específicas: contábil, tributária, fiscal, trabalhista e previdenciária. Sistema de contabilidade imobiliária: plano de contas, operações, registros e demonstrações contábeis.

Gestão em Custos na Construção Civil e Atividade Imobiliária (60h)

Ementa: Custos direcionados às atividades imobiliárias e de construção civil. As técnicas do custo orçado, custo incorrido e os procedimentos contábeis.

Vantagens e desvantagens. Tratamento contábil e fiscal da insuficiência ou excesso de custo realizado. Apuração do resultado.

b. Direto ambiental e sustentabilidade (60h)

Competências

Analisar de forma reflexiva e crítica as ações humanas deletérias sobre o meio (natural e artificial), identificando seus efeitos sociais e individuais, com ênfase nos reflexos legais e interpretativos (leis e jurisprudência).

Conteúdos

(26)

26

Unidades de aprendizagem

Direito Ambiental (30h)

Ementa: Conceito de direito ambiental. Fontes e princípios norteadores. Principais bens tutelados pelo direito ambiental. Competências constitucionais em matéria ambiental. Principais leis ambientais. Reflexos legislativos dos interesses sociais na proteção/ recuperação ambiental.

Gestão e sustentabilidade (30h)

Ementa: Conceitos de gestão e de sustentabilidade. Gestão de bens naturais: dos homens, da água, da atmosfera, da energia, da fauna, da flora. Gestores e mobilidade urbana. Gestores e urbanismo sustentável. Ética e sustentabilidade.

c. Operações contábeis e jurídicas em agronegócios e no campo (120h)

Competências

Compreender os aspectos contábeis e jurídicos nas empresas com atividades de agronegócio e nas empresas com operações socioambientais.

Conteúdos

Propriedade, imóvel e produtor rural. Responsabilidade socioambiental. Tipos de atividades de agronegócio. Sociedades de exploração agroindustrial.

Órgãos de regulação e fiscalização da produção rural. Formas de negociação da produção rural.

Formas de financiamento rural.

Plano de contas na atividade de agronegócio e socioambiental. Registro das operações de agronegócio e socioambientais. Demonstrativos contábeis e relatórios gerenciais.

Gestão ambiental.

Indicadores ambientais e socioeconômicos do desempenho sustentável.

Unidades de aprendizagem

Atividade Agroindustrial (60h)

Ementa: Propriedade, imóvel e produtor rural. Tipos de atividades de agronegócio.

Sociedades de exploração agroindustrial. Órgãos de regulação e fiscalização da produção rural. Formas de negociação da produção rural. Formas de financiamento rural. Plano de contas na atividade de agronegócio. Registro das operações de agronegócio. Demonstrativos contábeis e relatórios gerenciais. Indicadores ambientais de desempenho sustentável.

Informações Socioambientais (60h)

Ementa: Responsabilidade socioambiental. Plano de contas nas operações socioambientais. Registro das operações socioambientais. Demonstrativos contábeis e relatórios gerenciais. Gestão ambiental. Indicadores socioeconômicos do desempenho sustentável.

Certificações especificas

Para o Curso de Ciências Contábeis tem-se: 360,00 horas.

Certificações Eletivas

De acordo com as diretrizes acadêmicas institucionais, as certificações eletivas expressam o conjunto de competências entendidas como significativas pelos estudantes e que integralizam currículo em função da dinâmica dos campos de saber e de atuação que surjam ao longo do processo de formação. Dependem de validação e devem ser avaliadas quanto à carga horária e às competências desenvolvidas.

(27)

27

Ciclo de formação

Sem Unidade de Aprendizagem C/H Pré-Req Estrut

Curr NotasBase

1 Introdução à Microeconômica 60 CET 6,0

1 Contabilidade: Patrimônio e Resultado 60 CET 6,0

1 Estudos Socioculturais 60 CET 6,0

1 Matemática 60 CET 6,0

1 Universidade e Ciência 60 CET 6,0

SUBTOTAL 300

2 Introdução à Macroeconômica 60 CET 6,0

2 Direito Empresarial 60 CET 6,0

2 Probabilidade e Estatística 60 CET 6,0

2 Teoria do Conhecimento 60 CET 6,0

2 Técnicas de Registro Contábil 60 CET 6,0

SUBTOTAL 300

3 Contabilidade Comercial: Operações Comerciais 60 CET 6,0

3 Direito do Trabalho 60 CET 6,0

3 Matemática Financeira 60 CET 6,0

4 Matemática Atuarial 60 CET 6,0

3 Socioeconomia e Geopolítica 60 CET 6,0

SUBTOTAL 300

4 Contabilidade Comercial: Operações Avançadas 60 CET 6,0

4 Análise de Investimentos 60 01013 CET 6,0

4 Direito Tributário 60 CET 6,0

4 Escritório de Práticas da Contabilidade Financeira 120

4 Operações Avançadas da Teoria Contábil 60 CET 6,0

SUBTOTAL 360

5 Análise das Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial e Demonstração

do Resultado 60 CET 6,0

5 Contabilidade de Custos 60 CET 6,0

5 Normas Contábeis para Mensuração, Reconhecimento e Evidenciação dos

Fatos Contábeis 60 CET 6,0

5 Orçamento Público 60 CET 6,0

5 Tributos Federais, Estaduais e Municipais 60 CET 6,0

SUBTOTAL 300

6 Análise das Demonstrações Contábeis: Fluxo de Caixa e Demonstração do

Valor Adicionado 60 CET 6,0

6 Análise de Custos 60 CET 6,0

6 Contabilidade Pública 60 CET 6,0

6 Iniciação Científica em Contabilidade 60 CET 6,0

6 Planejamento Tributário 60 CET 6,0

(28)

28

7 Atividade Agroindustrial 60 CCO 6,0

7 Contabilidade Estratégica 60 CET 6,0

7 Contabilidade Financeira na Construção Civil e Atividade Imobiliária 60 CCO 6,0 7 Normas e Práticas de Auditoria Contábil 60 CET 6,0 7 Orçamento Empresarial e Controladoria 60 CET 6,0 7 Tópicos Contemporâneos de Contabilidade 60 CET 6,0

SUBTOTAL 360

8 Informações Socioambiental 60 CCO 6,0

8 Escritório de Práticas da Contabilidade Gerencial 120 CET 6,0 8 Gestão em Custos na Construção Civil e Atividade Imobiliária 60 CCO 6,0 8 Normas e Práticas de Auditoria Operacional 60 CET 6,0 8 Perícia Contábil e Técnicas de Negociação e Conciliação 60 CET 6,0

SUBTOTAL 360

Certificação Eletiva 60 CEL

Atividades Complementares 360 CES

Legenda:

CET - Certificação Estruturante CCO - Certificação Complementar CES - Certificação Específica CEL - Certificação Eletiva

Atividades complementares

As Atividades Acadêmicas Curriculares possíveis de validação constam do elenco relacionado a seguir e devem ser utilizadas diversificadamente. Para as Atividades Complementares que não possuírem certificado ou declaração com a informação das horas executadas, serão considerados os seguintes número de horas:

a. publicação de livro - 100 horas;

b. atividade profissional e estágio não obrigatório - 15 horas a cada mês;

c. atividade docente e participação em projetos de pesquisas – 10 horas a cada mês;

d. elaboração de artigo científico, publicação de pesquisa, produção científica, premiação em trabalhos acadêmicos e de pesquisa, e apresentação de trabalhos em eventos - 50 horas cada. As demais serão validadas de acordo com o número de horas certificadas ou declaradas.

Todas as atividades oferecidas para validação devem ser comprovadas com cópia autenticada ou original, de forma oficial nos moldes das formalidades legais.

(29)

29

Quadro 1 - Atividades complementares.

Atividades Complementares Atividades Científicas Atividades de Extensão

Atividades de Iniciação Científica Cursos de Língua Estrangeira Livro Publicado

Participação em Grupos de Estudo

Prestação de serviços relevantes à comunidade

Atividades voluntárias desenvolvidas junto as organizações privadas, públicas e não governamentais Atividades profissionais correlatas à área de formação

Ações de caráter científico, técnico, cultural e comunitário.

Participação e/ou desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão Projeto integrador

Curso de Extensão

Estágio curricular não obrigatório

Atividades docentes exercidas em escolas da rede pública e/ou privadas Produção Científica

Aproveitamento em disciplinas dos demais cursos de graduação e/ou pós-graduação da UNISUL

Acompanhamento comprovado de defesas de trabalho de curso nos cursos de graduação, pós-graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de formação

Apresentação ou comunicação de trabalhos em congressos, seminários, exposição e outros eventos de natureza acadêmica, cultural e científica

Aproveitamento em disciplinas oferecidas por outras instituições de ensino superior e não previstas no currículo da área de formação em curso

Atividades em Empresas Juniores, Escritórios Modelos e Incubadoras

Cursos de treinamento, aperfeiçoamento, qualificação e técnicos na área de formação Elaboração de artigo científico para publicação em periódico

Estudos de caso, viagens de estudo e visitas técnicas

Organização e/ou participação em eventos científicos ou culturais internos ou externos como seminários, simpósios, congressos, conferências, semanas científicas e similares

Participação em palestras, simpósios, seminários e eventos de natureza acadêmica, cultural e científica Premiação em trabalhos acadêmicos e de pesquisa

Participação em Projeto de Pesquisa

Unidades de aprendizagem / disciplinas complementares e não equivalentes às do currículo na área de formação Experiências profissionais adquiridas em ambiente extra-escolar

Publicação de Pesquisa Libras

Referências

Documentos relacionados

A AES Eletropaulo tem instalado em 126 ETDs (Estações Transformadoras de Distribuição), de um total de 139, o Sistema de Supervisão e Controle – SSC, que apesar

Desenvolvimento Denver II (Denver II), por ser o método para avaliação de suspeita de atraso no desenvolvimento infantil mais utilizado pelos profissionais da área

As estimativas e as premissas contábeis são continuamente avaliadas e baseiam-se na experiência histórica e em outros fatores, incluindo expectativas de eventos futuros con-

Sob tais condições, as perdas de zinco podem chegar a 5 mg Zn/dia para um indivíduo normal e 2 mg Zn/dia para indivíduos com deficiência (1), o que representa uma perda

Estruturas cerebrais pertencentes aos clusters encontrados com a análise de GLM do ritmo teta, referente à análise entre o grupo de pacientes com ELT à direita versus voluntários,

33 - Histogramo dos frequências relativos por classe de comprimento (3m m ) poro mochos e fêmeos de Anómolocordio

Geomorfologia a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, enfatizando a aproximação entre os conhecimentos científicos e populares, especialmente das

Portanto, compreender o campo brasileiro no modo de produção capitalista, requer uma compreensão das variadas formas de reprodução do capital no espaço agrário que